BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
yaya Escreveu:O que eu acho que vai acontecer é dividir o banco novo e distribuí-lo em partes proporcionais por todos os bancos portugueses para não interferir na concorrência. o Santander se entrar fica com 30% mercado já demasiado exposto à nossa economia.
Estou mesmo a ver o Manel da caixa da agência a ir ao BCP de manhã abrir a caixa, ao BPI à tarde e ao Santander à noite tratar do fecho da tesouraria. Se tudo na vida fosse tão simples como as contas matemáticas.....
- Registado: 4/2/2014 2:39
O que eu acho que vai acontecer é dividir o banco novo e distribuí-lo em partes proporcionais por todos os bancos portugueses para não interferir na concorrência. o Santander se entrar fica com 30% mercado já demasiado exposto à nossa economia.
artista_ Escreveu:excalibur2000 Escreveu:Caros,
Estava fora do BES desde que li o prospeto do aumento de capital.
Para quem estava dentro, depois de acalmados os ânimos (que dói, eu sei) sugiro o seguinte:
Não fará sentido, invés de se prepararem para comprar mais guerras perdidas como processar o NB, quererem uma parte do NB porque compraram açoes do "banco todo" ( e ainda não perceberam que o "banco todo" faliu, e que todos os accionistas tiveram a possibilidade de resgatar o "seu banco todo" se aumentassem o capital, de forma a que os rácios permitissem manter a licença e o financiamento: Dito de forma feia, forma e fria: O banco faliu e com ele os seus donos, todos. Como quando a mercearia do Sr Joaquim faliu, faliu o Sr. Joaquim e os filhos!)
Eu já expliquei isso de muitas formas mas não é fácil! Basta dizer que cada um teria de meter lá, pelo menos, 8 vezes o valor da sua posição à cotação a que foi suspensa a negociação. obviamente não deveria haver um único com capacidade e/ou disposição para o fazer!excalibur2000 Escreveu:A seguir aos ES o maior acionista era o CA, perdeu 708 M Euros. Não disse que ia processar a CMVM, nem o BP, nem que queria ficar com uma parte do NB. Vão processar a anterior administração.
Sinceramente se eu estivesse dentro iria seguir atentamente os próximos passos do Crédit Agricole. Por um lado 708 M devem dar muita motivação, por outro provavelmente estarão bem assessorados e saberão o que estão a fazer!
Aqui não concordo contigo, em primeiro lugar acho que o CA já disse que iria avançar com um processo ou que tinha intenção de o fazer, acho que não será o único. Por outro lado, ganhando processos ou não acho a atuação dos reguladores incompetente, conivente com administração (consciente ou inconscientemente) e irresponsável!
Artista,
Até concordo que a actuação do regulador não foi a melhor! Mas alguém pensou já quais seriam as alternativas? Avisava que o BES estava em risco de falir e não suspendia a negociação? isto acabava igual, não?
Do meu ponto de vista as mensagens de calma do Bp dirigiam-se essencialmente aos depositantes. Os investidores têm obrigação de ter outro tipo de conhecimentos e saber ler nas entrelinhas: Estava lá tudo: Exposição ao GES e ESI, incerteza, BESA, Senão vejamos:
Sinceramente, embora sejam 375 páginas, aconselho que leiam o prospecto da CMVM, de 20 de Maio, antes de opinar. Pois as opiniões bem informadas serão sempre mais valiosas.
Aqui está tudo! Desde a possibilidade da perda da totalidade do capital, até ao risco do BESA e exposição às empresas do ES (em reestruturação...) e ás novas regras da união bancária.
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd30108.pdf
Cumprimentos
- Registado: 9/7/2009 14:46
mete a ficha e mais uma corrida? adoro este capitalismo 

- Registado: 18/7/2013 15:16
Satander e Bradesco sondam regulador para investir no BES
Grupos espanhóis e brasileiros contactaram supervisor para discutir entrada no BES. Clarificação é essencial para decisão final.
O Banco de Portugal (BdP) foi contactado por pelo menos cinco bancos internacionais potencialmente interessados em investir no BES, apurou o Económico. O brasileiro Bradesco e o espanhol Santander encontram-se entre as instituições que têm mantido contactos com o supervisor, que tenta promover uma solução que permita reforçar os rácios de solvabilidade do banco sem necessidade de recorrer à linha de capitalização do Estado.
Segundo várias fontes financeiras, estes bancos terão sondado o supervisor quanto à possibilidade de comprarem participações no banco com a benção das autoridades portuguesas, numa altura em que o Banco de Portugal assumiu as rédeas na transição em curso no BES. Estes contactos exploratórios explicam as declarações do governador do BdP, Carlos Costa, na semana passada, sobre o potencial interesse de investidores no BES.
