Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
Será que é agora que eles até trazem os filhos!?
Atenção estamos em queda livre. Os ursos é que vão mandar a cotada para onde quiserem.
Atenção estamos em queda livre. Os ursos é que vão mandar a cotada para onde quiserem.
- Anexos
-
- 122869478.jpg (43.52 KiB) Visualizado 6905 vezes
- Registado: 21/5/2014 22:06
perseu Escreveu:Artista Romeno Escreveu:JovemHU Escreveu:Mais uma cavadela, mais uma minhoca...
http://www.bloomberg.com/news/2014-07-2 ... ction.html
A Oi caiu hoje 10,5 % em NY ( afundanço nos últimos 3 ou 4 minutos de negociação).
![]()
![]()
isto tambem me parece especulação mas a oi em termos de cash flow esta muito mal.... no entanto tambem me parece duro demais partir a empresa...
Mais do que especulação, esta é a forma de pressionar valores em leilões de frequências um pouco por todo o mundo. Para além de condicionarem os ofertantes, dão uma percepção de escassez de oferta para inflacionar valores. A OI por ter dificuldades de cash flow e um passivo elevado, realizou um aumento de capital em que entraram cerca de 2.5 bil usd - neste momento tem liquidez até para libertar cash para a PT - cerca de 900 milhões de euros.
Curiosa é de facto a queda em ADR's de 10,5%, quando no Brasil, OIBR4 nominativas caiu 4,9% e OIBR3 preferenciais caiu 3,6% e com volumes abaixo da media diária.
Como as perspectivas de bons resultados (lucros, capex, aumento de clientes e investimentos chave em fibra), a anunciar no dia 4 de Agosto vou reforçar a minha posição de 20% para 60% do que pretendo no título. Desta vez faze-lo via ADR's USA porque tenho a expectativa que a queda lá coerentemente se mantenha. Ordem já dada para amanhã a .6usd (risco muito elevado).
riscos - maus resultados trimestrais, conseguir uma frequência a um preço elevado, falhar o leilão, terminar fusão com a PT
oportunidades - bons resultados, perspectivas de crescimento e a acção dispara, ganhar frequência a bom preço, terminar fusão com a PT, ser OPADA por outro player mundial ou Mundial já com presença no Brasil, BNDES abir para a OI nova linha de crédito bonificada.
nota - Acção não tem suportes (está em terreno virgem, devido a tantas e inenarráveis quedas (mais do dobro % de queda vis a vis PT no mesmo período), nos últimos dois anos. A primeira resistência digna desse nome encontra-se nos 1.1 usd.
A questão não é o cash que tem na mao uma empresa tem que ter o pressuposto da continuidade... e oi está altamente alavancada e não gera cash flow......ora este leilao e o investimento que ele implica nao vem muito a convir.......digamos o seguinte está barata mas eu nunca na vida entrava antes dos resultados numa empresa destas..... ou por outra nao entrava a nao ser que na tv mostrassem algo de jeito.....no mobile ja se vi que foi assim assim resta ver o marginal crescimento se nao foi conseguido à custa da receita media por utilizador..e mesmo assim......
Honestamente é uma noticia que a meu ver é alarmista.... mas nao inverosimiil
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
O que mais pode acontecer?
Versão em Português:
http://www.infomoney.com.br/oi/noticia/ ... ica-leilao
Esta gestão danosa é muito grave, mas não invalida o erro de quem apostou nesta fusão...
Versão em Português:
http://www.infomoney.com.br/oi/noticia/ ... ica-leilao
Esta gestão danosa é muito grave, mas não invalida o erro de quem apostou nesta fusão...
- Registado: 22/12/2013 23:04
Artista Romeno Escreveu:JovemHU Escreveu:Mais uma cavadela, mais uma minhoca...
A Oi caiu hoje 10,5 % em NY ( afundanço nos últimos 3 ou 4 minutos de negociação).
![]()
![]()
isto tambem me parece especulação mas a oi em termos de cash flow esta muito mal.... no entanto tambem me parece duro demais partir a empresa...
Mais do que especulação, esta é a forma de pressionar valores em leilões de frequências um pouco por todo o mundo. Para além de condicionarem os ofertantes, dão uma percepção de escassez de oferta para inflacionar valores. A OI por ter dificuldades de cash flow e um passivo elevado, realizou um aumento de capital em que entraram cerca de 2.5 bil usd - neste momento tem liquidez até para libertar cash para a PT - cerca de 900 milhões de euros.
Curiosa é de facto a queda em ADR's de 10,5%, quando no Brasil, OIBR4 nominativas caiu 4,9% e OIBR3 preferenciais caiu 3,6% e com volumes abaixo da media diária.
Como as perspectivas de bons resultados (lucros, capex, aumento de clientes e investimentos chave em fibra), a anunciar no dia 4 de Agosto vou reforçar a minha posição de 20% para 60% do que pretendo no título. Desta vez faze-lo via ADR's USA porque tenho a expectativa que a queda lá coerentemente se mantenha. Ordem já dada para amanhã a .6usd (risco muito elevado).
riscos - maus resultados trimestrais, conseguir uma frequência a um preço elevado, falhar o leilão, terminar fusão com a PT
oportunidades - bons resultados, perspectivas de crescimento e a acção dispara, ganhar frequência a bom preço, terminar fusão com a PT, ser OPADA por outro player mundial ou Mundial já com presença no Brasil, BNDES abir para a OI nova linha de crédito bonificada.
nota - Acção não tem suportes (está em terreno virgem, devido a tantas e inenarráveis quedas (mais do dobro % de queda vis a vis PT no mesmo período), nos últimos dois anos. A primeira resistência digna desse nome encontra-se nos 1.1 usd.
Editado pela última vez por Optimiza em 24/7/2014 22:38, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
É um artigo cheio de mensagens perigosas para quem pensa investir na(s) empresa(s).
A mensagem é clara, ou entras nos 700 megahertz ou sais fora.
E fala em lei e em regulador.
Esta fusão vai ser uma sangria
Disclaimer: tenho acções da PT.
A mensagem é clara, ou entras nos 700 megahertz ou sais fora.
E fala em lei e em regulador.
Esta fusão vai ser uma sangria

