Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por artista_ » 30/7/2014 23:40

Raposo Tavares Escreveu:O BEs não está já perfeitamente opável? Seria uma boa solução para toda a gente...

Opável? Por quanto é que alguém estaria interessado em comprar o BES neste momento? Quem opar estará desde logo a assumir que vai ter de entrar com uns 4 mil milhões só para repor os capitais... e quanto é que oferece na OPA? A que preço é que os atuais acionistas estão dispostos a vender? Sinceramente tenho pena dos accionistas do BES, mas os pequenos só lá estão porque querem, sabiam perfeitamente os riscos que corriam...

Ainda tenho uma ténue esperança que não seja tão mau como me parece! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AT2014 » 30/7/2014 23:35

SHARPTRADER Escreveu:
perseu Escreveu:Durante este ano os Cocos são ainda aplicáveis (a linha de recapitalização pública aplicada no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira que serviu ao BPI, BCP e banif - tem ainda 6 bi disponíveis por utilizar).
cumps, perseu

Perseu, Depreendo que segundo a tua analise o diario economico no seguinte excerto hoje publicado, em que afirma que as novas regras de recapitalização estão em vigor desde janeiro de 2014 , não sabe do que está a falar :

Se o Banco Espírito Santo (BES) precisar de recorrer a uma ajuda pública para se recapitalizar, as condições são, desde o dia 1 de Janeiro, mais apertadas do que aquelas a que tiveram de fazer face os bancos que pediram apoio em 2012 e 2013.

As novas regras estão na lei nº1/2014. Do pacote público disponibilizado para a recapitalização da banca, estão ainda disponíveis mais de seis mil milhões.

1
Accionistas e obrigacionistas subordinados respondem primeiro
Esta é a diferença mais relevante nas novas regras de recurso ao Estado por parte dos bancos. Os accionistas e, em segundo lugar, os obrigacionistas subordinados, são os primeiros a ser chamados em caso de perdas ou necessidade de capital. Se o recurso ao Estado era, já antes da entrada em vigor das novas regras, um passo que não se dava de ânimo leve, agora é bem mais delicado por ‘sacrificar', em primeiro lugar, o dinheiro aplicado por accionistas e obrigacionistas subordinados.

2
Repartição de encargos
A lei nº1/2014 introduz o princípio da repartição de encargos, reflexo da nova filosofia europeia pós-crise soberana, em que se tenta limitar ao máximo a utilização do dinheiro dos contribuintes em processos de recapitalização dos bancos. Esta condição prévia ao recurso ao Estado pretende que se consiga, sempre que possível, que accionistas e obrigacionistas subordinadas substituam por completo o Tesouro na satisfação das necessidades dos bancos.

3
Caso de Chipre não se repete em portugal
Depositantes, obrigacionistas comuns e titulares de qualquer outro tipo de dívida que não a subordinada. Todos ficam de fora da necessidade de contribuir para a recapitalização de um banco, dentro da lógica de repartição de encargos introduzida com a nova lei. Para já, e tendo em conta a actual legislação, o caso do Chipre - onde os depósitos dos clientes foram utilizados -, não se vai repetir em Portugal.

4
Obrigatoriedade de apresentação prévia de plano de reestruturação
Outra novidade importante das novas regras está no facto de ter passado a ser obrigatória a apresentação de um plano de e restruturação antes que ocorra a recapitalização e não o contrário. A não ser, diz a lei, em casos de muita urgência e a bem da "estabilidade do sistema financeiro nacional", situação em que se permite excepcionalmente que avance em primeiro lugar a recapitalização. Nos bancos que receberam ajuda estatal em 2012 e 2013, primeiro chegou o dinheiro e só depois foram discutidos com Bruxelas os detalhes finais do plano de reestruturação.

5
Restrições salariais alargadas
Tal como já acontecia no passado, quem recorre ao Estado fica sujeito a restrições salariais durante a vigência da ajuda. A novidade é que esses mesmos constrangimentos passam a abranger, para além dos elementos dos órgãos de administração de fiscalização, também os quadros superiores dos bancos.

Caros,

Já tinha dito isto mas repito. Aplica-se desde 01-01-2014.

