Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por jonas007 » 6/8/2014 0:36

Sim, já se sabe que vai sair com valor de ZERO.
Na segunda feira, desaparece do PSI 20
 
Mensagens: 831
Registado: 21/5/2014 22:06

Re: PSI 20

por Texano Bill » 6/8/2014 0:33

Não sei se alguém já deixou isto aqui...

BES excluído do PSI-20 com o valor de €0,0

Caso não haja informação do regulador português sobre o estatuto do banco até ao fecho do mercado nesta quarta-feira, as ações do BES deixarão de integrar o índice.

"Quando a retirada do BES for confirmada no final de quarta-feira dia 6 de Agosto, o BES será removido do índice ao preço de €0,0", refere a Euronext em comunicado.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/bes-excluido-do ... z39Z00o0oo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: PSI 20

por jonas007 » 6/8/2014 0:22

Pmart 1 Escreveu:Não querendo ser alarmista as previsões do Commerzbank para a abertura do PSI 20 amanhã são assustadoras

PSI 20 5.693,57
DAX 30 9.099,17
IBEX 35 10.242,03
NASDAQ 3.875,74
Dow Jones 16.425,50
Nikkei 225 15.240,93
S&P 500 1.919,68
EUROSTOXX 3.042,62
EUR/USD 1,3373
Ouro 1.287,90
Prata 19,81
Market Overview (PT)

http://www9.warrants.commerzbank.com/Ne ... px?c=40013

2% na abertura é muita fruta a voar


Lol, até previsões exactas já dão!!!! :oh:
Aleluia aleluia... Já temos a cura para a pobreza no mundo!!!!
 
Mensagens: 831
Registado: 21/5/2014 22:06

Re: PSI 20

por O Estóico Ocioso » 6/8/2014 0:03

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 19/1/2015 1:44, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 671
Registado: 27/7/2014 0:32

Re: PSI 20

por Pmart 1 » 6/8/2014 0:01

Não querendo ser alarmista as previsões do Commerzbank para a abertura do PSI 20 amanhã são assustadoras

PSI 20 5.693,57
DAX 30 9.099,17
IBEX 35 10.242,03
NASDAQ 3.875,74
Dow Jones 16.425,50
Nikkei 225 15.240,93
S&P 500 1.919,68
EUROSTOXX 3.042,62
EUR/USD 1,3373
Ouro 1.287,90
Prata 19,81
Market Overview (PT)

http://www9.warrants.commerzbank.com/Ne ... px?c=40013

2% na abertura é muita fruta a voar
 
Mensagens: 437
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: PSI 20

por ovelhaxone » 5/8/2014 23:01

mariocatita, o HeS deve ter a neckline/linha do pescoço a tocar no minimo de maio. no gráfico do PSI20 há 2 HeS que foram activados e cujas projecções foram sucessivamente atingidas.

os HeS encontrados são inclinados e há quem não os considere como tal, aceitando como HeS apenas os que têm a neckline na horizontal.

há uma variante menos conhecida do HeS inclinado que é um "hidden high setup" em que o maximo do ombro direito está ao nivel do maximo do ombro esquerdo e a necline é ascendente, criando um afunilamento do preço. este padrão/setup leva a movimentos fortes e rápidos na quebra da necline, como aliás acontece com todos os padrões em que o preço afunila (traduzindo num equilibrio crescente das forças compradora e vendedora e numa espectativa no sentimento de mercado que leva a actuação quando há um movimento para fora desse range de variação do preço)

quanto ás linhas de tendência devem ser marcadas com base em mínimos ou máximos relevantes. devem passar por pelo menos dois desses pontos. os minimos e máximos são importantes pois ficam na memória dos investidores. o que desenhou foram linhas que acompanham a tendência do preço no "miolo", o que na verdade são interpolações do movimento do preço (parecidas com regressões lineares) e podem ajudar na visualização da inclinação do movimento (o que também tem utilidade mas não é normalmente desenhada).

como guia, deve evitar desenhar linhas de tendencia demasiado cedo, isto é, não deve traçar logo uma linha de tendencia quando o preço começa a cair e faz um máximo menor muito perto gráficamente do outro, como fez nos gráficos com os máximos de abril e maio. é preciso dar proporção aos movimentos e este é um dos segredos de uma boa AT.

