Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por O Alquimista » 7/8/2014 16:12

Rick Lusitano (New) Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
O tópico do VG seria a escola primária, aonde se ensina os básicos dos fundos e das finanças, neste tópico seria, a escola secundária, em que o "aluno" aprendia a diversificar conhecimentos e escolher o seu caminho. E finalizava no novo tópico do BR, aonde teria ensinamentos técnicos, matemáticos, estatísticos, etc.

Assumindo a realização desse percurso, qual a probabilidade de, uma vez atingido o fim, se começar a ganhar dinheiro? Afinal, qualificados ou não, é esse o objectivo dos investidores, seja qual for o fundo.

Qual é a probabilidade de sair 2 jackpots seguidos na lotaria á mesma pessoa, em pouco tempo? :wink:

Mas ambos sabemos que isso, já aconteceu no passado. :wink:

O Desafio de cruzamento de linhas de pensamento, destina-se a precisamente ás contribuições de pessoas com pensamentos de investimento diferentes. A diversificação, teoricamente serve como redutor do risco e potenciador de retornos. Como sei que és um swing trader, fazes uns riscos nuns gráficos, e percebes outras linguagens indecifráveis do mundo dos mercados financeiros. A tua experiência será uma mais valia, para diversificamos conhecimentos e possivelmente ganharmos todos, dinheiro. Assim, como as ideias e experiência de outros podem ajudar na mesma maneira. :wink:

Não vamos fazer um all-in, em 1 tipo de investimento ou estratégia. 8-)

Amigo Rick,

Alguns, como eu, mas definitivamente poucos, fazem all in na instrução e no tempo. Outros vão bebericando aqui e ali sem nunca encontrarem um rumo congruente com o que desejam. Agiremos sempre em função daquilo que se pretende obter do mercado. Se eu quiser obter um retorno anual mediano, tipo 10%-15%, não me vou dar ao trabalho de fazer o que faço porque definitivamente não compensa, mormente em energia emocional e tempo.
Eu sei que mais de 90% das pessoas não estão dispostas a fazer o esforço necessário, seja em que actividade for, para chegarem mais além. Por isso se contentam com resultados médios. Se eu quero chegar à mestria, tenho de lidar com Mestres e não com mediania.
Considerando o universo dos cozinheiros, dos desportistas, dos realizadores de cinema, etc., quais são as cifras dos que verdadeiramente se destacam? Para esses a mediania dos outros é fonte de inspiração. O mesmo sucede comigo. O sucesso dos primeiros lugares assenta no insucesso dos que ocupam os lugares que se lhes seguem.
Quanto tempo será preciso para se chegar mais à frente? Se soubesse, dizia-te. Se eu disser 5 anos, estaria alguém interessado em fazer o trabalho? E 10 anos? A referência aos 10 anos não é inocente (como, aliás, quase tudo o que escrevo): Marty Schwartz (quem não sabe quem foi que investigue) esteve 10 a perder dinheiro até se tornar extremamente bem sucedido. Porque hei-de eu pensar que conseguirei em menos tempo?

I am trying to earn infinity when I trade. The way I prepare myself is by doing my work each night. - Marty Schwartz.

I always laugh at people who say "I've never met a rich technician." I love that! It's such an arrogant, nonsensical response. I used fundamentals for 9 years and got rich as a technician - Marty Schwartz
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

ETFs

por Rick Lusitano » 7/8/2014 15:50

Para matar a conversa com números. :wink:

Ordenados por desvio-padrão, chegamos a várias conclusões:

:arrow: O sector menos volatil = IGF - iShares Global Infrastructure ETF

:arrow: O sector mais equilibrado, retorno vs. risco = RXI - iShares S&P Global Consumer Discretionary Index Fund

:arrow: O sector mais volátil = IBB - iShares Nasdaq Biotechnology Index Fund

:arrow: O sector mais rentável = IBB - iShares Nasdaq Biotechnology Index Fund

Conclusão: O Consumo Cíclico/Discricionário e a Saúde são mais valiosos do que o Consumo de Bens Básicos. E por vez, a Saúde é mais valiosa do que o Consumo Cíclico/Discricionário, apesar ser mais volátil. As pessoas gastam cada vez em cuidados de saúde, enquanto que os produtos básicos, se tornam mais baratos. As pessoas querem é comprimidos e iPhones. :lol:

IGF - iShares Global Infrastructure ETF
IGF Tracks This Index: S&P Global Infrastructure Index

