Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por AT2014 » 10/7/2014 17:23

pikota Escreveu:AT2014 desde que regressas-te ao fórum o pessoal até esqueceu as descidas do BCP... Olha só o que tu consegues. :D

Bem vindo. :mrgreen:

Amigo Pikota

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Vamos lá ver se aquilo sobe mesmo.

Grande Abraço

Registado: 4/2/2014 2:39

por AT2014 » 10/7/2014 17:22

AntónioManuel Escreveu:Também já me tinha perguntado por onde andará o meu amigo AT2014
Nunca me vou esquecer que foi o primeiro a dar-me as boas vindas e Feedback no meu primeiro post no Caldeirão.

Abraço
António Manuel

Amigo António,

Fico muito feliz por o ver aqui pois significa que está a gostar e a progredir. E gosto muito do seu avatar :wink:

Grande Abraço

por AT2014 » 10/7/2014 17:20

Black Bull Escreveu:
AT2014 Escreveu:Caros,

Já lá vai um tempo desde o meu último post mas o meu trabalho tem prioridade no que respeita a tempo e os meses de Abril a Junho são muito exigentes para mim. Agora irei retomar com alguma assiduidade. Fica aqui a minha opinião sobre o AC e a situação da bolsa.

Relativamente ao AC estou atulhado de direitos e já subscrevi todas as acções a que tenho direito. Acho que vai ser um sucesso estrondoso nos próximos meses pois a colocação já está garantida à partida e o BCP está verdadeiramente em recuperação após a restruturação que sofreu. ESte dinheiro do AC vai permitir o banco livrar-se do estado e poupar umas centenas de milhões de juros. Esta situação absolutamente excepcional do BES e ESFG está a retirar o brilho que a operação deveria ter nesta data mas é uma questão da ESFG falir e isto fica automaticamente resolvido. A separação das áreas financeira e não financeira está feita e logo tenho plena confiança que o banco está sólido. E com as acções a preço de loja dos trezentos.

E face à situação actual da bolsa, estou farto de comprar (JM, CTT) e só não compro mais porque já não tenho mais dinheiro senão compraria Portucel e outros saldos que para ai estão. E faço-o porque todos os indicadores técnicos (RSI, Stocástico, MACD) estão super vendidos e todos sincronizados para um arranque em força mais dia menos dia). Previamente ao AC do Bes ignorei todos os indicadores técnicos e levei uma trolitada. Agora não o vou fazer. Vamos ver se não levo mais uma trolitada :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço a todos

Só para ser diferente dos restantes bajuladores, limito-me a dizer que o nosso amigo AT2014 não fez mais do que a sua obrigação, que é a de voltar partilhar a sua sapiência com os demais foristas! :D

Grande abraço.

Amigo Black Bull,

Eu é que agradeço. E humildemente digo que aprendo muito mais convosco do que ensino. Fico muito feliz que sintam que aprendem alguma coisa comigo.

Grande Abraço

por AT2014 » 10/7/2014 17:18

TheWolf Escreveu:Ehpá!! Isto está a ficar um pouco lamechas! :lol:

Bem vindo AT2014! Fazem aqui falta os seus posts de grande qualidade. :wink:

Amigo The Wolf

Obrigado. É um grande prazer voltar.

Abraço

por cocanegra » 10/7/2014 17:09

Bom dia.
Para todos os foristas que estavam preocupados com o facto de as ações dos bancos estarem a cair e as do BCP não, pronto, agora já devem estar satisfeitos, O BCP caiu 6% e os Direitos 16%.
Até a bolsa dos EUA está a tremer com o BES!!!
Mas, alguém acredita nisto?????

Registado: 2/8/2013 17:23

por TcoutinhoZ » 10/7/2014 16:40

Obrigado, vou ler esse texto :)

Realmente não fui fiel à minha forma de jogar.. tinha um dinheiro de lado e entusiasmei-me com o BCP, e comprei mais para o longo prazo, 1/2 anos.. espero um dia não me arrepender. tenho acções a 0,11 neste momento, já vai a 0,10.. espero não ficar sem o dinheiro. É a ultima vez que jogo desta maneira..

Registado: 2/7/2014 11:45

por JorgeNevada » 10/7/2014 16:30

TcoutinhoZ Escreveu:Marco Antonio,

eu só não percebi em qeq consiste a arbitragem e como é qe se ganha dinheiro com isso. Onde é que está a ineficiência.
Mas sem stress.. realmente ta a haver uma mudança do tópico.. vamos passar à frente.. obrigado na mesma.

Abitragem é uma forma de aproveitar ineficiencias do mercado para realizar negócios sem qualquer risco. Lê este artigo do grande Tiago Esteves para perceberes um exemplo disso.

http://surfaratendencia.blogspot.pt/201 ... os-no.html

Quanto à tua situação no BCP, depende muito do preço a que compraste as ações, sem essa informação e sem saber o tipo de investidor que és, é difícil ajudar.

Já li um comentário teu a dizer que no teu método de trading, quando um negócio começava a voar para o lado contrário este é rápidamente encerrado, sem que te preocupasses com o facto de vir a subir amanha ou depois.
Porque é que actuaste de forma diferente no BCP? Se tivesses sido fiel à tua estratégia talvez tivesses evitado essa situação.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por TcoutinhoZ » 10/7/2014 16:25

já percebi :) obrigado

por MarcoAntonio » 10/7/2014 16:22

TcoutinhoZ Escreveu:Marco Antonio,

eu só não percebi em qeq consiste a arbitragem e como é qe se ganha dinheiro com isso. Onde é que está a ineficiência.
Mas sem stress.. realmente ta a haver uma mudança do tópico.. vamos passar à frente.. obrigado na mesma.

A arbitragem consiste simplesmente em vender direitos e comprar acções (ou vice-versa) conforme o que está mais barato e encaixar a diferença, desde que a diferença cubra os custos das transacções. Não faz sentido adquirir uma coisa ou outra só para efeitos de arbitragem dado que o risco de exposição que iria criar era enorme (especialmente com a volatilidade que estes activos têm tido recentemente) mas para quem tem stock o risco da arbitragem é nulo (seria na verdade idiota não fazer arbitragem a partir do momento que a oportunidade é criada). É por isso que os preços dificilmente se afastam muito da relação pré-estabelecida pelas condições do AC.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por TcoutinhoZ » 10/7/2014 16:14

Marco Antonio,

por TcoutinhoZ » 10/7/2014 16:12

the wolf,

sim, já entendi. fui eu que me expliquei mal :) obrigado!

por TheWolf » 10/7/2014 16:08

TcoutinhoZ Escreveu:thewolf,

se eu quiser agora comprar 100.000 acções a 10 cêntimos gasto 10.000 euros.

se quiser optar por comprar 100.000 acções a 6,5 cêntimos tenho de comprar 57.142 direitos --> vou gastar 6.500 euros pelas novas acções + 3828 euros pelos direitos = 10.328 euros

Assim sendo repito, quem é que vai comprar estes direitos a este preço? só queria perceber isso de verdade..

TcoutinhoZ,

Percebo a tua dúvida em relação a eventuais interessados em comprar os direitos. Com a ressalva da compra para os negociar em seguida.

Mas seguindo os cálculos do teu primeiro post e deste a que agora respondo, vai uma diferença considerável no resultado a que chegas.
No primeiro, a compra de um direito que por sua vez daria acesso a uma nova acção a 0.065cts, corresponderia a uma valor de 0.132cts. Já no segundo, cada acção adquirida por via da compra do direito e respectivo exercício do mesmo ficaria por um valor de 0.1032cts.

Quando te respondi pela primeira vez apenas tive a intenção de chamar a atenção para o que me pareceu ser um detalhe importante, ou seja, a questão de cada direito valer 1,75 novas acções.

No entanto, acompanho a tua dúvida...penso que será nesta altura quase igual comprar acções directamente a comprar direitos e exercê-los. Mais uma vez ressalvo o facto de os direitos continuarem a descer, e então nessa altura a matemática pode ser diferente. ;)

Cpts.
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan

Registado: 3/3/2014 13:37

por MarcoAntonio » 10/7/2014 16:02

O ritmo deste tópico é alucinante e a informação e esclarecimentos relevantes vão ficando enterrados no tópico, assim aqui vai novamente:

FHSMONTEIRO Escreveu:
TcoutinhoZ Escreveu:Quem é que compra direitos nesta altura a 6,7 centimos (a operação total vai ficar por 13,2 centimos) se pode comprar acções a 10 centimos? qual é a lógica de se continuar a comprar direitos?

Negociar os direitos.

Não!

Esse cálculo está incorrecto dado que o rácio de direitos:acções não é 1:1 (mas sim 1:1,75).

Aqui ficam as relações e cálculos correctos novamente:

MarcoAntonio Escreveu:A acção pode subir e o direito pode descer mas dificilmente se afastam muito pois assim que os Direitos entram em negociação começa a ocorrer arbitragem entre os dois se a cotação se afastar muito uma vez que quem tem acções/direitos (em grande quantidade) poderá negociar uns ou outros desde que a diferença cubra os custos.

Recordo que a relação a manter é esta:

Acções_BCP ~= 0.065 + D/1.75

ou se quiserem

D = 1.75 * ( Acções_BCP - 0.065)

O custo real de uma acção nova comprada via exercício de direitos recordo é o mesmo que na primeira formula:

Custo_Acção = 0.065 + D/1.75
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por TcoutinhoZ » 10/7/2014 16:00

ok tou a perceber o ponto de vista.. obrigado ;)

por Artista Romeno » 10/7/2014 15:56

BM Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
TcoutinhoZ Escreveu:lol o problema é qe falarem me de 9 ou 8 ou 10... sem explicar donde saiem esses números vou continuar sem perceber nada. são todos muito eruditos para mim.. eu só quero saber se esta porcaria a 1 ano faço dinheiro ou não lol :P porqeq 9 centimos já tá bom? explique-me aí pf..

simples o bcp tem capitais proprios tangiveis de 3050m euros sem cocos.. 54 mil milhoes de acções... e só comparar capitalização com valor tangivel e ver pares por exemplo ibericos com mercados de crescimento como o santander e bbva, facilmente se observa que 10 centimos não é bagatela nenhuma mais caro que bbva será bagatela pergunto :?:

Caro Artista Romeno,

Gosto de ler as suas intervenções e por isso vinha pedir-lhe para ter um pouco mais de cuidado na escrita.

Se tiver em atenção a pontuação e fizer alguns parágrafos, certamente torna a leitura mais agradável para todos que, como eu, gostam de ler o que escreve.

Por favor veja isto como uma crítica positiva, para tornar este espaço mais agradável.

Cumprimentos-

Caro Coutinho,

Aceito o que diz, quanto à pontuação quanto ao resto como mostrei numa imagem mais atrás bom se correr tudo muito bem algum dia o bcp pode voltar consistentemente ao 14 a 15 centimos , mas não é já é quando começar a gerar lucros solidos, reembolsar mais cocos... e as imparidades cairem talvez volte ai... quem entrou tem que pensar é se quer esperar recuperar o que se foi ou não......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por TcoutinhoZ » 10/7/2014 15:52

o artista romeno é porreiro e disponível, mas concordo que não entendo bem o que escreve.. tem de falar para burros como eu, esses termos só confundem.. lol ;)

por TcoutinhoZ » 10/7/2014 15:49

thewolf,

se eu quiser agora comprar 100.000 acções a 10 cêntimos gasto 10.000 euros.

se quiser optar por comprar 100.000 acções a 6,5 cêntimos tenho de comprar 57.142 direitos --> vou gastar 6.500 euros pelas novas acções + 3828 euros pelos direitos = 10.328 euros

Assim sendo repito, quem é que vai comprar estes direitos a este preço? só queria perceber isso de verdade..

por BM » 10/7/2014 15:45

Artista Romeno Escreveu:
TcoutinhoZ Escreveu:lol o problema é qe falarem me de 9 ou 8 ou 10... sem explicar donde saiem esses números vou continuar sem perceber nada. são todos muito eruditos para mim.. eu só quero saber se esta porcaria a 1 ano faço dinheiro ou não lol :P porqeq 9 centimos já tá bom? explique-me aí pf..

simples o bcp tem capitais proprios tangiveis de 3050m euros sem cocos.. 54 mil milhoes de acções... e só comparar capitalização com valor tangivel e ver pares por exemplo ibericos com mercados de crescimento como o santander e bbva, facilmente se observa que 10 centimos não é bagatela nenhuma mais caro que bbva será bagatela pergunto :?:

Caro Artista Romeno,

Gosto de ler as suas intervenções e por isso vinha pedir-lhe para ter um pouco mais de cuidado na escrita.

Se tiver em atenção a pontuação e fizer alguns parágrafos, certamente torna a leitura mais agradável para todos que, como eu, gostam de ler o que escreve.

Por favor veja isto como uma crítica positiva, para tornar este espaço mais agradável.

Cumprimentos-
BM

Registado: 29/11/2007 2:17

por Artista Romeno » 10/7/2014 15:35

edit: e como ele la vai que nem um foguete a aproximar-se do fair value.....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por TheWolf » 10/7/2014 15:35

TcoutinhoZ Escreveu:Quem é que compra direitos nesta altura a 6,7 centimos (a operação total vai ficar por 13,2 centimos) se pode comprar acções a 10 centimos? qual é a lógica de se continuar a comprar direitos?

Se bem tenho entendido, cada direito dá direito a 1,75 novas acções. Penso que não tens isto em conta nas contas que estás a fazer.... :wink:
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan

Registado: 3/3/2014 13:37

por FHSMONTEIRO » 10/7/2014 15:34

Negociar os direitos.

Registado: 29/11/2007 2:47

por pikota » 10/7/2014 15:33

Eu vendi os meus direitos a 0.081€, a continuar assim vou comprar novas acções quase ao valor do AC. :shock:

Registado: 4/2/2010 15:57

por TcoutinhoZ » 10/7/2014 15:30

Quem é que compra direitos nesta altura a 6,7 centimos (a operação total vai ficar por 13,2 centimos) se pode comprar acções a 10 centimos? qual é a lógica de se continuar a comprar direitos?

por Royal_Flush » 10/7/2014 15:26

Wall Street em queda pressionada pelo sector financeiro português

Portugal...o lobo mau... :lol:
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill

Registado: 14/5/2014 18:43

por pikota » 10/7/2014 15:25

Investbem Escreveu:Boas, já há muito não tenho possibilidade de aqui vir, por isso não sei que esta questão já foi colocada, mas..., existe algum link em que possa acompanhar a que valor estão os direitos no momento?

Tens aqui:

http://www.bolsadelisboa.com.pt/pt-pt/p ... LIS/quotes

Registado: 4/2/2010 15:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, macau5m, MPAM, OCTAMA, Pmart 1 e 435 visitantes