mas está no bom caminho pois já passou a fase de poluição de um gráfico com uma série de indicadores e linhas que nunca mais acabam :wink:
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: PSI 20

por rsacramento » 5/8/2014 22:46

O Alquimista Escreveu:Como o propósito do preço é flutuar, óptimo será apanhar o trend e o counter-trend (o chamado trading bidireccional). É simples: numa compra/venda faz-se do target uma venda/compra. Ao colocarmos um target implicitamente aceitamos que nesse nível o preço perderá o movimento que vinha fazendo e poderá corrigir/inverter. Por outras palavras: usamos os limites dos padrões para comprar e vender em jeito de ping-pong. Às vezes no meu tópico coloco logo os dois potenciais negócios (compra e venda). Nas outras vezes está subentendido quando identifico um lugar para comprar/vender e o preço ainda tem que andar um bocado para lá chegar. É tudo uma questão de saber gerir o risco.

Uma forma de apostar no trading bidireccional é estudar a sazonalidade do mercado (quando exista: eu já dei alguns exemplos) e ir acompanhando as ondas. Ou então especializar-se em 2/3 mercados e conhecê-los na intimidade.

SAR (stop and reverse)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por O Alquimista » 5/8/2014 22:29

Como o propósito do preço é flutuar, óptimo será apanhar o trend e o counter-trend (o chamado trading bidireccional). É simples: numa compra/venda faz-se do target uma venda/compra. Ao colocarmos um target implicitamente aceitamos que nesse nível o preço perderá o movimento que vinha fazendo e poderá corrigir/inverter. Por outras palavras: usamos os limites dos padrões para comprar e vender em jeito de ping-pong. Às vezes no meu tópico coloco logo os dois potenciais negócios (compra e venda). Nas outras vezes está subentendido quando identifico um lugar para comprar/vender e o preço ainda tem que andar um bocado para lá chegar. É tudo uma questão de saber gerir o risco.

Uma forma de apostar no trading bidireccional é estudar a sazonalidade do mercado (quando exista: eu já dei alguns exemplos) e ir acompanhando as ondas. Ou então especializar-se em 2/3 mercados e conhecê-los na intimidade.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: PSI 20

por rsacramento » 5/8/2014 22:27

GooPrime Escreveu:Essas coisas não são lineares. Muito menos tudo o que não seja trend following não se pode cingir ao departamento da Maya.

atenção, não me interpretes mal: o que quis dizer acerca dos terços, prendia-se unicamente com métodos TF
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por rsacramento » 5/8/2014 22:24

HJOR Escreveu: Mal uma linha é desenhada vão logo à procura dos toques, como são feitos, quantos são, etc....
.

muitos fá-lo-ão para aprenderem, simplesmente; outros até por pedagogia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por Gonee111 » 5/8/2014 22:23

rsacramento Escreveu:
GooPrime Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Not really, existe várias estratégias counter-trend. A gestão de risco e do trade é que têm que ser diferente. :wink:

estás a sugerir que essas estratégias conseguem melhor desempenho?
bom, à partida até admito que sim, mas sou um bocado céptico..



Diria que o potencial é muito muito maior, mas o risco e dificuldade também.

Essas coisas não são lineares. Muito menos tudo o que não seja trend following não se pode cingir ao departamento da Maya.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: PSI 20

por HJOR » 5/8/2014 22:18

rsacramento Escreveu:
HJOR Escreveu:
rsacramento Escreveu:o que tens de interiorizar é que há regras, não é à vontade do freguês

quanto a não teres paciência, o problema é exclusivamente teu, e já agora, não acrescentes coisas que eu não disse


Não vou discutir essas regras porque as conheço perfeitamente e como já estou cansado de debater este tema, a minha paciência esgotou para falar sobre isso, porque já não é a primeira vez e espero que seja a última.

Se quiseres falar/debater sobre outro assunto, tudo bem.

Para ti são importantes mas para mim não são. Para mim existe muito mais que isso e bem mais importante.

só por soberba é que te podes sentir incomodado por eu reclamar que as regras são para ser respeitadas

mas felizmente há mais mundo para além desta querela para mim inútil

vamos deixar isto por aqui, se não te importas


Eu não estou incomodado apenas é recorrente. Mal uma linha é desenhada vão logo à procura dos toques, como são feitos, quantos são, etc....

Apenas quero enfatizar que existem muitos métodos e muitas regras e a forma como as linhas são desenhadas, e o seu significado, pode ser diferente. Apenas isso.

