Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por João Pestana » 3/8/2014 19:53

Em praticamente todos os textos que vejo aqui escritos, os accionistas parecem ser os maus da fita e os primeiros a ser culpabilizados. Penso que se deveria distinguir os grandes accionistas dos pequenos (pois os pequenos não têm voto na matéria), nem conhecimento das situação fraudulentas que ocorrem. Confiamos em entidades, tal como os depositante confiam. Por isso, estamos todos no mesmo barco. Fomos todos enganados.
E se de repente dissessem (NÃO VAI ACONTECER) que sendo um banco privado o estado não se responsabilizaria pelos depositantes, e que isso é um problema de cada um, dado que confiaram nas pessoas (BAMCO), tal como fizeram os pequenos accionistas? Será que pensariam da mesma forma???

Que seria feito dos banco/empresas, sem os pequenos accionistas???? Não consigo atribuir qualquer culpa aos mesmos…

Obrigado.

Registado: 3/8/2014 19:32

por TTM62 » 3/8/2014 19:44

Não vos parece que estão a colocar o pior cenário para agir em conformidade? Esta é uma forma de recolher feedbacks para verificar o alcance da solução. Pode ser uma jogada política/económica e finalmente financeira para pressionar quem deva ser pressionado! Políticos, Banqueiros e UE. O governo a última coisa que quer é ser molestado com isto, mas não estou a ver como vai sair daqui sem prejuízos. Se ajuda, pode ser acusado de beneficiador, se não ajuda pode ser o Crash do PSI/País. Quem é que vai investir na bolsa ou nas empresas nacionais correndo risco total como está a acontecer no BES. Todas as contas estarão sob suspeita de estarem" marteladas". Como é possível acreditar em autoridades máximas que nas últimas semanas garantiam a pés juntos que BES era sólido? Parece uma Golpada Americana só que numa escala exponencial de valores. Espero que decidam em conformidade, o momento quanto a mim é crítico e pode mandar às urtigas 3 nos de trabalho. Os ditos mercados não vão perdoar e vão ser implacáveis com medidas avulsas. Isto de zerar o valor dos acionistas sem os ouvir em assembleia não lembra ao diabo. Se tudo foi feito nas últimas semanas pela gestão RS para prejudicar o banco, não poderá ser desfeito e acusado de gestão danosa? Isto de separar o bom do mau e guardar o fillet mignon para alguns é obra.
viva a vida k vai passar mt tempo morto

Registado: 5/11/2002 0:54

por João Pestana » 3/8/2014 19:41

Olá a todos,

Qualquer que seja a solução do BdP, a mesma não terá que ser aprovada pelos accionistas em assembleia geral??? E para isso a mesma não terá que ser agendada com bastante antecedência?

Obrigado

Registado: 3/8/2014 19:32

por NunoMiguelGomes » 3/8/2014 19:40

Sugiro que vejam o post do Pedro Santana Lopes. Um bom aviso ao incompetente do governador do bp
Mcs

Registado: 7/5/2007 16:07

por Andre.pt » 3/8/2014 19:38

JCosta011281 Escreveu:BOAS

Sou um pequeno accionista que comprou quando estes senhores (Carlos Costa, etc..) vieram a publico com todas as certeza dizer que o banco estava solido e que não havia nada a temer, por isso se acontecer os accionistas perderem os seus investimentos estas pessoas tem que ser responsabilizadas, e os pequenos e mesmo grandes investidores terão que ser indemnizados pelas suas perdas, concordo que devem ser levados a tribunal e ser chamados as responsabilidades. Por isso sou mais um a juntar a muitos que já mostraram aqui vontade de levar isto para a frente, podem contar comigo

Isto só pode ser par rir. Então agora vai se indemnizar os pequenos e grandes accionistas .... Onde isto vai parar. Vamos castigar quem? Os depositantes? Todos os contribuintes? Como em qualquer situação se vai ao charco os primeiros a perder o capital devem ser os sócios,accionistas, e depois talvez se possa dizer que houve gestão danosa sim, mas os accionistas terão de ser sempre os primeiros a sofrer.
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por boxopen » 3/8/2014 19:32

fausto1 Escreveu:Com a supressão dos direitos de voto da ESFG, os pequenos acionistas detêm o contrôle do Banco. Será que não têm uma palavra a dizer sobre o seu destino?

