Finanças & Fundos de Investimento
Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)
...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Manushe Escreveu:
Disclaimer: Tendo, durante este ano, a minha mente e corpo ocupada com inúmeros afazeres, problemas e atividades múltiplas
passo a responder-te, salvaguardando uma mais que possível decepção
(1) evolução zero
(2) como sabes consumi muito do meu tempo e neurónios a ler e a informar-me sobre a constituição do meu portefólio de fundos e alternativas.
Depois disso, não tendo eu gerado um lazy portefólio, sou do mais lazyyyy que há. Vocês estão a falar de queda recente e acentuada nos fundos e eu.... nem me apercebi. Não ando alheada mas desliguei o q.b.. Há mais vida que a parte financeira e eu tenho de ter confiança no caminho que tomei e nas escolhas que fiz e porque as fiz.
(3) a minha carteira tem-se aguentadoComecei devagarinho no final de 2012, entrei com várias poupanças em Março de 2013 (outchhh) e em Outubro de 2013 fiz as minhas últimas adições, reforços e realocações na carteira e até hoje assim permanece. Todos os fundos estão verdes com exceção do BNY Mellon Global Funds PLC - Emerging Market Debt Fund e do Franklin European Growth Fund (mas com valores negativos abaixo dos 1%).
A % do total gain é de 5,33% (se a Bloomberg não apresentar os mais que habituais bugs) mas como esta não tem em conta os diferentes times de entrada e o reinvestimento, o valor deve ser superior!
Não estive completamente passiva: livrei-me do Carmignac, Pimco Investment Grade e do ESAF Liquidez e adicionei outros tantos para assegurar a diversidade tanto quanto possível e minimizar os riscos adequados ao meu perfil de investidora.
Neste momento, desde outubro/2013, que está em piloto automático dado que as % têm-se mantido +/- constantes (em 20 fundos é difícil haver grandes variações) e estou com sensivelmente 30% de ações 70% obrigações (mistos e outros incluídos). Aproveito as poupanças para estabelecer um fundo de maneio, a utilizar para o necessário.
Obrigada a todos pela dedicação e informação que eu vou lendo sempre que posso (vou na pág 10 do teu tópico)
Manushe
quando tiveres o corpo e mente mais livre

Da velha guarda deste tópico só restam poucos(pelo menos com alguma participação).
Resumindo os meus investimentos em FI:
A minha 1ª carteira iniciada em finais de 2012 foi reestruturada qb em finais 2013 e inicio 2014 e até à cerca de 1 mês estava com uma rentabilidade de 9,54% no último ano, neste momento está com uma % mais baixa devido aos acontecimentos dos últimos tempos.

Criei à cerca de 2 meses uma 2ª carteira com diferente risco e % alocação Europa/EUA de modo a diversificar o investimento em FI.
As 2 carteiras estão projectadas para M/L Prazo.
Bons investimentos....
Rick Lusitano (New) Escreveu:OK, tens razão para quem investiu após a entrada em vigor das leis europeias, e quem investiu antes?
Não estou a falar de quem investiu antes (se bem que quem investiu antes pode sempre vender se não gosta das novas regras do jogo). Falo especificamente da procura elevada que a oferta de obrigações subordinada do BES teve já depois das novas regras. Foram 750 milhões em obrigações em Outubro passado e a procura foi 2,5X's superior.