Vou ler/estudar mais um pouco.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por O Estóico Ocioso » 5/8/2014 22:11

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 19/1/2015 1:42, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 671
Registado: 27/7/2014 0:32

Re: PSI 20

por rsacramento » 5/8/2014 22:06

GooPrime Escreveu:
rsacramento Escreveu:
mjosefico Escreveu:
um terço :shock: eu quero a AT usada por quem fica com os outros dois terços, qual o livro para isso? :mrgreen:

aí tens de falar mas é com a Maya ou com o prof Bambo :wink:



Not really, existe várias estratégias counter-trend. A gestão de risco e do trade é que têm que ser diferente. :wink:

estás a sugerir que essas estratégias conseguem melhor desempenho?
bom, à partida até admito que sim, mas sou um bocado céptico..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por rsacramento » 5/8/2014 22:03

HJOR Escreveu:
rsacramento Escreveu:o que tens de interiorizar é que há regras, não é à vontade do freguês

quanto a não teres paciência, o problema é exclusivamente teu, e já agora, não acrescentes coisas que eu não disse


Não vou discutir essas regras porque as conheço perfeitamente e como já estou cansado de debater este tema, a minha paciência esgotou para falar sobre isso, porque já não é a primeira vez e espero que seja a última.

Se quiseres falar/debater sobre outro assunto, tudo bem.

Para ti são importantes mas para mim não são. Para mim existe muito mais que isso e bem mais importante.

só por soberba é que te podes sentir incomodado por eu reclamar que as regras são para ser respeitadas

mas felizmente há mais mundo para além desta querela para mim inútil

vamos deixar isto por aqui, se não te importas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por Gonee111 » 5/8/2014 22:01

rsacramento Escreveu:
mjosefico Escreveu:
um terço :shock: eu quero a AT usada por quem fica com os outros dois terços, qual o livro para isso? :mrgreen:

aí tens de falar mas é com a Maya ou com o prof Bambo :wink:



Not really, existe várias estratégias counter-trend. A gestão de risco e do trade é que têm que ser diferente. :wink:









Quanto ao PSI20, acho assustador estar a formar um padrão de consolidação, eu nem projecto o target da bear flag para não me assustar. Parece inacreditável.
Espero antes que se comece um rally ascendente, uma onda correctiva até aos 6000~6200.
Editado pela última vez por Gonee111 em 5/8/2014 22:05, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: PSI 20

por rsacramento » 5/8/2014 21:58

mjosefico Escreveu:
rsacramento Escreveu:
mjosefico Escreveu:Mais uma pergunta, enquanto não se pode traçar linhas com relevancia, guiam-se por onde para seguir as tendencias, medias? obg

se queres seguir uma tendência, é sinal que já a identificaste :lol: ; aliás, o objectivo principal da AT é identificar e negociar uma tendência (ascendente ou descendente)

mjosefico Escreveu:Supondo que posso traçar uma linha mas ela só ainda tem dois toques, a cotação já está em tendencia mas a linha não tem relevancia. Enfim, isto das linhas é muito complicado, acho que vou usá-las um minimo possivel :?

as linhas de tendência acompanham e sublinham as tendências, mas chegam tarde; aliás, toda a AT chega tarde - numa tendência perdes o primeiro terço até a identificares, e mais adiante o último terço até perceberes que ela inverteu, de maneira que em cada tendência ficarás no máximo com a sua terça parte

um bom método para identificar tendências é guiares-te pelos topos e fundos feitos pelo ziguezaguear do activo: uma sequência de altos e baixos sucessivamente mais altos identifica uma tendência ascendente, enquanto que o contrário identifica uma tendência descendente, mas, volto a repetir, nada como um bom livro de AT para estudar todas estas coisas


um terço :shock: eu quero a AT usada por quem fica com os outros dois terços, qual o livro para isso? :mrgreen:

aí tens de falar mas é com a Maya ou com o prof Bambo :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por HJOR » 5/8/2014 21:56

rsacramento Escreveu:o que tens de interiorizar é que há regras, não é à vontade do freguês

quanto a não teres paciência, o problema é exclusivamente teu, e já agora, não acrescentes coisas que eu não disse


Não vou discutir essas regras porque as conheço perfeitamente e como já estou cansado de debater este tema, a minha paciência esgotou para falar sobre isso, porque já não é a primeira vez e espero que seja a última.

Se quiseres falar/debater sobre outro assunto, tudo bem.