Disclaimer: tenho acções da PT.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
JovemHU Escreveu:Mais uma cavadela, mais uma minhoca...
![]()
![]()

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Mais uma cavadela, mais uma minhoca...

"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922
Lombard Street, London (John Murray), 1922
- Registado: 7/5/2014 12:40
NGRO Escreveu:Marco Martins Escreveu:Neste momento se a fusão avançar, acredito que a PT não caia mais... e eventualmente poderá subir se a OI também subir.
Porém será um título com algum risco, se a fusão por algum motivo não avançar.
Nesse sentido o que poderá acontecer:
- OPA sobre a PT?
- venda de activos?
- falência?
- fusão com outra empresa?
Falência? Cenário completamente descabido na minha opinião!
Empresa com Mg Ebitda de 40% e Capital de 2 B mesmo no pior cenário de perda da totalidade dos 900 M€ da RIo Forte o Capital ainda seria de 1,2 B!!!!
A PT é uma excelente empresa, inovadora,....no entanto teve um erro de gestão gravíssimo que pode custar 900 m€ e alguém vai ter de pagar por ele!!!!!!!!!!!!!!!!
A PT foi avaliada em 2MM na fusão com a OI (onde se excluiu a participação que tinha na OI). Se se considerar os 25% que tinha na OI deve ser avaliada talvez em 4MM.
A dívida da PT de curto prazo é de 1.2MM e de 5.8MM de médio prazo, ou seja 7MM.
Se a PT ficasse fora da fusão, o seu valor seria de 4MM-900M, ou seja cerca de 3MM.
A PT tem uma dívida de 700M para pagar em Setembro, para além de um conjunto de pagamentos que são necessários a uma empresa com o tamanho da PT, pelo que teria de recorrer a um endividamento ou a venda de activos e onde o BES poderá estar fora de questão para empréstimos, o BPI saiu da participação que já teve na PT pelo que não deve acreditar muito na empresa ou na sua gestão, pelo que assim restaria o BCP ou bancos internacionais que se regem por níveis de rating.
Se durante este processo algo falhar, a PT poderia ficar em maus lençois.
Embora a falência possa parecer algo "descabido", também não é algo "descabido"... a meu ver, claro