Ter lá isso têm...
Mas a pergunta a colocar neste instante é: têm 3 ou 4 mil milhões amanhãzinha?
[ou, vá lá, nestas circunstâncias -e sabendo-se os buracos que já há- seria possível os pequenos acionistas arranjarem mil milhões que fosse?]

Registado: 6/11/2002 10:14

Povo Manso

por Lusitanians Traders » 3/8/2014 19:32

:!: :!: :!:

Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai..." Guerra Junqueiro

Esse Povo Paga A Conta...

8-) 8-) 8-)

Imagem
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!

Blog - Lusitanian Trader

Página Facebook - Lusitanian Trader

Registado: 6/2/2014 17:48

por fausto1 » 3/8/2014 19:22

Boa tarde,

Com a supressão dos direitos de voto da ESFG, os pequenos acionistas detêm o contrôle do Banco. Será que não têm uma palavra a dizer sobre o seu destino?
Tudo aponta para que a decisão do Banco de Portugal venha acentuar ainda mais os prejuízos que já nos foram causados pela gestão desastrosa de todo este processo. E aqui não há inocentes! A gestão do DDT e seus acólitos foi criminosa, mas o que dizer do BdP, da CMVM e do novo CEO ? Serão apenas estupidamente incompetentes ?
Apenas a título de exemplo recordo o iluminado Plano para o Futuro no qual o novo banqueiro, Vitor Bento, afirmou que, apesar dos tempos difíceis para os acionistas, iria de imediato desencadear os mecanismos necessários para resolver a situação. Novo aumento de capital reservado a acionistas, pensei eu. Errado. O que ele queria dizer era que iria rerolver a "sua" situação.
Aqui na vizinha Espanha existe uma associação de pequenos investidores que acionou todos os presumíveis culpados no caso Bankia. ( que terá algumas semelhanças com o BES, embora tb grandes diferenças)
Aqui chegados, como diria o MM, urge que tomenos medidas para defender interesses comuns.
Fica a sugestão.
Um abraço.

Registado: 15/5/2014 0:54

por Carlanga » 3/8/2014 19:17

Nuno Pereia Escreveu:Boa tarde .

Podem explicar-me uma coisa .eu sou Novo

O Banco sai da bolsa, e então os acionista que fazem as suas ações ? muito obrigado

Se, como tudo indica, for criado o "bad bank", os actuais accionistas não fazem nada pois as ações saem de mercado.... e esperam que o "bad bank" se resolva ou metem uma acção em tribunal. O Banco bom ficará detido a 100% pelo fundo de resolução (que incluirá dinheiro do fundo de recapitalização) e será vendido em bolsa dentro de 6 meses ou mais.

Se não for criado o "bad bank", as acções do BES saem de mercado à espera de uma reestruturação e recapitalização accionista ou obrigações convertíveis em acções (CoCo´s) institucional e pública ou pelo fundo de resolução. Quando as acções voltassem a mercado depois de recapitalização accionista a participação que tinham seria grandemente diluída
Editado pela última vez por Carlanga em 3/8/2014 19:48, num total de 1 vez.
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.

Registado: 3/8/2014 16:53

por ovelhaxone » 3/8/2014 19:13

para a posteridade, o fim de um sonho lindo :oh:
Anexos
bes-14-08-01-sonholindo.png

Registado: 18/7/2013 15:16

por ovelhaxone » 3/8/2014 19:11

eu já não digo nada pois estamos a ser geridos por loucos em Portugal e na Europa. mas eu diria que é um belo barrete este dos accionistas perderem e tudo e ficarem apenas com o bad bank :mrgreen:

primeiro não é legal. um accionista é dono do bom e do mau, não pode ser colocado só no mau.
em segundo lugar, alguém acredita que o credit agricole, bradesco e fundos de investimento vão aceitar uma jogatana destas? para além dos processos de clientes enganados pelo BES/GES que se vão arrastar durante anos ainda teriamos processos movidos por accionistas internacionais com influência.
em terceiro lugar, isto nem no 25 de abril se fez assim, e se é errado o Estado nacionalizar a perda e privatizar o lucro, também é o contrário e até no 25 de abril foi possivel recuperar parte dos investimentos.
em quarto lugar, o que acham que iria acontecer agora a seguir a detentores do BCP, BPI e afins? Alguem acha que estes bancos estão limpinhos? no way! Eu se fosse investidor nestes bancos começava a pensar em por-me ao fesco pois este país é só aldrabões...

