Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por Pedro447 » 4/8/2014 2:26

artista_ Escreveu:Estive a tentar ler o que estava em atraso, uma carrada de páginas que só li muito na diagonal... vou deixar duas notas:

NOTA 1: O Governador do BdP acabou a sua intervenção a apelar a calma, dando garantias clientes e depositantes de que estará tudo bem com o BES (ou o Novo banco) amanhã, que não há qualquer tipo de problema. Este homem é o mesmo que há três semanas garantia que o BES estava sólido, que havia uma almofada de 2,1 mil milhões que era mais do que suficiente para tudo o que de mau pudesse haver, e que até havia muitos investidores privados interessados, e é o mesmo que 10 minutos antes dizia que aconteceram fraudes que não são possíveis detetar a não ser quando a coisa rebenta e por isso a situação era muito mais grave do que previram e já não havia privados interessados... qualquer um percebe que ele é a pessoa indicada para transmitir confiança a toda a gente! :wall: :wall: :wall:

NOTA 2: No dia de hoje é já certo que os detentores de ações vão perder tudo ou quase tudo (a minha solidariedade para eles, para alguns não deve ser fácil, mas é nos momentos difíceis que muitas vezes damos um "salto em frente"!). Fica agora claro quais foram as mensagens mais perigosas aqui no forum. As mensagens a que muitos chamaram de alarmistas, ignorantes, catastróficas, sem sentido, etc, foram afinal estas que poderão ter impedido que ainda mais investidores, entre os que acompanham o forum, se tivesse queimado no BES. No lado oposto, as mensagens que criticavam estas, chegando mesmo a insultar os seus autores, e apelando a todos que não vendessem ou comprassem mais. Houve quem desse os parabéns aos "resistetentes" accionistas do BES, quem avançasse com elaborados projetos de restruturação que já sabia que iam avançar, ou que falasse em "irracionalidade das quedas". Gostava de saber em especial o que é que o Açor tem agora a dizer? Infelizmente presumo que tenha sido expulso! De qualquer forma um abraço para ele, não deve ser fácil!

Acho que apartir de hoje o mercado já não será o mesmo! Mas eu já dizia isto quando o BCP caiu de 6 euros para perto dos 5 cêntimos! :roll:

Em relação ao ponto 2 só acrescentaria mais uma coisa: por amor de Deus coloquem sempre um stop loss em todas as compras, TODAS, por mais "certos" que sejam os investimentos, ou por mais discursos que o Banco de Portugal faça, a responsabilidade de não colocar uma rede de segurança (stop loss) é 100% do investidor! Usem esta catástrofe como uma importante lição de vida, quer tenham perdido ou não (há muitos anos que não toco no mercado português portanto a minha neutralidade é total). Esta pode até vir a ser uma perda bastante lucrativa, se um dia tiverem uma fortes massas para investir (mais do que perderam agora) já não voltarão a cometer o mesmo erro de ficarem agarrados ao lixo até ao fim, e perdem menos do que se se tivessem safado agora e continuassem a achar que não usar stops é uma estratégia válida.

Não há nenhum trader/investidor com sucesso ao longo de vários anos que não use stops, e nunca haverá. Ao fugirem das pequenas perdas (quando se usam stops) como o diabo foge da cruz, sabem o que estão realmente a fazer? A exporem-se a perdas catastróficas. Não querer perder é o que leva a perdas, mentalizem-se disso.

Registado: 2/11/2008 16:17

por artista_ » 4/8/2014 2:26

AT2014 Escreveu:Amigo Artista,

Concordo com tudo. Só uma nota: O Açor tinha-me dito que ia de férias na 6ª feira e iria estar ausente por uns dias. Espero que não tenha sido expulso pois as vozes "dissonantes" (ainda que erradas) são muito importantes para o debate de ideias no fórum.

Abraço e agora vou eu deitar-me :lol: :lol:

Melhor ainda, ainda há esperança que venhamos a ter a sua versão! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jccgold » 4/8/2014 2:23

artista_ Escreveu:As mensagens a que muitos chamaram de alarmistas, ignorantes, catastróficas, sem sentido, etc, foram afinal estas que poderão ter impedido que ainda mais investidores, entre os que acompanham o forum, se tivesse queimado no BES. No lado oposto, as mensagens que criticavam estas, chegando mesmo a insultar os seus autores, e apelando a todos que não vendessem ou comprassem mais. Houve quem desse os parabéns aos "resistetentes" accionistas do BES, quem avançasse com elaborados projetos de restruturação que já sabia que iam avançar, ou que falasse em "irracionalidade das quedas".

