BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
Bull Trend Escreveu:
Muito obrigado pela ajuda que me apercebi muito racional. Como lidas com a parte emocional? Por exemplo, vende a 1,40 e a ação corrige. Não tens a tentação de a comprar de novo mais abaixo? Logo tentando adivinhar um mínimo relativo? A mim isso é uma das fontes de problemas, porque não a quero recomprar acima do que vendi. Da-me a sensação de mau negócio...enfim questões emocionais penso eu. Obrigado pela partilha.
Claro que tenho essa tentação, toda a gente tem. Para lidar com isso, defino um ponto (enfim, mais geralmente um intervalo) de saída. Quando chego ao início do intervalo, começo a desfazer a posição, e vou continuando até estar fora. Depois, esqueço, ou faço por esquecer, essa acção. Porque como alguém disse, as oportunidades no mercado, (ou nos mercados) não têm fim. O melhor é ir à caça de uma nova acção onde valha mesmo a pena entrar.
Para quem usa sinais mecânicos de um sistema de trading, a mesma coisa; os sinais são para seguir sem hesitações, nada de "ajustes manuais de última hora", que só servem para introduzir a parte emocional, derrotanto todo o propósito de usar um sistema mecânico.
Se é difícil? Claro que é difícil, mas todos passamos pelas mesmas emoções. Por exemplo, já me deu várias vezes vontade de entrar no BES, ou na PT, durante estas quedas. Há que resistir.
joao73 Escreveu:sinceramente não tenho pressa. Espero um ressalto esta semana tanto no BES como no BCP ( e não sou o única a pensar assim), acredito que o BES possa chegar ainda esta semana acima dos 0,50
Por acaso as razoes que fizeram o BES descer ontem, hoje a semana passada, para a próxima semana desapareceram? Por acaso já entendeu pq é q o BES desceu?
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
15 de Julho de 2014
Proibição temporária de vendas a descoberto das ações representativas do capital social do Banco Espírito Santo, S.A. (ISIN: PTBES0AM0007), nos termos do artigo 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de março de 2012, relativo às vendas a descoberto e a certos aspetos dos swaps de risco de incumprimento.
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 prevê o poder de restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do respetivo preço;
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o limiar para o exercício do poder referido no parágrafo anterior corresponde a uma diminuição de 10% ou mais no preço das ações em causa, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior;
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE a diminuição do preço das ações, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior, é de 14,61%; e
CONSIDERANDO QUE a flutuação do preço das ações em causa não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo;
A CMVM DECIDE:
1. A proibição das vendas a descoberto das ações representativas do capital social do Banco Espírito Santo, S.A. (ISIN: PTBES0AM0007) no Euronext Lisbon, mercado regulamentado gerido pela Euronext Lisbon - Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados S.A., nos termos do art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012, com efeitos a partir das 00h00m de 16 de julho de 2014, até às 23h59m do mesmo dia.
A proibição de vendas a descoberto referida no parágrafo anterior não é aplicável à atividade de criação de mercado, tal como definida na al. k) do n.º 1 do art. 2.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012, conforme possibilidade conferida pelo n.º 3 do art. 23.º do mesmo Regulamento.
2. A presente decisão é notificada à ESMA e publicada no sítio de internet da CMVM.
O PRESIDENTE
Proibição temporária de vendas a descoberto das ações representativas do capital social do Banco Espírito Santo, S.A. (ISIN: PTBES0AM0007), nos termos do artigo 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de março de 2012, relativo às vendas a descoberto e a certos aspetos dos swaps de risco de incumprimento.
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 prevê o poder de restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do respetivo preço;
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o limiar para o exercício do poder referido no parágrafo anterior corresponde a uma diminuição de 10% ou mais no preço das ações em causa, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior;
TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE a diminuição do preço das ações, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior, é de 14,61%; e
CONSIDERANDO QUE a flutuação do preço das ações em causa não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo;
A CMVM DECIDE:
1. A proibição das vendas a descoberto das ações representativas do capital social do Banco Espírito Santo, S.A. (ISIN: PTBES0AM0007) no Euronext Lisbon, mercado regulamentado gerido pela Euronext Lisbon - Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados S.A., nos termos do art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012, com efeitos a partir das 00h00m de 16 de julho de 2014, até às 23h59m do mesmo dia.
A proibição de vendas a descoberto referida no parágrafo anterior não é aplicável à atividade de criação de mercado, tal como definida na al. k) do n.º 1 do art. 2.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012, conforme possibilidade conferida pelo n.º 3 do art. 23.º do mesmo Regulamento.
2. A presente decisão é notificada à ESMA e publicada no sítio de internet da CMVM.
O PRESIDENTE
- Registado: 6/5/2008 12:04
majomo Escreveu:joao73 Escreveu:joao73 Escreveu:Bom dia,
Já despejei as munições todas, agora vou descansar e esperar o que me vai acontecer.
Um abraço,
João
Hoje isto foi de doidos, depois da coragem de ter entrado no BES, foi apanhado com as calças nas mãos. Não estava à espera de uma subida tão grande e tão rápida e fiquei sem reação e com coragem para vender. Foi pena porque tinha feito uma boa mais valia. Agora resta seguir o plano de venda acima dos 0,58 € (valor de recuperação das grandes perdas de 2014, tipo SC)
Estranho que uma noticia do Bento a dizer que ia trabalhar fizesse uma subida tão elevada, quando o homem apresentar trabalho onde elas vão chegar?????
Um abraço,
João
E se não chegar a esse valor?
Qual o horizonte temporal no momento da entrada?
sinceramente não tenho pressa. Espero um ressalto esta semana tanto no BES como no BCP ( e não sou o única a pensar assim), acredito que o BES possa chegar ainda esta semana acima dos 0,50, para depois corrigir de acordo com as medidas que vão ser adotadas para resolver este problema (cocos, AC, etc...). O meu problema é não saber proteger os ganhos,,,, tenho que trabalhar essa área LOL.
Não gosto de stops, porque já tive muitas perdas com os ressaltos dos mesmos, nomeadamente no BCP e BES.
Neste caso não tenho stop, sei que é muito arriscado devido à oscilação da mesma, mas é a minha maneira de estar na bolsa neste momento.
Um abraço,
João
- Registado: 11/5/2014 21:37
Bull Trend há telefones de apoio a quem tem problemas de vício no jogo. Parece-me ser essa a maneira como encara a bolsa, um jogo.
World debt clock:
Dr Tretas Escreveu:Bull Trend Escreveu:Atenção que eu não sou daytrader lol nem trader nem analista técnico ou fundamental, o que quis foi expor o meu caso porque não devo ser o único e assim aprendo eu e outrosl. Destaco uma opinião que achei excelente: "Só tenho um conselho a dar-te, tu próprio já devias ter percebido, se já reparaste que nestes dias de volatilidade não te dás bem no intraday, porque é que insistes?". Mas a questão é a seguinte que percentagem dos traders do caldeirão de bolsa ganharam hoje no BES e que percentagem perdeu? E também que percentagem de absteve? Todos conseguiram resistir à tentação? Por outro lado quem fez trade hoje no BES, ou costuma fazer nestas épocas em que se esperam eventualmente grandes ressaltos como fazem? Ou os que fazem não têm técnica mas apenas fé ou sorte e azar? O meu muito obrigado pelas respostas e aquele abraço.
O meu conselho é dedicares-te a horizontes temporais maiores. Deixa-te de daytrading, também ganhas dinheiro se apanhares um movimento de 50 ou 100% que dure meses ou anos, só precisas de meia dúzia de trades por ano. Não tentes adivinhar o fundo ou topo exacto, isso é lotaria. Se só conseguires apanhar metade de um movimento de 100%, já é muito bom.
E para isso bastam ferramentas básicas, tipo médias móveis. Para daytrade, é preciso muito mais preparação.
Muito obrigado pela ajuda que me apercebi muito racional. Como lidas com a parte emocional? Por exemplo, vende a 1,40 e a ação corrige. Não tens a tentação de a comprar de novo mais abaixo? Logo tentando adivinhar um mínimo relativo? A mim isso é uma das fontes de problemas, porque não a quero recomprar acima do que vendi. Da-me a sensação de mau negócio...enfim questões emocionais penso eu. Obrigado pela partilha.
- Registado: 24/6/2014 14:27
ovelhaxone Escreveu:negociar intraday vá para futuros sobre indices. vai gostar
negociar intraday/daytrade acções portugueses é à partida um negócio com baixa espectativa... tanta coisa por aí no mundo á mão de semear...
Isto!
Acrescento que fico atónito com a quantidade de povo que não aguenta ver uma cotada do PSI a subir muito num dia. Eu conheço o sentimento.. cresce a frustração.. começa-se a imaginar que estamos a perder o negócio da nossa vida.. e à medida que que as velas crescem.. 1%, 2%.. 5%.. 10% este sentimento só se torna mais exacerbado. Então, quando ela já subiu imenso decide-se que não vamos ser os únicos a ficar plantados na estação, e carregam-se nos botões.
Meus caros amigos, não conheço melhor receita para a desgraça.
O PSI é um índice pequenino, tem apenas 20 índices e metade destes não têm qualquer interesse. O melhor conselho que vos posso dar é alargarem os vossos horizontes.
Eu ando nisto apenas há meio ano, e no ínicio só negociava no PSI.. por isso eu percebo a frustração de ver uma das suas cotadas a subir desenfreadamente. O melhor conselho que vos posso dar é para começarem rapidamente a ver outros índices de outros países.
Percam um tempinho a percorrer as cotadas do índice frances, italiano, belga e holandes (só para começar) e ficarão surpreendidos com a quantidade de oportunidades (longas e curtas) que vos aparecem à frente dos olhos. São tantas que um pequeno investidor não tem capital suficiente para entar dentro de 1/10 das melhores oportunidades que vê.. é verdade!
Por isso eu deixei de me ralar com estas subidas e descidas na banca portuguesa.. existe uma infinidade de oportunidades todos os dias à espera.. basta abrir os gráficos.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Bull Trend e que tal abrir posições apenas em empresas das quais perceba o negócio? Porque isto de abrir posições em empresas que não se percebe depois depende-se da sorte e do azar. E quando assim é ninguém se deve queixar quando tem azar.
A análise técnica só é válida quando não há noticias novas relevantes, andar a fazer análise técnica no BES é pura ignorancia
A análise técnica só é válida quando não há noticias novas relevantes, andar a fazer análise técnica no BES é pura ignorancia
Editado pela última vez por jccgold em 15/7/2014 19:54, num total de 1 vez.
World debt clock:
ovelhaxone Escreveu:Bull Trend Escreveu:Atenção que eu não sou daytrader lol nem trader nem analista técnico ou fundamental, o que quis foi expor o meu caso porque não devo ser o único e assim aprendo eu e outrosl. Destaco uma opinião que achei excelente: "Só tenho um conselho a dar-te, tu próprio já devias ter percebido, se já reparaste que nestes dias de volatilidade não te dás bem no intraday, porque é que insistes?". Mas a questão é a seguinte que percentagem dos traders do caldeirão de bolsa ganharam hoje no BES e que percentagem perdeu? E também que percentagem de absteve? Todos conseguiram resistir à tentação? Por outro lado quem fez trade hoje no BES, ou costuma fazer nestas épocas em que se esperam eventualmente grandes ressaltos como fazem? Ou os que fazem não têm técnica mas apenas fé ou sorte e azar? O meu muito obrigado pelas respostas e aquele abraço.
bom, já que parece estar a falar a sério, aqui vão os meus 2 tostões:
1) qual o seu perfil? consegue ficar numa posição durante dias, semanas e meses? sente demasiada pressão por estar no mercado com uma exposição durante tanto tempo? e ainda, sente pressão para agir, sendo que esperar semanas e meses é um desgaste psicológico para si? provavelmente só irá perceber isto ao fim de um par de anos, mas é importante colocar-se esta questão o quanto antes. ao mesmo tempo descobrirá um pouco mais sobre si mesmo. se a sua postura é de não gostar de esperar então poderá adequar-se a si um perfil mais de curto prazo, no limite daytrading.
2) quanto mais encurta o prazo de negociação mais necessidade terá de dominar quer as emoções quer as competências técnicas. os niveis de entrada tornam-se cada vez mais importantes e os de saída ainda mais. quanto mais curto é o prazo mais risco de ser levado pelo ruido do mercado, pela luta muitas vezes caótica entre as forças compradores e vendedoras. a competência técnica torna-se um auxilio ao controlo emocional, e o inverso também ocorre. vá tomando nota de como a sua emoção parece bater certo com extremos de mercado. quando hesita uma, duas e três vezes e não compra, como é possivel que quando decide arriscar o preço inverte? parece que o mercado está atento ao que faz! não se preocupe que isso acontece a toda a gente e é um sinal de que algo precisa de ser mudado, ou pelo menos limado.
3) dado que os movimentos em daytrade são mais pequenos terá de alavancar mais. isto é feito ou com exposições maiores ao activo ou via instrumentos derivados como futors, CFDs, opções. em qualquer caso saiba que poderá potenciar outro tipo de problemas e riscos: desconforto inconsciente ou consciente com o tamanho da posição, e dificuldade em sair de posições perdedoras por esta exposição ampliar o foco no dinheiro em vez do que o preço está a dizer/fazer.
4) se por outro lado a exposição for demasiado pequena será levado a arriscar quando não tem qualquer razão para o fazer.
5) para daytrading (na verdade para qualquer forma de negociação pois o preço é um fractal) precisa de dominar um conjunto pequeno de padrões/setups de actuação e restringir-se a eles. terão de ser padrões/setups que se repitam com alguma frequência para ter retorno (monetário e emocional). no caso de hoje no BES, podia ter tentado um "longo" quando o BES veio a minimos históricos e inverteu em v-bottom. teve várias oportunidades de comprar pelos 0,39. quando o BES teve um spike up completamente fora dos planos poderia aproveitar para vender. em nenhum caso deveria comprar no spike do preço!
espero que ajude alguma coisa
Ajudou imenso e agradeço a disponibilidade e generosidade para se dar ao trabalho de responder desta forma. Tocou na parte emocional que penso ser um dos meus grande problemas...mas não o único. Vou responder aos seus pontos:
1) Só negociei até hoje ações e fundos (há já tempos que não o faço, mas quando fazia só negociava fundos de ações). Aguento e prefiro estar se possível meses ou anos com a mesma posição aberta, não tenho pressa nenhuma em vender. Mas defino sempre stops com amplitude suficiente para não ser apanhado nas correções normais. Atualizo para os mínimos que se vão gerando. Eu fico bastante stressado normalmente quando estou fora do mercado. Por exemplo, liquidei praticamente 100% da minha carteira em março, abril e maio com a ativação de stops e não me é fácil estar a aguardar muito tempo para reabrir posições...portanto começo para aí a fazer asneiras das grossas. É incrível como não consigo gerir esta minha faceta que é um grande problema a negociar.
2) "vá tomando nota de como a sua emoção parece bater certo com extremos de mercado. quando hesita uma, duas e três vezes e não compra, como é possivel que quando decide arriscar o preço inverte? parece que o mercado está atento ao que faz! não se preocupe que isso acontece a toda a gente e é um sinal de que algo precisa de ser mudado, ou pelo menos limado".
Isto que cito acima é precisamente aquilo que se passa muitas vezes comigo.
3) quando abro uma posição custa-me imenso definir um stop, com o evoluir positivo do trade já não porque pelo menos já assegurei o capital inicial.
4) as vezes penso mesmo isso e digo assim, vou tentar com pouco e logo se vê, se perder também não e muito.
5) sigo as análises técnicas do Ulisses Pereira, do Tiago Esteves e de vários colegas aqui do caldeirão e percebo grande parte das coisas (valorizo muito suportes resistências principalmente e linhas de tendência). Contudo para um dia como o de hoje não tenho uma ferramenta para seguir as formações gráficas.
Mais uma vez fantástica ajuda obrigado.
Bull Trend Escreveu:Atenção que eu não sou daytrader lol nem trader nem analista técnico ou fundamental, o que quis foi expor o meu caso porque não devo ser o único e assim aprendo eu e outrosl. Destaco uma opinião que achei excelente: "Só tenho um conselho a dar-te, tu próprio já devias ter percebido, se já reparaste que nestes dias de volatilidade não te dás bem no intraday, porque é que insistes?". Mas a questão é a seguinte que percentagem dos traders do caldeirão de bolsa ganharam hoje no BES e que percentagem perdeu? E também que percentagem de absteve? Todos conseguiram resistir à tentação? Por outro lado quem fez trade hoje no BES, ou costuma fazer nestas épocas em que se esperam eventualmente grandes ressaltos como fazem? Ou os que fazem não têm técnica mas apenas fé ou sorte e azar? O meu muito obrigado pelas respostas e aquele abraço.
O meu conselho é dedicares-te a horizontes temporais maiores. Deixa-te de daytrading, também ganhas dinheiro se apanhares um movimento de 50 ou 100% que dure meses ou anos, só precisas de meia dúzia de trades por ano. Não tentes adivinhar o fundo ou topo exacto, isso é lotaria. Se só conseguires apanhar metade de um movimento de 100%, já é muito bom.
E para isso bastam ferramentas básicas, tipo médias móveis. Para daytrade, é preciso muito mais preparação.
joao73 Escreveu:joao73 Escreveu:Bom dia,
Já despejei as munições todas, agora vou descansar e esperar o que me vai acontecer.
Um abraço,
João
Hoje isto foi de doidos, depois da coragem de ter entrado no BES, foi apanhado com as calças nas mãos. Não estava à espera de uma subida tão grande e tão rápida e fiquei sem reação e com coragem para vender. Foi pena porque tinha feito uma boa mais valia. Agora resta seguir o plano de venda acima dos 0,58 € (valor de recuperação das grandes perdas de 2014, tipo SC)
Estranho que uma noticia do Bento a dizer que ia trabalhar fizesse uma subida tão elevada, quando o homem apresentar trabalho onde elas vão chegar?????
Um abraço,
João
E se não chegar a esse valor?
Qual o horizonte temporal no momento da entrada?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Que paulada levei...
Derivado ao impulso, um erro cometido por grande parte dos investidores.
Levei porque não foi disciplinado. É para aprender.
Disciplina e um plano são os teus melhores conselheiros. Hoje nenhum deles me assistiu...
Amanhã é venda ao melhor e esquecer.

Derivado ao impulso, um erro cometido por grande parte dos investidores.
Levei porque não foi disciplinado. É para aprender.
Disciplina e um plano são os teus melhores conselheiros. Hoje nenhum deles me assistiu...

Amanhã é venda ao melhor e esquecer.
- Registado: 21/5/2014 22:06
Já te disseram tudo Bull Trend,
Mesmo que comeces a negociar índices não o faças em daytrade. Quantos mais negócios mais erros...
Passa no tópico do DAX ou SP500 e verás que o pessoal define um alvo, uma porta de saída e depois deixam correr, não fecham só porque terminou o dia.
Em dias como o de hoje evito negociar, às vezes arrisco, tal como arrisco no euromilhões...
Abraço,
Limonov
Mesmo que comeces a negociar índices não o faças em daytrade. Quantos mais negócios mais erros...
Passa no tópico do DAX ou SP500 e verás que o pessoal define um alvo, uma porta de saída e depois deixam correr, não fecham só porque terminou o dia.
Em dias como o de hoje evito negociar, às vezes arrisco, tal como arrisco no euromilhões...
Abraço,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
Bull Trend Escreveu:Meus amigos eu realmente sou um nabo nestas coisas de bolsa. Estava tão bem quieto e resolvi entalar-me com o BES a 42,2 após ter ido bem mais acima (acho que à volta de 0,47, não estou agora a ver os números). Enfim...alguém quer partilhar como faz um intraday nestes dias de forte volatilidade? Talvez me safe amanhã na abertura e as despache sem perdas ou então fico ainda mais entalado. Meto-me a fazer o que não sei e dá nisto. Em position trade até me safo embora me considere fraco (normalmente perco 50% das mais valias que consigo realizar nos negócios em que tenho de assumir perdas, e por outro lado perco 50% das mais valias potenciais que atinjo uma vez que uso STOPS bastante largos). Outra história é a desgraça quando me meto a fazer intraday. Só me da vontade de atirar com uma pedra à cabeça. Ajudem-me lá pfv para ver se não me entalo mais noutras situações futuras. Além dos vossos conselhos onde posso aprender mais sobre este dias pontuais em que se pode ganhar (e perder) algum dinheiro no intraday? Muito obrigado e um abraço.
Um conselho: estaa quieto.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Bull Trend Escreveu:Atenção que eu não sou daytrader lol nem trader nem analista técnico ou fundamental, o que quis foi expor o meu caso porque não devo ser o único e assim aprendo eu e outrosl. Destaco uma opinião que achei excelente: "Só tenho um conselho a dar-te, tu próprio já devias ter percebido, se já reparaste que nestes dias de volatilidade não te dás bem no intraday, porque é que insistes?". Mas a questão é a seguinte que percentagem dos traders do caldeirão de bolsa ganharam hoje no BES e que percentagem perdeu? E também que percentagem de absteve? Todos conseguiram resistir à tentação? Por outro lado quem fez trade hoje no BES, ou costuma fazer nestas épocas em que se esperam eventualmente grandes ressaltos como fazem? Ou os que fazem não têm técnica mas apenas fé ou sorte e azar? O meu muito obrigado pelas respostas e aquele abraço.
Aqui não há fórmulas mágicas, embora a muitos pareça, isto não é fácil, ou melhor, é mesmo muito díficil. Mais tarde ou mais cedo, o mercado rouba o dinheiro daqueles que não estão preparados para isto, como tu...sobretudo o mercado português, que é um comilão...
Daytrade ainda mais difícil do que tudo o resto. Se alguém te disser que ganha muito dinheiro a fazer daytrade, desconfia... aqui ninguém te vai dizer como fazer para ganhar dinheiro nem com daytrade nem de outra forma, embora possas ter alguns conselhos interessantes... mas é bom que enquanto aprendes não rebentes já com o dinheiro todo, por isso investe apenas uma parte do teu dinheiro, algo que não seja dramático se o perderes todo...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
CMVM volta a proibir short sobre o BES .
Se fosse era saber como o GES chegou a esta situação em vez de manipular mercado é que fazia bem.

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Bull Trend Escreveu:ovelhaxone Escreveu:negociar intraday vá para futuros sobre indices. vai gostar
negociar intraday/daytrade acções portugueses é à partida um negócio com baixa espectativa... tanta coisa por aí no mundo á mão de semear...
Obrigado pela resposta também é excelente. O meu problema é que não sei negociar futuros, penso que se pode fazer com CFD mas penso que não tenho os conhecimentos necessários para tal. Se me quiser dar umas dicas eu agradeço. Que futuros negoceia? Sobre índices? Um abraço e obrigado.
O melhor concelho que te posso dar antes de voltares abrir uma posição é saberes minimamente o que estas a fazer.
Para isso acontecer vais ter que ler, estudar, analisar.
Se conheceres alguém que viva exclusivamente do trade por conta própria e que te possa dar formação era óptimo.
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!
Blog - Lusitanian Trader
Página Facebook - Lusitanian Trader
Blog - Lusitanian Trader
Página Facebook - Lusitanian Trader
bom, já que parece estar a falar a sério, aqui vão os meus 2 tostões:
1) qual o seu perfil? consegue ficar numa posição durante dias, semanas e meses? sente demasiada pressão por estar no mercado com uma exposição durante tanto tempo? e ainda, sente pressão para agir, sendo que esperar semanas e meses é um desgaste psicológico para si? provavelmente só irá perceber isto ao fim de um par de anos, mas é importante colocar-se esta questão o quanto antes. ao mesmo tempo descobrirá um pouco mais sobre si mesmo. se a sua postura é de não gostar de esperar então poderá adequar-se a si um perfil mais de curto prazo, no limite daytrading.
2) quanto mais encurta o prazo de negociação mais necessidade terá de dominar quer as emoções quer as competências técnicas. os niveis de entrada tornam-se cada vez mais importantes e os de saída ainda mais. quanto mais curto é o prazo mais risco de ser levado pelo ruido do mercado, pela luta muitas vezes caótica entre as forças compradores e vendedoras. a competência técnica torna-se um auxilio ao controlo emocional, e o inverso também ocorre. vá tomando nota de como a sua emoção parece bater certo com extremos de mercado. quando hesita uma, duas e três vezes e não compra, como é possivel que quando decide arriscar o preço inverte? parece que o mercado está atento ao que faz! não se preocupe que isso acontece a toda a gente e é um sinal de que algo precisa de ser mudado, ou pelo menos limado.
3) dado que os movimentos em daytrade são mais pequenos terá de alavancar mais. isto é feito ou com exposições maiores ao activo ou via instrumentos derivados como futors, CFDs, opções. em qualquer caso saiba que poderá potenciar outro tipo de problemas e riscos: desconforto inconsciente ou consciente com o tamanho da posição, e dificuldade em sair de posições perdedoras por esta exposição ampliar o foco no dinheiro em vez do que o preço está a dizer/fazer.
4) se por outro lado a exposição for demasiado pequena será levado a arriscar quando não tem qualquer razão para o fazer.
5) para daytrading (na verdade para qualquer forma de negociação pois o preço é um fractal) precisa de dominar um conjunto pequeno de padrões/setups de actuação e restringir-se a eles. terão de ser padrões/setups que se repitam com alguma frequência para ter retorno (monetário e emocional). no caso de hoje no BES, podia ter tentado um "longo" quando o BES veio a minimos históricos e inverteu em v-bottom. teve várias oportunidades de comprar pelos 0,39. quando o BES teve um spike up completamente fora dos planos poderia aproveitar para vender. em nenhum caso deveria comprar no spike do preço!
espero que ajude alguma coisa
- Registado: 18/7/2013 15:16
Re: Os entalados no BES
jccgold Escreveu:jccgold Escreveu:joao73 Escreveu:Já disse que estou dentro no BES, ainda hoje fui ao mercado,
No dia anterior à Holding ES declarar falência comprar accoes do BES. Amanhã aparece pra sabermos quanto dinheiro mataste
Ola. Que tal correu essa compra do BES? Também és dos que têm plano de venda de accoes do BCP quando voltarem aos 5 euros?
Como mencionei em cima a compra não foi má, pena foi não ter aproveitado para vender...LOL
Em relação ao BCP, tive a sorte de compra uma boa carteira a 0,07 com uma venda na casa dos 0,18 que deu uma boa mais valia, o problema foi o investimento na sc e uma perda de uma recompra no BCP antes do anuncio do aumento de capital, enfim umas vezes ganha-se e outras perde-se.
Um abraço,
João
Tendo em atenção o pedido expresso de alguns foristas para que o tópico fosse mais didático, aqui volto a afixar um post que ainda nem tem 2 semanas.
Devo dizer que me faz doer a necessidade, que me parece algo depressivo-masoquista, de muitos foristas de fazer posts muito, muito, sérios para falarem de assuntos redundantes, repetidos e inóquos. Nesse sentido e para a posteridade, aqui deixo este postezinho:
Já agora: cumpre-me dizer que não tenho ações do BES, que me parece arriscado comprar BES, que duvido que alguém saiba o que está a comprar quando compra BES... Enfim. Recorde-se que foi isso mesmo que procurou o novo homem forte do banco: tentar saber o que era -o que é!- o BES.
Se os foristas ansiosos por mais didática, mais pedagogia e mais, muito mais, conhecimento sabem algo que mais ninguém saiba... então força! Exponham os vossos conhecimentos, publicitem e divulguem as vossas informações.
Já agora: é muito, muito, muito arriscado, para quem não tem experiência e arriscado para quem a tem, meter-se em day trades e intradays no BES. Deixem-se disso.
Quanto aos livros que deveriam ser lidos e comentados neste forum... já li alguns e, não há, que eu saiba, nenhum que aconselhe a compra de ações cujas contas são desconhecidas... Nem aqueles muito citados e exageradamente seguidos pela rapaziada dos riscos.
Entretanto fiquei curioso: aqueles que se queixam das faltas e falhas didáticas e pedagógicas no Forum o que é que aconselham aos leitores mais incautos, ou mais inexperientes?
Só para saber...
Um abraço,
Raposo Tavares
Devo dizer que me faz doer a necessidade, que me parece algo depressivo-masoquista, de muitos foristas de fazer posts muito, muito, sérios para falarem de assuntos redundantes, repetidos e inóquos. Nesse sentido e para a posteridade, aqui deixo este postezinho:
Raposo Tavares Escreveu:O leitor quer comprar BES?
É uma pretensão legítima e pode ser um investimento seguro se respeitar alguns passos (que não precisam de se dar pela ordem abaixo mas que têm que ser todos concretizados):
1º A assembleia geral vai ter que se realizar na data prevista (se a coisa for alterada 'quinhentas' vezes, desista);
2º- Desconsidere as opiniões das Oreys e dos Barclays.
3º- Desconsidere os riscos que desconsideram fundamentais.
4º- Desconsidere os fundamentais que esquecem os riscos (leia-se: todos e quaisquer riscos).
5º - A cotação deve cair, até onde tiver de cair. (Não tenha pressa de adquirir estes papéis).
6º.- Não dê muito crédito ao sítio da CMVM. (O meu primo Tavares, dada a ausência de transparência dos Espíritos Santos e a inexistência de notícias, já perdeu muitas oportunidades de falar e de se impor: esqueça-o).
7º- Aguarde pelo fumo branco do Banco de Portugal quanto à estabilização e regularização das contas do banco.
8º- Aguarde pelo resultado (que tem que ser positivo!) do teste de stress dos rapazes do BCE.
9º- Assegure-se de que no último fim de semana o Expresso não trouxe nenhuma notícia que você só considera possível se tiver sido veiculada por alguém de dentro do BES.
10º- Estabeleça com firmeza o investimento que quer fazer.
11º- Divida o investimento previsto em duas ou três 'tranches'.
12º- Aplique a primeira tranche duas a três semanas depois de se terem verificado todos os passos anteriores (descanse que nesta altura o BES já deve ter corrigido de alguma euforia compradora que se vai verificar quando a situação der mostras definitivas de se inverter.
13º-Aplique a segunda tranche depois de o papel ter ultrapassado a primeira resistência que se lhe deparar. (Refiro-me ao último suporte furado no movimento de queda).
14º- Aplique as tranches seguintes (se as tiver) com a mesma lógica do 12º passo (3ª tranche, na segunda resistência; 4ª tranche na terceira resistência...).
15º- Fica claro que não deve pensar em investir no BES antes da última semana de setembro.
Um abraço,
Raposo Tavares
Já agora: cumpre-me dizer que não tenho ações do BES, que me parece arriscado comprar BES, que duvido que alguém saiba o que está a comprar quando compra BES... Enfim. Recorde-se que foi isso mesmo que procurou o novo homem forte do banco: tentar saber o que era -o que é!- o BES.
Se os foristas ansiosos por mais didática, mais pedagogia e mais, muito mais, conhecimento sabem algo que mais ninguém saiba... então força! Exponham os vossos conhecimentos, publicitem e divulguem as vossas informações.
Já agora: é muito, muito, muito arriscado, para quem não tem experiência e arriscado para quem a tem, meter-se em day trades e intradays no BES. Deixem-se disso.
Quanto aos livros que deveriam ser lidos e comentados neste forum... já li alguns e, não há, que eu saiba, nenhum que aconselhe a compra de ações cujas contas são desconhecidas... Nem aqueles muito citados e exageradamente seguidos pela rapaziada dos riscos.
Entretanto fiquei curioso: aqueles que se queixam das faltas e falhas didáticas e pedagógicas no Forum o que é que aconselham aos leitores mais incautos, ou mais inexperientes?
Só para saber...
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Re: Os entalados no BES
jccgold Escreveu:joao73 Escreveu:Já disse que estou dentro no BES, ainda hoje fui ao mercado,
No dia anterior à Holding ES declarar falência comprar accoes do BES. Amanhã aparece pra sabermos quanto dinheiro mataste
Ola. Que tal correu essa compra do BES? Também és dos que têm plano de venda de accoes do BCP quando voltarem aos 5 euros?
World debt clock:
joao73 Escreveu:Bom dia,
Um abraço,
João
Um abraço,
João
ovelhaxone Escreveu:negociar intraday vá para futuros sobre indices. vai gostar
Obrigado pela resposta também é excelente. O meu problema é que não sei negociar futuros, penso que se pode fazer com CFD mas penso que não tenho os conhecimentos necessários para tal. Se me quiser dar umas dicas eu agradeço. Que futuros negoceia? Sobre índices? Um abraço e obrigado.
Atenção que eu não sou daytrader lol nem trader nem analista técnico ou fundamental, o que quis foi expor o meu caso porque não devo ser o único e assim aprendo eu e outrosl. Destaco uma opinião que achei excelente: "Só tenho um conselho a dar-te, tu próprio já devias ter percebido, se já reparaste que nestes dias de volatilidade não te dás bem no intraday, porque é que insistes?". Mas a questão é a seguinte que percentagem dos traders do caldeirão de bolsa ganharam hoje no BES e que percentagem perdeu? E também que percentagem de absteve? Todos conseguiram resistir à tentação? Por outro lado quem fez trade hoje no BES, ou costuma fazer nestas épocas em que se esperam eventualmente grandes ressaltos como fazem? Ou os que fazem não têm técnica mas apenas fé ou sorte e azar? O meu muito obrigado pelas respostas e aquele abraço.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, Ferreiratrade, Google [Bot], Phil2014, PMP69, TTM62 e 159 visitantes