Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por AS1310 » 4/8/2014 1:31

SERRA LAPA Escreveu:
AS1310 Escreveu:Fui tambem um dos que foi ao aumento de capital em junho, a minha "estreia" em investimento na bolsa após considerar durante um grande tempo se arriscava ou não e arrisquei na altura e acção pior, apenas porque vi uma oportunidade de comprar a um preço mais barato que o cotado e me foi dito que "era uma boa oportunidade para comprar" (não quero deferir as culpas a mais ninguem, ao fim do dia quem tomou a decisão final fui eu e tenho que viver com isso). O que me revolta, e provavelmente a muitos outros, para além da perda total do investido (e o meu nem foi tão pouco, mas ha pessoas com mais perdas infelizmente), foi que por várias vezes foi dito "o banco está solido" e outras afirmações que garantia segurança e eu já esperava alguma descida quando comprei, mas podia esperar por uma subida e foi com essa ideia que fui a compra inicialmente e foi a forma errada de abordar isto pois quando vi a minha carteira de ações a valer metade devia de ter vendido como me dizia o meu instinto e não o fiz, e o mesmo quando continuou a reduzir, e nisso assumo a minha culpa.

Obrigado e desculpem este desabafo. Desejo força e coragem a todos que como eu perderam o seu investimento, seja mais ou menos, é uma perda e ninguém gosta.

Um abraço de solidariedade, numa república de bananas e sem ninguém capaz de assumir as suas muitas culpas como o Governador do Banco de Portugal, recai sobre gente honesta e trabalhadores que exigem que sejam mais bem informados que os reguladores. Enfim isto é a cara do país no seu melhor!

riclas Escreveu:
AS1310 Escreveu:Uma pergunta, que pode parecer básica para vós, mas deixou-me na duvida. Visto que como acionista fiquei remitido ao banco "lixo" e este tem todas aquelas dividas, pode ainda, para além das perdas ja criadas, virem exigir aos acionistas fundos para cobrir dividas? Pode parecer uma pergunta estupida para alguns, mas fiquei com essa duvida ao ouvir um dos comentadores dizer que os acionistas do "bad bank" so responsáveis por isso ( isto se não percebi mal ou se o comentador não se explicou mal). Já basta sermos pequenos investidores que perderam tudo, ainda existe a possibilidade de nos quererem pedir mais dinheiro? Fiquei baralhado e receoso.

Obrigado e desculpem este desabafo. Desejo força e coragem a todos que como eu perderam o seu investimento, seja mais ou menos, é uma perda e ninguém gosta.

Não isso não poderá acontecer. O pior caso já aconteceu. O que pode acontecer é por ventura encontrarem-se activos que dêem algum retorno residual aos acionistas no bad bank, mas não quero dar esperanças a ninguém, assumam perdas totais.

Um forte abraço, e não desista de pensar na bolsa só por este caso, mas não se deixe encaminhar pela conversa de vendedor, quando há um qualquer AC em que posso investir, analise por si mesmo.

Obrigado pelas palavras de reconforto e solidariedade de ambos. E uma época difícil para nos que perdemos tudo, ou mesmo aqueles que ainda conseguiram vender mas por uma redução de valor abismal, e apesar de não ter grandes conhecimentos, penso que vai marcar tambem o mercado e se não pelo menos a percepção de muitos sobre o investimento em acção, em especial naqueles investidores ocasionais que nem estão bastante informados de como tudo funciona e que as detém a longo prazo , como era o meu plano inicialmente. A minha intenção era começar a entrar na bolsa com pequenos investimentos e não os manter por muito tempo, ir tentando fazer os lucros e reaproveitando para novas compras, mas ainda com muito para aprender. Mas a confiança nisso foi perdida, pelo menos por enquanto, a unica coisa que me possa vir a dar confiança para arriscar novamente é tentar recuperar parte do que perdi, para mim e para a minha família.

Fico mais descansado no sentido que não me hão de vir pedir mais dinheiro por responsabilidade,é que nem nunca cheguei a "gozar" de um dividendo visto que as acoes tem um mes, ter perdido o meu dinheiro e virem pedir responsabilidade sobre dividas é complicado ( sei que quando se compra, compra-se com ideia de ganho mas inclui-se o risco, mas eu, e muitos outros, nem nunca chegamos a saborear nenhum ganho com tudo isto).