A minha favorita foi há poucos dias, que é nos momentos de panico que acontecem os melhores negócios. Tive vontade de perguntar à pessoa em causa se sabia q ha empresas q vao à falencia e se seria bom negócio comprar uma empresa falida. Mas para quê, o tópico foi uma festarola de ATs, gráficos, e gente mais esperta q os outros. N tenho pena nenhuma daqueles q tendo a informacao toda lhes entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Aos outros estivemos cá para fazer o serviço publico de tentar salvar o seu dinheiro

Registado: 11/11/2011 3:58

por Bringer » 4/8/2014 2:21

Segundo me parece, se na venda do Novo Banco, o Estado viesse a encaixar mais do que o valor injectado, este remanescente iria para os accionistas do BES.
No entanto parece-me um cenário muito pouco provável, já que o Estado vai querer receber rapidamente o dinheiro empatado.

Agora vamos ver é como a nova administração do Novo Banco vai cumprir com os juros a pagar aos credores privados (um depositante ou pequeno obrigacionista não deixa de ser um credor) e com os juros a pagar do empréstimo feito pelo Estado. É que serão cerca de 7% sobre mais de 4 mil milhoes.
Vamos a ver se não há quem pegue no Novo Banco e este não se torna num Bad Bank para os contribuintes.

Pessoalmente, acho que o Novo Banco tem uma estrutura de balcões e clientes apetecível para ser comprado.
Porque não tentar já uma venda do mesmo?
É que não estou a ver esta administração a conseguir pagar o empréstimo nos próximos anos, mesmo que o Estado possa receber em acções preferenciais.

Registado: 29/11/2007 2:19

por JR1978 » 4/8/2014 2:19

Boa noite,
Quem tenha adquirido cfd posição longa na sexta feira a 0,12 cêntimos, o que acontece em relação à responsabilidade perante o intermediário financeiro?
Obrigado

Registado: 4/8/2014 2:13

por AT2014 » 4/8/2014 2:18

artista_ Escreveu:Estive a tentar ler o que estava em atraso, uma carrada de páginas que só li muito na diagonal... vou deixar duas notas:

NOTA 1: O Governador do BdP acabou a sua intervenção a apelar a calma, dando garantias clientes e depositantes de que estará tudo bem com o BES (ou o Novo banco) amanhã, que não há qualquer tipo de problema. Este homem é o mesmo que há três semanas garantia que o BES estava sólido, que havia uma almofada de 2,1 mil milhões que era mais do que suficiente para tudo o que de mau pudesse haver, e que até havia muitos investidores privados interessados, e que 10 minutos antes dizia que aconteceram fraudes que não são possíveis detetar a não ser quando a coisa rebenta e por isso a situação era muito mais grave do que previram e já não havia privados interessados... qualquer um percebe que ele é a pessoa indicada para transmitir confiança a toda a gente! :wall: :wall: :wall:

NOTA 2: No dia de hoje é já certo que os detentores de ações vão perder tudo ou quase tudo (a minha solidariedade para eles, para alguns não deve ser fácil, mas é nos momentos difíceis que muitas vezes damos um "salto em frente"!). Fica agora claro quais foram as mensagens mais perigosas aqui no forum. As mensagens a que muitos chamaram de alarmistas, ignorantes, catastróficas, sem sentido, etc, foram afinal estas que poderão ter impedido que ainda mais investidores, entre os que acompanham o forum, se tivesse queimado no BES. No lado oposto, as mensagens que criticavam estas, chegando mesmo a insultar os seus autores, e apelando a todos que não vendessem ou comprassem mais. Houve quem desse os parabéns aos "resistetentes" accionistas do BES, quem avançasse com elaborados projetos de restruturação que já sabia que iam avançar, ou que falasse em "irracionalidade das quedas". Gostava de saber em especial o que é que o Açor tem agora a dizer? Infelizmente presumo que tenha sido expulso! De qualquer forma um abraço para ele, não deve ser fácil!