estamos apenas a assistir ao inicio de uma nova novela. mais provável que se encontre uma forma legal de os accionistas actuais participarem da nova festa que vai ser a colocação do "BES bom" na bolsa. \:D/

Registado: 18/7/2013 15:16

por Carlanga » 3/8/2014 19:04

mapaman2 Escreveu:A culpa disto é da dona Inércia e do Ronaldo o que aliados à iliteracia financeira que grassa em portugal ficou sujeita a algo que qualifico como manipulação de mercado pura e dura com o alto patrocinio do governador do BdP,jornalistas e comentadores com o rabo preso a favores antigos.

ahh e tal o Bes não é o Ges é sólido,confiável bla bla.

Vai ser uma festa na Comporta este Verão.

...quanto todos já sabiam que o BES é o GES... Cambada!

parafraseando:

ahh e tal os contribuintes não vão pagar isto tudo, bla bla bla.
ahh e tal isto é tudo culpa dos Portugueses que viveram acima das suas possibilidades... bla bla bla.
ahh e tal os Pensionistas e os Funcionários Públicos é que têm estado a viver uma vida de luxo... bla bla bla.
ahh e tal estamos à mercê dos mercados, que têm que ganhar a nossa confiança, bla bla bla. (qual é o rosto dos mercados? resposta: Goldman Sachs, BCP, BES, Caixas, BPI, Credits Agricoles , Santanders, etc.. que andam a ganhar juros às nossas custas e depois dão desfalques pagos também às nossas custas).
ahh e tal a CMVM não é para fiscalizar os bancos e o BdP fez o seu trabalho, bla bla bla.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.

por Nuno Pereia » 3/8/2014 19:00

fundof Escreveu:Acho que não vale a pena vires para aqui fazeres piada.....
tens algo acrescentar no forum escreve senão remete te ao silêncio

Wuzzu. Escreveu:Atenção: Santander prepara-se para lançar OPA a 0.1.

:lol:
Isto é uma piada. Quem diria que isto seria o que toda a gente desejaria neste momento!

Acho uma total falta de respeito por quem está dentro.

Mas enfim :shock:

Registado: 1/8/2014 16:05

por Nuno Pereia » 3/8/2014 18:55

Boa tarde .

Podem explicar-me uma coisa .eu sou Novo

O Banco sai da bolsa, e então os acionista que fazem as suas ações ? muito obrigado

Registado: 1/8/2014 16:05

por fundof » 3/8/2014 18:41

Acho que não vale a pena vires para aqui fazeres piada.....
tens algo acrescentar no forum escreve senão remete te ao silêncio

Wuzzu. Escreveu:Atenção: Santander prepara-se para lançar OPA a 0.1.

Isto é uma piada. Quem diria que isto seria o que toda a gente desejaria neste momento!

Registado: 6/8/2009 12:13

por Carlanga » 3/8/2014 18:22

:-$
luisptavares Escreveu:
Tudomorto Escreveu:Boa noite..

De muitas coisas que tenho a dizer, direi por agora só algumas...

No dinheiro vivo, escrevem que está solução foi pensada por o Sr Vitor Bento ...se assim for é uma verdadeira tristeza.

Como é que aprovisionaram a 100% e mesmo assim vão colocar esses activos no bad bank.

Penso que se está solução avançar, será a debandada da bolsa portuguesa e a perda de toda a credibilidade .

Caso seja verdade( parece me que estão a testar o pessoal e que o acordo estará muito longe de estar fechado) muito tinta vai correr e muita gente vai deixar de vir há rua sem seguranças.

