Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações II

por Sr_SNiper » 11/7/2014 18:38

Tenho uma pequena % deste activo em carteira, sim
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por joana18 » 11/7/2014 18:24

Sr_SNiper Escreveu:
Minsk Escreveu:
Reislb Escreveu:Obrigado pelas respostas.

Já viram as novas ordens de compra inseridas para o Bes 8,5%? Se a 50% já fazia rir (tendo em conta o diferencial para os limites estabelecidos), agora há 2 ordens, uma de 1% e outra de 0,69%.

Erro ou não, uma coisa é certa, a ordem apenas servirá para "comer" uma comissão.

Cumprimentos.

b
Alguma indicação que poderia haver um default no pagamento dessas obrigações?

É dívida do banco e não do grupo e pelo que entendo, à partida, os problemas principais estão fora do banco. À partida e até ver..

Nenhuma.
Se reparares, não existe ordem de venda a valor inferior a 98%

Sr_Sniper, Tens estas obrigações ? :shock:

Registado: 26/6/2014 0:59

por Sr_SNiper » 11/7/2014 9:27

Minsk Escreveu:

Já viram as novas ordens de compra inseridas para o Bes 8,5%? Se a 50% já fazia rir (tendo em conta o diferencial para os limites estabelecidos), agora há 2 ordens, uma de 1% e outra de 0,69%.

Erro ou não, uma coisa é certa, a ordem apenas servirá para "comer" uma comissão.

Cumprimentos.

b

É dívida do banco e não do grupo e pelo que entendo, à partida, os problemas principais estão fora do banco. À partida e até ver..

Nenhuma.
Se reparares, não existe ordem de venda a valor inferior a 98%

por Minsk » 11/7/2014 3:24

Cumprimentos.

b

Registado: 29/2/2012 0:44

por papafigos » 11/7/2014 0:04

Registado: 22/9/2013 13:36

por papafigos » 10/7/2014 23:21

Não quis deixar de ler a opinião destes 4 economistas só por terem ideologias políticas totalmente diferentes da minha...

Fiz o exercício de pôr de lado as minhas convicções e ver, dum ponto de vista prático, se seria possível uma reestruturação sem o descalabro total do país (Seg Social, CGA, Bancos, Seguradoras, Credibilidade...).

Contudo, como pelo menos o Francisco Louçã é da área do Bloco de Esquerda, achei que isto deve ser muito provavelmente a opinião/vontade daquelas 4 pessoas.

Depois de ter lido o documento, verifiquei que é coerente com as descrições que vi na comunicação social.

por Sr_SNiper » 10/7/2014 23:07

papafigos Escreveu:Desculpem só responder agora.

Pesquisei no Google e fui parar ao site esquerda.net e lá eles publicaram o que é suposto ser o relatório completo.

Não consigo anexar o documento que é muito grande.

http://www.esquerda.net/sites/default/f ... mpleto.pdf

De qualquer forma, isto é um cenário mais do que apocalíptico...

Tudo o que vem da esquerda ponto net é papel higiénico

por papafigos » 10/7/2014 23:00

Desculpem só responder agora.

Pesquisei no Google e fui parar ao site esquerda.net e lá eles publicaram o que é suposto ser o relatório completo.

Não consigo anexar o documento que é muito grande.

http://www.esquerda.net/sites/default/f ... mpleto.pdf

De qualquer forma, isto é um cenário mais do que apocalíptico...

por Sr_SNiper » 10/7/2014 20:57

papafigos Escreveu:Olá a todos

Acabei de ler a proposta de renegociação da dívida e de "remediação" da banca que foi apresentada hoje.

Depois de ler tudo e compreender o esquema não compreendo uma coisa.

Porque é que, mesmo que seja na teoria, os credores subordinados não recebem nada? É que os accionistas ainda ficam com as suas acções (mesmo que sofram desvalorização no mercado). Os credores subordinados ficam mesmo com nada.

Alguém me consegue explicar a lógica?

PS: Já nem falo de não compreender qual o interesse de ter dívida a 30 anos com taxa de juro de 1% (se contarmos com inflação média de 2-3%).

Onde les te isso ? Podes colocar aqui o documento?

por papafigos » 10/7/2014 20:04

Olá a todos

Acabei de ler a proposta de renegociação da dívida pública e de "remediação" da banca, seguradoras, segurança social, caixa geral de aposentações que foi apresentada hoje.