"O que está a acontecer é uma espécie de leilão: o Banco de Portugal deixou claro ao mercado que quer novos investidores no BES e vários bancos estão a olhar com atenção para o dossier", disse ao Diário Económico um responsável de um banco de investimento em Londres.
Não foi possível apurar se houve contactos entre estes potenciais interessados e a gestão do BES, que desde a semana passada passou a ser liderada por Vítor Bento.
O jornal espanhol "El Economista" avançou na sexta-feira que o Banco de Portugal terá contactado o Santander para o "convidar" a estudar um investimento no BES. O jornal espanhol refere que também o BPI e o BCP "poderão" ter sido contactados pelo supervisor. Algumas fontes avançaram ao Económico que o BBVA também poderá estar na corrida.
Questionadas pelo Diário Económico, fontes oficiais do BdP, Santander, BBVA e Bradesco não quiseram fazer comentários.
A entrada de novos investidores no capital do banco será crucial para reforçar os rácios de solvabilidade sem necessidade de recorrer à linha de capitalização do Estado. Tal como o Diário Económico noticiou, a nova administração do BES está a trabalhar nesta solução. Além de bancos estrangeiros, estarão a avaliar investimentos no BES fundos internacionais como o Apollo e o KKR, que foram convidados a analisar o dossier ainda pela administração liderada por Ricardo Salgado.
Na sexta-feira, no Parlamento, Carlos Costa avançou que se trata de vários "bancos de investimento e fundos europeus". Referiu, porém, que a eventual entrada destes investidores no terceiro maior banco português apenas terá lugar após a clarificação da situação do BES e da sua exposição às empresas do Grupo Espírito Santo (GES), que estão no limiar da insolvência.
"É muito provável que haja uma solução privada para reforçar o capital", disse Carlos Costa perante os deputados, frisando que é "evidente" que isso só poderá acontecer quando "se eliminarem as incertezas" e que, por essa razão, o Banco de Portugal pediu a realização de duas auditorias independentes ao Grupo BES.
Supervisor pediu ao BES plano de capitalização
O governador assegurou que os elementos disponíveis indicam que o BES está devidamente capitalizado e que a sua exposição ao GES e os problemas no BES Angola não deverão comprometer os rácios mínimos de capital. Porém, Carlos Costa acrescentou que isto não é suficiente para acabar com a incerteza em relação ao banco e que, por essa razão, solicitou à nova gestão do BES um plano de recapitalização. Recorde-se que, na sexta-feira à noite, a ESI fez o pedido de gestão controlada. Isto permitir-lhe-á avançar com o plano de reestruturação sob protecção da Justiça, plano este que será aprovado pelos accionistas da ESI numa assembleia-geral marcada para 29 de Julho.
O BES é um dos principais credores da ESI, que tem sede no Luxemburgo e é a holding de topo do Grupo Espírito Santo, detendo 100% da Rio Forte e 49% na Espirito Santo Financial Group, de forma indirecta.
http://economico.sapo.pt/noticias/santa ... 98022.html
Pergunto se isto não foi feito tudo propositadamente.?
Uma vez que já sabiam que havia interessados
Grupos espanhóis e brasileiros contactaram supervisor para discutir entrada no BES. Clarificação é essencial para decisão final.
O Banco de Portugal (BdP) foi contactado por pelo menos cinco bancos internacionais potencialmente interessados em investir no BES, apurou o Económico. O brasileiro Bradesco e o espanhol Santander encontram-se entre as instituições que têm mantido contactos com o supervisor, que tenta promover uma solução que permita reforçar os rácios de solvabilidade do banco sem necessidade de recorrer à linha de capitalização do Estado.
Segundo várias fontes financeiras, estes bancos terão sondado o supervisor quanto à possibilidade de comprarem participações no banco com a benção das autoridades portuguesas, numa altura em que o Banco de Portugal assumiu as rédeas na transição em curso no BES. Estes contactos exploratórios explicam as declarações do governador do BdP, Carlos Costa, na semana passada, sobre o potencial interesse de investidores no BES.
"O que está a acontecer é uma espécie de leilão: o Banco de Portugal deixou claro ao mercado que quer novos investidores no BES e vários bancos estão a olhar com atenção para o dossier", disse ao Diário Económico um responsável de um banco de investimento em Londres.
Não foi possível apurar se houve contactos entre estes potenciais interessados e a gestão do BES, que desde a semana passada passou a ser liderada por Vítor Bento.