Acho que apartir de hoje o mercado já não será o mesmo! Mas eu já dizia isto quando o BCP caiu de 6 euros para perto dos 5 cêntimos! :roll:

Amigo Artista,

Concordo com tudo. Só uma nota: O Açor tinha-me dito que ia de férias na 6ª feira e iria estar ausente por uns dias. Espero que não tenha sido expulso pois as vozes "dissonantes" (ainda que erradas) são muito importantes para o debate de ideias no fórum.

Abraço e agora vou eu deitar-me :lol: :lol:

Registado: 4/2/2014 2:39

por AmigosdaBolsa » 4/8/2014 2:16

AS1310 Escreveu:Tenho lido já por várias vezes referencia a uma indemnização calculada até 25.000€ pela CMVM para pequenos investidores. Isso pode ser algo que pode ser aplicado mesmo neste caso? Fiquei sem perceber se é aplicável ou não, mas acho "bom" de mais haver lugar a varias indemnizações por estes, mas já vi isso ser referido e aconselhado algumas vezes online.

Não, pois o que vai a 0 é a empresa de onde és accionista e não o intermediário onde tens os teus produtos financeiros.
O S.I.I. tem como principal objectivo a protecção dos pequenos investidores, visando garantir a restituição ou reembolso do dinheiro ou produtos financeiros do investidor, no caso de o intermediário financeiro (banco, sociedades correctoras, …) se encontrar em situação de incapacidade financeira. As Instituições abrangidas pelo S.I.I. são os Bancos, sociedades correctoras ou financeiras de corretagem, sociedades gestoras de património, sociedades mediadoras dos mercados monetários e de câmbios, e sociedades de investimento que estejam autorizados a operacionalizar em Portugal.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por artista_ » 4/8/2014 2:13

Estive a tentar ler o que estava em atraso, uma carrada de páginas que só li muito na diagonal... vou deixar duas notas:

NOTA 1: O Governador do BdP acabou a sua intervenção a apelar a calma, dando garantias clientes e depositantes de que estará tudo bem com o BES (ou o Novo banco) amanhã, que não há qualquer tipo de problema. Este homem é o mesmo que há três semanas garantia que o BES estava sólido, que havia uma almofada de 2,1 mil milhões que era mais do que suficiente para tudo o que de mau pudesse haver, e que até havia muitos investidores privados interessados, e é o mesmo que 10 minutos antes dizia que aconteceram fraudes que não são possíveis detetar a não ser quando a coisa rebenta e por isso a situação era muito mais grave do que previram e já não havia privados interessados... qualquer um percebe que ele é a pessoa indicada para transmitir confiança a toda a gente! :wall: :wall: :wall:

NOTA 2: No dia de hoje é já certo que os detentores de ações vão perder tudo ou quase tudo (a minha solidariedade para eles, para alguns não deve ser fácil, mas é nos momentos difíceis que muitas vezes damos um "salto em frente"!). Fica agora claro quais foram as mensagens mais perigosas aqui no forum. As mensagens a que muitos chamaram de alarmistas, ignorantes, catastróficas, sem sentido, etc, foram afinal as que poderão ter impedido que ainda mais investidores, entre os que acompanham o forum, se tivessem queimado no BES. No lado oposto, as mensagens que criticavam estas, chegando mesmo a insultar os seus autores, apelando a todos que não vendessem ou comprassem mais. Houve quem desse os parabéns aos "resistetentes" accionistas do BES, quem avançasse com elaborados projetos de restruturação que já sabia que iam avançar, ou que falasse em "irracionalidade das quedas". Gostava de saber em especial o que é que o Açor tem agora a dizer? Infelizmente presumo que tenha sido expulso! De qualquer forma um abraço para ele, não deve ser fácil!

Editado pela última vez por artista_ em 4/8/2014 2:18, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AT2014 » 4/8/2014 2:13

AS1310 Escreveu:Tenho lido já por várias vezes referencia a uma indemnização calculada até 25.000€ pela CMVM para pequenos investidores. Isso pode ser algo que pode ser aplicado mesmo neste caso? Fiquei sem perceber se é aplicável ou não, mas acho "bom" de mais haver lugar a varias indemnizações por estes, mas já vi isso ser referido e aconselhado algumas vezes online.