YTD Return: 9.69%
1 Year Return: 17.68%
3 Year Return: 42.77%
5 Year Return: 61.80%

Standard Deviation: 2.75%

RXI - iShares S&P Global Consumer Discretionary Index Fund
RXI Tracks This Index: S&P Global Consumer Discretionary Index

YTD Return: -2.47%
1 Year Return: 7.54%
3 Year Return: 68.40%
5 Year Return: 117.93%

Standard Deviation: 2.96%

KXI - iShares Global Consumer Staples ETF
KXI Tracks This Index: S&P Global Consumer Staples Index

YTD Return: 2.55%
1 Year Return: 6.35%
3 Year Return: 46.86%
5 Year Return: 94.25%

Standard Deviation: 3.48%

IXJ - iShares S&P Global Healthcare Sector Index Fund
IXJ Tracks This Index: S&P Global Healthcare Sector Index

YTD Return: 8.76%
1 Year Return: 18.55%
3 Year Return: 85.46%
5 Year Return: 121.74%

Standard Deviation: 5.82%

IBB - iShares Nasdaq Biotechnology Index Fund
IBB Tracks This Index: NASDAQ Biotechnology Index

YTD Return: 11.07%
1 Year Return: 28.52%
3 Year Return: 180.63%
5 Year Return: 226.33%

Standard Deviation: 22.00%

Fonte: ETF Database - http://etfdb.com

NOTA: Quando colocarem informação de terceiros, convém colocar as fontes, para se poder verificar, a autenticidade e a credibilidade das fontes.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por ghorez » 7/8/2014 15:32

ghorez Escreveu:Projeções a 50 anos: Em mais de metade dos 50 anos haverá mais pessoas com fome do que doentes. Logo se o iShares S&P Global Consumer Staples não der um retorno superior ao Healthcare, claramente eu pago um pequeno almoço às 4 raparigas mais bonitas do fórum. Com tudo a que elas tiverem direito.

Boa! 4 raparigas neste fórum?! Existem 4 raparigas no fórum? E ainda por cima, bonitas? Qual é a probabilidade de isso existir na realidade? :mrgreen:

Ainda acabas por levar uma "rapariga" com 60 anos e bigode. :lol:

Uma promessa é uma promessa. O bigode qualquer mulher desde muito cedo sabe resolver.
Se for uma das 4 mais bonitas em 2064, o pequeno almoço está garantido (caso consumer Staples < healthcare).
Lembra-te que nessa altura será uma rapariga mais de 20 anos mais nova que eu... por isso \:D/ :lol:

Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 7/8/2014 15:25

É costume analisarem como os mais ricos chegaram a ser os mais ricos?

Curosidade para saber se sou o único a analisar estratégias dos grandes hedge funds e/ou investidores.

Aqui está o portfolio do Warren Buffett.

http://www.gurufocus.com/StockBuy.php?G ... en+Buffett

P.S. Rick, assim de cabeça lembro-me pelo menos de 3 :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Rick Lusitano » 7/8/2014 15:23

ghorez Escreveu:
Ghorez, agora não percebo o porquê, de estar a inflamar uma discussão salutar, uma conversa na descontra. Nem sequer falamos em gestão passiva/activa. :lol:

Ignora as palavras que eu utilizei, concentra-te na mensagem: Eu e todo o fórum está à espera de resultados e números que suportem o que ele defende*. Nada mais, nada menos.
Que eu saiba (e posso estar enganado) isto é um fórum de investimento. Não é de poesia, literatura, sala de chat, etc. Investimento. Ganhar dinheiro.
Estou enganado?

PS: *De preferência resultados consistentes e a longo prazo, como é evidente.

Ganhar dinheiro não é uma forma de poesia? Uma arte? :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Rick Lusitano » 7/8/2014 15:21

ghorez Escreveu:Projeções a 50 anos: Em mais de metade dos 50 anos haverá mais pessoas com fome do que doentes. Logo se o iShares S&P Global Consumer Staples não der um retorno superior ao Healthcare, claramente eu pago um pequeno almoço às 4 raparigas mais bonitas do fórum. Com tudo a que elas tiverem direito.

