Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Boa tarde,
Uma pergunta um pouco geral: estou a pensar em comprar uns fundos de obrigações, mas já ouvi por aí quem diga que é uma má altura para entrar...Será assim tão mau? Ou se for para longo prazo tanto faz entrar agora como daqui a dois meses?
Obrigado.
Uma pergunta um pouco geral: estou a pensar em comprar uns fundos de obrigações, mas já ouvi por aí quem diga que é uma má altura para entrar...Será assim tão mau? Ou se for para longo prazo tanto faz entrar agora como daqui a dois meses?
Obrigado.
- Registado: 29/10/2013 10:04
verifica como é a diferença de comportamento em 2007 e 2008 pois a 5 anos já não apanhamos esse período negro e poderás ter(ou não) surpresas.
Isto é transversal a todos os fundos daí ter falado do Quantalys que na análise dá para ver o desempenho em períodos críticos desde o crash de 1994 passando pelo rebentar da bolha das .COM até aos eventos mais recentes da falência do Lehman Brothers em 2007 e pela críse da dívida em 2008.
Compara o comportamento em 2008:
http://www.teletrader.com/mfs-meridian- ... /FU_989632 - -31.09%
http://www.teletrader.com/mfs-meridian- ... /FU_657043 - -41.62%
Isto é transversal a todos os fundos daí ter falado do Quantalys que na análise dá para ver o desempenho em períodos críticos desde o crash de 1994 passando pelo rebentar da bolha das .COM até aos eventos mais recentes da falência do Lehman Brothers em 2007 e pela críse da dívida em 2008.
Compara o comportamento em 2008:
http://www.teletrader.com/mfs-meridian- ... /FU_989632 - -31.09%
http://www.teletrader.com/mfs-meridian- ... /FU_657043 - -41.62%
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
chico_laranja Escreveu:avataris Escreveu:Boas
Essa carteira é um bocado desequilibrada.
Nas obrigações tens acima de tudo obrigações de qualidade alta.
Nas acções tens isso focado em 2 zonas: US e Europa. Na Europa estás a apostar apenas nas Small Caps.
Não era mais simples substituir esses 2 fundos por 1 fundo global?
Não gostas de fundos mistos?
Perdes os grandes ganhos das Small Caps mas também não sofres os sobresaltos das quedas deles.
Se és novo neste mundo poderias ter algo como (ordenado por ordem de risco potencial):
Obrigações
O Pimco que tens - Obrigações Qualidade Alta
O Templeton TR - Obrigações de qualidade mais baixa mas que não se cola apenas nas de risco alto - LU0260870745
Misto
M&G Optimal Income Fund - GB00B1VMCY93
Acções
MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc - LU0094560744
Se queres algo mais diversificado nas acções por mais defensivas e mais agressivas podes optar por
Bens de consumo básico(Alimentação, retalho e afins)/Infraestruturas para o lado defensivo
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R - LU0155230690 - Bens de consumo básico
UBS (Lux) EF Infrastructure - LU0366711900 - Infraestruturas
e Small Caps para o lado agressivo
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - LU0607512935 - Este em relação ao MFS a diferença é que este é mundial e o MFS é só europeu
NOTA:
Isto são apenas linhas directoras com exemplos. Podes e deves verificar alternativas ao que indico pois não sei qual a tolerância ao risco. Uma coisa é dizer aguento perder 20%, outra é ver isso a acontecer. Pensamos que estamos preparados mas podemos não estar![]()
Na primeira página tens vários fundos separados por sectores e subsectores que te poderá ajudar a fazeres tu a tua carteira. O Rick fez o mais difícil que foi separar o trigo do joio.
Quando tiveres tudo feito colocas tudo nesses sites de backtest falados e verifica o comportamento da tua hipotética carteira nos diversos períodos: Bull de 2009-2020, lateralização em 2012 e queda média em 2012. Se for possível apanhares o crash de 2007 melhor. Medes a queda máxima entre meados de 2007 e Fevereiro de 2009. Ficas logo a saber quanto é que num momento mau a tua carteira pode ceder.
Para esses backtests e se tens tudo já +- orientado recomendo-te fazeres um registo demo do Quantalys. Antes de te registares verifica se ele tem todos os fundos que integram a tua carteira.
Rick
Depois diz se concordas e se alteravas alguma coisa. O expert és tu pois eu ainda sou apenas aprendiz de feiticeiro
Obrigado pela resposta.
Em relacao aos mistos, nao estou a pensar inclui-lo, pois sou da opiniao que devem funcionar de forma isolada, e para isso tenho um PPR. Mas e apenas a minha opinião, a qual aceito criticas.
Quanto ao resto, isto tem tudo a haver um bocado com a historia da correlacao.
Os fundos de acçoes sectoriais que sugeres tem o mesmo problema com que eu me deparei, é que apesar de serem de sectores diferente, o que é certo é que em termos de desempenho estao todos muito correlacionados. Ou seja, um baixa, e baixam todos, um sobe e sobem todos. Ou seja, nao diversifica em nada a carteira.
No entanto gostei muito deste LU0260870745, pois é bastante descorrelacionado face aos outros fundos que tenho na carteira. Se bem que vai sobrepor alguns activos.
Quanto ao substituir o de accoes europa e de accoes EUA por esse global LU0094560744, a carteira vai aumentar o desvio padrao, baixar o sharpe e historico de rentabilidade a 1/3 e 5 anos . E nao melhora quanto a correlacao, na simulacao que fiz.
Obrigado