Não se aplica porque aqui o que sucede é que a acção vale zero. Se assim fosse iamos todos, de cada vez que temos uma menos valia, accionar o sistema de indemnização aos investidores.

por AT2014 » 4/8/2014 2:09

ovelhaxone Escreveu:está certo dissso AT2014? é que há algumas situações em que a perda não é considera menos-valia, nomeadamente, quando não há venda do activo ou exercido qualquer direito sobre o mesmo. para as finanças se não houve realização da venda então não houve prejuizo. por exemplo, tem opções e não as exerce nem vende e elas expiram com valor 0. a perda não é contabilizada para o IRS (nem o intermediário comunica isso). :oh:

É diferente.Isso que falas é como quando não se exercem direitos. Ao não exerceres não é perda. Não é este o caso. Isto é como se comprasses acções duma empresa que fechou. O teu investimento desapareceu e logo tens uma menos valia. Fica tranquilo. A única questão é quando é que podes deduzir. Eu acho que vai ser com a liquidação do Bad Bank.

por AT2014 » 4/8/2014 2:02

Pedro447 Escreveu:
AT2014 Escreveu:
euro-born Escreveu:isto é bom ou mau para a banca?

Juros empréstimos fundo reestruturação;
Possibilidade de participarem em novo banco;
limpeza de um problema num banco.

isto é bom ou mau para o psi18?

Amigo euro-born,

É péssimo. Amanhã todo a gente vai vender tudo de todas as cotadas.

Primeiro ninguém percebeu nada dessa parte da solução dos bancos suportarem o fundo e como. Supostamente o Bes necessita de 5MM. O fundo estava a ser capitalizado com cerca de 200 M por ano logo necessita de 25 anos para chegar a esse montante. Parece que então o estado entra para o fundo e os bancos vão suportando juros. Mas quanto é que isso dá ? Quanto vai desvalorizar os bancos ? Enfim, uma confusão.

Os investidores institucionais vão vender porque deixam de perceber se as empresas em Portugal são sólidas ou não. E também não sabem que empresas ficam a arder com papel comercial do Ges e acções do Bes. Portanto preferem ficar de fora.

Os investidores particulares vão fugir a sete pés das acções dos bancos e, muitos deles, da bolsa. E como muitos têm acções do AC do BCP (estava tudo a aguentar para uma subida que se ia concretizar) vão inundar o mercado com milhões de milhões de acções.

E está por saber se os clientes do BES vão entender a mensagem ou vão a correr levantar tudo. Duvido que isso suceda mas por outro lado existem milhares deles que vão estar furiosos com o banco por terem perdido tudo (foram ao AC do BES) e logo vão fechar as contas. Já para nem falar de que 80% dos depositantes nem percebeu o que foi hoje anunciado. Vai haver muita conversa do género: " O BES fechou. Agora é outro banco. Ai que eu tinha as minhas economias no BES". Não gostava de ser empregado de agência do Bes amanhã....

Abraço e bons negócios

E continuam a bater na tecla que esta decisão é o fim do mundo e lá vem a bolsa toda por aí abaixo e nunca mais ninguém quer saber disto... quer-me parecer que é mais desejo do que palpite...

AT2014 Escreveu:
euro-born Escreveu:Os investidores institucionais vão vender porque deixam de perceber se as empresas em Portugal são sólidas ou não

Assim como deixaram de perceber se as empresas dos USA são sólidas depois do Lehman Brothers, as do Reino Unido depois do Northern Rock, as de Espanha depois do Bankia, as da Bélgica depois do Dexia, a Grécia nunca mais vai emitir obrigações depois da bancarrota (já o fez recentemente), etc, etc... Tinhamos um banco com zero de confiança nos mercados e com um buraco enorme, passámos a um banco que ficou como a carne boa, sem activos tóxicos e totalmente capitalizado. Quem tinha de perder, perdeu, como as regras que todos conheciam (principalmente os tais investidores institucionais) prevêm, evitou-se o contágio ao resto do sistema bancário e acabou-se com a incerteza generalizada (o pior inimigo dos mercados). Resumindo, será que é mesmo motivo para o fim do mundo que se fala? Estivessemos nós num bull market global e até diria que amanhã seria um dia positivo. Mas se o PSI cair amanhã paciência, afinal de contas parece que estamos no inicio de uma potencial correcção mundial, portanto quedas aqui serão sempre possíveis. Mas a coisa seria bem pior com um infectado com o ébola como era o BES a matar o resto da bolsa.