- Registado: 7/4/2007 17:13
Julgo que a fonte é de confiança:
http://www.telesintese.com.br/mes-da-copa-441-mil-celulares-4g-entram-em-operacao/
http://www.telesintese.com.br/mes-da-copa-441-mil-celulares-4g-entram-em-operacao/
- Registado: 23/2/2014 16:11
Pondero uma entrada amanhã ou 2ª Feira, mediante o resultado da vela de amanhã.
Hoje ficou literalmente entalada entre a LTD e a LTA de curto prazo.
Uma coisa é certa: amanhã uma delas prevalece... vamos ver qual

Hoje ficou literalmente entalada entre a LTD e a LTA de curto prazo.
Uma coisa é certa: amanhã uma delas prevalece... vamos ver qual

- Registado: 23/5/2014 12:26
.............................
Editado pela última vez por feliztrader em 24/7/2014 18:52, num total de 1 vez.
Se a cotação da nova empresa nem aos 2 euros chega pelas contas aqui apresentadas anteriormente e já nem se pondera receber 2,1 acções da corpco por cada acção da PT... Começa a não valer a pena haver uma fusão.
- Registado: 1/8/2008 11:05
............................................
Editado pela última vez por feliztrader em 24/7/2014 18:54, num total de 4 vezes.
híbrido Escreveu:A fusão não está em causa, aliás até porque este imbróglio da Rio Forte já foi tratado convenientemente, veja-se os últimos comunicados da Oi.
A título de curiosidade, 2.1/3.64*3.12€=1.8€, que é a cotação aproximada de hoje, se não viesse nenhum cêntimo da Rio Forte.
Ora, não me parece que isso fique em águas de bacalhau.
Boa tarde hibrido
Não compreendi como é que chegou a 1,8€
Tenho acompanhado esta novela da PT vs Rio Forte e as consequências em todo o processo de fusão com a OI.
Pelas minhas contas, sob pena de estar aqui a dizer uma grande disparate, e por isso desde já me penitencio perante o forum e peço que alguém me corrija se estiver errado, a preços actuais, e tendo em conta os novos termos do acordo de fusão e partindo do pior cenário, ou seja, com a PT perder todo o investimento feito na Rio Forte, e com a cotação actual das acções da OI (1,62 reais), para haver paridade no valor das acções da OI/PT, a cotação da PT não deveria deveria ser 1,123€ ( R$ 1,62* 2.1 * 0,33 = 1,123€). A confirmar-se isso a tendência continuará a ser de descida.
- Registado: 15/7/2014 23:33
Marco Martins Escreveu:Neste momento se a fusão avançar, acredito que a PT não caia mais... e eventualmente poderá subir se a OI também subir.
- OPA sobre a PT?
- venda de activos?
- falência?
Falência? Cenário completamente descabido na minha opinião!
Empresa com Mg Ebitda de 40% e Capital de 2 B mesmo no pior cenário de perda da totalidade dos 900 M€ da RIo Forte o Capital ainda seria de 1,2 B!!!!
A PT é uma excelente empresa, inovadora,....no entanto teve um erro de gestão gravíssimo que pode custar 900 m€ e alguém vai ter de pagar por ele!!!!!!!!!!!!!!!!
- Registado: 29/11/2007 11:02
Uma boa tarde a todos os foristas. Tenho aprendido muito com os vossos comentários e análises.
Sobre a PT ...
Na eventualidade da fusão com a OI não avançar, penso que há sempre a possibilidade de haver a fusão com outra grande empresa.
A pareceria recente da PT com a VODAFONE para partilha da rede de fibra pode favorecer um entendimento com a VOADFONE para uma fusão futura.
Isto não passa de um desejo de alguém que acha que uma parceria deste tipo poderia favorecer significativamente os accionitas da PT.
NOTA: Não tenho acções da PT.
Sobre a PT ...
Na eventualidade da fusão com a OI não avançar, penso que há sempre a possibilidade de haver a fusão com outra grande empresa.
A pareceria recente da PT com a VODAFONE para partilha da rede de fibra pode favorecer um entendimento com a VOADFONE para uma fusão futura.
Isto não passa de um desejo de alguém que acha que uma parceria deste tipo poderia favorecer significativamente os accionitas da PT.
NOTA: Não tenho acções da PT.
- Registado: 30/3/2011 12:54
Marco Martins Escreveu:Neste momento se a fusão avançar, acredito que a PT não caia mais... e eventualmente poderá subir se a OI também subir.
- OPA sobre a PT?
- venda de activos?
- falência?
A probabilidade de a fusão não avançar é próxima de 0, mas a PT falir é ainda mais baixa. Levantar outras hipóteses, para já, parece-me muito prematuro. No entanto, a PT pode encontrar outros parceiros para fusão, ficar "sozinha e abandonada" é a pior das hipóteses...
- Registado: 22/12/2013 23:04
...........................................
Editado pela última vez por feliztrader em 24/7/2014 18:56, num total de 1 vez.
Neste momento se a fusão avançar, acredito que a PT não caia mais... e eventualmente poderá subir se a OI também subir.
- OPA sobre a PT?
- venda de activos?
- falência?
- OPA sobre a PT?
- venda de activos?
- falência?
Para nao dizerem que so dou noticias más aqui.....e tendo esta acção o selo ter sido a unica a merecer me uma operação de...ing... digo a pt fez uma coisa que pode dar acesso a vodafone a mais clientes mas aumenta tambem a sua rede sem gastar 1 centimo e portanto faz alguma coisa para evitar degradar ainda o seu perfil de cash flow...expandindo o seu footprint( coisa normal recentemente num setor em que a rentabilidade anda pela amargura)... dito isto a meu ver nao acrescenta muitas dezenas de centimos à acção mas este acordo é neuteral a positivo para a PT e negativo sem duvida para a nos que ve de um golpe 2 concorrentes seus aumentarem de modo importante a sua cobertura em fibra otica.... nos ultimos tempos a nos tem sido só pontapes para a bancada a começar pelo nome nós
se a pt fosse inteligente no 4G ja tinha feito isto com a otimus....
Agora daqui a meia hora bpi ate ja