Por fim 2 perguntas?

Os cocos não são aplicados por algum motivo em especial? Ou porque o iluminado do Vitor Bento acha que descobriu a pólvora,

Quem têm PPR no bes corre algum risco de perder o seu dinheiro.?

Para todos os acionista do bes, onde eu me incluo, há que começar a pensar em fazer uma associação e temos que levar estes pessoal todo a tribunal

Vitor Bento
Carlos Costa e outros mais..

Sem querer qualquer tipo de violência acho que se optarem por esta solução ainda vai haver mortes..

Boa noite a todos os colegas que estão neste barco..

Juntos seremos mais fortes.

Abraço a todos

Ps....amanhã cá para mim ainda se vai demitir o Vitor Bento.

caro Tudomorto (que raio de nick!!!)
Se precisar de outro accionista para conjuntamente começar a processar os intervenientes, conte comigo.....

Um pequeno relapso, se for criado um bad bank, então também devem ir todas as imparidades já registadas pelo BES nos últimos anos, ou seja todo e qualquer contrato de habitação, crédito sob empresas e outras imparidades de incumprimento que os actuais accionistas suportaram, ou seja cerca de 4,5MM (para além dos recentes do semestre....), ou seja todo o imobiliário das contas do banco, bem com participações da PT e da OI!!!! e ainda os dtas.... quero ver quem ataca os accionistas!!!
Aliás, sendo jurista com o LMM até tenho pena da falta de visão dos efeitos do enunciado pelo LMM...

Calma e vamos aguardar....

O que o Bento quer fazer com a criação do "bad Bank" é a consumação da grande golpada no BES fugindo com os activos (que não são poucos) para o Banco bom. Os grandes institucionais como a PT e o Crédit Agricole sempre conseguirão ser ressarcidos, pois têm as portas para os corredores da Assembleia da República sempre abertas.
À semelhança do que se faz em Portugal de norte a sul há anos, com o encerramento das empresas e a fugida dos activos pelos sócios gerentes, onde os credores (fornecedores, trabalhadores, etc...) ficam sem onde se agarrar.
Quem é que permitiu que o BES perdesse 80% do capital bolsista numa semana, quando adiaram a apresentação de resultados? Quando já sabiam de tudo. É assim que os accionistas são responsabilizados?

por JCosta011281 » 3/8/2014 17:33

As pessoas tem que se juntar todas e levar estas pessoas a tribunal e ir até as ultimas instancias, pois chega de serem enganadas por estas personagens que agora dizem que foram enganadas? Acham isto verdade? Como pode isto acontecer com tantas auditorias? Até que ponto poderemos confiar em outras empresas que estão cotadas em bolsa? Quem nos garante que os resultados apresentados não são falseados? Que confiança oferece o banco de Portugal, CMVM, etc... instituições que supostamente deveriam regular o mercado e defender os investidores. A ver vamos qual vai ser a solução apresentada hoje, se a solução for prejudicial aos accionistas a única solução que estou a ver é tribunal com esta gente que vem dizer em todo o quanto é lado que os investidores podem estar descansados que a instituição era solida, que sabiam exactamente a situação do banco e que os accionistas, depositante, etc..não tinham que temer.

Registado: 3/8/2014 16:29

por riclas » 3/8/2014 17:15

artista_ Escreveu:
Bart Simpson Escreveu:
andre.vez Escreveu:Tem piada ler o fórum e ver que alguns foristas justificam a sua entrada na cotada pelas declarações do governador e do ministro ....enfim........ Só pode dar vontade de rir.....

Depois do entalanço, a culpa foi da mulher que disse que estava ao preço da uva mijona, do amigo que disse que ía comprar uns milhares àquele preço, do colega de trabalho que disse que era parvo quem não aproveitava, do taxista que disse que nunca tinha comprado nada, mas que a este preço e sabendo que o Estado só ajuda os grandes, que ía comprar.
Um homem não é de ferro e depois de ouvir isto tudo a culpa foi de todos, menos da estupidez e ganancia do próprio :mrgreen:

Eu não tenho ações do BES, não tenho aplicação nenhuma no BES nemno grupo, neste momento nem tenho nada que não sejam depósitos à ordem e a prazo.

Mas fico um bocado espantado que se desvalorize algo de uma gravidade que acho que só em Portugal passa da forma que passa! Alguém imagina o presidente da FED vir prestar falsas declarações sobre uma empresa, informar os governantes com essas falsas declarações e quando a verdade é reposta a sua única reação é dizer que foi enganado?! Alguém imagina que essa pessoa pudesse ficar sequer mais um dia no cargo que ocupa?! Aqui não só se fala pouco disso como ele continua no cargo! :shock: :shock: :shock:

Pergunto: O que vale daqui para a frente a palavra dele? Alguém pode voltar a acreditar no que quer que seja daquilo que ele diz? Não chega a falta de supervisão, o não ter visto nada do que se passava no banco, ainda por cima isto?! Como é que é possível ter-mos um mercado minimamente credível com situações destas? Mesmo que ele venha a sair a credibilidade do BdP tão cedo não será reposta, quando nos disserem alguma coisa todos se vão lembrar daquilo que este disse sobre o BES, mas com a mesma pessoa ainda é bem pior, a permanência dele não contribui em nada para credibilidade do mercado e do país... e também chateia ver os governantes a falar do assunto de uma forma tão ligeira, o governador do BdP vai-os mantendo informados! :wall: :wall: :wall: Se forem informações com a mesma veracidade das que tem prestado até aqui, vai
la vai! :shock: :shock:

Quanto a decisão de cada um, obviamente que terão de ser responsabilizados individualmente, mas eu compreendo que haja investidores para quem as declarações de Carlos Costa tenham tido peso (seja maior ou menor) na decisão de investir no BES. Na prática, alguém que vê um título com uma desvalorização de mais de 50% do qual, a pessoa que tem a obrigação de prestar informações fiáveis ao mercado, diz que está tudo bem e que o pior cenário é este, acho normal que isso tenha influenciado muita gente a construir posições no BES. Felizmente, para mim, há muito que invisto com base na AT, há muito que alerto aqui no forum para quem investe com base em notícias. Mas, neste caso, não é uma notícia, é uma declaração oficial do Governador do Banco de Portugal, corroborada pelos mais altos cargos do país, desde logo pelo próprio primeiro ministro!!!

Para quem acha isto normal, sequer minimamente aceitável... depois não se admirem de tudo o resto que de mau se passa no país! :roll:

Já agora, eu lá atrás falei no PSD, eu acho que isto vai afundá-los de vez exatamente por causa disto e porque obviamente que este caso vai prejudicar bastante a recuperação da economia portuguesa e, consequentemente, a recuperação de uma série de indicadores que têm vindo a melhorar, défice, dívida, taxa de desmprego, etc... mas também não será aquilo que alguns aqui dizem, por pior que seja isto haverá 20/25% que votarão sempre no PSD, e no PS é igual, dependem de mais desses partidos para fazerem as suas vidinhas! :roll:

EDIT: Felizmente que não sou afetado diretamente por isto tudo... mesmo que fosse há uma coisa que esses gajos não me tiram, a praia...e está na hora! :mrgreen:

Eu não queria responder ao bart porque tenho interesse no BES, mas partilho inteiramente da opinião do artista. Houve decerto gente influenciada pelas palavras do regulador, não é uma opinião, é uma informação. Se está mal informado, não fez o trabalho que devia.

Registado: 26/11/2013 13:40

por Carlanga » 3/8/2014 17:05

Essa solução de Banco bom - Banco mau é mais uma aldrabice.
É a mesma coisa que uma empresa falir e de um dia para outro desaparecem todas as máquinas (activos) e os credores e trabalhadores ficam sem ter onde se agarrar. As mesmas máquinas vão depois para outra empresa nova (banco bom) onde os donos, se não são os mesmos, serão primos ou amigos dos anteriores.
Como é que qualquer investidor pode confiar em alguém neste sistema de ladroagem?
Não venham depois falar em "ganhar a confiança dos mercados..." puros "clichés" para manter o povo manso...

por bboniek33 » 3/8/2014 17:04

Raposo Tavares Escreveu:O Santana já se disse liberal e já foi ministro e já foi primeiro-ministro. Sendo -dizia ele, coitado!- liberal nunca pensou num estado pequeno e forte. Nunca pensou muito... Portanto, nunca se preocupou com a eficiência do BdP nem da CMVM.
Agora preocupa-se. Agora quer ser presidente da República. Agora acha que deve ser o contribuinte a arcar com as responsabilidades. Agora...