Fiquei também muito indignado no comunicado pela forma como o BDP basicamente disse "não apanhamos isto mais cedo, mas não é nossa culpa. nos não temos culpa de nada". Disseram isto com outras palavras durante o comunicado e depois na nota final do mesmo. Devem de saber que várias pessoas atribuem-lhes alguma culpa, e pelo que li e vi, com razão, e isto foi a forma de dizer publicamente para ver se colava "nos apanhamos isto, tarde, mas apanhamos, nao temos culpa e por isso nem tentem nos atribuir culpa. A mim ha-de para sempre me revoltar como este aumento de capital em maio-junho,onde eu e muitos outros investiram, foi para a frente, não acredito que todo o estrago tenha sido feito em apenas 15 dias antes de o Ricardo Salgado sair como referiram nos media.

AT2014 Escreveu:
AS1310 Escreveu:Fui tambem um dos que foi ao aumento de capital em junho, a minha "estreia" em investimento na bolsa após considerar durante um grande tempo se arriscava ou não e arrisquei na altura e acção pior, apenas porque vi uma oportunidade de comprar a um preço mais barato que o cotado e me foi dito que "era uma boa oportunidade para comprar" (não quero deferir as culpas a mais ninguem, ao fim do dia quem tomou a decisão final fui eu e tenho que viver com isso). O que me revolta, e provavelmente a muitos outros, para além da perda total do investido (e o meu nem foi tão pouco, mas ha pessoas com mais perdas infelizmente), foi que por várias vezes foi dito "o banco está solido" e outras afirmações que garantia segurança e eu já esperava alguma descida quando comprei, mas podia esperar por uma subida e foi com essa ideia que fui a compra inicialmente e foi a forma errada de abordar isto pois quando vi a minha carteira de ações a valer metade devia de ter vendido como me dizia o meu instinto e não o fiz, e o mesmo quando continuou a reduzir, e nisso assumo a minha culpa. No entanto, todas as informações dadas afirmava que apesar dos problemas havia solidez e isso trouxe esperança a mim e a provavelmente muitos outros.
Depois ainda no aumento de capital, este é feito após auditorias e aprovações certo? Mas que raio de "profissionais" trataram disso que permitiram este aumento de capital que essencialmente roubou o dinheiro á varias pessoas?! E para quem é que ele serviu sinceramente, visto que as noticias após o mesmo foram tudo menos boas. Isto é algo que me incomoda tambem bastante nesta situação, porque se tivesse entrado numa compra de acções "normal", ou seja, comprava ao preço a que estavam cotadas no dia, não me sentia roubado como sinto agora e sim, eu sei que fui eu que decidi lá colocar o dinheiro, mas é a sensação que deixa. Compreendo que há riscos, e agora sentimo-los bem fortes agora, mas era deixado algumas mensagens optimistas que iludiam muito investidor, especialmente aquele que não tem tanta experiencia.

Peço desculpa por este pequeno desabafo, mas tinha que o deixar em qualquer lado e aqui provavelmente é onde mais pessoas o conseguem entender. Estou extramente triste e preocupado pelo dinheiro que perdi e que não tenho esperança de o recuperar, que apesar de não ser um valor que me seja essencial para sobreviver hoje, é um valor que me poderia uma ajuda na compra de por exemplo uma casa,um carro, ou apenas alimentação e meios de sobreviver caso algo corra muito mal.

Deixou-me tambem desmotivado para entrar na bolsa, uma área que apesar de não ter ainda grandes conhecimentos, tinha curiosidade em aprender e me aventurar, começar logo com perdas totais em 1 mes é de derrobar mesmo essa vontade.

Agora que fiquei considerado como "lixo" e o maior investimento que tinha lá é atirado para um banco que é só problemas, vou retirar o resto do dinheiro que tinha no BES a prazo que não me deixam fazer online e tentar esquecer que alguma vez investi naquele banco. O mesmo para familiares meus que tambem foram na "conversa" do aumento de capital. Levo lições, muitas, mas pelo preço que elas me custaram, preferia não as ter.

Uma pergunta, que pode parecer básica para vós, mas deixou-me na duvida. Visto que como acionista fiquei remitido ao banco "lixo" e este tem todas aquelas dividas, pode ainda, para além das perdas ja criadas, virem exigir aos acionistas fundos para cobrir dividas? Pode parecer uma pergunta estupida para alguns, mas fiquei com essa duvida ao ouvir um dos comentadores dizer que os acionistas do "bad bank" so responsáveis por isso ( isto se não percebi mal ou se o comentador não se explicou mal). Já basta sermos pequenos investidores que perderam tudo, ainda existe a possibilidade de nos quererem pedir mais dinheiro? Fiquei baralhado e receoso.

