Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 4/7/2014 22:42

Quanto à cotação do BCP parece que segue o seu caminho para Sul.
A meu ver faz todo o sentido e ainda só agora começou a sua longa caminhada.

Pois é fala-se no actual AC do BCP como uma operação que vai ter um grande sucesso.
Pois quanto a esse sucesso, ele está garantido à cabeça, afinal há uma tomada firme pelo sindicato bancário que montou a operação...
Depois só se fala em pagamento dos CoCos e que isso vai ser muito bom para o banco e a partir de agora o céu é o limite.

Enfim, o que se apura de tudo isto é que o banco precisava urgentemente de 400M€ de capital.
O resto é conversa!!
Se assim não é, porque só usam 1850M€ do AC para amortizar CoCos?

Seja pelo receio dos testes do BCE, seja por imparidades ou provisões que venham a ser contabilizadas brevemente ou seja porque afinal a história dos DTA não passe duma ilusão o facto é que havia urgência em conseguir capital adicional.

Os DTAs serviram para publicar noticias das mais fantásticas que alguma vez li.
Ainda há não muito tempo diziam os analistas citados por jornais da especialidade que a transformação dos DTAs em créditos fiscais ia permitir ao BCP libertar capital para amortizar os CoCos.
Falava se mesmo em valores, se não estou em erro à volta de 1400M€

Fantástico, como se diz cada patranha tão cabeluda.
Alias nunca percebi a lógica de tais análises.
Mas o facto é que bastou essas afirmações para na altura a cotação do BCP ter dado mais um disparo acentuado.

Entretanto o que temos.

A lei sobre a conversão dos DTAs em créditos fiscais já é conhecida e logo a seguir também ficamos a saber que o BCP ia fazer um AC de 2250M€ para reembolsar os CoCos.
Então mas não era precisamente os DTAs que iam permitir amortizar os CoCos, como diziam os analistas??

Costuma-se dizer que mais rápido se apanha um mentiroso do que um coxo !!!

Pois é, para investir no BCP é preciso muito espírito critico, caso contrário passamos o tempo todo a engolir patranhas atrás de patranhas e naturalmente depois pagamos caro por isso.

A verdade é que para pagar parte dos CoCos o banco precisa dum AC monstruoso e mesmo assim ficam lá por pagar 750 M€.
Muito provavelmente ainda haverá mais um AC até 2017 para matar o resto dos CoCos.
Os DTA pelos vistos vão ficar na sua grande parte fora da contabilização do capital core Tier 1.
Dos cerca de 5500M€ de DTAs que andam por aí nos diversos bancos, afinal só vão ser contabilizados 1500M€ segundo algumas estimativas.
Provavelmente a fatia do BCP será bastante inferior a 1000 M€.

Enfim um verdadeiro buraco sorvedouro de capital, o resto são meras ilusões.

Prognósticos no médio prazo?
Mais quedas na cotação do BCP

Registado: 21/5/2009 18:43

por Storgoff » 4/7/2014 21:51

perseu Escreveu:Para aqueles que tenham acções e pretendam manter posição após o aumento de capital, detectei uma oportunidade para baixar preço médio de cerca 3%, via venda de acções e compra de direitos para aquisição de acções em nº equivalente.
Isto porque estamos a existir a um Gap constante, em que sobrevaloriza as acções em detrimento dos dtos.

ex: O actual valor dos dtos - 0,082 deveria originar uma cotação de 0,112 / =(0,082/1,75)+0,065 /, mas a cotação actual é de 0,1154.

Os accionistas do banco estão a segurar a acção comprando, para tentar suster a queda não estando a comprar dtos porque não pretendem incrementar em demasia a sua exposição ao BCP.

Isso é muito giro só que na pratica um pequeno investidor não consegue fazer essa operação de arbitragem devido ao diferimento temporal das duas operações: a compra dos direitos supostamente a desconto seguido de venda das novas acções para realizar um ganho sem risco. O problema é que as acções novas só estarão disponíveis para negociar daqui a quase 4 semanas. Durante este período muita coisa acontece e como tal não estamos a falar de arbitragem nem coisa que se pareça.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Feiticeir@ » 4/7/2014 21:33