Agora daqui a meia hora bpi ate ja
Já havia algum tempo que não participava, e, como vi a PT na 2.ª página dos tópicos, resolvi puxar por ela
Pois bem.... antes, porém, li com alguma atenção os vários comentários que, aqui se vão fazendo! Não obstante, tenho acompanhado com interesse as últimas semanas, o que vai ocorrendo, quer com o psi20, com a "tragédia" do Bes, e finalmente com a PT....
Uma coisa é certa, a percentagem short na PT, é alta, mas não tanto como noutros papeis lá fora, deixo um exemplo: http://shortsell.nl/short/Imtech/90/archived
No presente, a PT está com qualquer coisa como 7,02%: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/s ... 0%20%20%0A
Como é óbvio os shorts deverão ter que "re"comprar os papeis algum dia, pois o empréstimo não é eterno!!!!
Vejam o que ocorreu com a Imtech nestes últimos 3 dias......
Uma coisa é certa...... com o rsi tão esmagado, é expectável um ressalto, para quando, não sou bruxo, todavia, como não quero perder o barco, e, porque saí hoje da imtech, resolvi apanhar o "bote" da PT
Estou preparado para um bom rombo nos próximos dias, ou não....
Negociar PT no imediato é um risco, estou certo, mas pode pagar bem
Veremos....
_Noah

Pois bem.... antes, porém, li com alguma atenção os vários comentários que, aqui se vão fazendo! Não obstante, tenho acompanhado com interesse as últimas semanas, o que vai ocorrendo, quer com o psi20, com a "tragédia" do Bes, e finalmente com a PT....
Uma coisa é certa, a percentagem short na PT, é alta, mas não tanto como noutros papeis lá fora, deixo um exemplo: http://shortsell.nl/short/Imtech/90/archived
No presente, a PT está com qualquer coisa como 7,02%: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/s ... 0%20%20%0A
Como é óbvio os shorts deverão ter que "re"comprar os papeis algum dia, pois o empréstimo não é eterno!!!!