Amigo AS1310,

Lamento imenso a sua perda. Normalmente tem-se sorte de principiante e o meu amigo teve logo um azar desses. Mas não há razão para desistir já. Há motivo sim para dedicar tempo a aprender Análise Técnica e os principios pelos quais se movem as acções.

Respondendo à sua questão: A perda que tem é o valor das acções. Nada mais. Já agora tome nota que pode deduzir as menos valias no IRS caso tenha mais valias de outros rendimentos (rendas por exemplo).

E quanto aos depósitos que tem no bes, os mesmos estão seguros pelo que se são Depósitos a prazo mais vale deixá-los lá até final do prazo senão leva mais uma perda (neste caso os juros decorridos até à data).

Tenha calma.

Abraço e bons negócios

De facto para principiante tive um grande azar,e infelizmente é possível que hajam mais como eu. Estava um pouco confiante porque todas as vezes anteriores que tinha pensado em investir, acabaram por se mostrar produtivas e teria feito algum dinheiro se tivesse seguido o meu instinto nessa altura, mas parece que desta me falhou mais.
Obrigado pelas palavras e dicas. Vou de facto colocar nas menos valias de IRS, que por acaso tenho uma renda como mais valia e vou colocar este desastre nas menos valias. E quando recuperar a motivação, vai ser mesmo estudar, não só os termos e formas de agir, mas também a analise técnica como referiu e ainda antes de agir treinar num simulador.
O deposito a prazo, confesso que quero retira-lo mais pelo lado emocional de ser passado para um "bad bank", que é descrito na realidade com o banco "lixo" e por ter perdido o meu maior investimento lá. O juro desse deposito a prazo irá demorar a cair, o que nem é o problema maior porque é esperado num deposito prazo, e será menor porque fiz uma redução no mesmo após receber os juros para aplicar no AC (erro, atrás de erro :oh: ), por isso ja vai ser menor. Estou a guiar-me um pouco pela emoção e toda a situação no momento, mas vou explorar outros investimentos em outros bancos.

Registado: 3/8/2014 23:50

por ovelhaxone » 4/8/2014 1:29

se não houver venda ou lugar a liquidação das acções então não pode ser considerada menos-valia. até isso está bem pensado no regime fiscal :-"

Registado: 18/7/2013 15:16

por AT2014 » 4/8/2014 1:28

Dr Tretas Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
silviosilva2 Escreveu:Ja agora, Novobanco é marca registada, propriedade do bcp!

Sim, existe uma marca nacional registada, novobanco propriedade do bcp

Bom, então não só não têm imaginação, como são incompetentes :oh:
Era giro isto começar já com um processo do BCP ao Novo Banco :mrgreen:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Esta é mesmo demais :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 4/2/2014 2:39

por AT2014 » 4/8/2014 1:27

HJOR Escreveu:
AT2014 Escreveu:
HJOR Escreveu:Não sei se chegou a ser respondido mas fiquei curioso por saber como vai ser resolvido a situação das posições curtas.

Amigo HJOR,

Veja o ultimo post da página anterior. Parece que os shorts são considerados pela totalidade (acção a valer 0,00) ou pelo preço que o market maker considerar. No minimo seria o de fecho de sexta feira.

Abraço e bons negócios

Sinceramente não fiquei elucidado porque se se trata de uma venda a descoberto é necessário voltar a comprar para devolver ao legítimo dono.
Se não existe negociação, como é que o legítimo dono receberá?

Imagino que será simplesmente fechada pelo market maker a zero.

por moppie85 » 4/8/2014 1:26

luissm Escreveu:São subordinadas, já não me recordava.

http://www.besacores.pt/images/xselling/CondicoesFinaisVMPserie1PT.pdf

Normalmente todas são.
Eu não via qualquer vantage m para o banco em não o serem. No entanto admito que possam existir... embora nc tenha visto!

Registado: 15/4/2008 14:12

por AT2014 » 4/8/2014 1:24

pho3nix_ Escreveu:Boa noite

Quanto aos accionistas serem chamados a pagar a divida.

Se houver lucro da liquidação o acionista pode receber qq coisa (o que eu não acredito) caso haja prejuizo segundo as novas normas europeias, a perca é negativa, ou seja, é abaixo de zero. O que quer dizer que o acionista é chamado a apagar até ao montante investido.

