Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tncm » 22/7/2014 23:46

TheMolle Escreveu:Porquê 6€?

Só referi 6€ porque foi o valor aproximado do máximo mais recente, mas a confirmar-se o desbloquear da situação Mota-África e os bons resultados do 1º semestre, a ação pode (e seria tecnicamente importante) ir acima dos máximos mais recentes...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por TheMolle » 22/7/2014 23:42

Porquê 6€?

Registado: 19/7/2013 19:23

por tncm » 22/7/2014 23:23

Boa noite,

Sou só eu ou nas ultimas sessões da Mota temos assistido a forte acumulação?! São volumes altos e quedas aparentemente controladas (nunca ou raramente foram abaixo dos 4,51€)...
Que me dizem? À espera de que a Mota-África seja colocada em bolsa, estarão os investidores a posicionar-se para tirar partido de uma valorização que pode ir até aos 6€?
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."

por Gumbel » 18/7/2014 17:12

figopeco Escreveu:Boa tarde ! Em que situação se encontra a venda ou compra de direitos da MEA?

Fui ver a minha conta e o valor das acções que subscrevi continua cativo. Os direitos das acções que detinha em de Junho desapareceram e apenas continuo com os que recebi como dividendo em Janeiro.
A ideia que eu tenho, pela leitura do prospecto, é que voltava tudo à estaca zero. Mas não acho muito correcto porque andei a comprar acções até 15 ou 17 de Junho para ter direitos e tive de as manter até 20 de Junho acabando por as vender com um pequeno prejuizo. Se ficar sem esses direitos então fui prejudicado. O facto de o banco ter o valor cativo pode querer dizer que não perdemos ainda os direitos. Não sei se aconteceu o mesmo aos outros.

Registado: 8/7/2014 16:28

por figopeco » 18/7/2014 15:33

Boa tarde ! Em que situação se encontra a venda ou compra de direitos da MEA?

Registado: 27/6/2014 11:47

por Adam hedge » 17/7/2014 16:27

Kickstart Escreveu:Caro Adam desde já obrigado pela resposta e pelas boas vindas! :D
A minha intenção seria entrar longo e colocar um Stop Loss para evitar grandes perdas se as coisas derem para o torto...
Aproveito também para dizer que, apesar de só agora me ter registado, já sigo atentamente o Forum há cerca de 2 anos e tenho aprendido muito com opiniões aqui partilhadas.
De qualquer forma sinto quer não estou ainda minimamente preparado para grandes "aventuras"....

se sente que ainda não esta preparado para grandes aventuras,entao é melhor esperar,os mercados la fora estam a pedir uma correção e nesse entretanto o srº apreende e ganha cálo e depois qd o mercado estiver no ponto o srº é só faturar,mas 1º apreenda e os mercados daqui a uns anos ainda ca andam

abraço
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Kickstart » 17/7/2014 16:20

Caro Adam desde já obrigado pela resposta e pelas boas vindas! :D
A minha intenção seria entrar longo e colocar um Stop Loss para evitar grandes perdas se as coisas derem para o torto...
Aproveito também para dizer que, apesar de só agora me ter registado, já sigo atentamente o Forum há cerca de 2 anos e tenho aprendido muito com opiniões aqui partilhadas.
De qualquer forma sinto quer não estou ainda minimamente preparado para grandes "aventuras"....

Registado: 9/7/2014 22:45

por Adam hedge » 17/7/2014 16:11

Kickstart Escreveu:Alguém me pode ajudar e dizer-me em termos de cotação qual um bom ponto de entrada para a Mota Engil?

Obrigado!

boa tarde caro Kicktart

1º que tudo bem vindo ao fórum

e o srº quer entrar curto ou longo?

não leve a mal por favor,mas tenha dois planos,um para o caso as coisas correrem bem e outro se o negocio for contra si...

não tenha pressa de investir,a serio,apreenda e depois os lucros mais ou menos viram!

eu entendo que se vê oscilações de grande percentagem diariamente e uma pessoa pensa se eu tivesse entrado já estava a ganhar x e podia ir de ferias ou outra coisa qualquer,mas bem bem só se sabe quando os mercados fecham ,pois durante a negociação ninguém sabe a certeza para onde vao,só probabilidades...

desculpe

abraço
Anexos
mota47.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Kickstart » 17/7/2014 15:36

Alguém me pode ajudar e dizer-me em termos de cotação qual um bom ponto de entrada para a Mota Engil?

