Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 18/7/2014 12:29

Rick Lusitano (New) Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Vais fazer um pequeno exercício para aprenderes. :wink:

T.P.C.

Dentro destes 5 fundos, vais escolher o fundo que achas ser o melhor para ti, e vais explicar porquê. Se mais alguém quiser, pode fazer o mesmo exercício.

Combinado, Rick, mas só amanhã.

O dia começa bem cedo e o João Pestana já chegou.

Agradeço imenso poder aprender assim, com "trabalhos práticos". A teoria, só, não chega.

Mas vais ter que avaliar o meu T.P.C. :pray: E atenção que sou gajo de contas mas não sou homem de finanças... :wink:

Azar o meu, porque nem sou um gajo de contas, finanças ou economia. :mrgreen:

Mas também há tantos dirigentes e decisores públicos que não percebem disso, e tomam decisões financeiras e económicas em Portugal.

E depois, há mentes iluminadas com formação na área económica-financeira, que compram Swaps especulativos, fazem PPPs, fazem negócios de carácter pouco claro e de valor nacional duvidoso. :evil:

Portanto, não devo fazer pior. :-"

Rick,

Fiz o T.P.C. que indicaste, mas devo dizer que a minha conclusão também foi infuenciada pelas análise do Artista Romeno e do chico_laranja.
Seria impossível não pensar nas alegações de ambos.

De qualquer modo, elegi os seguintes fundos para a minha carteira:
1º) MFS Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc
2º) M&G Global Dividend EUR A

As razões têm a ver também com o que aqui se disse: rentabilidades passadas, diversificação, aposta no mercado eua (que acho vai ser decisiva nos próximos tempos), custos mais baixos, montantes mais flexíveis no 1º caso. Achas que são boa escolha para o segmento das "Ações Globais"?

Mas a minha análise é, obviamente, muito rudimentar.
Podes dizer-me, sucintamente, quais são os principais fatores a que olhas quando analisas um fundo?
O que te leva a tomar uma decisão, favorável ou não, de investimento num determinado fundo? Quais são as chaves fundamentais da tua análise?

Obrigado.

Registado: 10/7/2014 21:32

por jokerportuga » 18/7/2014 11:23

Artista Romeno Escreveu:
jokerportuga Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:2- quanto aos fundos de liquidez e ao alarme que surgiu ontem...algum dia tinha que ser mesmo que pouco aquilo tem la trampa benfica no es liquidez salvo erro que raio de palhaçada é essa.... com jogadas dessas tambem eu fazia retornos fortes... não sou grande fã desse tipo de produto até face a um dp tem vantagens e desvantagens como tudo na vida

qual foi o alarme que surgiu ontem que me passou despercebido?

Dunas e rio forte falaram na pagina anterior do topico

Ahh ok, mas são fundos distintos, apesar de poderem ser vendidos como do mesmo "cabaz".

Registado: 18/1/2010 12:59

por Artista Romeno » 18/7/2014 11:10

jokerportuga Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:2- quanto aos fundos de liquidez e ao alarme que surgiu ontem...algum dia tinha que ser mesmo que pouco aquilo tem la trampa benfica no es liquidez salvo erro que raio de palhaçada é essa.... com jogadas dessas tambem eu fazia retornos fortes... não sou grande fã desse tipo de produto até face a um dp tem vantagens e desvantagens como tudo na vida

Dunas e rio forte falaram na pagina anterior do topico
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por jokerportuga » 18/7/2014 11:07

por jokerportuga » 18/7/2014 11:01

chico_laranja Escreveu:A minha resposta ao TPC é a esperada:

MFS e o motivo é o do costume: flexibilidade

Consegues abrir posição com 25 ou 26€, podes todos os meses colocar lá uns trocos e funcionar como pé de meia.

Os outros fundos exigem à cabeça uma mobilização avultada de capital (para mim 500€ é um montante avultado) mesmo que depois os possas esvaziar para o mínimo de manutenção.

Os PIMCOs nisso são muito chatos. Exigem abertura de 1k€ mas assim que se acaba a operação de subscrição pode-se vender tudo e deixar apenas 1 UP e a partir daí fazer reforços de 1 UP :wall:

Chico qual o Fundo MFS te referes?

por Piu26 » 18/7/2014 10:43

w00zy Escreveu:
Teresa. Escreveu:Olá
vou ficar á espera que alguem apresente os resultados do exercício (a serio) acho que será muito instrutivo. Eu abri os 2 primeiros e fiquei logo chocada com os 5% de subscrição + a habitual taxa de gestão.

Abriu onde?
As comissões de subscrição e resgate têm que ser vistas no banco onde vai subscrever o fundo. Em alguns bancos não tem comissões.

No 1º da Lista do Rick
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000GMS

Comissão Subscrição 5.00%
Comissão Gestão (Max) 1.50%

Afinal paga-se ou não ? :oh:

Registado: 26/6/2014 23:20

por Artista Romeno » 18/7/2014 10:31

chico_laranja Escreveu:A minha resposta ao TPC é a esperada:

Consegues abrir posição com 25 ou 26€, podes todos os meses colocar lá uns trocos e funcionar como pé de meia.

Os outros fundos exigem à cabeça uma mobilização avultada de capital (para mim 500€ é um montante avultado) mesmo que depois os possas esvaziar para o mínimo de manutenção.

Os PIMCOs nisso são muito chatos. Exigem abertura de 1k€ mas assim que se acaba a operação de subscrição pode-se vender tudo e deixar apenas 1 UP e a partir daí fazer reforços de 1 UP :wall:

Pois eu nem olhei para isso, para mim nao é assim tao relevante não há blackrock em portugal akele do ronaldo.... mas há este robben ou di maria da jp morgan LU0289089384[url]https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshotpdf/default.aspx?SecurityToken=F000000GET]2]1]FOPRT$$ALL_593&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR[/url], igual na serie D, JPMorgan Funds – Europe Equity Plus A este fundo a meu ver tem uma grande consistencia e nao sendo o blackrock strategic é bom, alguma volatilidade mas consistencia muito boa.... sendo tambem em termos de performance fee menor... logo eventualmente posso atacar este jogador é um bom valor acho que se faria aqui com este novo jogador uma dupla de sonho nesta zona do globo

2- quanto aos fundos de liquidez e ao alarme que surgiu ontem...algum dia tinha que ser mesmo que pouco aquilo tem la trampa benfica no es liquidez salvo erro que raio de palhaçada é essa.... com jogadas dessas tambem eu fazia retornos fortes... não sou grande fã desse tipo de produto até face a um dp tem vantagens e desvantagens como tudo na vida
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por Artista Romeno » 18/7/2014 10:28

erro do forum.... mensagem abaixo
Editado pela última vez por Artista Romeno em 18/7/2014 10:37, num total de 15 vezes.

por chico_laranja » 18/7/2014 9:27

A minha resposta ao TPC é a esperada:

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Jonhy_Rico » 18/7/2014 8:56

Caros amigos,

Vivo no estrangeiro e confesso que tenho andado um pouco "distraído" com os meus fundos BES e Best. Confesso que não tenho andado muito informado sobre os fundos e as suas performances :roll:

Fiquei contente de ver este tópico tão completo e interessante.

Queria que me dessem algumas sugestões para a minha carteira de fundos.

GESPATRIMONIO RENDIMENTO - FII ABERTO - 8.1%
ES RENDIMENTO PLUS - OIAVM ABERTO - 14.6 %
ES MOMENTUM - OICVM ABERTO ACOES - 3.7 %
ES ACCOES EUROPA - OICVM ABERTO ACOES - 2.1%
ES POUPANCA ACCOES - PPA - 1.4 %
Carmignac Patrimoine A EUR acc - 3.8%
F&C Emerging Markets Bond C Euro Hedged - 7.0%
Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 - 3.4 %
Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-EUR - 4.4 %
PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond Fund E Acc EUR - 6.4 %
Templeton Global Bond N Acc € H1 - 10.4%
PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Investment Grade Credit Fund E Acc EUR (Hdg) - 7.5%
PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Real Return Fund E Acc EUR (Hdg) - 8.4 %
PIMCO Funds: Global Investors Series plc Total Return Bond Fund E Acc EUR (Hdg) - 18.9 %

Estou a pensar sériamente resgatar o Gespatrimónio e também estou a considerar resgatar o ES Rendimento Plus e o ES Momentum. O que acham? Como posso balancear a minha carteira um pouco melhor?

Registado: 18/7/2014 8:38

por Brans » 18/7/2014 3:32

Caros,

Refiz a minha carteira:

Obrigações Europa
Invesco European Bond E (LU0115144304) - 20%

Obrigações Globais
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc (LU0853555380) - 40%

Acções Europa
Invesco Pan Eurp Structured Eq E (LU0119753308) - 6.67%
MFS® Meridian Fds Eur V A1 EUR Acc (LU0125951151) - 13.33%

Acções Globais
Jupiter JGF Global Equities L EUR (LU0425094264) - 13.33%

Sectorial
ING (L) Invest Health Care X Acc EUR (LU0341736642) - 6.67%

Acham que é arriscada ou equilibrada? Pretendo resgatar parcialmente/totalmente entre 1-5 anos. Sei que é vago mas depende de uma série de factores. Tenciono ir gerindo as coisas e ir substituíndo até fundos por outros melhores ao longo do tempo. Mas para começar, que tal?

Registado: 8/7/2014 0:13

por Artista Romeno » 18/7/2014 2:42

Artista Romeno Escreveu:(...)

p.s há ai fundos bons mas nenhum dos 5 bate nem de perto este menino da blackrock, BlackRock Strategic Funds European Opportunities Extension Fund A2 EUR Acc, LU0313923228 , performance melhor que isto não há muito ....mas a estrategia nao é convencional e 2013 nunca mais se repetira na vida :-k

Ele é a estrela máxima da minha equipa da Selecção Acções Europa. Está na minha lista de compras. Das duas, uma, ou o Best desiste de ser casmurro, e começa a comercializar-lo, ou sou obrigado, a abordar o Invest, que já o registou na CMVM. :twisted:

Esse fundo é um "130/30", ele adopta estratégias de investimento muito próximas dos "hedge funds".

Mas olha que há um Waverton que pode dar luta a esse BSF European Opps. Ext. :wink:

PS: O Invest parece ser vantajoso em algumas coisas, comissões sobre obrigações é dos melhores no mercado e guarda de títulos de obrigações a custo zero. Plataforma de negociação dedicada a obrigações.

já vi o waverton é bom e para quem teve timining certo só 2013 foi excelente..... no entanto expurgando esse ano fico com o ronaldo nao troco pelo messi :D

por Rick Lusitano » 18/7/2014 2:13

Artista Romeno Escreveu:(...)

p.s há ai fundos bons mas nenhum dos 5 bate nem de perto este menino da blackrock, BlackRock Strategic Funds European Opportunities Extension Fund A2 EUR Acc, LU0313923228 , performance melhor que isto não há muito ....mas a estrategia nao é convencional e 2013 nunca mais se repetira na vida :-k

Ele é a estrela máxima da minha equipa da Selecção Acções Europa. Está na minha lista de compras. Das duas, uma, ou o Best desiste de ser casmurro, e começa a comercializar-lo, ou sou obrigado, a abordar o Invest, que já o registou na CMVM. :twisted:

Esse fundo é um "130/30", ele adopta estratégias de investimento muito próximas dos "hedge funds".

Mas olha que há um Waverton que pode dar luta a esse BSF European Opps. Ext. :wink:

PS: O Invest parece ser vantajoso em algumas coisas, comissões sobre obrigações é dos melhores no mercado e guarda de títulos de obrigações a custo zero. Plataforma de negociação dedicada a obrigações.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Artista Romeno » 18/7/2014 2:11

pois, mas convem ver o resto das fees que podem variar entre fundos...e convem ver isso ...aí o ETF vence claramente já se sabe é qual é a desvantagem não há produtos perfeitos...

por Rick Lusitano » 18/7/2014 2:00

vou ficar á espera que alguem apresente os resultados do exercício (a serio) acho que será muito instrutivo. Eu abri os 2 primeiros e fiquei logo chocada com os 5% de subscrição + a habitual taxa de gestão.

O que me leva a uma pergunta que deve ser idiota mas se deve á minha falta de experiencia na matéria: 5% de subscrição quer dizer que se fica logo sem 5% do montante investido? :roll:

Outra pergunta (igualmente idiota de certeza): as tx de rentabilidade que os fundos apresentam actualizam com a mesma rapidez com que os activos geridos caem/sobem? Ou seja: no caso dos fundos de acções, como está tudo a cair o fundo cai na mesma proporção da média dos activos que gere ou os gestores têm varinha magica para suavizar descidas/subidas ?

Antecipadamente obrigada pela resposta e pela paciência ? :D

caralmeida030267 Escreveu:Quanto ao 1% que falta, vou analisar melhor os 3 fundos que indicaste e optar por um deles.

Desculpa a honestidade mas acho que aplicar 70 mil€ (?) em mais de 20 produtos é demasiado. Há que contar com as taxas todas, mais custo de guarda de títulos (que neste caso é mesmo para 1 ou milhentos) e depois no fim ainda bem o Tio IRS …

Menina Teresa, essas comissões decerto que viu na Morningstar. Para comprar ou vender usar sempre as informações comerciais no banco a usar. Cada banco tem condições comerciais diferentes. No Banco Best, ActivoBank, Invest, BiG, não existem comissões de compra, se existir, são comissões de resgate em alguns fundos domiciliados em Portugal, mas normalmente ao fim de 1 ano, já se pode resgatar os fundos sem qualquer comissão de resgate.

Comissão de guarda de títulos? Os fundos de investimento não pagam esta comissão. Quem pagam, são ETFs, acções, obrigações, etc. Existem bancos que nem comissão de guarda de títulos sobre obrigações, acções, etc, cobram.

:arrow: OS FUNDOS NÃO PAGAM COMISSÕES DE COMPRA (SUBSCRIÇÃO)

:arrow: OS FUNDOS NÃO PAGAM COMISSÕES DE VENDA (RESGATE) **

:arrow: OS FUNDOS NÃO PAGAM COMISSÕES DE GUARDA DE TÍTULOS (CUSTÓDIA)

** As comissões de resgate existem em alguns fundos domiciliados em Portugal, mas normalmente ao fim de 1 ano, já se pode resgatar os fundos sem qualquer comissão de resgate.

Portanto ter 70k ou 500 paus em fundos não se pagam nada por eles.
Os fundos de investimento, só têm uma cotação diária. Normalmente na tarde ou final do dia.

Parece-me que confundiu fundos de investimento com ETFs, esses sim, é que têm comissões de guarda, de compra e de venda. E tem várias cotações diárias, tal como as acções.

Os fundos de investimento (gestão activa, a maior parte deles), têm políticas de investimento diferentes, uns apostam no longo prazo (long) ou fazem short (apostam nas quedas de determinados activos) e outros que usam posições longas e curtas, uns para proteger o capital investido, os "Absolute Return" e outros que apostam long/short para maximizar os retornos, os "130/30", em que alguns usam alavancagem (pedem dinheiro emprestado para investir). Muitos fundos têm instrumentos de protecção ("Hedge"), por exemplo, Swaps, para proteger das flutuações cambiais (Currency Swaps), das taxas de juro (IRS), das acções/obrigações/índices/matérias-primas, do incumprimento de emitentes de obrigações (CDS), mas também podem usar por exemplo futuros, options, forwards, para se protegerem.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por w00zy » 18/7/2014 0:49

Abriu onde?
As comissões de subscrição e resgate têm que ser vistas no banco onde vai subscrever o fundo. Em alguns bancos não tem comissões.

Registado: 28/4/2014 12:59

por Artista Romeno » 18/7/2014 0:46

Rick Lusitano (New) Escreveu:Globais :arrow: 10%
GS Glbl CORE Equity E Snap Acc (LU0201159711) - Acções Global Cap. Grande Valor - EUR - 5% % :arrow: substitui o DB Platinum CROCI World R1C-E (LU0332018422) - Acções Global Cap. Grande Misto - EUR - 5% :arrow: Tens vários fundos de Acções Globais na 1ª página, melhores, é só escolher. E vais escolher estes 2?! :shock:
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc (LU0607512935) - Acções Global Cap. Pequena - EUR - 5%

Rick,

Quais fundos Globais achas que seriam mais adequados à minha carteira?

Eu ainda não consigo discernir muito bem se um fundo é melhor ou pior.
Estou a (começar a) aprender e por isso mesmo também não posso ignorar aquilo que outros, provavelmente mais entendidos na matéria, me aconselham.

Quanto ao 1% que falta, vou analisar melhor os 3 fundos que indicaste e optar por um deles.

Muito obrigado pela preciosa ajuda.

Eu sou suspeito. Eu gosto deles todos. :wink:
Aliás tirando o M&G Global Dividend, já tenho os outros fundos de Acções Globais. :lol:

Vais fazer um pequeno exercício para aprenderes. :wink:

T.P.C.

Dentro destes 5 fundos, vais escolher o fundo que achas ser o melhor para ti, e vais explicar porquê. Se mais alguém quiser, pode fazer o mesmo exercício.

Rick Lusitano (New) Escreveu:Fundos de Investimento (FI) - EUR

(...)

ACÇÕES GLOBAIS
Acções Global Alto Dividendo
Imagem USD - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc Morningstar Imagem
Imagem USD - Invesco Global Equity Income E € Acc Morningstar
Imagem EUR - M&G Global Dividend EUR A Morningstar Imagem Imagem Imagem

Acções Global Capitalização Grande Crescimento
Imagem GBP - Threadneedle Global Extended Alpha Net 1 EUR Acc Morningstar [130/30] Imagem
Imagem USD - MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc Morningstar Imagem

(...)

Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país. A seguir ás bandeiras, coloquei a moeda do fundo original.

Legenda:
Imagem Luxemburgo
Imagem Reino Unido

EUR - Euro
GBP - British Pound (Sterling)
USD - US Dollar

[130/30] Este fundo adopta a estratégia de investimento 130/30 ("130/30 funds"). Usa estratégias de investimento Long/Short e alavancagem.

Imagem FE Alpha Manager (FE Trustnet UK)
Imagem Fund Manager Rating (Citywire Global)
Imagem Subscrição via impresso

desses 5:
nao escolhia o,Invesco Global Equity Income E € Acc, nao vejo nada wow... mas falta info sharpe onde está? nao vou investir nem num nem noutro mas o goldman nao é pior a meu ver, está muito exposto aos eua está mas são empresas internacionais... só se for por esse argumento.. há um ponto obvio... fazer uma carteira de acções no ano de 2013 ter um desempnho wow nao é muito dificil quero ver é consistencia e retorno pelo risco assumido, diras que tem mais ciclicas é isso ? depois uma das principais apostas e a british telecom... eles ainda tem muitos velhos para enviar para casa nos proximos anos e cortar custos ... pensei ate comprar bt em tempos... mas nao vou fazer e acho que há melhores empresas que bt para ter num top5
mfs global -apesar de muito eua gosto... mostra um track record de retornos interessantes um sharp ratio jeitoso nas principais posições e talvez escolhesse esse
mg global- gosto, é geograficamente diversificado face ao anterior, tem um sharpe pior mas dá mais retorno que o mfs, setores ciclicos com peso similar em ambos
threadnedle specialist- bastante eua racio de sharpe não é mau mas há melhor... no curto e medio prazo foi pior que o goldman, o unico argumento era a economia dos eua acelarar dado que é muito pouco defensivo e muito cylclical
threadnedle global,- racio sharpe interessante, mas cuidado com a gloria em anos muito atras no curto prazo nao vejo nada tão wow como 2010, 2010 ja la vai algum tempo, é de facto diversificado...e tem 7% em telecom são 7% mas é um setor que não gosto, já o mfs tem a alocação setorial como eu a faria quase, execpeto num caso ou outro

voto mfs: sharpe ratio interessante, alocação da carteira como eu faria em termos gerais pode-se ali discutir um ponto ou outro... e a performance nos ultimos 3 anos face a categoria e indice nao tem compromentido... tem muito eua tem e é por isso mesmo que eu nao ataco este tipo de fundos, simplesmente porque nao acredito muito neste tipo de politica de investimento do global, invisto muito mais por setores paises ou continentes, sem prejuizo de mg tambem agrada nao teria grandes assuntos em investir em um destes 2... mas falta analisar mais fatores obviamente antes de investir nao vi taxas nem custos nem nada olhei só para as carteiras

por O Alquimista » 18/7/2014 0:38

Teresa. Escreveu:
O que me leva a uma pergunta que deve ser idiota mas se deve á minha falta de experiencia na matéria: 5% de subscrição quer dizer que se fica logo sem 5% do montante investido? :roll:

Outra pergunta (igualmente idiota de certeza): as tx de rentabilidade que os fundos apresentam actualizam com a mesma rapidez com que os activos geridos caem/sobem? Ou seja: no caso dos fundos de acções, como está tudo a cair o fundo cai na mesma proporção da média dos activos que gere ou os gestores têm varinha magica para suavizar descidas/subidas ?

Sé é uma comissão de subscrição, fica logo com -5% do capital que pretenda investir, tipo retenção na fonte :lol: . Mas, esteja descansada: há gestores que cobram logo à cabeça 20%-30%, como por exemplo um dos fundos do Soros (mas, claro, só está acessível para quem tenha "verdadeiros milhões").

Deverá perguntar ao gestor do fundo, ou ao intermediário que o comercializa ou perante quem o poderá subscrever, como é que reagem perante esse acontecimento (se, por ex., fazem o hedging). Uma coisa é certa: ninguém ter uma varinha mágica, quando muito alguns têm uns pozinhos de pirlimpimpim. Como tudo na vida, há bons, médios e maus.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Piu26 » 18/7/2014 0:17

Olá

Antecipadamente obrigada pela resposta e pela paciência ? :D

caralmeida030267 Escreveu:Quanto ao 1% que falta, vou analisar melhor os 3 fundos que indicaste e optar por um deles.

Desculpa a honestidade mas acho que aplicar 70 mil€ (?) em mais de 20 produtos é demasiado. Há que contar com as taxas todas, mais custo de guarda de títulos (que neste caso é mesmo para 1 ou milhentos) e depois no fim ainda bem o Tio IRS …

Registado: 26/6/2014 23:20

por Rick Lusitano » 18/7/2014 0:10

Rick Lusitano (New) Escreveu:Vais fazer um pequeno exercício para aprenderes. :wink:

T.P.C.

Agradeço imenso poder aprender assim, com "trabalhos práticos". A teoria, só, não chega.

Mas vais ter que avaliar o meu T.P.C. :pray: E atenção que sou gajo de contas mas não sou homem de finanças... :wink:

Azar o meu, porque nem sou um gajo de contas, finanças ou economia. :mrgreen:

Mas também há tantos dirigentes e decisores públicos que não percebem disso, e tomam decisões financeiras e económicas em Portugal.

E depois, há mentes iluminadas com formação na área económica-financeira, que compram Swaps especulativos, fazem PPPs, fazem negócios de carácter pouco claro e de valor nacional duvidoso. :evil:

Portanto, não devo fazer pior. :-"

por caralmeida030267 » 17/7/2014 23:58

T.P.C.

Registado: 10/7/2014 21:32

por NGRO » 17/7/2014 23:35

NGRO2 em 5/6/2014 0:18 Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:@BR
Gracias, pelo o elogio. Sinto-me um verdadeiro monge de Shaolin, a meditar sobre o som do silêncio. :pray:

Caro Rick,

A tua Análise será muito bem vinda.

Já agora deixo a carteira atual e o xray para te facilitar o trabalho. No xray fiz batota e como o best não tem o DWS top dividend NC substitui pelo DWS Top Dividend EM

ISIN Descrição Região %
LU0190162189 Fundo Pictet Biotech US 14.51%
LU0106235707 Fundo Schroders ISF EURO BONDS EURO 14.29%
LU0106238040 Schroder ISF Eur Smaller Coms B Acc EURO 14.28%
LU0086177085 UBS(Lux)Bond Fund Euro High Yield P (1).pdf EURO 14.08%
LU0294221253 Templeton Glob.Total Ret.N Acc EUR -H1 EM 14.29%
LU0507266145 DWS Invest Top Dividend NC Global 11.43%
LU0093505864 BGF Global High Yield Bond Hdg E2 EUR Global 11.43%
LU0172157280 BlackRock Global Funds - World Mining A2 (EUR) Global 5.71%

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/download/file.php?id=141334

O teu banco tem várias gestoras disponíveis, mas é de estranhar que não tenha os melhores fundos destas gestoras, tirando o PIMCO TR; FT GTR, não vejo grandes fundos que sobressaem pela sua grande qualidade. Pelo que se pedires, é possível que o teu banco arranje alguns dos fundos que tens na 1ª página do tópico, das mesmas gestoras que eles já comercializem. É normal, o DB ter uma oferta muito limitada em fundos, pois é um banco mais virado para banca comercial do que para a banca de investimentos. Gestoras disponíveis no DB:

DWS Investments
db Platinum IV
BlackRock
Fidelity
Franklin Templeton
JPMorgan
Parvest
Pictet
Pimco
Schroders
UBS

Obrigações = 54.09%
LU0294221253 Templeton Glob.Total Ret.N Acc EUR -H1 EM 14.29%
LU0093505864 BGF Global High Yield Bond Hdg E2 EUR Global 11.43%

LU0086177085 UBS(Lux)Bond Fund Euro High Yield P EURO 14.08%
LU0106235707 Fundo Schroders ISF EURO BONDS EURO 14.29%

Acções = 45.93%
LU0507266145 DWS Invest Top Dividend NC Global 11.43%

LU0106238040 Schroder ISF Eur Smaller Coms B Acc EURO 14.28%

LU0190162189 Fundo Pictet Biotech US 14.51%

LU0172157280 BlackRock Global Funds - World Mining A2 (EUR) Global 5.71% :arrow: ESTA CATEGORIA É ALTAMENTE VOLÁTIL! EU NÃO SUGIRO A NINGUÉM ESTA CATEGORIA.

No computo geral tens uma carteira muito virada para o risco, +42% em HY/EM em obrigações, 20% em acções muito voláteis (Biotechs e Mining). Se no teu prazo de 10 anos tiveres 1 crash nas acções, vais levar grandes rombos na carteira e podes não ter tempo para recuperares as perdas nos fundos. Esta tem tudo para dar bem mais do 7% ao ano em retornos, mas com um perigo de grandes quedas.

O DWS com que fizestes "batota" no BB, o DWS Top Dividend EM é um fundo de Acções Emergentes Global, e o teu fundo escolhido da DWS é DWS Invest Top Dividend NC é Acções Global Alto Dividendo, que até tem um valor residual de Emergentes, ele tem 39% nos EUA, 43% na Europa, 10% no Canadá, 6% em Ásia desenvolvida e os restantes 2% no resto do mundo.[/quote]

CARTEIRA FUNDOS.jpg
CARTEIRA FUNDOS.jpg (71.64 KiB) Visualizado 10397 vezes

Partilho a evoluçao da minha carteira.

Mining doing good (vamos ver se ainda tem mais para dar!), biotech nem por isso!!!!

Estou a pensar trocar o biotech por a sugestao do fundo de saude JPM, estou só a aguardar redução das menos valias. O mining vou deixar andar porque penso aindA ter muito potencial de valorização.

Comentem à vontade. Continua muito dificil postar no forum devido ao login...

Registado: 29/11/2007 11:02

por Rick Lusitano » 17/7/2014 23:29

pata-hari Escreveu:E tem que ser menos de 2.36 ou apareceria nas top holdings. Concordo que não deve ser um drama.

Correcto. :wink:

Se usares a imagem da Morningstar, ainda se consegue melhor, tem de ser menor ou igual a 2,21%, a maior posição do papel comercial. Como nós sabemos, até pode ter várias posições a 1%, são pequenas individualmente, mas somadas, podem ser maiores, mas não ultrapassam o total dos 5% do papel comercial em carteira do fundo.

por Rick Lusitano » 17/7/2014 23:25

Rick Lusitano (New) Escreveu:Globais :arrow: 10%
GS Glbl CORE Equity E Snap Acc (LU0201159711) - Acções Global Cap. Grande Valor - EUR - 5% % :arrow: substitui o DB Platinum CROCI World R1C-E (LU0332018422) - Acções Global Cap. Grande Misto - EUR - 5% :arrow: Tens vários fundos de Acções Globais na 1ª página, melhores, é só escolher. E vais escolher estes 2?! :shock:
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc (LU0607512935) - Acções Global Cap. Pequena - EUR - 5%

Rick,

Quais fundos Globais achas que seriam mais adequados à minha carteira?

Eu ainda não consigo discernir muito bem se um fundo é melhor ou pior.
Estou a (começar a) aprender e por isso mesmo também não posso ignorar aquilo que outros, provavelmente mais entendidos na matéria, me aconselham.

Quanto ao 1% que falta, vou analisar melhor os 3 fundos que indicaste e optar por um deles.

Muito obrigado pela preciosa ajuda.

Eu sou suspeito. Eu gosto deles todos. :wink:
Aliás tirando o M&G Global Dividend, já tenho os outros fundos de Acções Globais. :lol:

Vais fazer um pequeno exercício para aprenderes. :wink:

T.P.C.

Rick Lusitano (New) Escreveu:Fundos de Investimento (FI) - EUR

(...)

ACÇÕES GLOBAIS
Acções Global Alto Dividendo
Imagem USD - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc Morningstar Imagem
Imagem USD - Invesco Global Equity Income E € Acc Morningstar
Imagem EUR - M&G Global Dividend EUR A Morningstar Imagem Imagem Imagem

Acções Global Capitalização Grande Crescimento
Imagem GBP - Threadneedle Global Extended Alpha Net 1 EUR Acc Morningstar [130/30] Imagem
Imagem USD - MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc Morningstar Imagem

(...)

Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país. A seguir ás bandeiras, coloquei a moeda do fundo original.

Legenda:
Imagem Luxemburgo
Imagem Reino Unido

EUR - Euro
GBP - British Pound (Sterling)
USD - US Dollar

[130/30] Este fundo adopta a estratégia de investimento 130/30 ("130/30 funds"). Usa estratégias de investimento Long/Short e alavancagem.

Imagem FE Alpha Manager (FE Trustnet UK)
Imagem Fund Manager Rating (Citywire Global)
Imagem Subscrição via impresso

por Pata-Hari » 17/7/2014 23:08

E tem que ser menos de 2.36 ou apareceria nas top holdings. Concordo que não deve ser um drama.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], icemetal, iniciado1, jcovas77, Minsk, Xãd e 34 visitantes