Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por katolo » 7/7/2014 20:26

Mas há o perigo de haver uma alteração do rácio de troca das ações PTC pela novas ações Corpco?

Registado: 20/2/2014 22:01

por Mr_L » 7/7/2014 20:23

Até que enfim..........!

Se alguma virtude teve a "saga" Rioforte, foi de fazer finalmente alinhar as cotações da Oi e da PTC. Hoje a Oi (ADR) está a prémio de 0.5 % relativamente à PTC.

E se houver lugar a uma revisão dos termos da fusão ( o que eu duvido) ? Onde irá parara PTC ? Alguém fez as contas ?

Eu já fiz, mas não quero ser acusado de catastrofista, por isso, até dia 15/7 estou em "silent períod" ... :-#
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922

Registado: 7/5/2014 12:40

por Marco Martins » 7/7/2014 15:43

Registado: 7/4/2007 17:13

por Garf » 6/7/2014 16:59

Boa tarde!
Sou novo por aqui. Tenho acompanhado os últimos comentários nesse fórum e realmente concordo com muitas das opiniões emitidas. Ainda bem que o antigo CEO não conseguiu cobrir o "rombo" no GES com os de costume. Assim, pelo menos ficamos a saber desse "investimento" da PT. Acho estranho ainda não ter havido mudanças na administração da PT. Será que isso só vai mesmo ocorrer depois do dia 17/07? Ou pior, será que ainda não ocorreu e nem ocorrerá por haver outros interesses envolvidos!?...
A nomeação do Vitor Bento para CEO do BES tem (pelo menos é o que consta) como objetivo "blindar" o Banco em relação ao GES para não acontecer o que aconteceu com o BPN. Agora, será essa nova administração BES benéfica para a PT? O "investimento" da PT no GES foi fruto da era "Ricardo Salgado". É verdade que o BES tem 10% (mesma posição que a OI) da PT, e a PT tem 1,66% do BES se não estou em erro. É certo que esse "investimento" na RioForte foi feito tendo em consideração essas participações. É notório que esse "investimento" não foi feito com a certeza que seria um bom investimento para PT e com retorno 100% garantido, mas sim para ajudar o grupo que estava a passar por imensas dificuldades de tesouraria.
Bom, findo esse 1º capítulo que foi a nomeação da nova administração do BES ("Blindagem" do BES), quais seriam as hipóteses para uma solução sensata e menos penosa para PT tendo em conta essa "blindagem" no BES?

Cumprimentos e Bons Negócios!
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.

Registado: 10/11/2011 11:44

por Joca601 » 6/7/2014 15:57

ferreira10 Escreveu:
ptbr13 Escreveu: Caso seja pago na totalidade tudo ficará na mesma, contudo não me parece fácil, só se descobrirem a "árvore das patacas".

Será que fica mesmo na mesma caso paguem tudo?Não acredito muito nessa tese. O volume das quedas é consistente com a ideia de que os grandes fundos de investimento estão em debandada a saírem da PT. Há alguns fundos que têm a regra de que têm que desinvestir de uma cotada caso essa cotada atinja um determinado nível de desvalorização.(por exemplo, 11%, 16%,....).

Ao que parece, faz sentido acreditar que este erro grave de gestão está a ter graves consequências reputacionais para a PT. Aliás, não poderia ser de outra maneira. Enterrar uma fatia valente da tesouraria na empresa falida de um amigo é uma coisa surreal. Qual é o gestor de fundos que consegue lidar com procedimentos destes próprios da idade média?

Não obstante não ter nenhuma ação da PT fico horrorizado por ver que existem dinossauros destes na praça Portuguesa. Até porque às vezes, de forma pontual, compro ações Portuguesas. Pior ainda é não haver nenhuma consequência punitiva dirigida a estas aves raras.

A Perplexidade desta operação arruina qualquer reputação, no entanto a administração da PT tem no máximo uma duração de mais 4 meses, a seguir vem a corpco e uma nova administração.

esta fusão tem sido muito atribulada, por isso só poder resultar bem.. :D

Registado: 7/1/2012 13:03

por Artista Romeno » 6/7/2014 15:53

ferreira10 Escreveu:
ptbr13 Escreveu: Caso seja pago na totalidade tudo ficará na mesma, contudo não me parece fácil, só se descobrirem a "árvore das patacas".

Será que fica mesmo na mesma caso paguem tudo?Não acredito muito nessa tese. O volume das quedas é consistente com a ideia de que os grandes fundos de investimento estão em debandada a saírem da PT. Há alguns fundos que têm a regra de que têm que desinvestir de uma cotada caso essa cotada atinja um determinado nível de desvalorização.(por exemplo, 11%, 16%,....).

