Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por AT2014 » 31/7/2014 23:41

M42 Escreveu:Meus caros,

Julgo que nesta altura não se pode falar em AT no BES. Isto porque ainda alguém acredita que algum privado vai colocar 4MM num banco com as dúvidas que ele ainda tem e cujo em bolsa neste momento é menos de metade disso? Só se alguém estivesse louco!!! :shock: :shock:
Já agora imaginem nesta altura o assalto que nomeadamente as empresas estão a fazer às suas contas no BES!!! Na minha opinião duvido que o banco passe deste fim-de-semana sem intervenção do estado, para travar esta sangria :!:

Abraço e bons negócios!

Caro M42,

Relativamente à AT no BES: 100% de acordo.

Relativamente ao AC necessário, como já expliquei noutros posts, estamos a falar duma necessidade de 1,5MM (até agora e não de 4 MM) portanto perfeitamente acessivel a privados.

Relativamente ao assalto das empresas e particulares aos depósitos aproveito para re-publicar aqui um post que havia colocado no tópico do BCP porque aqui é que se aplica:

"Estão-se a esquecer que grande parte dos pequenos depositantes está amarrada a créditos à habitação que têm os spreads indexados a produtos do banco (seguros, cartões de crédito, contas ordenado, etc). Logo a mudança acarreta custos imensos (renegociação de spreads, custos de transferência, etc) e logo não vale a pena.

Por outro lado temos as empresas em que a grande maioria não tem condições para dispensar as linhas de descoberto e financiamento que o Bes, ao longo dos anos deu (seguramente o banco que mais apoiou o tecido empresarial português). Ora a contrapartida é que as empresas mantenham o negócio pelo Bes. Além do mais o BCP, Santander e BPI (esses conheço muito bem) fugiram sempre de dar crédito a pequenas empresas nos anos de crescimento (1996-2007) preferindo dar crédito à habitação, créditos pessoais e crédito a projectos megalómanos e empresas públicas. A ideia era ter pouco risco e ganhar muito.

Sobram os clientes do Private onde tem havido uma razia importante (não admira pois terão sido os mais afectados com estes investimentos no Grupo GES), as grandes empresas com depósitos importantes que terão reduzido a exposição e os clientes pequenos investidores que também terão reduzido a exposição. Os primeiros não trabalham com bancos como a caixa pois não tem produtos para este nivel de clientes. Acredito que tenham ido para bancos estrangeiros de dimensão. Os segundos poderão ter ido para Caixa, BCP e BPI e os terceiros andarão por ai sem rumo distribuidos um pouco por todos os bancos.

Acredito também que muitos clientes que sairam ou reduziram exposição aguardam somente uma entrada de capital privado ou estatal que dê solidez formal ao banco para regressar. Eu próprio sou cliente Bes há mais de 20 anos (em empresas e particular) e apenas reduzi parcialmente a minha exposição, temporariamente, até que tudo se clarifique. Conto voltar, em breve, a 100% (deixei tudo o que retirei à ordem noutro banco para isso mesmo) pois tenho um carinho especial pela instituição e pelas pessoas.

Mas também digo que o BCP e o Santander são instituições super sólidas. Pena é que quando se quer um empréstimo para um projecto só estejam interessados na parte de colocar lá os depósitos (o lombo) deixando a parte de dar o crédito (os ossos) para outros. E no caso do BPI nem vale a pena pedir nada. Enrolam, enrolam e no final dizem que não.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por fundof » 31/7/2014 23:41

fundof Escreveu:Nem pensar 1,5 mil milhão não resolve nada

Almofada 2 mil milhoes existe

angola-3 mil milhoes
imparidades-3,5 mil milhoes
Esquema salgado e amilcar-1,5 mil milhão

6 mil milhoes serão mesmo necessários

AT2014 Escreveu:
fundof Escreveu:esqueçam os 4 milhões serão necessários 6 a 8 mil milhões para limpar a casa

Amigo fundof,

Nada disso. O minimo, até agora, são 1,5 MM. A partir dai é para o caso de querer ter uma almofada para o futuro. Na minha opinião não há, ainda, uma necessidade de capital inacessivel a um (ou vários privados). Basta fazer contas.

Abraço e bons negócios

Registado: 6/8/2009 12:13

por fundof » 31/7/2014 23:39

Artista Romeno Escreveu:
artista_ Escreveu:
fundof Escreveu:Neste momento o Banco só vale 500 milhoes de Euros por isso ainda tem margem para cair 50%.

O BES vale neste momento um pouco mais de mil milhões de euros... a margem que tem para cair não sei, quanto mais cair mais desvalorizado fica, sendo certo que tem sempre 100% de possibilidade de queda!

eu admito perfeitamente que minimizei o problema para nao gerar o panico entre os leitores do forum... mas agora que expus a nu o que me parece razoavel...500m 6mm pois entao funof mostre numeros provas do que diz... eu ainda me ia rir se antes de o bes cair definitvamente mandasse um falso esticao para cima só para quem mete imagens de bancos na bulgaria com o simbolo do bes a serio que ia( cenário muito pouco provavel)

Desde de ontem eu disse que seriam precisos no minimo 6 mil milhoes e no maximo 8 mil milhões
Acho que ha pessoas a brincar com imagens e dar opinião mais tendenciosas para alarmar as pessoas dessa forma acho que os moderadores deviam corrigir isso para que tenhamos um forum com um debate de ideias saudavel

Mas voltando a questão o Bes vai continuar com uma nova estrutura accionista e com menos credibilidade e talvez como quarto maior banco a nivel nacional.
em termos de banca acho que o proximo que entrara em dificuldades é o Montepio

por F-Type » 31/7/2014 23:36

_x_ Escreveu:É incrível, há gente que continua a querer entrar.
No BCP quando estava a vinte também entraram e a quinze e a dez, e foi aos seis.

Escrevam num post it! Até ao aumento de capital com as regras definidas o bes não interessa. :mrgreen: :mrgreen:

verdade estou a reler o tópico todo do dia de oje e são tantas as paginas...

gostei desta particularmente!

Registado: 27/8/2008 12:47

por Artista Romeno » 31/7/2014 23:33

artista_ Escreveu:
fundof Escreveu:Neste momento o Banco só vale 500 milhoes de Euros por isso ainda tem margem para cair 50%.

O BES vale neste momento um pouco mais de mil milhões de euros... a margem que tem para cair não sei, quanto mais cair mais desvalorizado fica, sendo certo que tem sempre 100% de possibilidade de queda!

eu admito perfeitamente que minimizei o problema para nao gerar o panico entre os leitores do forum... mas agora que expus a nu o que me parece razoavel...500m 6mm pois entao funof mostre numeros provas do que diz... eu ainda me ia rir se antes de o bes cair definitvamente mandasse um falso esticao para cima só para quem mete imagens de bancos na bulgaria com o simbolo do bes a serio que ia( cenário muito pouco provavel)
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por AT2014 » 31/7/2014 23:33

nmprc Escreveu:Esta é para os entendidos em AT... vem fechar o GAP entre os 0,345 e os 0,28?

Amigo nmprc,

Como minimamente entendido em AT vou-te dar a melhor resposta possivel que se pode dar baseado na AT: Não faço a minima ideia. E alguém que te diga o contrário está a basear-se em tudo menos em AT. :wink: :wink:

Abraço e bons negócios

por RaposoTavares » 31/7/2014 23:30

jonas007 Escreveu:Será que as contas das outras cotadas são transparentes?! :-k
Pois é... Essa é que é a questão!...
Esse é que é o problema que deve ser atacado com vontade e a sério neste país, sob pena de o PSI se tornar insignificante.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por AT2014 » 31/7/2014 23:30

PC05 Escreveu:Mas alguém faz AT credível num cenário destes? Não faz qualquer sentido ....

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Nem mais. Nesta situação não há nenhuma AT que se aplique. É tudo adivinhação, bitaites e feelings. Entrar longo ou curto é uma roleta.

por artista_ » 31/7/2014 23:28

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AT2014 » 31/7/2014 23:26

artista_ Escreveu:
avataris Escreveu:mais por curiosidade, ja li casos de gestores de conta que recomendaram forte e feio compra de acções e obrigações da ESFG, acções do BES, etc, com grandes quantias a pessoas, que pouco percebem de mercados, e fiaram no que lhes foi dito. Como é que os gestores de conta encaram agora essas pessoas? Se fosse eu estava a rasca por ter de as enfrentar, e de ainda levar um enxerto de porrada a porta do banco :?

O povo é sereno, é mais do género "agarrem-me se não vou-me a ele"! :mrgreen: :mrgreen:

Isto é a prata da casa da banca portuguesa. Colocam-se funcionários mal preparados, dá-se-lhes uns objetivos a cumprir e depois que de amanhem!

