Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por CTT17 » 4/7/2014 23:07

Resumindo:

- Se pagarem a totalidade do empréstimo não admira que vá aos 3€...

- Se não pagarem pode ir aos tais 1,5€...

Registado: 22/12/2013 23:04

por jotas007 » 4/7/2014 22:21

Depois da minha ultima análise, a Portugal Telecom executou esta semana o pior dos cenários. Fez novos minimos, continuando a sua tendência descendente.

Olhando à primeira vista no gráfico semanal dá a entender que a PTC activou um Cup&Handle invertido (corrijam-me se tiver errado! :-k ), ou seja, formou e activou uma figura técnica de continuação de tendência. O target desta figura leva-nos até aos 1,55/60€!!! :shock:

Já reparei num post anterior do Marco Martins que fez uma análise fundamental em que o target, caso não paguem os 900M, é de 1,40€!
Por isso, análise técnica e fundamental parecem estar em sintonia! :wink:

Nas próximas semanas provavelmente poderá testar (ou não :| ) a resistencia dos 2,57/8€ e depois deverá continuar a sua caminhada descendente. O volume desta semana mete respeito!

Bons negócios
Anexos
Ptc.png
Ptc.png (30.37 KiB) Visualizado 6938 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

Registado: 28/7/2013 12:03

por Marco Martins » 4/7/2014 19:28

perseu Escreveu:
Marco Martins Escreveu:O problema atual da PT apenas se aplica se a 17 de Julho não receber os 900M!

Se receber os 900M o que poderá acontecer:
- mudança da administração em Portugal (PT)
- alterações na administração no Brasil (OI)
- aceleração da passagem dos orgãos de decisão para o Brasil
- "aliança PT/OI" com desconfiança e limitação de investimentos mútuos
- distanciamento PT/BES

Se não receber os 900M:
- diminuição em 40% do valor da PT (2.3€ ~> 1.4€)
- fusão em causa
- alteração imediata da administração PT
- venda de ativos da PT (nos vários países onde está presente)
- venda de ativos da PT em Portugal
- distanciamento PT/BES
- dificuldades de acesso a crédito
- redução de rating
- necessidades de dar novas garantias aos empréstimos feitos
- redução do valor da OI em 40% dos 32% que a PT tem... ou seja redução do valor da OI em 12.8%

Caro Marco,
Não podes considerar no cenário negativo que indicas, que a PT perde a totalidade dos 897 milhões. Em risco estarão entre 20%(mais por aqui) a 50% do capital investido. Como as provisões podem ser diluídas temporalmente, o impacto máximo na acção e no capital rondam metade do que foi por ti projectado. Quanto aos efeitos são quase todos correctos exceptuando (fusão não fica em causa e não vai vender activos). Teria tb problemas de tesouraria no curto prazo (mas a CGD está lá para ajudar....).
p.s. a PT ainda tem actualmente atribuidos 37% da futura Corpco.
cumps, perseu

A fusão pode não ficar em causa, mas a percentagem da fusão pode ficar comprometida:
http://economia.estadao.com.br/noticias ... p-,1523279

Registado: 7/4/2007 17:13

por Dom_Quixote » 4/7/2014 17:51

Stresszero Escreveu:Ando atento a esta cotada e, apesar de estar bear em todos os prazos, um fecho hoje acima dos 2,30 fazia-me pensar numa entrada para aproveitar um possível ressalto.

Devemos ser muitos, alguns tubarões inclusivé, atentos à PTC. Todavia, enquanto a questão RioForte não estiver digerida, parece-me prematuro entrar... :wink:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por STRESSZERO » 4/7/2014 16:05

Ando atento a esta cotada e, apesar de estar bear em todos os prazos, um fecho hoje acima dos 2,30 fazia-me pensar numa entrada para aproveitar um possível ressalto.
É altamente provável que vá acontecer esse ressalto, só não sabemos com que fundo o fará mas poderá acontecer quanto menos se espera.
Pensei que hoje teria uma queda mais acentuada mas não está a acontecer.
Vou aguardando por fora mas está no meu radar.

Bons negócios!

Registado: 16/9/2011 9:25

por Artista Romeno » 4/7/2014 14:58

Ulisses Pereira Escreveu:Isso é outra História...