Presumo que a conta seja assim investiram 500 eur perderam tudo mas podem ainda perder até mais 500. Ou seja 1000.

Estou correcto?

Não. Só perde o valor do investimento.

por AT2014 » 4/8/2014 1:21

JR62 Escreveu:BES a história teve o mesmo fim que o Northern Rock onde eu perdi umas massas por ter entrado perto do fundo a pensar que daí para a frente só poderia subir enfim foi uma lição cara.

Conclusão: Nem tudo o que desce sobe. Cuidado com as "pechinchas".

Agora NOVO BANCO que raio de nome é muita falta de imaginação Quem se entalou nos últimos dias pode apresentar a contar aos papagaios do costume que vinham dizendo que estava tudo bem.
Fiscalmente esta perda total das acções do BES não é considerada uma menos-valia porque as acções não foram vendidas simplesmente desapareceram ao deixarem de ser cotadas.

Não é nada disso. Claro que se pode deduzir a menos valia. Eventualmente com a liquidação do Bad Bank.

PS: Não tinha BES

Abraço e bons negócios

por António Pedro » 4/8/2014 1:18

Gostaria de enviar um abraço a todos os foristas que de alguma forma perderam o seu capital num acontecimento infeliz para um País como o nosso. Felizmente não fui apanhado, por acaso, pois já tinha levado uma pequena bolada no recente AC do BCP. Fiquei de fora...para ver isto!

É triste mas será também lamentável a previsível impunidade dos demais responsáveis...mais uma vez!

Um abraço,

Registado: 29/11/2007 2:01

por ovelhaxone » 4/8/2014 1:15

ainda não percebi bem qual o modelo de bad bank que vai ser seguido. é criado um banco totalmente independente com os activos toxicos e sem garantias do Estado?

e já agora, para os mais entendidos nesta matéria, o que me dizem disto:
http://www.voxeu.org/article/zombie-sol ... approaches

por AT2014 » 4/8/2014 1:15

Resina Escreveu:
pata-hari Escreveu:
Resina Escreveu:Boa Noite Forenses,

Eu tenho este Deposito a Prazo, intitulado de Cr7...
Preciso de saber se tenho isto assegurado?
Em relação à taxa de juro que me estavam a pagar vai-se manter ou vou receber isto à ordem? Como se processa?

Abraço

resina, tudo se deve manter igual.

Pata,

Assim dá para dormir mais descançado, mas amanha vou tentar contactar (isto se alguem atender ou se não entupir) e tentar saber se vale a pena manter.

Obrigado

Cump.

Com um juro desses eu manteria sem hesitar. Não vai encontrar um DP com metade dessa taxa de juro em lado nenhum. E se é seguro a 100% que adianta desmobilizar ?

por LUISSM3 » 4/8/2014 1:14

Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por AT2014 » 4/8/2014 1:13

AS1310 Escreveu:Fui tambem um dos que foi ao aumento de capital em junho, a minha "estreia" em investimento na bolsa após considerar durante um grande tempo se arriscava ou não e arrisquei na altura e acção pior, apenas porque vi uma oportunidade de comprar a um preço mais barato que o cotado e me foi dito que "era uma boa oportunidade para comprar" (não quero deferir as culpas a mais ninguem, ao fim do dia quem tomou a decisão final fui eu e tenho que viver com isso). O que me revolta, e provavelmente a muitos outros, para além da perda total do investido (e o meu nem foi tão pouco, mas ha pessoas com mais perdas infelizmente), foi que por várias vezes foi dito "o banco está solido" e outras afirmações que garantia segurança e eu já esperava alguma descida quando comprei, mas podia esperar por uma subida e foi com essa ideia que fui a compra inicialmente e foi a forma errada de abordar isto pois quando vi a minha carteira de ações a valer metade devia de ter vendido como me dizia o meu instinto e não o fiz, e o mesmo quando continuou a reduzir, e nisso assumo a minha culpa. No entanto, todas as informações dadas afirmava que apesar dos problemas havia solidez e isso trouxe esperança a mim e a provavelmente muitos outros.
Depois ainda no aumento de capital, este é feito após auditorias e aprovações certo? Mas que raio de "profissionais" trataram disso que permitiram este aumento de capital que essencialmente roubou o dinheiro á varias pessoas?! E para quem é que ele serviu sinceramente, visto que as noticias após o mesmo foram tudo menos boas. Isto é algo que me incomoda tambem bastante nesta situação, porque se tivesse entrado numa compra de acções "normal", ou seja, comprava ao preço a que estavam cotadas no dia, não me sentia roubado como sinto agora e sim, eu sei que fui eu que decidi lá colocar o dinheiro, mas é a sensação que deixa. Compreendo que há riscos, e agora sentimo-los bem fortes agora, mas era deixado algumas mensagens optimistas que iludiam muito investidor, especialmente aquele que não tem tanta experiencia.

