Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por Artista Romeno » 11/7/2014 8:17

Primvs Escreveu:Olha que cena...nao abriu!!!!~

Continuam suspensas????Nao serviu a comunicaçao ontem????

caro primvs para fechar tema que estou com pouco tempo...a linha ao besa julgo ser mesmo verdade... pelo menos no passado existiu.. no entanto há um ponto importante supostamente a quase totalidade do mau credito fica coberto pela garantia aos tais 70% do balanço.... logo a perda se a garantia for efectivamente usada é mais pelo capital que perde na diluição... descontada a perda da redução de necessidades de capital pela desconsoliadação... ora se a garantia for usada essas linhas terão que ser pelo menos na sua grande maioria reembolsadas....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por MarketBS » 11/7/2014 8:15

http://www.cnbc.com/id/101828465

continua o BES (e portugal) em destaque lá por fora ...

Registado: 11/6/2012 0:00

por HJOR » 11/7/2014 8:07

CNBC abriu com direto de lisboa e Pedro Santana Lopes irá falar daqui a alguns minutos.
Editado pela última vez por HJOR em 11/7/2014 8:35, num total de 1 vez.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por Primvs » 11/7/2014 8:01

Olha que cena...nao abriu!!!!~

Continuam suspensas????Nao serviu a comunicaçao ontem????
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Artista Romeno » 11/7/2014 2:09

jccgold Escreveu:E sobre o problema 5.7MM€ BES Angola? Nada. /me out

só faz é bem estar out....70% é coberto por uma garantia que se converterá em capital do banco
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por jccgold » 11/7/2014 2:05

E sobre o problema 5.7MM€ BES Angola? Nada. /me out

Registado: 11/11/2011 3:58

por Artista Romeno » 11/7/2014 1:35

Primvs Escreveu:Artista...fiz o restart TV à Sic Noticias para as 22:00h e tive a ver o Pedro Santos Guerreiro e o Joao Duque...e o PSG referiu a questao do BESA e das linhas de credito de curto prazo do BES ao BESA no valor de 2 MME...

olha tou num sitio onde nao posso confirmar isso.... mas se o besa nao pagar entra em default, e nao acredito que isso tambem valha 0... mesmo que nao pague há cocos o bcp teve 3mm a perda que o bes vai ter ali no comunicado, e a desconsolidação do capital liquido da queda dos ativos ponderados pelo risco nao passa de 3mm... mas é preciso ter cuidado o psg para dizer isso tem que provar como fez com o resto.... acho que os pontos são so que alias tenho defendido acerrimamente por uma questão de resposabilidade... com cocos no limite o bes é solvente, liquidez vai ao bce tem muitos ativos elegiveis

por Primvs » 11/7/2014 1:28

Artista...fiz o restart TV à Sic Noticias para as 22:00h e tive a ver o Pedro Santos Guerreiro e o Joao Duque...e o PSG referiu a questao do BESA e das linhas de credito de curto prazo do BES ao BESA no valor de 2 MME...
É da vida...

por Artista Romeno » 11/7/2014 1:24

AT2014 Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
ricardmag Escreveu:Banco Espírito Santo, S.A. informa sobre exposição ao Grupo Espírito Santo

1250m divida do quadro mais as garantias..... mais 297 milhoes à escom....isto dá 1550m..... o emprestimo à tranquilidade não parece tão problemático.. portanto a exposição fica abaixo do buffer de capital de 2,1mm... tendo certamente o banco que fazer mais um AC ou levantar alguns cocos ainda assim :wink: o papel comercial há uma provisao no esfg de 700m... quanto ao resto da proxima vez que vos ofecerem remunerações loucas... pensem 2 x e não comam tudo... :shame: o que interessa para já é a existencia de 1550m mais 300m á tranquilidade.... o resto é uma questao dos clientes com o ges

Artista,

Concordo com a tua leitura do comunicado de grosso modo.

Estou, no entanto, preocupado com o o que chamas "o resto é uma questão dos clientes com o Ges". Isto porque, além de ser um problema reputacional muito forte que pode levar esses clientes grandes a levantar os depósitos agravando as necessidades de capital, suspeito que, em alguns desses casos, possa ter havido financiamento indirecto do Bes ao GES. Ou seja, o Bes pode ter emprestado a alguns desses clientes para que os mesmos pudessem ter adquirido papel comercial do Ges. Deste modo contornavam a visibilidade que o investimento directo poderia ter para o BDP nos últimos meses. É que a queda de 12% da Teixeira Duarte não me parece nada inocente e já me confirmaram que é um dos tais clientes do papel comercial que aqui referes.

Mas o que importa é que de um modo ou de outro o risco dos depositantes é zero e logo isso é suficiente para estabilizar o Banco. Vamos a ver se existe uma boa comunicação disso mesmo de modo a eliminar qualquer hipótese duma catastrófica corrida aos depósitos.

Abraço e bons negócios

se houver depositos há ativos que dao pa ir ao bce ... num cenário em que o interbancario se recuse o bce vai segurar isto, não vai ser estupido e nao ceder liquidez ao bes.... por isso tranquilidade e nada de loucuras... O BES pode pedir 13mm euros de liquidez adicional no bce caso necessite :clap:
Anexos
Sem Título.png
Ativos elegiveis no BCE

por AT2014 » 11/7/2014 1:16

Artista Romeno Escreveu:
ricardmag Escreveu:Banco Espírito Santo, S.A. informa sobre exposição ao Grupo Espírito Santo

1250m divida do quadro mais as garantias..... mais 297 milhoes à escom....isto dá 1550m..... o emprestimo à tranquilidade não parece tão problemático.. portanto a exposição fica abaixo do buffer de capital de 2,1mm... tendo certamente o banco que fazer mais um AC ou levantar alguns cocos ainda assim :wink: o papel comercial há uma provisao no esfg de 700m... quanto ao resto da proxima vez que vos ofecerem remunerações loucas... pensem 2 x e não comam tudo... :shame: o que interessa para já é a existencia de 1550m mais 300m á tranquilidade.... o resto é uma questao dos clientes com o ges

Artista,

Concordo com a tua leitura do comunicado de grosso modo.

Estou, no entanto, preocupado com o o que chamas "o resto é uma questão dos clientes com o Ges". Isto porque, além de ser um problema reputacional muito forte que pode levar esses clientes grandes a levantar os depósitos agravando as necessidades de capital, suspeito que, em alguns desses casos, possa ter havido financiamento indirecto do Bes ao GES. Ou seja, o Bes pode ter emprestado a alguns desses clientes para que os mesmos pudessem ter adquirido papel comercial do Ges. Deste modo contornavam a visibilidade que o investimento directo poderia ter para o BDP nos últimos meses. É que a queda de 12% da Teixeira Duarte não me parece nada inocente e já me confirmaram que é um dos tais clientes do papel comercial que aqui referes.

Mas o que importa é que de um modo ou de outro o risco dos depositantes é zero e logo isso é suficiente para estabilizar o Banco. Vamos a ver se existe uma boa comunicação disso mesmo de modo a eliminar qualquer hipótese duma catastrófica corrida aos depósitos.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por Artista Romeno » 11/7/2014 1:08

Paulo68 Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:
Paulo68 Escreveu:
Não percebi.

O BES -leia-se: quem anda a rabiscar comunicados sob pressão com base em dados mal amanhados- está um nó.

Raposo Tavares

Percebido. Realmente é como disse o ulrich. A comunicação é desastrada

isso sem duvida que é pessima , commo foi a escolha de morais pires estrutura acionista do bes a 31 maio
Silchester International Investors LLP
as of 12 Mar 2014
221.50m 3.94%
Wellington Management Co. LLP
as of 21 May 2013
78.77m 1.40%
Capital Research & Management Co. (Global Investors)
as of 31 Mar 2014
66.90m 1.19%
Capital Research & Management Co. (World Investors)
as of 31 Mar 2014
63.03m 1.12%
BlackRock Investment Management (UK) Ltd.
as of 31 May 2014
36.99m 0.66%
Putnam Investment Management LLC
as of 31 Mar 2014
30.82m 0.55%
The Vanguard Group, Inc.
as of 31 May 2014
28.57m 0.51%
TIAA-CREF Investment Management LLC
as of 31 Mar 2014
27.65m 0.49%
Neptune Investment Management Ltd.
as of 30 Nov 2013
20.10m 0.36%
Edinburgh Partners Ltd.
as of 30 Sep 2013
19.18m 0.34%

10.55%
Per cent of shares
held by top holders
Data from 31 Mar 2014 - 31 May 2014
http://markets.ft.com/research/Markets/ ... ?s=BES:LIS

por pepi+ » 11/7/2014 1:06

Artista Romeno Escreveu:quanto ao resto os valores a BOLD SÃO SOMAS :wall: WAKE UP pepi ou tenho que lhe oferecer uma calculadora:wall:

:lol:
Bom resumo Artista.
Aqueles 2 parágrafos não acrescentam nada e embirrei com eles...
Fui dormir

Registado: 9/7/2014 23:11

por Paulo68 » 11/7/2014 1:04

Raposo Tavares Escreveu:
Paulo68 Escreveu:
Não percebi.

O BES -leia-se: quem anda a rabiscar comunicados sob pressão com base em dados mal amanhados- está um nó.

Raposo Tavares

Percebido. Realmente é como disse o ulrich. A comunicação é desastrada

Registado: 27/12/2011 20:40

por RaposoTavares » 11/7/2014 1:01

Paulo68 Escreveu:
Não percebi.

Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Puregene1986 » 11/7/2014 0:59

Paulo68 Escreveu:
Puregene1986 Escreveu:Boa noite

Resumindo e baralhando, sentem-se sossegados com este comunicado?

Eu estou. Já estamos a colocar o problema do besa neste filme quando este comunicado era para esclarecer os receios dos investidores da exposição ao GES.
De acordo com o Pedro Guerreiro (noticiário da sic) um número na ordem dos mil milhões era absorvido. Por isso creio ser uma boa noticia. Mas certezas só amanhã na abertura. O mercado é soberano

Os receios dos investidores ficam pseudo-esclarecidos.. porque a seguir ao GES há o BESA... há mais este, mais outro, mais outro e outro buraco onde o BES se meteu e onde os principais accionistas de referência muito provavelmente fizeram vista grossa, deixando tudo nas mãos da Famiglia... Quando olho para os accionistas de referência do BES só vejo interesse especulativo e controlo familiar
"I buy expensive suits. They just look cheap on me."

Registado: 24/6/2014 23:20

por Artista Romeno » 11/7/2014 0:58

Raposo Tavares Escreveu:
Paulo68 Escreveu:

Eu estou. Já estamos a colocar o problema do besa neste filme quando este comunicado era para esclarecer os receios dos investidores da exposição ao GES.
De acordo com o Pedro Guerreiro (noticiário da sic) um número na ordem dos mil milhões era absorvido. Por isso creio ser uma boa noticia. Mas certezas só amanhã na abertura. O mercado é soberano

E que proteção tem o BES em relação ao... BES?

que proteção tem o mau senso e o alarmismo relativamente ao bom senso? se todos os outros cenarios falharem uma gigantesca linha de cocos ao dispor de si para o que der e vier...... e quanto a ""O Banco Espírito Santo detinha em 31 de Março de 2014, em base consolidada e considerando o
montante do aumento de capital realizado em Junho, um buffer de capital de 2.1 mil milhões de
euros acima do rácio mínimo regulamentar Common Equity Tier I (8%)." de acordo com as regras de basileia 2 sim de acordo com basileia 3 tem 162 pb base acima disso o mais de 1100m euros

quanto ao resto os valores a BOLD SÃO SOMAS :wall: WAKE UP pepi ou tenho que lhe oferecer uma calculadora:wall:

por Sr_SNiper » 11/7/2014 0:58

A esta hora já estão todos na cama a dormir de tão sossegados que estão...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Paulo68 » 11/7/2014 0:57

Raposo Tavares Escreveu:
Paulo68 Escreveu:

Não percebi.

por pepi+ » 11/7/2014 0:56

Artista Romeno Escreveu:
pepi+ Escreveu:Ou isto foi escrito em cima do joelho ou então estou muito cansado.
Estes valores acrescem aos do quadro? Não cruzam...

Do total das exposições referidas no quadro anterior, o Grupo BES detinha à data de 30 de
Junho de 2014 exposição à Espírito Santo Financial Group e suas subsidiárias ESF Portugal, ES
Financière, Banque Privée Espírito Santo, Espírito Santo Bank Panama, ES Bankers (Dubai) e
ESFG International relacionada com crédito e aplicações e disponibilidades em instituições de
crédito no montante de 858.1 milhões de euros.

Relativamente às exposições à Rioforte e subsidiárias, o montante total de 224.3 milhões de
euros
respeita na quase totalidade a crédito concedido.

NÃO :!: NO QUADRO ESTÃO 1250 MILHOES MAIS 297 MILHOES À ESCOM, MAIS 300M À TRANQUILIDADE
"Adicionalmente, e não referido no quadro anterior, existe uma exposição bruta de 297 milhões
de euros relativa ao Grupo ESCOM que, segundo informação prestada pelo Grupo Espírito
Santo, terá sido vendida, processo ainda não encerrado mas com conclusão prevista para breve."
"O BES detém uma exposição às entidades do subgrupo Tranquilidade que totalizava 304.6
milhões de euros, essencialmente explicado por títulos emitidos pela T-Vida (303.5 milhões de
euros) que correspondem a um unit link cujo underlying não inclui qualquer exposição a
entidades relacionadas com o Grupo Espírito Santo."
o resto é com os clientes
P.S quanto ao sono leia bem ... do total das exposiloes referidas no quadro anterior :wall: :shame:

Os Valores a bold não deveriam cruzar para o quadro? O quadro são valores individuais e no texto estão valores consolidados?
Deve ser isso, com certeza isto está tudo certo, o contabilista que se enganou já foi demitido... :roll:

Registado: 9/7/2014 23:11

por RaposoTavares » 11/7/2014 0:54

"O Banco Espírito Santo detinha em 31 de Março de 2014, em base consolidada e considerando o
montante do aumento de capital realizado em Junho, um buffer de capital de 2.1 mil milhões de
euros acima do rácio mínimo regulamentar Common Equity Tier I (8%)."

Isto faz-vos sentido?!!

por Puregene1986 » 11/7/2014 0:54

Artista Romeno Escreveu:

se for mesmo isto sinto.... o bes aumentou o capital em 1,05 mm logo mesmo que perca 2mm que vai perder claramente menos essa divida alguns colaterais terá com uns capitais proprios que são 3x essa perda em cenário extremo está seguro a meu verhttp://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd30108.pdf capitais proprios acima de 6mm.... e tangiveis acima de 5mm euros... além do interbancário... HÁ O BCE PARA RESOLVER OS PROBLEMAS que possam surgir, existindo ativos elegiveis para ir lá

E os accionistas do BES como se sentirão? Os pequenos... porque os grandes sentem-se sempre sossegados...

A mim o que me parece é que quanto mais tentam abanar as brasas para apagá-las, mais o incêndio se aviva.
"I buy expensive suits. They just look cheap on me."

Registado: 24/6/2014 23:20

por Primvs » 11/7/2014 0:53

Artista Romeno Escreveu:
Primvs Escreveu:Vamos ca a ver uma coisa (estou a pensar alto...)

Supostamente a garantia de Angola nao cobre tudo...e ha a linha dos 2 MM€...isso nao tem impacto?

vamos assumir o pior cenario o bes nao mete la nem mais 1 euro perde o capital e adeus...... isso da linha de credito onde está? info disso? sem isso nao posso comentar...

Epah...li isso em qualquer lado...mas nao estou a encontrar agora!

Julgo que li isso numa noticia que tinha a ver com o racio de cobertura e como era altamente desiquilibrado...o BES tinha criado uma linha de credito de 2 MM para o BESA
Editado pela última vez por Primvs em 11/7/2014 0:58, num total de 1 vez.
É da vida...

por RaposoTavares » 11/7/2014 0:52

Paulo68 Escreveu:

por Paulo68 » 11/7/2014 0:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Esquinas3, Kury Yozo, latbal, nickforum, PAULOJOAO, PMP69 e 232 visitantes