Boa noite! Leio este fórum a alguns anos, fui aprendendo com os meus próprios erros e também com alguns postes aqui publicados. Depois, comecei a estudar um pouco do que diz respeito aos mercados. Hoje em dia não sou nenhum expert na matéria. Contudo, observo que existem várias pessoas a investir um pouco à toa tal como eu comecei, cuidado e muita ponderação nos investimentos. Podem demorar anos a recuperar de maus investimentos, tal como eu. Contudo, não estou arrependido, mas aconselho estudar antes de investir. Bons Negócios. :oh:

Registado: 4/7/2014 20:56

por brunoktm » 4/7/2014 19:15

Boas tardes meus caros
Que dizem do comportamento desta menina e dos seus direitos ? acham esta correcção normal ?? foi bom foi mau para acção ...
Boas compras e umas melhores vendas…
Mais vale 1 pássaro na mão que 2 a voar...

Registado: 3/6/2009 0:25

por ONLINO » 4/7/2014 18:38

jccgold Escreveu:No banco BIG vai-se a "carteira títulos", aparecem os direitos subscrição BCP e ao entrar-se tem opcao em cima de "exercer direitos"

Pois, no Montepio quando entro na carteira de títulos, aparecem-me todos os títulos e os direitos do BCP, nos outros títulos da pra comprar ou vender, nos direitos só tenho a opção de venda! :(

Registado: 4/7/2014 18:02

por jccgold » 4/7/2014 18:25

No banco BIG vai-se a "carteira títulos", aparecem os direitos subscrição BCP e ao entrar-se tem opcao em cima de "exercer direitos"

Registado: 11/11/2011 3:58

por ONLINO » 4/7/2014 18:23

Ola pessoal
Desde já, informo que sou novato nestas andanças. :)
Cansei-me das aplicações a prazo que mais parecem colchões onde se coloca o dinheiro pra quando se precisa.
Tenho ações/direitos do BCP, que adquiri no Canal NET24 do Montepio e estou a pensar reforçar a minha posição no AC e segundo li aqui no negócios já é possível a partir de hoje comprar novas ações mas não vejo como dar ordem de compra.
alguém me sabe dizer como faço para comprar novas ações? É que só me aparece la a opção de venda dos direitos!

Registado: 4/7/2014 18:02

por tdpower100 » 4/7/2014 18:21

deejaypt Escreveu:
nmprc Escreveu:
jpmpinto Escreveu:Boa tarde,

Alguém sabe dizer como se exerce os direitos do BCP para quem tem conta no BES? É só ao balcão? Acho que na net, só dá para negociação de direitos.

Obrigado

Balcão... em qualquer que seja o banco tens de ir a um balcão, ou então imprimes prospecto, assinas e envias por mail

Olá,

Não faz sentido que bancos que têm plataforma digital se tenha de ir ao balcão.
Eu tenho a minha conta de ações no BPI e o exercício de direitos está disponível online, aliás assim é que faz sentido já que as outras operações de Bolsa também as realizo online, em tempo real.
Já agora para quem é do BPI e ainda não sabe como fazer aqui fica a info no BPINet Bolsa.
Deve entrar no menu NEGOCIAÇÃO (barra superior da página), e depois entrar no submenu OPERAÇÕES DE CAPITAL (barra à esquerda da página).
A seguir é só clicar em cima da operação que quer realizar, neste caso, BCP - Aumento de Capital com Reserva de Preferência, e seguir as instruções apresentadas no ecrã, nomeadamente confirmar a aceitação dos termos do aumento de capital, n~umero de direito a exercer, etc, e confimar no fim.
Simples. Espero ter ajudado.

Obrigado deejaypt,

Andava precisamente à procura dessa informação.

Registado: 26/4/2014 22:03

por investpouco » 4/7/2014 18:13

WofG Escreveu:
perseu Escreveu:Para aqueles que tenham acções e pretendam manter posição após o aumento de capital, detectei uma oportunidade para baixar preço médio de cerca 3%, via venda de acções e compra de direitos para aquisição de acções em nº equivalente.
Isto porque estamos a existir a um Gap constante, em que sobrevaloriza as acções em detrimento dos dtos.

ex: O actual valor dos dtos - 0,082 deveria originar uma cotação de 0,112 / =(0,082/1,75)+0,065 /, mas a cotação actual é de 0,1154.

Os accionistas do banco estão a segurar a acção comprando, para tentar suster a queda não estando a comprar dtos porque não pretendem incrementar em demasia a sua exposição ao BCP.