Peço desculpa por este pequeno desabafo, mas tinha que o deixar em qualquer lado e aqui provavelmente é onde mais pessoas o conseguem entender. Estou extramente triste e preocupado pelo dinheiro que perdi e que não tenho esperança de o recuperar, que apesar de não ser um valor que me seja essencial para sobreviver hoje, é um valor que me poderia uma ajuda na compra de por exemplo uma casa,um carro, ou apenas alimentação e meios de sobreviver caso algo corra muito mal.

Deixou-me tambem desmotivado para entrar na bolsa, uma área que apesar de não ter ainda grandes conhecimentos, tinha curiosidade em aprender e me aventurar, começar logo com perdas totais em 1 mes é de derrobar mesmo essa vontade.

Agora que fiquei considerado como "lixo" e o maior investimento que tinha lá é atirado para um banco que é só problemas, vou retirar o resto do dinheiro que tinha no BES a prazo que não me deixam fazer online e tentar esquecer que alguma vez investi naquele banco. O mesmo para familiares meus que tambem foram na "conversa" do aumento de capital. Levo lições, muitas, mas pelo preço que elas me custaram, preferia não as ter.

Uma pergunta, que pode parecer básica para vós, mas deixou-me na duvida. Visto que como acionista fiquei remitido ao banco "lixo" e este tem todas aquelas dividas, pode ainda, para além das perdas ja criadas, virem exigir aos acionistas fundos para cobrir dividas? Pode parecer uma pergunta estupida para alguns, mas fiquei com essa duvida ao ouvir um dos comentadores dizer que os acionistas do "bad bank" so responsáveis por isso ( isto se não percebi mal ou se o comentador não se explicou mal). Já basta sermos pequenos investidores que perderam tudo, ainda existe a possibilidade de nos quererem pedir mais dinheiro? Fiquei baralhado e receoso.

Amigo AS1310,

Lamento imenso a sua perda. Normalmente tem-se sorte de principiante e o meu amigo teve logo um azar desses. Mas não há razão para desistir já. Há motivo sim para dedicar tempo a aprender Análise Técnica e os principios pelos quais se movem as acções.

Respondendo à sua questão: A perda que tem é o valor das acções. Nada mais. Já agora tome nota que pode deduzir as menos valias no IRS caso tenha mais valias de outros rendimentos (rendas por exemplo).

E quanto aos depósitos que tem no bes, os mesmos estão seguros pelo que se são Depósitos a prazo mais vale deixá-los lá até final do prazo senão leva mais uma perda (neste caso os juros decorridos até à data).

Tenha calma.

Abraço e bons negócios

por Pipo79 » 4/8/2014 1:12

luissm Escreveu:Quer dizer que as perpétuas serão preservadas, certo?

Todas as perpétuas são subordinadas.

Abraço!

Registado: 29/11/2007 1:51

por majomo » 4/8/2014 1:06

AT2014 Escreveu:
euro-born Escreveu:isto é bom ou mau para a banca?

Juros empréstimos fundo reestruturação;
Possibilidade de participarem em novo banco;
limpeza de um problema num banco.

isto é bom ou mau para o psi18?

Amigo euro-born,

É péssimo. Amanhã todo a gente vai vender tudo de todas as cotadas.

Primeiro ninguém percebeu nada dessa parte da solução dos bancos suportarem o fundo e como. Supostamente o Bes necessita de 5MM. O fundo estava a ser capitalizado com cerca de 200 M por ano logo necessita de 25 anos para chegar a esse montante. Parece que então o estado entra para o fundo e os bancos vão suportando juros. Mas quanto é que isso dá ? Quanto vai desvalorizar os bancos ? Enfim, uma confusão.

Os investidores institucionais vão vender porque deixam de perceber se as empresas em Portugal são sólidas ou não. E também não sabem que empresas ficam a arder com papel comercial do Ges e acções do Bes. Portanto preferem ficar de fora.

