BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por msp1978 » 9/8/2014 10:41

PAM1999 Escreveu:
Tretas, querem ficar ricos depressa e sem risco. Com que parte boa é que os accionistas ficavam se não tivesse acontecido a manobra do fim de semana?

Ficavam com o book value POSITIVO de cerca de 4 MIL MILHOES de euros. O BES não faliu, tinha capitais propios positivos que tinham dono. Limitou-se a não cumprir os rácios após um prejuizo grande mas NÃO RECORRENTE, de causas identificadas, e que já tinha sido estancado.

O Bes podia ter sido alvo de um resgate semelhante ao do BPI ou BCP, com sucesso e lucro para os contribuintes. Só não o foi pq com medo da demagogia e populismo da oposição e da comuniação social, o governo teve medo e quis crucificar os accionistas em público, precisamente pq a inveja social tuga diz coisas como "Tretas, querem ficar ricos depressa e sem risco".... É o país q temos...

Registado: 17/11/2008 0:44

por Kickstart » 9/8/2014 10:38

zecatreca_1 Escreveu:Está difícil acompanhar este tópico.
Já vai em serralharias, o carrancho já apareceu, querem meter o sniper no baralho, o outro que comprou prai uns 180 ou 200k em ações do Bes a 42cent e reforçou a 18cent (até chamou nomes a quem andava a avisar ) ainda está de férias....
Isto é muito rápido. É pena o processo judicial que se vai desencadear não ser como este tópico. Rápido, justo e sem pontas soltas. 8-)

Pois, pois está de férias mas olha que tem passado aqui pelo forum.... mas não sei porquê :-" não tem postado está só como observador....

Registado: 9/7/2014 22:45

por zecatreca_1 » 9/8/2014 10:33

Está difícil acompanhar este tópico.
Já vai em serralharias, o carrancho já apareceu, querem meter o sniper no baralho, o outro que comprou prai uns 180 ou 200k em ações do Bes a 42cent e reforçou a 18cent (até chamou nomes a quem andava a avisar ) ainda está de férias....
Isto é muito rápido. É pena o processo judicial que se vai desencadear não ser como este tópico. Rápido, justo e sem pontas soltas. 8-)

Registado: 17/2/2012 14:31

por Tio_Moedas » 9/8/2014 10:23

boxopen Escreveu:Na suposta "nacionalização", como os acionistas lhe chamam, há um facto relevante que creio justificou a operação toda.
(mas que, curiosamente, ainda não vi referido com a importância crucial que teve no desfecho daquele fim-de-semana)

É sabido que na sexta a DBRS cortou o rating para LIXO, e o BCE a partir dessa altura era obrigado a "fechar a torneira".
(aliás, se bem me lembro, a agência DBRS é que tem sido a tábua-de-salvação de uma série de coisas em dificuldades)

Sem BCE -e consequentemente sem dinheiro/licença logo na segunda-feira seguinte- as ações do BES iriam valer um redondo ZERO.
(e a única diferença para o que aconteceu muito provavelmente seria um bank run de proporções épicas e consequências mais trágicas)
Sem querer ser profeta da desgraça, se tivesse BES na sexta-feira, não iria agora esturrar ainda mais dinheiro para me descreverem o óbvio.

NOTA - A minha especialidade não são serralharias, mas estou em crer que há uma pequena diferença entre um banco e uma serralharia:
- em termos genéricos, um banco detém/guarda bens alheios; ao contrário, a serralharia usa bens próprios, transforma-os e vende-os.

:clap: :clap:
Sim, essa é a questão de fundo!
O BES estava falido a partir do momento em que os rácios de capital atingiram os 5%. Aliás, a redução do rating da dívida constituiu outro sinal para se perceber que as coisas não estavam muito famosas por lá... O fim do fornecimento de liquidez por parte do BCE, na 2ª, se o banco não tivesse sido extinto, teria dado lugar a televisões mostrando em directo os famosos bank-run e o desespero da população por não conseguir levantar os depósitos... Ora, bastaria um qualquer canal mostrar isso e imediatamente qualquer pessoa correria a levantar os seus depósitos noutro banco... mesmo que as autoridades (e os iluminados) viessem dizer que o banco em questão estava sólido... É fácil antecipar as consequências para o sistema bancário nacional e europeu... (Podemos achar que somos um país de periferia, mas 3 semanas antes do colapso eu soube que o BES corria sérios riscos de implosão, dado um artigo de opinião, bem fundamentado, publicado num fórum dos EUA...)

Que as nossas autoridades se portaram muito mal em toda esta situação, isso é bem verdade. O importante, como já foi aqui referido por outros, é manter SEMPRE um espírito crítico face ao que se lê e ouve... já não há capital de confiança para ninguém, particularmente para os iluminados que nos governam....
Bons negócios!

Registado: 18/2/2010 15:30

por pvg80713 » 9/8/2014 8:40

agora já se fala em buraco de 10mm. Quando começou eu falei em dezenas de mm. Ainda penso que lá chegaremos.
e porque penso assim ? porque quando há uma lixeira, quem pode envia para lá o seu lixo... no meio dos outros. dá muito jeito.

em segundo lugar........... isto parece, e digo parece, o que se passou com o assalto ao BCP por parte do PS...
é que agora no BES o PSD/CDS, também se estão a posicionar...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Paulo68 » 9/8/2014 8:27

Isto dá para tudo. Videntes que sabem e souberam o que ia acontecer a moralistas que tentam dar lições aos outros. O caso BES é mais do que uma lição de vida. Representa aquilo que é a natureza humana e muito daquilo que é ser português. Chutar para o alto as minhas responsabilidades e fazer juízos de valor relativamente aos outros. Mas como sabem na vida como na bolsa muito se faz com base na confiança e boa fé, porque somos humanos e não máquinas. E essa em Portugal está perdida porque nada funciona e os impactos vão-se reflectir em todos investidores e contribuintes.
O governo começa a preparar uma "nacionalização" (encapotada) e ao mesmo tempo a dizer que havia investidores privados e que o banco era viável (agora alguns dizem que era para os depositantes. Mas isso não é atendido pelos investidores principalmente quando se junta o BdP?).
O sr. Carlos Tavares vem dizer na comissao parlamentar que há mais coisas e que teve pressões para aprovar o último AC. Pressões?
O sr. Carlos Costa, também na sua boa fé e confianca ( confiança e boa fé depois de saber o que está a acontecer no BES? Ele pode ter boa fé e os outros não podem?) manteve a administração e principalmente o RES permitindo que se evaporasse 1.5MM. E depois? Vem falar como uma virgem enganada.
Pois é. A culpa não é da polícia são dos ladrões e prevaricadores. Mas a culpa não será tb da polícia quando ela tem conhecimento e nada faz e ainda por cima vem dizer aos cidadãos que podem sair à rua e não se preocuparem com os seus bens ficando à mercê dos ditos ladrões?
Estou muito pessimista com tudo. Não estou com perdas por mero acaso. Mas vendi com imensas perdas porque ao longo do processo ia sendo confrontado com informações contraditórias. Estou solidário com todos e espero que nunca aconteça o mesmo aqueles que estão a atirar pedras.

Registado: 27/12/2011 20:40

por moppie85 » 9/8/2014 2:40

PAM1999 Escreveu:Não sei se será ainda possível, mas se deixassem cotar o BES na bolsa durante mais uma sessão o valor a entregar aos accionistas ficava calculado e o assunto ficava fechado.

e quem pagava?

o banco bom não ficou só com coisas positivas, ficou também com divida (entre elas o PC da rioforte com o qual nao concordo) e com as obrigações seniores. Se tivesse ficado só com activos nao precisavam de injecção de 5mM€... as pessoas parecem acreditar que o "BES bom" é só activos e o "BES mau" é só passivos e activos maus. Não é verdade. O BES bom integra activos aparentemente cobráveis (com valor) e passivos...

Anyway, a probabilidade de sobrar algo para os accionistas depois de pagar aos obrigacionistas é próxima de zero... aliás nem os proprios obrigacionistas deverão recuperar todo o dinheiro que emprestaram ao BES, portanto... de facto, as acções valem pouco mais que zero... nem 1 cents valem imho...

Registado: 15/4/2008 14:12

por boxopen » 9/8/2014 1:55

Na suposta "nacionalização", como os acionistas lhe chamam, há um facto relevante que creio justificou a operação toda.
(mas que, curiosamente, ainda não vi referido com a importância crucial que teve no desfecho daquele fim-de-semana)

É sabido que na sexta a DBRS cortou o rating para LIXO, e o BCE a partir dessa altura era obrigado a "fechar a torneira".
(aliás, se bem me lembro, a agência DBRS é que tem sido a tábua-de-salvação de uma série de coisas em dificuldades)

Sem BCE -e consequentemente sem dinheiro/licença logo na segunda-feira seguinte- as ações do BES iriam valer um redondo ZERO.
(e a única diferença para o que aconteceu muito provavelmente seria um bank run de proporções épicas e consequências mais trágicas)
Sem querer ser profeta da desgraça, se tivesse BES na sexta-feira, não iria agora esturrar ainda mais dinheiro para me descreverem o óbvio.

NOTA - A minha especialidade não são serralharias, mas estou em crer que há uma pequena diferença entre um banco e uma serralharia:
- em termos genéricos, um banco detém/guarda bens alheios; ao contrário, a serralharia usa bens próprios, transforma-os e vende-os.

