Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por trend=friend » 6/8/2014 11:01

Se não funcionar, sai-se rapidamente do comboio e espera-se por melhor apeadeiro...

PS Amanhã é "Draghi day" e com a inflação como está e a Itália outra vez em recessão vamos ver se não há novidades...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por trend=friend » 6/8/2014 10:56

goten Escreveu:
trend=friend Escreveu:E pronto, vamos ver o que eles (61,8%) valem

viva, porque considera que os 61,8% vao ter significado? acho que nao houve qualquer reacçao aos 50% e aos 38,2%, isto nao poderá indiciar que os fibo deste movimento iniciado em 2012 nao tem importancia?
obrigado

Olá, a própria forma como escrevo revela algum cepticismo da minha parte, porque o PSI tornou-se tóxico para muita gente, nacional e estrangeira... Mas tenho-me dado bem com referências Fibonacci em termos gerais por isso acompanho-as com interesse (e os 61,8 mais do que qualquer outra, mas sem qualquer pretensão científica)...

Não sei se vão valer ou não, mas caso não valham de alguma coisa, temos mais umas centenas de pontos para afundar. Por isso é monitorizar (com stops apertados, para quem decida constituir algumas posições, como é o meu caso).
Clint Eastwood

por yaya » 6/8/2014 10:51

A correção começou em Março. Só quem está distraído é que acha que começou agora. Desde aí que as descidas são maiores que as subidas. O BES e ESFG vieram, de certa maneira, acentuar mas o movimento de LTD já vinha bem de trás.
Para além disso o rsi atingiu pico no mensal. É preciso ver que algumas cotadas subiram 250% desde meados 2012. :shock:
Agora é ver até onde vai a % de correção. 50%? Veremos.
Editado pela última vez por yaya em 6/8/2014 11:09, num total de 1 vez.

Registado: 28/8/2013 22:19

por goten » 6/8/2014 10:40

trend=friend Escreveu:E pronto, vamos ver o que eles (61,8%) valem

viva, porque considera que os 61,8% vao ter significado? acho que nao houve qualquer reacçao aos 50% e aos 38,2%, isto nao poderá indiciar que os fibo deste movimento iniciado em 2012 nao tem importancia?
obrigado

Registado: 5/8/2013 13:37

por trend=friend » 6/8/2014 10:05

E pronto, vamos ver o que eles (61,8%) valem
Clint Eastwood

por JotaFreitas1 » 6/8/2014 9:42

As cotadas no PSI que saíram serão substituídas a breve prazo ?? ou só no prazo normal? Assim a comparação com dados passados é falseada por ter apenas 18.

Registado: 11/4/2011 23:04

por trend=friend » 6/8/2014 9:34

ovelhaxone Escreveu:aqui vai uma panorâmica do PSI20. as minhas desculpas desde já pelo uso de dois gráficos detalhados desactualizados mas não posso perder mais tempo hoje :-"

ideias:
1) tendencia de muito longo prazo bear. tendência de médio prazo bear. tendência de curto prazo bear.
2) apesar de 1) a decomposição do movimento, sentimento de mercado e momentum indicam uma probabilidade relevante de ressalto
3) o movimento de queda iniciado em Abril14 só deverá estar concluido na zona de hidden lows.
4) o movimento C costuma ser decomposto e é de esperar pelo menos a igualdade ao movimento A que aponta para o indicado em 3)
5) estamos a atingir os 61,8% da recuperação iniciada em 2012 que junto com 4) e 2) apontam para ressalto. tomar contudo atenção a 3) para qualquer exposição longa que seja aberta.
6) gaps abertos por fechar que tendem a formar um fenómeno de atração do preço

Yeap, à espera dele nos 61,8%, já faltou mais...
Clint Eastwood

por mariocatita » 6/8/2014 8:44

ovelhaxone Escreveu:mariocatita, o HeS deve ter a neckline/linha do pescoço a tocar no minimo de maio. no gráfico do PSI20 há 2 HeS que foram activados e cujas projecções foram sucessivamente atingidas.

os HeS encontrados são inclinados e há quem não os considere como tal, aceitando como HeS apenas os que têm a neckline na horizontal.

há uma variante menos conhecida do HeS inclinado que é um "hidden high setup" em que o maximo do ombro direito está ao nivel do maximo do ombro esquerdo e a necline é ascendente, criando um afunilamento do preço. este padrão/setup leva a movimentos fortes e rápidos na quebra da necline, como aliás acontece com todos os padrões em que o preço afunila (traduzindo num equilibrio crescente das forças compradora e vendedora e numa espectativa no sentimento de mercado que leva a actuação quando há um movimento para fora desse range de variação do preço)

quanto ás linhas de tendência devem ser marcadas com base em mínimos ou máximos relevantes. devem passar por pelo menos dois desses pontos. os minimos e máximos são importantes pois ficam na memória dos investidores. o que desenhou foram linhas que acompanham a tendência do preço no "miolo", o que na verdade são interpolações do movimento do preço (parecidas com regressões lineares) e podem ajudar na visualização da inclinação do movimento (o que também tem utilidade mas não é normalmente desenhada).