O que eu digo é que se a PT se queimar com este investimento, a culpa é da PT. Da mesma forma que os Bancos portugueses que se queimaram com os investimentos em dívida pública grega, a culpa é deles.

Um abraço,
Ulisses

A PT pós opa da Sonae é um peao de 2 accionistas.... tinha tudo para acabar nisto se virmos bem... TVI... Fundos da ongoing/ encornado..... politica dividendos disparatadaE está por explicar o swap das acções com um accionista curioso como ninguem toca nisso
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Ulisses Pereira » 4/7/2014 14:54

Isso é outra História...

O que eu digo é que se a PT se queimar com este investimento, a culpa é da PT. Da mesma forma que os Bancos portugueses que se queimaram com os investimentos em dívida pública grega, a culpa é deles.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Joca601 » 4/7/2014 14:36

ptbr13 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:ptbr, para se honrar compromissos é preciso que haja dinheiro, não é uma questão de honra. E não te esqueças que estamos no mundo dos negócios... Percebo o que dizes mas convém termos noção do mundo em que vivemos.

Um abraço,
Ulisses

Que não há dinheiro, todos sabemos, o que se deve perguntar é: Qual a razão de não haver dinheiro?

A resposta é:

- Uma componente são maus negócios, só não acontece quem não investe;

- A parte perniciosa (e mais importante) é a gestão danosa e isso é imperdoável, por isso, num País a sério as responsabilidades seriam investigadas e depois algumas pessoas seriam presas e/ou outras teriam que entrar com os seus bens...o sentimento de impunidade de alguns senhores neste país é gritante.

P.S. Não tenho qualquer dívida, mas caso tivesse e não pagasse, o meu carro, a minha casa e por último a minha pequena empresa serviriam de aval.

A Rio forte desbaratou 900 milhões em 3 meses, resta saber em quê... o dinheiro não evaporou tem de estar em algum lado.

Registado: 7/1/2012 13:03

por sanchobeti » 4/7/2014 14:21

Caro Ulisses:
A solucão é facil,porque há muito dinheiro que saiu destes e de outros para offshores.
É absolutamento necessário que voltem para Portugal porque é aqui que pertence e faz muita falta.
abraço

Registado: 29/11/2007 13:06

por CTT17 » 4/7/2014 14:20

Ulisses Pereira Escreveu:ptbr, para se honrar compromissos é preciso que haja dinheiro, não é uma questão de honra. E não te esqueças que estamos no mundo dos negócios... Percebo o que dizes mas convém termos noção do mundo em que vivemos.

Um abraço,
Ulisses

Que não há dinheiro, todos sabemos, o que se deve perguntar é: Qual a razão de não haver dinheiro?

A resposta é:

- Uma componente são maus negócios, só não acontece quem não investe;

- A parte perniciosa (e mais importante) é a gestão danosa e isso é imperdoável, por isso, num País a sério as responsabilidades seriam investigadas e depois algumas pessoas seriam presas e/ou outras teriam que entrar com os seus bens...o sentimento de impunidade de alguns senhores neste país é gritante.

P.S. Não tenho qualquer dívida, mas caso tivesse e não pagasse, o meu carro, a minha casa e por último a minha pequena empresa serviriam de aval.

por Ulisses Pereira » 4/7/2014 14:06

ptbr, para se honrar compromissos é preciso que haja dinheiro, não é uma questão de honra. E não te esqueças que estamos no mundo dos negócios... Percebo o que dizes mas convém termos noção do mundo em que vivemos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por CTT17 » 4/7/2014 13:39

O que o mercado está a dizer, na prática, é que em meados de Julho a PT só receberá parte do dinheiro (caso não receba na totalidadade, ninguém saberá qual será o fundo). O que é de bradar aos céus, é a hipótese de não se honrar os compromissos, já que as pessoas, as empresas e os estados têm isso como princípio elementar. Nesta fase crucial da fusão OI/PT é obrigatório devolver os 900 milhões no dia 15 de Julho, nem que para isso vendam todos os anéis que tenham, no limite a família Espírito Santo teriam que conviver (e aturar-se) num T 2 (e estou a ser bondoso) em qualquer ponto neste País (se possível num bairro manhoso). Práticas tão duvidosas terão que ter consequências fortes, o "crime" não pode compensar....

por Mr_L » 4/7/2014 13:06

Celsius-reloaded Escreveu:Incrível o papel que a PT se presta com esta história.

Nas noticias escreve-se "negociações para solução da divida".

Mas desde quando é que uma das maiores empresas de PT entra em negociações para receber € que colocou como divida de tesouraria??

Desde quando ? Desde que o emitente não esteja em condições de pagar !

Não me parece que os direitos creditícios sejam proporcionais à dimensão do credor. Penso eu...!

8-)
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922

Registado: 7/5/2014 12:40

por Celsius-reloaded » 4/7/2014 12:32

Incrível o papel que a PT se presta com esta história.

Nas noticias escreve-se "negociações para solução da divida".

Mas desde quando é que uma das maiores empresas de PT entra em negociações para receber € que colocou como divida de tesouraria??
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por tncm » 4/7/2014 12:24

perseu Escreveu:
Marco Martins Escreveu:O problema atual da PT apenas se aplica se a 17 de Julho não receber os 900M!

- distanciamento PT/BES

Se não receber os 900M:
- fusão em causa
- distanciamento PT/BES
- redução de rating
- redução do valor da OI em 40% dos 32% que a PT tem... ou seja redução do valor da OI em 12.8%

Caro Marco,
Não podes considerar no cenário negativo que indicas, que a PT perde a totalidade dos 897 milhões. Em risco estarão entre 20%(mais por aqui) a 50% do capital investido. Como as provisões podem ser diluídas temporalmente, o impacto máximo na acção e no capital rondam metade do que foi por ti projectado. Quanto aos efeitos são quase todos correctos exceptuando (fusão não fica em causa e não vai vender activos). Teria tb problemas de tesouraria no curto prazo (mas a CGD está lá para ajudar....).
cumps, perseu

Ando aqui com uma pulga atrás da orelha... se a PT detém dívida do GES, o contrário não acontece? Pelo menos o BES sei que emitiu uns estruturados com dívida da PT, e nesse caso não pode haver uma espécie de acerto entre as "dívidas"? Sei que o BES está blindado e separado da parte não financeira do GES, sendo que tal é inviável... será?
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por Optimiza » 4/7/2014 12:20

- distanciamento PT/BES

Se não receber os 900M:
- fusão em causa
- distanciamento PT/BES
- redução de rating

Caro Marco,
p.s. a PT ainda tem actualmente atribuidos 37% da futura Corpco.
cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por Marco Martins » 4/7/2014 11:54

O problema atual da PT apenas se aplica se a 17 de Julho não receber os 900M!

- distanciamento PT/BES

Se não receber os 900M:
- fusão em causa
- distanciamento PT/BES
- redução de rating

Registado: 7/4/2007 17:13

por jevang2 » 4/7/2014 11:16

uma das soluções é a PT ficar com as participações que a ESFG tem tanto na própria PT como no Bes, que a preços correntes vale pelas minhas contas cerca de 780M€, e a preços objetivo, cerca de 1,520nM€. Agora essas participações serão provavelmente garantia de múltiplos financiamentos ...

bons negócios

Registado: 18/6/2011 10:54

por Resina » 4/7/2014 11:13

Zoprano Escreveu:Ha datas para saber essas dicisões?

Na minha ignorância, acho que é uma boa oportunidade de entrar, se saírem noticias boas, terá uma margem de subida considerável...

Estou errado pensar assim?

Olá,

Tanto é uma boa oportunidade para entrar como é para sair....
A Pt está em modo Bear, tem uma avultada quantida de Esf investida e quem sabe se a fusão não vai falhar.... A Oi garante que o acordo se mantêm, mas sabemos lá nós se o que dizem é verdade???
Neste momento é um risco grande e no meu ponto de vista é apanhar facas a cairem do céu a grande velocidade...

Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Zoprano » 4/7/2014 10:57

Ha datas para saber essas dicisões?

Na minha ignorância, acho que é uma boa oportunidade de entrar, se saírem noticias boas, terá uma margem de subida considerável...