Ao que parece, faz sentido acreditar que este erro grave de gestão está a ter graves consequências reputacionais para a PT. Aliás, não poderia ser de outra maneira. Enterrar uma fatia valente da tesouraria na empresa falida de um amigo é uma coisa surreal. Qual é o gestor de fundos que consegue lidar com procedimentos destes próprios da idade média?

Não obstante não ter nenhuma ação da PT fico horrorizado por ver que existem dinossauros destes na praça Portuguesa. Até porque às vezes, de forma pontual, compro ações Portuguesas. Pior ainda é não haver nenhuma consequência punitiva dirigida a estas aves raras.

Concordo,Ao contrario do que possa parecer a bolsa romena é das piores para o pequeno investidor... WHY? ocorre tudo..... acções a centimos que parecem baratas e não são.... contabilidade trafulhada até a ponta dos cabelos... titulos alguns no psi geral com liquidez comica.... e mesmo no psi 20..... e depois a gestao em PT é manhosa... e muitas vezes quem nao sabe dos truques lixa-se..... a juntar a tudo isto a cmvm faz figura de corpo presente e o BDP também...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por ferreira10 » 6/7/2014 15:38

“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por CTT17 » 6/7/2014 13:05

Palavras como acreditar e crença não devem ser utilizadas na bolsa, mas esse sentimento era baseado nos pressupostos e argumentos que referes. Quem investe nesta fusão, mesmo que corra mal, não é propriamente acéfalo (ou idiota) e é muito cedo para sermos julgados (até porque é a longo prazo).

P.S. Estou tranquilo, apesar de estar triste por erros de palmatória da PT (não esperava), porque o meu investimento (mobiliário) nesta fusão representa 28% (o que é bastante), mas a nível global (imobiliário, etc.), mesmo que perca a totalidade (a OI e PT na falência), será pouco acima de 3%. Seria preocupante, se usasse alavancagem ou se apostasse 100% na PT/OI e não tivesse outros bens. De Junho para Maio (se o descalabro OI/PT continuar, já não será do mesmo modo) o meu património mobiliário aumentou 6,2%, uma parte importante é o Brasil (rentabilidade líquida de 9,5%/ano, sem contar com o câmbio que tem ajudado muito nos últimos meses). Posso enganar-me profundamente neste investimento, mas tenho as "costas" bem protegidas, sou um grande fã da diversíficação e com resultados que me motivam a continuar nesta estratégia. :D

Registado: 22/12/2013 23:04

por Joca601 » 6/7/2014 12:14

ptbr13 Escreveu:Vão pagar tudo (vamos ver de que modo), é nisso que acredito e tenho a sorte de poder esperar, os pressupostos gerais da fusão não mudaram, o que irá acontecer com grande probabilidade é que esperava que o retorno fosse de 1 ano (no máximo) e agora prevejo 2 anos. Não dizem que os investimentos em bolsa devem ser avaliados num prazo de 5 anos...nem que corra mal não irei esconder-me.

Caro ptbr13,

Estou quase certo que não é uma questão de acreditar, mas sim uma questão de compromisso e de sobrevivência do grupo BES...

Considero impensável o BES falhar o reembolso do PPC Rio Forte quer seja à PT, quer seja ou a outros investidores... se isso acontecesse o grupo BES estava condenado a desaparecer devido ao abalo catastrófico na sua confiança.... quem voltaria a confiar o seu dinheiro ao grupo BES?

Tenta-se passar a mensagem de que o BES não é o mesmo que Rio forte para evitar uma correria aos levantamentos nos balcões do BES. No entanto e na eventualidade de haver um haircut na Rio forte.. saberá o investidor distinguir uma coisa da outra ou na dúvida retira o seu dinheirinho de tudo o que é grupo bes para lugar seguro? o impacto de não pagar 900 milhões de euros ou parte desses 900 milhões à PT é muito superior que os próprios 900 milhões de euros. imaginem a imprensa a fazer parangonas nos jornais e a televisão, em rodapé com a notícia de grupos BES em falência por falhar compromisso de rembolso com a PT . Quando cai uma peça de dóminó o resto cai por sequência..

A PT não pode ser descartada pelo grupo BES, tem demasiada importância, quer seja ao nível do investimento estratégico PT e OI, quer seja ao nível do peso que este cliente representa para o banco. também por aqui o interesse é evitar a todo o custo o haircut.

A actual administração da PT seria corrida pelos accionistas e processos crime em catadupa na eventualidade de haircut. no minimo teriam de pedir a insolvência da Rio Forte.

A nomeação da nova administração com efeitos a partir já de segunda-feira reflecte a urgência de resolver os problemas rapidamente.

