Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 14/7/2014 19:49

chico2005 Escreveu:
trend=friend Escreveu:http://www.dinheirovivo.pt/empresas/construcao/interior.aspx?content_id=4022727&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=feed%3a+dv-empresas+(dv+-+empresas)&page=1

Parece que para a semana já há novidades...

Eu por mim não acredito que arrisquem o cancelamento de mais uma IPO sem terem a certeza de que a conseguem concretizar.
Acho que se houver novidades num futuro próximo será (fins de Agosto) na altura da saída do relatório de contas do 1º semestre que é para toda a gente querer subscrever (se os resultados forem bons...). Imaginem que a subscrição tinha sido no inicio de Junho quando se soube da encomenda dos Camarões?
Caso contrario vão estar sempre sujeitos, como todo o PSI, à novela Espirito Santo que só deve acabar quando se souber os resultados dos testes de stress à banca ou seja em Outubro.

Tenho a mesma opinião. Os resultados do 2º trimestre deverão ser bem melhores do que o 1º. Tendo em conta que isso é verdade, a IPO em princípios de Setembro será muito mais vantajosa do que seria agora, mesmo se os mercados não estivessem tão "nebulosos", principalmente o PSI20. Acho inclusive que se a Mota não tivesse certeza disso não teria suspendido a operação na forma como suspendeu. Por isso devemos estar atentos a eventuais correções e também a seu comportamento (AT) para reforçar posição. Essa é apenas uma opinião. Cada um deve agir conforme aquilo que vê e acredita tanto em termos de AT como AF.

Cumprimentos e bons negócios!
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.

Registado: 10/11/2011 11:44

por trend=friend » 14/7/2014 19:07

E enquanto se espera por África... mais 218 milhões em obras... na Europa!

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR51286.pdf
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Gumbel » 14/7/2014 15:26

trend=friend Escreveu:http://www.dinheirovivo.pt/empresas/construcao/interior.aspx?content_id=4022727&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=feed%3a+dv-empresas+(dv+-+empresas)&page=1

Eu por mim não acredito que arrisquem o cancelamento de mais uma IPO sem terem a certeza de que a conseguem concretizar.
Acho que se houver novidades num futuro próximo será (fins de Agosto) na altura da saída do relatório de contas do 1º semestre que é para toda a gente querer subscrever (se os resultados forem bons...). Imaginem que a subscrição tinha sido no inicio de Junho quando se soube da encomenda dos Camarões?
Caso contrario vão estar sempre sujeitos, como todo o PSI, à novela Espirito Santo que só deve acabar quando se souber os resultados dos testes de stress à banca ou seja em Outubro.

Registado: 8/7/2014 16:28

por sanchobeti » 13/7/2014 21:54

Pode acontecer que o Besa ande por ali. :wall:

Registado: 29/11/2007 13:06

por trend=friend » 12/7/2014 18:48

http://www.dinheirovivo.pt/empresas/con ... -+empresas)&page=1

Clint Eastwood

por Gumbel » 11/7/2014 17:46

trend=friend Escreveu:Mais fresquinha, penso eu...

http://economico.sapo.pt/noticias/anton ... 97425.html

À rasca estava eu se tivesse ido ao AC do BCP. Bendita a hora em que vendi BCP e comprei Mota.

por trend=friend » 11/7/2014 16:29

Clint Eastwood

por AAA_ » 11/7/2014 14:55

trend=friend Escreveu:in Publico

A Mota-Engil África decidiu suspender a operação de dispersão do capital em bolsa “devido à recente e significativa deterioração das condições de mercado e o impacto resultante no sentimento da comunidade de investidores”.

"O produto é bom, mas o momento é mau". O presidente executivo da Mota-Engil resume assim a decisão da empresa de suspender a entrada em bolsa da sua unidade africana, cujo período de oferta terminou na quarta-feira. A instabilidade nos mercados de capitais e os receios dos investidores de um "contágio global" levaram a empresa a adiar a operação, cujos resultados deveriam ser conhecidos nesta sexta-feira.

"Se o closing da operação tivesse ocorrido noutro dia, talvez as coisas tivessem corrido bem, como de resto tinham estado a correr", disse o gestor ao PÚBLICO. Nas reuniões das últimas duas semanas nas principais praças financeiras, "houve entrada de investidores fortes, mas que acabaram por reduzir as suas posições", explicou.

Além da situação específica do mercado português, onde a crise no GES e o episódio do investimento de 900 milhões de euros da PT em papel comercial da Rioforte (holding não financeira do grupo) têm penalizado o comportamento da bolsa (o PSI 20 fechou a perder mais de 4% na quinta-feira, registando a pior quebra diária de há mais de um ano), também a situação recente da insolvência da espanhola Gowex, que durante quatro anos falsificou as contas, contribuiu para a instabilidade generalizada que se viveu nas principais praças europeias.

"O efeito psicológico" falou mais alto, disse Gonçalo Moura Martins, sublinhando que a empresa retomará o processo de entrada em bolsa "assim que houver condições".

Ao início da manhã desta sexta-feira, a Mota-Engil emitiu um comunicado anunciando a interrupção da Oferta Pública Inicial (IPO) da holding que concentra os negócios do grupo em África.

“Apesar de um conjunto de ordens de investidores institucionais de alta qualidade dentro do intervalo de preços anunciado, a procura global não assegurava o sucesso da admissão à negociação e do desenvolvimento de um mercado para as acções”, explicou a empresa na nota enviada à CMVM.

“Os eventos e a performance dos mercados de capitais nas últimas 48 horas resultaram num impacto negativo na escala e interesse de algumas ordens” de compra, explicou a empresa.

Nas últimas duas semanas a empresa “reuniu com investidores na Europa, no Reino Unido, nos Estados Unidos da América e em África”, obtendo “uma grande quantidade de ordens”, que reflectem “a qualidade e o futuro do negócio em África”.

Garantiu por isso continuar “inteiramente empenhada na realização bem-sucedida do IPO da Mota-Engil África”.

Neste momento, as acções da Mota-Engil estão a cair 3,57% em bolsa para 4,7 euros. No entanto, a queda chegou a atingir 10% durante a manhã desta sexta-feira.

Não conhecia estas declarações.
Talvez espere pela continuação da correcção para voltar a entrar.
Abraço.

Registado: 21/10/2010 13:08

por trend=friend » 11/7/2014 13:41

richardj Escreveu:
Marco Martins Escreveu:A mota não poderá também ser um dos entalados pelo GES?

Só se for pela Ascendi.

Aqui fica a estrutura accionista

http://www.ascendi.pt/gca/index.php?id=12#

Por aí não era entalado, era beneficiado...
Clint Eastwood

por richardj » 11/7/2014 13:36

Marco Martins Escreveu:A mota não poderá também ser um dos entalados pelo GES?

Só se for pela Ascendi.

Aqui fica a estrutura accionista

http://www.ascendi.pt/gca/index.php?id=12#

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Resina » 11/7/2014 13:00

np40af Escreveu:Tenho muitas dúvidas que o IPO seja retomado.

Acredito que a procura não tenha sido o que eles estavam à espera e esta turbulência só veio agravar a situação. O preço elevado é o que dá...

Vendi 2/3 da minha posição. com perdas elevadas mas os motivos que me levaram a entrar estão, no mínimo, suspensos.

Olá,

Neste momento estou totalmente liquido...
Mas se estivesse dentro, acho que não iria vender a Mota Engil... Apesar de tudo continua a ser uma excelente empresa e acredito que volte novamente aos 6€...
Estou apenas a ver o que isto dá e se esta volatilidade acalma...
Fique descançado que quando houve uma novidade ela volta a disparar, os movimentos na Mota são exponenciados, isto significa que há sempre quedas muito fortes e subidas muito fortes...

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por trend=friend » 11/7/2014 12:57

in Publico

A Mota-Engil África decidiu suspender a operação de dispersão do capital em bolsa “devido à recente e significativa deterioração das condições de mercado e o impacto resultante no sentimento da comunidade de investidores”.

"O produto é bom, mas o momento é mau". O presidente executivo da Mota-Engil resume assim a decisão da empresa de suspender a entrada em bolsa da sua unidade africana, cujo período de oferta terminou na quarta-feira. A instabilidade nos mercados de capitais e os receios dos investidores de um "contágio global" levaram a empresa a adiar a operação, cujos resultados deveriam ser conhecidos nesta sexta-feira.

"Se o closing da operação tivesse ocorrido noutro dia, talvez as coisas tivessem corrido bem, como de resto tinham estado a correr", disse o gestor ao PÚBLICO. Nas reuniões das últimas duas semanas nas principais praças financeiras, "houve entrada de investidores fortes, mas que acabaram por reduzir as suas posições", explicou.

Além da situação específica do mercado português, onde a crise no GES e o episódio do investimento de 900 milhões de euros da PT em papel comercial da Rioforte (holding não financeira do grupo) têm penalizado o comportamento da bolsa (o PSI 20 fechou a perder mais de 4% na quinta-feira, registando a pior quebra diária de há mais de um ano), também a situação recente da insolvência da espanhola Gowex, que durante quatro anos falsificou as contas, contribuiu para a instabilidade generalizada que se viveu nas principais praças europeias.

"O efeito psicológico" falou mais alto, disse Gonçalo Moura Martins, sublinhando que a empresa retomará o processo de entrada em bolsa "assim que houver condições".

Ao início da manhã desta sexta-feira, a Mota-Engil emitiu um comunicado anunciando a interrupção da Oferta Pública Inicial (IPO) da holding que concentra os negócios do grupo em África.

“Apesar de um conjunto de ordens de investidores institucionais de alta qualidade dentro do intervalo de preços anunciado, a procura global não assegurava o sucesso da admissão à negociação e do desenvolvimento de um mercado para as acções”, explicou a empresa na nota enviada à CMVM.

“Os eventos e a performance dos mercados de capitais nas últimas 48 horas resultaram num impacto negativo na escala e interesse de algumas ordens” de compra, explicou a empresa.

Nas últimas duas semanas a empresa “reuniu com investidores na Europa, no Reino Unido, nos Estados Unidos da América e em África”, obtendo “uma grande quantidade de ordens”, que reflectem “a qualidade e o futuro do negócio em África”.

Garantiu por isso continuar “inteiramente empenhada na realização bem-sucedida do IPO da Mota-Engil África”.

Neste momento, as acções da Mota-Engil estão a cair 3,57% em bolsa para 4,7 euros. No entanto, a queda chegou a atingir 10% durante a manhã desta sexta-feira.
Clint Eastwood

por Marco Martins » 11/7/2014 11:55

A mota não poderá também ser um dos entalados pelo GES?

Registado: 7/4/2007 17:13

por Gumbel » 11/7/2014 11:17

Apesar de tudo a Mota continua igual ou seja, a crescer, pelo que para quem se entalou como eu melhores tempos virão.
E que me sirva de lição: Antes pequenos ganhos do que grandes perdas. Ou melhor antes pequenos ganhos do que depois ver barato e não poder comprar.

por Gumbel » 11/7/2014 11:17

AntónioManuel Escreveu:Olá resina, tinha acabado de fazer o target do trade quando vi o teu post.
Aqui vai, mas é apenas uma perspectiva, pode não se concretizar, devemos estar preparados para tudo a qualquer momento.
O mercado gosta de nos trocar as voltas, por isso o melhor é ir acompanhando.

Cumprimentos
António manuel

Caro António Manuel,
Embora não tenha conseguido levar o seu "trade" até ao fim, hoje ficou demonstrado que as suas estimativas estavam correctas. Por mim devia ter confiado menos em África e mais em si. Erros de principiante. Recomenda algum bom livro para aprender a interpretar os gráficos em condições?
Abraço,
Francisco

por trend=friend » 11/7/2014 10:52

np40af Escreveu:
Vendi 2/3 da minha posição. com perdas elevadas mas os motivos que me levaram a entrar estão, no mínimo, suspensos.

"interrompidos" :wink:
Clint Eastwood

por AAA_ » 11/7/2014 10:45

Tenho muitas dúvidas que o IPO seja retomado.

Acredito que a procura não tenha sido o que eles estavam à espera e esta turbulência só veio agravar a situação. O preço elevado é o que dá...

por trend=friend » 11/7/2014 10:34

Pelos vistos mantém-se o compromisso com a realização do IPO...

Se nas últimas 48 horas se verificaram tantas desistências porque pertence ao mesmo país que um certo grupo financeiro, mais valia de facto adiar... É que o início de negociação podia ser traumático. Se o BES afectou todas as empresas portuguesas cotadas sem excepção, iria certamente afectar a negociação da Mota África e ... por inerência da casa-mãe.

É bom que o BES comece a negociar rapidamente, porque de efeitos sistémicos do Banco já ficou toda a gente com uma ligeira ideia...

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... rcado.html
Clint Eastwood

por JR62 » 11/7/2014 10:34

np40af Escreveu:
Resina Escreveu:
np40af Escreveu:Terminou hoje o período de subscrição da oferta preferencial da Mota África. A EGL deverá reagir amanhã em função da procura registada, que deverá ainda hoje ser conhecida.
Penso eu de que...

Olá,

Subscreveste?
Eu decidi não subscrever nada! Tenho as que me ofereceram e chega...
A bolsa está muito má e não quero correr riscos, alem de ser cotado em Libras e ter custo elevados de transacção...

Abc

Boas!

Não subscrevi nada e vendi no último dia do prazo as que me ofereceram.

Confesso que andei durante semanas a pensar de forma convicta manter essas e a subscrever as que tinha direito mas com a deterioração dos mercados mudei de ideias.

Continuo a pensar que está aqui um activo que no médio/longo prazo irá valorizar bastante, contudo parece-me que o valor do IPO está bastante exagerado. Prevejo nos primeiros dias um ajustamento em baixo da cotação. Depois verei se entrarei ou não, irá depender do meu sentimento em relação ao mercado.

O pessoal anda baralhado até agora ninguém recebeu nenhuma acção de borla (tinham direitos) assim como ninguém vendeu( deram intenção de OV) as acções "oferecidas" . Sem IPO não há nada.

Registado: 21/1/2014 1:40

por Resina » 11/7/2014 9:26

Mota-Engil cai mais de 7,5% depois de interromper IPO da unidade africana
11 Julho 2014, 08:43 por David Santiago | dsantiago@negocios.pt

3Enviar por emailReportar erro
0

inShare

A decisão de suspender a oferta pública inicial (IPO) da unidade africana devido à "deterioração das condições de mercado" e ao "respectivo impacto no sentimento da comunidade de investidores", está a afectar as acções da construtora que seguem a cair 7,66%.
Depois de cinco sessões consecutivas em que as acções da Mota-Engil registaram desvalorizações, os títulos da construtora abriram a sessão desta sexta-feira com perdas ainda mais acentuadas. As acções seguem agora a cair 7,66% para 4,578 euros depois de a Mota-Engil ter anunciado a suspensão da oferta pública inicial (IPO) sobre a unidade africana. Os títulos chegaram a descer 11,29%, no arranque da sessão.

Em nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Mota-Engil explica que tal decisão se fica a dever à "deterioração das condições de mercado" e ao "respectivo impacto no sentimento da comunidade de investidores".

O IPO da Mota-Engil África estava a decorrer, sendo quinta-feira o último dia para os institucionais darem ordens. Para os privados a operação tinha terminado na quarta-feira, 9 de Julho. Contudo, as condições de mercado e a confiança dos investidores ter-se-ão deteriorado nos últimos dias, muito devido aos receios em torno do Grupo Espírito Santo (GES).

Depois de desvalorizar 13% nas últimas cinco sessões a Mota-Engil continua a acumular perdas, tendo já negociado esta sexta-feira nos 4,398 euros por acção, mínimos de 23 de Maio deste ano.

Em cerca de meia hora da negociação bolsista deste último dia da semana já foram transaccionadas mais de 253 mil títulos da empresa que opera no sector da construção, que compara com uma média diária dos últimos seis meses de pouco mais de 743 mil.

por Resina » 11/7/2014 9:25

Mota-Engil interrompe IPO da unidade de África devido à "deterioração das condições de mercado"
11 Julho 2014, 07:41 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt

1Enviar por emailReportar erro
3

inShare

A Mota-Engil interrompeu a oferta pública inicial da unidade africana devido à "deterioração das condições de mercado" e ao "respectivo impacto no sentimento da comunidade de investidores", revelou esta manhã a empresa.
A Mota-Engil decidiu suspender a ofetra pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da unidade africana. Em causa está a "deterioração das condições de mercado e o respetivo impacto no sentimento da comunidade de investidores", explica a empresa em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliáros (CMVM).

"As ordens transmitidas ficam assim sem efeito", adianta a mesma fonte.

O IPO da Mota-Engil África estava a decorrer, sendo quinta-feira o último dia para os institucionais darem ordens. Para os privados a operação tinha terminado na quarta-feira, 9 de Julho. Contudo, as condições de mercado e a confiança dos investidores ter-se-ão deteriorado nos últimos dias, muito devido aos receios em torno do Grupo Espírito Santo (GES).

Ainda ontem as acções da Mota-Engil fecharam com uma queda de 3,52% para 4,958 euros, elevando para 13% a queda nos últimos cinco dias, um comportamento que se espelhou na maioria das acções que compõem o principal índice nacional.

A Mota-Engil África deveria estrear-se em bolsa no próximo dia 16 de Julho.

"A interrupção do processo de IPO implica também, conforme oportunamente divulgado, que continua em suspenso a verificação da condição suspensiva de que depende a atribuição do dividendo condicional em espécie deliberado na assembleia geral de 27 de Dezembro de 2013, consistente em as acções da Mota-Engil África serem objecto de decisão de admissão à negociação em mercado regulamentado a funcionar em Estado membro da União Europeia até ao dia 31 de Dezembro de 2014", acrescenta a mesma fonte.

(Notícia actualizada às 7h49 com mais informação)

Boas,

Só tenho uma coisa a dizer: LINDO!
Que vontade que me dá de rir...
Realmente eu com estas condições decidi mesmo não avançar e dar alguma ordem... Cheira-me que as ordens devem ter sido tão mázinhas, que eles viram que o melhor mesmo é estar quieto...
O que temos a reter é que se ela subiu muito devido ao IPO, então não havendo IPO ela deverá voltar ao ponto onde estava, será que fica congelado?
Hum...

Abc

por nuuuuno » 11/7/2014 9:19

que xico espertismo este da mota...entao estas operações sao assim: hoje o mercado tá bom anuncio IPO...amanha cai e cancelo IPO...este tipo de anuncios para mim deviam ser vinculativos...senao andamos a brincar...! http://economico.sapo.pt/noticias/mota-engil-interrompe-ipo-da-mota-engil-africa-devido-a-recente-deterioracao-das-condicoes-de-mercado_197413.html

nao tenho qq posição na mota...se tivesse ficava furioso... :twisted: :evil:

Registado: 10/11/2011 10:05

por AAA_ » 10/7/2014 11:26

Resina Escreveu:
np40af Escreveu:Terminou hoje o período de subscrição da oferta preferencial da Mota África. A EGL deverá reagir amanhã em função da procura registada, que deverá ainda hoje ser conhecida.
Penso eu de que...

Olá,

Subscreveste?
A bolsa está muito má e não quero correr riscos, alem de ser cotado em Libras e ter custo elevados de transacção...

Abc

Boas!

Não subscrevi nada e vendi no último dia do prazo as que me ofereceram.

Confesso que andei durante semanas a pensar de forma convicta manter essas e a subscrever as que tinha direito mas com a deterioração dos mercados mudei de ideias.

Continuo a pensar que está aqui um activo que no médio/longo prazo irá valorizar bastante, contudo parece-me que o valor do IPO está bastante exagerado. Prevejo nos primeiros dias um ajustamento em baixo da cotação. Depois verei se entrarei ou não, irá depender do meu sentimento em relação ao mercado.

por Resina » 10/7/2014 11:02

Penso eu de que...

Olá,

Subscreveste?

Abc

por AntónioManuel » 10/7/2014 10:46

Adam hedge Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Coloquei o stoploss no topo do candle linha azul dentro do quadrado vermelho á esquerda, quando deveria ter colocado ligeiramente acima do máximo do candle linha verde.
Mas também nem sempre tudo corre na perfeição nem é preciso para sermos bem sucedidos; sempre iremos cometer erros, é importante é errar pequeno.

bom dia caro antoniomanuel

parabéns pelo exelente trade,e se errou que os erros sejam todos como esse o que importa é as mais valias

grande trade

abraço :wink:

Obrigado Adam hedge concordo contigo, aproveito para dizer que que sempre apreciei os teus gráficos e analises.
Abraço
António Manuel
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 104 visitantes