Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por Artista Romeno » 6/7/2014 14:51

PC05 Escreveu:Uma coisa é certa, se o BES for passar por algo semelhante ao que o BCP passou, não vejo nenhuma razão para entrar longo no título neste momento ... nem o melhor boneco de AT me convencia do contrário! :lol:

Caro PC05,

de youtube podemos afirmar que entende qualquer coisa.... agora de bancos......? e a resposta vai estar relacionada com o video do moreira rato...Após a troika chegar os bancos tinham que desalavancar e ter um racio de transformação credito depositos maximo de 120%.... logo o estado tinha que ter cautela ao começar a entrar a matar... até em termos de funding de bancos mais até antes a coisa esteve algo preta.... com as taxas loucas pelos dp... ainda bem que o povão nao topou porque motivo andavam a pagar tanto pelos DP.... o bce tambem teve aqui um papel importante em resolver o dossier.... dito isto por muitos videos do youtube que meta, vitor bento e moreira rato são competentes mas proximos do psd e era melhor que não fossem, mas mesmo que se tratasse do dr robalos e do dr santos ferreira laranja era impossivel fazer isso outra x, porque os bancos em basileia 3 tem que ter muito mais capital, e os racios de transformação jamais serão iguais

Relativamente ao primvs agora que nao esta curto ja disse algumas coisas com mais jeito.... mas a blackrock nao é idiota já desfez tudo ou quase tudohttp://markets.ft.com/research/Markets/Tearsheets/Business-profile?s=BES:LIS, a 31 Maio tinha menos de um %, reafirmo o que disse o bes tem lixo pa aviar em
grupo e bes A nunca creio ser mais de 2000m tudo... dado a % dos capitais proprios negativos imputaveis no grupo é o que conta..... no besa mesmo que perca capital... livra-se de bastantes activos ponderados pelo risco que contam para o calculo do capital por isso nao vejo assim um grande drama em termos de chegar a mm
falta depois provisionar melhor a carteira de imoveis que tem 2mm e pode ter coisas marteladas.... mas nao creio que chegue a 3mm
p.s: há mais bolsas para além da romena entrar no bes só se for com base em fundamentos técnicos.....agora de resto há mais vida para além disto...... o que não falta prai sao acções....
p.s2: primvs se foi mesmo funcionario de um banco, não devia saber como funciona um banco, qual o risco numa situação destas.......e meter mais cuidado antes de começar a espalhar cometarios que eram claramente alarmistas.....?,
Editado pela última vez por Artista Romeno em 6/7/2014 15:01, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Clinico » 6/7/2014 13:50

Tenho-me divertido com os vossos comentários sobreo BES, á exepçao dos que falam da AT :lol: . Fazem-me lembrar os individups q comentam as noticias do Correio da Manha online :lol: Seja qual for a noticia, os comentarios sao sempre os mesmos: "dà-lhe agora que está de costas" "esta noticia nao interessa a ninguem" "pirosos é que fazem noticia no CM" "precisam de pagar mais impostos pra saber o que é bom" :lol:
Estou investido no BES, acho que estas nomeaçies são positivas para o BES, quero là saber se são do partido do governo ou não, quem as foi comprar no fundo do martelo fartou-se de ganhar dinheiro e provavelmente segunda vai continuar a subir. O banco está bem capitalizado e nao tenho motivos para pensar que o governo vai intervie no BES
Abraços e tirem proveito da situaçao :wink:Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Joca601 » 6/7/2014 13:11

Como escrevi em anteriores posts no tópico da PTC, a nomeação desta nova administração com o aval das autoridades (governo) com efeitos a partir de segunda feira próxima, evidência um pacote de soluções que devem ser implementadas com urgencia.

O Ricardo Salgado sempre rejeitou a entrada do estado no capital do banco, mas contra as evidências não há alternativa... existem 6 mil milhões de euros para esse efeito e a nova gestão que é próxima do governo deve ter essa garantia como certa.

O que vai passar-se com o BES não é nada de novo, passou-se com todos os outros bancos. Por teimosia, o BES peca por partir com atraso. O bpi é claramente o banco que soube gerir mais assertivamente o seu processo e está praticamente livre de cocos, o bcp para lá caminha, o banif também, faltava o bes juntar-se ao ramalhete.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Andre.pt » 6/7/2014 12:33

PC05 Escreveu:Uma coisa é certa, se o BES for passar por algo semelhante ao que o BCP passou, não vejo nenhuma razão para entrar longo no título neste momento ... nem o melhor boneco de AT me convencia do contrário! :lol:

Boas,

Não imagino se o BES vai passar por algo tão profundo como BCP, mas uma coisa é certa, entrar neste momento com esta instabilidade, curto ou longo para MIM é muito arriscado, normalmente gosto de ir acompanhando mas de fora.
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por PC05 » 6/7/2014 12:20

Uma coisa é certa, se o BES for passar por algo semelhante ao que o BCP passou, não vejo nenhuma razão para entrar longo no título neste momento ... nem o melhor boneco de AT me convencia do contrário! :lol:

Registado: 5/12/2005 21:28

por jrnabolsa » 6/7/2014 11:39

Primvs Escreveu:Face ao que se tem passado no ultimo mês, venho aqui colocar a minha visao do BES e GES e Familia. Neste ultimo mês tenho estado curto, longo, de fora a ver, tenho investido quando entendia que se tinham quebrado patamares tecnicos na accao importantes o suficiente para ir numa determinada direccao (exemplo: enchi-me de curtos no dia antes da suspensao dao CMVM, aguentei a abertura no dia seguinte, vi a reaccao nos 0,52€ como um fundo e inverti a posiçao para longo), as vezes correndo bem outras não.

Ja investo na bolsa desda a OPV do BPA e sou leitor assíduo e participante no Caldeirao há mais tempo do que o meu registo indica. Pensar que a minha opiniao serve para influenciar a direccao da cotaçao do activo é de uma tacanhez intelectual apenas ao alcance daqueles que entendem que a sua douta opiniao é infalivel. Como trader, cometo erros...felizmente sao em menor numero que os sucessos.

Passado este preambulo, um pequeno disclosure...fui funcionário BES e sei como funciona aquela casa. Tenho la muitos amigos...alias, posso referir que a qualidade dos recursos humanos daquela casa é enorme e é incrivel a dedicação que alguns colocam no seu trabalho, parecendo que estao numa religiao qualquer!

Nao é de agora que eu digo...talvez nao aqui...mas com amigos e colegas, que o BES é um grande banco mas com muita porcaria varrida para debaixo do tapete e agora veio ao de cima. O que aconteceu ao BES nao foi mais que uma administracao a tentar tapar buracos noutros negocios, tal como uma familia tenta tapar buracos com emprestimos ou cartoes de credito...o resultado geralmente resulta num buraco maior...que foi o que aconteceu.

Dizer que o Banco está solido é uma ilusao. Desde 2008 que os buracos tem sido tapados com engenharia financeira ou mesmo aldrabices contabilisticas...o véu só se começou a levantar aquando das inspeções aos bancos feitos pela Troika. O BP tem noçao desta situaçao desde 2011/2012 e esteve a acompanhar desde essa altura, na sombra, sem levantar muitas ondas de forma a que a situacao fosse resolvida! Tentando obviamente cortar o contagio do GES para o BES.

Mas o dinheiro escasseava e a solucao encontrada foi passar a divida do BES para os clientes BES. Houve e ainda ha muita divida da ESI e da RioForte nas maos de particulares, private e corporate, para nao falar de financiamentos ao GES, sem garantias ou com garantias de qualidade duvidosa e/ou inflacionadas.

As queixas que foram chegando ao BP por parte de clientes e outros sobre a venda de papel comercial e juntamente com a vingança do Pedro Queiroz Pereira, que deixou um dossierzito no BP e mandou outro para o Luxemburgo sobre a ESI, por causa do ataque da Maude à Semapa apoiada pelo Salgado, fizeram pressionar o BP ainda mais o BES de forma a que fosse cortada a ligaçao entre GES e BES e fosse eliminado o risco de contagio. Dai a diminuiçao de divida entre particulares...mas que foi colocada noutros sitios (um deles...a famosa aplicacao de 900 milhoes da PT).

O BP...farto disto tudo, porque o BES e o GES pareciam um obeso que estava em dieta rigorosa exigida pelo o medico, mas depois descobria-se debaixo da cama, invólucros de chocolates e bolachas e outras coisas boas, decidiu que a familia ES tinha de ser corrida do BES, deixando o Ricciardi de maos à abanar pois já havia acordo entre os 5 ramos da familia para ele ser o sucessor do Salgado...o Ricciardi está lixado com o primo porque ele acha que ele enterrou a familia toda!!!!

Esta semana posso dizer que foi um corropio nos balcoes e que saiu mesmo muito dinheiro do banco...foi uma semana infernal, onde até a Administracao e o resto da estrutura hierarquica superior esteve letargica ate 5feira onde ja houve reaccao e luta contra a situaçao.

Hipoteses de futuro?

1- Desmantelar/deixar cair ordeiramente o BES

Penso que esta hipotese só é posta em cima da mesa por causa do que aconteceu com o BPN pois o salvar o banco revelou-se demasiado caro. Duvido que aconteça pois o impacto de isto acontecer com o BES podia virar a economia do avesso e afundar

2- Credit Agricole e Fundos salvarem o BES

Nao me arrisco a um numero, mas ja ouvi numeros entre os 3 MM e os 5MM de buraco no BES por causa do GES. Ha muito ruido, ha muitos nervos. Nao estou a ver o CA e o Black Rock deixarem o dinheiro deles esfumarem-se...mas duvido da vontade ou da capacidade de irem por mais lenha na fogueira. So depois de a familia ser colocada de parte e descontaminarem o banco e mesmo assim...nao sei nao!

3- Intervenção Estatal

Ainda no inicio da semana, à conversa com uma pessoa que trata os ES por tu (ate cresceu com eles) disse-lhe que o fenomeno BCP se iria passar no BES...ou seja, o Governo ser forçado a intervir. Começa por uma administracao proxima do Governo para controlar a coisa...Vitor Bento, Moreira Rato e Mota Pinto...nao meto em causa a capacidade deles, pelo contrario, acho-os muito competentes, mas é inegavel a proximidade deles com o PPC e o homem de Belem! Alias...nao iam colocar la um centimo se nao tivessem la gente de confiança

A reestruturacao da divida do GES é uma inevitabilidade...e isso vai trazer impacto ao BES...qual nao sei, mas fala-se que o Governo ja tem 4 mil milhoes de parte para Cocozar o BES...Nacionalizar o BES ou Cocoza-lo desta forma quase vai dar ao mesmo...a esperança é que o Vitor Bento consiga fazer o mesmo que o Horta Osorio no Lloyds...

Infelizmente, o BES nao é o BPN e nao pode ser encostado como fizeram com o BPN...vao ter de o manter à tona, custe o que custar. Por isso o PPC anda lixado...e nem as tricas do PS já o animam. Quanto ao GES e à familia, ele quer que eles se lixem porque o estao a lixar a ele!

Quanto à familia, sinceramente nao sei o que vai fazer...mas os aneis estao à venda! O objectivo é tentar vender os aneis todos tentado ficar com o mais valioso...o BES...mas nao sei ate que ponto vai conseguir...pois a pressao esta a vir de todos os lados. Pela primeira vez desde o 25 de Abril, a familia é pressionado e nao o contrario!

Ainda vai correr muita agua debaixo da ponte, para já, é ir acompanhando com muita frieza pois isto pode dar para os dois lados!

Tecnicamente, esta semana fez o tal hammer com muito volume e ficou ali ligeiramente acima do patamar dos 0,72€-0,74€ que é muito importante. Pode ser uma boa entrada longa...mas sempre atento e com stops carregados pois a volatilidade nao acabou.

:clap:

Registado: 4/1/2010 15:57

por MMarcus » 6/7/2014 11:34

Bom post.

MM
Qualquer post meu no fórum é uma mera opinião pessoal para possivel debate de ideias e nunca uma recomendação de compra ou venda de qualquer tipo.

Registado: 6/7/2014 11:21

por Primvs » 6/7/2014 11:20

Face ao que se tem passado no ultimo mês, venho aqui colocar a minha visao do BES e GES e Familia. Neste ultimo mês tenho estado curto, longo, de fora a ver, tenho investido quando entendia que se tinham quebrado patamares tecnicos na accao importantes o suficiente para ir numa determinada direccao (exemplo: enchi-me de curtos no dia antes da suspensao dao CMVM, aguentei a abertura no dia seguinte, vi a reaccao nos 0,52€ como um fundo e inverti a posiçao para longo), as vezes correndo bem outras não.

Ja investo na bolsa desda a OPV do BPA e sou leitor assíduo e participante no Caldeirao há mais tempo do que o meu registo indica. Pensar que a minha opiniao serve para influenciar a direccao da cotaçao do activo é de uma tacanhez intelectual apenas ao alcance daqueles que entendem que a sua douta opiniao é infalivel. Como trader, cometo erros...felizmente sao em menor numero que os sucessos.

Passado este preambulo, um pequeno disclosure...fui funcionário BES e sei como funciona aquela casa. Tenho la muitos amigos...alias, posso referir que a qualidade dos recursos humanos daquela casa é enorme e é incrivel a dedicação que alguns colocam no seu trabalho, parecendo que estao numa religiao qualquer!

Nao é de agora que eu digo...talvez nao aqui...mas com amigos e colegas, que o BES é um grande banco mas com muita porcaria varrida para debaixo do tapete e agora veio ao de cima. O que aconteceu ao BES nao foi mais que uma administracao a tentar tapar buracos noutros negocios, tal como uma familia tenta tapar buracos com emprestimos ou cartoes de credito...o resultado geralmente resulta num buraco maior...que foi o que aconteceu.

Dizer que o Banco está solido é uma ilusao. Desde 2008 que os buracos tem sido tapados com engenharia financeira ou mesmo aldrabices contabilisticas...o véu só se começou a levantar aquando das inspeções aos bancos feitos pela Troika. O BP tem noçao desta situaçao desde 2011/2012 e esteve a acompanhar desde essa altura, na sombra, sem levantar muitas ondas de forma a que a situacao fosse resolvida! Tentando obviamente cortar o contagio do GES para o BES.

Mas o dinheiro escasseava e a solucao encontrada foi passar a divida do BES para os clientes BES. Houve e ainda ha muita divida da ESI e da RioForte nas maos de particulares, private e corporate, para nao falar de financiamentos ao GES, sem garantias ou com garantias de qualidade duvidosa e/ou inflacionadas.

As queixas que foram chegando ao BP por parte de clientes e outros sobre a venda de papel comercial e juntamente com a vingança do Pedro Queiroz Pereira, que deixou um dossierzito no BP e mandou outro para o Luxemburgo sobre a ESI, por causa do ataque da Maude à Semapa apoiada pelo Salgado, fizeram pressionar o BP ainda mais o BES de forma a que fosse cortada a ligaçao entre GES e BES e fosse eliminado o risco de contagio. Dai a diminuiçao de divida entre particulares...mas que foi colocada noutros sitios (um deles...a famosa aplicacao de 900 milhoes da PT).

O BP...farto disto tudo, porque o BES e o GES pareciam um obeso que estava em dieta rigorosa exigida pelo o medico, mas depois descobria-se debaixo da cama, invólucros de chocolates e bolachas e outras coisas boas, decidiu que a familia ES tinha de ser corrida do BES, deixando o Ricciardi de maos à abanar pois já havia acordo entre os 5 ramos da familia para ele ser o sucessor do Salgado...o Ricciardi está lixado com o primo porque ele acha que ele enterrou a familia toda!!!!

Esta semana posso dizer que foi um corropio nos balcoes e que saiu mesmo muito dinheiro do banco...foi uma semana infernal, onde até a Administracao e o resto da estrutura hierarquica superior esteve letargica ate 5feira onde ja houve reaccao e luta contra a situaçao.

Hipoteses de futuro?

1- Desmantelar/deixar cair ordeiramente o BES

Penso que esta hipotese só é posta em cima da mesa por causa do que aconteceu com o BPN pois o salvar o banco revelou-se demasiado caro. Duvido que aconteça pois o impacto de isto acontecer com o BES podia virar a economia do avesso e afundar

2- Credit Agricole e Fundos salvarem o BES

Nao me arrisco a um numero, mas ja ouvi numeros entre os 3 MM e os 5MM de buraco no BES por causa do GES. Ha muito ruido, ha muitos nervos. Nao estou a ver o CA e o Black Rock deixarem o dinheiro deles esfumarem-se...mas duvido da vontade ou da capacidade de irem por mais lenha na fogueira. So depois de a familia ser colocada de parte e descontaminarem o banco e mesmo assim...nao sei nao!

3- Intervenção Estatal

Ainda no inicio da semana, à conversa com uma pessoa que trata os ES por tu (ate cresceu com eles) disse-lhe que o fenomeno BCP se iria passar no BES...ou seja, o Governo ser forçado a intervir. Começa por uma administracao proxima do Governo para controlar a coisa...Vitor Bento, Moreira Rato e Mota Pinto...nao meto em causa a capacidade deles, pelo contrario, acho-os muito competentes, mas é inegavel a proximidade deles com o PPC e o homem de Belem! Alias...nao iam colocar la um centimo se nao tivessem la gente de confiança

A reestruturacao da divida do GES é uma inevitabilidade...e isso vai trazer impacto ao BES...qual nao sei, mas fala-se que o Governo ja tem 4 mil milhoes de parte para Cocozar o BES...Nacionalizar o BES ou Cocoza-lo desta forma quase vai dar ao mesmo...a esperança é que o Vitor Bento consiga fazer o mesmo que o Horta Osorio no Lloyds...

Infelizmente, o BES nao é o BPN e nao pode ser encostado como fizeram com o BPN...vao ter de o manter à tona, custe o que custar. Por isso o PPC anda lixado...e nem as tricas do PS já o animam. Quanto ao GES e à familia, ele quer que eles se lixem porque o estao a lixar a ele!

Quanto à familia, sinceramente nao sei o que vai fazer...mas os aneis estao à venda! O objectivo é tentar vender os aneis todos tentado ficar com o mais valioso...o BES...mas nao sei ate que ponto vai conseguir...pois a pressao esta a vir de todos os lados. Pela primeira vez desde o 25 de Abril, a familia é pressionado e nao o contrario!

Ainda vai correr muita agua debaixo da ponte, para já, é ir acompanhando com muita frieza pois isto pode dar para os dois lados!

Tecnicamente, esta semana fez o tal hammer com muito volume e ficou ali ligeiramente acima do patamar dos 0,72€-0,74€ que é muito importante. Pode ser uma boa entrada longa...mas sempre atento e com stops carregados pois a volatilidade nao acabou.
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Lion_Heart » 5/7/2014 14:20

Eu se fosse accionista do BES ficava ainda mais preocupado do que o que já estava. Esta nova administração cozinhada entre o bdp o psd e o bes é uma vergonha. o psd toma de assalto mais um banco (ou são os testas ferro?) . Depois do Banco/faude do psd nacionalizado pelo ps , segui-se o assalto do ps ao bcp , depois nacionalizado pelo psd , ao banif gerido pelo ps nacionalizado pelo psd , segue-se agora o bes.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por myself11 » 5/7/2014 6:57

PC05 Escreveu:É esta alminha que será o próximo administrador financeiro do BES!? .... que crânio :shock: :

Não lhe correu nada bem, não, eheh. Mas, no entanto, foi a equipa dele (presumo) que voltou a tornar os Certificados de Aforro atractivos e os Certificados de Tesouro mais interessantes (com juros mais elevados desde o primeiro ano).

Registado: 14/6/2012 15:31

por katolo » 4/7/2014 23:15

Claro que não conseguem porque não há cash! A solução sempre tinha sido o roll-over da dívida ou arranjar novos credores. Agora já ninguém quer o lixo e não há nada a fazer a não ser reestruturar a dívida ou entrar algum investidor que capitalize a ESI...

Registado: 20/2/2014 22:01

por PC05 » 4/7/2014 22:48

Clientes não conseguem resgatar papel comercial da Espírito Santo International

A Espírito Santo International vai avançar com proposta de reestruturação. Um papel comercial é um título de dívida de muito curto prazo, tipicamente de 60 ou 90 dias.
João Vieira Pereira |
20:01 Sexta feira, 4 de julho de 2014

O Expresso sabe que o papel comercial da Espírito Santo International (ESI), cujo prazo terminava quinta-feira, não foi pago a alguns clientes na Suíça, que reclamaram este dinheiro junto do Banque Privée Espírito Santo. O banco diz que se trata de um atraso.

Vários clientes na Suíça tentaram resgatar este papel comercial e telefonaram para o Expresso a relatar o caso. O Expresso confirmou a situação junto do banco.

"O Banque Privée Espírito Santo informa que está a tomar todas as medidas que estão ao seu alcance, para salvaguardar os interesses dos seus clientes com exposição à Espírito Santo International", lê-se num comunicado.

Recorde-se que o semanário Expresso avançou em primeira mão na semana passada que o Grupo Espírito Santo ia propor uma reestruturação aos seus credores, que passava pela conversão de dívida da ESI em capital ou dívida de longo prazo da RioForte. É esse o plano que está a ser executado. A ESI é uma sociedade insolvente, a RioForte é solvente.

Em baixo, pode ler na íntegra o comunicado do Banque Privée Espírito Santo.

" O Banque Privée Espírito Santo vem esclarecer

1. O Banque Privée Espírito Santo (BPES) é uma entidade financeira, sediada na Suíça, e juridicamente separada da Espírito Santo International.

2. O Banque Privée Espírito Santo tem um elevado grau de liquidez e excelentes rácios de solvabilidade.

3. O Banque Privée Espírito Santo é supervisionado pela Finma (Swiss Financial Market Supervisory Authority), a qual impôs limites estritos sobre a sua exposição ao Grupo Espírito Santo.

4. O Grupo Espírito Santo desenvolveu um plano de reorganização que inclui a reestruturação da dívida da Espírito Santo Internacional que se deverá iniciar brevemente.

O Banque Privée Espírito Santo informa que está a tomar todas as medidas que estão ao seu alcance, para salvaguardar os interesses dos seus clientes com exposição à Espírito Santo International.

Suíça, 04 de Julho de 2014"

http://expresso.sapo.pt/clientes-nao-co ... z36XSZWLwG

por jotas007 » 4/7/2014 22:36

Artista Romeno Escreveu:
jotas007 Escreveu:
jotas007 Escreveu:Boa tarde

Para já, a primeira reação foi boa. Tou bastante expectante em relação ao fecho da vela.

Gráfico semanal.

Bons negócios

Espectacular!! :clap:

Numa única palavra define-se o desempenho desta semana do Bes!

A reação à linha foi muito boa, formando uma vela de inversão de tendência (hammer), acompanhado com bastante volume. :shock:
Para entradas de médio-longo prazo podemos estar assistir a um risco/benefício muito bom para os longos.
Mas caso rompe em baixa a linha de tendência as coisas podem ficar negras, mas olhando para o volume custa-me acreditar que isso aconteça.

Os dados estão lançados, agora é desfrutar ao máximo!! \:D/

Bons negócios

P.S.: Depois de ver os nomes propostos para admistração do Bes, leva-me a pensar que esta empresa é mesmo um segundo governo em Portugal.

Jotas olha que não é qualquer um que chega a executive director na morgan stanley e tira um phd em finanças em chicago que é uma das melhores universidades do mundo nessa area..... são proximos ao poder mas parece me gente competente...

Ops! acho que fui mal interpretado! :oops:
Eu queria dizer precisamente o contrario, ou seja, as pessoas propostas são tão competentes e respeitadas que mostra bem o peso que tem esta empresa em Portugal :)
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

Registado: 28/7/2013 12:03

por PC05 » 4/7/2014 22:19

É esta alminha que será o próximo administrador financeiro do BES!? .... que crânio :shock: :

por Artista Romeno » 4/7/2014 21:54

jotas007 Escreveu:

Para já, a primeira reação foi boa. Tou bastante expectante em relação ao fecho da vela.

Gráfico semanal.

Bons negócios

A reação à linha foi muito boa, formando uma vela de inversão de tendência (hammer), acompanhado com bastante volume. :shock:
Para entradas de médio-longo prazo podemos estar assistir a um risco/benefício muito bom para os longos.
Mas caso rompe em baixa a linha de tendência as coisas podem ficar negras, mas olhando para o volume custa-me acreditar que isso aconteça.

Bons negócios

P.S.: Depois de ver os nomes propostos para admistração do Bes, leva-me a pensar que esta empresa é mesmo um segundo governo em Portugal.

Jotas olha que não é qualquer um que chega a executive director na morgan stanley e tira um phd em finanças em chicago que é uma das melhores universidades do mundo nessa area..... são proximos ao poder mas parece me gente competente...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por jotas007 » 4/7/2014 21:40

Gráfico semanal.

Bons negócios

Bons negócios

Anexos
Beeesss.png
Beeesss.png (30.39 KiB) Visualizado 7667 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

Registado: 28/7/2013 12:03

por mario s carvaho » 4/7/2014 20:52

Aqui não há óptimistas nem pessimistas ...

Há CURTOS E COMPRIDOS ::: (ou longos) :mrgreen:

e politicos que se vingam dos banqueiros e banqueiros que se vingam )))?! e trolhas de avental contra sacristãos ... tendo "balsemão" o Bilderberg, pelo meio..

Há que dominar os bancos .. dizia o nosso tosco filósofo , antes de ir para Paris--e depois de tirar o curso -- dizia que as dívidas não são para pagar ( não faltam sócretinos a apoiá-lo , saudosos do seu TACHO""""!!!!

e os desgraçados dos que trabalham e se preocupam ... vão pagando e morrendo por esta guerra de interesses e destruição de valor e valores---- FP

mcarvalho

http://economico.sapo.pt/noticias/do-ba ... 96962.html

O seu primeiro trabalho foi ao balcão do Montepio Geral. Muitos anos mais tarde, surge a indicação para a liderança do BES.
Chegou a Lisboa aos 17 anos para trabalhar ao balcão de uma dependência do Montepio Geral: ainda não tinha acabado o ensino liceal e, em vez de optar pelo lazer fora das horas de expediente, preferiu tirar um curso de Economia, que concluiu em 1978. Passados 43 anos, Vítor Bento vai regressar à banca, depois da indicação para presidente executivo do banco BES.
Desta vez, o economista não terá ascendido àquela posição por concurso. Mas foi assim, por concurso, que subiu a pulso no mundo da economia, onde a concorrência era um avatar a que não podia deixar de se dar atenção. Entrou no Banco de Portugal por concurso, já depois de se licenciar no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), onde foi um dos melhores alunos. Aí conheceu algumas das pessoas que, como economistas, mais o marcaram: Aníbal Cavaco Silva – na altura ministro das Finanças, mas que haveria de voltar ao banco central – Manuela Ferreira Leite, Teodora Cardoso e Miguel Beleza.
Este último, antigo ministro das Finanças, não se poupou a encómios para, em declarações exclusivas ao Económico, caracterizar o antigo colega da Banco de Portugal. Foi apanhado de surpresa: “para presidente executivo do BES? Não sabia, mas é uma óptima notícia – tenho a melhor impressão dele, é íntegro, honesto, simpático, trabalha muito bem em equipa. De um punhado de nomes que podem preencher muito bem esse lugar, Vítor Bento é seguramente um deles”, conclui.
A biografia do futuro presidente executivo do BES conclui no mesmo sentido: “Gosto de fazer bem aquilo que faço”, afirmou numa entrevista publicada há cinco anos, para tentar explicar porque tem recusado alguns lugares que a outros parecem de sonho: ministro das Finanças, presidente de uma grande empresa pública, carreira internacional nos Estados Unidos – foram possibilidades que Vítor Bento quis, por razões que são as deles, descartar.
A carreira de professor, paralela à de técnico no Banco de Portugal – primeiro no gabinete de estudos, depois como director do Departamento de Estrangeiros – também lhe chegou às mãos por concurso público, como sempre quis que as coisas lhe sucedessem.
Mas não descarta ser um homem ambicioso: rumou a Macau – uma espécie de caldeirão do tesouro no fim do arco-íris – aceitou mais tarde incorporar a equipa de Valter Marques na secretaria de Estado do Tesouro (era Eduardo Catroga ministro das Finanças), foi presidente do conselho directivo do Instituto de Gestão do Crédito Público, e director-geral do Tesouro.
Mas a banca – mesmo que não directamente – esteve sempre no horizonte da sua vida profissional: o convite do então presidente do BCP, Jorge Jardim Gonçalves, aceitou presidir à SIBS, onde ainda se encontra.
Paralelamente, foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (em 2005) e foi nomeado pelo Presidente da República, o seu velho conhecido do Banco de Portugal Cavaco Silva, membro do Conselho de Estado. Foi ainda presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) de Maio de 2006 a Abril de 2008.
Mantém um razoável registo editorial e uma intensa participação em debates, onde uma ideia fixa o parece mover: desmascarar os que vêm para a praça pública falar daquilo que verdadeiramente não sabem em profundidade.
Fiel à sua condição original – os pais não tinham estudos – Vítor Bento parece ser avesso à ostentação e ao desperdício. E principalmente não gosta de estar onde sabe que não será útil. Muito provavelmente, o Banco de Portugal – onde cresceu como economista – vai aplaudir a escolha.

http://o-antonio-maria.blogspot.pt/2014 ... disse.html

Registado: 28/4/2014 15:32

por _x_ » 4/7/2014 20:20

Isto do bento ir para o bes, não sei bem porque, fez me recordar a ida do cadilhe para aquele famoso banco :P
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Pedro Filipe Santos » 4/7/2014 20:15

perseu Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:quote="Marco Martins"]A meu ver acho que o BES ainda descerá novamente dos 0.65.

A avaliação das empresas do grupo que poderão estar falidas, pelos vistos parece que estavam contabilizadas num valor superior a 2x e 4x mais do que que realmente valiam... se assim for, a perda direta do BES não será por exemplo 2000M mas poderá ser 4000M ou 6000M.

Por isso... acho que ainda há muita tinta para correr...

Caro Marco,

Mesmo nesse cenario que não vai ocorrer até ... porque os rwa do besa provavelmente vao desconsolidar....., o bes recorria a cocos e dta... antes deste ac sem cocos O BCP TINHA UM CORE TIER 1 NEGATIVO EM BASILEIA 3 FULLY LOADED de-1,3% sem cocos nem dta, SEGUNDO A JPMORGAN entidade colocadora do AC....., o bes está com 9,6% pelo que me parece ter capacidade até de acomodar uma situação dessas .... que dada a repartição de divida com 1000 apenas no banco e cp negativos na holding de 2000m sobre um passivo total de 7000m... o bes tera a situação de angola e algum provisionamento na carteira de imoveis para fazer mas 4000m nao creio..... ainda assim era solvente

Caro Artista Romeno, ninguém pôe em causa a solvência e a sobrevivência do BES, e os cocos marcham caso exista um défice potencial face à avaliação do BCE.

As dúvidas passam por não se conseguir identificar uma avaliação adequada (desconhecimento da situação líquida efectiva vs capitalização bolsista).
- Qual o impacto das provisões relativas ao BESA pós-venda?
- Apartir dessa venda, como tratar contabilisticamente a linha de 1.5 bi de créditos ao BESA (que nem juros pagam - e que não será assumida na íntegra pelo devedor)
- No âmbito dos RQA's em curso que surpresas vão surgir?
-Os créditos sobre o GES rondam o tal 1 bi ou mais?, como provisionar e porque percentagem (40%?)
- Que provisões adicionais vão surgir por parte de responsabilidades GES/BES perante 3os?
- Que desfecho comercial vai ter a quase certa redução da parceria financeira PT/BES (maior e mais rentável cliente do banco).
- A liquidez do banco estará afectada?

Só me surgem dúvidas e para mim o banco neste momento valerá algo entre 1bi e 5bi (intervalo enorme e por isso ainda não investi em nenhum sentido).

bom fds, perseu[/quote]

80% dos creditos do besa são 1.5M€?
Editado pela última vez por Pedro Filipe Santos em 5/7/2014 4:43, num total de 2 vezes.

Registado: 10/5/2014 23:35

por tonando » 4/7/2014 18:42

Moreira Rato substitui Morais Lopes no BES

Já hoje foi avançado o nome de Vítor Bento para substituir Salgado na liderança do BEZ

Por: tvi24 / DC | 2014-07-04 18:18

João Moreira Rato deve ser o próximo administrador financeiro do Banco Espírito Santo, avança a SIC Noticias.

O atual presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) deverá substituir Amílcar Morais Pires no cargo.

Vítor Bento, atual presidente da SIBS, vai ser o novo presidente executivo do Banco Espírito Santo, revela o Público.

O economista e conselheiro de Estado era um dos nomes que o Banco de Portugal via com bons olhos para ocupar as funções de CEO do banco ainda liderado por Ricardo Salgado.

http://www.tvi24.iol.pt/economia---nego ... -6379.html
Bons Negócios
Tó Nando

Registado: 29/11/2007 13:56

por Artista Romeno » 4/7/2014 18:31

Breaking news: Moreira Rato CFO..... outra pessoa muito competente sem duvida.... podem até ser da area do psd mas nao me parece que sejam um carlos santos ferreira 2.... muito pelo contrario, com esta dupla competente reúnem se as condições para se fazer o seguinte passo o streaptease assumir o que há a assumir e let's move on :clap: :clap: :clap:

por bull2 » 4/7/2014 18:24

Boa tarde.
Sou um leitor atento do caldeirão, mas não tenho participado muito.
Esta reunião do Conselho de Estado em que não saiu nada que já não se soubesse, e em que participou Vitor Bento, que por acaso no dia seguinte foi nomeado para o BES é muita coincidência.
O que me leva a pensar que a situação no BES não deve ser nada boa.
Pode ser só imaginação minha, mas o melhor é quem está de fora aguardar.
Mas isto é só uma opinião pessoal.Não tenho acções do BES actualmente.