Qual é a diferença Perseu? No meu ponto de vista aumentam da mesma forma..........comprando ações até aumentam diretamente.

carissimos, ja fizeram as contas????? é q comprar direitos+accoes novas custa quase tanto como comprar apenas accoes a uma diferenca 0,002...atenção aos custos....só os direitos=6euros por transacção a acção são mais 5 euros
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por jccgold » 4/7/2014 18:11

Alguem sabe ao exercer os direitos BCP para compra de accoes, se isso nos bancos paga comissão? Por exemplo no banco BIG quanto paga?
Já exerci foram 19.20 euros
Editado pela última vez por jccgold em 4/7/2014 18:23, num total de 1 vez.

Registado: 11/11/2011 3:58

por investpouco » 4/7/2014 18:08

TcoutinhoZ Escreveu:invest, tu qe percebes disto tira me uma duvida.. a proposito do site qe me mostraste.. há sp spread entre bid e offer.. e a cotação só muda qdo as ordens ao preço de mercado fazem match com a bid/offer? ou é possível em alguns instantes uma limit order da venda coincidir com a limit order da compra?
nao sei se me fiz entender..

outra coisa, para que serve aqele sitio para colocar mais ou menos number of shares? é tipo simulador?

nunca acontece porque quando se dá o limit compra exemplo a 0,10 e outro investidor dá outra limit venda a 0,10, o que a bolsa faz é executar a compra na venda....porque os valores sao iguais e um deles (venda ou compra) desaparece (o que tem mais accoes a 0,10 seja de compra ou seja de venda é que permanece).
Editado pela última vez por investpouco em 4/7/2014 18:14, num total de 1 vez.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por MarcoAntonio » 4/7/2014 17:59

Hugo, as formulas estão atrás no tópico. Consulta o meu FAQ para o aumento de capital de outubro de 2012 pois está lá explicado como se chega à relação para qualquer aumento de capital e ajuda a entender todo o processo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por hugob0ss » 4/7/2014 17:53

Razao_Pura Escreveu:Boa tarde,

Há aqui qualquer confusão neste thread com o máximo relativo do BCP ajustado ao aumento de capital.
O anterior máximo relativo são os 0,2356€ do dia 04 de Abril de 2014. Com o AC, e descontando o valor teórico do direito que são cerca de 8 centimos (o papel corrigiu ligeiramente menos do que isso de 2ª para 3ª feira no mercado) temos na 3ª feira um máximo em fecho de 0,1406, logo o anterior máximo relativo de Abril considero eu que ainda não foi superado (0,1406 + 0,08 = 0,2206€).

RP

RP como foste a unica pessoa que acertou no valor teorico do direito, gostava de saber como é que chegaste a esse valor?

Obrigado
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por MarcoAntonio » 4/7/2014 17:41

Os direitos cotam ao valor a que forem transaccionados. A cotação é influenciada pela cotação actual da acção do BCP (ver formulas atrás). É tão simples quanto isto...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por hugob0ss » 4/7/2014 17:28

hugob0ss Escreveu:
artista_ Escreveu:
hugob0ss Escreveu:
Dilemas desses são o dia à dia de quem anda nisto. Na realidade não vendeste as ações porque achavas que iam subir, ou pelo menos não desciam, não vale a pena culpar quem aqui dizia que valiam X ou Y, a culpa é apenas tua. Não vejas isto não é uma reprimenda, de certa forma é, mas o objetivo é que ela te ajude. Quanto mais depressa aprenderes a assumir a responsabilidade de tudo o que fazes nos mercados mais depressa estarás preparado para as dificuldades que lhes são enerentes... investir de acordo com os que os outros dizem nunca deu bom resultado, pelo menos eu não conheço ninguém que tenha tido bons resultados com isso. Obviamente que devemos aprender com todos, ouvir outras opiniões, mas teremos de saber filtrar a informação e agir de acordo com o que pensamos... "cobrar" aos outros porque achas que te induziram em erro!? :-k

Ainda para mais ninguém te induziu em erro, na realidade teoricamente os direitos valiam mais, mas entretanto os títulos caíram bastante e, ao que parece que eu nem estou a acompanhar isto, os direitos estão a negociar com um desconto maior do que aquele que seria previsível... sendo certo que já era previsível haver algum desconto!

Tens razão a culpa é minha porque fui guloso e pensei que as acções subissem mais.
Mas também n deixa de ser verdade que foi passada aqui a ideia que os direitos iriam cotar ao seu valor teorico. Pelo menos eu tava convencido disso, não sei se há mais quem me acompanhe.

O que eu quero saber é se o direitos qd entram em negociação cotam ao valor que lhes foi atribuido apos o seu destaque, ou se existe ou não influenciam do valor da cotação nos dias prévios a entrarem em negociação. Se alguem me puder esclarecer isto agradecia.

por WofG » 4/7/2014 17:23

Qual é a diferença Perseu? No meu ponto de vista aumentam da mesma forma..........comprando ações até aumentam diretamente.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por hugob0ss » 4/7/2014 17:22

artista_ Escreveu:
hugob0ss Escreveu:
artista_ Escreveu:
Podes ver a coisa como quiseres, a realidade é que em termos de capitalização bolsista os títulos estiveram realmente a esse nível, e ainda lhes tens de somar o montante do AC, ou seja, o banco vale isso antes do AC mais os 2,1 mil milhões...

O meu problema nem é tanto esse. O problema é que comprei a ideia que os direitos iam abrir aos preços teoricos que se falavam e afinal abriram a 0.08. Podia ter vendido as minhas acções a 0.135 para comprar direitos ao preço que estão actualmente, e acabei por não fazer nada.

Cumprimentos.

Dilemas desses são o dia à dia de quem anda nisto. Na realidade não vendeste as ações porque achavas que iam subir, ou pelo menos não desciam, não vale a pena culpar quem aqui dizia que valiam X ou Y, a culpa é apenas tua. Não vejas isto não é uma reprimenda, de certa forma é, mas o objetivo é que ela te ajude. Quanto mais depressa aprenderes a assumir a responsabilidade de tudo o que fazes nos mercados mais depressa estarás preparado para as dificuldades que lhes são enerentes... investir de acordo com os que os outros dizem nunca deu bom resultado, pelo menos eu não conheço ninguém que tenha tido bons resultados com isso. Obviamente que devemos aprender com todos, ouvir outras opiniões, mas teremos de saber filtrar a informação e agir de acordo com o que pensamos... "cobrar" aos outros porque achas que te induziram em erro!? :-k

Ainda para mais ninguém te induziu em erro, na realidade teoricamente os direitos valiam mais, mas entretanto os títulos caíram bastante e, ao que parece que eu nem estou a acompanhar isto, os direitos estão a negociar com um desconto maior do que aquele que seria previsível... sendo certo que já era previsível haver algum desconto!

Tens razão a culpa é minha porque fui guloso e pensei que as acções subissem mais.
Mas também n deixa de ser verdade que foi passada aqui a ideia que os direitos iriam cotar ao seu valor teorico. Pelo menos eu tava convencido disso, não sei se há mais quem me acompanhe.

por Ulisses Pereira » 4/7/2014 16:45

JorgeNevada, eu percebi isso, só não sei porquê. Deves dizer isso por alguma razão. E esse argumento é que era importante conhecermos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por artista_ » 4/7/2014 16:44

hugob0ss Escreveu:
artista_ Escreveu:
hugob0ss Escreveu:Afinal aquela ideia de que o bcp esteve a cotar a 0.27 é pura ilusão, o direito na realidade vale apenas o que o mercado dá por ele os outros valores são puramente teóricos.

Cumprimentos.

Podes ver a coisa como quiseres, a realidade é que em termos de capitalização bolsista os títulos estiveram realmente a esse nível, e ainda lhes tens de somar o montante do AC, ou seja, o banco vale isso antes do AC mais os 2,1 mil milhões...

O meu problema nem é tanto esse. O problema é que comprei a ideia que os direitos iam abrir aos preços teoricos que se falavam e afinal abriram a 0.08. Podia ter vendido as minhas acções a 0.135 para comprar direitos ao preço que estão actualmente, e acabei por não fazer nada.

Cumprimentos.

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por General Patton » 4/7/2014 16:37

JorgeNevada Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:meus amigos, bitaites assim sem argumentos dão direito a posts apagados. Repensem antes de os escrever...

O que estou a dizer é que se conseguisse as novas ações a uma média de 8 cts (direito + preço das novas ações subscritas) até achava que podia ser bom negócio. Ao preço dos direitos atuais para mim está fora de questão.

Concordo!

Mais: é ilusória a oportunidade de arbitragem, a meu ver. Ainda que, de facto, haja uma vantagem no mercado dos direitos sobre as acções, isso é normal num aumento de capital, e tão mais normal quanto maior for o aumento de capital e o desconto. Essa diferença que justificaria a arbitragem será levada até final, anulando o interesse nela. O que resta então? Saber se as acções estão caras ou baratas, quer seja mediante uma análise dos fundamentais, ou mediante uma análise técnica. Neste momento, vejo acções ainda com potencial de descida forte. Acredito que depois do AC venham para a zona dos 8/8.5 cêntimos.

Uma nota final para os ateus e agnósticos: vale a pena rezar! As minhas últimas orações já foram atendidas (actualização de gráficos). \:D/
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por JorgeNevada » 4/7/2014 16:15

Ulisses Pereira Escreveu:meus amigos, bitaites assim sem argumentos dão direito a posts apagados. Repensem antes de os escrever...

O que estou a dizer é que se conseguisse as novas ações a uma média de 8 cts (direito + preço das novas ações subscritas) até achava que podia ser bom negócio. Ao preço dos direitos atuais para mim está fora de questão.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"

Registado: 5/1/2014 17:11

por deejaypt » 4/7/2014 16:09

JoaoPatrx Escreveu:
deejaypt Escreveu:A seguir é só clicar em cima da operação que quer realizar, neste caso, BCP - Aumento de Capital com Reserva de Preferência, e seguir as instruções apresentadas no ecrã, nomeadamente confirmar a aceitação dos termos do aumento de capital, n~umero de direito a exercer, etc, e confimar no fim.

Então e se quiser vender os direitos? Tenho aqui um colega ao lado que tem precisamente essa dúvida na página do BPI.

Para comprar e/ou vender direitos no BPINet:
Clicar no Menu CARTEIRA (barra supeior), vai aparecer a carteira de títulos que possui com os direitos a que tem direito incluídos. É só clicar no ícone que tem nessa linha dos direitos e abre uma janela, clicar nessa janela em NEGOCIAÇÃO e aí pode comprar e/ou vender ao preço que quiser, a quantidade que quiser.

Registado: 6/5/2008 12:04

por JoaoPatrx » 4/7/2014 16:02

deejaypt Escreveu:A seguir é só clicar em cima da operação que quer realizar, neste caso, BCP - Aumento de Capital com Reserva de Preferência, e seguir as instruções apresentadas no ecrã, nomeadamente confirmar a aceitação dos termos do aumento de capital, n~umero de direito a exercer, etc, e confimar no fim.

Então e se quiser vender os direitos? Tenho aqui um colega ao lado que tem precisamente essa dúvida na página do BPI.

Registado: 6/11/2012 12:01

por Ulisses Pereira » 4/7/2014 15:44

meus amigos, bitaites assim sem argumentos dão direito a posts apagados. Repensem antes de os escrever...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por deejaypt » 4/7/2014 15:44

nmprc Escreveu:
jpmpinto Escreveu:Boa tarde,

Alguém sabe dizer como se exerce os direitos do BCP para quem tem conta no BES? É só ao balcão? Acho que na net, só dá para negociação de direitos.

Obrigado

Balcão... em qualquer que seja o banco tens de ir a um balcão, ou então imprimes prospecto, assinas e envias por mail

Olá,

Não faz sentido que bancos que têm plataforma digital se tenha de ir ao balcão.
Eu tenho a minha conta de ações no BPI e o exercício de direitos está disponível online, aliás assim é que faz sentido já que as outras operações de Bolsa também as realizo online, em tempo real.
Já agora para quem é do BPI e ainda não sabe como fazer aqui fica a info no BPINet Bolsa.
Deve entrar no menu NEGOCIAÇÃO (barra superior da página), e depois entrar no submenu OPERAÇÕES DE CAPITAL (barra à esquerda da página).
A seguir é só clicar em cima da operação que quer realizar, neste caso, BCP - Aumento de Capital com Reserva de Preferência, e seguir as instruções apresentadas no ecrã, nomeadamente confirmar a aceitação dos termos do aumento de capital, n~umero de direito a exercer, etc, e confimar no fim.

Registado: 6/5/2008 12:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Karra, PAULOJOAO e 502 visitantes