Pedro,

Eu normalmente sou optimista. O meu amigo não está a perceber: Ninguém investe quando há factos por clarificar. E neste momento há tudo por clarificar:

1- Quais, quantas e qual a dimensão das empresas que vão ter perdas como accionistas do Bes, detentores de obrigações ou que têm DPs no GES ? E qual a dimensão dos investimentos ?
2- Quais, quantas e qual a dimensão dos créditos que empresas afectadas têm no Bes e que não vão conseguir pagar ?
3- Qual o montante de juros que os bancos vão ter de suportar pelo empréstimo de 4,5MM ao Fundo de Recapitalização ?
4- O BCP (por exemplo) irá então manter o pagamento de 1850 milhões de Cocos ? E irá necessitar de algum mini AC adicional ou não ?
5- Como fica a PT ? A PT só existe para recuperar os 900 M....
6- Como vão reagir os clientes do Bes ? Milhares deles foram ao AC recomendados pelos infelizes dos gestores das agências e agora perderam tudo. Qual vai ser a sua reacção ? E como vão reagir os outros clientes (institucionais) ?
7- Que activos passam para o Bad Bank ?
etc, etc

Acha que é dificil entender o que vão fazer os investidores ? Está com vontade de se meter num carrossel ?

Abraço e bons negócios

por JCosta011281 » 4/8/2014 1:59

Dr Tretas Escreveu:
JCosta011281 Escreveu:Só não haverá culpados se os accionistas deixarem, isto pode ser um caso para dar exemplos a outros que pensam que podem sair impunes.
Eu quando compro acções compro da empresa toda, depois chega uns senhores saídos não sei de onde dizer, não não, o que você comprou foi "activos tóxicos", mas que raio de brincadeira é esta, mais valia o banco ir a falência. Portanto espero que os accionistas não se deixem enganar....porque isto foi declaradamente um ROUBO disfarçado de Nacionalização do banco bom para depois venderem por tuta e meio passado um tempo, e quem se lixou foi o accionista que enganado por estas pessoas (BdP, CMVM, etc...) foi comprar os títulos da dita instituição sólida, que este senhores já sabiam a muito que a coisa não era bem assim. Tudo isto é bastante sinistro e configura caso de tribunal, pois tenho a certeza que em tribunal irá ser dada razão aos accionistas.

Que irresponsabilidade... Então o melhor era o banco falir? Que se lixem os empregados e os depositantes! Se eu, accionista, perdi, quero ver tudo a arder :twisted:
Felizmente que não és tu que mandas :mrgreen:
E depois, não deve ser tirado "nada" do BES, ou seja uma quantidade igual de activos (bons) e passivos que contabilistcamente somados dão zero.

Os depositantes estavam sempre asegurados...quantos aos empregados teria que se encontrar uma solução. Atenção que só dei um exemplo, não que dizer que é isso que defenda....porque não foi feito como no BCP...
Tirar a carne e dar os ossos aos accionistas não brinques....ainda agora sai mais uma noticia que o BdP já sabia disto e andou a dizer que a instituição era solida, isto configura o que?
Tu tens uma empresa cotada em bolsa e como vês que tens um passivo já algo elevado lembraste...já agora porque não mandar o passivo para os accionistas e fico com activos a labutar e não me chateio mais com o passivo(já nem me pertence, agora é dos accionistas :), ai esta a solução maravilhosa que estas pessoas inventaram pois não são estas que vão sofrer com isto....

Registado: 3/8/2014 16:29

por AS1310 » 4/8/2014 1:58

Tenho lido já por várias vezes referencia a uma indemnização calculada até 25.000€ pela CMVM para pequenos investidores. Isso pode ser algo que pode ser aplicado mesmo neste caso? Fiquei sem perceber se é aplicável ou não, mas acho "bom" de mais haver lugar a varias indemnizações por estes, mas já vi isso ser referido e aconselhado algumas vezes online.

Registado: 3/8/2014 23:50

por ovelhaxone » 4/8/2014 1:58

é bem observado Pedro447.