Depois de ler tudo e compreender o esquema não compreendo uma coisa.

Porque é que, mesmo que seja na teoria, os credores subordinados dos bancos não recebem nada? É que os accionistas ainda ficam com as suas acções (mesmo que sofram desvalorização no mercado). Os credores subordinados ficam mesmo com nada.

Alguém me consegue explicar a lógica?

PS: Já nem falo de não compreender qual o interesse de ter dívida a 30 anos com taxa de juro de 1% (se contarmos com inflação média de 2-3%).
Editado pela última vez por papafigos em 11/7/2014 0:03, num total de 1 vez.

por Reislb » 10/7/2014 11:26

Obrigado pelas respostas.

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por Sr_SNiper » 10/7/2014 0:31

Reislb Escreveu:Tenho uma dúvida relativamente aos limites nas obrigações. Para que servem e como se "movimentam"/alteram?

A minha dúvida surgiu ao verificar que a única ordem de compra destas PTBENBOM0021 é de 50%. Estando com um limite inferior a 96%, isto significa que a ordem inserida vai expirar pois o limite inferior nunca chegará a este valor em tempo útil, digo eu.....

Se alguém me poder elucidar....

Cumprimentos.

O limite vai movimentar-se 1% para baixo assim que existe uma ordem que case com esses 50%.
A mim pelo menos parece-me uma coisa muito difícil de acontecer, mesmo muito,mas não é impossível.
Também vejo ordens com frequência de 10% ou 180% quando as obrigações são negociadas a 100%, coisas muito muito dificieis de acontecer, mas pronto, a ordem está lá mas a grande maioria que coloca essas ordens julgo que nem sabe como a negociação é feita, pois com os limites não há enganos que façam que as ordens casem por engano

por Sr_SNiper » 10/7/2014 0:28

Que obrigações são?

por papafigos » 9/7/2014 23:54

Alguém me explica porque não houve negócio com estas obrigações?

Limites de 104,3 e 102,3.

Livro de Ordens.jpg

por ricardmag » 9/7/2014 12:20

Não sei como é que são calculados os limites.
Essa ordem nunca será executada até que os limites o permitam. A validade pode ser de anos.

Cumprimentos
.
Anexos
PTBENBOM0021-09072014.png
PTBENBOM0021-09072014.png (25.36 KiB) Visualizado 9807 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Reislb » 9/7/2014 12:10

Tenho uma dúvida relativamente aos limites nas obrigações. Para que servem e como se "movimentam"/alteram?

A minha dúvida surgiu ao verificar que a única ordem de compra destas PTBENBOM0021 é de 50%. Estando com um limite inferior a 96%, isto significa que a ordem inserida vai expirar pois o limite inferior nunca chegará a este valor em tempo útil, digo eu.....

Se alguém me poder elucidar....

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por tonirai » 7/7/2014 13:18

nuuuuno Escreveu:as tantas tou baralhado...como já percebeste sou 1 bocado novato em obrigações (que negoceiam em mercado secundario). De qq modo o meu raciocionio foi:
1-SE a cotação a valorização mantiver nos 5.4% ENTAOo juro que me ainda me pagam (se eu deixar ir até á maturidade) é MENOR que a valorização dos 5.4%, LOGO compensaria vender!
Está-me a escapar algo (além de comissoes e impostos sobre mais valias) ?!?!

Penso que o que o Sniper te quis explicar (e onde falha o teu raciocínio) é que não recebes juros só ao chegar à maturidade - a qualquer altura que vendas, pagam-te o "juro corrido", que é a quota parte do juro que te é devido pelo tempo que as detiveste nesse ano.
Exemplo:
- Cupão vence a 31/12 de 10%;
- Venda da obrigação a 31/03 -> recebimento de 2,5% de juro (o restante irá para quem as comprar).

É mais ou menos assim.
Portanto vendendo agora, recebes os 105,4% do valor das obrigações, mais o cupão corrido do período que as detiveste desde o cupão anterior.