O jornal espanhol "El Economista" avançou na sexta-feira que o Banco de Portugal terá contactado o Santander para o "convidar" a estudar um investimento no BES. O jornal espanhol refere que também o BPI e o BCP "poderão" ter sido contactados pelo supervisor. Algumas fontes avançaram ao Económico que o BBVA também poderá estar na corrida.
Questionadas pelo Diário Económico, fontes oficiais do BdP, Santander, BBVA e Bradesco não quiseram fazer comentários.
A entrada de novos investidores no capital do banco será crucial para reforçar os rácios de solvabilidade sem necessidade de recorrer à linha de capitalização do Estado. Tal como o Diário Económico noticiou, a nova administração do BES está a trabalhar nesta solução. Além de bancos estrangeiros, estarão a avaliar investimentos no BES fundos internacionais como o Apollo e o KKR, que foram convidados a analisar o dossier ainda pela administração liderada por Ricardo Salgado.
Na sexta-feira, no Parlamento, Carlos Costa avançou que se trata de vários "bancos de investimento e fundos europeus". Referiu, porém, que a eventual entrada destes investidores no terceiro maior banco português apenas terá lugar após a clarificação da situação do BES e da sua exposição às empresas do Grupo Espírito Santo (GES), que estão no limiar da insolvência.
"É muito provável que haja uma solução privada para reforçar o capital", disse Carlos Costa perante os deputados, frisando que é "evidente" que isso só poderá acontecer quando "se eliminarem as incertezas" e que, por essa razão, o Banco de Portugal pediu a realização de duas auditorias independentes ao Grupo BES.
Supervisor pediu ao BES plano de capitalização
O governador assegurou que os elementos disponíveis indicam que o BES está devidamente capitalizado e que a sua exposição ao GES e os problemas no BES Angola não deverão comprometer os rácios mínimos de capital. Porém, Carlos Costa acrescentou que isto não é suficiente para acabar com a incerteza em relação ao banco e que, por essa razão, solicitou à nova gestão do BES um plano de recapitalização. Recorde-se que, na sexta-feira à noite, a ESI fez o pedido de gestão controlada. Isto permitir-lhe-á avançar com o plano de reestruturação sob protecção da Justiça, plano este que será aprovado pelos accionistas da ESI numa assembleia-geral marcada para 29 de Julho.
O BES é um dos principais credores da ESI, que tem sede no Luxemburgo e é a holding de topo do Grupo Espírito Santo, detendo 100% da Rio Forte e 49% na Espirito Santo Financial Group, de forma indirecta.
http://economico.sapo.pt/noticias/santa ... 98022.html
Pergunto se isto não foi feito tudo propositadamente.?
Uma vez que já sabiam que havia interessados
- Registado: 1/8/2014 14:27
ovelhaxone Escreveu:muito bom
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61

mas atenção que bdp segue ordens de bruxelas na divisão de bancos.
já agora houve um bail-out mas não houve nenhum bail-in. outra dúvida é: e se obrigarem os acionistas a fazerem um bail-in?
quem parte e reparte e fica com a pior parte ou é burro ou não tem arte. veremos se fizeram bem a repartição.
A ISDA diz que não houve evento de crédito....Nem com CDS se está protegido....
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... encia.html
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... encia.html
- Registado: 29/10/2013 10:04
- Registado: 18/7/2013 15:16
yaya Escreveu:Estou convicto que desta vez a história vai ser diferente e o final será outro àquilo a que a nossa justiça nos vem habituando.
E porquê? Porque mete capital estrangeiro com peso.
Outra questão: as dívidas do SLB foram para o banco bom ou mau?Se foi para banco mau as vendas do garay, markovic e cª ainda podem ir parar aos bolsos dos acionistas. Ou não?
Dos credores, dos acionistas esquece isso. nunca mais vao ver um tostão, NUNCA MAIS
Lose your opinion, not your money
Estou convicto que desta vez a história vai ser diferente e o final será outro àquilo a que a nossa justiça nos vem habituando.
Outra questão: as dívidas do SLB foram para o banco bom ou mau?
Se foi para banco mau as vendas do garay, markovic e cª ainda podem ir parar aos bolsos dos acionistas. Ou não?
Outra questão: as dívidas do SLB foram para o banco bom ou mau?

JDoe Escreveu:milao218 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Bem, com tanta informação sobre reembolsos de papel do GES da rio forte, agora parece que a malta do AC também pode reaver o guito, fala-se nos pequenos acionistas, existe alguma probabilidade de os acionistas verem o guito primeiro que a dívida subordinada?