Os investidores particulares vão fugir a sete pés das acções dos bancos e, muitos deles, da bolsa. E como muitos têm acções do AC do BCP (estava tudo a aguentar para uma subida que se ia concretizar) vão inundar o mercado com milhões de milhões de acções.

E está por saber se os clientes do BES vão entender a mensagem ou vão a correr levantar tudo. Duvido que isso suceda mas por outro lado existem milhares deles que vão estar furiosos com o banco por terem perdido tudo (foram ao AC do BES) e logo vão fechar as contas. Já para nem falar de que 80% dos depositantes nem percebeu o que foi hoje anunciado. Vai haver muita conversa do género: " O BES fechou. Agora é outro banco. Ai que eu tinha as minhas economias no BES". Não gostava de ser empregado de agência do Bes amanhã....

Abraço e bons negócios

Também antecipo isso...
eu sou cliente "Novo Banco" e vou aguardar com a "serenidade que o Sr. Governador transmitiu", pelo que não vou ao banco amanhã...

Já que falaste em AC do BCP, até que ponto é que isto não foi adiado para não dar cabo do mesmo?!
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por ferreira10 » 4/8/2014 1:06

Já agora a acrescentar aquilo que por aqui foi dito; a determinada altura o governador disse que as responsabilidades transitavam para o bad bank.Foi uma afirmação para mim incompleta.(dúbia).Provavelmente, os processos em que incorrerá o antigo BES serão suportados pelo bad bank.Será?Falo de responsabilidades juridicas!
Faz sentido que assim seja.Afinal, os donos do antigo banco estão o bad bank.

Bem, este NOVO BANCO é só XIXA da Boa! É «quase» imaculado, até que se perceba que alguns ativos ditos não tóxicos afinal até têm um certo grau de toxicidade.LOL

Depois dos detentores de divida sobordinada arrebanhares o tacho e se proceder ao pagamento de responsabilidades judicias, uma variavel que tem que recair sobre alguém e que não tem estado aqui a ser considerada, muito dificilmente sobrará alguma coisa para os acionistas.

A Minha solidariedade para quem está dentro e muita cabeça fria.Não obstante não ter nenhuma participação no banco sou participante dos mercados financeiros e enoja-me o modo como todo este processo foi conduzido.Sobretudo, tendo em conta o país em que estamos, enoja-me a percepção de que os responsaveis não vão ser punidos de forma equiparada ao prejuiço que espalharam.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por moppie85 » 4/8/2014 1:04

luissm Escreveu:
pata-hari Escreveu:Sénior é sénior.

As acções não serão transaccionadas. Nem as do velho, nem as do novo.

Do banco de portugal:

O Conselho de Administração do Banco de Portugal deliberou aplicar ao Banco Espírito Santo, S.A. uma medida de resolução. A generalidade da atividade e do património do Banco Espírito Santo, S.A. é transferida, de forma imediata e definitiva, para o Novo Banco, devidamente capitalizado e expurgado de ativos problemáticos. Os depósitos são plenamente preservados, bem como todas as obrigações não subordinadas.

Nada muda para os clientes. Os clientes podem realizar todas as operações como habitualmente e sem perturbações. O conteúdo das relações contratuais com os clientes permanece inalterado. Os balcões do Novo Banco, que manterão para já a marca e o logotipo do BES, e os serviços de banca telefónica e de homebanking continuarão a funcionar regularmente. Todos os colaboradores do BES passam a ser colaboradores do Novo Banco, com salvaguarda dos seus direitos.

Em consonância com o normativo comunitário, a capitalização do Novo Banco é assegurada pelo Fundo de Resolução, suportado pelo setor financeiro e as perdas relacionadas com os ativos problemáticos serão suportadas pelos acionistas e credores subordinados do Banco Espírito Santo, S.A.. Tal significa que esta operação não envolve custos para o erário público.

Esta medida garante a continuidade da atividade da instituição e é a que melhor protege os depositantes e demais clientes da instituição e a estabilidade financeira.

Boas Pata,

Pelo que depreendo do comunicado do BP, só as obrigações subordinadas não serão preservadas.

Quer dizer que as perpétuas serão preservadas, certo?

"Comunicado do Banco de Portugal sobre a aplicação de medida de resolução ao Banco Espírito Santo, S.A.

O Conselho de Administração do Banco de Portugal deliberou aplicar ao Banco Espírito Santo, S.A. uma medida de resolução. A generalidade da atividade e do património do Banco Espírito Santo, S.A. é transferida, de forma imediata e definitiva, para o Novo Banco, devidamente capitalizado e expurgado de ativos problemáticos. Os depósitos são plenamente preservados, bem como todas as obrigações não subordinadas.

Nada muda para os clientes. Os clientes podem realizar todas as operações como habitualmente e sem perturbações. O conteúdo das relações contratuais com os clientes permanece inalterado. Os balcões do Novo Banco, que manterão para já a marca e o logotipo do BES, e os serviços de banca telefónica e de homebanking continuarão a funcionar regularmente. Todos os colaboradores do BES passam a ser colaboradores do Novo Banco, com salvaguarda dos seus direitos.

Em consonância com o normativo comunitário, a capitalização do Novo Banco é assegurada pelo Fundo de Resolução, suportado pelo setor financeiro e as perdas relacionadas com os ativos problemáticos serão suportadas pelos acionistas e credores subordinados do Banco Espírito Santo, S.A.. Tal significa que esta operação não envolve custos para o erário público.

Esta medida garante a continuidade da atividade da instituição e é a que melhor protege os depositantes e demais clientes da instituição e a estabilidade financeira".

As prepetuas normalmente são subordinadas... tem de ver ... mas dou 99% de certeza de ser subordinada.

EDIT: isto do pessoal investir sem saber no que está a investir... Sabe o ISIN das mesmas ou o nome?

Registado: 15/4/2008 14:12

por VirtuaGod » 4/8/2014 1:02

luissm Escreveu:Quer dizer que as perpétuas serão preservadas, certo?

As perpétuas (se são as que pensam que era as que tinham call em 2015), são subordinadas.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por LUISSM3 » 4/8/2014 1:00

pata-hari Escreveu:Sénior é sénior.

As acções não serão transaccionadas. Nem as do velho, nem as do novo.

Do banco de portugal:

Esta medida garante a continuidade da atividade da instituição e é a que melhor protege os depositantes e demais clientes da instituição e a estabilidade financeira.

Boas Pata,

Pelo que depreendo do comunicado do BP, só as obrigações subordinadas não serão preservadas.

Quer dizer que as perpétuas serão preservadas, certo?

"Comunicado do Banco de Portugal sobre a aplicação de medida de resolução ao Banco Espírito Santo, S.A.

Esta medida garante a continuidade da atividade da instituição e é a que melhor protege os depositantes e demais clientes da instituição e a estabilidade financeira".
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por AT2014 » 4/8/2014 0:59

euro-born Escreveu:isto é bom ou mau para a banca?

Juros empréstimos fundo reestruturação;
Possibilidade de participarem em novo banco;
limpeza de um problema num banco.

isto é bom ou mau para o psi18?

Amigo euro-born,

É péssimo. Amanhã todo a gente vai vender tudo de todas as cotadas.

Primeiro ninguém percebeu nada dessa parte da solução dos bancos suportarem o fundo e como. Supostamente o Bes necessita de 5MM. O fundo estava a ser capitalizado com cerca de 200 M por ano logo necessita de 25 anos para chegar a esse montante. Parece que então o estado entra para o fundo e os bancos vão suportando juros. Mas quanto é que isso dá ? Quanto vai desvalorizar os bancos ? Enfim, uma confusão.

Os investidores institucionais vão vender porque deixam de perceber se as empresas em Portugal são sólidas ou não. E também não sabem que empresas ficam a arder com papel comercial do Ges e acções do Bes. Portanto preferem ficar de fora.

Os investidores particulares vão fugir a sete pés das acções dos bancos e, muitos deles, da bolsa. E como muitos têm acções do AC do BCP (estava tudo a aguentar para uma subida que se ia concretizar) vão inundar o mercado com milhões de milhões de acções.

E está por saber se os clientes do BES vão entender a mensagem ou vão a correr levantar tudo. Duvido que isso suceda mas por outro lado existem milhares deles que vão estar furiosos com o banco por terem perdido tudo (foram ao AC do BES) e logo vão fechar as contas. Já para nem falar de que 80% dos depositantes nem percebeu o que foi hoje anunciado. Vai haver muita conversa do género: " O BES fechou. Agora é outro banco. Ai que eu tinha as minhas economias no BES". Não gostava de ser empregado de agência do Bes amanhã....