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Teresa. Escreveu:... Não esqueçam que segundo um estudo do Credit Suisse, cujo o link foi postado neste topico pelo VirtuaGod, (se bem me lembro) refere que não existe correlação directa entre o GDP e subida dos indices de bolsa![]()
O estudo não é da Credit Suisse, apenas é financiado por ela. O estudo foi feito por Elroy Dimson, Paul Marsh, & Mike Staunton que escreveream o Triumph of the Optimists: 101 Years of Global Investment Returns, sendo que estes artigos anuais são "actualizações" do livro.
Depois estudei o artigo com calma. Quando o postei só o tinha visto na diagonal. Há uma correlação positiva entre os mercados accionistas e o GDP/PIB mas os mercados accionistas adiantam-se entre 6 meses a um ano.
O que não tem correlação com os mercados accionistas é o GDP per capita.
SERRA LAPA Escreveu:Virtua:
A carteira colocada pelo Jonhy_Rico é uma aproximação do que pensas para carteira ideal?
Muito próxima. Nestes últimos meses dei uns jeitinhos mas mantêm-se 90% igual.
Virtua:
A carteira colocada pelo Jonhy_Rico é uma aproximação do que pensas para carteira ideal?
Esta noticia talvez interesse a quem tem fundos indexados a indices ou zonas geográficas da UE.
"Indicador avançado da OCDE para Portugal cai após dois anos a subir
Em relação à Zona Euro, o indicador avançado da OCDE manteve-se em 101 pontos em Junho, tendo sido registadas subidas em Espanha e em França, dois grandes parceiros comerciais de Portugal. Contudo, o indicador especifico para a Alemanha recuou ligeiramente, de 100,4 para 100,2 pontos, sugerindo que o motor da economia europeia tenderá a esfriar."
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... subir.html
podem complementar a leitura com este "Spring 2014 forecast" http://ec.europa.eu/economy_finance/pub ... ee3_en.htm
que tem uma perspectiva mais optimista e detalhada de por país
e este o "World Economic Situation and Prospects 2014" com dados a nivel mundial
Quem não for dado a leituras longas a tabela 1 de ambos os docs. resumem tudo muito bem.
... Não esqueçam que segundo um estudo do Credit Suisse, cujo o link foi postado neste topico pelo VirtuaGod, (se bem me lembro) refere que não existe correlação directa entre o GDP e subida dos indices de bolsa
Bons investimentos !
"Indicador avançado da OCDE para Portugal cai após dois anos a subir
Em relação à Zona Euro, o indicador avançado da OCDE manteve-se em 101 pontos em Junho, tendo sido registadas subidas em Espanha e em França, dois grandes parceiros comerciais de Portugal. Contudo, o indicador especifico para a Alemanha recuou ligeiramente, de 100,4 para 100,2 pontos, sugerindo que o motor da economia europeia tenderá a esfriar."
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... subir.html
podem complementar a leitura com este "Spring 2014 forecast" http://ec.europa.eu/economy_finance/pub ... ee3_en.htm
que tem uma perspectiva mais optimista e detalhada de por país
e este o "World Economic Situation and Prospects 2014" com dados a nivel mundial
Quem não for dado a leituras longas a tabela 1 de ambos os docs. resumem tudo muito bem.
... Não esqueçam que segundo um estudo do Credit Suisse, cujo o link foi postado neste topico pelo VirtuaGod, (se bem me lembro) refere que não existe correlação directa entre o GDP e subida dos indices de bolsa

Bons investimentos !
- Registado: 26/6/2014 23:20
Rick Lusitano (New) Escreveu:@Manushe
Menina Manu, que tal partilhar a sua experiência do teu ultimo ano como investidora?
(1)A evolução da tua cultura financeira,
(2)da psicologia emocional de investidora, as tuas expectativas, os teus receios, tuas (in)certezas, teus sucessos, teus erros.
(3)E até a tua carteira, como se tem portado ela? Tem cumprido os teus objectivos? Precisa de alguma afinação? Decerto que todos nós beneficiaríamos da tua partilha. Alguém com o teu senso comum e inteligência, seria uma rica experiência de leitura, principalmente com o ruído que existe no fórum.
Disclaimer: Tendo, durante este ano, a minha mente e corpo ocupada com inúmeros afazeres, problemas e atividades múltiplas
passo a responder-te, salvaguardando uma mais que possível decepção

(1) evolução zero

(2) como sabes consumi muito do meu tempo e neurónios a ler e a informar-me sobre a constituição do meu portefólio de fundos e alternativas.
Depois disso, não tendo eu gerado um lazy portefólio, sou do mais lazyyyy que há

(3) a minha carteira tem-se aguentado

A % do total gain é de 5,33% (se a Bloomberg não apresentar os mais que habituais bugs) mas como esta não tem em conta os diferentes times de entrada e o reinvestimento, o valor deve ser superior!
Não estive completamente passiva: livrei-me do Carmignac, Pimco Investment Grade e do ESAF Liquidez e adicionei outros tantos para assegurar a diversidade tanto quanto possível e minimizar os riscos adequados ao meu perfil de investidora.
Neste momento, desde outubro/2013, que está em piloto automático dado que as % têm-se mantido +/- constantes (em 20 fundos é difícil haver grandes variações) e estou com sensivelmente 30% de ações 70% obrigações (mistos e outros incluídos). Aproveito as poupanças para estabelecer um fundo de maneio, a utilizar para o necessário.
Obrigada a todos pela dedicação e informação que eu vou lendo sempre que posso (vou na pág 10 do teu tópico

"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
O Alquimista Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:O Alquimista Escreveu:Devo mesmo ter uma tara por este site...
Chart o’ the Day: Only a Quarter of Funds Beat the Market this Year.
http://www.thereformedbroker.com/2014/0 ... this-year/
Al Capone, o importante é saber escolher as melhores acções no caso dos traders, no caso dos investidores é saber escolher os melhores fundos de investimento.
E mesmo sabendo escolher nada é garantido. Tu és um exemplo disso mesmo pois, como disseste, tens fundos diversificados e descorrelacionados que estão a levar porrada. No caso dos traders, as cifras negras ainda devem ser piores.
Sei que podia estar muito pior, mas isso, não me consola. Podia ter perdido muito mais, se tivesse escolhido mal, os fundos e/ou tivesse uma concentração elevada (menos fundos = % da carteira/por fundo). Mesmo com fundos a 1% (acções) e 2% (obrigações, alternativos, mistos), a tareia foi severa e totalmente correlacionada. Por vezes, o MENA ou FM ou ASEAN, lá me safam uns dias. Tenho mais DD na Europa, do que nos EUA e Emergentes. A Porra do Putin, não vai de Férias?!

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Rick Lusitano (New) Escreveu:O Alquimista Escreveu:Devo mesmo ter uma tara por este site...
Al Capone, o importante é saber escolher as melhores acções no caso dos traders, no caso dos investidores é saber escolher os melhores fundos de investimento.
E mesmo sabendo escolher nada é garantido. Tu és um exemplo disso mesmo pois, como disseste, tens fundos diversificados e descorrelacionados que estão a levar porrada. No caso dos traders, as cifras negras ainda devem ser piores.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
O Alquimista Escreveu:Devo mesmo ter uma tara por este site...

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Devo mesmo ter uma tara por este site...
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:
Que tal imobiliário (Directo) ou Infraestruturas, Madeira (das Árvores, e não o Arquipélago)?![]()
Ao dizeres imobilário directo estás a querer dizer REIT's? ou algo tipo ES logística. REIT's é indirecto e o logística é directo. De qualquer das formas nenhum dos que referiste subiria em 1973/1974 (posso estar enganado). Talvez madeira (activo e não acções) subisse mas não sei se há algum ETF que me permita comprar madeira (estilo o GLD para ouro).
O ES Logistica não digo, ele paga dividendos, é muito especifico, armazéns de distribuição e logística (inclui superfícies comerciais) e terrenos para construção dos mesmos. Ultimamente, tem desiludido. Mas podes ver o fundo:
PTSQUBHM0002 - Square CA Património Crescente FIIA
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000006PH
Não paga dividendos, tem tido uma performance constante, e é mais abrangente. Só tem 1 inconveniente, tem comissões de resgate até aos 3 anos, para buy n' hold, não é stress.
Morningstar PT Escreveu:Medidas de volatilidade 31-07-2014
Desv.Padrão(3a.) 0.14 %
Rentabilidade média 3.45 %
Rácio de Sharpe 17.70
Rent. Anualiz. % 06-08-2014
Ano 1.60
1 ano 3.07
3 anos anualiz. 3.44
5 anos anualiz. 3.47
10 anos anualiz. -
Fonte: Morningstar PT
Nota: Retornos líquidos de impostos.
Madeira, só existe ETFs com exposição indirecta, com Timber REITs e empresas ligadas ao sector.
VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Quando me refiro ao caso BES, não me refiro especificamente ao BES, mas á cura milagrosa que as novas leis europeias encontraram para os bancos em stress.
Então a minha pergunta é: Se essa é a razão porque é que não houve queda e pânico aquando do "Bail-in" do bankia? Em que é diferente o caso BES? Eu ainda estou espantado com o "espanto" nacional (principalmente dos media) sobre a solução encontrada para o BES. Caramba sairam notícias nos jornais económicos a dizer que se o Estado tivesse de resgatar o BES as subordinadas e accionistas iam arder, fui só eu que li??
OK, tens razão para quem investiu após a entrada em vigor das leis europeias, e quem investiu antes?

Editado pela última vez por Rick Lusitano em 10/8/2014 21:55, num total de 1 vez.
Obrigado VG,
E qual a diferença entre o Backtest carteira e o Backtest carteira (aberta)?
PS: Eu sou o JonhyRico, um dos primeiros seguidores aqui do teu tópico. Graças a ter começado a comprar logo estes fundos quando este tópico foi iniciado fiz bom dinheiro, por isso o meu muito obrigado. =)
Tentei de mil e uma formas entrar com o meu nick antigo, mas nao consegui.
E qual a diferença entre o Backtest carteira e o Backtest carteira (aberta)?
PS: Eu sou o JonhyRico, um dos primeiros seguidores aqui do teu tópico. Graças a ter começado a comprar logo estes fundos quando este tópico foi iniciado fiz bom dinheiro, por isso o meu muito obrigado. =)
Tentei de mil e uma formas entrar com o meu nick antigo, mas nao consegui.

Em 2011, li uns posts de um user num outro fórum sobre investimento passivo com recurso a cabaz ETF (penso que seria o plágio de um tópico do Cem.pt, tópico esse que entretanto já não encontro por aqui) e admito que esses posts foram marcantes.
A vida activa iniciou-se este ano e penso que é a altura certa de começar a estruturar uma poupança rentável a pensar numa reforma menos dependente de uma eventual pensão. Neste momento, estou a pender para a realização um investimento a longo prazo num cabaz de ETF em detrimento de um cabaz de Fundos. O facto de encontrar mais informações sobre cabazes de Fundos do que sobre cabazes de ETF's, faz-me duvidar desta última forma de investimento.
A minha dúvida é seguinte: um cabaz de Fundos é superior a um cabaz de ETF's equivalente? Se sim, de que forma?
Quando eu falo em equivalente refiro-me a ETF's que replicassem os índices que servem de benchmark aos fundos.
A vida activa iniciou-se este ano e penso que é a altura certa de começar a estruturar uma poupança rentável a pensar numa reforma menos dependente de uma eventual pensão. Neste momento, estou a pender para a realização um investimento a longo prazo num cabaz de ETF em detrimento de um cabaz de Fundos. O facto de encontrar mais informações sobre cabazes de Fundos do que sobre cabazes de ETF's, faz-me duvidar desta última forma de investimento.
A minha dúvida é seguinte: um cabaz de Fundos é superior a um cabaz de ETF's equivalente? Se sim, de que forma?
Quando eu falo em equivalente refiro-me a ETF's que replicassem os índices que servem de benchmark aos fundos.
- Registado: 10/8/2014 16:32
Rick Lusitano (New) Escreveu:
Que tal imobiliário (Directo) ou Infraestruturas, Madeira (das Árvores, e não o Arquipélago)?![]()
Ao dizeres imobilário directo estás a querer dizer REIT's? ou algo tipo ES logística. REIT's é indirecto e o logística é directo. De qualquer das formas nenhum dos que referiste subiria em 1973/1974 (posso estar enganado). Talvez madeira (activo e não acções) subisse mas não sei se há algum ETF que me permita comprar madeira (estilo o GLD para ouro).
Rick Lusitano (New) Escreveu:É que o Ouro é puramente valor especulativo, não produz nada, não paga cupões e dividendos, não produz qualquer forma de riqueza. Já o nosso amigo Warren é da mesma opinião que eu.![]()
Eu sei. Se eu fosse o Warren Buffett também pensaria como ele

Não há uma visão certa, só pontos de vista diferentes

Rick Lusitano (New) Escreveu:Quando me refiro ao caso BES, não me refiro especificamente ao BES, mas á cura milagrosa que as novas leis europeias encontraram para os bancos em stress.
Então a minha pergunta é: Se essa é a razão porque é que não houve queda e pânico aquando do "Bail-in" do bankia? Em que é diferente o caso BES? Eu ainda estou espantado com o "espanto" nacional (principalmente dos media) sobre a solução encontrada para o BES. Caramba sairam notícias nos jornais económicos a dizer que se o Estado tivesse de resgatar o BES as subordinadas e accionistas iam arder, fui só eu que li??
Jonhy_Rico Escreveu:Aquilo seriam 1000€ e estarias a aloca-los daquela forma aqueles fundos que têm valores de 50, 75 ou 150?
Correcto.
Jonhy_Rico Escreveu:Porque é que alguns fundos estão ali, mas têm um 0?
Poque estão no excel para se fazer backtest mas não estão na carteira modelo.
Jonhy_Rico Escreveu:Os fundos de ações podem fazer short selling em Bear Market para serem rentáveis?
Não, nem quero fundos que façam short selling. Long Only...
Jonhy_Rico Escreveu:Onde posso ver um gráfico de cada um dos fundos que me leve até às performances de 2008 ou antes até? Devo estar a ser nabo, mas na Morningstar nao vejo isso.
Na morningstar clica em "Rentabilidades" do lado esquerdo.

VirtuaGod Escreveu:Compreendo e aceito isso mas não me ajudaria a diminuir um potencial Drawdown de 50% nos anos 70. Agora para quem está relativamente à vontade com um DD destes (acho que é a alegria do Buffett e ia aos saldos com os milhares de milhões dele). A minha "luta" não é tanto "Como ganhar $ nos anos 70" mas antes "Como limitar um DD quando quer as obrigações como as acções estão a cair devido a inflação".
Ou seja, as grandes quedas que se verificaram (principalmente em termos reais) dariam grandes oportunidades de compra de longo prazo, mas no curto prazo precisaria de algo que me limitasse os DD, um activo que subisse quando todos os outros estivessem a descer. Não me parece que eu fosse encontrar a única acção em 100 que subiu em 1974.
Aquilo que dizes é muito válido mas para depois (o que tem MUITA validade se conseguisses apanhar acções como as citadas abaixo) mas infelizmente não é o que procuro, pois estas acções sofreram na mesma em 1973/1974:
Coal stocks led from October 1974 to December 1977. Demand for coal spiked as America suffered from severe gasoline shortages. Falcon Seaboard rose 997% in 168 weeks after its breakout.
Catalog showrooms reinvented retailing with their time- and space-saving concept. Consumers appreciated the selection and low prices. Service Merchandise — where this writer bought his first album, the "Saturday Night Fever" soundtrack — rallied 586% over a 139-week run.
One could not ignore the oil-exploration and oil-services firms that dominated the buying during market rallies of the mid-1970s. Houston Oil romped 460% in 79 weeks
Fonte: http://education.investors.com/investor ... market.htm
O Buffet também passou pela crise do subprime e viu alguns dos seus investimentos em franca desvalorização mas, que se saiba, manteve a calma e foi às compras.
Até certo ponto compreendo a argumentação. Apenas digo que se o gestor é assim tão bom na construção de uma carteira, também tem de ser bom na sua "rotação": se ele antevê o perigo de uma "queda chata" deveria ter o poder de alocar de modo diferente. Sucede que as características do fundo podem não o permitir (então, porque razão há-de o gestor preocupar-se com o dd? é só deixar correr, que essa é a política desse fundo e o que interessa saber é se o investidor tem consciência disto) ou então o "chefe", por ignorância, teimosia ou outra qualquer razão (inveja!?), não permite grandes devaneios ao gestor...
Duas coisas me parecem certas:
- mais do que saber comprar é preciso saber vender (quando e porquê);
- nunca se conseguirá eliminar o risco e quem vive preocupado com isso luta contra moinhos de vento. Tentar transformar o investimento ou a especulação em algo de muito reduzido risco é certo que não dará certo.
O Alquimista Escreveu:Bem vejo que passou a consultar o Correio da Manhã...
**
Estiveste bem, estiveste bem

O Alquimista Escreveu:Em teoria temos três vias (pelo menos!):
- tentar encontrar boas empresas que consigam "repercutir" a inflação (via preço cobrado pelos bens ou serviços ou via dividendos);
- tentar encontrar empresas que, de um ponto dos seus fundamentais, permitem antever uma interessante valorização da sua cotação, de tal forma que a taxa de inflação seja um mero quisto benigno na política de investimento;
- fazer como o Warren Buffet (apregoar mas não imitar não vale): em pela crise (correcção, crash, etc.) compra coisas stressadas, tipo bac a 7 $, e, quando confrontado com a duplicação do valor, diz: "não quero saber, é um investimento para o longo prazo".
Passar da teoria à prática não será fácil, não é (não pode ser) barato, mas dará milhões.
Compreendo e aceito isso mas não me ajudaria a diminuir um potencial Drawdown de 50% nos anos 70. Agora para quem está relativamente à vontade com um DD destes (acho que é a alegria do Buffett e ia aos saldos com os milhares de milhões dele). A minha "luta" não é tanto "Como ganhar $ nos anos 70" mas antes "Como limitar um DD quando quer as obrigações como as acções estão a cair devido a inflação".
Ou seja, as grandes quedas que se verificaram (principalmente em termos reais) dariam grandes oportunidades de compra de longo prazo, mas no curto prazo precisaria de algo que me limitasse os DD, um activo que subisse quando todos os outros estivessem a descer. Não me parece que eu fosse encontrar a única acção em 100 que subiu em 1974.
Aquilo que dizes é muito válido mas para depois (o que tem MUITA validade se conseguisses apanhar acções como as citadas abaixo) mas infelizmente não é o que procuro, pois estas acções sofreram na mesma em 1973/1974:
Coal stocks led from October 1974 to December 1977. Demand for coal spiked as America suffered from severe gasoline shortages. Falcon Seaboard rose 997% in 168 weeks after its breakout.
Catalog showrooms reinvented retailing with their time- and space-saving concept. Consumers appreciated the selection and low prices. Service Merchandise — where this writer bought his first album, the "Saturday Night Fever" soundtrack — rallied 586% over a 139-week run.
One could not ignore the oil-exploration and oil-services firms that dominated the buying during market rallies of the mid-1970s. Houston Oil romped 460% in 79 weeks
Fonte: http://education.investors.com/investor ... market.htm
O Alquimista Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Timing this market is guaranteed to make you a loser
" A Hulbert Financial Digest study of the past 15 years shows that Russell’s experience is more the rule than the exception. Just 11 of the 81 stock-market timers — those advisers who try to predict when to get into or out of the market to sidestep declines and participate in rallies — actually made money during the bear market that began after the Internet bubble burst in March 2000 and ended in October 2002.
These market timers have lost so much since then that, on average, they are in the red over the entire period since March 2000, having chalked up a 0.8% annualized loss.
A simple buy-and-hold approach using the Wilshire 5000 over the same period, by contrast, gained an annualized 4.2%, including reinvested dividends. "
Bem vejo que passou a consultar o Correio da Manhã...

VG, por favor vê o ficheiro em anexo.
Deixa-me ver se estou a interpretar bem a tabela.
Aquilo seriam 1000€ e estarias a aloca-los daquela forma aqueles fundos que têm valores de 50, 75 ou 150?
Porque é que alguns fundos estão ali, mas têm um 0?
O Pimco TR não entraria por ser demasiado "conservador" ou até mesmo por ser menos rentável no longo prazo?
Os fundos de ações podem fazer short selling em Bear Market para serem rentáveis?
Onde posso ver um gráfico de cada um dos fundos que me leve até às performances de 2008 ou antes até? Devo estar a ser nabo, mas na Morningstar nao vejo isso.
Deixa-me ver se estou a interpretar bem a tabela.
Aquilo seriam 1000€ e estarias a aloca-los daquela forma aqueles fundos que têm valores de 50, 75 ou 150?
Porque é que alguns fundos estão ali, mas têm um 0?
O Pimco TR não entraria por ser demasiado "conservador" ou até mesmo por ser menos rentável no longo prazo?
Os fundos de ações podem fazer short selling em Bear Market para serem rentáveis?
Onde posso ver um gráfico de cada um dos fundos que me leve até às performances de 2008 ou antes até? Devo estar a ser nabo, mas na Morningstar nao vejo isso.
- Anexos
-
- Alocação de carteira VG?
- 111.jpg (61.75 KiB) Visualizado 11571 vezes
VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Why TIPS, my old friend?
Quando tens acções? Principalmente com CS?
Tem uma base histórica. Por isso ter tantas dúvidas. Nos últimos 40 anos as TIPS de nada me serviam. Mas é uma relação semelhante com a que tenho com ouro. Eu só tenho praticamente medo de uma coisa, embora tenha receio de um crash estilo 1987, aquilo de que tenho verdadeiramente receio é inflação. Nos anos 70 quer acções quer acções desceram. Se vires gráficos de longo prazo de correlações (como os do "Stocks for the Long Run") apercebeste que tinham até correlação bastante positiva. Ou seja, mesmo as treasuries serem consideradas "Safe Haven" acabam por perder a correlação negativa que têm com as acções em caso de inflação. As TIPS por outro lado, são as únicas obrigações que iriam continuar a ter correlação negativa mesmo nesse caso. O ouro pode ser outro hedge contra inflação, e os anos 70 (principalmente o fim) foram muito bons para os metais preciosos.
Respondendo directamente à tua questão. "Why TIPS?". Porque não vejo para onde mais fugir em caso de inflação.
Que tal imobiliário (Directo) ou Infraestruturas, Madeira (das Árvores, e não o Arquipélago)?

É que o Ouro é puramente valor especulativo, não produz nada, não paga cupões e dividendos, não produz qualquer forma de riqueza. Já o nosso amigo Warren é da mesma opinião que eu.

VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Tens razão na correlação EUA-Europa. Mas não te esqueças de várias variáveis para o DD recente da Europa: A tensão Ucrânia-Russia, afecta directamente as economias europeias. A novela "Espirito Santo" e a maravilhosa cura graças ás novas leis europeias, fez mossa principalmente nos mercados dos países periféricos. E abalou a confiança dos investidores em investir em acções e obrigações subordinadas das instituições financeiras da Zona Euro. Muitos investidores fugiram das acções europeias, e refugiaram-se nos EUA, em acções e obrigações. Daí a queda na Europa ser 8% e dos EUA ser apenas de 2%. Houve uma fuga para o habitual refugio, bonds de qualidade, US Treasuries e Bunds.
Acho (e já dizia isso antes da queda) que é mais por causa da dependência europeia do gás russo. Isso do BES não é nada de especial lol. Parece muito importante porque estamos cá em Portugal. Achas que foi a primeira vez que os obrigacionistas subordinados de um banco europeu ficaram a arder nesta crise europeia? O Bankia (e foi aqui ao lado) foi igual. Depois de os investidores ficarem a arder no bankia, o BES teve na mesma uma procura de 2 mil milhões para a colocação de 750 milhões de dívida subordinada em Outubro/Novembro passado. A história é tão parecida que até o filme que está a haver com o benfica houve lá LOLOLOL http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx ... id=4068031
O Bes não é mais que duas ou três notícias na Europa/Mundo. É um trimestre de lucros do Credit Agricole LOL
Quando me refiro ao caso BES, não me refiro especificamente ao BES, mas á cura milagrosa que as novas leis europeias encontraram para os bancos em stress. Em que mudaram as regras depois das emissões accionistas e obrigaccionistas. Um investidor de obrigações subordinadas, é um credor em caso de falência de uma empresa, mas depois dizem, que vão simplesmente perder tudo para salvaguardar interesses de "novos bancos" limpos de dividas que não se possam pagar. Podiam adoptar essas leis para todas as empresas e individuos. Ia logo, pedir uns milhões, colocaria-os nas Ilhas Caimão (não quis colocar Singapura, para não existir coincidências com a vida real), ou noutro paraíso offshore, para depois colocavas as dividas no meu antigo NIF e criava 1 NIF novo limpinho, limpinho.

VirtuaGod Escreveu:Timing this market is guaranteed to make you a loser
" A Hulbert Financial Digest study of the past 15 years shows that Russell’s experience is more the rule than the exception. Just 11 of the 81 stock-market timers — those advisers who try to predict when to get into or out of the market to sidestep declines and participate in rallies — actually made money during the bear market that began after the Internet bubble burst in March 2000 and ended in October 2002.
These market timers have lost so much since then that, on average, they are in the red over the entire period since March 2000, having chalked up a 0.8% annualized loss.
A simple buy-and-hold approach using the Wilshire 5000 over the same period, by contrast, gained an annualized 4.2%, including reinvested dividends. "
Bem vejo que passou a consultar o Correio da Manhã...
**
VirtuaGod disse:
Respondendo directamente à tua [ do Rick] questão. "Why TIPS?". Porque não vejo para onde mais fugir em caso de inflação.
Em teoria temos três vias (pelo menos!):
- tentar encontrar boas empresas que consigam "repercutir" a inflação (via preço cobrado pelos bens ou serviços ou via dividendos);
- tentar encontrar empresas que, de um ponto dos seus fundamentais, permitem antever uma interessante valorização da sua cotação, de tal forma que a taxa de inflação seja um mero quisto benigno na política de investimento;
- fazer como o Warren Buffet (apregoar mas não imitar não vale): em pela crise (correcção, crash, etc.) compra coisas stressadas, tipo bac a 7 $, e, quando confrontado com a duplicação do valor, diz: "não quero saber, é um investimento para o longo prazo".
Passar da teoria à prática não será fácil, não é (não pode ser) barato, mas dará milhões.
avataris Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:avataris Escreveu:
Se procuras uma ancora para a volatilidade, esta não é a solução. Mesmo que funcionasse com deveria, terias que ter um peso considerável da carteira neste fundo, para compensar as quedas nos fundos de acções Europa/Zona Euro. Seria um quase zero-sum game, mas o certo é que seria um negative-sum game.
Ainda voltando a este assunto.
Como chamas de zero-sum game ou negative-sum game, quando numa simulacao de 2007-2014 a presença desse fundo de volatilidade diminui consideravelmente o desvio padrao da carteira e aumenta os retornos compostos, e consequentemente os ganhos finais num periodo que mistura bull e bear market?
No exemplo que mostrei, é visivel o que digo.
Alias, nestes dias mais turbulentos o fundo ja vai em a um mes em +2.92.
Na minha modesta opiniao o fundo parece extremamente util em carteiras conservadoras, de maneira a diminuir as perdas em todas as situações do mercado, e se aproveitar os retornos compostos.
Argumento contra?
A utilidade do fundo, é residual no longo prazo, estarias melhor em Liquidez. Ver o meu post acima sobre o que é Liquidez. Se quiseres comparar/simular com e sem o Amundi, podes usar o ES Tesouraria Ativa, que é um fundo de mercado monetário. O ES Liquidez tem poucos anos de existência.
avataris Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:
Avataris, estás ir pelo bom caminho, meter as mãos na massa, e descobrir soluções especificas nós próprios. A melhor ancora para a volatilidade que não deem retornos negativos a longo prazo é aposta em cash. Ou seja, ter uma dose de mercado monetário, um porto seguro, que apesar de dar pouco retorno em alturas de rallies nos mercados, ele acaba por dar mais dinheiro em bear markets. E no longo prazo, tem sempre retornos positivos. Com a vantagem, de poderes entrar ou sair dele, em muito pouco tempo, em caso de necessidade de capital, seja para um percalço no dia-a-dia ou até mesmo para investir numa oportunidade de negócio que eventualmente surja.
Pelo que percebi, queres um lazy portfolio todo-o-terreno, o tradicional é:
Acções
Obrigações
Ouro
Liquidez
Depois há quem inclua também o imobiliário.
As tuas escolhas parecem ser acertadas. Gosto da tua carteira mais virada para conservador.
AXA Euro 5-7
Templeton GTR
PIMCO TR
Square CA
Agora nos fundos de acções se queres ser continuar a ser conservador, tens 2 hipóteses, um fundo Acções Global conservador que engloba várias zonas geográficas e sectores económicos ou um fundo Acções Sector Bens de Consumo Básicos Global (como por exemplo, o Eurizon CS). É que começas a separar por regiões, começas a te desviar do teu objectivo, e ainda acabas com uma carteira com mais de 10 fundos, como acontece com muita gente. O que não é mau, mas para está a começar, é muita fruta para digerir de repente. Começa com poucos fundos e pouco arriscados, se sentires á vontade, aumentas o risco/retorno e o número de fundos em carteira.
Mas quando fala em liquidez, refere-se mesmo a fundo especifico para isso? É que o Templeton ou o Pimco TR eles proprios ja tem uma forte componente de liquidez.
No caso do ouro, pelo que ja li os fundos de acções sobre ouro nao estao, nem nada que se pareça, relacionadas com a evoluçao do metal. Esta portanto a falar de outro tipo de produtos como ETF's ou existem fundos que replicam mesmo a evoluçao do ouro?
Este tambem parece ter-se dado bem em epoca de bear market GB00B104JD41, nao sei qual a sua opiniao sobre ele, ou se o conhece.
Eu para risco elevado ja tenho o PPR do invest, e ja me chega.
------
Em relacao a correlacao o trustnetoffshore faz isso, para quem procura.
avataris Escreveu:Este tambem parece ter-se dado bem em epoca de bear market GB00B104JD41, nao sei qual a sua opiniao sobre ele, ou se o conhece.
O fundo que mencionas é a versão para investidores institucionais:
GB00B104JD41 - Threadneedle Target Ret Instl Grs EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06XG7
A versão para investidores de retalho é:
GB00B104JG71 - Threadneedle Specialist Investment Funds - Threadneedle Target Return Retail Net Acc (EUR)
https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+MyBank+FundDetail+NS+View&MSCode=0P000069UF
Em ambas versões, as performances, são miseráveis. Mais vale teres um Depósito a Prazo (DP), fundo monetário (FM), Certificados de Aforro (CA) e de Tesouro Poupança Mais (CTPM).
avataris Escreveu:Mas quando fala em liquidez, refere-se mesmo a fundo especifico para isso? É que o Templeton ou o Pimco TR eles proprios ja tem uma forte componente de liquidez.
Quando falo em liquidez, refiro-me a activos equivalentes a liquidez:

Os fundos tem quase sempre uma % da suas carteiras em liquidez, para poder pagar os resgates dos seus investidores, para poderem investir em oportunidades de negócio que apareçam, porque têm pagar impostos, comissões de compra e venda de activos, comissões para a própria gestora e seu pessoal, juros de empréstimos e empréstimos, porque simplesmente não anteveem possibilidade de negócios futuros com preços interessantes e no último caso, porque anteveem quedas nos mercados e refugiam-se em liquidez, para simplesmente não levar com as quedas, totalmente ou parcialmente.
Sendo o PIMCO TR e Templeton GTR, fundos de obrigações, é muito provável que a Liquidez que aparece nas suas carteiras, tenha uma forte componente de obrigações de ultra curto prazo (até 1 ano de maturidade), como por exemplo, bilhetes do tesouro.
avataris Escreveu:No caso do ouro, pelo que ja li os fundos de acções sobre ouro nao estao, nem nada que se pareça, relacionadas com a evoluçao do metal. Esta portanto a falar de outro tipo de produtos como ETF's ou existem fundos que replicam mesmo a evoluçao do ouro?
Podes ter exposição ao Ouro através de ETFs e pelo fundo de investimento misto Invesco Balanced Risk Alocation que tem exposição ao Ouro, através de ETFs e derivados, para além de ter exposição a outras matérias-primas (agrícolas, metais, energéticas), índices bolsistas e obrigações de países considerados de boa qualidade (EUA, RU, Alemanha, Japão, Austrália) através de derivados.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], TTM62 e 45 visitantes