Registado: 18/7/2013 15:16

por Pedro447 » 4/8/2014 1:53

ELM Escreveu:Boa noite

Durante o mês de Julho adquiri cerca de 1.000€ de acções do BES sei que vou ficar sem este valor porque as acções vão estar cotadas a 0€ no entanto já este ano obti mais -valias na EDP, Portucel e BCP, será que posso declarar em IRS estas menos valias do BES ou seja 1.000€

Obrigado

Acredito que quem fica a gerir os activos do bad bank tente recuperar ainda alguma coisa, caso as empresas do grupo GES tenham algum plano credível de recuperação, portanto só quando as contas estiverem fechadas e o bad bank liquidado é que haverá menos valias, na minha opinião. Portanto possivelmente não será este ano...

por ovelhaxone » 4/8/2014 1:52

está certo dissso AT2014? é que há algumas situações em que a perda não é considera menos-valia, nomeadamente, quando não há venda do activo ou exercido qualquer direito sobre o mesmo. para as finanças se não houve realização da venda então não houve prejuizo. por exemplo, tem opções e não as exerce nem vende e elas expiram com valor 0. a perda não é contabilizada para o IRS (nem o intermediário comunica isso). :oh:

Registado: 18/7/2013 15:16

por O Alquimista » 4/8/2014 1:51

Se alguém tinha dúvidas, ficou sem elas: o mercado é mesmo eficiente a separar o bom do mau. Começou a fazê-lo antecipadamente e agora recebe apoio estatal.
Entretanto, ainda não vi uma crítica dirigida a quem estava a shortar o bes: é que parte do dinheiro que foi perdido foi parar a algum lado. O Carlos Costa falava e a cotação rolava...
E o especulador sou eu, hem?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Pedro Filipe Santos » 4/8/2014 1:50

Sendo a marca NOVOBANCO do BCP não será o BCP a ficar com o NOVOBANCO no futuro ?

Registado: 10/5/2014 23:35

por ELM » 4/8/2014 1:49

Já agora, as acções vão continuar em carteira com o valor de 0? ou desaparecem da carteira de titulos?

Registado: 25/10/2010 21:16

por ELM » 4/8/2014 1:47

Boa noite

Durante o mês de Julho adquiri cerca de 1.000€ de acções do BES sei que vou ficar sem este valor porque as acções vão estar cotadas a 0€ no entanto já este ano obti mais -valias na EDP, Portucel e BCP, será que posso declarar em IRS estas menos valias do BES ou seja 1.000€

Obrigado

Registado: 25/10/2010 21:16

por AT2014 » 4/8/2014 1:44

ovelhaxone Escreveu:se não houver venda ou lugar a liquidação das acções então não pode ser considerada menos-valia. até isso está bem pensado no regime fiscal :-"

ovelhaxone,

Não te preocupes que podes sempre deduzir as menos valias no IRS. Seja por liquidação, seja por extinção, seja por outra coisa qualquer poderás deduzir. TRANQUILO

Abraço e bons negócios

por Dr Tretas » 4/8/2014 1:44

JCosta011281 Escreveu:Só não haverá culpados se os accionistas deixarem, isto pode ser um caso para dar exemplos a outros que pensam que podem sair impunes.
Eu quando compro acções compro da empresa toda, depois chega uns senhores saídos não sei de onde dizer, não não, o que você comprou foi "activos tóxicos", mas que raio de brincadeira é esta, mais valia o banco ir a falência. Portanto espero que os accionistas não se deixem enganar....porque isto foi declaradamente um ROUBO disfarçado de Nacionalização do banco bom para depois venderem por tuta e meio passado um tempo, e quem se lixou foi o accionista que enganado por estas pessoas (BdP, CMVM, etc...) foi comprar os títulos da dita instituição sólida, que este senhores já sabiam a muito que a coisa não era bem assim. Tudo isto é bastante sinistro e configura caso de tribunal, pois tenho a certeza que em tribunal irá ser dada razão aos accionistas.

Que irresponsabilidade... Então o melhor era o banco falir? Que se lixem os empregados e os depositantes! Se eu, accionista, perdi, quero ver tudo a arder :twisted:
Felizmente que não és tu que mandas :mrgreen:
E depois, não deve ser tirado "nada" do BES, ou seja uma quantidade igual de activos (bons) e passivos que contabilistcamente somados dão zero.

