Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por ovelhaxone » 4/8/2014 23:41

penso que a ministra meteu a pata na poça neste questão dos investidores qualificados naquilo que me pareceu uma boa entrevista. notou-se que ela hesitou na questão de atribuir culpas a todos os accionistas, mas a posição dela é complicada pois nao pode dizer que agora vai tratar os pequenos accionistas de maneira diferente.

a caracterização do perfil de investidor segue a norma DMIF e por omissão o investidor tipo é não qualificado, mas pode pedir o estatuto de qualificado se tiver 500 mil euros em carteira de activos + depósitos. penso que ela disse a coisa de memória e foi para os 50 mil euros. o que revela por outro lado como somos um país de tesos pois 50 mil parece muito :mrgreen:

na carregosa está bem explicado:
https://www.bancocarregosa.com/pt/banco ... ente/dmif/
Editado pela última vez por ovelhaxone em 4/8/2014 23:46, num total de 1 vez.

Registado: 18/7/2013 15:16

por fundof » 4/8/2014 23:26

Artista

Mas foi garantido pelo Bp que iria ser pago o papel comercial e agora dizem que não
Acho que tanta promessa falsa leva nos a crer que as instituições estão podres e não podemos confiar em ninguém
Por acaso vou te ser sincero em termos de lei não sabia dessa dos 50000€

artista_ Escreveu:
fundof Escreveu:Se calhar percebi mal, mas foi aquilo que entendi da entrevista e ainda por cima já vem com a desculpa que é investidor qualificado já sabia dos riscos

Ela não disse bem isso, o que disse é que é preciso seguir a Lei, e ela diz que um investidor que tem mais de 50 mil euros, é qualificado, tem um estatuto diferente. Não se pode alegar nunca que não se conhece a Lei. Investir no mercado de capitais tem riscos, muitos estão a descobri-lo da pior forma! :|

Registado: 6/8/2009 12:13

por artista_ » 4/8/2014 23:22

fundof Escreveu:Se calhar percebi mal, mas foi aquilo que entendi da entrevista e ainda por cima já vem com a desculpa que é investidor qualificado já sabia dos riscos

Ela não disse bem isso, o que disse é que é preciso seguir a Lei, e ela diz que um investidor que tem mais de 50 mil euros, é qualificado, tem um estatuto diferente. Não se pode alegar nunca que não se conhece a Lei. Investir no mercado de capitais tem riscos, muitos estão a descobri-lo da pior forma! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 4/8/2014 23:19

Sr_SNiper Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/citigroup-da-precoalvo-de-um-centimo-as-accoes-do-bes_199062.html

Esta malta não sabe o que diz, isto significava todas as subordinadas valerem 100%

Eu acho é que eles nem contaram com as subordinadas, nem com mais nada, chegaram a um valor e dividiram pelo número de ações que representam o capital do BES... o resto que se lixe! Se estou a ver bem as coisas é muito mau para quem analisou a coisa!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por PC05 » 4/8/2014 23:18

fundof Escreveu:boas alguém sabe a Ministra da Finanças disse na Entrevista com José gomes Ferreira?

video:
http://sicnoticias.sapo.pt/

Registado: 5/12/2005 21:28

por fundof » 4/8/2014 23:15

Enquanto que o Bp garantia que o papel comercial iria ser pago hoje a ministra diz que é decisão da Administração do Novo Banco

Andamos a brincar hoje paga se amanha já não se paga?

Se calhar percebi mal, mas foi aquilo que entendi da entrevista e ainda por cima já vem com a desculpa que é investidor qualificado já sabia dos riscos

por Sr_SNiper » 4/8/2014 23:10

http://economico.sapo.pt/noticias/citig ... 99062.html

Esta malta não sabe o que diz, isto significava todas as subordinadas valerem 100%
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por artista_ » 4/8/2014 23:08

Artista Romeno Escreveu:Mas eu ouvi bem a ministra o custo do emprestimo do resgate e 2,4 ou 3,4 mais quinze pb..... tao a gozar...so pode....o san emite cocos a mais de 6 e o resgate ao bes e a... :oh:

Estive a ver a entrevista da Minitra e foi ilucidativa. Em relação aos juros concordo com a solução. Na situação dos cocos do BCP e BPI estava previsto que o estado se tornava accionista do banco caso não conseguissem devolver o dinheiro. Na situação do BES isso não acontece, o risco do estado é consideravelmente menor!

por fundof » 4/8/2014 23:02

boas alguém sabe a Ministra da Finanças disse na Entrevista com José gomes Ferreira?