como guia, deve evitar desenhar linhas de tendencia demasiado cedo, isto é, não deve traçar logo uma linha de tendencia quando o preço começa a cair e faz um máximo menor muito perto gráficamente do outro, como fez nos gráficos com os máximos de abril e maio. é preciso dar proporção aos movimentos e este é um dos segredos de uma boa AT.

mas está no bom caminho pois já passou a fase de poluição de um gráfico com uma série de indicadores e linhas que nunca mais acabam :wink:

bom dia ,obrigado pela explicaçao ao meter exposto o gráfico( o primeiro que fiz) foi para poder aprender com voces e poder tirar leituras mais correctas

Registado: 14/6/2011 23:10

por iurp » 6/8/2014 8:09

Isto começa a parecer o filme " A DEBANDADA GERAL". Efeito Mês de Agosto ou investidores a fugirem de Portugal?

Registado: 23/1/2006 23:54

por artista_ » 6/8/2014 4:14

Alguém consegue calcular quantos pontos cairia o PSI (já nem sei que número colocar à frente :mrgreen: ) com a desvalorização do BES para Zero? Na prática estamos em mínimos relativos porque ficaram a faltar retirar esses pontos! Se tivessem suspendido o BES antes o psi estaria bem melhor, tanto pel BES como pelo efeito de contágio ao resto dos títulos, que devia ser menor! Por outro lado o efeito psicológico para os acionistas do BES seria tão menos grave quanto mais perto do zero estivessem as cotações à data da suspensão!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por RaposoTavares » 6/8/2014 2:25

O Psi corre o risco de se tornar um psizinho. Parte deste processo de enfraquecimento -que espero que seja passageiros- deve-se aos problemas de afirmação e de vigilância da nossa CMVM. Sei que o direito francês é muito criticado pela rapaziada da política e pelos seus gurus dos escritórios de advogados do regime de ser pessimista. Muito compreensivelmente,preferem o lamentável ramerrame em que estamos. Essa da inversão do ónus da prova, conhecendo as dificuldades de produção de prova do nosso sistema judicial... Enfim, um convite à afirmação de uma verdadeira cleptocracia bem instalada, bem remunerada e até, muito aplaudida. Boas pessoas, coitados...

Acontece que gosto do direito francês precisamente por ser pessimista face à natureza do Homem. (Se eu não fosse pessimista quanto à natureza do Homem até talvez não tivesse nada contra os comunas...).
Com toda a certeza que há mais direitos e que há mais legislação de supervisão. Em França, desgraçado país onde reina um direito muito pessimista, é assim que se faz. Em Portugal, faz-se o que todos sabemos. Em França é fácil obter informação (notícias, cá está...) sobre as empresas, em Portugal é a vergonha que podemos constatar.

Adiante! aí vai:

http://fr.wikipedia.org/wiki/Bulletin_des_annonces_l%C3%A9gales_obligatoires

http://fr.jurispedia.org/index.php/Annonces-legales.fr

http://www.statutentreprise.com/annonce-legale

http://fr.wikipedia.org/wiki/Journal_officiel_de_la_R%C3%A9publique_fran%C3%A7aise

http://carlscoaching.over-blog.com/article-31663289.html

Na Bélgica é assim:

http://www.fsma.be/~/media/Files/fsmafiles/studies/fr/study38.ashx
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por ovelhaxone » 6/8/2014 0:45

aqui vai uma panorâmica do PSI20. as minhas desculpas desde já pelo uso de dois gráficos detalhados desactualizados mas não posso perder mais tempo hoje :-"

ideias:
1) tendencia de muito longo prazo bear. tendência de médio prazo bear. tendência de curto prazo bear.
2) apesar de 1) a decomposição do movimento, sentimento de mercado e momentum indicam uma probabilidade relevante de ressalto
3) o movimento de queda iniciado em Abril14 só deverá estar concluido na zona de hidden lows.
4) o movimento C costuma ser decomposto e é de esperar pelo menos a igualdade ao movimento A que aponta para o indicado em 3)
5) estamos a atingir os 61,8% da recuperação iniciada em 2012 que junto com 4) e 2) apontam para ressalto. tomar contudo atenção a 3) para qualquer exposição longa que seja aberta.
6) gaps abertos por fechar que tendem a formar um fenómeno de atração do preço
Anexos
psi20-14-07-contagens1.png
psi20-14-07-contagens2.png
psi20-14-08-05-zoom.png
psi20-14-08-05.png

Registado: 18/7/2013 15:16

por jonas007 » 6/8/2014 0:36

Sim, já se sabe que vai sair com valor de ZERO.
Na segunda feira, desaparece do PSI 20

Registado: 21/5/2014 22:06

por Texano Bill » 6/8/2014 0:33

Não sei se alguém já deixou isto aqui...