E Rick, VirtualGod e BedRocK, tambem gostava de vos ouvir, se for possivel

- Registado: 1/7/2014 14:53
Alguem me pode dar uma opiniao sobre a seguinte carteira?
Perfil: Entre Conservador/moderado
Prazo: 3 anos
Obrigaçoes 65%
Imobiliário 5%
Acçoes 30%
AXA WF Euro 5-7 EC EUR LU0251660279 45%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc IE00B11XZ103 20%
CA Património Crescente FIIAPTSQUBHM0002 5%
Legg Mason CB US Appreciation A Acc € IE00B1BXJ072 15%
MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR LU0125944966 15%
Notas:
*Nesta simulaçao exclui o CA Património Crescente, pois tem de ser no credito agricola.
*Nao existem activos duplicados.
*Estou aberto a sugestoes.
Quanto a correlacao, isto foi o melhor que consegui
Essa carteira é um bocado desequilibrada.
Nas obrigações tens acima de tudo obrigações de qualidade alta.
Nas acções tens isso focado em 2 zonas: US e Europa. Na Europa estás a apostar apenas nas Small Caps.
Não era mais simples substituir esses 2 fundos por 1 fundo global?
Não gostas de fundos mistos?
Perdes os grandes ganhos das Small Caps mas também não sofres os sobresaltos das quedas deles.
Se és novo neste mundo poderias ter algo como (ordenado por ordem de risco potencial):
Obrigações
O Pimco que tens - Obrigações Qualidade Alta
O Templeton TR - Obrigações de qualidade mais baixa mas que não se cola apenas nas de risco alto - LU0260870745
Misto
M&G Optimal Income Fund - GB00B1VMCY93
Acções
MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc - LU0094560744
Se queres algo mais diversificado nas acções por mais defensivas e mais agressivas podes optar por
Bens de consumo básico(Alimentação, retalho e afins)/Infraestruturas para o lado defensivo
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R - LU0155230690 - Bens de consumo básico
UBS (Lux) EF Infrastructure - LU0366711900 - Infraestruturas
e Small Caps para o lado agressivo
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - LU0607512935 - Este em relação ao MFS a diferença é que este é mundial e o MFS é só europeu
NOTA:
Isto são apenas linhas directoras com exemplos. Podes e deves verificar alternativas ao que indico pois não sei qual a tolerância ao risco. Uma coisa é dizer aguento perder 20%, outra é ver isso a acontecer. Pensamos que estamos preparados mas podemos não estar

Na primeira página tens vários fundos separados por sectores e subsectores que te poderá ajudar a fazeres tu a tua carteira. O Rick fez o mais difícil que foi separar o trigo do joio.
Quando tiveres tudo feito colocas tudo nesses sites de backtest falados e verifica o comportamento da tua hipotética carteira nos diversos períodos: Bull de 2009-2020, lateralização em 2012 e queda média em 2012. Se for possível apanhares o crash de 2007 melhor. Medes a queda máxima entre meados de 2007 e Fevereiro de 2009. Ficas logo a saber quanto é que num momento mau a tua carteira pode ceder