por luisptavares » 4/8/2014 22:47

Alguém sabe o total contabilistico dos activos tóxicos e dos passivos atirados para o bad bank??? o rácio de capital dantes e o posterior não me sai da cabeça, não me parece coincidente com o valor a atribuir a accionistas.... E isso é bastante importante, pois o banco não estava insolvente, tinha sim um problema de racio de solvabilidade...... Quais são os activos efectivamente atribuiveis a accionistas????
"Naturalmente que não me responsabilizo por nada que tenha dito. O normal é que você tenha entendido mal o que eu disse" (provavelmente dito numa noite de copos, mas aplica-se a tudo na vida...)
Lema de mercado a instituir daqui a 150 anos: " Se ganhas dinheiro na bolsa permanece calado, se perderes barafusta com todos"

Registado: 13/4/2010 15:10

por luisptavares » 4/8/2014 22:34

e_tudo_o_bento_levou Escreveu:
profetadadesgraca Escreveu:Governo e Cavaco aprovaram lei “relâmpago” para permitir solução para o BES

Se calhar já era um assunto que vinha a ser tratdo a algum tempo. Tudo foi feito num fim-de-semana? Em Portugal? :shame:
Os resultados foram publicados na quarta e não na sexta porquê? O fim justifica os meios .....

para lançar a discussão, supondo que vivemos num mundo cheio de "vigaristas" (vamos só supor, porque olhando para a história do psi20 é algo impensável...), e que esses vigaristas numa das suas sessões de negociações receberam uma proposta com muitos €€€€€€€ e o vigarista agora no comando aceitou logo a proposta. No entanto, o comprador oportuno disse, sabes, eu não quero tudo, só quero o que é bom, o resto, vocês arranjam uma forma de alguém ficar com isso.

moral da história: em menos de três meses ficaremos a saber quem era o humilde comprador oportuno (vermelho), e o vigarista no comando será promovido a visionário/salvador... :-$ :-$ :-$

Repare, houve alterações legislativas a 1 de agosto e a 4 de agosto...... Isto foi a pedido... Os accionistas têm noção que o regulador tem de apresentar um estudo económico que fundamente a necessidade da intervenção.... Sabem que a directiva europeia consagra que os accionistas/credores não podem ser mais prejudicados do que num normal processo de insolvência e podendo os mesmos ser indemnizados?????
"Naturalmente que não me responsabilizo por nada que tenha dito. O normal é que você tenha entendido mal o que eu disse" (provavelmente dito numa noite de copos, mas aplica-se a tudo na vida...)
Lema de mercado a instituir daqui a 150 anos: " Se ganhas dinheiro na bolsa permanece calado, se perderes barafusta com todos"

Registado: 13/4/2010 15:10

por Pata-Hari » 4/8/2014 22:31

Pedro447 Escreveu:
Junior = subordinada, o oposto de sénior :)

Ok..... :-s

Primeiro era porque não sabia o que era dívida junior, quando é mais do que óbvio do que se trata e inúmeros prospectos de obrigações nacionais usam os termos júnior e subordinada para descrever a mesma coisa (precisamente porque é a mesma coisa!); agora é porque o oposto de sénior não existe. Acho é que da mais elementar lógica ao que me refiro quando digo que sénior é o oposto de júnior, especialmente quando são os dicionários que dizem que o antónimo (ou seja, o oposto) de sénior é...surpresa das surpresas: júnior. Por isso não estou bem a perceber o que é que esta aparente vontade em querer ser picuinhas com questões de semântica acrescenta ao tópico, especialmente quando eu nada disse de errado e qualquer dificuldade de interpretação não nasce da minha parte...

Pedro, era uma pergunta retórica....

As obrigações podem ser muitas coisas e eu enumerei várias. Junior, em obrigações, não é um termo existente. Chamei-te à atenção para isso. Se quiseres aprender ou tentar, muito bem. Se quiseres ignorar, tudo bem também. É pelo desinteresse nas caracteristicas de cada coisa que compram que as pessoas perdem dinheiro. O lugar onde investimos o dinheiro não deveria ser meia-bola-e-força. Quando tratamos o dinheiro com esse desdém, estamos a meio-caminho de o perder. Desculpa falar assim, não é bem o momento certo mas o teu post é surpreendente.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por e_tudo_o_bento_levou » 4/8/2014 22:25

profetadadesgraca Escreveu:Governo e Cavaco aprovaram lei “relâmpago” para permitir solução para o BES

Se calhar já era um assunto que vinha a ser tratdo a algum tempo. Tudo foi feito num fim-de-semana? Em Portugal? :shame:
Os resultados foram publicados na quarta e não na sexta porquê? O fim justifica os meios .....