BES excluído do PSI-20 com o valor de €0,0

Caso não haja informação do regulador português sobre o estatuto do banco até ao fecho do mercado nesta quarta-feira, as ações do BES deixarão de integrar o índice.

"Quando a retirada do BES for confirmada no final de quarta-feira dia 6 de Agosto, o BES será removido do índice ao preço de €0,0", refere a Euronext em comunicado.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/bes-excluido-do ... z39Z00o0oo

Registado: 20/8/2011 12:52

por jonas007 » 6/8/2014 0:22

Pmart 1 Escreveu:Não querendo ser alarmista as previsões do Commerzbank para a abertura do PSI 20 amanhã são assustadoras

PSI 20 5.693,57
DAX 30 9.099,17
IBEX 35 10.242,03
NASDAQ 3.875,74
Dow Jones 16.425,50
Nikkei 225 15.240,93
S&P 500 1.919,68
EUROSTOXX 3.042,62
EUR/USD 1,3373
Ouro 1.287,90
Prata 19,81
Market Overview (PT)

http://www9.warrants.commerzbank.com/Ne ... px?c=40013

2% na abertura é muita fruta a voar

Lol, até previsões exactas já dão!!!! :oh:
Aleluia aleluia... Já temos a cura para a pobreza no mundo!!!!

Registado: 21/5/2014 22:06

por O Estóico Ocioso » 6/8/2014 0:03

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 19/1/2015 1:44, num total de 1 vez.

Registado: 27/7/2014 0:32

por Pmart 1 » 6/8/2014 0:01

Não querendo ser alarmista as previsões do Commerzbank para a abertura do PSI 20 amanhã são assustadoras

PSI 20 5.693,57
DAX 30 9.099,17
IBEX 35 10.242,03
NASDAQ 3.875,74
Dow Jones 16.425,50
Nikkei 225 15.240,93
S&P 500 1.919,68
EUROSTOXX 3.042,62
EUR/USD 1,3373
Ouro 1.287,90
Prata 19,81
Market Overview (PT)

http://www9.warrants.commerzbank.com/Ne ... px?c=40013

2% na abertura é muita fruta a voar

Registado: 13/7/2011 20:38

por ovelhaxone » 5/8/2014 23:01

mariocatita, o HeS deve ter a neckline/linha do pescoço a tocar no minimo de maio. no gráfico do PSI20 há 2 HeS que foram activados e cujas projecções foram sucessivamente atingidas.

os HeS encontrados são inclinados e há quem não os considere como tal, aceitando como HeS apenas os que têm a neckline na horizontal.

há uma variante menos conhecida do HeS inclinado que é um "hidden high setup" em que o maximo do ombro direito está ao nivel do maximo do ombro esquerdo e a necline é ascendente, criando um afunilamento do preço. este padrão/setup leva a movimentos fortes e rápidos na quebra da necline, como aliás acontece com todos os padrões em que o preço afunila (traduzindo num equilibrio crescente das forças compradora e vendedora e numa espectativa no sentimento de mercado que leva a actuação quando há um movimento para fora desse range de variação do preço)

quanto ás linhas de tendência devem ser marcadas com base em mínimos ou máximos relevantes. devem passar por pelo menos dois desses pontos. os minimos e máximos são importantes pois ficam na memória dos investidores. o que desenhou foram linhas que acompanham a tendência do preço no "miolo", o que na verdade são interpolações do movimento do preço (parecidas com regressões lineares) e podem ajudar na visualização da inclinação do movimento (o que também tem utilidade mas não é normalmente desenhada).

como guia, deve evitar desenhar linhas de tendencia demasiado cedo, isto é, não deve traçar logo uma linha de tendencia quando o preço começa a cair e faz um máximo menor muito perto gráficamente do outro, como fez nos gráficos com os máximos de abril e maio. é preciso dar proporção aos movimentos e este é um dos segredos de uma boa AT.

mas está no bom caminho pois já passou a fase de poluição de um gráfico com uma série de indicadores e linhas que nunca mais acabam :wink:

Registado: 18/7/2013 15:16

por rsacramento » 5/8/2014 22:46

O Alquimista Escreveu:Como o propósito do preço é flutuar, óptimo será apanhar o trend e o counter-trend (o chamado trading bidireccional). É simples: numa compra/venda faz-se do target uma venda/compra. Ao colocarmos um target implicitamente aceitamos que nesse nível o preço perderá o movimento que vinha fazendo e poderá corrigir/inverter. Por outras palavras: usamos os limites dos padrões para comprar e vender em jeito de ping-pong. Às vezes no meu tópico coloco logo os dois potenciais negócios (compra e venda). Nas outras vezes está subentendido quando identifico um lugar para comprar/vender e o preço ainda tem que andar um bocado para lá chegar. É tudo uma questão de saber gerir o risco.

Uma forma de apostar no trading bidireccional é estudar a sazonalidade do mercado (quando exista: eu já dei alguns exemplos) e ir acompanhando as ondas. Ou então especializar-se em 2/3 mercados e conhecê-los na intimidade.

SAR (stop and reverse)

Registado: 29/11/2007 12:50

por O Alquimista » 5/8/2014 22:29

Como o propósito do preço é flutuar, óptimo será apanhar o trend e o counter-trend (o chamado trading bidireccional). É simples: numa compra/venda faz-se do target uma venda/compra. Ao colocarmos um target implicitamente aceitamos que nesse nível o preço perderá o movimento que vinha fazendo e poderá corrigir/inverter. Por outras palavras: usamos os limites dos padrões para comprar e vender em jeito de ping-pong. Às vezes no meu tópico coloco logo os dois potenciais negócios (compra e venda). Nas outras vezes está subentendido quando identifico um lugar para comprar/vender e o preço ainda tem que andar um bocado para lá chegar. É tudo uma questão de saber gerir o risco.

Uma forma de apostar no trading bidireccional é estudar a sazonalidade do mercado (quando exista: eu já dei alguns exemplos) e ir acompanhando as ondas. Ou então especializar-se em 2/3 mercados e conhecê-los na intimidade.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por rsacramento » 5/8/2014 22:27

GooPrime Escreveu:Essas coisas não são lineares. Muito menos tudo o que não seja trend following não se pode cingir ao departamento da Maya.

atenção, não me interpretes mal: o que quis dizer acerca dos terços, prendia-se unicamente com métodos TF

por rsacramento » 5/8/2014 22:24

HJOR Escreveu: Mal uma linha é desenhada vão logo à procura dos toques, como são feitos, quantos são, etc....
.

muitos fá-lo-ão para aprenderem, simplesmente; outros até por pedagogia

por Gonee111 » 5/8/2014 22:23

rsacramento Escreveu:
GooPrime Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Not really, existe várias estratégias counter-trend. A gestão de risco e do trade é que têm que ser diferente. :wink:

estás a sugerir que essas estratégias conseguem melhor desempenho?
bom, à partida até admito que sim, mas sou um bocado céptico..

Diria que o potencial é muito muito maior, mas o risco e dificuldade também.

Essas coisas não são lineares. Muito menos tudo o que não seja trend following não se pode cingir ao departamento da Maya.

Registado: 4/2/2014 15:24

por HJOR » 5/8/2014 22:18

rsacramento Escreveu:
HJOR Escreveu:
rsacramento Escreveu:o que tens de interiorizar é que há regras, não é à vontade do freguês

quanto a não teres paciência, o problema é exclusivamente teu, e já agora, não acrescentes coisas que eu não disse

Não vou discutir essas regras porque as conheço perfeitamente e como já estou cansado de debater este tema, a minha paciência esgotou para falar sobre isso, porque já não é a primeira vez e espero que seja a última.

Se quiseres falar/debater sobre outro assunto, tudo bem.

Para ti são importantes mas para mim não são. Para mim existe muito mais que isso e bem mais importante.

só por soberba é que te podes sentir incomodado por eu reclamar que as regras são para ser respeitadas

mas felizmente há mais mundo para além desta querela para mim inútil

vamos deixar isto por aqui, se não te importas

Eu não estou incomodado apenas é recorrente. Mal uma linha é desenhada vão logo à procura dos toques, como são feitos, quantos são, etc....

Apenas quero enfatizar que existem muitos métodos e muitas regras e a forma como as linhas são desenhadas, e o seu significado, pode ser diferente. Apenas isso.

Vou ler/estudar mais um pouco.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por O Estóico Ocioso » 5/8/2014 22:11

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 19/1/2015 1:42, num total de 1 vez.

Registado: 27/7/2014 0:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: condehumberto, Goya777, MP65, Olhar Leonino, Opcard33, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Zguibz2 e 191 visitantes