Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por pepi+ » 10/7/2014 12:18

Marco Martins Escreveu:
Em conclusão, a PT está hoje muito melhor do que quando começaram as negociações da fusão com a Oi - pois é credora da Rioforte que ainda hoje fez um aumento de capital e, portanto, vai dando provas da sua solvabilidade em vez de ser, como era, credora da ESI que, também hoje, declarou ser incapaz de pagar aos seus credores!!!

Quer dizer então que a PT poderá reaver o investimento sem problemas?

Quer dizer que a guita foi lá metida com a venda da VIVO para fazer o jeito ao accionista...

O principal ativo da Rio Forte (ESFG) está registada nas contas da Rioforte por €4,36 mill milhões - > cuja valor de mercado é 228.885.666,29 .

Neste contexto ou há roll over da dívida ou então batatinhas...

Registado: 9/7/2014 23:11

por Marco Martins » 10/7/2014 9:49

Em conclusão, a PT está hoje muito melhor do que quando começaram as negociações da fusão com a Oi - pois é credora da Rioforte que ainda hoje fez um aumento de capital e, portanto, vai dando provas da sua solvabilidade em vez de ser, como era, credora da ESI que, também hoje, declarou ser incapaz de pagar aos seus credores!!!

Quer dizer então que a PT poderá reaver o investimento sem problemas?

Registado: 7/4/2007 17:13

por Queijo de Figo » 10/7/2014 9:38

Dr Tretas,
você devia ser contratado pela RTP! Isto é que é serviço publico! :clap:

Registado: 23/2/2014 16:11

por Dr Tretas » 10/7/2014 9:19

Em geral, os comentários dos leitores às notícias do Negócios não têm grande interesse, mas vou transcrever uma excepção, um comentário à notícia Minoritários da PT esperam por desfecho para ver se processam:

Estrondo Escreveu:Anda tudo a fingir que não sabe, ou são mesmo todos ignorantes?
Façam-me o favor de ler os relatórios e contas da PT SGPS, da ESI (principal holding do Grupo Espírito Santo) e da Rioforte dos últimos anos e ficarão a saber o seguinte:
Quando a PT vendeu 50% da VIVO e comprou 30% da OI, sobraram cerca de 3 mil milhões de Euros.
Logo nessa altura a PT investiu em obrigações da ESI cerca de 1.000 milhões. A taxa de juro variou entre 7 e 4% e os juros foram sempre pagos.
As obrigações foram sempre pagas mas sempre dentro de um esquema de "revolving" da dívida - ou seja, ia sendo sempre renovada.
Mais tarde, já no final do ano passado, a PT andava preocupada com a solvabilidade da ESI - hoje aparentemente insolvente.
Por essa razão, os Espírito Santo decidiram ajudar a PT de que também indiretamente eram acionistas, sempre tudo conjugado com os Srs. Granadeiro e Bava.
E essa ajuda consistiu em pagar as dívidas (obrigações) da ESI e emiti-las na Rioforte (detida a 100% pela ESI) que naquela altura, pelo menos, era uma empresa sólida (já detinha 49% da ESFG - dona de 25,1% do BES, a seguradora Tranquilidade, os hospitais, o edifício em Miami, os hóteis, as fazendas no Brasil, etc…
Assim, já em Janeiro deste ano, a ESI pagou as obrigações da PT no valor de mil milhões que já vinham de 2010, e a PT aplicou esse dinheiro comprando obrigações da Rioforte, que, na altura, tinha uma situação contabilística muito estável (note-se que a cotação do BES - principal ativo da Rioforte estava a mais do dobro do que fechou hoje).
A seguir, a Rioforte emprestou, ou passou, (ainda estou a apurar) esse dinheiro para a ESI para pagar a dívida que esta tinha à PT.
Ou seja, o GES, contrariamente ao que se diz, no que a esta operação da Rio forte respeita, favoreceu a PT e não o contrário.
Continuase a dívida na ESI, em vez de na Rioforte, e agora o incumprimento (já existente da ESI) obrigava à criação de uma provisão que deixava a PT em maus lençóis, sobretudo em relação ao que declararam sobre o valor dos seus ativos relativamente à fusão com a OI.
Felizmente que, à última da hora, e antes de assinada a fusão com a OI, a PT conseguiu passar a dívida da ESI para a Rioforte, porque, deste modo, e considerando que a Rioforte, na altura da assinatura do acordo de fusão, era uma empresa com rating positivo, os Senhores (accionistas) da OI, leia-se o partido do poder no Brasil, vulgo malta do mensalão, já não podem vir invocar que a PT tenha prestado falsas declarações quanto à avaliação dos seus ativos – E assim não podem pôr em causa a fusão (alguém já leu o contrato de fusão? – leiam – está na net!!!.)
Por outro aldo, alguém que consulte as contas da PT e da ESI dos últimos 4 anos (também estão na net) e verá lá escarrapachado o investimento da PT em obrigações da ESI no valor de cerca de mil milhões.
ABRAM OS OLHOS!!!! - Toda a gente já sabia, há anos, que a PT tinha posto parte do ganho com a venda da Vivo no GES designadamente na ESI – o Sr. Zenal sabia, o Sr. Granadeiro sabia, dezenas de trabalhadores da PT sabiam, quem leu com atenção os relatórios e contas dessas empresas, sabia, o GES e dezenas dos seus trabalhadores, sabiam.
O que ninguém ainda percebeu é como é que a dívida da ESI à PT, de repente, e já este ano de 2014, se transformou em dívida da Rioforte à PT - e isso sim pode ser matéria de investigação criminal - dar-vos-ei em breve mais notícias sobre este aspeto…
Fica a pergunta - Será que os Senhores Jornalistas nem sequer lêem os relatórios e contas das empresas sobre as quais fazem os seus artigos?, ou será que alguém (aqueles fundos que andam a vender a descoberto BES e PT) lhes pagam para publicarem estas notícias ignorantes??
Anda tudo a fingir que não sabe, ou são mesmo todos ignorantes?
Façam-me o favor de ler os relatórios e contas da PT SGPS, da ESI (principal holding do Grupo Espírito Santo) e da Rioforte dos últimos anos e ficarão a saber o seguinte:
Quando a PT vendeu 50% da VIVO e comprou 30% da OI, sobraram cerca de 3 mil milhões de Euros.
Logo nessa altura, a PT investiu em obrigações da ESI cerca de 1.000 milhões. A taxa de juro andou à volta dos 4% e os juros foram sempre pagos.
As obrigações compradas pela PT também foram sempre pagas mas sempre dentro de um esquema de "revolving" da dívida - ou seja, a PT ia sempre comprando novas obrigações da ESI.
Alguém que consulte as contas da PT e da ESI dos últimos 4 anos verá lá escarrapachado o investimento da PT em obrigações da ESI no valor de cerca de mil milhões.
Mais tarde, já no final do ano passado, a PT andava preocupada com a solvabilidade da ESI – hoje, aparentemente, insolvente.
Por essa razão, os Espírito Santos decidiram ajudar a PT da qual também indiretamente eram acionistas, sempre tudo conjugado com os Srs. Granadeiro e Bava.
E essa ajuda consistiu em pagar as dívidas (obrigações) da ESI e emiti-las na Rioforte (detida a 100% pela ESI) que era, naquela altura, pelo menos, uma empresa sólida (já detinha 49% da ESFG - dona de 25,1% do BES, a seguradora Tranquilidade, os hospitais, o edifício em Miami, os hóteis, fazendas no Brasil, etc.
Assim, já em Janeiro deste ano, a ESI pagou as obrigações da PT no valor de mil milhões que já vinham de 2010, e a PT aplicou esse dinheiro na Rioforte, que, na altura, tinha uma situação contabilística muito estável (note-se que a cotação do BES - principal ativo da Rioforte estava a mais do dobro do que fechou hoje).
A seguir, a Rioforte emprestou ou passou (ainda estou a apurar) esse dinheiro para a ESI para pagar a dívida da PT.
Ou seja, o GES, contrariamente ao que se diz, no que a esta operação da Rio forte respeita, favoreceu a PT e não o contrário.
Continuasse a dívida na ESI em vez de na Rioforte e agora o incumprimento (já existente da ESI) obrigava à criação de uma provisão que deixava a PT, e os seus advogados, em maus lençóis sobretudo em relação ao que declararam sobre o valor dos seus ativos relativamente à fusão com a OI.
Felizmente que, à última da hora, e antes de assinada a fusão com a OI, a PT conseguiu passar a dívida da ESI para a Rioforte porque, deste modo, e considerando que a Rioforte na altura da assinatura do acordo de fusão, era uma empresa com rating positivo, os Srs. ou acionistas da OI, leia-se o partido do poder no Brasil, vulgo malta do mensalão, já não podem invocar que a PT tenha prestado falsas declarações quanto à avaliação dos seus ativos.
As vítimas desta ajuda dos Espírito Santo à PT foram os outros desgraçados (clientes do BES) que, a conselho dos seus gestores de conta, compraram obrigações da Rioforte, como sendo um investimento seguro, desconhecendo em absoluto esta manigância entre a PT e o GES e que agora correm o risco de ter problemas no reembolso dessas obrigações.
Tenho pena, que esta verdade que aqui vos deixo, que não condena nem absolve ninguém, ande a ser escondida por todos – sobretudo pelos Senhores jornalistas que, ou por falta de investigação, ou por falta de honestidade, venha o diabo e escolha, não falam do óbvio!
Atentamente,
Estrondo.

Edit: Parece-me que é melhor adicionar um disclaimer. Não tenho posição longa ou curta na PT, e por isso não confirmei as afirmações deste autor. Aconselho que os interessados o façam.
Editado pela última vez por Dr Tretas em 10/7/2014 9:51, num total de 1 vez.

Registado: 29/10/2013 12:15

por CTT17 » 10/7/2014 8:33

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... essam.html

Os minoritários estão atentos, espero que não seja preciso...

P.S. http://www.associacaodeinvestidores.com/

Registado: 22/12/2013 23:04

por Joca601 » 10/7/2014 8:18

Joca601 Escreveu:
JovemHU Escreveu:
katolo Escreveu:O que me deixa parvo é como ainda não ter acontecido nada a este gajo (Granadeiro) que pode levar a empresa a perdas de 900mm€.

Quer dizer, um tipo se comete uma pequena gaffe numa empresa está logo sujeito a levar com o cartão vermelho, e este velho pavão continua como chairman desta multinacional.

Que raio de mundo onde vivemos! :wall:

Não foi do interesse dos acionista a compra de papel comercial da Rioforte, contudo não seria certamente do interesse dos acionistas que o Granadeiro saísse de cena por agora, ou seja antes de "compor" o que estragou...!

:-"

"No news is good news" pelo menos por agora... faltam 5 dias uteis para saber o destino do Granadeiro.

Continuamos sem notícias da Portugal Telecom...o que na minha opinião é positivo. uma gestão que deu um tiro no pé e que não diz nada ao mercado depois de tanto alarido, parece-me uma administração demasiada calma, nem admitem um provisão... se a aplicação não fosse reembolsada a PT já deveria saber e tinha de dar obrigatoriamente conhecimento ao mercado.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Artista Romeno » 9/7/2014 23:17

Dr Tretas Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
é assim há investimentos com mais um com menos risco.....só seriam homens de barba rija aqules que compraram e percebiam bem o risco envolvido......aqueles que compraram porque tava a nao sei quantos centimos nem babarba tinham.... Lusoleasing na roménia ocorre tudo.... 4 contos deram 44 contos foi bom sem duvida.... mas olhe que não é sempre assim .... só por curiosidade o que fazia essa empresa? leasing carros? que market cap chegou a ter? qual o seu fim?porque nao se ouve falar nela.... esquema?

Isto é um bocado off topic, mas a perspectiva histórica é importante. Ora bem, o que aconteceu foi mais ou menos isto: Lusoleasing -> Mello Leasing -> Banco Mello -> BCP. Portanto, o negócio que era a Lusoleasing está hoje englobado no BCP.

Caro Dr tretas,
muito obrigado, gosto sempre de aprender mais coisas :clap:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Dr Tretas » 9/7/2014 23:13

Artista Romeno Escreveu:
é assim há investimentos com mais um com menos risco.....só seriam homens de barba rija aqules que compraram e percebiam bem o risco envolvido......aqueles que compraram porque tava a nao sei quantos centimos nem babarba tinham.... Lusoleasing na roménia ocorre tudo.... 4 contos deram 44 contos foi bom sem duvida.... mas olhe que não é sempre assim .... só por curiosidade o que fazia essa empresa? leasing carros? que market cap chegou a ter? qual o seu fim?porque nao se ouve falar nela.... esquema?

Isto é um bocado off topic, mas a perspectiva histórica é importante. Ora bem, o que aconteceu foi mais ou menos isto: Lusoleasing -> Mello Leasing -> Banco Mello -> BCP. Portanto, o negócio que era a Lusoleasing está hoje englobado no BCP.

Registado: 29/10/2013 12:15

por Artista Romeno » 9/7/2014 22:00

JovemHU Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
JovemHU Escreveu:Aqui anda mistério....!

Há dois meses atrás comentava-se o dia a dia da cotação da PTC com valores em redor dos 3 €, uns diziam que era coisa de futuro, mas só mais lá para diante, outros que não senhora, que até era menina para vir aos 2.70 € e por aí fora...

Pois não é que o raio dos 900 Milhões do Salgado, se não forem pagos, nem sequer 1 Cêntimo, deduzem ao valor da PTC +/- 1 Eurito. Alguém acredita que a PTC não vai ver nenhum ? Pois assim sendo, parece-me que vai estando na hora...! É claro que, como dizia o Belmiro aqui há uns anos com a cotação da Sonae pelas ruas da amargura : "Isto é para homens de barba rija, quem quiser que nos acompanhe".

Cá por mim, vou fazer uma perninha ( é que os custos de entrar na PTC são substancialmente inferiores aos de reforçar na Oi) :mrgreen:

Essa conversa homems de barba rija é uma grande treta.... quando Portugal caiu no buraco com a sonae a ter a esmagadora das suas operações em Portugal... a rentabilidade a cair eu queria ver se era barbarija se tem dado para o torto.....a sonae criou valor com a fusao dado ter capturado sinergias incorporadas no valor da nos e melhorou qualquercoisa ....com a melhoria da economia... mas se tem dado po torto e Portugal entrasse numa espiral mais pesada era das empresas que mais sofria :oh:

EDIT: quanto à PT... está com um desconto vale 2,6 euros no valor o e conversão... dá um desconto de 540m euros excessivo suficiente nao sei..... mas a sonae era uma crise economica... aqui por um lado é mais grave ..... acho que isto além de barba rija........ pode se dizer que talvez o limite de descida talvez nao seja maior que o de subida... mas isto subir como a Sonae... nickles

Essa foi um "bocadinho ao lado".

1 - O ter citado uma frase do Belmiro, não significa nem muito nem pouco, que esteja a fazer qualquer paralelo entre a Sonae e a PTC ( foi uma frase que retive na memória e que achei apropriada para quem quiser investir agora na PTC, dado o caminho árduo que tem pela frente, mas que pode ser compensador em virtude das quedas exageradas - a meu ver).

2 - Eu ainda sou do tempo anterior à crise de 2008 ( mesmo muito anterior) e esta frase foi dita uns bons anos antes de 2008, já cá ando desde o famoso "Gato por Lebre" - Comprei Lusoleasing a 4 contos e vendi a 44 contos :mrgreen: :mrgreen:

3 - Uma treta quando aplicada a propósito não faz mal a ninguém...!

8-) 8-)

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por Mr_L » 9/7/2014 21:39

Artista Romeno Escreveu:

Há dois meses atrás comentava-se o dia a dia da cotação da PTC com valores em redor dos 3 €, uns diziam que era coisa de futuro, mas só mais lá para diante, outros que não senhora, que até era menina para vir aos 2.70 € e por aí fora...

Pois não é que o raio dos 900 Milhões do Salgado, se não forem pagos, nem sequer 1 Cêntimo, deduzem ao valor da PTC +/- 1 Eurito. Alguém acredita que a PTC não vai ver nenhum ? Pois assim sendo, parece-me que vai estando na hora...! É claro que, como dizia o Belmiro aqui há uns anos com a cotação da Sonae pelas ruas da amargura : "Isto é para homens de barba rija, quem quiser que nos acompanhe".

Cá por mim, vou fazer uma perninha ( é que os custos de entrar na PTC são substancialmente inferiores aos de reforçar na Oi) :mrgreen:

Essa conversa homems de barba rija é uma grande treta.... quando Portugal caiu no buraco com a sonae a ter a esmagadora das suas operações em Portugal... a rentabilidade a cair eu queria ver se era barbarija se tem dado para o torto.....a sonae criou valor com a fusao dado ter capturado sinergias incorporadas no valor da nos e melhorou qualquercoisa ....com a melhoria da economia... mas se tem dado po torto e Portugal entrasse numa espiral mais pesada era das empresas que mais sofria :oh:

EDIT: quanto à PT... está com um desconto vale 2,6 euros no valor o e conversão... dá um desconto de 540m euros excessivo suficiente nao sei..... mas a sonae era uma crise economica... aqui por um lado é mais grave ..... acho que isto além de barba rija........ pode se dizer que talvez o limite de descida talvez nao seja maior que o de subida... mas isto subir como a Sonae... nickles

Essa foi um "bocadinho ao lado".

1 - O ter citado uma frase do Belmiro, não significa nem muito nem pouco, que esteja a fazer qualquer paralelo entre a Sonae e a PTC ( foi uma frase que retive na memória e que achei apropriada para quem quiser investir agora na PTC, dado o caminho árduo que tem pela frente, mas que pode ser compensador em virtude das quedas exageradas - a meu ver).

2 - Eu ainda sou do tempo anterior à crise de 2008 ( mesmo muito anterior) e esta frase foi dita uns bons anos antes de 2008, já cá ando desde o famoso "Gato por Lebre" - Comprei Lusoleasing a 4 contos e vendi a 44 contos :mrgreen: :mrgreen:

3 - Uma treta quando aplicada a propósito não faz mal a ninguém...!

8-) 8-)
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922

Registado: 7/5/2014 12:40

por Artista Romeno » 9/7/2014 21:08

por mmrmm » 9/7/2014 20:59

Artista Romeno Escreveu:
mmrmm Escreveu:
Não é uma questão de brincadeira. De facto também vejo pouca lógica nisto. A única que encontro, e não passa de mera especulação, está no medo que a PT teve que o GES, para tentar sair da situação em que está, fosse tentado a desfazer-se da sua posição. Alguém possivelmente temeu uma queda grande da cotada por este meio e preferiu «deitar a mão» ao accionista. Não encontro outra explicação, na certeza que a medida se virou contra quem a tomou. No entanto fica a questão que não está resolvida: o que acontecerá à PT se o GES resolver alienar a sua participação, sobretudo numa posição de fraqueza em que actualmente se encontra.
Não estou a defender ninguém, apenas gostaria de perceber o que realmente se passou, partindo do princípio que existe sempre um princípio de razão suficiente para cada fenómeno observado.

Caro MMRMM,

isto nao tem nada de lógico como bem disseram é um favor de amigos... se o bes que não é o ges, coisas diferentes pretendesse fazer nao as metia na bolsa efetuava um acelarated bookbuilding... como fez a cgd... nunca ia 10% para o mercado assim à zé padeiro

Se uma das pessoas que mais me parece saber de AF por estas bandas considera que não há lógica nisto começo a ficar preocupado. :shock: ...
Haverá «almoços grátis»? Não creio. Alguma razão além de um simples favor de amigos deve haver por detrás disto. Ou então é um «simples» acto de gestão danoso, com ou sem dolo, dos seus executantes. Mas a ser verdade esta hipótese não há exagerados requintes de malvadez (com dolo), ou estupidez (sem dolo)?

Registado: 27/2/2014 20:36

por Mr_L » 9/7/2014 20:57

Aqui anda mistério....!

"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922

Registado: 7/5/2014 12:40

por Artista Romeno » 9/7/2014 20:19

mmrmm Escreveu:
Joca601 Escreveu:
mmrmm Escreveu:
Pelo que li é apenas a abertura de um inquérito! A que justiça é que se refere? Ninguém obrigou a PT a «enterrar» o dinheiro no GES, suponho eu.
O que é que se pode esperar de positivo para a PT deste inquérito? (a dúvida é sincera pois não estou mesmo a ver)

investir 900 milhões de euros numa unica aplicação!!! se o Granadeiro não foi obrigado, então comportou-se como um garoto porque qualquer gestor com alguma massa cinzenta na cabeça nunca faria um investimento deste tipo. Um investimento com este gigantesco risco para uma taxa de juro irrisória. ainda por cima quando sabemos que a oi se financia a 12% no mercado brasileiro. andamos a brincar???

Não é uma questão de brincadeira. De facto também vejo pouca lógica nisto. A única que encontro, e não passa de mera especulação, está no medo que a PT teve que o GES, para tentar sair da situação em que está, fosse tentado a desfazer-se da sua posição. Alguém possivelmente temeu uma queda grande da cotada por este meio e preferiu «deitar a mão» ao accionista. Não encontro outra explicação, na certeza que a medida se virou contra quem a tomou. No entanto fica a questão que não está resolvida: o que acontecerá à PT se o GES resolver alienar a sua participação, sobretudo numa posição de fraqueza em que actualmente se encontra.
Não estou a defender ninguém, apenas gostaria de perceber o que realmente se passou, partindo do princípio que existe sempre um princípio de razão suficiente para cada fenómeno observado.

Caro MMRMM,

isto nao tem nada de lógico como bem disseram é um favor de amigos... se o bes que não é o ges, coisas diferentes pretendesse fazer nao as metia na bolsa efetuava um acelarated bookbuilding... como fez a cgd... nunca ia 10% para o mercado assim à zé padeiro

por mmrmm » 9/7/2014 19:11

Joca601 Escreveu:
mmrmm Escreveu:
Pelo que li é apenas a abertura de um inquérito! A que justiça é que se refere? Ninguém obrigou a PT a «enterrar» o dinheiro no GES, suponho eu.
O que é que se pode esperar de positivo para a PT deste inquérito? (a dúvida é sincera pois não estou mesmo a ver)

investir 900 milhões de euros numa unica aplicação!!! se o Granadeiro não foi obrigado, então comportou-se como um garoto porque qualquer gestor com alguma massa cinzenta na cabeça nunca faria um investimento deste tipo. Um investimento com este gigantesco risco para uma taxa de juro irrisória. ainda por cima quando sabemos que a oi se financia a 12% no mercado brasileiro. andamos a brincar???

por Joca601 » 9/7/2014 18:56

mmrmm Escreveu:
ptbr13 Escreveu:http://expresso.sapo.pt/cmvm-abre-investigacao-a-divida-da-pt-no-grupo-espirito-santo=f880185

http://expresso.sapo.pt/a-pt-sempre-foi ... es=f880189

É agora que a justiça irá funcionar em tempo útil? Acho que não...

Registado: 7/1/2012 13:03

por CTT17 » 9/7/2014 18:46

mmrmm Escreveu:
ptbr13 Escreveu:http://expresso.sapo.pt/cmvm-abre-investigacao-a-divida-da-pt-no-grupo-espirito-santo=f880185

A minha intervenção não era no sentido se era positivo ou não para a PT, qualquer investigação séria é positiva para a credibilidade de uma empresa ou País a longo prazo. A questão BES/PT tem que ter consequências, na melhor das hipóteses trata-se de gestão danosa, por isso aguardo expectante...

por mmrmm » 9/7/2014 18:36

por CTT17 » 9/7/2014 18:25

por Marco Martins » 9/7/2014 17:37

Diacono Escreveu:Este negócio foi claramente um troca de favores entre amigos, com consequências muito negativas para os accionistas da PT e da OI. A facilidade com que se brinca com dinheiro e a facilidade como um homem só põe em causa todo um processo de fusão e o futuro de uma empresa.
Imagino o telefonema: O Granadeiro, esta coisa está complicada. Não desenrascas aí 900 milhões? Devolvo-te daqui a uns dias.

E se os meandros do GES foi passar uns milhões para um off-shore a distribuir por alguns??!?!
Será que os buracos do GES foram apenas em investimentos?

Registado: 7/4/2007 17:13

por Diacono » 9/7/2014 17:16

Este negócio foi claramente um troca de favores entre amigos, com consequências muito negativas para os accionistas da PT e da OI. A facilidade com que se brinca com dinheiro e a facilidade como um homem só põe em causa todo um processo de fusão e o futuro de uma empresa.
Imagino o telefonema: O Granadeiro, esta coisa está complicada. Não desenrascas aí 900 milhões? Devolvo-te daqui a uns dias.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por TiagoTLD » 9/7/2014 17:02

Caros,

Então um responsável máximo de uma empresa não sabe de um investimento super significativo que por ela é feito? Que brincadeira é esta?

Zeinal Bava - Nao sabe
Oi - Nao sabe
Granadeiro - Nao diz

Este silêncio é absolutamente inaceitável e está a destruir ainda mais esta acção

Registado: 14/1/2014 17:16

por mario s carvaho » 9/7/2014 16:38

Zeinal terá jurado que não sabia do investimento da PT na Rioforte

09/07/2014

La Fonte e Andrade Gutierrez, dois accionistas de referência da Oi, pediram para se reunir com o presidente executivo da operadora brasileira. O objectivo era o de perceber se Zeinal Bava sabia do investimento de quase 900 milhões de euros da Portugal Telecom em papel comercial da Rioforte.

Segundo a revista Veja, Zeinal jurou que não sabia, apesar de ter admitido que tinha conhecimento de um investimento de 200 milhões de euros da PT na Rioforte.

Em causa está o investimento que a PT fez em papel comercial da Rioforte no montante de 900 milhões de euros, aplicação que vence na sua maioria a 15 de Julho e que pode estar em risco. A compra de papel comercial da Rioforte por parte da PT foi conhecida no dia 26 de Junho.

Gestão da PT alvo de fortes críticas

As críticas a este investimento na Rioforte têm aumentado de tom, tendo inclusivamente o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) criticado abertamente a gestão da PT.

O BNDES diz considerar "as operações inconsistentes com padrões mínimos de boa governança corporativa". Tal como a própria Oi já tinha feito, o BNDES garante ter pedido mais informações "detalhadas" sobre a aplicação feita pela PT. O banco de fomento brasileiro é dos principais accionistas da Telemar e é um dos braços públicos no capital da operadora brasileira. O BNDES garante que a sua única preocupação é "a preservação dos interesses dos accionistas da Oi", não dizendo se tomará mais medidas em relação a este processo. Aproveita, no entanto, para renovar "a sua confiança na actual gestão da companhia", liderada por Zeinal Bava.

Os receios dos investidores aumentaram depois de ter sido conhecido que alguns clientes do Banque Privée Espírito Santo, que gere fortunas e é controlado pelo Espírito Santo Financial Group, estão confrontados com oatraso no reembolso das aplicações que fizeram em papel comercial da Espírito Santo International (ESI), "holding" de topo do Grupo Espírito Santo (GES) que está em situação de falência técnica. Um atraso que fonte da instituição atribui ao facto de a ES International ainda estar a ultimar o plano de reestruturação da dívida desta sociedade e que, de acordo com o mesmo responsável, passará por um alongamento dos prazos de reembolso.

Alguns clientes do Banque Privée Espírito Santo estão mesmo a começar a organizar-se para avançarem em conjunto com queixas contra a instituição e a ESI.

Terá jurado? :roll:

Não sabe o que se passa em casa :shock:

Registado: 28/4/2014 15:32

por Primvs » 9/7/2014 16:10

filipeafonso@mail.telepac.pt Escreveu:Boa tarde

Para reflectirem e não andarem ao sabor das noticias, das não noticias, e da ausência de noticias.

A PT realizou uma aplicação monetária num fundo que supostamente lhe traria um determinado dividendo.

1) Essa aplicação foi feita com garantias por parte da RioForte?
2) O não pagamento dessa aplicação indicia uma falta por parte da instituição onde foi aplicado esse valor. isso indicia um incumprimento. Deverá estar previsto contratualmente o mesmo, com liquidação das garantias.
3) A RioForte no seu balanço de 2013 (auditado) possuia um activo, capital próprio, passivo de 4.3 Kmilhoes, o que quer dizer que possui bens activos para fazer face a estes valores (ainda que exista o tal buraco de 2.3Kmilhões).
4) Numa situação de incumprimento, a PT deverá com certeza accionar os mecanismos legais ao seu alcance para reaver o capital "emprestado", com providências cautelares ou outros legalmente existentes. Não estamos a falar de uma dona branca que ficou com o dinheiro da PT. estamos a falar de instituições que por sua vez pertencem a grupos empresarais gigantes em portugal.
5) infelizmente andamos ao sabor das noticias por parte da OI, demarcando-se do processo (e com razão) e das não noticias (ausência total) por parte da PT que pelas razões obvias não alvitra nada para fora enquanto não estiver segura das acções a promover.

quais os cenários:

a) não pagamento da aplicação. não pagaram no prazo e dai. há mecanismos para salvaguardar esse pagamento em falta. a fusão só acontece no terceiro trimestre, até lá, vendam os hoteis, os activos e resolvam.
b) pagam a aplicação. perca de confiança nos ceos da PT em relação á OI e muita gente a comprar barato agora.

O que me causa confusão e estranheza é de facto não haver praticamente comunicados por parte da PT para serenar o mercado...estranho não acham.

O BPN tambem era auditado...
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Bing [Bot], Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], J.f.vieira, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, Tosta mista, TTM62 e 506 visitantes