Registado: 6/11/2002 10:14

por PAM1999 » 9/8/2014 1:02

Não sei se será ainda possível, mas se deixassem cotar o BES na bolsa durante mais uma sessão o valor a entregar aos accionistas ficava calculado e o assunto ficava fechado.

Registado: 15/7/2014 22:02

por Andre.pt » 9/8/2014 0:58

ovelhaxone Escreveu:PAM1999, a continuar assim vai chegar á fundação de Portugal :mrgreen:

a questão é: vive ou não num estado de direito?
a responsabilidade dos accionistas pára no capital investido. os accionistas não pagam dívidas.
se uma empresa vai á falência, o accionista é dono do bom e do mau. retirar o accionista da parte boa é uma expropriação à margem da lei.

a questão pode até ser vista de outra forma. se o BES fosse à falência, pagariamos todos uma factura elevada. que tal ressarcir os accionmistas e credores, pelo menos numa parte das perdas, dentro do que manda a lei, nem que seja como forma de agradecimento por serem eles a pagar a factura? :-"

Boas,
Então é melhor indemnizar os accionistas e credores? Como manda a lei? Então os accionistas nomeiam uma administração, leva tudo a falência e ainda querem indemnização? Com cada uma......
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por Andre.pt » 9/8/2014 0:54

Boas

Isto aparece cada ideia mais iluminada, e comparações com serralharias, e tsunamis e ouro enterrado...... Esta bonito isto. Com cada comparação
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por PAM1999 » 9/8/2014 0:52

ovelhaxone Escreveu:com que parte boa é que ficariamos nós todos se não houvesse a manobra do fim-de-semana?

Já entendi, é uma troca de favores: os accionistas do BES salvam o país, os contribuintes dão algum aos salvadores :mrgreen:

por ovelhaxone » 9/8/2014 0:44

com que parte boa é que ficariamos nós todos se não houvesse a manobra do fim-de-semana?

Registado: 18/7/2013 15:16

por PAM1999 » 9/8/2014 0:35

ovelhaxone Escreveu:PAM1999, a continuar assim vai chegar á fundação de Portugal :mrgreen:

a responsabilidade dos accionistas pára no capital investido. os accionistas não pagam dívidas.
se uma empresa vai á falência, o accionista é dono do bom e do mau. retirar o accionista da parte boa é uma expropriação à margem da lei.

a questão pode até ser vista de outra forma. se o BES fosse à falência, pagariamos todos uma factura elevada. que tal ressarcir os accionmistas e credores, pelo menos numa parte das perdas, dentro do que manda a lei, nem que seja como forma de agradecimento por serem eles a pagar a factura? :-"

Tretas, querem ficar ricos depressa e sem risco. Com que parte boa é que os accionistas ficavam se não tivesse acontecido a manobra do fim de semana?

por ovelhaxone » 9/8/2014 0:25

PAM1999, a continuar assim vai chegar á fundação de Portugal :mrgreen:

por PAM1999 » 8/8/2014 23:39

5element Escreveu:Se fosse dono do BES e este fosse uma serralharia falida, era liquidada no seu todo. Aceitaria perder, porque a vida também é feita de perdas.
O que não posso aceitar de nenhuma maneira, expropriarem-me de bens que também me pertencem.
Aliás está no Código das Expropriações, que diz que qualquer bem pode ser expropriado pelo Estado em benefício público, mas com indemnização adequada.
Está na LEI.

Se fosses dono do BES e a operação do fim de semana não tivesse acontecido, na segunda tinhas uma empresa sem licença para operar e cheia de dívidas, já agora, quem pagava as dívidas nessa situação? era o pessoal da luta?

por 5element » 8/8/2014 23:29

PAM1999 Escreveu:
50_paus Escreveu:
PAM1999 Escreveu:
A luta é fixe desde que não seja à pala do dinheiro dos contribuintes ou dos concorrentes.
Aquilo só não faliu porque era um banco, foi separado em banco bom e banco mau, mas se fosse uma fábrica de botijas ou uma serralharia a dar o berro, fechavam portas, ía tudo para o olho da rua e os donos ficavam a arder, certo?

Mas se a serralharia fosse dividida em 2, o dinheiro de 1 lado, os prejuizos do outro concordavas??? Nao percebeste que foi 1 confisco? A tua casa era abalada por um tsunami. O teu construtor disse dias antes que nem um tsunami abalava a tua casa. No entanto, ainda tinhas ouro que ficou debaixo dos escombros. Solução, o construtor vai buscar o ouro para ele e tu ficas com os escombros... Nao faz sentido nenhum. Ao menos ficavas com o ouro para tentar reparar a casa nao achas?

O BES se fosse uma serralharia falida não precisava de ser dividido em dois, fechava e ponto. Claro que se tu fosses um dos donos o estado tinha de te devolver o que lá investiste, mas só por causa da luta.

Se fosse dono do BES e este fosse uma serralharia falida, era liquidada no seu todo. Aceitaria perder, porque a vida também é feita de perdas.
O que não posso aceitar de nenhuma maneira, expropriarem-me de bens que também me pertencem.
Aliás está no Código das Expropriações, que diz que qualquer bem pode ser expropriado pelo Estado em benefício público, mas com indemnização adequada.
Está na LEI.

Registado: 10/6/2011 20:28

por PAM1999 » 8/8/2014 23:06

50_paus Escreveu:
PAM1999 Escreveu:
A luta é fixe desde que não seja à pala do dinheiro dos contribuintes ou dos concorrentes.
Aquilo só não faliu porque era um banco, foi separado em banco bom e banco mau, mas se fosse uma fábrica de botijas ou uma serralharia a dar o berro, fechavam portas, ía tudo para o olho da rua e os donos ficavam a arder, certo?

Mas se a serralharia fosse dividida em 2, o dinheiro de 1 lado, os prejuizos do outro concordavas??? Nao percebeste que foi 1 confisco? A tua casa era abalada por um tsunami. O teu construtor disse dias antes que nem um tsunami abalava a tua casa. No entanto, ainda tinhas ouro que ficou debaixo dos escombros. Solução, o construtor vai buscar o ouro para ele e tu ficas com os escombros... Nao faz sentido nenhum. Ao menos ficavas com o ouro para tentar reparar a casa nao achas?

O BES se fosse uma serralharia falida não precisava de ser dividido em dois, fechava e ponto. Claro que se tu fosses um dos donos o estado tinha de te devolver o que lá investiste, mas só por causa da luta.

por ovelhaxone » 8/8/2014 22:48

por marathmartin » 8/8/2014 22:18

Mart77 Escreveu:
50_paus Escreveu:
PAM1999 Escreveu:

Boa noite

Eu compreendo a frustração .... Mas sinceramente até hoje ainda não arranjei uma solução em que ninguém ficasse prejudicado...trata-se de um buraco que precisa de ser tapado ... Já agora qual era tua solução ?

Caro Mart

A solução pode até ser a melhor, dentro do cenário exposto no dia 30 de Julho, mas se assim for, o sr do banco de portugal, cujo nome deve ser esquecido e enterrado, tem de ser responsabilizado por estas afirmações http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html . Estas declarações, vindas da parte dele, prejudicaram decisões de mercado de milhares de accionistas, e ele tem de ser responsabilizado. E não é responsabilidade politica. Ele não é politico. è responsabilidade de extracontratual do Estado. Como é que sei que ele não o fez de propósito para ajudar outros a sair do titulo enquanto os patos, como eu, iam comprando? De propósito ou sem querer, tem de pagar pelo que fez.

Acresce que em termos políticos o processo foi uma palhaçada, com decisões tomadas em cima do joelho, dentro da linha do que têm acontecido com este governo desde o inicio, com inside trading e informação paralela, numa decisão de birra, igual à das 40 horas na função publica, á da tsu e outras em que não se vislumbra estratégia mas sim reacção infantil a dificuldades e contratempos da governação.

passos não governa. reage com birras a contratempos. não tem estratégia. até acredito que é honesto. é uma criança honesta, sem experiência, sem estratégia que reage com birras ás contradições.

confiou no seu herói de outrora, o ddt e depois, traído, amuou. vingou-se e nós levamos por tabela.

Registado: 5/8/2014 9:37

por +Valias » 8/8/2014 22:08

Embroglio Escreveu:Petição online da ATM em defesa dos pequenos acionistas com vista a deliberação de uma Resolução da Assembleia da Republica no caso BES [2014]

Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=atm

Já dei a minha contribuição

Registado: 6/8/2014 22:08

por Mart77 » 8/8/2014 21:52

50_paus Escreveu:
PAM1999 Escreveu:

Boa noite

Eu compreendo a frustração .... Mas sinceramente até hoje ainda não arranjei uma solução em que ninguém ficasse prejudicado...trata-se de um buraco que precisa de ser tapado ... Já agora qual era tua solução ?

Registado: 18/8/2011 20:50

por 50_paus » 8/8/2014 21:48

PAM1999 Escreveu:

Registado: 2/5/2012 11:44

por zorro2009 » 8/8/2014 21:28

A petição está bem estruturada, só não concordo com a parte do SII, pois considero que está prevista essa indeminização

Registado: 8/1/2008 11:47

por zorro2009 » 8/8/2014 21:24

A petição está bem estruturada, só não concordo com a parte do SII, pois considero que está prevista essa indeminizaçã

Registado: 8/1/2008 11:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], danielme1962, Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, Manchini888, maturidade, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, SalvaFP, Shimazaki_2, Sulumbra, tami, VALHALLA e 172 visitantes