É que baralho, ainda vou ver acionistas a receber primeiro que eu, se receber alguma coisa, e não quero, nem gosto, nem faz sentido, eu assumo as regras apra tudo, não me queixo, mas baralho, assim também não dá...
Se é preciso chorar e dizer que sou um burro imcompetente para reaver algum, digam-me só onde tenho que ir fazer o teatro...
Onde é que ouviste isso???Era bem bom.Não acredito.
quanto a isso que se fala de se considerar ilegal o AC o que é que queria dizer? é que o menos mau (se é possível) nesta história toda é que eu vendi os meus direitos.. ainda teria de devolver esse guito??????
Penso que ele deve de estar a falar de noticias que sairam como esta : http://www.publico.pt/economia/noticia/bancos-ligados-ao-aumento-de-capital-dos-bes-podem-ser-responsabilizados-1665504#/comments e esta: http://m.tsf.pt/m/newsArticle?page=1&contentId=4064283
A DECO diz que os acionistas deste ultimo aumento de capital deviam de ser reembolsados pois investiram e mantiveram posição confiando nas palavras do BdP.
A CMVM diz algo um pouco semelhante, mas essencialmente procura irregularidades na elaboração do aumento de capital ou informação ocultada que levou a sua aprovação e está em "braço de ferro" com o BdP, que quer passar as culpas para a CMVM dizendo que estes é que são responsaveis pela autorização e prospecto do AC, mas a CMVM já afirmou que não tem autoridade necessaria para aprovar um aumento de capital.
Eu estou a seguir estas noticias e procura de novidades neste tema pois foi onde perdi o meu investimento, mas sinceramente depois de tudo o que vi/li nestes ultimos tempos, não tenho muita fé que isto dê em alguma coisa

- Registado: 3/8/2014 23:50
pata-hari Escreveu:O Pedro Santos Guerreiro escreve um texto muito bom, embora muito negro, relativamente a esta solução. No expresso: "BES ou um milagre sem rosas".
(...)
pata-hari, obrigado pela partilha, concordo com cada frase 1.000%.
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.
- Registado: 3/8/2014 16:53
milao218 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Bem, com tanta informação sobre reembolsos de papel do GES da rio forte, agora parece que a malta do AC também pode reaver o guito, fala-se nos pequenos acionistas, existe alguma probabilidade de os acionistas verem o guito primeiro que a dívida subordinada?
É que baralho, ainda vou ver acionistas a receber primeiro que eu, se receber alguma coisa, e não quero, nem gosto, nem faz sentido, eu assumo as regras apra tudo, não me queixo, mas baralho, assim também não dá...
Se é preciso chorar e dizer que sou um burro imcompetente para reaver algum, digam-me só onde tenho que ir fazer o teatro...
Onde é que ouviste isso???Era bem bom.Não acredito.
quanto a isso que se fala de se considerar ilegal o AC o que é que queria dizer? é que o menos mau (se é possível) nesta história toda é que eu vendi os meus direitos.. ainda teria de devolver esse guito??????
- Registado: 17/9/2012 9:57
Sr_SNiper Escreveu:Bem, com tanta informação sobre reembolsos de papel do GES da rio forte, agora parece que a malta do AC também pode reaver o guito, fala-se nos pequenos acionistas, existe alguma probabilidade de os acionistas verem o guito primeiro que a dívida subordinada?
Onde é que ouviste isso???

- Registado: 19/10/2009 20:36
Supervisor abre excepção para papel comercial
As provisões para o risco de reembolso aos clientes passou para o Novo Banco, que pode assim cumprir o compromisso assumido em Julho.
A nova administração do Novo Banco, liderada por Vítor Bento, pode cumprir o compromisso de reembolsar os clientes de retalho do antigo Banco Espírito Santo (BES) pelo papel comercial colocado aos balcões desta instituição, emitidos por empresas do Grupo Espírito Santo (GES). Está aqui incluída a dívida da Espírito Santo International, da Rioforte e da Espírito Santo Financial Group (ESFG), as três em processo de protecção contra credores.
Em resposta a um pedido de esclarecimento do Diário Económico, o Banco de Portugal explica que "a provisão que acautela o risco relacionado com o reembolso aos clientes do BES do papel comercial do GES foi transferida para o Novo Banco".
A equipa de Vítor Bento - anterior gestão do BES, actual gestão do Novo Banco - comprometeu-se em Julho, mais do que uma vez, a assumir o pagamento ao retalho do papel comercial emitido pelas sociedades do GES, colocadas aos balcões da instituição. Para o efeito, o BES constituiu mesmo uma provisão superior a 800 milhões de euros. A transferência desta provisão permite agora ao Novo Banco cumprir a responsabilidade assumida. Até ao fecho da edição não foi possível obter uma resposta oficial por parte do banco liderado por Vítor Bento.
