Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
nmarket Escreveu:Importa recordar que o potencial da Oi não está apenas nos telemóveis/celulares. Além do mercado celular ainda estar a crescer no Brasil, o mercado tem um enorme potencial na internet, fixa ou de banda larga 3G/4G, na tv por assinatura, etc. O potencial está na comercialização de pacotes 3/4 play semelhantes ao Meo e com a tecnologia da PT.
Além disso, a Oi é "apadrinhada" pelo governo brasileiro. O BNDES, que pertence ao governo federal, é um dos accionistas de referência. O Brasil tem um governo interventivo e é um mercado com bastante proteccionismo (independentemente se concordamos ou não).
Vejo muito potencial nesta fusão.
O problema é que quando as empresas descem de ratings torna-se mais dificil obterem créditos.
E sendo que a PT e OI estão num nível de Lixo, não sei até que ponto não se terão de desfazer de muitos ativos.
- Registado: 7/4/2007 17:13
- Registado: 29/11/2007 2:05
Joca601 Escreveu:ptbr13 Escreveu:"A acção surge fundamentada nos artigos 64º e 72º do Código das Sociedades Comerciais..."
Estas são as normas que podem estar em causa, para além da parte cível e criminal (mais complexo provar o dolo).
Também me disseram, que caso haja sucesso (é um caso simples), todos serão abrangidos, mesmo quem não apresente queixa.
Neste País, de uma vez por todas, não pode reinar o "vale tudo"...
Ptbr13,
Foi a informação que te passaram na Associação dos investidores?
Tentei contacta-los por telefone mas sem sucesso.
Esta informação foi através da Associação dos investidores.
Também disseram que existem seguros para eventual ressarcimento de prejuízos, mas como estamos em Portugal, não creio que seja fácil e em tempo útil. Já a nível cível será bem mais fácil...
- Registado: 22/12/2013 23:04
Importa recordar que o potencial da Oi não está apenas nos telemóveis/celulares. Além do mercado celular ainda estar a crescer no Brasil, o mercado tem um enorme potencial na internet, fixa ou de banda larga 3G/4G, na tv por assinatura, etc. O potencial está na comercialização de pacotes 3/4 play semelhantes ao Meo e com a tecnologia da PT.
Além disso, a Oi é "apadrinhada" pelo governo brasileiro. O BNDES, que pertence ao governo federal, é um dos accionistas de referência. O Brasil tem um governo interventivo e é um mercado com bastante proteccionismo (independentemente se concordamos ou não).
- Registado: 17/7/2014 20:19
Agora a oi vejam só em 3 meses se tirarmos o efeito extraordinario da venda de ativos por mais de 3mm reais quanto tinha subido a divida .... e na realidade a divida subiu à mesma
evidentemente que os operating leases capitalizados tem que contar senão era batota da grossa alugava os ativos todos e nao tinha divida nenhuma, estas operações impactam o ebitda futuro

- Anexos
-
- Suspeito vale 1 bi em fcf sim sim suspeitar suspeitamos todos de tudo! evidencias disso é que é mais custoso
- Sem Título.png (100.42 KiB) Visualizado 9498 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
bfb Escreveu:http://www.fool.com/investing/general/2014/07/15/3-stocks-near-52-week-lows-worth-buying.aspx
vale a pena correr o risco? talvez sim
este artigo dava um belo fartote dava.... podemos argumentar que a pt está cara ou barata, mas dizer que "Ultimately, both companies greatly need this merger. Portugal Telecom has the cash flow and cash balance to help Oi expand its mobile operations in Brazil, while Oi offers Portugal Telecom the opportunity to stick its nose in an emerging market with rapid growth potential. It'll also create a Portuguese-speaking telecom giant with roughly 100 million subscribers across three continents (Portugal Telecom has assets in Africa as well) and no antitrust issues. I suspect it could yield as much as $1 billion in annual free cash flow within a few years. " cada vez mais me convenço que a net abre um mundo de possibilidades mas muita informação de jeito ou é restrita ou vem em sites crediveis abertos misturada com lixo... sim lixo ja li lixo no FT a começar nos rankings e acabar num artigo sobre independent equity research que era ar

rapid growth- com receitas a cair no brasil

cash balance- net debt ebitda altissimo

cash flow -está bem está vejam a imagem e tirem a venda da CTM por 300 e tal milhoes nem aos 3 digitos ele chega , sendo muito menor que os dividendos

susbcribers nos 3 continentes sim sim ve-se de angola nem dividendos tira, qual a receita media por cada um desses subscritores em euros ou dolares e compara com uma telecom americana?

1 bilião em free cash flow claro que pode negativo se lhe juntarmos o da oi em base recorrente

eu presentemente nao tenho esse firepower em permanencia mas ja mexi regularmente e ter uma plataforma bloomberg à frente do nariz vs este tipo de lixo explica bem a existencia de patos nos mercados a oi é a seguir
edit agora é a pt
- Anexos
-
- 1 biliao de fcf tirem a venda da CTM ! mesmo com dividendos de 0,1 centimos o fcf ano passado nao cobre tal montante e edit:a divida liquida sobe
- Sem Título.png (37.83 KiB) Visualizado 9512 vezes
Editado pela última vez por Artista Romeno em 18/7/2014 20:00, num total de 3 vezes.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
- Registado: 1/8/2008 11:05
ptbr13 Escreveu:"A acção surge fundamentada nos artigos 64º e 72º do Código das Sociedades Comerciais..."
Estas são as normas que podem estar em causa, para além da parte cível e criminal (mais complexo provar o dolo).
Também me disseram, que caso haja sucesso (é um caso simples), todos serão abrangidos, mesmo quem não apresente queixa.
Ptbr13,
Foi a informação que te passaram na Associação dos investidores?
Tentei contacta-los por telefone mas sem sucesso.
euro-born Escreveu:A fusão será feita.
A PT tem a oportunidade de recuperar parte ou a totalidade (dependendo do que receber da Rioforte) da participação na OI inicialmente acordada.
A Rioforte tem Ativos que podem ser alienados/colocados em bolsa (parcialmente ou totalmente)
A PT e a OI, apesar de muito endividadas vão falir?
A PT vale menos que a NÓS?
A PT fatura o dobro da NOS (690.977m€ PT e 337.334m€ NOS)
A PT tem o dobro do EBITDA da NOS
A PT tem quase o dobro do Capital Próprio (se considerarmos que a divida na Rioforte será recuperada em 50%, então PT 1,5 x NOS)
A PT está muito mais endividada que a NÓS (Autonomia de 17% PT e 36%NOS)
O Ativo da PT é de 11.800M€ da NOS é de 2.827M€
Caso a OI consiga dar a volta no BRASIL a PT tem um potencial enorme e que não está nada considerado...
Só o facto de ter o Granadeiro ao leme dá logo menos mil milhões nos activos...

The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
jonas007 Escreveu:Com estes valores e os dividendos de 0,1 dá uma taxa de rentabilidade bem interessante 7% ao ano, mas nunca se sabe...![]()
Olhem quem teve a coragem de comprar a Mota quando estava a 1 euro!!!! Esta com com dividendos a gerar 10% + a valorização da cotada.
Quem me dera saber o futuro! SERÁ QUEM ALGUÉM SABE?Dava para nunca mais trabalhar só com os dividendos.
Pois e o free cash flow da empresa conjunta é?

Com estes valores e os dividendos de 0,1 dá uma taxa de rentabilidade bem interessante 7% ao ano, mas nunca se sabe...
Olhem quem teve a coragem de comprar a Mota quando estava a 1 euro!!!! Esta com com dividendos a gerar 10% + a valorização da cotada.
Quem me dera saber o futuro! SERÁ QUEM ALGUÉM SABE?
Dava para nunca mais trabalhar só com os dividendos. 

Quem me dera saber o futuro! SERÁ QUEM ALGUÉM SABE?

- Registado: 21/5/2014 22:06
Caro Artista Romeno!
Totalmente de acordo, cada um terá que fazer a sua parte....
Totalmente de acordo, cada um terá que fazer a sua parte....
ptbr13 Escreveu:"A acção surge fundamentada nos artigos 64º e 72º do Código das Sociedades Comerciais..."
Caro ptbr,
Nos EUA granadeiro estava feito muito rapidamente... agora em Portugal, mas alguem tem que tentar agitar as coisas... há que melhorar imensamente o governance das empresas do psi 20... mas esta queda do bes traz o fim de uma coisa má bem visto tudo... a influencia de bancos em empresas...... desse ponto de vista é positivo......
"A acção surge fundamentada nos artigos 64º e 72º do Código das Sociedades Comerciais..."
Joca601 Escreveu:Pepi+,
tens informação financeira actualizada da Rio Forte que possas disponibilizar?
obgr
Não tenho... as de 31/12/2013 são as únicas contas que são públicas, mas como o artigo refere, em Fevereiro deste ano esse balanço mexeu bastante...
- Registado: 9/7/2014 23:11
Pepi+,
obgr
obgr
Joca601 Escreveu:Joca601 Escreveu:A rio forte não pagou e parece-me evidente que era impossivel pagar, mesmo que a empresa não estivesse falida... o dinheiro está investido em activos que não são facilmente realizados em liquidez, além disso com todo o escandalo e ruido que roda em torno deste assunto, mais dificil é realizar o dinheiro sem menos valias. qual a opção correcta? se eu tivesse a responsabilidade de decidir na PT daria algum tempo para o grupo espirito santo se organizasse e encontrasse alternativas, por exemplo investidores que estejam interessados nas areas de negócio da rio forte... há sempre gente interessada, mas neste momento pagariam uma ninharia pelos negócios... há que saber esperar. um pouco de paciência, nem tudo pode ser tão negro...
A diferença entre activos cotados em bolsa e vice versa
Os activos cotados(empresas) em bolsa rapidamente se apura o valor olhando para o mercado, no entanto como é do conhecimento geral, uma eventual OPA sobre uma cotada incorpora um prémio sobre o valor de mercado das cotações.
No caso de activos não cotados em bolsa - por exemplo: a àrea não financeira do Grupo BES: Rio Forte têm um valor de mercado que não corresponde ao valor inscrito no balanço. Quem percebe alguma coisa de contabilidade e análise financeira sabe perfeitamente que os activos contabilisticos não correspondem ao valor de mercado do bem, geralmente e em condições normais o valor de mercado pode ser superior ou muito superior ao que está inscrito no balanço. Façam essa comparação com empresas cotadas e comparem o valor contabilisto com o valor bolsista. Realmente, o que eu quero dizer é que se a Rio Forte não for forçada a vender rapidamente os seus activos pode perfeitamente valorizar os seus activos vendendo com mais valias ao invés de menos valias pela urgência de vender. qual é a atitude correcta?
Imagino eu que as coisas estão a ser tratadas entre as administrações envolvidas de forma a não desvalorizar os activos da Rio forte e outras empresas do GES no sentido de realizarem o máximo de liquidez, o suficiente para cumprirem com as suas obrigações.
Vai ser dificil de perceber o que está em cima, principalmente pelo pequeno accionista que não tem acesso a informação de espécie alguma e também pela comunicação social sensacionalista, mas julgo que o não afastamento do granadeiro neste momento se deve ou explica pelos contactos que estão a ser feitos ao nível das administrações no sentido de resolver a questão dos reembolsos, principalmente o reembolso de papel comercial. já que outras dividas ao bcp e outros bancos estão suportadas por garantias. ou seja, desde que paguem os juros não há motivo para executar garantias.
Tenho uma réstia de esperança que o reembolso vai ser resolvido. A minha vontade é a de pedir a demissão do granadeiro, prisão. etc... mas na verdade, a demissão do granadeiro só criaria mais instabilidade à PT e seria o admitir do falhanço e do fracasso do reembolso. Não consigo pensar de outra forma.
Eu que quis fugir da banca, sou arrastado para os problemas da banca, ele há coisas!!!![]()
Não vale a pena ter muitas ilusões, o principal ativo da RIO FORTE é a ESFG... portanto dos 4,362 mil milhões de euros registados no balanço serão derretidos em pouco + do que zero...
Rio Forte têm outros ativos muito valiosos, mas seguramente a sua venda será um péssimo negócio para a Rio Forte... mas excelente para quem compra (‘Dry Creek')

Notícia de final de Junho:
A Espírito Santo Financial Group (ESFG), "holding" financeira através da qual a família Espírito Santo é a maior acionista do BES, está registada nas contas da RioForte por dez vezes mais do que aquilo que neste momento vale em Bolsa. O Expresso apurou que a avaliação realizada pelo BES Investimento em fevereiro deste ano é de 4,362 mil milhões de euros. Em bolsa, a capitalização da empresa é hoje pouco superior a 400 milhões. A RioForte detém 49,26% da ESFG.
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/holding-espirit ... z370pdpe00
O riacho seco da Rioforte
Um conjunto de quadros da Rioforte, entre os quais o administrador-financeiro, Gonçalo Cadete, decidiu constituir um fundo com um objecto social em tudo idêntico ao da empresa do Grupo Espírito Santo em que trabalhava até há meia dúzia de semanas. E este fundo foi criado quando estes quadros ainda estavam na Rioforte, a decidir operações e processos de reestruturação dos vários negócios. Os promotores juram que não querem comprar os restos da Rioforte, alguns deles valiosos e que os próprios conhecem como ninguém. Poderíamos até acreditar, não fosse o nome dado ao fundo. Qual é? ‘Dry Creek', isto é, riacho seco. Pode até ser legal, não é bonito.
http://economico.sapo.pt/noticias/bento ... 97708.html
- Registado: 9/7/2014 23:11
alguem me pode indicar um link onde possa ver os graficos das swaps das empresas portuguesas nomeadamente Bes, Besi, Pt etc, obrigado
- Registado: 15/1/2014 10:59
Joca601 Escreveu:A rio forte não pagou e parece-me evidente que era impossivel pagar, mesmo que a empresa não estivesse falida... o dinheiro está investido em activos que não são facilmente realizados em liquidez, além disso com todo o escandalo e ruido que roda em torno deste assunto, mais dificil é realizar o dinheiro sem menos valias. qual a opção correcta? se eu tivesse a responsabilidade de decidir na PT daria algum tempo para o grupo espirito santo se organizasse e encontrasse alternativas, por exemplo investidores que estejam interessados nas areas de negócio da rio forte... há sempre gente interessada, mas neste momento pagariam uma ninharia pelos negócios... há que saber esperar. um pouco de paciência, nem tudo pode ser tão negro...
A diferença entre activos cotados em bolsa e vice versa
Os activos cotados(empresas) em bolsa rapidamente se apura o valor olhando para o mercado, no entanto como é do conhecimento geral, uma eventual OPA sobre uma cotada incorpora um prémio sobre o valor de mercado das cotações.
No caso de activos não cotados em bolsa - por exemplo: a àrea não financeira do Grupo BES: Rio Forte têm um valor de mercado que não corresponde ao valor inscrito no balanço. Quem percebe alguma coisa de contabilidade e análise financeira sabe perfeitamente que os activos contabilisticos não correspondem ao valor de mercado do bem, geralmente e em condições normais o valor de mercado pode ser superior ou muito superior ao que está inscrito no balanço. Façam essa comparação com empresas cotadas e comparem o valor contabilisto com o valor bolsista. Realmente, o que eu quero dizer é que se a Rio Forte não for forçada a vender rapidamente os seus activos pode perfeitamente valorizar os seus activos vendendo com mais valias ao invés de menos valias pela urgência de vender. qual é a atitude correcta?
Imagino eu que as coisas estão a ser tratadas entre as administrações envolvidas de forma a não desvalorizar os activos da Rio forte e outras empresas do GES no sentido de realizarem o máximo de liquidez, o suficiente para cumprirem com as suas obrigações.
Vai ser dificil de perceber o que está em cima, principalmente pelo pequeno accionista que não tem acesso a informação de espécie alguma e também pela comunicação social sensacionalista, mas julgo que o não afastamento do granadeiro neste momento se deve ou explica pelos contactos que estão a ser feitos ao nível das administrações no sentido de resolver a questão dos reembolsos, principalmente o reembolso de papel comercial. já que outras dividas ao bcp e outros bancos estão suportadas por garantias. ou seja, desde que paguem os juros não há motivo para executar garantias.
Tenho uma réstia de esperança que o reembolso vai ser resolvido. A minha vontade é a de pedir a demissão do granadeiro, prisão. etc... mas na verdade, a demissão do granadeiro só criaria mais instabilidade à PT e seria o admitir do falhanço e do fracasso do reembolso. Não consigo pensar de outra forma.
Eu que quis fugir da banca, sou arrastado para os problemas da banca, ele há coisas!!!

Joca601 Escreveu:Novo Aquario Escreveu:SFT Escreveu:Não é um processo contra a PT mas sim o Granadeiro e o responsável financeiro.
A PT enquanto instituição é a entidade lesada no meio disto tudo, na minha opinião.
Quanto à saída e não saída da fusão, vistas assim as coisas, o melhor é ficar na fusão
Mas acho curioso a Oi não ter sabido do processo e a PT comer com a redução da percentagem sem dar luta.
Se isto fosse tudo parar a tribunal, não me parece que o Granadeiro fosse responsabilizado por toda esta situação. Aliás, provavelmente a sua acção até seria compreeendida. Para achar os verdadeiros culpados temos de recuar uns anos até à venda da Vivo. Foi ai que a administração da PT decidiu alienar a Vivo (decisão desastrosa para a PT) e usar parte dos fundos da venda para financiar uma holding (ESI) associada ao seu principal accionista, o BES. Essa dívida foi constantemente renovada, até chegar a fusão e a PT ter começado a ter dúvidas sobre a capacidade da ESI para reembolsar o dinheiro. Foi ai que se optou por trocar a dívida da ESI para a Rioforte (decisão que pode ser muito contestada pela forma como foi feita, mas que na prática tira 900 M€ de uma empresa insolvente para outra empresa que na altura era solvente). Por isso acho curioso o Zeinal Bava vir dizer que não sabia nada da Rio Forte, o que ele devia ter respondido era o porquê de se ter metido milhões na ESI em primeiro lugar.
Agora a especular, imagino que quando a fusão foi anunciada o ano passado, ninguém na PT, no BES e no GES alguma vez pensou ser possível que quando chegasse a hora da verdade, não conseguissem fazer o rollover desses 897 M€ para outro sítio qualquer. Enfiaram a cabeça na areia e recusaram-se a admitir que as fontes de financiamento pudessem secar todas. Imaginem a cara do Ricardo Salgado quando o Passos Coelho recusou salvar o GES, via CGD e BCP.
Por isso, há muitos culpados nesta tragédia, mas mandar as culpas todas para cima do Granadeiro é ingénuo, e revela falta de conhecimento sobre quem verdadeiramente mandava na PT neste últimos 10 anos.
ESI entregou acções da ESFG em garantia à CGD. Rioforte entregou hotéis e hospitais como colaterais ao BCP, BPI e Bradesco. Pedido de protecção contra credores poderá avançar hoje.
O Grupo Espírito Santo (GES) entregou 15% do capital da ESFG, maior accionista do BES, em garantia para um financiamento da Caixa Geral de Depósitos, segundo o relatório e contas da Rioforte. A holding do GES, que poderá avançar hoje com o aguardado pedido de protecção contra credores, entregou ainda como colaterais à banca vários activos do seu negócio hoteleiro e os três maiores hospitais da Espírito Santo Saúde (ESS).
http://economico.sapo.pt/noticias/ges-d ... 97882.html
O granadeiro este sempre ligado à PT, tem de ter obrigatoriamente responsabilidades.....
Só a PT não tem direito a garantias??? a PT poderá receber alguma coisa se sobrar alguma coisa depois dos outros executarem as garantias. isto é tudo mau de mais para ser verdade. A administração da PT esteve este tempo todo a dormir...
O granadeiro este sempre ligado à PT, tem de ter obrigatoriamente responsabilidades.....
Só a PT não tem direito a garantias??? a PT poderá receber alguma coisa se sobrar alguma coisa depois dos outros executarem as garantias. isto é tudo mau de mais para ser verdade. A administração da PT esteve este tempo todo a dormir...[/quote]
Obviamente que o Granadeiro tem responsabilidades, mas a principal culpa é da promiscuidade que houve durante anos entre a administração da PT e o GES. Aliás, a maior parte dos elementos da administração da PT eram ex quadros do BES, por isso ficava tudo em casa...
Como é que um accionista que nunca teve mais de 10% consegue exercer este tipo de influência numa empresa como a PT, essa é que é a verdadeira pergunta...
- Registado: 15/7/2014 15:22
Joca601 Escreveu:GES coloca ativos à venda no Brasil
http://expresso.sapo.pt/ges-coloca-ativ ... il=f881446
uma notícia que me passou despercebida. que pode ser positiva..
Pois só que uma parte do fillet mignon está dada como garantia basta ver o relatorio e contas da rio forte,
"In addition to the above mentioned guarantees, the following assets are given as collateral to guarantee liabilities within banks:
(i) The subsidiary Marinoteis constituted a mortgage over Hotel Tivoli Vitória in favour of Banco Comercial Português (BCP), as
guarantee of a credit line of euro 18 million;
(ii) Shares in MASA and BHG are given as collateral to guarantee non-convertible bond loans in the amount of Brazilian Real
50 million with Bank Bradesco;
(iii) ES Saúde has constituted mortgages over several buildings included in the caption of property, plant and equipment as follows:
a. Hospital da Luz building to Banco Comercial Português in the amount of euro 96 million;
b. Hospital da Arrábida building to Caixa Geral de Depósitos in the amount of euro 20 million;
c. Hospital do Mar building to Banco Português do Investimento in the amount of euro 9.2 million; and
d. Other buildings’ mortgages amounting to euro 18.6 million.
(iv) 32,661,185 bearer shares of ESFG are given as collateral to Caixa Geral de Depósitos in respect of a loan granted by this entity
to ESI;
(v) The houses of the real estate project Tivoli Ecoresidences are given as collateral to guarantee a loan with Bradesco Bank in the
amount of R$ 12.6 million." por isso vender tretas hipotecadas..... enfim... restam as fazendas e o resto que nao tá ai
GES coloca ativos à venda no Brasil
sabem o que poderia fazer a PTC subir?
o granadeiro por-se a milhas!
não detenho acções da PTC desde o feliz dia em que as vendi: dia do anúncio da fusão com a OI. vendi a 3,887
o granadeiro por-se a milhas!
não detenho acções da PTC desde o feliz dia em que as vendi: dia do anúncio da fusão com a OI. vendi a 3,887
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Por acaso está com piada o Carlos Costa a dizer no parlamento que está tudo bem com o Bes...
e em rodapé a PGR investiga situação há semanas.

e em rodapé a PGR investiga situação há semanas.

- Registado: 11/10/2008 18:13
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: goncaladas, Google [Bot], Goya777, Luzemburg, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 420 visitantes