Abraço e bons negócios

por ovelhaxone » 4/8/2014 0:59

AS1310 Escreveu:Uma pergunta, que pode parecer básica para vós, mas deixou-me na duvida. Visto que como acionista fiquei remitido ao banco "lixo" e este tem todas aquelas dividas, pode ainda, para além das perdas ja criadas, virem exigir aos acionistas fundos para cobrir dividas? Pode parecer uma pergunta estupida para alguns, mas fiquei com essa duvida ao ouvir um dos comentadores dizer que os acionistas do "bad bank" so responsáveis por isso ( isto se não percebi mal ou se o comentador não se explicou mal). Já basta sermos pequenos investidores que perderam tudo, ainda existe a possibilidade de nos quererem pedir mais dinheiro? Fiquei baralhado e receoso.

lamento as perdas AS130 mas entrou mesmo num evento raro, ainda para mais num esquema que está a ser experimentado pela primeira vez em Portugal. há lições a aprender no entanto, como colocar sempre uma exposição moderada em qualquer investimento e sair da posição, ou no minimo com a maior parte, se o negócio começar a "cheirar mal".

a não ser que inventem mais novas regras, a responsabilidade dos accionistas termina aqui. não são chamados a cobrir dívida ou encargos feitas pela empresa de que são accionistas

por JR62 » 4/8/2014 0:58

zorro2009 Escreveu:
JR62 Escreveu:.
Fiscalmente esta perda total das acções do BES não é considerada uma menos-valia porque as acções não foram vendidas simplesmente desapareceram ao deixarem de ser cotadas.

PS: Não tinha BES

Então desaparecem e depois ? Algo fiscal tem de acontecer ?

I

Pois mas não vai acontecer aliás esta questão é pertinente e não vejo solução é mais um prejuízo não poder contar com a perca do BES como menos-valia fiscal.
Se alguém tiver outro entendimento que diga.

Registado: 21/1/2014 1:40

por ferreira10 » 4/8/2014 0:51

Se houver lucro da liquidação o acionista pode receber qq coisa (o que eu não acredito) caso haja prejuizo segundo as novas normas europeias, a perca é negativa, ou seja, é abaixo de zero. O que quer dizer que o acionista é chamado a apagar até ao montante investido.

Presumo que a conta seja assim investiram 500 eur perderam tudo mas podem ainda perder até mais 500. Ou seja 1000.

Estou correcto?

Não!De modo nenhum!Se investiste 500€ perdes os 500€.Mais nada! «Sociedade anonima de responsabilidade limitada!».Suponho que a designação é esta.O meu ensino secundario já lá vai há muito tempo.Entretanto houve uma faculdade pelo meio em outra àrea que não a economica.
Isto faz parte da cultura geral.A tua responsabilidade é limitada ao capital por ti detido.Mais nada!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por pho3nix_ » 4/8/2014 0:48

"acionistas, credores subordinados e também os membros ou ex-membros do Conselho de Administração com responsabilidades diretas sobre os últimos eventos - e não os contribuintes - são chamados a suportar as perdas decorrentes da atividade bancária que não controlaram adequadamente"

moppie85 Escreveu:

Estou correcto?

estás errado.

perdes até ao montante investido, i.e. o que investiste valer zero

Registado: 4/8/2014 0:33

por Dr Tretas » 4/8/2014 0:48

silviosilva2 Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
silviosilva2 Escreveu:Ja agora, Novobanco é marca registada, propriedade do bcp!

De certeza que não estás a confundir com NovaRede?

Sim, existe uma marca nacional registada, novobanco propriedade do bcp

Bom, então não só não têm imaginação, como são incompetentes :oh:
Era giro isto começar já com um processo do BCP ao Novo Banco :mrgreen:

Registado: 29/10/2013 12:15

por HJOR » 4/8/2014 0:46

AT2014 Escreveu:
HJOR Escreveu:Não sei se chegou a ser respondido mas fiquei curioso por saber como vai ser resolvido a situação das posições curtas.

Amigo HJOR,

Veja o ultimo post da página anterior. Parece que os shorts são considerados pela totalidade (acção a valer 0,00) ou pelo preço que o market maker considerar. No minimo seria o de fecho de sexta feira.

Abraço e bons negócios

Sinceramente não fiquei elucidado porque se se trata de uma venda a descoberto é necessário voltar a comprar para devolver ao legítimo dono.
Se não existe negociação, como é que o legítimo dono receberá?
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, karaya75, latbal, lito, m-m, macau5m, Massao1, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, trilhos2006, Zecadiabo e 188 visitantes