É preciso muita, muita, paciência para esta gente...

Exacto. Aparecem agora alguns liberais a pedir "mais Estado". Deve ser para pagar mais um calote.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por MarcoAntonio » 3/8/2014 16:56

setas1 Escreveu:Se já fomos cobaias no empréstimo da troika versus austeridade agora vamos de novo ser cobaias nos resgates aos bancos ...
Sempre fomos bons alunos e subservientes com tudo o mais que nos impuseram e até foram além ..então não é que Moody’s sobe "rating" da Grécia em dois
níveis e nos ??

Setas, a Moody's subiu o rating de Portugal há dias atrás para Ba1:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _lixo.html

Além disso a Moody's tem o rating de Portugal bastante acima da Grécia: já mesmo depois de ter subido a Grécia, que está agora em Caa3, esta encontra-se segundo a Moody's muitos degraus abaixo de Portugal.

O mesmo acontece com a Fitch e S&P, todas colocam Portugal bem acima da Grécia.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por RaposoTavares » 3/8/2014 16:55

O Santana já se disse liberal e já foi ministro e já foi primeiro-ministro. Sendo -dizia ele, coitado!- liberal nunca pensou num estado pequeno e forte. Nunca pensou muito... Portanto, nunca se preocupou com a eficiência do BdP nem da CMVM.
Agora preocupa-se. Agora quer ser presidente da República. Agora acha que deve ser o contribuinte a arcar com as responsabilidades. Agora...

É preciso muita, muita, paciência para esta gente...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por jopeluca » 3/8/2014 16:45

JCosta011281 Escreveu:BOAS

Sou um pequeno accionista que comprou quando estes senhores (Carlos Costa, etc..) vieram a publico com todas as certeza dizer que o banco estava solido e que não havia nada a temer, por isso se acontecer os accionistas perderem os seus investimentos estas pessoas tem que ser responsabilizadas, e os pequenos e mesmo grandes investidores terão que ser indemnizados pelas suas perdas, concordo que devem ser levados a tribunal e ser chamados as responsabilidades. Por isso sou mais um a juntar a muitos que já mostraram aqui vontade de levar isto para a frente, podem contar comigo

Podem contar comigo

Registado: 3/8/2014 16:29

por setas1 » 3/8/2014 16:41

Boa tarde :

Concordo em pleno com Santana Lopes e passo a citar :

Nesse texto, dividido em oito pontos, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa alerta para o facto de o novo desenho do BES ser a primeira vez que serão postas em prática as novas regras europeias de recurso a uma linha de recapitalização, com um "regime especialmente gravoso para os acionistas". "Nós, portugueses, devemos ter cuidado em sermos, de novo, 'cobaias' do experimentalismo sócio-financeiro de alguns, plutocratas da União Europeia e de um sistema de supervisão recheado de histórias de malogros", alerta Santana

Se já fomos cobaias no empréstimo da troika versus austeridade agora vamos de novo ser cobaias nos resgates aos bancos ...
Sempre fomos bons alunos e subservientes com tudo o mais que nos impuseram e até foram além ..então não é que Moody’s sobe "rating" da Grécia em dois níveis e nos ??

Registado: 1/8/2014 14:27

por Dom_Quixote » 3/8/2014 16:38

artista_ Escreveu:Este país é de fugir! Olha agora é que vou fugir para a praia, com um bocado de sorte apanho um cruzeiro qualquer que me leve daqui para fora! :mrgreen: :mrgreen:

Não tens uma prancha de wind-surf? :roll: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Editado pela última vez por Dom_Quixote em 3/8/2014 16:41, num total de 1 vez.
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google [Bot], jprgodinho, PMP69, smog63 e 170 visitantes