Quando o BCP andou a vender ações próprias e ações do BPA (Entretanto fundido com o BCP) ouvi com cada história!!? :shock: Nas próprias agências, quando ia fazer um depósito ou outra coisa qualquer, era frequente ouvir gente a perguntar pelas ações e os funcionários lá respondiam como podiam, até metia dó! E isto foi feito numa altura em que o BCP usava offshores para manter as cotações mais altas. Isto ficou provado, mas alguém foi dentro? Não. Depois admiram-se de voltar a acontecer, no BPN, BPP, BES.. vamos lá ver se ficamos por aqui!? :roll:

Volta e meia ligam-me para me tentarem convencer a ir a este ou aquele aumento de capital. Invariavelmente a conversa acaba comigo a explicar-lhe como é que a operação funciona, e como funcionam os mercados de capitais. A última vez foi no AC do Banif... "mas as ações do AC são só a 1 cêntimo, já viu que boa oportunidade, os títulos estão a 4!!!!" :mrgreen: :mrgreen:

Bem eu ainda ha 3 meses pedi recomendação ao meu gestor de conta para certo montante, e ele sugere-me investir num fundo de acçoes do psi20, do proprio banco, que anda a perder desde essa altura quase -20%. Para um perfil entre conservador e moderado.. Obvio que apenas serviu para aferir o grau de conhecimento da pessoa e ficar com a ideia que nao vale a pena perguntar-lhe mais nada.

Nessa altura a bolsa estava em alta e esses fundos estavam a ganhar 20% em 3 meses. Não me digas que nessa altura estavas ciente que o mercado iria cair desta maneira. Se fores ver bem, os fundos de acções nacionais apenas passaram a ter rentabilidade anual negativa ai a partir de 08-07-2014. Esses 20% que falas ocorreram nas últimas 3 semanas. Não percebo a tua conclusão. Olha, eu recomendava-te o mesmo nessa altura e não me tenho por ignorante nestas matérias.

Abraço e bons negócios

por bboniek33 » 31/7/2014 23:24

avataris Escreveu:mais por curiosidade, ja li casos de gestores de conta que recomendaram forte e feio compra de acções e obrigações da ESFG, acções do BES, etc, com grandes quantias a pessoas, que pouco percebem de mercados, e fiaram no que lhes foi dito. Como é que os gestores de conta encaram agora essas pessoas? Se fosse eu estava a rasca por ter de as enfrentar, e de ainda levar um enxerto de porrada a porta do banco :?

Um enxerto de porrada ?? Mas porquee ??
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por jonas007 » 31/7/2014 23:23

AT, sim sei que existem muitas vidas em causa, como os funcionários do BES e nada ganharam e vão levar. E os que deveriam pagar não vão pagar à medida.
No caso dos accionistas, só não vendem se não quiserem.
Mas infelizmente isto é o capitalismo puro. E estamos no sistema, e vai sair caro para aqueles que estão habituados "ao sistema"

A humanidade tem de dar menos valor ao dinheiro e mais à vida verdadeira... A família, mulher, filhos e amigos... Os sentimentos. Só assim, mesmo acontecendo a destruição do sistema, continuamos bem. Até lá é tudo uma questão de tempo até à destruição total.

AT, estes resultados só representam a verdadeira mentira que foram os seus resultados estes anos todos. Se dividires os prejuízos pelos 10 anos anteriores, o BES teria mais 560 milhões de prejuízos todos os anos. Ou seja, o BES teve possivelmente mais de 10 anos sem lucro na realidade.
Foram escondendo e disfarçando, até hoje. E só que sabe hoje porque entro uma equipa que não teve medo de apresentar as coisas como são.
E acho bem... Que sempre seja assim para o bem da veracidade dos resultados das empresas. E dos accionistas, porque assim sabem que é verdade.

É que chego ao ponto que penso...
Será que as contas das outras cotadas são transparentes?! :-k

Registado: 21/5/2014 22:06

por fundof » 31/7/2014 23:21

Nem pensar 1,5 mil milhão não resolve nada

Almofada 2 mil milhoes existe

angola-3 mil milhoes
imparidades-3,5 mil milhoes
Esquema salgado e amilcar-1,5 mil milhão

6 mil milhoes serão mesmo necessários

AT2014 Escreveu:
fundof Escreveu:esqueçam os 4 milhões serão necessários 6 a 8 mil milhões para limpar a casa

Amigo fundof,

Nada disso. O minimo, até agora, são 1,5 MM. A partir dai é para o caso de querer ter uma almofada para o futuro. Na minha opinião não há, ainda, uma necessidade de capital inacessivel a um (ou vários privados). Basta fazer contas.

Abraço e bons negócios

por RaposoTavares » 31/7/2014 23:19

AT2014 Escreveu:Amigo Avataris, [..]É verdade isso que diz e o mais triste é que esses gestores estavam na mesma ignorância que todos nós. Fizeram o seu trabalho o melhor que conseguiram e agora é como diz. Muitos deles colocaram férias e andam assustados com essa situação. Quase que sugeria que esses investidores enganados fossem dar uma carga de porrada sim aos verdadeiros bandidos que foram o Ricardo Salgado e a sua equipa. [Ui, ui, ui!...] Sim porque esses andam por ai a pavonear-se impunemente nas suas casas, festas e carrões como se nada se passasse. Até no caso do BPN temos o bandido do Oliveira Costa a passear, tranquilamente, todos os dias no Saldanha e nada lhe sucede. Abraço e bons negócios

Então? Em que é que ficamos? Afinal já não é normal o comportamento de alguns gestores e já não é só uma má leitura dos folhetos do ac? Nem uma situação normal por essa Europa fora?

por AT2014 » 31/7/2014 23:18

Amigo fundof,

Abraço e bons negócios

por AT2014 » 31/7/2014 23:13

Amigo Avataris,

É verdade isso que diz e o mais triste é que esses gestores estavam na mesma ignorância que todos nós. Fizeram o seu trabalho o melhor que conseguiram e agora é como diz. Muitos deles colocaram férias e andam assustados com essa situação. Quase que sugeria que esses investidores enganados fossem dar uma carga de porrada sim aos verdadeiros bandidos que foram o Ricardo Salgado e a sua equipa. Sim porque esses andam por ai a pavonear-se impunemente nas suas casas, festas e carrões como se nada se passasse. Até no caso do BPN temos o bandido do Oliveira Costa a passear, tranquilamente, todos os dias no Saldanha e nada lhe sucede.

Abraço e bons negócios

por RMA33 » 31/7/2014 23:11

Já arrumei as minhas acções junto à lareira, se elas descerem os que alguns por aqui equacionam, no inverno que se aproxima minimizo as minhas perdas substituindo a madeira de azinho pelos papéis do BES :D

Registado: 18/3/2014 17:46

por F-Type » 31/7/2014 23:10

Boas,

Amanha apostam outra vez numa queda de 2 dígitos ou em uma recuperação ténue ?

Enquanto o Short for proibido é para mim quando irá cair mais , pois muita gente vende a pensar que quando tal proibição for retirada aínda poderá cair bem mais

Ainda por cima :
Os States fizeram uma vela bem vermelha assim como o Dax o Ibex....

:shock: :shock: :shock: :shock:
Editado pela última vez por F-Type em 31/7/2014 23:13, num total de 1 vez.

Registado: 27/8/2008 12:47

por RaposoTavares » 31/7/2014 23:08

AT2014 Escreveu:Amigo Jorge, [...]E todos aqueles que investiram no ultimo aumento de capital não souberam medir o risco (bem patente no folheto do AC onde se dizia que existiam irregularidades) ou não entendem em que estão a investir. O investimento em acções é de risco muito elevado pois existe a possibilidade de se perder o capital.

Abraço e bons negócios

?!?!

por AT2014 » 31/7/2014 23:06

jonas007 Escreveu:Que terá perdido em depositos, e o que vai continuar a perder.
A imagem do BES ACABOU, e não volta a ser como era.

Uma pessoa, normal, que veja isto vai logo tirar as suas poupanças do BES.
É instintivo...

Olhem a fila aqui perto.

Amigo Jonas007,

Embora percebendo que é uma montagem e pretende ter piada solicitava-lhe que pensasse que aqui no forum haverá pessoas cuja vida depende da solidez do BES (empregados, investidores no GES, etc) e que estão a sofrer com isto. Eu não sou empregado nem tenho investimentos no BES ou GES pelo que não me afecta mas acredito que possam existir pessoas a quem isto (mesmo sendo uma montagem) possa custar ver. Pense nisso. :wink:

Abraço e bons negócios

por AT2014 » 31/7/2014 23:00

JorgeNevada Escreveu:De pensar que ainda há pouco mais de um mês chamaram os accionistas a aumentar o capital do banco... a 0.8 euros cada ação :-#

Sinto por aqueles que estão entalados.. de facto não dá para confiar nos gestores das empresas portuguesas.