Vejam o que ocorreu com a Imtech nestes últimos 3 dias......
Uma coisa é certa...... com o rsi tão esmagado, é expectável um ressalto, para quando, não sou bruxo, todavia, como não quero perder o barco, e, porque saí hoje da imtech, resolvi apanhar o "bote" da PT

Estou preparado para um bom rombo nos próximos dias, ou não....

Negociar PT no imediato é um risco, estou certo, mas pode pagar bem

Veremos....
_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
euro-born Escreveu:Para quem tem dúvidas sobre o valor da PT, talvez seja melhor consultar estes documentos:
http://www.cmvm.pt/CMVM/Recomendacao/Do ... fault.aspx
só e pena e que desde essa data que a pt tem andado. A desfazer-se de activos na ordem dos 300M por ano, fora o que distribuiu com a Vivo. Por isso pelo valera pelo menos uns 3000M a menos.
Para quem tem dúvidas sobre o valor da PT, talvez seja melhor consultar estes documentos:
- Registado: 29/11/2007 10:27
A PT com tantos euros no Balanço, cota a abaixo do dinheiro disponível?
A PT tem 1.5B€ em caixa (sem considerar os 0.9B€ da Rio Forte, i.e., não vão receber nada!!!! pouco provavel).
Estando a PT com uma capitalização de cerca de 1.5B€, será que podia comprar 100% da PT e a PT emprestava-me 1.5B€ para poder financiar a compra da própria PT a 100%?????
Tipo champalimaud, estão a ver?
E esta heim!
A PT tem 1.5B€ em caixa (sem considerar os 0.9B€ da Rio Forte, i.e., não vão receber nada!!!! pouco provavel).
Estando a PT com uma capitalização de cerca de 1.5B€, será que podia comprar 100% da PT e a PT emprestava-me 1.5B€ para poder financiar a compra da própria PT a 100%?????
Tipo champalimaud, estão a ver?
E esta heim!
- Registado: 29/11/2007 10:27
Marco Martins Escreveu:nmarket Escreveu:Importa recordar que o potencial da Oi não está apenas nos telemóveis/celulares. Além do mercado celular ainda estar a crescer no Brasil, o mercado tem um enorme potencial na internet, fixa ou de banda larga 3G/4G, na tv por assinatura, etc. O potencial está na comercialização de pacotes 3/4 play semelhantes ao Meo e com a tecnologia da PT.
Além disso, a Oi é "apadrinhada" pelo governo brasileiro. O BNDES, que pertence ao governo federal, é um dos accionistas de referência. O Brasil tem um governo interventivo e é um mercado com bastante proteccionismo (independentemente se concordamos ou não).
Vejo muito potencial nesta fusão.
O problema é que quando as empresas descem de ratings torna-se mais dificil obterem créditos.
E sendo que a PT e OI estão num nível de Lixo, não sei até que ponto não se terão de desfazer de muitos ativos.
(...)Algumas das consequências imediatas em contratos de empresas e bancos que têm cláusulas dependentes de determinado nível de ‘rating'. Se houver um ‘downgrade' poderá dar-se o accionamento dessas cláusulas que poderão passar pelo reembolso de empréstimos, o encerramento de contratos ou necessidade de prestar mais garantias, acrescenta Cristina Casalinho(...).
http://economico.sapo.pt/noticias/o-que ... 32802.html
(Dezembro de 2011 relativamente ao rating de Portugal)
Esta é uma situação que poderá afetar diretamente algumas empresas como o BES, a PT, OI e outras empresas que de repente vejam o seu rating comprometido.
Quem está ligado: