Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por already » 3/7/2014 15:20

romeucosta Escreveu:ESFG a valorizar 17%?... Continuo a achar que o BES também vai acabar em positivo hoje.

Também estou confiante com um final de dia no verde

Registado: 21/1/2014 13:12

por mario s carvaho » 3/7/2014 15:19

O Governo está "atento" às dificuldades sentidas no Grupo Espírito Santo mas remete todas as questões para o Banco de Portugal, que defende estar a fazer um "bom" trabalho. É a garantia do regulador que o leva a tranquilizar os depositantes do BES.
O Governo está a "seguir com atenção" aquilo que está a ser feito para resolver os problemas do Grupo Espírito Santo, principal accionista do Banco Espírito Santo. Contudo, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, afirma que o Governo não se quer envolver nessa questão porque tudo é da responsabilidade do regulador Banco de Portugal.

"O Banco de Portugal afiança que não existem quaisquer problemas de solidez da parte do banco. Os depositantes do banco podem estar perfeitamente tranquilos", declarou Marques Guedes em respostas aos jornalistas na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do conselho de ministros desta quinta-feira, 3 de Julho.

Uma declaração que é feita depois de a entidade reguladora liderada por Carlos Costa ter respondido, por e-mail, a questões dos jornalistas e assegurar que "a situação de solvabilidade do BES é sólida".

"O BES está adequadamente isolado pelo Banco de Portugal relativamente a outros problemas financeiros que existem dentro do grupo", afirmou Marques Guedes na conferência, dizendo que não se pode "tomar a árvore pela floresta". O BES é uma das participações que o Grupo Espírito Santo, como o são outras empresas da área não financeira (saúde, turismo), algumas das quais, sim, enfrentam dificuldades, esclareceu.

Na semana passada, isso tinha sido já dito pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, quando assegurou que a estabilidade do sector financeiro português não está posta em causa, porque o BES não é o GES. O grupo detém, através de um conjunto de sociedades que desagua no Espírito Santo Financial Group, uma posição de 25,1% no banco.

Para o Governo, o que é importante é que as questões de instabilidade no grupo que podem afectar a reputação da instituição financeira estão a ser respondidas pelo regulador, porque é isso que "poderá dar segurança e tranquilidade, em particular aos depositantes, de que não vão ser afectados, minimamente, no seu relacionamento com o banco". Por várias vezes, Marques Guedes disse que o Banco de Portugal está a seguir "bem" o caso.

Governo acompanha "com atenção" caso GES/BES

Mais uma vez, e como já referiu na semana passada também numa conferência após o conselho de ministros, o Executivo quer garantir que não tem qualquer influência neste processo. "Não existe nenhuma intervenção directa do Governo nesta matéria, nem tinha de existir e nem deve existir".

Contudo, esta semana, Marques Guedes admitiu que o Executivo está atento. "As pessoas que estão no Governo são suficientemente responsáveis para, tendo conhecimento da situação de dificuldade que atravessa um grande grupo português, estarem atentos e seguirem com atenção aquilo que está a ser feito para resolver os problemas".

"É evidente: responsavelmente, todos nós seguimos atentamente. Temos é a tranquilidade de saber que as entidades que estão responsáveis há muito que vêm acompanhando esta situação e estão a tomar as medidas adequadas e que consideram necessárias", acrescentou ainda o governante.

Registado: 28/4/2014 15:32

por HaRt » 3/7/2014 15:08

HJOR Escreveu:
trend=friend Escreveu:Ninguém melhor que o HJOR falará por si, mas penso que ele quis evidenciar, entre outras coisas, o volume decrescente nas descidas. E esse "canal descendente" cheira um pouco a pano de bandeira. Logo...

:wink:

Desculpa, não percebi a tua imagem...

És bom a fazer desenhos mas eu como ainda sou nabo em bolsa, não consigo interpretá-los correctamente.
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por EuroSexy » 3/7/2014 15:04

De facto, à pergunta de quanto é realmente o BES vale? só obtive uma respostas, um resultado: 1,39do luis tavares.

E penso que não deve andar muito longe disso.
Eu tenho um valor diferente para este ano que é 1,5 euros. Mas as condições intrinsecas da banca são muito ténues na qualidade de crédito que pretendem colocar em circulação e sua viabilidade. Há crédito ainda não vencido que não se sabe se é retribuivel. Os aumentos de capital não têm ajudado a banca, etc,etc.

Mas há que ter um valor em mente! Só há uma explicação para o desconto que é o receio desmedido e irracional.

Registado: 16/6/2014 0:01

por HJOR » 3/7/2014 14:55

trend=friend Escreveu:Ninguém melhor que o HJOR falará por si, mas penso que ele quis evidenciar, entre outras coisas, o volume decrescente nas descidas. E esse "canal descendente" cheira um pouco a pano de bandeira. Logo...

The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por trend=friend » 3/7/2014 14:54

Ninguém melhor que o HJOR falará por si, mas penso que ele quis evidenciar, entre outras coisas, o volume decrescente nas descidas. E esse "canal descendente" cheira um pouco a pano de bandeira. Logo...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por HJOR » 3/7/2014 14:53

romeucosta Escreveu:Segue a minha primeira análise técnica... Visão oposta à do HJOR...

:shame:

Apenas a aguardar pacientemente...

por HaRt » 3/7/2014 14:49

Segue a minha primeira análise técnica... Visão oposta à do HJOR...
Anexos
BES.jpg
A minha primeira análise técnica
BES.jpg (67.39 KiB) Visualizado 5992 vezes

por Celsius-reloaded » 3/7/2014 14:13

Volume a descer. Canal descendente. Continuar fora é isso?
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por trend=friend » 3/7/2014 14:02

Curioso para ver os pormenores deste trilião de euros do Mr. Draghi no âmbito das TLTRO, para bancos "normais" e bancos com deleveraging, daqui a meia hora...
Clint Eastwood

por canguru » 3/7/2014 13:56

HJOR Escreveu:
canguru Escreveu:(...) mas o BES continua no meu radar

well done, HJOR. well done!:)

Registado: 6/4/2008 22:41

por HJOR » 3/7/2014 13:42

canguru Escreveu:(...) mas o BES continua no meu radar

Anexos
BES_15min_2014-07-03.png

por HaRt » 3/7/2014 12:28

ESFG a valorizar 17%?... Continuo a achar que o BES também vai acabar em positivo hoje.

por Primvs » 3/7/2014 12:15

Blue Epsilon Escreveu:Aos interessados:
Reparei que hoje levantaram a proibição de entrar curto no BES, na plataforma da Saxo.
No BCP continua proibido shortar (já desde há algum tempo).

Opah...so agora é que dizes? Ando desatento tambem!
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por HaRt » 3/7/2014 12:08

Já se nota muito mais resistência na subida...

Mas será que os big shorters têm interesse em entrar agora ou vão deixar subir mais para maior ser o ganho?

por Blue Epsilon » 3/7/2014 11:51

Aos interessados:
Reparei que hoje levantaram a proibição de entrar curto no BES, na plataforma da Saxo.
No BCP continua proibido shortar (já desde há algum tempo).
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por trend=friend » 3/7/2014 11:44

idem...
Obrigado
Clint Eastwood

por canguru » 3/7/2014 11:42

trend=friend Escreveu:
canguru Escreveu:entrada

vamos ver se se confirma a quebra da ltd

canguru, onde colocas o stop?

PS Se o Psi quebra os 6900 na próxima tentativa e vai por aí acima, parece-me que o combustível estará aqui.

pela 1ª vez enganei-me na ordem stop e no final da sessão é que reparei tinha sido chutado para fora:)
o stop estaria muito perto da entrada (num minimo relativo no horário).

mas o BES continua no meu radar

Registado: 6/4/2008 22:41

por Optimiza » 3/7/2014 10:07

luisptavares Escreveu:
EuroSexy Escreveu:Mas afinal diz-se tanta coisa e loisa, mas ninguém faz uma análise fundamental séria para nos demonstrar quanto é que vale o banco... 8-)

Caro Eurosexy,
Confiando nas contas certificadas pelo BdP, cerca de 7000m de activos atribuiveis a acionistas, em 31.3.2013.... Se somar o ultimo AC, +1000m, e ainda subtrair perdas previsiveis do ano (bpiresearch calcula em 135m mas calculo em 200 por segurança) então o BES valerá 7.800m até final do ano..... 7800m a dividir por 5600m de acções e dá-me em 1,39 por acção.......
Mas não fiando na esperteza do mercado, acho que venderia quando atingir 1,3....
Claro que não percebo nada disto e a minha opinião vale pelo eventual resultado..... Mas se tomando comparação com o BCP acho que é viável com nova adm no BES.... Os números estão lá, mas só falta confiança nos mesmos.....

Caro Luisptavares,

O BES é sólido e vai perdurar, mas chamo a atenção que deve "levar um pancadão", com 400 milhões a 600 milhões de euros de provisões em cima à conta apenas do GES. Vou ESPECULAR tendo por base a imprensa nacional e internacional:

Como já foi publicado à exaustão nos media - WSJ, Expresso, Público, reuters, Bloomberg, jornal de negócios, Portugal e brasil económico (centenas de vezes), as contas do BES (apesar de certificadas pelo BDP), não espelham a realidade ACTUAL do Banco.
Não registam as imparidades potenciais com o BESA (não está insolvente graças à garantia de 70% sobre o crédito global, com o GES (insolvente) e com devedores reflexamente ligados ao GES.

O BES vai ser credor do GES - levando logo aí uma perda mínima contabilistica de 35% sobre os actuais empréstimos. Deduzindo que estejam em risco 800 milhões em crédito a sociedades GES, 350 milhões em papel comercial a particulares e 400 milhões a crédito de institucionais correlacionados com o GES, deverão provisionar perto de 500 milhões os tais 35% - cerca de 500 milhões (que se adiciona ao prejuizo da actividade bancária).

Os processos judiciais de outras entidades e o BESA vai confluir para novas imposições de provisões algures este ano (tb pq a qualidade dos activos é dúbia). Nas auditorias do BCE vão forçar provisões adicionais sobre os activos (e as irregularidades da gestão do BES e do GES já são conhecidas no mercado Global).

nota 1 - A PT e a Petroleos da Venezuela vão ficar accionistas GES e com isso levar um corte contabilístico de 35 a 40% sobre os créditos concedidos. No caso da PT estamos a falar de 300 milhões de euros - ora a OI vai ter de reavaliar os activos PT e baixar o percentual que os accionistas da PT vão ter da nova empresa (baixando a cotação da PT). Reflexo no BES - A PT vai retirar muita da relação bancária com o BES e vai accionar o mesmo judicialmente (sou accionista OI).
nota 2 - se as notícias na imprensa estiverem todas incorrectas (porque são incrivelmente homogéneas), nada da minha especulação faz sentido! E não considerei qq intervenção do Estado.
nota 3 - Face às incógnitas e face ao anunciado, não se deve entrar longo em BES nesta fase (perigoso)

Logo o prejuízo BES para 2014 pode ser muito superior ao esperado (antes do início deste filme de terror). A cotação corre o risco de vir até aos .39€. (capitalização bolsista cairia para 1.9biliões de euros). