Finanças & Fundos de Investimento
Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)
Timing this market is guaranteed to make you a loser
" A Hulbert Financial Digest study of the past 15 years shows that Russell’s experience is more the rule than the exception. Just 11 of the 81 stock-market timers — those advisers who try to predict when to get into or out of the market to sidestep declines and participate in rallies — actually made money during the bear market that began after the Internet bubble burst in March 2000 and ended in October 2002.
These market timers have lost so much since then that, on average, they are in the red over the entire period since March 2000, having chalked up a 0.8% annualized loss.
A simple buy-and-hold approach using the Wilshire 5000 over the same period, by contrast, gained an annualized 4.2%, including reinvested dividends. "
" A Hulbert Financial Digest study of the past 15 years shows that Russell’s experience is more the rule than the exception. Just 11 of the 81 stock-market timers — those advisers who try to predict when to get into or out of the market to sidestep declines and participate in rallies — actually made money during the bear market that began after the Internet bubble burst in March 2000 and ended in October 2002.
These market timers have lost so much since then that, on average, they are in the red over the entire period since March 2000, having chalked up a 0.8% annualized loss.
A simple buy-and-hold approach using the Wilshire 5000 over the same period, by contrast, gained an annualized 4.2%, including reinvested dividends. "
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Rick Lusitano (New) Escreveu:Why TIPS, my old friend?
Quando tens acções? Principalmente com CS?
Tem uma base histórica. Por isso ter tantas dúvidas. Nos últimos 40 anos as TIPS de nada me serviam. Mas é uma relação semelhante com a que tenho com ouro. Eu só tenho praticamente medo de uma coisa, embora tenha receio de um crash estilo 1987, aquilo de que tenho verdadeiramente receio é inflação. Nos anos 70 quer acções quer acções desceram. Se vires gráficos de longo prazo de correlações (como os do "Stocks for the Long Run") apercebeste que tinham até correlação bastante positiva. Ou seja, mesmo as treasuries serem consideradas "Safe Haven" acabam por perder a correlação negativa que têm com as acções em caso de inflação. As TIPS por outro lado, são as únicas obrigações que iriam continuar a ter correlação negativa mesmo nesse caso. O ouro pode ser outro hedge contra inflação, e os anos 70 (principalmente o fim) foram muito bons para os metais preciosos.
Respondendo directamente à tua questão. "Why TIPS?". Porque não vejo para onde mais fugir em caso de inflação.
Rick Lusitano (New) Escreveu:Esqueces que mudastes a tua opinião, em ter Small Caps.
Incluo isso na alteração de pesos. Sempre adorei Small Caps. Em termos práticos até é fundo novo etc etc, mas na minha cabeça nunca mudei de opinião pk sempre gostei delas

