Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off-topic : Publico & Privado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Soh falta a 3ra opiniao...

por bboniek99 » 27/2/2004 22:25

Conhecemos todos empresas NAO publicas, em que o Estado nao tem quota (ou mantem somente uma famigerada "golden share") nas quais o desempenho dos trabalhadores eh uma lastima.

Exemplo, soh para concretizar um caso, TVCabo/NetCabo !

Uns ranhosos. Haverao tambem bons e dedicados trabalhadores mas a grande maioria nao sabe trabalhar. Essa dos contratos a prazo porem os tipos a mexer eh uma faca de doies gumes: em muitos casos os "empregados", na falta de vinculo ah entidade patronal e, consequentemente, sem qualquer garantia de seguranca do seu posto de trabalho, trata os clientes como uns macadores.

Assim jah nem sei onde comeca e acaba a culpa e/ou responsabilidade de Estado-Empresa: se os mais malandros serao os trabalhadores, os gestores ou os tutores desta canalha toda.

Chamem o Marques ! :mrgreen:
bboniek99

por PLPINTO » 27/2/2004 21:56

Claro que a culpa não é dos empregados mas sim do Patrão, estado, governo, sei lá. Mesmo os muitos funcionarios publicos que se encostam ou só têm duas velocidades, devagar e devagarinho, só o fazem porque o podem fazer... se fossem privados trabalhavam porque não tinham outro remedio. Ora isso é bom, pois muitos bons empregados publicos (e felizmente ainda há muitos) esforçam-se contra um sistema que em nada os beneficia pois não tiram qualquer dividendo a mais do que aqueles que se encostam e com o tempo eles mesmo acabam por se render e desmotivados acabam por ser mais um dos encostados.
Daí eu ser a favor de contratos a prazo e avaliações de desempenho que só beneficiam os bons trabalhadores e não os patrões como os sindicatos querem fazer crer. Só os encostados ao sistema podem temer isso.
Eu tambem já fui empregado e nunca tive medo de ser despedido pois eu sabia que com a mais valia que eu gerava em relação ao meu ordenado nunca iria ter problemas... havia lá quem ganhasse muito mais que eu e produzisse muito menos!
Agora que trabalho por conta propria estou muito mais calão!

Registado: 22/5/2003 15:08

CGD

por josema » 27/2/2004 21:13

Eu sou funcionário público, ou melhor fui até meados de Novembro/03. Agora estou à espera da reforma. Segundo informações recolhidas ao balcão da Loja do Cidadão das Antas, antes de Junho/Julho/04 o meu processo não será despachado. Motivo? As "habilidades" da Nelinha das finanças: em 2003 quis "sacar" nas reformas dos funcionários públicos, o T. Constitucional não concordou e neste momento os serviços da Cx.Geral de Aposentações estão a rever, de acordo com a legislação entretanto produzida, mais de 100.000 processos... É tempo, parece-me, de neste fórum não se amesquinhar um grupo profissional como se ele fosse o culpado de todos os males da nossa sociedade. Não sou exemplo para ninguém em coisa nenhuma, mas em 36 anos de professor, todos os meus alunos tiveram acesso ao meu telefone desde a primeira aula para usar até às 22 horas para fazer perguntas, e como SOS para usar 24 horas sobre 24 horas. Na minha profissão, como em muitas outras, na função pública como no sector privado, tenho conhecido, ao longo da minha vida, muita gente fantástica e muita gente "ranhosa", incompetente, desleixada, sem valores humanos. Quanto a Serviços, a mudança no sector público nem a passo de caracol anda. Tenhamos a coragem de pôr o dedo na ferida: a culpa não é dos funcionários, mas de quem legisla, decide e controla. É portanto, mais a cima que a fruta está podre.Não sei se alguém já disse isto: sempre que se generaliza deturpa-se a verdade dos factos.

Registado: 11/2/2004 18:30

experiencia.

por Viana » 27/2/2004 21:00

Tenho conta num banco espanhol onde contraio normalmente e frequentemente emprestimos superiores a 200mil Euros. O procedimento: Um telefonema. Náo assino livranças, garantias ou qualquer outra documentaçáo, a unica coisa que tem da minha parte foi o papel de abertura de conta.

Decidi oferecer um carro a minha mulher, um carro pequeno para que ela se possa deslocar na cidade, po r isso barato. Como nao tinha de momento os fundos suficientes para essa compra, faltava-me aproximadamente 50% do valor do carro, recorri a um financiamento para esse efeito junto de uma financeira. Evidentemente que o juro em vez de ser Euribor com um pequeno spread ficou nos 9%. Contactei a financeira por telefone que me indicou os valores e documetnacao necessaria, (BI; NIF; Recibo de vencimento ou IRS, conta bancaria). Entreguei a referida documentacao de manha perto das 11h as 16h recebo um telefonema a dizer que o montante solicitado tinha sido transferido.
Em caso de liquidacao do contrato anteciapda, o que fiz passado um mês (o previsto eram 60 meses para que a prestacao fosse a mais baixa possivel) liquidei parcialmente o contrato, (mais de 90%), ate ao remanescente minimo de 500Euros sem penalizacaoes, passados dois dias liquidei os 500Euros com uma penalizacao de 4% sobre esse valor. A caixa nao esta a anos luz. A caixa é impossivel. Náo tenho nem nunca tive conta na CGD mas quem tem e conhecço queixa-se.
Viana

por PLPINTO » 27/2/2004 16:57

Perante a demora em receber uma resposta da CGD, desde dia 17, fui hoje ver o que se passava. Ainda nem sequer foi para avaliação! Se tudo correr bem devem-me dar uma resposta na proxima quarta feira, mais de 15 dias depois. Ridiculo!
Chateado fui na quarta feira, esta quarta feira, ao meu banco, BCP, e na proxima segunda já tenho o dinheiro disponivel na conta - 3 dias uteis depois!
QUE DIFERENÇA!

por PLPINTO » 17/2/2004 17:38

Eu entendi, só que eu já fui cliente deles e minha mãe é uma cliente muito antiga.

por Ming » 17/2/2004 17:22

Relendo a nota muito curta que escreví, acho que ela não transmite a ideia que queria transmitir.