Registado: 29/10/2013 12:15

por AT2014 » 4/8/2014 1:40

majomo Escreveu:
AT2014 Escreveu:

Amigo euro-born,

Primeiro ninguém percebeu nada dessa parte da solução dos bancos suportarem o fundo e como. Supostamente o Bes necessita de 5MM. O fundo estava a ser capitalizado com cerca de 200 M por ano logo necessita de 25 anos para chegar a esse montante. Parece que então o estado entra para o fundo e os bancos vão suportando juros. Mas quanto é que isso dá ? Quanto vai desvalorizar os bancos ? Enfim, uma confusão.

Os investidores institucionais vão vender porque deixam de perceber se as empresas em Portugal são sólidas ou não. E também não sabem que empresas ficam a arder com papel comercial do Ges e acções do Bes. Portanto preferem ficar de fora.

Os investidores particulares vão fugir a sete pés das acções dos bancos e, muitos deles, da bolsa. E como muitos têm acções do AC do BCP (estava tudo a aguentar para uma subida que se ia concretizar) vão inundar o mercado com milhões de milhões de acções.

E está por saber se os clientes do BES vão entender a mensagem ou vão a correr levantar tudo. Duvido que isso suceda mas por outro lado existem milhares deles que vão estar furiosos com o banco por terem perdido tudo (foram ao AC do BES) e logo vão fechar as contas. Já para nem falar de que 80% dos depositantes nem percebeu o que foi hoje anunciado. Vai haver muita conversa do género: " O BES fechou. Agora é outro banco. Ai que eu tinha as minhas economias no BES". Não gostava de ser empregado de agência do Bes amanhã....

Abraço e bons negócios

Também antecipo isso...
eu sou cliente "Novo Banco" e vou aguardar com a "serenidade que o Sr. Governador transmitiu", pelo que não vou ao banco amanhã...

Já que falaste em AC do BCP, até que ponto é que isto não foi adiado para não dar cabo do mesmo?!

Somos dois. Também sou cliente e estou mais do que tranquilo. Aliás sempre tive porque nunca iriam deixar cair um banco de retalho. Amanhã vou só tentar perceber como é que funciona esta confusão toda e vou-me dedicar a pensar nos negócios.

Quanto ao que falas do AC do BCP acho que essa é uma teoria da conspiração algo rebuscada mas, eventualmente possivel. Desta gente tudo se espera. Aliás ao que parece tudo isto se precipitou porque o BCE, na 5ª feira deixou de financiar o Bes.

por JCosta011281 » 4/8/2014 1:38

Só não haverá culpados se os accionistas deixarem, isto pode ser um caso para dar exemplos a outros que pensam que podem sair impunes.

Registado: 3/8/2014 16:29

por Pedro447 » 4/8/2014 1:32

AT2014 Escreveu:

Amigo euro-born,

Abraço e bons negócios

E continuam a bater na tecla que esta decisão é o fim do mundo e lá vem a bolsa toda por aí abaixo e nunca mais ninguém quer saber disto... quer-me parecer que é mais desejo do que palpite...

AT2014 Escreveu:
euro-born Escreveu:Os investidores institucionais vão vender porque deixam de perceber se as empresas em Portugal são sólidas ou não

Assim como deixaram de perceber se as empresas dos USA são sólidas depois do Lehman Brothers, as do Reino Unido depois do Northern Rock, as de Espanha depois do Bankia, as da Bélgica depois do Dexia, a Grécia nunca mais vai emitir obrigações depois da bancarrota (já o fez recentemente), etc, etc... Tinhamos um banco com zero de confiança nos mercados e com um buraco enorme, passámos a um banco que ficou como a carne boa, sem activos tóxicos e totalmente capitalizado. Quem tinha de perder, perdeu, como as regras que todos conheciam (principalmente os tais investidores institucionais) prevêm, evitou-se o contágio ao resto do sistema bancário e acabou-se com a incerteza generalizada (o pior inimigo dos mercados). Resumindo, será que é mesmo motivo para o fim do mundo que se fala? Estivessemos nós num bull market global e até diria que amanhã seria um dia positivo. Mas se o PSI cair amanhã paciência, afinal de contas parece que estamos no inicio de uma potencial correcção mundial, portanto quedas aqui serão sempre possíveis. Mas a coisa seria bem pior com um infectado com o ébola como era o BES a matar o resto da bolsa.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BullDuck, Denário, Google [Bot], karaya75, latbal, lito, m-m, macau5m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Purificaçao, Shimazaki_2, trilhos2006, Zecadiabo e 172 visitantes