A dúvida foi lançada na sequência do comunicado ontem emitido pelo Banco de Portugal, no qual o supervisor tentava clarificar que activos e passivos ficaram no BES e quais passaram para o Novo Banco, banco de transição criado para alocar os activos não tóxicos da instituição.
Nesse mesmo esclarecimento, a entidade liderada por Carlos Costa explicava que os passivos relativos a "quaisquer responsabilidades ou contingências relativas a comercialização, intermediação financeira e distribuição de instrumentos de dívida emitidos por entidades que integram o universo do Grupo Espírito Santo (GES)" ficavam no BES. Ou seja, são responsabilidades perante terceiros pelas quais é o BES que tem de responder e não o Novo Banco. Opapel comercial é, tendo em conta os compromissos passados assumidos por Vítor Bento, uma excepção a esta regra, provavelmente fruto da necessidade de não abalar o risco reputacional do Novo Banco.
http://economico.sapo.pt/noticias/super ... 99180.html
As provisões para o risco de reembolso aos clientes passou para o Novo Banco, que pode assim cumprir o compromisso assumido em Julho.
A nova administração do Novo Banco, liderada por Vítor Bento, pode cumprir o compromisso de reembolsar os clientes de retalho do antigo Banco Espírito Santo (BES) pelo papel comercial colocado aos balcões desta instituição, emitidos por empresas do Grupo Espírito Santo (GES). Está aqui incluída a dívida da Espírito Santo International, da Rioforte e da Espírito Santo Financial Group (ESFG), as três em processo de protecção contra credores.
Em resposta a um pedido de esclarecimento do Diário Económico, o Banco de Portugal explica que "a provisão que acautela o risco relacionado com o reembolso aos clientes do BES do papel comercial do GES foi transferida para o Novo Banco".
A equipa de Vítor Bento - anterior gestão do BES, actual gestão do Novo Banco - comprometeu-se em Julho, mais do que uma vez, a assumir o pagamento ao retalho do papel comercial emitido pelas sociedades do GES, colocadas aos balcões da instituição. Para o efeito, o BES constituiu mesmo uma provisão superior a 800 milhões de euros. A transferência desta provisão permite agora ao Novo Banco cumprir a responsabilidade assumida. Até ao fecho da edição não foi possível obter uma resposta oficial por parte do banco liderado por Vítor Bento.
A dúvida foi lançada na sequência do comunicado ontem emitido pelo Banco de Portugal, no qual o supervisor tentava clarificar que activos e passivos ficaram no BES e quais passaram para o Novo Banco, banco de transição criado para alocar os activos não tóxicos da instituição.
Nesse mesmo esclarecimento, a entidade liderada por Carlos Costa explicava que os passivos relativos a "quaisquer responsabilidades ou contingências relativas a comercialização, intermediação financeira e distribuição de instrumentos de dívida emitidos por entidades que integram o universo do Grupo Espírito Santo (GES)" ficavam no BES. Ou seja, são responsabilidades perante terceiros pelas quais é o BES que tem de responder e não o Novo Banco. Opapel comercial é, tendo em conta os compromissos passados assumidos por Vítor Bento, uma excepção a esta regra, provavelmente fruto da necessidade de não abalar o risco reputacional do Novo Banco.
http://economico.sapo.pt/noticias/super ... 99180.html
pata-hari Escreveu:O Pedro Santos Guerreiro escreve um texto muito bom, embora muito negro, relativamente a esta solução. No expresso: "BES ou um milagre sem rosas".
(não sei porquê, apesar de supostamente ser conteúdo pago, tenho acesso via facebook, vou aproveitar para o colar aqui. Perdoa-me Pedro mas deverias ser considerado bem-publico")
Tirando alguns radicais destrambelhados, toda a gente quer que o BES corra bem – ou menos mal. O impacto na sociedade é tão grande, e o que sabe já sobre os atos de gestão recentes é tão grave, que não se percebe como é que ainda não há gente detida. O Banco de Portugal não é polícia, mas alguém em Portugal devia ser polícia: por exemplo, a polícia.