O que eu queria dizer era que:

Claro que a CGD, por ser do estado mas tambem por ser uma instituição antiga que durante muito tempo quase não teve concorrência, tem uma série de vícios que actualmente a prejudicam em relação à concorrência.
Mas a minha experiência pessoal de pedir créditos diz-me que a diferença entre faze-lo na CGD e noutros bancos (e tenho experiência de vários, entre os quais o BCP, o BES e o BPI) não é assim tão grande.
Essa diferença, no entanto, é muito grande se estiver em causa pedir créditos em bancos onde se é bem conhecido e se tem importantes relações comerciais e em bancos em que se entra pela primeira vez como completo desconhecido.

Era só isto que eu quis realçar...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

banco da Treta...

por Thomas Hobbes » 17/2/2004 17:06

Infelizmente para a CGD tratar bem o cliente não é uma prioridade.

Muitas pessoas ainda quase são "obrigadas" a ter conta neste banco.

Se isto acontece de borla, a CGD não se importa em melhorar a qualidade de serviço.

Talvez um dia quando maior parte das pessoas não recorrer a CGD eles aprendam que nos tempos de hoje a celeridade processual e o satisfação do cliente são factores primordiais para uma empresa que se quer de vanguarda.

Mas isto são palavras gastas e que todos nós já sabemos. Infelizmente só nos resta encolher os ombros e esperar não ter de retornar a qualquer balcão da CGD tão depressa possivel.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

por PLPINTO » 17/2/2004 16:57

Não tem nada a ver uma coisa com outra. A minha mãe é cliente da CGD à mais de vinte anos e recebe a reforma dela e a do meu falecido pai por esta conta. É um emprestimo garantido a menos que morra antes dos 3 anos de vigencia.

Mas eu não me estou a queixar do facto do credito ser ou não aprovado mas sim do tempo, da quantidade de papeis e de ter que lá voltar... além de ter que pagar para ter só uma resposta.

Faz-me lembrar o tempo, antes da net, em que eu cheguei a dár ordens de compra de acções Portuguesas que me eram cobradas quer fossem executadas ou não... era o unico banco que cobrava pelo envio de uma ordem quer fosse executada ou não!

Já agora: se o credito for recusado vou transferir o envio das penções da minha mãe para uma conta que ela tem no BCP e mandar estes à fava.
Não querendo dizer mal dos funcionarios publicos pois alguns, mesmo vitimas do proprio sistema, são bastante prestaveis ainda não vi nada publico que não tivesse normas a mais e longos caminhos a percorrer para chegar ao obvio.Ou seja, nada que seja eficiente e de facil acesso.

por Ming » 17/2/2004 16:28

Sem querer contrariar, nem dizer (muito) mal do BCP, de que até sou cliente e accionista...

Se isso é assim, que tal pedir a alguem que não tenha conta no BCP, nem lá seja conhecido, que experimente pedir lá um empréstimo, para depois comparar? :lol: :lol: :lol:
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

off-topic : Publico & Privado

por PLPINTO » 17/2/2004 16:05

Eu, como cliente do BCP, estou habituado a que quando preciso de um emprestimo é só preencher dois papeis e 2/3 dias depois ir à internet verificar se o dinheiro já foi creditado na minha conta. Nada do outro mundo...

Hoje fui à CGD para fazer o pedido de um emprestimo em nome da minha mãe e eu como seu fiador e:
Depois de perder a manhã inteira à espera para ser atendido tive de preencher um monte de papeis a contar a minha vida toda desde uma lista de bens até ao tempo em que iniciei a minha actividade profissional. Tive que vir a casa buscar o comprovativo em como tinha pago o IRS pois a declaração não provava a minha honestidade no pagamento dos impostos...foi-me dito que velho não tem muito direito a credito bancario embora as reformas da minha mãe superem a menssalidade facilmente e, pior que tudo, foi cobrado a quantia de 52.00 € só para que os funcionarios publicos tenham a bondade de me dizer (uma semana depois) se se desigam a emprestar a "enorme" quantia de 5000 euros.
Uma manhã inteira depois perguntei se havia a possibilidade de saber o resultado na internet por uma referencia qualquer onde me foi dito com espanto que lá não se fazia isso pela net e fiquei a saber que, se fosse aprovado, ainda teria de perder outra manhã na proxima semana para assinar os documentos defenitivos.
Quando lhes disse que as coisas por lá eram bastante complicadas tendo em conta o procedimento dos outros bancos foi-me respondido: -- "Aqui as coisas são assim". Esqueceu-se foi de dizer: INFELIZMENTE.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Google [Bot], hugob0ss, m-m, macau5m, navaldoc, OCTAMA, Shimazaki_2, silva_39 e 163 visitantes