Registado: 19/4/2007 18:26

por nuuuuno » 7/7/2014 12:19

Sr_SNiper Escreveu:
nuuuuno Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Qual é a duvida?
Compras te a 100%, ela valorizou 5,40%, tu ganhas 5,40% sobre o valor que investiste além dos juros corridos, os 90 e tal euros que ali estão, se venderes a esse preço não ganhas o valor que referes, mas ganhas esse mais os 90 e tal euros

tava a ver mal a coisa, nao ganho assim tanto...apos receber o proximo juro, só se a valorização se mantiver nos 5.4%, entao talvez me compense vender (tenho de ver o valor do imposto sobre mais valias em obrigações)

Não estou a perceber, o que é que tem a ver a data de tu receberes o cupão? Elas pagam juro corrido, é igual o dia que tu vendes, eles são negociadas em leilão, dois por dia, obviamente que o preço vai variando mas no curto prazo não varia muito
Não estou a perceber a tua dúvida. O que disse anteriormente está certo, não percebo a tua dúvida em relação ao que disse.
O imposto é igual a um DP, se não deixares ir até à maturidade.

as tantas tou baralhado...como já percebeste sou 1 bocado novato em obrigações (que negoceiam em mercado secundario). De qq modo o meu raciocionio foi:
1-SE a cotação a valorização mantiver nos 5.4% ENTAOo juro que me ainda me pagam (se eu deixar ir até á maturidade) é MENOR que a valorização dos 5.4%, LOGO compensaria vender!
Está-me a escapar algo (além de comissoes e impostos sobre mais valias) ?!?!

Registado: 10/11/2011 10:05

por Sr_SNiper » 7/7/2014 12:04

Editado
Editado pela última vez por Sr_SNiper em 7/7/2014 14:13, num total de 1 vez.

por Sr_SNiper » 6/7/2014 19:56

nuuuuno Escreveu:
Compras te a 100%, ela valorizou 5,40%, tu ganhas 5,40% sobre o valor que investiste além dos juros corridos, os 90 e tal euros que ali estão, se venderes a esse preço não ganhas o valor que referes, mas ganhas esse mais os 90 e tal euros

tava a ver mal a coisa, nao ganho assim tanto...apos receber o proximo juro, só se a valorização se mantiver nos 5.4%, entao talvez me compense vender (tenho de ver o valor do imposto sobre mais valias em obrigações)

Não estou a perceber, o que é que tem a ver a data de tu receberes o cupão? Elas pagam juro corrido, é igual o dia que tu vendes, eles são negociadas em leilão, dois por dia, obviamente que o preço vai variando mas no curto prazo não varia muito
Não estou a perceber a tua dúvida. O que disse anteriormente está certo, não percebo a tua dúvida em relação ao que disse.
O imposto é igual a um DP, se não deixares ir até à maturidade.

por nuuuuno » 6/7/2014 19:29

obrigado Teresa.

por Piu26 » 6/7/2014 14:19

nuuuuno Escreveu:tava a ver mal a coisa, nao ganho assim tanto...apos receber o proximo juro, só se a valorização se mantiver nos 5.4%, entao talvez me compense vender (tenho de ver o valor do imposto sobre mais valias em obrigações)

Até 2012 o imposto era diferente para quem vendia antes da maturidade ou as levava até á maturidade. Acho que agora é igual. Vê este artigo da[url]DECO https://www.deco.proteste.pt/investe/ob ... 224970.htm[/url]
"Os rendimentos gerados pelas obrigações estão sujeitos a uma taxa de retenção na fonte de 28%, independentemente da entidade que as emita. Como essa taxa é liberatória, não é necessário declarar esses rendimentos ao Fisco. O englobamento apenas é interessante para quem tenha a declarar rendimentos muito reduzidos.
Relativamente às mais-valias, os eventuais ganhos obtidos na venda das obrigações ou no momento do reembolso têm de ser declarados e são tributados em 28 por cento."

... mas não esqueças do "detalhe" na maturidade pagam a 100% e não a a 105,4% ;) Outro "detalhe" a perguntar é qual a comissão que vais pagar na maturidade ou no reembolso antecipado ...

Bons investimnetos !

Registado: 26/6/2014 23:20

por nuuuuno » 6/7/2014 13:42

por Sr_SNiper » 6/7/2014 13:26

Qual é a duvida?

por nuuuuno » 6/7/2014 13:13

boas...alguem me pode dar aqui uma ajuda rapida:

eu subscrevi 4000€ de obrigações da sonae há 3 anos +-..a 7%...
entretanto ja recebi juros desde aí...
a minha duvida é:
Se eu as vender agora recebo o valor que está na imagem? 4216?? se assim fosse 4216+os juros que já recebi...penso que me compensava vender. é assim que funciona ou estou a assumir algo erradamente pois é bom demais para ser verdade !!
Anexos
duvida.png

AnteriorPróximo