O que o Perseu diz que se aplica a partir de 01-01-2016 é uma loucura ainda maior que é o facto de os depositantes acima de 100k (creio) também são chamados a converter os seus depósitos (ou parte deles), acima de 100k, em capital (penso que é isto). Assumo que a ideia desta loucura imposta pela Alemanha será o fazer com que os depositantes coloquem os depósitos em mega bancos como o Deutch. Não consigo perceber como é que se pode depreender outra coisa destas loucuras.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por RaposoTavares » 30/7/2014 23:34

O BEs não está já perfeitamente opável? Seria uma boa solução para toda a gente...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por artista_ » 30/7/2014 23:32

ovelhaxone Escreveu:o BES vale em bolsa se não estou em erro menos de 2bi

pelo que consegui perceber deste documento, surpreendentemente bom e detalhado, onde obviamente não estão os esqueletos todos fora do armário pois ninguém em nenhuma parte do mundo o faria, o aumento de capital com a tal almofada falada pelo sr careca deve ir para os 4bi.

isto é o dobro da capitalização actual do BES.
...

E vamos lá ver se amanhã não será já o triplo ou o quadruplo!? :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 30/7/2014 23:30

Por mais vezes que se repita isto há sempre uma série de investidores a cairem no mesmo erro, ainda assim vou repetir mais uma vez. Os muitos que aqui defenderam que o Nomura não ia comprar a 35 cêntimos se não soubesse o que estava a fazer vão provavelmente amanhã ver aquilo que acontece aos pequenos também acontece aos grandes, investem, falham e perdem... estão longe de ser os primeiros, estarão longe de ser os últimos!

P: Se o BES amanhã subir tenho que engolir isto que escrevi... olha pago um copo ao Sniper para ver se o animo e ele se concentra mais na salsa! :)

por AT2014 » 30/7/2014 23:27

pcm79 Escreveu:Parece-me óbvio que novo mínimo vem a caminho. Só falta saber onde será o fundo, o tal em que uma entrada terá lucros fantásticos a longo prazo. Ninguém sabe se são os 0,25 ou menos.

Amigo pcm79,

Já lhe ocorreu que esse fundo de que fala pode ser ZERO e que podem apenas acontecer perdas fantásticas ? Já reparou que tudo se encaminha para ser o estado a investir ? Já reparou que nessa situação os accionistas ficam reduzidos a zero ? Já reparou que mesmo que o estado não invista e seja um privado vai ter de existir um aumento de capital superior ao capital existente e que diluiria o valor das acções actuais a uma insignificância ? Já reparou que no PSI 20 existem mais 18 acções que não têm esse risco ?

Não consigo perceber esta atracção para o abismo. :wall: :wall: :wall: :wall: Saiu-lhe o totoloto e não tem nada que fazer ao dinheiro ?

Abraço e bons negócios

por mario s carvaho » 30/7/2014 23:25

Celsius-reloaded Escreveu:"Os membros do Conselho de Administração cooptados no passado dia 13 de julho de 2014 não
intervieram no processo de elaboração e aprovação das presentes demonstrações financeiras
consolidadas referentes ao primeiro semestre de 2014, do relatório de gestão intercalar e das
declarações referidas na alínea c) do nº1 do artigo 246 do Código dos Valores Mobiliários,
porquanto:
(i) os documentos em apreço se reportam a um período anterior ao do respetivo início de
funções enquanto administradores;
(ii) o período de tempo que decorreu entre a data da respetiva cooptação e a data de
aprovação dos documentos em apreço não foi de molde a permitir analisar
adequadamente as referidas contas, nem os factos nelas reportados."

Este último ponto é absolutamente incrivel.

Se não foi o VBento o JMRato a fazerem as contas afinal quem foi?

P
BOA QUESTAO... PELOS VISTOS FORAM OS RESPONSAVEIS PELOS ILICITOS .. OU SEJa os mesmos que diz iam que o prejuizo era menor,,, os antigos administradores

Registado: 28/4/2014 15:32

por artista_ » 30/7/2014 23:24

Celsius-reloaded Escreveu:"Os membros do Conselho de Administração cooptados no passado dia 13 de julho de 2014 não
intervieram no processo de elaboração e aprovação das presentes demonstrações financeiras
consolidadas referentes ao primeiro semestre de 2014, do relatório de gestão intercalar e das
declarações referidas na alínea c) do nº1 do artigo 246 do Código dos Valores Mobiliários,
porquanto:
(i) os documentos em apreço se reportam a um período anterior ao do respetivo início de
(ii) o período de tempo que decorreu entre a data da respetiva cooptação e a data de

Eu já tinha falado nisto lá atrás, é perfeitamente inadmissível e parece-me difícil que os mercados não venham a penalizar fortemente o título amanhã. Vamos lá ver se levam o mercado todo atrás!? :|

por ovelhaxone » 30/7/2014 23:17

o BES vale em bolsa se não estou em erro menos de 2bi

pelo que consegui perceber deste documento, surpreendentemente bom e detalhado, onde obviamente não estão os esqueletos todos fora do armário pois ninguém em nenhuma parte do mundo o faria, o aumento de capital com a tal almofada falada pelo sr careca deve ir para os 4bi.

isto é o dobro da capitalização actual do BES.

não sei se haverá dedos nos privados para tocar esta guitarra. pode ser necessária a participação nalgum esquema misto tipo banif. vou assumir que sim, mas o desconto das acções terá de ser uma coisa fenomenal em relação á cotação de fecho de hoje. algo para os 0,10 ou talvez menos.

pessoalmente, vou considerar a minha posição/trade no BES perdida e usar o descanço da vara de marmeleiro de amanhã, após uma abertura em forte queda, para desfazer parte da posição que considero mais especulativa. muita gente irá fazer algo parecido nem que seja para obter capital para ir ao aumento de capital pois irá exigir muita notinha.

Registado: 18/7/2013 15:16

por O Estóico Ocioso » 30/7/2014 23:17

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 19/1/2015 1:12, num total de 1 vez.

Registado: 27/7/2014 0:32

por AT2014 » 30/7/2014 23:17

mpc229 Escreveu:Qual a opiniao sobre o seguros de capitalização BES VIDA? Estarão em perigo?
pela minha pesquisa vejo k n estão assegurados nem pelo Fundo de garantia nem pelo SII mas sim pelo Instituto de seguros de portugal .. por mais que pesquise não consigo encontrar montante máximos de cobertura...

Amigo mpc229,

Sugiro que ligues para a CMVM e coloques essa questão. Eles vão-te perguntar o ISIN pelo que convém ter isso à mão antes de telefonar.

Abraço e bons negócios

por PC05 » 30/7/2014 23:16

jonas007 Escreveu:Vamos a contas...

O BES valia 6 MM antes de se saber este escândalo, e agora vale 1,9 MM.
Ora bem, São 4,1 MM de desvalorização.

O mercado acertou no valor que o banco tinha de perder! E se calhar ainda panicou um pouco a mais.

Estou-me a lembrar do BCP que depois de anunciar um AC a 2,25MM e novas acções a 0,065 subiu mais de 10%.
Não quero dizer para entrar.
Mas estou com uma vontade que nem posso.

O BES martelado valia 6B€, hoje temos um BES diferente (mais próximo do seu real valor) que não é comparável com o anterior....

Registado: 5/12/2005 21:28

por Celsius-reloaded » 30/7/2014 23:12

"Os membros do Conselho de Administração cooptados no passado dia 13 de julho de 2014 não
porquanto:

The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

IMPORTANTE - Ler a nota final.

por Lusitanians Traders » 30/7/2014 23:04

:shock: :shock: :shock:

BES Apresenta Prejuízos de 3,577 Milhões de Euros

Prejuízos Históricos

O prejuízo do Banco Espírito Santo supera os 3,5 mil milhões de euros nos primeiros seis meses do ano. O banco, em comunicado, diz que o valor se deve a factores extraordinários. Só em imparidades, o BES contabilizou 4,3 mil milhões.

Imagem

BES fecha no mínimo histórico de 0,347€

Os investidores que compraram acções do BES, há um mês e meio atrás e não limitaram as perdas com um mecanismo de protecção, como por exemplo o stop loss, estão neste momento a perder 70% do investimento.

Imagem

Aumento de Capital

Quem comprou acções no aumento de capital e não limitou as perdas com um mecanismo de protecção, como por exemplo o stop loss, esta a perder 47%

Imagem

Valor do Banco em Bolsa

O que o banco vale em bolsa é inferior em ao prejuízo anunciado hoje!
BES já vale menos que o BPI.

Imagem

Nota Final

Não se esqueça de limitar sempre as perdas com um mecanismo de protecção, como por exemplo o stop loss, ou no limite um stop mental, mas tenha sempre em mente limitar as perdas.
Se não sabe o que é um stop loss, se não limita as suas perdas, não compre acções você não percebe nada de investimentos em acções e só por sorte vai ganhar dinheiro.
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!

Blog - Lusitanian Trader

Página Facebook - Lusitanian Trader

Registado: 6/2/2014 17:48

por fundof » 30/7/2014 22:58

Bem acho que não há muitas duvidas que quiser entrar vai ter uma posição de referencia mais de 25% do banco
É uma OPA mais barata \:D/
com este aumento de capital a familia com uma posição muito pequena entre 5 a 7%
claro com um valor de calculo de aumento de capital na ordem dos 6 mil milhoes no maximo atingira 8 mil milhões

Registado: 6/8/2009 12:13

por artista_ » 30/7/2014 22:55

riclas Escreveu:

O mercado acertou no valor que o banco tinha de perder! E se calhar ainda panicou um pouco a mais.

Estou-me a lembrar do BCP que depois de anunciar um AC a 2,25MM e novas acções a 0,065 subiu mais de 10%.

se as contas forem algo assim tão directo, a cotação deve subir até aos 0.42€ +-
vamos lá ver quem acerta na lotaria :P

Obviamente que não se podem fazer as contas assim diretamente, um banco com os problemas que o BES tem não vale apenas menos aquilo que já se sabe que é prejuízo! Além de que precisa de quem coloque lá a massa, qual é o investidor que aceita entrar com a massa nestas condições se não tiver um desconto significativo?!

por Sr_SNiper » 30/7/2014 22:53

É a única coisa que me interessa, é guito a entrar, soube a meio da aula de salsa que valor dos prejuízos e fiquei desconcentrado, ja nem conseguia acabar a coreografia...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Artista Romeno » 30/7/2014 22:51

O que alertei no bcp e depois levou aquele AC... po povão... é valido aqui os DTA nao contam :!: se nao forem garantidos pelo estado :!: e o bes passou a ter um camiao deles tal como tem o BCP, fruto dos prejuizos... o racio efetivo em basileia 3 é 2% e nao 5%....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por riclas » 30/7/2014 22:51

se as contas forem algo assim tão directo, a cotação deve subir até aos 0.42€ +-
vamos lá ver quem acerta na lotaria :P

Registado: 26/11/2013 13:40

por Primvs » 30/7/2014 22:49

É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

Vitor Bento anuncia AC no BES

por ricardmag » 30/7/2014 22:48

Nova equipa de gestão liderada por Vítor Bento assume que reacção aos prejuízos históricos incluirá um novo reforço de capital.
O Banco Espírito Santo (BES) vai avançar com um aumento de capital, para repor os rácios de solvabilidade, assegurando também uma "almofada de precaução", disse hoje o presidente-executivo Vítor Bento, num comunicado.
O banco divulgou hoje um prejuízo histórico de 3,5 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano, causado pela exposição às empresas do Grupo Espírito Santo, a imparidades no BES Angola e à necessidade de reembolsar os clientes de retalho que compraram dívida da Rio Forte e da Espírito Santo International, entre outros factores.
"A extensa dimensão destes números não pode ser ignorada e requer ações decisivas para construir um futuro de longo prazo", referiu Vítor Bento.
"Como consequência destes resultados, o rácio de capital do Banco (Common Equity Tier 1) situa-se agora em 5,0%, o que é inferior ao mínimo regulamentar, decorrendo daí a necessidade de se aumentar o capital do Banco. Este Plano de Capitalização deverá, desejavelmente, contemplar uma almofada de precaução", avançou.
Confirmando a notícia de hoje do Económico, Vítor Bento salientou que, nas últimas semanas, o banco tem assistido a manifestações de interesse de actuais e potenciais accionistas em participar no plano de capitalização, alguns "expressando mesmo interesse em tomar participações significativas".
"Esta mesma informação foi transmitida à equipa de gestão pelo consultor financeiro (Deutsche Bank) que, como recentemente comunicado, foi contratado pelo Banco para assessorar a otimização da estrutura do seu balanço", frisou.
"Nesse sentido, será desencadeado de imediato um processo visando aumentar o capital do Banco tendo em vista o expresso no ponto 3, devendo para o efeito ser convocada uma Assembleia-Geral para reunir dentro do prazo em que seja razoável concretizar tal aumento", destacou.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por fundof » 30/7/2014 22:47

só depois da auditoria do banco de Portugal pode se avancar com o aumento de capital

ja há mais informação na CMVM

Registado: 6/8/2009 12:13

por Artista Romeno » 30/7/2014 22:47

myself11 Escreveu:Artista Romeno, pode explicar melhor o que quer dizer com o BES VIDA ir desconsolidar?

Alienação da mesma.... :wink:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por myself11 » 30/7/2014 22:46

Artista Romeno, pode explicar melhor o que quer dizer com o BES VIDA ir desconsolidar?

Registado: 14/6/2012 15:31

por O Estóico Ocioso » 30/7/2014 22:46

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 19/1/2015 1:11, num total de 1 vez.

Registado: 27/7/2014 0:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 233 visitantes