Ao nível da cotação e da fusão PT/OI.. perante as notícias que sairam na imprensa na ultima semana é perfeitamente natural que surja a incerteza e as acções desvalorizarem... os cenários são teoricamente reais e não há como o fugir. como se costuma dizer, para construir é dificil e demorado para destruir é num instante.

por NGRO » 6/7/2014 10:02

JorgeNevada Escreveu:
richardj Escreveu:
D.joao.ii Escreveu:Então e se o Zeinal também soubesse do investimento desde o inicio?

Mas há duvidas? LOL.

Estamos a falar de um emprestimo que vale quase metade do market cap da PT. É obvio que um CEO sabe quando a sua empresa empresta metade do que vale.

Salvo erro o Zeinal Bava sótem cargos o Brasil de momento o Granadeiro é chairman e CEO, ou não?

De qq das formas tb estou a analisar um ponto de entrada, mas apenas depois de uma inversão de tendência! :-"

Registado: 29/11/2007 11:02

por JorgeNevada » 6/7/2014 6:43

richardj Escreveu:
D.joao.ii Escreveu:Então e se o Zeinal também soubesse do investimento desde o inicio?

Mas há duvidas? LOL.

Estamos a falar de um emprestimo que vale quase metade do market cap da PT. É obvio que um CEO sabe quando a sua empresa empresta metade do que vale.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por Jorge Fr. » 5/7/2014 21:02

ptbr13 Escreveu:Mantenho a convicção na fusão, porque já fiz mais valias que correspondem a 1/3 do objectivo, os pressupostos genéricos do processo não estão alterados (se o pagamento do papel comercial da Rio Forte falhar, coloca parcialmente em causa) e porque mesmo que a OI e a PT fossem à falência (alguém acredita nisso?) o rombo no meu património global seria inferior a 5%. Para que não restem dúvidas, esta forma de investimento não é aconselhável a ninguém, é necessário muita resistência emocional e ter um fundo de maneio forte, caso contrário, já teria vendido (senão antes) no momento do caso Rio Forte.

P.S. Estou à espera que rolem cabeças na PT, mesmo que o pagamento seja feito na totalidade. Granadeiro e o CFO da PT, se tivessem o mínimo de vergonha na cara, colocariam o lugar à disposição.

:wall: :oh:

Registado: 7/5/2014 13:33

por richardj » 5/7/2014 19:56

Mas há duvidas? LOL.

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por D.joao.ii » 5/7/2014 19:37

Então e se o Zeinal também soubesse do investimento desde o inicio?

Registado: 6/9/2013 23:53

por CTT17 » 5/7/2014 16:26

Mantenho a convicção na fusão, porque já fiz mais valias que correspondem a 1/3 do objectivo, os pressupostos genéricos do processo não estão alterados (se o pagamento do papel comercial da Rio Forte falhar, coloca parcialmente em causa) e porque mesmo que a OI e a PT fossem à falência (alguém acredita nisso?) o rombo no meu património global seria inferior a 5%. Para que não restem dúvidas, esta forma de investimento não é aconselhável a ninguém, é necessário muita resistência emocional e ter um fundo de maneio forte, caso contrário, já teria vendido (senão antes) no momento do caso Rio Forte.

P.S. Estou à espera que rolem cabeças na PT, mesmo que o pagamento seja feito na totalidade. Granadeiro e o CFO da PT, se tivessem o mínimo de vergonha na cara, colocariam o lugar à disposição.

por basf » 5/7/2014 15:28

ptbr13 Escreveu:Vão pagar tudo (vamos ver de que modo), é nisso que acredito e tenho a sorte de poder esperar, os pressupostos gerais da fusão não mudaram, o que irá acontecer com grande probabilidade é que esperava que o retorno fosse de 1 ano (no máximo) e agora prevejo 2 anos. Não dizem que os investimentos em bolsa devem ser avaliados num prazo de 5 anos...nem que corra mal não irei esconder-me.

Ja não dava uma espreitadela neste tópico algum tempo depois de ter fechado a minha posição na PT e na OI a algumas semanas.
Admiro a convicção do senhor ptbr13 que depois de tudo isto ainda aqui anda a acreditar num final feliz. Eu dei a sola um bocado tarde, perdi um pouco a disciplina e com isso também uma quantia maior do que tinha planeado.
Penso que se realmente a PT receber a massa pode haver alguma chance para mais valias no curto prazo, longo prazo? penso que talvez seja mesmo longo...
Contudo desejo-lhe boa sorte e que de alguma maneira seja reembolsado pelo investimento...
Cumprimentos