Mas o desejo de que as coisas corram bem transforma-se mais em fé do que em certeza. Daí ouvirmos desde domingo uma corrente positivista sobre a solução. Porque, dizem, não é uma nacionalização; e porque, acrescentam, não tem custos para os contribuintes. Veremos. Vejamos:
O BES mau está compreendido. Não é aí que há riscos. No BES mau há apenas um tema, o dos acionistas e obrigacionistas que perdem (quase) todo o seu dinheiro. Não se trata apenas da família Espírito Santo, indelevelmente ligada à gestão (e ao proveito) que produziu o maior escândalo financeiro de sempre em Portugal. Nem se trata apenas de tubarões da alta finança, fundos estrangeiros mais ou menos descomunais que acomodam um prejuízo destes na cova de um dos seus dentes. Há muitos pequenos investidores portugueses, clientes, empregados, pensionistas que investiram em ações do BES e foram defraudados. Muitos eram-no há muitos anos. Outros eram-no há apenas um mês e meio, quando injetaram 1,1 mil milhões de euros no BES que agora valem quase zero. Na escala moral, é melhor que percam os investidores bolsistas do que os contribuintes, mas não se pense que isso não é injusto (para não dizer ilegal) nem que não tem consequências. Claro que tem. E é uma vergonha. Os acionistas ficaram com o mau e perderam o bom.
Não há outra palavra: os acionistas do BES foram expropriados. É uma expropriação legal, está prevista na lei (e decorre da lei europeia), mas é ainda assim uma expropriação. Haverá uma chuva de processos, contra a anterior gestão do BES e certamente também contra reguladores, por terem autorizado um aumento de capital e emissão de dívida subordinada em tempos ruidosos. Além disso, é muito possível que tentem impugnar uma venda do BES bom. Os advogados ficarão felizes com o descalabro do GES e do BES. Adiante.
O risco para os contribuintes não está no BES mau, mas no BES bom, isto é, no Novo Banco. A solução é inteligente mas depende de um fator: da venda rápida e por bom preço.
OS ACIONISTAS DO BES FORAM EXPROPRIADOS. É UMA EXPROPRIAÇÃO LEGAL, ESTÁ PREVISTA NA LEI (E DECORRE DA LEI EUROPEIA), MAS É AINDA ASSIM UMA EXPROPRIAÇÃO
Quanto vale o Novo Banco? Vale 4,9 mil milhões de euros? Dificilmente.
À hora que escrevo, o perímetro de divisão entre os ativos e passivos do BES e do Novo Banco não é ainda clara. Mas se é como parece, então ainda pode haver muito dinheiro a perder no Novo Banco. Sim, a auditoria da KPMG forçou prejuízos muito elevados no BES quanto à sua exposição ao GES, mas há outras frentes de risco. Por exemplo os fundos de reestruturação. E ainda os 3,2 mil milhões de euros que o BES Angola deve ao BES, sobretudo depois de José Eduardo dos Santos ter aproveitado a resolução do BES para cancelar a garantia do Estado de Angola. E ainda os prejuízos que estão na carteira de imobiliário.
Bancos como o BCP andaram anos a provisionar as carteiras de imobiliário, ao contrário do BES. Daqui até à União Bancária, os testes de stress poderão obrigar o BES a reconhecer mais perdas potenciais – e portanto os resultados negativos não deverão ficar por aqui. E um banco vale o valor atual dos seus cash flows futuros. No caso do Novo Banco, não há sequer o valor da marca a acrescentar. Pelo contrário, a marca retira valor, porque é desconhecida, o que tem impacto pelo menos sobre a captação de novos clientes. Mudar de nome faz-se num segundo, criar uma marca fiduciária dura anos.
Há uma carteira zombie de crédito à habitação na banca portuguesa desde há anos, gerada pelo desencontro entre as baixas taxas dos empréstimos do passado a prazos muito elevados e as taxas mais elevadas de “funding” dos próprios bancos, que têm mais curto prazo. Sendo prosaico: os bancos deram créditos à habitação a 30 e 40 anos a spreads abaixo de 1% mas entretanto começaram a pagar mais pelos seus próprios empréstimos. O reconhecimento desta perda futura tem vindo a ser feita ano após ano noutros bancos mas está especialmente atrasada no BES. Há muito dinheiro a perder aí. E mesmo que o “bad bank” tenha ficado com parte dessa carteira (o que não era possível confirmar à hora a que escrevia), então isso implica uma redução do balanço do banco bom, o Novo Banco. O banco fica mais pequeno. E um banco mais pequeno tem de reduzir o crédito concedido, logo está destinado a ganhar menos dinheiro. Até ser vendido, o Novo Banco enfrenta pois um cenário de geração de cash flow enfraquecida, de prejuízos e de cortes de custos, seja nos balcões, nos salários, na venda de operações.