Boa! 4 raparigas neste fórum?! Existem 4 raparigas no fórum? E ainda por cima, bonitas? Qual é a probabilidade de isso existir na realidade? :mrgreen:

Ainda acabas por levar uma "rapariga" com 60 anos e bigode. :lol:

por ghorez » 7/8/2014 15:18

Ghorez, agora não percebo o porquê, de estar a inflamar uma discussão salutar, uma conversa na descontra. Nem sequer falamos em gestão passiva/activa. :lol:

Ignora as palavras que eu utilizei, concentra-te na mensagem: Eu e todo o fórum está à espera de resultados e números que suportem o que ele defende*. Nada mais, nada menos.
Que eu saiba (e posso estar enganado) isto é um fórum de investimento. Não é de poesia, literatura, sala de chat, etc. Investimento. Ganhar dinheiro.
Estou enganado?

PS: *De preferência resultados consistentes e a longo prazo, como é evidente.

por Rick Lusitano » 7/8/2014 15:13

ghorez Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
O tópico do VG seria a escola primária, aonde se ensina os básicos dos fundos e das finanças, neste tópico seria, a escola secundária, em que o "aluno" aprendia a diversificar conhecimentos e escolher o seu caminho. E finalizava no novo tópico do BR, aonde teria ensinamentos técnicos, matemáticos, estatísticos, etc.

Assumindo a realização desse percurso, qual a probabilidade de, uma vez atingido o fim, se começar a ganhar dinheiro? Afinal, qualificados ou não, é esse o objectivo dos investidores, seja qual for o fundo.

:lol:
Isso de ganhar dinheiro não é com o outro... o outro quer é modelos matemáticos copiados de sites, palavreado e agora até copia a publicidade daquele banco: diz as frases meio em inglês, meio em português que é para ver se atrai emigrantes e pessoal incauto!! Mas ganhar dinheiro, mostrar números, mostrar que consegue bater consistentemente o índice onde faz "gestão ativa"...isso...tá quieto.

Há quem prefira ganhar elogios e aplausos a.... dinheiro. :lol:

por Rick Lusitano » 7/8/2014 15:10

O Alquimista Escreveu:

Qual é a probabilidade de sair 2 jackpots seguidos na lotaria á mesma pessoa, em pouco tempo? :wink:

Mas ambos sabemos que isso, já aconteceu no passado. :wink:

O Desafio de cruzamento de linhas de pensamento, destina-se a precisamente ás contribuições de pessoas com pensamentos de investimento diferentes. A diversificação, teoricamente serve como redutor do risco e potenciador de retornos. Como sei que és um swing trader, fazes uns riscos nuns gráficos, e percebes outras linguagens indecifráveis do mundo dos mercados financeiros. A tua experiência será uma mais valia, para diversificamos conhecimentos e possivelmente ganharmos todos, dinheiro. Assim, como as ideias e experiência de outros podem ajudar na mesma maneira. :wink:

Não vamos fazer um all-in, em 1 tipo de investimento ou estratégia. 8-)

por ghorez » 7/8/2014 14:49

Já podiam ter dito que o "jogo" era: escolher um período à medida da minha argumentação falaciosa, e depois sair da conversa com ar de quem sabe muito do assunto e inclusive até faz projeções a 5 anos.

Então aqui vai (aviso prévio...vou subir a parada):
Em 2010 as pessoas preocuparam-se muito pouco com a saúde, e com os medicamentos. E queriam era matar a fome. Até há quem diga que nesse ano e só nesse ano havia mais pessoas com fome do que doentes no mundo. Provas?
iShares S&P Global Consumer Staples
R: 13,1%
V: 14,7%
iShares S&P Global Healthcare Sector
R: 1,9%
V: 15,5%

Projeções a 50 anos: Em mais de metade dos 50 anos haverá mais pessoas com fome do que doentes. Logo se o iShares S&P Global Consumer Staples não der um retorno superior ao Healthcare, claramente eu pago um pequeno almoço às 4 raparigas mais bonitas do fórum. Com tudo a que elas tiverem direito.

Pelos vistos temos um Precog Lusitano entre nós... :lol:
http://www.publico.pt/opiniao/noticia/o ... no-1665658

por K2O4 » 7/8/2014 14:03

Boas,

Para mim, um período mínimo já com uma para-razoável significância estatistica começa num prazo de 3 anos. Sendo assim, proponho uma simples contabilidade aos foristas: Vejam quais foram os retornos acumulados dos últimos 3 anos no setor da saúde vs setor comsumer staples, e também podem ver a volatilidade média desses 3 anos, se bem que eu vou afirmar sempre que o que nós acumulamos são retornos e não desvio padrão (que me interessa a mim um desvio padrão maior, se isso implicou mais retornos, que compensaram o maior risco incorrido).
Chamo a atenção que, preferencialmente, num gráfico de retornos vs desvio padrão, devemos usar uma escala logaritmíca e não linear, de modo a dar mais relevância aos dados de um passado mais recente que aos dados mais longíquos (efeito memória e de cluster verificado na volatilidade que se vai progessivamente desvanecendo com o avançar do tempo.).

Vou lançar um desafio a qualquer forista: Se daqui a 5 anos (ano zero em 2014), o setor do consumer staples tiver um retorno acumulado superior ao setor da saúde, eu pago um almoço/jantar no Gambrinus para 4 pessoas, caso contrário o forista apostador paga esse almoço/jantar.

Abr,
K2O4

Registado: 4/8/2014 22:47

por ghorez » 7/8/2014 12:59

É claro que se quiserem ganhar dinheiro... (22 Set 2006 - 07 Agosto 2014)

iShares S&P Global Consumer Staples
Retorno: 103,8%
Volatilidade: 17,2%

iShares S&P Global Healthcare Sector
Retorno 92,7%
Volatilidade: 18,7%

...vão pelo que o VG disse e vão muito bem.

Se quiserem conversa e perder dinheiro, já sabem. 8-) :wink: :lol:

por K2O4 » 7/8/2014 12:45

avataris Escreveu:Pode ser interessante para identificar os sectores que melhor reagem em diferentes momentos.
http://allfinancialmatters.com/wp-conte ... 2-2009.pdf

Boa partilha.

1. O quadro de resultados dos vários setores é referente ao período de 1992-2009.

O setor que menos caiu em 2008 foi o Health Care com -22.81% e em 2009 os retornos foi de 21.71%.
Para atingir o break even (recuperação das perdas) em relação às perdas de 2008, este setor deveria ter tido um ganho de 29.55% em vez de 21.71% registado, sendo que esta diferença para o break even é de 7.84%.

O setor da Tecnologia em 2008 teve uma queda de -42.87% e em 2009 subiu 64.48%.
Para atingir o referidio break even, em 2009 o ganho devia ter sido de 75.04% e não 64.48%, pelo que a diferença para o break even é de 10.56%.

Sendo assim, quando comparado os retornos daqueles 2 setores apenas para os anos 2008 e 2009, o melhor foi o setor da saúde.

2. O VG na página 259 (20/07/2014 às 23:46 H) do seu tópico, postou um gráfico e a respetiva tabela da performance de retornos e da volatilidade para os vários setores indicados, para o período de 1963-2014.

Na tabela, verifica-se que, para esse período, o setor que teve o maior valor médio de retornos foi o Consumer Staples com 13.33% e foi o 2º setor com menor volatilidade com 14.51% (o 1º foi o setor das Utilities com 13.39% de volatilidade).

Quanto ao parâmetro volatilidade/desvio padrão dos retornos era expectável que aqueles 2 setores tivessem os valores mais baixos de volatilidade, devido às características próprias do negócio ser o menos arriscado, dado que dizem respeito a produtos de consumo de 1ª necessidade (excluindo o tabaco) – Consumer Staples – e a serviços básicos energéticos ( fornecimento de electricidade e gás), serviços de saneamento básico (abastecimento de água, drenagem e tratamento das águas residuais, drenagem de águas pluviais e recolha e tratamento de resíduos sólidos) e serviços de fornecimento de meios digitais (internet, televisão, telefone, …); produtos e serviços que, de uma maneira geral, um consumidor médio de um país desenvolvido não pode abdicar, logo o negócio está mais ou menos garantido mesmo nas alturas péssimas de crash.

A minha perspetiva futura é de que tenho poucas dúvidas que no binómio retornos-volatilidade, o setor mais interessante não será o do Consumer Staples mas sim o Setor da Saúde, e passo a explicar o meu fundamento:

Com o progressivo aumento da esperança de vida, cada vez mais vamos ter uma poulação mais envelhecida, população essa em que cada vez mais se vai alargando a diferença entre o consumo básico(staples) e o consumo de medicamentos e de serviços de saúde cada vez mais específicos e caros enquanto não são massificados.
Por outro lado, se perguntarem a um doente com uma doença crónica grave se ele quer poupar no consumo básico ou no tratamento da sua doença, a resposta é óbvia: custo o que custar, ele quer é manter-se vivo e prolongar ao máximo o seu tempo de vida.

Sendo assim, o Setor da Saúde cada vez mais vai ser um setor tipo “growth” em parte como as empresas ou o investimento tipo growth, em que o doente está sempre disposto a pagar um preço extra pela inovação e eficácia nos tratamentos e cuidados de saúde para se manter vivo, assim como a consciência ecológica estará disposta a pagar um preço extra pela utilização de energias renováveis e não poluentes, em detrimento dos combustíveis mais poluentes, pois ele também está a tratar indiretamente da sua saúde e da saúde das gerações vindouras.

Abr,
K2O4
Editado pela última vez por K2O4 em 7/8/2014 14:38, num total de 2 vezes.

por K2O4 » 7/8/2014 10:58

Boas,

O excedente da estagnação da Europa.

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... uropa.html

Um artigo espetacular de um grande professor, com uma clareza de ideias como a água quimica e bacteriológicamente pura.
Aqui está um excelente exemplo de um sábio professor que não complica, descomplica e torna as suas ideias perfeitamente compreensíveis, logo à 1ª leitura, por uma pessoa de compreensão média.

Abr,
K2O4

por daniel__ » 7/8/2014 10:04

Pode ser interessante para identificar os sectores que melhor reagem em diferentes momentos.

http://allfinancialmatters.com/wp-conte ... 2-2009.pdf
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por chico_laranja » 7/8/2014 9:58

Outra vez arroz nnnnnnnnnnnnããããããããããããããããããããããããããããããoooooooooooooooooooo :wall: :wall: :wall:

Moderem-se sff.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por K2O4 » 7/8/2014 9:47

Um rafeiro por mais que se esforçe nunca chega a ser um cão de fila, pois falta-lhe a genética de qualidade e o background dos conhecimentos acumulados.

por ghorez » 7/8/2014 9:08

O Alquimista Escreveu:

:lol:
Isso de ganhar dinheiro não é com o outro... o outro quer é modelos matemáticos copiados de sites, palavreado e agora até copia a publicidade daquele banco: diz as frases meio em inglês, meio em português que é para ver se atrai emigrantes e pessoal incauto!! Mas ganhar dinheiro, mostrar números, mostrar que consegue bater consistentemente o índice onde faz "gestão ativa"...isso...tá quieto.

Há quem prefira ganhar elogios e aplausos a.... dinheiro. :lol:

por VirtuaGod » 7/8/2014 3:09

O Alquimista Escreveu:

Diria que se alguém seguir o que se diz na escola primária pelo menos ganha algum :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por O Alquimista » 7/8/2014 1:59

"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Rick Lusitano » 7/8/2014 1:37

VirtuaGod Escreveu:3º Tem que se mostrar pelo menos backtests ou só mandar bitaites?

O que quiseres, amigo VG. Claro que, opiniões fundamentadas e baseadas em fontes credíveis, dão mais peso á argumentação do interlocutor.

por Rick Lusitano » 7/8/2014 1:35

chico_laranja Escreveu:avataris

Tens que ter em mente o espírito de cada um.

O BedRock/K2O4 acaba por ter uma forma mais agressiva de estar no mercado e o VG uma forma mais conservadora estando o Rick no meio.

Eu identifico-me mais com a forma de estar do Rick pois acho que um pouco de risco não faz mal a ninguém mas também vai de cada um. O meu universo temporal e >5 anos pelo que a tomada de risco acaba por ficar diluída :roll:

Huum, sempre ouvi dizer, que é no meio, que estão as virtudes. :twisted:

É uma escala de risco, VG, Rick, BR. :lol:

Só falta o BR, criar um tópico destinado para os investidores mais agressivos, até ofereço o nome para o novo tópico, "OS REVOLUCIONÁRIOS DOS MERCADOS". 8-)

Metia lá uma linhas de tendência, uns gráficos com MACD, Fibos. Criava a ponte entre o meu/nosso tópico para investimento em fundos de uma forma mais agressiva, com analise técnica, fundamental, etc. Para os investidores com conhecimentos mais avançados do que neste tópico e do VG.

por Rick Lusitano » 7/8/2014 1:22

São coisas diferentes, apesar de investirem em activos denominados em EUR e domiciliados principalmente na Zona Euro. Colocando por ordem crescente de risco/retorno:

ES Liquidez :arrow: Papel comercial, depósitos bancários, ou outros instrumentos de dívida até 1 ano de maturidade

ES Tesoraria Ativa :arrow: Obrigações de ultra curto prazo, 1-3 anos de maturidade, papel comercial, depósitos bancários

AXA Euro 3-5 :arrow: Obrigações de curto prazo, 3-5 anos de maturidade

AXA Euro 5-7 :arrow: Obrigações de médio prazo, 5-7 anos de maturidade

Ao aumentares o prazo de maturidade/investimento, aumenta o risco e volatilidade, assim como podem dar maiores retornos para compensar o aumento do risco.

por K2O4 » 7/8/2014 0:08

VirtuaGod Escreveu:
3º Tem que se mostrar pelo menos backtests ou só mandar bitaites?

Já agora convém também fazer forwardtests, pois eu gosto de ver as partes "out of sample" e "in sample" do passado ao presente no backtest, mas mais ainda gosto de ver a parte projetada para o futuro "out of sample" do forwardtest. :mrgreen:

VirtuaGod Escreveu:
6ª Posso usar alavancagem?

Podes usar desde que seja no bull. :D

VirtuaGod Escreveu:
7ª Já sei que o meu objectivo (diminuição de risco ao máximo) é diferente de outros intervenientes que é maximizar o lucro. Qual é que vocês acham que é melhor? e pk?

Para diminuir o risco ao máximo, vais para o risk free, pois o mínimo do risco é o não risco ou o livre de risco. :D
Para perguntares qual é o melhor, tens de previamente definir alguns pressupostos, tais como: definir os horizontes temporais do investimento (curto, médio e longo prazo), as tedências de mercado (bull, bear, lateralização), as classes e categorias dos ativos financeiros, ... , dado que o que perguntas não é uma variável unívoca absoluta mas sim uma variável relativa multifactorial. :mrgreen:

"O negócio só é bom no forwardtest do pagamento efetivo e não no backtest da intenção de compra." - - - - Frase agora criada, para o efeito, pelo K2O4 com inspiração no pensamento do BedRock. :D

Um abraço,
BedRock

O Bazar do Cash

por Rick Lusitano » 6/8/2014 23:23

Todos nós, temos fundos de investimento, a maioria deles senão a totalidade, investem em posições longas, o "Long", e tradicionalmente, investimos numa alocação de acções e obrigações. Como nós já vimos, a correlação entre as acções e as obrigações, já não são aquilo que eram no passado, devido a intervenção dos Bancos Centrais, nomeadamente o Fed, BCE, BoE. E como bem sabemos, ter uma parcela da nossa carteira em liquidez tem as suas vantagens, ser uma classe teoricamente mais segura, com a possibilidade de servir de ancora em tempestades nos mercados financeiros, e dá-nos o poder de entrar em oportunidades de negócio quando elas surgem. Mas também é pouco rentável no longo prazo. Logo temos que tentar ter alternativas de diversificação na nossa carteira, seja através de outros instrumentos financeiros, ou classes de activos, ou até mesmo outras estratégias de investimento.

No caso especifico dos fundos, podemos fazer muita coisa, em termos de diversificação de classes e de estratégias de investimento:

Ter fundos com posições longas nas seguintes classes:

:arrow: Acções (inclui o Imobiliário Indirecto)

:arrow: Obrigações (inclui o Imobiliário Indirecto)

:arrow: Mercado Monetário

:arrow: Imobiliário Directo (habitualmente incluindo na classe dos "Real Assets")

:arrow: Matérias-primas (em fundos de investimento com ETFs, derivados ou mesmo directamente através de ETFs)

:arrow: Private Equity

Ou ter também fundos com estratégias de investimento alternativas ao tradicional "Long Only":

:arrow: Absolute Return (Long/Short Market Neutral)

:arrow: Long/Short

:arrow: 130/30

:arrow: Global Macro

:arrow: Divisas

:arrow: Derivados

:arrow: Arbitragem da Dívida

:arrow: Event Driven

:arrow: Volatilidade

:arrow: Multi-estratégia (Mistos)

Para ilustrar deixo umas imagens retiradas do último paper trimestral da J.P.Morgan Asset Management, o Guide to the Markets (USA) que se encontra disponível na página deste tópico "Documentação":

JPM - 3Q - Correlations and Volatility.gif

JPM - 3Q - Asset Classes.gif

JPM - 3Q - Alternative Asset Classes.gif

JPM - 3Q - Fixed Income Sectors.gif

JPM - 3Q - Equities Sectors.gif

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], cali010201, carlosdsousa, icemetal, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO e 194 visitantes