Estou errado pensar assim?

Registado: 27/5/2014 14:57

por Joca601 » 4/7/2014 10:45

10000 Escreveu:Bom dia pessoal!

Alguem me sabe dizer a que valor poderá chegar a cotação da pt caso este emprestimo corra mal, no caso da rio forte nao pagar no dia 17 (salvo erro).
Estava e querer entrar mas penso que ela possa vir mais abaixo, alguem consegue fazer esse calculo???

Obrigado

Neste momento não há calculos precisos... se a Rio forte não pagar, a administração da PT fica em maus lençois, favorecer um acionista prejudicando os restantes 90% do capital, poderá conferir quase certamente processo crime. A fusão com a OI iria sair chamuscada prejudicando seriamente a totalidade do capital da PT(termos de troca revistos em baixa).

Quase diria que estou seguro que a solução será encontrada, evitando assim, a todo o custo prejudicar a fusão com a OI. A administração da PT está mandatada para gerir uma empresa que tem como objecto a venda de serviços de telecomunicações. A PT não é nenhum banco para andar a emprestar dinheiro. os 90% de capital da PT que fizeram figura de pacóvios neste processo, poderão a partir de 15 de julho exigir sangue no caso da situação não ficar resolvida.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Optimiza » 4/7/2014 10:42

10000 Escreveu:Bom dia pessoal!

Alguem me sabe dizer a que valor poderá chegar a cotação da pt caso este emprestimo corra mal, no caso da rio forte nao pagar no dia 17 (salvo erro).
Estava e querer entrar mas penso que ela possa vir mais abaixo, alguem consegue fazer esse calculo???

Obrigado

Essencialmente, depende do novo rácio de capital que vier a negociar com a OI. Actualmente tem 37%, se vier para um rácio inferior a 33% existe nova pressão negativa.

Contudo esse rácio só se altera se a PT não receber ou receber parcialmente o cash do papel comercial na maturidade, e tiver de fazer o rollover do papel comercial para dívida de longo prazo do GES (ou pior, se tiver de ficar com uma parte desse dinheiro em acções GES).

Dependendo do Mix a negociar entre OI/GES e PT (que ninguém sabe neste momento, nem os próprios intervenientes):
papel comercial que receber em cash vale 101% - objectivo da PT
papel comercial que recebesse com haircut valeria 70 a 80% - alternativa da PT
papel comercial que transformar em dívida de longo prazo do GES vale 60% (vale mais se tiver em anexo garantia real preferencial contratualizada sobre activos) - alternativa do GES
papel comercial que transforme em acções GES vale 40% - objectivo do GES

Como as acções são dinâmicas e inter-relacionadas, diremos que estamos numa fase de valoração de expectativas. Pequena pressão de descida até sabermos o que foi acordado. Em termos de provisões, num cenário pessimista, falariamos de 400 milhões (no optimista de 0).

cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por 10000 » 4/7/2014 9:21

Bom dia pessoal!

Obrigado

Registado: 30/9/2012 20:32

por Àlvaro » 3/7/2014 20:42

Não andará no ar a possibilidade do BES vender?

Registado: 31/5/2014 23:07

por richardj » 3/7/2014 19:58

sinceramente não estou a ver a surpresa nas quedas, a acção está descendente em todos os prazos temporais, neste momento depende de uma fusão para não perder o único mercado com interesse verdadeiro, o brasil. Teve uma politica de dividendos dos últimos 5 anos como se não houvesse crise alguma de financiamento... A fusão é positiva, mas enquanto isso não se traduzir com valores nos resultados trimestrais/anuais vale 0! Como tenho vindo a dizer de à uns meses para trás, mesmo quem quer investir por causa da fusão, existe razão nenhuma para entrar na cotada, porque não existem sinais de força de médio prazo !

g.a. curto prazo e longo prazo.

Opiniões? Será o canal mais largo valido passado tanto tempo?
Anexos
pt curto prazo.jpg
pt curto prazo.jpg (147.88 KiB) Visualizado 7050 vezes
PT longo prazo.jpg
PT longo prazo.jpg (149.3 KiB) Visualizado 7050 vezes

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 402 visitantes