Espero engolir estas palavras mas não creio que seja possível vender o Novo Banco por 4,9 mil milhões de euros. Se for depressa, a pressão sobre o preço é maior. Se for lentamente, os custos vão aumentando, inclusive nas contas públicas, e o banco pode ir desvalorizando o seu negócio, que não parece estar em condições comerciais pujantes. Além disso, a dívida do Fundo de Resolução ao Estado é tão grande – sim, daquele valor há 4,5 mil milhões que são dinheiro do Estado, é dívida pública, é pago por impostos dos portugueses – que os juros a suportar também o serão. A taxa de juro ainda não é conhecida mas mesmo que seja de 3,5%, muito abaixo do que pagaram BCP e BPI, o Fundo de Resolução terá de pagar mais de 150 milhões de euros de juros, o que absorve grande parte da dotação anual do Fundo, que é de 250 milhões.
Banco de Portugal e Governo dizem que, caso a venda do Novo Banco seja inferior a 4,9 mil milhões de euros, a dívida ficará no Fundo de Resolução. Hum… Isso quer dizer que seriam os demais bancos a pagar o prejuízo ao Estado. Duvido muito que isso possa acontecer, até porque significaria isso sim a dispersão do risco sistémico. Vão os acionistas do BCP, do BPI ou da Caixa (claro está) pagar o prejuízo? Pago para ver.
Pago mesmo. Porque se o Fundo de Resolução não compensar a diferença ao Estado, ou a dívida fica lá, tipo PPP a ser paga ao longo dos anos futuros pelos lucros e impostos dos demais bancos, ou os contribuintes acabam direta ou indiretamente por perder dinheiro.
QUANTO VALE O NOVO BANCO? VALE 4,9 MIL MILHÕES DE EUROS? DIFICILMENTE
Contas são contas e as minhas são estas. Não é prazer contrariar o entusiasmo geral (para o qual até o PS colaborou) e concordo que na sexta o desespero já era total: o comunicado do Banco de Portugal diz que o BES estava a deixar de ser contraparte do BCE e do FED, o que quer dizer que poderíamos enfrentar uma falência descontrolada. Mas não só 90% do dinheiro que acaba de ser injetado é do Estado como o Novo Banco tem de ser despachado depressa e por bom preço, caso contrário os contribuintes vão perder dinheiro, o Estado terá défice e os tansos do costume ouvirão de novo que andaram a viver acima das suas possibilidades. Garantido está já o efeito na economia, haja ou não uma boa venda do Novo Banco.
Poucas vezes escrevi esta frase: espero estar completamente enganado e pedir desculpa até ao final do ano aos leitores. Antes enganado que esganado. Mas já sinto o pescoço amarfanhar-se
Acrescento a dizer que corre a informação que a proposta do BCE, Bancos portugueses (ou a operar em Portugal) e alguns governantes era de deixar falir o banco para "servir de exemplo". Apenas o BDP teve a clarividência suficiente de se opor. Por ai se vê o lunatismo que reina na cabeça de muita gente (i)responsável. Não há-de estar a haver um sell off das acções de bancos na Europa. Com gente desta.....
Mas como o feitiço normalmente vira-se com o feitiçeiro, se este sell off se agravar e espalhar aos bancos dos paises fortes (alemanha, UK e outros) ou contagiar demasiado os juros das dividas dos paises débeis ainda vamos ver uma alteração à lei dos resgastes a dizer que apenas os accionistas institucionais e os de referência é que ficam a zero protegendo-se os pequenos accionistas. Vamos ver o que as cabeças (i)responsáveis pensam quando a Merkel lhes começar a telefonar....
- Registado: 4/2/2014 2:39
Rafaellos_00 Escreveu:Pelo que li, é hoje (daqui a pouco...) que a ISDA vai decidir se houve evento de crédito no BES e, portanto, se os CDS vão compensar que os adquiriu para se proteger.
Pelo que consta, vão ficar a ver navios.... Vão considerar que como a dívida sénior passou para o NovoBanco não houve uma falência efectiva...
Então e a dívida subordinada que ficou vinculada ao BES (mau)? A entidade BES continua a existir e certamente vai falhar o reembolso integral das obrigações com que ficou.
Ok. As ações tem risco, isso eu percebo.
Quem ainda não percebeu, vai ficar a perceber.
O guito foi-se.
Mas á minha preocupação é em relação as mais valias.
Há 15 dias atrás tinha quase 3.000 de mais valias.
Compro BES. Não vendi (os nosso reguladores dizem banco seguro e forte).
Passado esses 15 dias, ou melhor um fim de semana, tenho Zero.
Como é possível ser tributado numa mais valia de 3000 se na minha conta está a ZERO?
Os pequenos não podem ficar duplamente prejudicados.
Qual a solução? Aqueles que estão como eu, como é que vocês vão fazer?