Obrigado!

Registado: 9/7/2014 22:45

por tncm » 17/7/2014 14:47

Mas que dia choco na Mota... para já não se valida o martelo de ontem.

por Gumbel » 16/7/2014 18:26

nmprc Escreveu:http://www.cronicajalisco.com/notas/2014/20492.html

Dá-me ideia que hoje vem aí um martelinho...

Se o conversor que usei esta correcto, 4642 milhões de pesos dá cerca de 263 milhões de euros. Para a Mota já não é noticia que surpreenda mas não deixa de ser uma boa noticia.
Sabem o que eu penso. O facto de a Mota ter estado hoje negativa e de não ter subido como se esperava só demonstra o excelente investimento que este titulo é. Se olhar-mos para os gráficos, especialmente eu que estou a começar, conseguimos interpreta-los e fazem sentido. Não há muita "mosca à volta da Mota" mosca essa que provoca aquele aquele ruído gráficos e os torna aleatórios e sem sentido. Aliás basta comparar aqui no caldeirão por exemplo os tópicos da banca com os da Mota Engil para perceber o que estou a dizer. São pessoas que querem investir da forma mais cautelosa possível. E quando esta confusão acabar esses mesmos investidores vão voltar a entrar e ai acho que o gráfico vai disparar. Sobretudo se a Mota Engil Africa entrar com os preços da ultima avaliação. É que segundo o ultimo relatório a Monta Engil Africa correspondia a cerca de 40% de toda a Mota Engil. É verdade que cresceu mas toda a Mota Engil cresceu quer na Europa quer na America Latina. Mesmo que agora valha 50% da Mota só a participação que a mota retém vale mais de 900 milhões (Se entrar pelo valor mínimo). Então neste momento a Mota deverá valer em teoria mais de 1800 milhões.
Se eles conseguirem o tal contrato do empreendimento turístico no México, não me espantava nada que este titulo passasse a barreira dos 10 euros até meados de Janeiro e que houvesse uma IPO á Mota America Latina. Mas é claro que isto são contas de merceeiro que eu faço e que facilmente podem ter um erro pelo que por mim, desta vez vou jogar pelo seguro e manter manter o olho nos stops.

por nmprc » 16/7/2014 15:04

http://www.cronicajalisco.com/notas/2014/20492.html

Dá-me ideia que hoje vem aí um martelinho...

Registado: 29/11/2007 10:48

por tncm » 16/7/2014 14:22

trend=friend Escreveu:Há decepção com a suspensão do IPO da Mota África, é o consequente ajuste...
Penso que não poderá haver grandes mexidas enquanto não for conhecido o novo calendário.
Como não se sabe como vai ser, regressou a níveis que provavelmente assumem a manutenção do negócio africano na casa-mãe.

Para já, se o mínimo de hoje for considerado faz um higher low em relação ao ultimo mínimo 4,41, o que é positivo, e quando essa situação da Mota Africa se resolver, conjugada com os presumíveis bons resultados do 1º semestre a cotação vai voltar para valores próximos dos 6€

por trend=friend » 16/7/2014 12:33

Há decepção com a suspensão do IPO da Mota África, é o consequente ajuste...
Penso que não poderá haver grandes mexidas enquanto não for conhecido o novo calendário.
Como não se sabe como vai ser, regressou a níveis que provavelmente assumem a manutenção do negócio africano na casa-mãe.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Resina » 16/7/2014 11:14

Boas,

Em dia de recuperação do mercado, com subidas :shock: :shock: :shock: .... A Mota Engil teima em cair...
Enfim...
Vá se lá entender...

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por trend=friend » 15/7/2014 13:38

chico2005 Escreveu:
trend=friend Escreveu:Que ligações tem a Mota ao BES/GES, para além das participações que estes têm nas concessionárias (e que podem ir parar à Mota a preço de saldo)?

Eu também não vejo nada. Mas um facto é que a mota está a cair devido a esta situação toda. Ainda ontem saiu uma noticia do aumento da carteira e continua a cair. Eu acho que o problema são os investidores internacionais. Se acham que PSI vai cair passam a investir noutro sitio qualquer, logo a procura diminui e o preço cai proporcionalmente. Um dia vão voltar mas só quando estiverem confiantes de que o PSI vai recuperar. Dai eu achar que as contas das empresas do PSI tem de ser mais transparentes. O risco de situações destas acontecerem tem de ser minimizado. Aconteceu com o BPN e pelos vistos não se tomou nenhuma medida porque agora voltou a acontecer com o GES.

Certo. O teu post dava a entender que existia algum tipo de ligação mais umbilical entre os dois grupos.
Clint Eastwood

por Gumbel » 15/7/2014 13:31

Resina Escreveu:
Nem obras de 218 milhões de euros na Europa tiram Mota-Engil do terreno negativo
15 Julho 2014, 13:06 por Diogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt

Enviar por emailReportar erro
0

inShare

As acções da construtora estão a cair há oito sessões, as últimas das quais penalizadas pela interrupção do lançamento em bolsa da unidade africana. Depois do máximo de 2007 marcado em Junho, os títulos resvalam 27%.
A Mota-Engil continua a desvalorizar na bolsa portuguesa. Apesar de um arranque positivo no início do dia, as acções já estão a recuar, mantendo uma tendência que se verifica há oito sessões.

As acções da empresa presidida por Gonçalo Moura Martins (na foto) estão a perder 0,85% para os 4,66 euros, tendo já descido aos 4,54 euros. Neste momento, a Mota-Engil está avaliada em 953,6 milhões de euros.

O arranque do dia até foi em terreno positivo, já que as acções estiveram até a subir mais de 3%. Isto depois de na segunda-feira, após o fecho dos mercados, a construtora ter anunciado adjudicações de obras na Polónia e na República Checa no valor global de 218 milhões de euros.

O verde, contudo, não se prolongou e caíram para terreno negativo, tendo cedido até mais de 3%. As acções da Mota-Engil têm estado a ceder terreno há oito dias consecutivos. Antes deste ciclo, os títulos negociavam nos 5,716 euros, o que quer dizer que está em causa uma desvalorização acumulada de 18,5%.

A pesar no desempenho da empresa portuguesa tem estado o momento vivido em toda a Bolsa de Lisboa, devido às incertezas quanto a um incumprimento de sociedades do Grupo Espírito Santo. Mas não só. Aliás, a queda mais intensa verificou-se na sexta-feira. Foi nesse dia que foi revelada a interrupção da operação que visava o lançamento em bolsa da unidade Mota-Engil África.

"Deterioração das condições de mercado e o respectivo impacto no sentimento da comunidade de investidores". Foi este o motivo apresentado para essa decisão, que colocou em suspenso a cotação daquela empresa. Embora se tenha falado em "forte interesse", os nervos existentes nos mercados estavam a fazer com que fossem retiradas ordens de compra a um elevado ritmo.

Os analistas consultados pelo Negócios acreditam que ainda será possível a estreia da unidade africana na Bolsa de Londres este ano. Mas admitem que poderão ter de ser feitas alterações às condições daquela operação. Incertezas que estão a prejudicar o desempenho em bolsa. As acções já caíram 27% desde o máximo de 6,399 euros registado a 17 de Junho.

Boas,

Já tiraram...
Não tem é culpa que o mercado esteja maluco e venha por aí abaixo...
Se não fosse o Bes, a Mota hoje tava a subir uns bons 5%...

Abc

Resina,
953,6 milhões significa que só os 70% que vão reter da mota engil africa, segundo a ultima avaliação, já valem no mínimo quase tanto como toda a mota engil. :-k

por Resina » 15/7/2014 13:19

Nem obras de 218 milhões de euros na Europa tiram Mota-Engil do terreno negativo
15 Julho 2014, 13:06 por Diogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt

Enviar por emailReportar erro
0

inShare

As acções da construtora estão a cair há oito sessões, as últimas das quais penalizadas pela interrupção do lançamento em bolsa da unidade africana. Depois do máximo de 2007 marcado em Junho, os títulos resvalam 27%.
A Mota-Engil continua a desvalorizar na bolsa portuguesa. Apesar de um arranque positivo no início do dia, as acções já estão a recuar, mantendo uma tendência que se verifica há oito sessões.

As acções da empresa presidida por Gonçalo Moura Martins (na foto) estão a perder 0,85% para os 4,66 euros, tendo já descido aos 4,54 euros. Neste momento, a Mota-Engil está avaliada em 953,6 milhões de euros.

O arranque do dia até foi em terreno positivo, já que as acções estiveram até a subir mais de 3%. Isto depois de na segunda-feira, após o fecho dos mercados, a construtora ter anunciado adjudicações de obras na Polónia e na República Checa no valor global de 218 milhões de euros.

O verde, contudo, não se prolongou e caíram para terreno negativo, tendo cedido até mais de 3%. As acções da Mota-Engil têm estado a ceder terreno há oito dias consecutivos. Antes deste ciclo, os títulos negociavam nos 5,716 euros, o que quer dizer que está em causa uma desvalorização acumulada de 18,5%.

A pesar no desempenho da empresa portuguesa tem estado o momento vivido em toda a Bolsa de Lisboa, devido às incertezas quanto a um incumprimento de sociedades do Grupo Espírito Santo. Mas não só. Aliás, a queda mais intensa verificou-se na sexta-feira. Foi nesse dia que foi revelada a interrupção da operação que visava o lançamento em bolsa da unidade Mota-Engil África.

"Deterioração das condições de mercado e o respectivo impacto no sentimento da comunidade de investidores". Foi este o motivo apresentado para essa decisão, que colocou em suspenso a cotação daquela empresa. Embora se tenha falado em "forte interesse", os nervos existentes nos mercados estavam a fazer com que fossem retiradas ordens de compra a um elevado ritmo.

Os analistas consultados pelo Negócios acreditam que ainda será possível a estreia da unidade africana na Bolsa de Londres este ano. Mas admitem que poderão ter de ser feitas alterações às condições daquela operação. Incertezas que estão a prejudicar o desempenho em bolsa. As acções já caíram 27% desde o máximo de 6,399 euros registado a 17 de Junho.

Boas,

Já tiraram...
Não tem é culpa que o mercado esteja maluco e venha por aí abaixo...
Se não fosse o Bes, a Mota hoje tava a subir uns bons 5%...

Abc

por Gumbel » 15/7/2014 13:15

trend=friend Escreveu:Que ligações tem a Mota ao BES/GES, para além das participações que estes têm nas concessionárias (e que podem ir parar à Mota a preço de saldo)?

Eu também não vejo nada. Mas um facto é que a mota está a cair devido a esta situação toda. Ainda ontem saiu uma noticia do aumento da carteira e continua a cair. Eu acho que o problema são os investidores internacionais. Se acham que PSI vai cair passam a investir noutro sitio qualquer, logo a procura diminui e o preço cai proporcionalmente. Um dia vão voltar mas só quando estiverem confiantes de que o PSI vai recuperar. Dai eu achar que as contas das empresas do PSI tem de ser mais transparentes. O risco de situações destas acontecerem tem de ser minimizado. Aconteceu com o BPN e pelos vistos não se tomou nenhuma medida porque agora voltou a acontecer com o GES.

por EuroSexy » 15/7/2014 13:05

A Mota é o exemplo típico que tem um futurão pela frente e ninguém acredita. Veja-se só o preço de saldo a que anda, consegue-se comprar Mota por quase 50% de desconto.
México e Africa são um mundo, eu diria que existe lugar para a Mota laborar e não consegue satisfazer todos os pedidos.
É como termos uma empresa e não chegarmos para as encomendas.

Registado: 16/6/2014 0:01

por trend=friend » 15/7/2014 12:54

Que ligações tem a Mota ao BES/GES, para além das participações que estes têm nas concessionárias (e que podem ir parar à Mota a preço de saldo)?
Clint Eastwood

por Gumbel » 15/7/2014 12:44

Blue Epsilon Escreveu:Chico,

Muito bem dito.

Além de tudo isso, é preciso não esquecer que o BES e a sua família, têm tentáculos espalhados no mundo corporativo e político português. Isso também deve ter ajudado e muito, a esconder toda esta situação.

É de facto lamentável, e sujará para sempre o nome deste Banco, provavelmente para proveito do BCP e BPI, ou então para denegrir mesmo a imagem da banca portuguesa e mesmo do sul da Europa.

Claro que nada acontecerá a esta gente, pois a justiça portuguesa perdoa a quem comete crimes financeiros e fiscais acima dos 500.000€.

too rich to jail.

Mas eu acho que não só a banca mas todos perdem porque é a credibilidade de todos que está em causa. Passa a haver um clima de duvida que leva muito tempo a esquecer. Sobretudo sobre todos os que tem ligações ao grupo. A Mota é um belo exemplo disso.
Editado pela última vez por Gumbel em 15/7/2014 13:04, num total de 1 vez.

por Blue Epsilon » 15/7/2014 12:21

Chico,

Muito bem dito.

Além de tudo isso, é preciso não esquecer que o BES e a sua família, têm tentáculos espalhados no mundo corporativo e político português. Isso também deve ter ajudado e muito, a esconder toda esta situação.

É de facto lamentável, e sujará para sempre o nome deste Banco, provavelmente para proveito do BCP e BPI, ou então para denegrir mesmo a imagem da banca portuguesa e mesmo do sul da Europa.

Claro que nada acontecerá a esta gente, pois a justiça portuguesa perdoa a quem comete crimes financeiros e fiscais acima dos 500.000€.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Gumbel » 15/7/2014 11:17

Resina Escreveu:Boas,

Estava tudo a correr tão bem, teve de vir o Bes destruir tudo...
Este tipo de quedas começam a ser absurdas, e a contaminar todo o mercado sem qualquer tipo de razão...
Enfim...
Se é para decretar falência que façam o quanto possível, que assim o mercado desconta tudo o que tiver a descontar e continua o seu caminho...
Agora esta incerteza está a dar cabo de tudo...

Abc

O problema acaba por não ser só o BES ou o grupo Espírito Santo. O que eles vieram demonstrar é que é possível uma empresa estar cotada em bolsa e ao mesmo tempo forjar as contas. E isso acabou por descredibilizar não só as cotadas Portuguesas mas também muitas outras pela Europa fora. Não minha opinião basta ter uma acção para ter direito a saber tudo o que se passa na empresa e se uma empresa quer estar cotada devia ser obrigada a ter toda a informação disponível de forma acessível. A única coisa a que temos acesso são os relatórios de contas e ficou demonstrado que podem pôr lá tudo o que bem entenderem.
Por outro lado, embora não saiba bem quais são as competências da CMVM acho que esta praticamente se limita a publicar os relatórios e comunicados das empresas. Novamente, se uma empresa quer estar cotada acho que devia estar sujeita a auditorias periódicas por parte da CMVM de forma a garantir que as contas que prestam são VERDADEIRAS. Nem que fosse apenas o PSI20.
É que aqui, quem tramou tudo pode ter sido o GES mas quem deixou que a situação chegasse a este ponto foi a CMVM e o Banco de Portugal.
Para não falar do facto de que como é óbvio toda esta gente vai escapar praticamente incólume a tudo isto e quem vai sofrer as consequências é quem acreditou neles.

por Resina » 15/7/2014 10:13

Boas,

Estava tudo a correr tão bem, teve de vir o Bes destruir tudo...
Este tipo de quedas começam a ser absurdas, e a contaminar todo o mercado sem qualquer tipo de razão...
Enfim...
Se é para decretar falência que façam o quanto possível, que assim o mercado desconta tudo o que tiver a descontar e continua o seu caminho...
Agora esta incerteza está a dar cabo de tudo...

Abc

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 113 visitantes