Registado: 10/12/2009 17:53

por CTT17 » 5/7/2014 14:28

Vão pagar tudo (vamos ver de que modo), é nisso que acredito e tenho a sorte de poder esperar, os pressupostos gerais da fusão não mudaram, o que irá acontecer com grande probabilidade é que esperava que o retorno fosse de 1 ano (no máximo) e agora prevejo 2 anos. Não dizem que os investimentos em bolsa devem ser avaliados num prazo de 5 anos...nem que corra mal não irei esconder-me.

por Joca601 » 5/7/2014 14:10

ptbr13 Escreveu:O suplemento "dinheiro vivo" aponta para uma solução (rumores), não é a ideal, mas pode ser minimamente interessante, ou seja,

em meados de Julho a Rio Forte pagará uma parte e a outra será adiada alguns meses . Se for assim, será normal que a PT perca participação na OI, fala-se que poderá ficar com 20 a 30%. Caso seja pago na totalidade tudo ficará na mesma, contudo não me parece fácil, só se descobrirem a "árvore das patacas".

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Tel ... id=4009430

não havendo default não há perda de participação... a PT não fica a valer menos ou fica? é provável a perda de influência ou pelo menos haverá um contolo mais rigoroso nas decisões da administração da PT.com gente desta, nunca se sabe se há próxima....

os brasileiros fazem o seu papel e tentam ganhar vantagem desta argolada da PT, no final vai ficar tudo igual porque não há razão para ficar diferente... o dinheiro vai aparecer de uma forma ou de outra.

por CTT17 » 5/7/2014 12:45

O suplemento "dinheiro vivo" aponta para uma solução (rumores), não é a ideal, mas pode ser minimamente interessante, ou seja,

em meados de Julho a Rio Forte pagará uma parte e a outra será adiada alguns meses . Se for assim, será normal que a PT perca participação na OI, fala-se que poderá ficar com 20 a 30%. Caso seja pago na totalidade tudo ficará na mesma, contudo não me parece fácil, só se descobrirem a "árvore das patacas".

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Tel ... id=4009430

por richardj » 5/7/2014 9:17

Joca601 Escreveu:
O Vitor Bento carrega consigo a solução para o grupo BES, ou seja, o dinheiro suficiente para fazer face aos compromissos de curto e médio prazo. O mercado reagiu bem ao BES com uma valorização de 8% e demora a perceber que no pacote(Vitor Bento) também está a solução para o reembolso à PT.

só espero não estar enganado...

Ele carrega consigo o dinheiro ou vai investir do dele? LOL

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Joca601 » 5/7/2014 5:53

Fiquei admirado ou não esperava quando foi indicado o nome Vitor Bento para a nova administração do BES. Contudo, neste momento, acho que não é por acaso que surje o nome Vitor Bento depois de terem sido rejeitados outros nomes. porquê? porque o Vitor bento e os demais escolhidos, têm o consenso dos principais acionistas mas principalmente e o mais importante tem o aval das autoridades (governo).

O Vitor Bento carrega consigo a solução para o grupo BES, ou seja, o dinheiro suficiente para fazer face aos compromissos de curto e médio prazo. O mercado reagiu bem ao BES com uma valorização de 8% e demora a perceber que no pacote(Vitor Bento) também está a solução para o reembolso à PT.

só espero não estar enganado...

por jccgold » 5/7/2014 5:15

Ulisses Pereira Escreveu:Isso é outra História...

O que eu digo é que se a PT se queimar com este investimento, a culpa é da PT. Da mesma forma que os Bancos portugueses que se queimaram com os investimentos em dívida pública grega, a culpa é deles.

Um abraço,
Ulisses

Assim como os bancos alemães emprestarem dinheiro ao Sócrates a culpa é dos .. oh wait, do contribuinte português.

Registado: 11/11/2011 3:58

Cotação Nyse

por Lusitanians Traders » 5/7/2014 0:47

Fusão entre a PT e a Oi em risco.

Nos últimos seis meses a empresa brasileira, desvalorizou quase o dobro, em relação a empresa portuguesa.
Ambas as empresas são cotadas em Wall Street.

Imagem
As opiniões pessoais do autor não representam recomendações de investimento financeiro de qualquer natureza. Portanto o autor isenta-se de qualquer responsabilidade com referência a ganhos ou perdas obtidas no mercado financeiro, baseadas ou não nas informações aqui fornecidas. O autor responsável pela elaboração deste conteúdo não responde pela veracidade ou qualidade das informações aqui contidas. Sucesso e bons negócios!

Blog - Lusitanian Trader

Página Facebook - Lusitanian Trader

Registado: 6/2/2014 17:48

por katolo » 4/7/2014 23:10

Mas como é que eles pagam se não têm dinheiro? A solução é o roll-over da dívida até venderem ativos ou entrar algum investidor (tolo) que capitalize a ESI...

Registado: 20/2/2014 22:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google Adsense [Bot], Karra, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Massao1, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 295 visitantes