para lançar a discussão, supondo que vivemos num mundo cheio de "vigaristas" (vamos só supor, porque olhando para a história do psi20 é algo impensável...), e que esses vigaristas numa das suas sessões de negociações receberam uma proposta com muitos €€€€€€€ e o vigarista agora no comando aceitou logo a proposta. No entanto, o comprador oportuno disse, sabes, eu não quero tudo, só quero o que é bom, o resto, vocês arranjam uma forma de alguém ficar com isso.

moral da história: em menos de três meses ficaremos a saber quem era o humilde comprador oportuno (vermelho), e o vigarista no comando será promovido a visionário/salvador... :-$ :-$ :-$

Registado: 4/8/2014 22:07

por JCosta011281 » 4/8/2014 22:14

Boas,

Tudo isto cheira muito mal, a historia esta muito mal conta, e não me venham dizer que a culpa e de quem investiu, como muitos dizem aqui.
As ultimas noticias assim o dizem....
Para os accionistas isto foi um roubo, é muito estranho grande accionista estarem calados, porque será??? Alguém me consegue explicar?
Se foi retirado todos os activos tóxicos do novo banco porque o novo banco necessita de 4,9 mil milhões, onde fui parar o restante montante dos rácios de solvência???

Alguém da Zona de Oliveira de Azeméis ou distrito de Aveiro que queira entrar no processo judicial que diga, já estou a preparar a papelada para entrar com acção em Tribunal.

Registado: 3/8/2014 16:29

por zorro2009 » 4/8/2014 22:06

A Euronext diz que se o Banco de Portugal não se pronunciar sobre o BES até ao fecho dos mercados no dia 6 de Agosto, este deixará de integrar o índice de referência nacional na próxima segunda-feira.
Em comunicado de reacção ao anúncio do Banco de Portugal sobre as medidas de resolução do Banco Espírito Santo (agora dividido em banco mau e em banco bom [Novo Banco]), a Euronext vem dizer que se a autoridade reguladora não fizer uma declaração pública sobre o estatuto do BES até ao fecho das bolsas no dia 6 de Agosto, então confirmará nessa própria quarta-feira a retirada do BES do índice PSI-20, com efeito a partir de 11 de Agosto.

"Quando a retirada do Banco Espírito Santo for confirmada, na quarta-feira 6 de Agosto, ao final do dia, o BES sairá do índice a um preço de zero euros".

Recorde-se que esta segunda-feira a CMVM emitiu um comunicado dizendo que o BES SA vai continuar cotado em bolsa, ainda que se mantenha a suspensão da negociação. Ou seja, continuará a estar cotado, mas não no PSI-20, atendendo ao que foi agora comunicado pela Euronext (que compila os títulos que integram o índice de referência nacional).

O regulador do mercado de capitais vai ainda investigar a negociação dos títulos no dia 1 de Agosto para saber se não houve violação de regras.

O BES foi suspenso de negociação em bolsa, por decisão da CMVM, às 15h42 de sexta-feira passada.

Tradução ?

Registado: 8/1/2008 11:47

por profetadadesgraca » 4/8/2014 21:49

Governo e Cavaco aprovaram lei “relâmpago” para permitir solução para o BES

Registado: 4/8/2014 21:22

por _Noah » 4/8/2014 21:44

pho3nix_ Escreveu:Imagem

Rir para não chorar.

Em junho de 2006 também davam um price target de $ 70,00 ao Lheman :mrgreen: :mrgreen:

_Noah
Anexos
Screen Shot 2014-08-04 at 21.42.12.png
Screen Shot 2014-08-04 at 21.42.12.png (138.27 KiB) Visualizado 8037 vezes

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por profetadadesgraca » 4/8/2014 21:36

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... banco.html

A seguir o novo banco empresta aos velhos bancos a juros de 4%, para que paguem a totalidade dos COCOs remanescentes.

por ghorez » 4/8/2014 21:35

E agora o BESI tornava-se um banco independente de tudo, e depois vinha o Ricciardi e comprava o "Novo Banco" .. uiii q o Salgado ia ficar com azia para o resto da vida. :lol:

E claro que todos começaríamos com grandes teorias da conspiração.

Registado: 25/9/2012 10:49

por profetadadesgraca » 4/8/2014 21:32

Anexos
bes.png
Jornal publico

por RAndrade_74 » 4/8/2014 21:25

Ouvi mal o que disse a ministra das finanças na SIC ou ela disse que para os pequenos investidores que tinham comprado divida subordinada do BES nos balcões BES caberia à nova gestão do Novo Banco definir se a iriam honrar. Mas indiciou que sim, mas que teria de ser a administração do banco a decidir e anunciar.

....já ouvi duas vezes......e disse mesmo.....