Rick Lusitano (New) Escreveu:Tens razão na correlação EUA-Europa. Mas não te esqueças de várias variáveis para o DD recente da Europa: A tensão Ucrânia-Russia, afecta directamente as economias europeias. A novela "Espirito Santo" e a maravilhosa cura graças ás novas leis europeias, fez mossa principalmente nos mercados dos países periféricos. E abalou a confiança dos investidores em investir em acções e obrigações subordinadas das instituições financeiras da Zona Euro. Muitos investidores fugiram das acções europeias, e refugiaram-se nos EUA, em acções e obrigações. Daí a queda na Europa ser 8% e dos EUA ser apenas de 2%. Houve uma fuga para o habitual refugio, bonds de qualidade, US Treasuries e Bunds.
Acho (e já dizia isso antes da queda) que é mais por causa da dependência europeia do gás russo. Isso do BES não é nada de especial lol. Parece muito importante porque estamos cá em Portugal. Achas que foi a primeira vez que os obrigacionistas subordinados de um banco europeu ficaram a arder nesta crise europeia? O Bankia (e foi aqui ao lado) foi igual. Depois de os investidores ficarem a arder no bankia, o BES teve na mesma uma procura de 2 mil milhões para a colocação de 750 milhões de dívida subordinada em Outubro/Novembro passado. A história é tão parecida que até o filme que está a haver com o benfica houve lá LOLOLOL http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx ... id=4068031
O Bes não é mais que duas ou três notícias na Europa/Mundo. É um trimestre de lucros do Credit Agricole LOL
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Ainda te vou convencer a teres Healthcare e Infraestruturas (não é a mesma coisa que Utilities, inclui Utilities, Industrials, Energy, Telecoms, Techs).
Olha que não sou fácil de convencer mas pode ser que se encontre um fundo maravilha nessas áreas. Mas se for sector puro não me parece. O meu chefe diz que sou muito teimoso, quem me conhece mal acha que sou arrogante mas eu prefiro pensar que sou "Independent Thinker"Por isso estás tramado, vou ser difícil de convencer mas nunca digo nunca!
![]()
(Penso que desde que comecei o tópico há 3 anos só mudei de opinião sobre a alocação em acções, de 10% para 25 a 30%, depois de analisar o ano de 2013)
Já várias vezes testei se a minha opinião em diversos assuntos é válida (como ser centrado nos EUA) mas cada vez fico mais convencido que são válidas quando vejo por exemplo os EUA a terem um Drawdown de 2% e a Europa de 8% neste último mês (ou como um user aqui disse "Quando os EUA caem a Europa até se mija"). Continuo fiel aos Consumer Staples e até descobri dados que confirmam a minha preferência.
Há contudo algo em que a minha opinião parece variar mais do que eu gosto. Tenho uma relação amor-ódio com TIPS
Why TIPS, my old friend?
Quando tens acções? Principalmente com CS?
Esqueces que mudastes a tua opinião, em ter Small Caps.
Tens razão na correlação EUA-Europa. Mas não te esqueças de várias variáveis para o DD recente da Europa: A tensão Ucrânia-Russia, afecta directamente as economias europeias. A novela "Espirito Santo" e a maravilhosa cura graças ás novas leis europeias, fez mossa principalmente nos mercados dos países periféricos. E abalou a confiança dos investidores em investir em acções e obrigações subordinadas das instituições financeiras da Zona Euro. Muitos investidores fugiram das acções europeias, e refugiaram-se nos EUA, em acções e obrigações. Daí a queda na Europa ser 8% e dos EUA ser apenas de 2%. Houve uma fuga para o habitual refugio, bonds de qualidade, US Treasuries e Bunds.
Admito que já tinha saudades das nossas "velhas discussões".
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Rick Lusitano (New) Escreveu:Ainda te vou convencer a teres Healthcare e Infraestruturas (não é a mesma coisa que Utilities, inclui Utilities, Industrials, Energy, Telecoms, Techs).
Olha que não sou fácil de convencer mas pode ser que se encontre um fundo maravilha nessas áreas. Mas se for sector puro não me parece. O meu chefe diz que sou muito teimoso, quem me conhece mal acha que sou arrogante mas eu prefiro pensar que sou "Independent Thinker"

(Penso que desde que comecei o tópico há 3 anos só mudei de opinião sobre a alocação em acções, de 10% para 25 a 30%, depois de analisar o ano de 2013)
Já várias vezes testei se a minha opinião em diversos assuntos é válida (como ser centrado nos EUA) mas cada vez fico mais convencido que são válidas quando vejo por exemplo os EUA a terem um Drawdown de 2% e a Europa de 8% neste último mês (ou como um user aqui disse "Quando os EUA caem a Europa até se mija"

Há contudo algo em que a minha opinião parece variar mais do que eu gosto. Tenho uma relação amor-ódio com TIPS

VirtuaGod Escreveu:@Rick Ele próprio diz que não é novidade, mas só a primeira tabela. Ele evoluiu bastante as tabelas... e podes comparar aí o Consumer Staples com o healthcare![]()
Ainda te vou convencer a teres Healthcare e Infraestruturas (não é a mesma coisa que Utilities, inclui Utilities, Industrials, Energy, Telecoms, Techs).
Lá para 2015-2016, fazes um novo update do teu Asset Allocation.

@Manushe
Menina Manu, que tal partilhar a sua experiência do teu ultimo ano como investidora? A evolução da tua cultura financeira, da psicologia emocional de investidora, as tuas expectativas, os teus receios, tuas (in)certezas, teus sucessos, teus erros. E até a tua carteira, como se tem portado ela? Tem cumprido os teus objectivos? Precisa de alguma afinação? Decerto que todos nós beneficiaríamos da tua partilha. Alguém com o teu senso comum e inteligência, seria uma rica experiência de leitura, principalmente com o ruído que existe no fórum.
Decerto que o VG, concorda comigo.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
VirtuaGod Escreveu:Espectacular. Aconselho a clicar nas tabelas e depois rolar o rato nas mesmas. Assim os quadrados iluminam-se (ou melhores dizendo os outros é que ficam ofuscados).
Brutal este post no "Novel Investor".
http://novelinvestor.com/investing/15-y ... y-returns/
Para mais quadros psicadélicos, que podem ou não ter servido de inspiração, e entre outras funcionalidades, temos http://finviz.com/map.ashx.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
@SERRA LAPA
- Nenhuma carteira deve ser revista de meio em meio ano. Ouve o que a pupila manushe disse que merece um prémio.
Mas não só irei colocar a carteira que considerarei ideal (aliás já está no excel na dropbox desde o início do ano LOL) como irei desenvolver e escrever sobre estratégias de investimento.
Agora de férias começo a ter paciência para isso pois há tantas coisas na minha cabeça que gostava de expôr. Essas estratégias estão dentro do investimento defendido mas virado para quem prefere ser mais activo. Já tive a oportunidade de dizer que há formas de gerir as coisas activamente que dão resultado e podem aumentar o retorno ao final do ano, mas não com market timming pois poucas pessoas a nível mundial são boas em market timming.
Pessoalmente considero, tanto na vida como nos investimentos, o auto conhecimento algo importante. Depois de me reconhecer como pertencente ao 99.9% de pessoas más em market timming comecei a ganhar $ nos mercados (claro que há anos menos bons e apanhei um bull market brutal desde 2009). Assim que reconhecemos as nossas limitações devemos agir em conformidade e tentar limitar o impacto das mesmas nos investimentos (tb sou bastante emocional).
Uma pergunta que me coloquei durante alguns anos é, não sei fazer market timming, não sei quando a próxima correcção pode vir nem a extenção da mesma. Mas sabendo que inevitávelmente ela virá, que posso fazer?? Sei pelo menos uma coisa e tentarei beneficiar dela. Contudo, sabemos que maior retorno maior risco!!
A First Step to Investing Success: Know Thyself
@Rick Ele próprio diz que não é novidade, mas só a primeira tabela. Ele evoluiu bastante as tabelas... e podes comparar aí o Consumer Staples com o healthcare

- Nenhuma carteira deve ser revista de meio em meio ano. Ouve o que a pupila manushe disse que merece um prémio.
Mas não só irei colocar a carteira que considerarei ideal (aliás já está no excel na dropbox desde o início do ano LOL) como irei desenvolver e escrever sobre estratégias de investimento.
Agora de férias começo a ter paciência para isso pois há tantas coisas na minha cabeça que gostava de expôr. Essas estratégias estão dentro do investimento defendido mas virado para quem prefere ser mais activo. Já tive a oportunidade de dizer que há formas de gerir as coisas activamente que dão resultado e podem aumentar o retorno ao final do ano, mas não com market timming pois poucas pessoas a nível mundial são boas em market timming.
Pessoalmente considero, tanto na vida como nos investimentos, o auto conhecimento algo importante. Depois de me reconhecer como pertencente ao 99.9% de pessoas más em market timming comecei a ganhar $ nos mercados (claro que há anos menos bons e apanhei um bull market brutal desde 2009). Assim que reconhecemos as nossas limitações devemos agir em conformidade e tentar limitar o impacto das mesmas nos investimentos (tb sou bastante emocional).
Uma pergunta que me coloquei durante alguns anos é, não sei fazer market timming, não sei quando a próxima correcção pode vir nem a extenção da mesma. Mas sabendo que inevitávelmente ela virá, que posso fazer?? Sei pelo menos uma coisa e tentarei beneficiar dela. Contudo, sabemos que maior retorno maior risco!!
A First Step to Investing Success: Know Thyself
@Rick Ele próprio diz que não é novidade, mas só a primeira tabela. Ele evoluiu bastante as tabelas... e podes comparar aí o Consumer Staples com o healthcare

VirtuaGod Escreveu:Espectacular. Aconselho a clicar nas tabelas e depois rolar o rato nas mesmas. Assim os quadrados iluminam-se (ou melhores dizendo os outros é que ficam ofuscados).
Faz lembrar muito, as tabelas dos papers da JPMorgam Asset Management, o Guide to the Markets. Provalvemente, foram feitas com base na informação retirada desses papers.
SERRA LAPA Escreveu:Virtua God:
Obrigado por este autêntico serviço público gratuito que disponibilizas aqui. Tenho a ousadia de te pedir um favor e publicamente, pois acho que poderá servir a outras pessoas.
Com uma base de 10 fundos:
Quais os que escolherias para uma carteira ideal e sobretudo as percentagens que alocavas em cada um. Seria uma carteira para longo prazo que deveria ser revista de meio em meio ano.
Obrigado desde já
Pago para ver.

Virtua God:
Obrigado por este autêntico serviço público gratuito que disponibilizas aqui. Tenho a ousadia de te pedir um favor e publicamente, pois acho que poderá servir a outras pessoas.
Quais os que escolherias para uma carteira ideal e sobretudo as percentagens que alocavas em cada um. Seria uma carteira para longo prazo que deveria ser revista de meio em meio ano.
Obrigado desde já
Obrigado desde já
Espectacular. Aconselho a clicar nas tabelas e depois rolar o rato nas mesmas. Assim os quadrados iluminam-se (ou melhores dizendo os outros é que ficam ofuscados).
Jonhy_Rico Escreveu:Isso irá ser disponibilizado aqui neste tópico? Gostava muito de ler isso. =)
Em breve...
Jonhy_Rico Escreveu:A minha referência à conjuntura actual tem mais a ver com o que acontece com os fundos de acções em Bear Market (que mais cedo ou mais tarde é inevitável).
A conjuntura actual não é de Bear Market, pelo contrário, os EUA estão em bull há 6 anos e a Europa há 2... Sobre o que pode acontecer aos fundos em bear market a maioria deles tem 2008 no histórico, podes dar uma olhadela a um período extremo de queda e ver como reagiram (a queda de 2008 foi pelo menos o dobro da força de um bear normal).
VirtuaGod Escreveu:Tridion Escreveu:Se utilizarmos a regra, muitas vezes referida, para definir a % de acções a ter que é a idade, diria que o VirtuaGod tem entre 70 a 75 anos
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ás vezes parece, pois já no dia a dia sou supercauteloso
Lá está, temos é que nos sentir à vontade com a forma como investimos.
É isso mesmo, estar tranquilos com a forma como investimos, e como também costumas dizer existem muitas formas de ganhar dinheiro nos mercados... por isso escolham a vossa

VirtuaGod Escreveu:
@Jonhy_Rico Os fundos seriam os mesmos. As proporções com já disse acima é que alteraram um pouco desde o início e defendo agora 25 a 30% acções.
Mas estou a preparar algo (por enquanto mentalmente) que tirará a curiosidade de muita gente sobre o que eu considero o mais próximo de carteira ideal, dentro daquilo que defendo neste tópico.
Mas aproveito para perguntar algo, o que queres dizer com "conjuntura actual"? Há milhentas respostas a isso e como podes imaginar não sei especificamente ao que te referes. Mas fazendo agora uma carteira não seria diferente de a fazer em outra conjuntura (seja ela qual for).
Quais mesmos? É que de momento tens uma lista alargada na primeira página.
Isso irá ser disponibilizado aqui neste tópico? Gostava muito de ler isso. =)
A minha referência à conjuntura actual tem mais a ver com o que acontece com os fundos de acções em Bear Market (que mais cedo ou mais tarde é inevitável).
Tridion Escreveu:Se utilizarmos a regra, muitas vezes referida, para definir a % de acções a ter que é a idade, diria que o VirtuaGod tem entre 70 a 75 anos

Se utilizarmos a regra, muitas vezes referida, para definir a % de acções a ter que é a idade, diria que o VirtuaGod tem entre 70 a 75 anos 

Manushe Escreveu:"Buy and hold" contraria a tua pergunta pois é (deve ser) tanto quanto possível, independente de "conjunturas atuais"!
Acho que não se pode ter a ilusão de ter uma carteira (diversificada), com todos os seus elementos a navegar a crista da onda!
Fico feliz por alguém perceber o que digo

@Jonhy_Rico Os fundos seriam os mesmos. As proporções com já disse acima é que alteraram um pouco desde o início e defendo agora 25 a 30% acções.
Mas estou a preparar algo (por enquanto mentalmente) que tirará a curiosidade de muita gente sobre o que eu considero o mais próximo de carteira ideal, dentro daquilo que defendo neste tópico.
Mas aproveito para perguntar algo, o que queres dizer com "conjuntura actual"? Há milhentas respostas a isso e como podes imaginar não sei especificamente ao que te referes. Mas fazendo agora uma carteira não seria diferente de a fazer em outra conjuntura (seja ela qual for).
"Buy and hold" contraria a tua pergunta pois é (deve ser) tanto quanto possível, independente de "conjunturas atuais"!
Acho que não se pode ter a ilusão de ter uma carteira (diversificada), com todos os seus elementos a navegar a crista da onda!
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
VG,
Iniciaste este tópico com um top10. Pergunto eu: se tivesses de fazer agora um top10 para a conjuntura atual e para "buy and hold" que fundos colocarias no cesto e em que proporções? Estou extremamente curioso com a tua resposta e nomeadamente com a proporção e opções para fundos de ações.
Estou-me a dirigir ao VG, mas na verdade teria todo o interesse em ver vários membros a "atirarem" as suas sugestões. =)
Iniciaste este tópico com um top10. Pergunto eu: se tivesses de fazer agora um top10 para a conjuntura atual e para "buy and hold" que fundos colocarias no cesto e em que proporções? Estou extremamente curioso com a tua resposta e nomeadamente com a proporção e opções para fundos de ações.
Estou-me a dirigir ao VG, mas na verdade teria todo o interesse em ver vários membros a "atirarem" as suas sugestões. =)
chico_laranja Escreveu:VG
O site é http://www.quantalys.com
Ganhas bastante em fazeres um registo demo. Por 1 mês tens acesso a ferramentas de prós para backtests e afins, testes em momentos específicos de crash, etc...
Já tinha descoberto mas ainda não explorei. Vou ver com atenção. Obrigado pela dica

P.S. Não sei o preço mas com jeitinho ainda faço uma vacaquinha com amigos e me registo a sério