Quem ainda não percebeu, vai ficar a perceber.
O guito foi-se.
Mas á minha preocupação é em relação as mais valias.
Há 15 dias atrás tinha quase 3.000 de mais valias.
Compro BES. Não vendi (os nosso reguladores dizem banco seguro e forte).
Passado esses 15 dias, ou melhor um fim de semana, tenho Zero.
Como é possível ser tributado numa mais valia de 3000 se na minha conta está a ZERO?
Os pequenos não podem ficar duplamente prejudicados.
Qual a solução? Aqueles que estão como eu, como é que vocês vão fazer?

- Registado: 29/11/2007 14:16
informador Escreveu:Segundo a imprensa nacional já existe um investidor de referencia para o Novo Banco......vamos aguardar por mais noticias!
Será que é desta que a banca portuguesa vai sofrer alguma fusão?? e/ou serão os espanhóis a comprar o novo banco a preço de saldo??
Só um louco se mete na confusão do BES nesta altura! Os processos em tribunal ainda nem começaram. Sabem lá eles se o novo banco veio para ficar! É tudo treta. Fujam da banca nesta fase.
O BdP e CMVM rebentaram com isto tudo, que já estava preso por um fio!
- Registado: 20/2/2014 22:01
Segundo a imprensa nacional já existe um investidor de referencia para o Novo Banco......vamos aguardar por mais noticias!
Será que é desta que a banca portuguesa vai sofrer alguma fusão?? e/ou serão os espanhóis a comprar o novo banco a preço de saldo??
- Registado: 23/7/2013 12:01
Pelo que li, é hoje (daqui a pouco...) que a ISDA vai decidir se houve evento de crédito no BES e, portanto, se os CDS vão compensar que os adquiriu para se proteger.
Pelo que consta, vão ficar a ver navios.... Vão considerar que como a dívida sénior passou para o NovoBanco não houve uma falência efectiva...
- Registado: 29/10/2013 10:04
Rafaellos_00 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Bem, com tanta informação sobre reembolsos de papel do GES da rio forte, agora parece que a malta do AC também pode reaver o guito, fala-se nos pequenos acionistas, existe alguma probabilidade de os acionistas verem o guito primeiro que a dívida subordinada?
Já não digo nada.... Mais um e-conselho e mudam-se regras....
Eu até acho que num país do baralho como este, até deve vir para aqui mais guito, a malta sabe que aqui vale tudo, é tipo o antigo Chipre, com uma justiça assim, quem tem milhões e amigos de certeza que vai querer colocar cá o guito
Lose your opinion, not your money
Só para a posteridade...
.
.
- Anexos
-
- BES-OrderBook.png (15.68 KiB) Visualizado 8924 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
O Problema aqui é que é mais uma experiência feita em Portugal
O fundo não tinha dinheiro ainda estava no começo
As regras eram para 2015 ou 2016 e aplicaram-se já
Agora vão ajustando á medida da experiência
Os bancos querem trocar a contribuição extraordinária para o Fundo de Resolução, que vai capitalizar o Novo Banco, por um empréstimo, uma solução em discussão com o Banco de Portugal e que está a ser analisada pelas Finanças.
Os bancos vão já alterar as regras e mais virá até que possa ou não bater certo
O fundo não tinha dinheiro ainda estava no começo
As regras eram para 2015 ou 2016 e aplicaram-se já
Agora vão ajustando á medida da experiência
Os bancos querem trocar a contribuição extraordinária para o Fundo de Resolução, que vai capitalizar o Novo Banco, por um empréstimo, uma solução em discussão com o Banco de Portugal e que está a ser analisada pelas Finanças.
Os bancos vão já alterar as regras e mais virá até que possa ou não bater certo
(não sei porquê, apesar de supostamente ser conteúdo pago, tenho acesso via facebook, vou aproveitar para o colar aqui. Perdoa-me Pedro mas deverias ser considerado bem-publico")
Pata-hari o Pedro Santos Guerreiro foi dos poucos (ou o único?) jornalistas que já vinha alertando para a situação do BES. Mas há muito tempo mesmo. Só quem anda (muito) distraído é que achou surpreendente a situação do BES. A KPMG já veio, inclusive, desmentir o Carlos Costa.

Aliás há uma coisa interessante escrita pelo City. Os mercados, por vezes, sabem mais que os reguladores: alguns analistas estimavam perdas aproximadas ao anunciado pelo BES, algo que o regulador do BdP não previu.

Ontem havia milhares de ordens de venda registadas do BES a QUALQUER PREÇO. Nunca vi uma coisa assim.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Garfield, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, VALHALLA e 165 visitantes