Para esses backtests e se tens tudo já +- orientado recomendo-te fazeres um registo demo do Quantalys. Antes de te registares verifica se ele tem todos os fundos que integram a tua carteira.
Rick
Depois diz se concordas e se alteravas alguma coisa. O expert és tu pois eu ainda sou apenas aprendiz de feiticeiro

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
- Registado: 4/8/2014 22:47
Rick Lusitano (New) Escreveu:chico_laranja Escreveu:Eu diria que os que sofreram e vão sofrer ainda mais amanhã com a cotação do dia de hoje serão os fundos de acções PSI20 (ou será PSI18) uma vez que as posições abertas no BES e ESFG estão mortas e enterradas e com valor que passa a ser meramente residual e que ninguém espera que passe nos tempos mais próximos de 0.001€/acção.
Fundos de obrigações nacionais têm posições pequenas tal como já foi divulgado pela CMVM. Fundos estrangeiros a ter posição é residual pelo que quase nem se notará. A cacetada a existir já aconteceu.
Hoje quem declara os defaults já declarou a ESFG como em incumprimento pelo que os CDS sobre ela e sociedades derivadas poderão ser accionados.
Ena Sr. Chico, andas a estudar.![]()
Tenho que arranjar tempo, para responder no tópico. Mas tenho visto que tens te "safado" bem.
A malta sente a tua falta e está sempre à espera de mais umas boas lições.
Eu apenas vou lendo aqui e acolá e agrego informação tentando dar respostas aos mais novatos pois há bem pouco tempo estava nesse nível.
Sei o que penei e é sempre porreiro ter alguém que nos ajude tal como tu e o VirtuaGod, entre outros, me ajudaram a mim

Boas
Obrigaçoes 65%
Imobiliário 5%
Acçoes 30%
Notas:
*Nesta simulaçao exclui o CA Património Crescente, pois tem de ser no credito agricola.

Obrigaçoes 65%
Imobiliário 5%
Acçoes 30%
Notas:

- Registado: 1/7/2014 14:53
Boas,
Equity Risk Premiums (ERP): Determinants, Estimation and Implications:
Fonte: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm? ... id=2238064
Abr,
K2O4
Equity Risk Premiums (ERP): Determinants, Estimation and Implications:
Fonte: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm? ... id=2238064
Abr,
K2O4
- Registado: 4/8/2014 22:47
chico_laranja Escreveu:Eu diria que os que sofreram e vão sofrer ainda mais amanhã com a cotação do dia de hoje serão os fundos de acções PSI20 (ou será PSI18) uma vez que as posições abertas no BES e ESFG estão mortas e enterradas e com valor que passa a ser meramente residual e que ninguém espera que passe nos tempos mais próximos de 0.001€/acção.
Fundos de obrigações nacionais têm posições pequenas tal como já foi divulgado pela CMVM. Fundos estrangeiros a ter posição é residual pelo que quase nem se notará. A cacetada a existir já aconteceu.
Hoje quem declara os defaults já declarou a ESFG como em incumprimento pelo que os CDS sobre ela e sociedades derivadas poderão ser accionados.
Ena Sr. Chico, andas a estudar.

Tenho que arranjar tempo, para responder no tópico. Mas tenho visto que tens te "safado" bem.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Eu diria que os que sofreram e vão sofrer ainda mais amanhã com a cotação do dia de hoje serão os fundos de acções PSI20 (ou será PSI18
) uma vez que as posições abertas no BES e ESFG estão mortas e enterradas e com valor que passa a ser meramente residual e que ninguém espera que passe nos tempos mais próximos de 0.001€/acção.

Quais os fundos de investimento que sofreram mais com esta divisão do BES?
Alguns deviam ter nas suas carteiras exposições a acções ou obrigações, digo eu
Alguns deviam ter nas suas carteiras exposições a acções ou obrigações, digo eu

aiaiquetombo Escreveu:Boa tarde,
Gostaria de saber se existe algum site onde se possa visualizar grafico dos fundos e ao mesmo tempo desvio padrão ?
Abraços
Verifica os sites referidos mais acima.
Vê também o índice da primeira página que tens lá imensa informação.
Boa tarde,
Gostaria de saber se existe algum site onde se possa visualizar grafico dos fundos e ao mesmo tempo desvio padrão ?
Abraços
Abraços

- Registado: 29/11/2007 2:20
Chico,
Obrigado pela sugestão. Vou dar uma vista de olhos nesses sites.
Obrigado pela sugestão. Vou dar uma vista de olhos nesses sites.
chico_laranja Escreveu:Rafaellos_00 Escreveu:Bom dia,
Andava à procura de um site onde pudesse encontrar (de uma forma mais ou menos organizada) os gráficos de evolução dos principais indicadores para os mercados 'não principais' (EUA e EUR). Isto porque parece que quando começo a ouvir falar nas boas oportunidades a subida já vai longa.... Estou a falar dos indicadores para os fundos tipo Brasil, China, India, Asia-Pacífico, Africa, Turquia, etc.
Eu sei que na maior parte dos sites existem indices disponíveis, mas queria saber se alguém conheçe um sitio onde estejam organizados...Sim, sou um bocado preguiçoso...
Rafaellos_00
O mais simples é colocar num site um fundo dessa região e depois ulhar não para o gráfico do fundo para para o gráfico do benchmark.
Assim de cabeça:
Morningstar
Quantalys
Trustnet Offshore
Teletrader
Bloomberg
Pelo menos o Teletrader tem uma matrix de retorno/risco em que apresenta os melhores nesta relação além do fundo que escolheste. Depois é ter sorte para que algum seja comercializado cá neste jardim à beira mar plantado.
Rafaellos_00 Escreveu:Bom dia,
Andava à procura de um site onde pudesse encontrar (de uma forma mais ou menos organizada) os gráficos de evolução dos principais indicadores para os mercados 'não principais' (EUA e EUR). Isto porque parece que quando começo a ouvir falar nas boas oportunidades a subida já vai longa.... Estou a falar dos indicadores para os fundos tipo Brasil, China, India, Asia-Pacífico, Africa, Turquia, etc.
Eu sei que na maior parte dos sites existem indices disponíveis, mas queria saber se alguém conheçe um sitio onde estejam organizados...Sim, sou um bocado preguiçoso...
Rafaellos_00
O mais simples é colocar num site um fundo dessa região e depois ulhar não para o gráfico do fundo para para o gráfico do benchmark.
Assim de cabeça:
Morningstar
Quantalys
Trustnet Offshore
Teletrader
Bloomberg
Pelo menos o Teletrader tem uma matrix de retorno/risco em que apresenta os melhores nesta relação além do fundo que escolheste. Depois é ter sorte para que algum seja comercializado cá neste jardim à beira mar plantado.
Bom dia,

Rick Lusitano (New) Escreveu::
Anda um gajo, com os mercados no vermelho há 1 semana. Guerra em Gaza/Israel e na Ucrânia. BES a cair 50% num dia apenas. BES com o recorde de prejuízos em Portugal. PT e Jerónimo Martins a levar porrada. E andam vocês a discutir o sexo dos anjos?!
E para se variar de tema...
Numa altura em que andamos todos a repensar os riscos que estamos dispostos a correr, nada como um artigo que pode não trazer nada de novo à maior parte dos "forumeiros" (é assim o nome?), mas que obriga conduz facilmente a uma reflexão sobre os riscos que estamos mais ou menos dispostos a correr e quais os riscos a que atribuímos maior importância:
http://www.marketwatch.com/story/whats-your-greatest-financial-fear-2014-06-13
- Registado: 27/2/2014 2:27
Para o caso de não ter ficado claro o que os meus posts anteriores queriam dizer é que não é possível e não será permitido que continuem um debate nestes moldes neste tópico, extravasando os limites do forum e perturbando um tópico como este.
Frizo também que este é um forum moderado e com regras. E que os alertas dos moderadores são para ser respeitados e não para ser ignorados, concordem ou não com as decisões dos moderadores!
Nota: os últimos dois posts serão removidos.
Frizo também que este é um forum moderado e com regras. E que os alertas dos moderadores são para ser respeitados e não para ser ignorados, concordem ou não com as decisões dos moderadores!
Nota: os últimos dois posts serão removidos.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Fundos à la carte

Anda um gajo, com os mercados no vermelho há 1 semana. Guerra em Gaza/Israel e na Ucrânia. BES a cair 50% num dia apenas. BES com o recorde de prejuízos em Portugal. PT e Jerónimo Martins a levar porrada. E andam vocês a discutir o sexo dos anjos?!
Eu practico gestão passiva, activa e flexível. E depois?! Não ando ás turras com ninguém e não ando a tentar evangelizar ninguém para qualquer tipo de produto financeiro ou estratégia de investimentos. Deixem-se de merdas! (Os moderadores que me perdoem o uso desta palavra, mas serve para demonstrar a minha indignação com estas discussões improprias, violentas e recorrentes, que não levam a lado nenhum. Mas realmente, nota-se bem a qualidade de outros fóruns em países desenvolvidos. Ainda se admiram que Portugal já foi resgatado 3 vezes, eu admiro-me como só foi 3 vezes.)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Esta constante personalização da discussão está a mais. E está a perturbar o tópico. Sugiro que continuem isso por mp.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
BedRocK Escreveu:Será que percebeste o que o NGRO2 quis dizer? Eu acho que pelo tipo de resposta que dás, o NGRO2 vai ter que te fazer um desenho a 3 dimensões para tu perceberes o significado e a amplitude da frase dele.
Um copy-paste é quando se reproduz um texto igual à referência sem quaisquer comentários pessoais. Posto isto, indica aí os sites, papers ou livros de onde eu tenha feito copy-paste sem referenciar essa documentação de base e sem introduzir nenhumas alterações ou comentários próprios com justificações técnicas, e já agora indica essa comunidade em geral, porque o único que falou no copy-paste, mas num âmbito diferente do que queres insinuar, foi o Alquimista, e na altura eu perguntei-lhe que me indicasse esse copy-paste cego e absoluto, coisa que até agora ainda não foi indicado.
Tu deves estar a fazer confusão com alguns foristas que despejam páginas, em inglês, a seguir a páginas, que na sua maioria são desprovidas de quiasquer comentários próprios, páginas essas que, normalmente, só traduzem as ideias que defendem os seus postadores, sendo dada uma relevância nula ou quase nula a outras páginas com ideias contrárias. Os verdadeiros e isentos mestres apresentam as ideias sobre todos os cenários possiveis, referindo e comentando os prós e os contras de cada estratégia de investimento, e depois, passivamente, deixam as escolhas dos cenários para o público destinatário.
Vê lá se percebes uma coisa definitivamente: a estratégia acionista de investimento passivo, especialmente para o longo prazo, em termos de resultados tem batido as comuns estratégias ativas de investimento, só que a estratégia passiva tem um grande problema: ser completamente cega a mudanças de ciclo e incorporar cegamente uma brutal drawdown, factor este que pode ser um grande problema se nós precisarmos de resgatar a seguir a essa drawdown, por qualquer motivo imprevisto de liquidez (doença, ajuda a um filho, etc), e assim não se dar tempo de recuperação, ao contrário da gestão ativa que não é totalmente cega a essas mudanças de ciclo, e, teóricamente, irão levar com uma menor amplitude dessa drawdown, porque, entretanto, sairam daí antes desse afundanço total. Para além disso, quem quiser tentar obter outperformances de retornos, tem de ir para a gestão ativa, que, como é lógico, é mais arriscada que a estratégia confortável do "rebanho" médio passivo.
Agora, nenhum dos foristas é um "carneiro" ou uma "ovelha", e, como tal, quem és tu para vires para aqui falar em investidores incautos que podem ser enganados? Estás a chamar incautos a foristas que, porventura, têm uma melhor capacidade de análise técnica e de competência que a tua pessoa? Achas que este tópico ultrapassou rápidamente a marca das 100 páginas à custa das tuas contribuições e da gestão passiva que tu cegamente defendes, sem dar qualquer importância a outras estratégias, mesmo que marginais, em termos quantitativos (não qualitativos), nos resultados históricos?
Tu não consegues ter um argumento teórico válido contra os meus pressupostos teóricos, e só sabes vir com resultados que outros apresentam .... e ando eu aqui a perder tempo contigo ....![]()
1) Tu é que nem explicando com 2 algarismos, entendes o que quer que seja. Menos conversa e mais resultados;
ghorez Escreveu:http://us.spindices.com/resource-center ... hip/spiva/
Se observares o pdf "SPIVA® U.S. Year-End 2013" no SPIVA SCORECARDS, chegas à conclusão de que:
Em apenas 1 ano:
1 etf do SP500 bate 55,8% de TODOS OS FUNDOS GESTÃO ATIVA.
5 anos:
1 etf do SP500 bate 72,72% de TODOS OS FUNDOS GESTÃO ATIVA .
Contra números/resultados, não há argumentos.
2) Até os teus parceiros já reconheceram (e bem..) que por vezes não têm paciência para ler o que escreves: não vale nada para ganhar dinheiro;
3) Se não fossem esses foristas, ainda hoje era cego como tu e andava a transferir dinheiro para gestores ativos conseguirem piores resultados;
ghorez Escreveu:PS: O 2º prémio foi para um artigo em q 2 autores são portugueses Pedro Matos e Miguel Ferreira (Nova). Conclusões interessantes:
http://us.spindices.com/documents/spiva ... nload=true(...) In contrast, in countries where investors have limited
options of paying lower fees for beta exposure through passive management, many active fund
managers are effectively closet indexers but charge higher fees and underperform.
4) A mentira do drawdown já foi refutada. Com números.
Uma simples alocação 60% SPY / 40% AGG teria um drawdown de -18,9% em 2008.
Como logo no 1º ano a gestão passiva bate a gestão ativa, significa que em média, uma pessoa que opte pela gestão ativa teria perdido bem mais dinheiro.
Entretanto esta alocação desde 2008 já fez 46,4%, com uma volatilidade de 12%. Aproximadamente 7,5%/ano.
Mentes, mentes e voltas a mentir: não se irá tornar verdade só pq repetes muitas vezes. Ainda por cima juntas "doença e ajuda a um filho" para ganhar algum ascendente. És pouco sério, não sabes discutir. Mas até na doença e na ajuda a um filho, utilizar uma estratégia passiva, como ganha mais dinheiro, é mais garantido de poder ajudar nesses imprevistos;
5) Nesta coisa dos animais, antes ser "ovelha" = ganhar dinheiro, do que "asno" = perder dinheiro/transferi-lo para o bolso de um gestor;
6)
Tu não consegues ter um argumento teórico válido contra os meus pressupostos teóricos, e só sabes vir com resultados que outros apresentam
Era suposto ser uma crítica? É porque a mim só interessam resultados. Só interessa a estratégia que me dá mais dinheiro.
Os teus pressupostos teóricos fazem a maioria perder dinheiro. Alguém tem de defender os incautos/novos investidores de pessoas como tu. Pessoas que podem confundir textos longos e extraídos de um qualquer site/livro com capacidade de fazer dinheiro, coisa que tu manifestamente não tens.
Editado pela última vez por ghorez em 31/7/2014 19:18, num total de 3 vezes.
BedRocK Escreveu:
(...) o único que falou no copy-paste, mas num âmbito diferente do que queres insinuar, foi o Alquimista, e na altura eu perguntei-lhe que me indicasse esse copy-paste cego e absoluto, coisa que até agora ainda não foi indicado.
O Alquimista decidiu deixar a gestão activa do palavreado fácil para quem gosta de o fazer e optou por privilegiar os resultados, que aliás podem ser escrutinados no seu tópico "oportunidades especulativas" (e também "IPO Alibaba").
Há um provérbio espanhol que sumariza muito bem toda esta questão da retórica vs. prática/resultados: "Falar de touros não é a mesma coisa que entrar na arena".
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Ghorez, dirigires-te a outro participante em tons jocosos é de todo inaceitável neste espaço.
Debatam, discutam, discordem, mas com cordialidade e mantendo o respeito para com os outros participantes.
Se não o conseguirem fazer nesses moldes, então passem à frente. Nestes termos é que a discussão não poderá continuar!
Debatam, discutam, discordem, mas com cordialidade e mantendo o respeito para com os outros participantes.
Se não o conseguirem fazer nesses moldes, então passem à frente. Nestes termos é que a discussão não poderá continuar!
NGRO2 Escreveu:
ghorez,
Quem ler os teus posts e os do bedrock consegue distrinçar muito bem a qualidade e o contributo de ambos!
ghorez Escreveu:
NGRO2,
Sim percebo o que dizes, mas o que o especialista em mangueiras faz (e isto não é dito por mim...é dito por toda a comunidade em geral) é copy-paste de sites, livros, etc.. Mais: tenta argumentar com palavras algo, que eu já provei com números, que está incorreto.
(...)
Será que percebeste o que o NGRO2 quis dizer? Eu acho que pelo tipo de resposta que dás, o NGRO2 vai ter que te fazer um desenho a 3 dimensões para tu perceberes o significado e a amplitude da frase dele.
Um copy-paste é quando se reproduz um texto igual à referência sem quaisquer comentários pessoais. Posto isto, indica aí os sites, papers ou livros de onde eu tenha feito copy-paste sem referenciar essa documentação de base e sem introduzir nenhumas alterações ou comentários próprios com justificações técnicas, e já agora indica essa comunidade em geral, porque o único que falou no copy-paste, mas num âmbito diferente do que queres insinuar, foi o Alquimista, e na altura eu perguntei-lhe que me indicasse esse copy-paste cego e absoluto, coisa que até agora ainda não foi indicado.
Tu deves estar a fazer confusão com alguns foristas que despejam páginas, em inglês, a seguir a páginas, que na sua maioria são desprovidas de quiasquer comentários próprios, páginas essas que, normalmente, só traduzem as ideias que defendem os seus postadores, sendo dada uma relevância nula ou quase nula a outras páginas com ideias contrárias. Os verdadeiros e isentos mestres apresentam as ideias sobre todos os cenários possiveis, referindo e comentando os prós e os contras de cada estratégia de investimento, e depois, passivamente, deixam as escolhas dos cenários para o público destinatário.
Vê lá se percebes uma coisa definitivamente: a estratégia acionista de investimento passivo, especialmente para o longo prazo, em termos de resultados tem batido as comuns estratégias ativas de investimento, só que a estratégia passiva tem um grande problema: ser completamente cega a mudanças de ciclo e incorporar cegamente uma brutal drawdown, factor este que pode ser um grande problema se nós precisarmos de resgatar a seguir a essa drawdown, por qualquer motivo imprevisto de liquidez (doença, ajuda a um filho, etc), e assim não se dar tempo de recuperação, ao contrário da gestão ativa que não é totalmente cega a essas mudanças de ciclo, e, teóricamente, irão levar com uma menor amplitude dessa drawdown, porque, entretanto, sairam daí antes desse afundanço total. Para além disso, quem quiser tentar obter outperformances de retornos, tem de ir para a gestão ativa, que, como é lógico, é mais arriscada que a estratégia confortável do "rebanho" médio passivo.
Agora, nenhum dos foristas é um "carneiro" ou uma "ovelha", e, como tal, quem és tu para vires para aqui falar em investidores incautos que podem ser enganados? Estás a chamar incautos a foristas que, porventura, têm uma melhor capacidade de análise técnica e de competência que a tua pessoa? Achas que este tópico ultrapassou rápidamente a marca das 100 páginas à custa das tuas contribuições e da gestão passiva que tu cegamente defendes, sem dar qualquer importância a outras estratégias, mesmo que marginais, em termos quantitativos (não qualitativos), nos resultados históricos?
Tu não consegues ter um argumento teórico válido contra os meus pressupostos teóricos, e só sabes vir com resultados que outros apresentam .... e ando eu aqui a perder tempo contigo ....

- Registado: 1/3/2014 0:50
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Carlos73, danielme1962, dragom, Google [Bot], HFCA, latbal, LionHeart, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PiFer, Shimazaki_2, silva_39, Sulumbra, trilhos2006 e 212 visitantes