Registado: 29/11/2007 2:21

por Artista Romeno » 4/7/2014 17:58

perseu Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:quote="Marco Martins"]A meu ver acho que o BES ainda descerá novamente dos 0.65.

A avaliação das empresas do grupo que poderão estar falidas, pelos vistos parece que estavam contabilizadas num valor superior a 2x e 4x mais do que que realmente valiam... se assim for, a perda direta do BES não será por exemplo 2000M mas poderá ser 4000M ou 6000M.

Caro Marco,

Mesmo nesse cenario que não vai ocorrer até ... porque os rwa do besa provavelmente vao desconsolidar....., o bes recorria a cocos e dta... antes deste ac sem cocos O BCP TINHA UM CORE TIER 1 NEGATIVO EM BASILEIA 3 FULLY LOADED de-1,3% sem cocos nem dta, SEGUNDO A JPMORGAN entidade colocadora do AC....., o bes está com 9,6% pelo que me parece ter capacidade até de acomodar uma situação dessas .... que dada a repartição de divida com 1000 apenas no banco e cp negativos na holding de 2000m sobre um passivo total de 7000m... o bes tera a situação de angola e algum provisionamento na carteira de imoveis para fazer mas 4000m nao creio..... ainda assim era solvente

Caro Artista Romeno, ninguém pôe em causa a solvência e a sobrevivência do BES, e os cocos marcham caso exista um défice potencial face à avaliação do BCE.

As dúvidas passam por não se conseguir identificar uma avaliação adequada (desconhecimento da situação líquida efectiva vs capitalização bolsista).
- Apartir dessa venda, como tratar contabilisticamente a linha de 1.5 bi de créditos ao BESA (que nem juros pagam - e que não será assumida na íntegra pelo devedor)
-Os créditos sobre o GES rondam o tal 1 bi ou mais?, como provisionar e porque percentagem (40%?)
- Que provisões adicionais vão surgir por parte de responsabilidades GES/BES perante 3os?
- Que desfecho comercial vai ter a quase certa redução da parceria financeira PT/BES (maior e mais rentável cliente do banco).

Só me surgem dúvidas e para mim o banco neste momento valerá algo entre 1bi e 5bi (intervalo enorme e por isso ainda não investi em nenhum sentido).

bom fds, perseu[/quote]

Fiz os comentarios que fiz assegurando repetidamente a seguranca do banco para meter responsabilidade... e evitar o panico em comuns cidadao a pala de comentarios alarmitas de mentes com o QI de uma minhoca que estavam claramente curtos.... e pensavam que influenciavam algo..... sinceramente os investidores institucionais em geral nao precisam de ler o caldeirao de bolsa para investir em geral....... London Suica, off shores....Paris Frankfurt, Milao madrid medio oriente etc etc como disse no topico do bcp ontem ha noite.... dito isto em termos fundamentais
Obviamente que não há luz verde para entrar no bes....antes de limparem a casa toda...ou pelo menos dar para entender o tamanho do rombo uma coisa é serem 500m outra 2mm o banco está seguro.... mas o valor das acções não é bem igual..
nao há tambem luz verde para entrar no bcp....mesmo tendo desinflado para mim idealmente so aos 7,5 a 8 centimos para ser mesmo apelativo... mas vá apartir dos 10 centimos já pode ter alguma margem.....
BPI semaforo intermitente......pode se avançar mas com cautela

por Dom_Quixote » 4/7/2014 17:39

romeucosta Escreveu:Que semana stressante...
Desculpem esta partilha, mas preciso aliviar desta semana.
Bolas, o Intraday é dose...

Intraday é dose! Mas também suponho que quem o pratica em acções não está a investir... o mais certo será estar a apostar...
Falando por mim, que pratico por vezes intraday em índices, muito raramente o faço em acções e quando o faço é naquelas ocasiões de "compra no rumor e vende na notícia"... :wink:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por Optimiza » 4/7/2014 17:34

Caro Marco,

Mesmo nesse cenario que não vai ocorrer até ... porque os rwa do besa provavelmente vao desconsolidar....., o bes recorria a cocos e dta... antes deste ac sem cocos O BCP TINHA UM CORE TIER 1 NEGATIVO EM BASILEIA 3 FULLY LOADED de-1,3% sem cocos nem dta, SEGUNDO A JPMORGAN entidade colocadora do AC....., o bes está com 9,6% pelo que me parece ter capacidade até de acomodar uma situação dessas .... que dada a repartição de divida com 1000 apenas no banco e cp negativos na holding de 2000m sobre um passivo total de 7000m... o bes tera a situação de angola e algum provisionamento na carteira de imoveis para fazer mas 4000m nao creio..... ainda assim era solvente[/quote]

bom fds, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, TheKuby, trilhos2006, yggy e 233 visitantes