Para ti são importantes mas para mim não são. Para mim existe muito mais que isso e bem mais importante.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por mjosefico » 5/8/2014 21:46

rsacramento Escreveu:
mjosefico Escreveu:Mais uma pergunta, enquanto não se pode traçar linhas com relevancia, guiam-se por onde para seguir as tendencias, medias? obg

se queres seguir uma tendência, é sinal que já a identificaste :lol: ; aliás, o objectivo principal da AT é identificar e negociar uma tendência (ascendente ou descendente)

mjosefico Escreveu:Supondo que posso traçar uma linha mas ela só ainda tem dois toques, a cotação já está em tendencia mas a linha não tem relevancia. Enfim, isto das linhas é muito complicado, acho que vou usá-las um minimo possivel :?

as linhas de tendência acompanham e sublinham as tendências, mas chegam tarde; aliás, toda a AT chega tarde - numa tendência perdes o primeiro terço até a identificares, e mais adiante o último terço até perceberes que ela inverteu, de maneira que em cada tendência ficarás no máximo com a sua terça parte

um bom método para identificar tendências é guiares-te pelos topos e fundos feitos pelo ziguezaguear do activo: uma sequência de altos e baixos sucessivamente mais altos identifica uma tendência ascendente, enquanto que o contrário identifica uma tendência descendente, mas, volto a repetir, nada como um bom livro de AT para estudar todas estas coisas


um terço :shock: eu quero a AT usada por quem fica com os outros dois terços, qual o livro para isso? :mrgreen:
 
Mensagens: 54
Registado: 5/8/2014 12:59

Re: PSI 20

por rsacramento » 5/8/2014 21:42

outro livro interessante é o Technical analysis of financial markets, do J Mutphy
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por rsacramento » 5/8/2014 21:37

O Estóico Ocioso Escreveu:
rsacramento Escreveu:...nada como um bom livro de AT para estudar todas estas coisas


Rsacramento, por curiosidade, se tivesse de recomendar um ou dois livros de AT, aqueles que para si foram os mais importantes na sua formação como analista técnico, quais seriam eles? Já agora, e se não for abusar, gostaria de fazer a mesma pergunta ao HJOR.

P.S.: Não uso AT, mas estou sempre disponível para ler/estudar um bom livro.

Technical analysis of stock trends, de Eduards e Magee, é o meu preferido

por favor, aqui tratamo-nos todos por tu :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por O Estóico Ocioso » 5/8/2014 21:31

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 19/1/2015 1:42, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 671
Registado: 27/7/2014 0:32

Re: PSI 20

por rsacramento » 5/8/2014 21:23

HJOR Escreveu:
rsacramento Escreveu:
HJOR Escreveu:

Quanto a toques e a distância temporal nem vou argumentar, apenas relembro que é um gráfico mensal. Se fosse um gráfico anual, 7 anos eram apenas 7 velas.

quanto a argumentar já somos 2 :lol:

7 anos não importa quantas velas os representem, são sempre 7 anos, não é assim?


rsacramento, sinceramente! não há paciência.

É as linhas que tem que ser de tendência, é os toques, é os suportes e as resistências, é a distância temporal....

É preciso aceitar que existe muito mais para além disso, boa!

o que tens de interiorizar é que há regras, não é à vontade do freguês

quanto a não teres paciência, o problema é exclusivamente teu, e já agora, não acrescentes coisas que eu não disse
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: PSI 20

por HJOR » 5/8/2014 21:22

mariocatita

O padrão H&S deve ser desenhado da seguinte forma...
Anexos
HS.png
head-and-shoulders-pattern-top.png
head-and-shoulders-pattern-top.png (7.57 KiB) Visualizado 5133 vezes
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: PSI 20

por HJOR » 5/8/2014 21:20

rsacramento Escreveu:
HJOR Escreveu:

Quanto a toques e a distância temporal nem vou argumentar, apenas relembro que é um gráfico mensal. Se fosse um gráfico anual, 7 anos eram apenas 7 velas.

quanto a argumentar já somos 2 :lol:

7 anos não importa quantas velas os representem, são sempre 7 anos, não é assim?


rsacramento, sinceramente! não há paciência.

É as linhas que tem que ser de tendência, é os toques, é os suportes e as resistências, é a distância temporal....

É preciso aceitar que existe muito mais para além disso, boa!
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade e 152 visitantes