VG
Ganhas bastante em fazeres um registo demo. Por 1 mês tens acesso a ferramentas de prós para backtests e afins, testes em momentos específicos de crash, etc...
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Rick Lusitano (New) Escreveu:avataris Escreveu:
Se procuras uma ancora para a volatilidade, esta não é a solução. Mesmo que funcionasse com deveria, terias que ter um peso considerável da carteira neste fundo, para compensar as quedas nos fundos de acções Europa/Zona Euro. Seria um quase zero-sum game, mas o certo é que seria um negative-sum game.
Ainda voltando a este assunto.
Como chamas de zero-sum game ou negative-sum game, quando numa simulacao de 2007-2014 a presença desse fundo de volatilidade diminui consideravelmente o desvio padrao da carteira e aumenta os retornos compostos, e consequentemente os ganhos finais num periodo que mistura bull e bear market?
No exemplo que mostrei, é visivel o que digo.
Alias, nestes dias mais turbulentos o fundo ja vai em a um mes em +2.92.
Na minha modesta opiniao o fundo parece extremamente util em carteiras conservadoras, de maneira a diminuir as perdas em todas as situações do mercado, e se aproveitar os retornos compostos.
Argumento contra?

- Registado: 1/7/2014 14:53
Rick Lusitano (New) Escreveu:
Avataris, estás ir pelo bom caminho, meter as mãos na massa, e descobrir soluções especificas nós próprios. A melhor ancora para a volatilidade que não deem retornos negativos a longo prazo é aposta em cash. Ou seja, ter uma dose de mercado monetário, um porto seguro, que apesar de dar pouco retorno em alturas de rallies nos mercados, ele acaba por dar mais dinheiro em bear markets. E no longo prazo, tem sempre retornos positivos. Com a vantagem, de poderes entrar ou sair dele, em muito pouco tempo, em caso de necessidade de capital, seja para um percalço no dia-a-dia ou até mesmo para investir numa oportunidade de negócio que eventualmente surja.
Pelo que percebi, queres um lazy portfolio todo-o-terreno, o tradicional é:
Acções
Obrigações
Ouro
Liquidez
Depois há quem inclua também o imobiliário.
As tuas escolhas parecem ser acertadas. Gosto da tua carteira mais virada para conservador.
AXA Euro 5-7
Templeton GTR
PIMCO TR
Square CA
Agora nos fundos de acções se queres ser continuar a ser conservador, tens 2 hipóteses, um fundo Acções Global conservador que engloba várias zonas geográficas e sectores económicos ou um fundo Acções Sector Bens de Consumo Básicos Global (como por exemplo, o Eurizon CS). É que começas a separar por regiões, começas a te desviar do teu objectivo, e ainda acabas com uma carteira com mais de 10 fundos, como acontece com muita gente. O que não é mau, mas para está a começar, é muita fruta para digerir de repente. Começa com poucos fundos e pouco arriscados, se sentires á vontade, aumentas o risco/retorno e o número de fundos em carteira.
Mas quando fala em liquidez, refere-se mesmo a fundo especifico para isso? É que o Templeton ou o Pimco TR eles proprios ja tem uma forte componente de liquidez.
No caso do ouro, pelo que ja li os fundos de acções sobre ouro nao estao, nem nada que se pareça, relacionadas com a evoluçao do metal. Esta portanto a falar de outro tipo de produtos como ETF's ou existem fundos que replicam mesmo a evoluçao do ouro?
Este tambem parece ter-se dado bem em epoca de bear market GB00B104JD41, nao sei qual a sua opiniao sobre ele, ou se o conhece.
Eu para risco elevado ja tenho o PPR do invest, e ja me chega.
------
Em relacao a correlacao o trustnetoffshore faz isso, para quem procura.
- Registado: 1/7/2014 14:53
VirtuaGod Escreveu:Qual é o Site para ver correlações entre fundos? Acho que eras um quantsys ou assim mas pesquisando no google vejo que não é bem essa!!
Abr
No meu tópico, nas últimas páginas, o chico, voltou a falar nesse site Francês, o nome é parecido. Pesquisa "chico_laranja" nas ultimas páginas do meu tópico.
Qual é o Site para ver correlações entre fundos? Acho que eras um quantsys ou assim mas pesquisando no google vejo que não é bem essa!!
Abr
Abr