Edit: Ouvi a terceira vez, e a pergunta referia dívida de empresas do grupo, não do banco. Ou seja...subordinada =0
Editado pela última vez por RAndrade_74 em 5/8/2014 0:17, num total de 1 vez.

Registado: 29/10/2013 10:04

por ferreira10 » 4/8/2014 21:23

artista_ Escreveu:
(...) Se houvesse uma fiscalização dizia-lhes se me queriam comprar as obrigações por um cêntimo cada, eu vendia-lhas... aliás, podes dizer-lhes que lhes pagas 1 cêntimos por cada uma e ainda lhas dás, pode ser que ele aceite! :mrgreen:

Quando tal o fiscal ainda pensava que o queriam comprar e tratava de o acusar por tentativa de suborno!

Há muitas coisas mal feitas neste país.
Devido a um erro informativo na segurança social, mandaram-me uma divida para casa. Eu contestei a divida.Para isso, tive que arranjar um advogado. Dado que não pode ser contestada por um particular de forma informal. Não obstante, ter todos os comprovativos em casa. Bastava entrega-los e tivessem eles 2 minutos e um bocadinho de vontade para os verem e desfazia-se o equivoco.

Logo que foi feita oposição ao processo executivo,apenas 15 dias depois, a segurança social já estava a assumir que tinha sido um erro e desistiu do processo. A incompetência da SS levou-me a gastar no advogado 735€.Despesas diretas, fora as outras.

Pensava eu que podia agarrar nesses 735€ e abate-los no irs como acontecia no passado. Até porque tinha sido o próprio Estado na sua incompetência a infligir-me essa subtração no meu patrimonio. Está bem, está!

Esse abatimento já não está previsto! Quer dizer, o Estado perdeu, aliás,o processo nem foi a julgamento; e eu ainda tive que pagar imposto sobre esse capital de 735€ que o Estado me deveria dar de volta como indemnização pelos danos causados!Esse gasto para me proteger da incompetencia do Estado foi considerado como uma riqueza por mim acumulada.

Neste país muita coisa está mal, e agora, meto a politica nesta conversa; a qual não devia ser para aqui chamada.Há muitos caminhos para conseguir esse ideal de justiça e prosperidade que muitos desejam.O meu é o liberalismo.Essa coisa diabolica que muitos desejam ver à distancia.No liberalismo o Estado é responsabilizado.Exatamente como acontece nos Estados Unidos em que o Estado se perder tem que pagar!

O que vimos e o que temos visto nos últimos tempos na governação em Portugal é governar à PCP.Cacetada em todos para bem comum da sociedade!Por exemplo, esta solução para o BES, embora eu concorde com ela, nem sequer o PCP conseguiria fazer melhor.Os ditos capitalistas, gajos que poupam e se preocupam com o futuro, levaram uma cacetada valente.Melhor do que isto?Só se for a garantia bancaria ao BESA dada por Eduardo dos Santos.
Editado pela última vez por ferreira10 em 4/8/2014 21:28, num total de 1 vez.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Artista Romeno » 4/8/2014 21:20

Mas eu ouvi bem a ministra o custo do emprestimo do resgate e 2,4 ou 3,4 mais quinze pb..... tao a gozar...so pode....o san emite cocos a mais de 6 e o resgate ao bes e a... :oh:
Estoico. Obrg... mas nem valia apeba quem vai ai topico be ah ba pegar em declaracoes velhas e descontextualiza.las sobre o bcp ....pois pensam que e por eu falar que sobe ou desce ate ja me atacaram no jn em publico por causa do banif.apos os resultados deste h1...banif e bcp despertam amores e odios eu compreendo...
... tanto me da... expus as necessidades de capitalizacao do bes na quarta a noite atualizei na quinta apos uma noticia pa 4,5mm...disse no passado que tava barata em af mas que nao confiava em rs por isso era pa fitipaldis de at ou bem conectados...se falho claro que falho sim toda a gente falha....quem disser o contrario mente....querem uma falha adidas
Boa noite e passem bem....nao desejo mal a ninguem e insane pensarem isso...so edcrevo esta msg pois fiquei pasmado coma taxa de juro deste resgate...passem bem
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por O Estóico Ocioso » 4/8/2014 21:19

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 19/1/2015 1:51, num total de 1 vez.

Registado: 27/7/2014 0:32

por artista_ » 4/8/2014 21:16

Sr_SNiper Escreveu:Tenho uma dúvida, quem fica no banco mau? A Dona Inercia ou o Cristiano Ronaldo ? :lol: :lol: :lol:

Qual deles é tóxico? :mrgreen:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Google Adsense [Bot], niceboy, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39 e 177 visitantes