Amigo Jorge,

Portuguesas, americanas, chinesas, inglesas, irlandesas, russas, etc, etc. Os portugueses não são melhores nem piores que os do resto do mundo. Em todo o lado há gestores que deveriam estar presos e não a gerir empresas. O importante é conhecermos bem onde colocamos o dinheiro e saber medir o risco. E todos aqueles que investiram no ultimo aumento de capital não souberam medir o risco (bem patente no folheto do AC onde se dizia que existiam irregularidades) ou não entendem em que estão a investir. O investimento em acções é de risco muito elevado pois existe a possibilidade de se perder o capital.

Abraço e bons negócios

por fundof » 31/7/2014 22:59

Artista,totalmente de acordo contigo

mas não acredito como uns dizem se entrar financiamento atraves de Cocos, os accionistas e quem tem divida subordinada fica a zero.

Nomura acredito que foi uma jogada bem estudada que eles tinham,acho que foi o Nomura que enganou Salgado e não ao contrario

Minha opinião serão necessario 6 mil milhoes no minimo no Máximo 8 mil milhoes, mas os 4 milhoes que a comunicação social fala serão insuficientes.

Neste momento o Banco só vale 500 milhoes de Euros por isso ainda tem margem para cair 50%.

artista_ Escreveu:
fundof Escreveu:não acredito muito nisso

Não estou a ver Credit agricole,Bradesco e outros accionistas a ficarem sem nada

Isto não há muito que saber, a posição que têm no banco, independentemente do valor de aquisição, já não vale muito, ou se chegam à frente com muito carcanhol ou, no melhor das hipóteses, ficam com uma pequena posição irrelevante!

fundof Escreveu:Acredito que será dificil encontrar 6 mil milhões para injectar na instituição mas vai se arranjar uma solução

Parece me que Nomura e Santander e Citi possam estar interessados.........

Quem tiver 6 mil milhões para lá meter fica, no mínimo, com uns 80% do banco, o mais certo é ser mais de 90%! O Nomura é mais um exemplo de um tubarão que se entalou... o Salgado ainda conseguiu vender bem na saída, não sei até que ponto as falsas informações passadas ao BdP não fizeram parte do esquema para vender melhor... foi uma última aldrabice à saída... pode ser que sejam eles que vão contratar os Ucranianos e poupar dinheiro ao Sniper! :mrgreen:

por jonas007 » 31/7/2014 22:58

O impacto que os mercados financeiros estamos à espera...
Anexos
Impacto_thumb[1].jpg
Impacto_thumb[1].jpg (57.63 KiB) Visualizado 5103 vezes

Registado: 21/5/2014 22:06

por artista_ » 31/7/2014 22:50

fundof Escreveu:não acredito muito nisso

Não estou a ver Credit agricole,Bradesco e outros accionistas a ficarem sem nada

Isto não há muito que saber, a posição que têm no banco, independentemente do valor de aquisição, já não vale muito, ou se chegam à frente com muito carcanhol ou, no melhor das hipóteses, ficam com uma pequena posição irrelevante!

fundof Escreveu:Acredito que será dificil encontrar 6 mil milhões para injectar na instituição mas vai se arranjar uma solução

Parece me que Nomura e Santander e Citi possam estar interessados.........

Quem tiver 6 mil milhões para lá meter fica, no mínimo, com uns 80% do banco, o mais certo é ser mais de 90%! O Nomura é mais um exemplo de um tubarão que se entalou... o Salgado ainda conseguiu vender bem na saída, não sei até que ponto as falsas informações passadas ao BdP não fizeram parte do esquema para vender melhor... foi uma última aldrabice à saída... pode ser que sejam eles que vão contratar os Ucranianos e poupar dinheiro ao Sniper! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por ovelhaxone » 31/7/2014 22:47

já vai em 6 mil milhoes? :mrgreen:

Registado: 18/7/2013 15:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], boavista, fosgass2020, HFCA, latbal, m-m, maturidade, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Tosta mista, trilhos2006, Zguibz2 e 200 visitantes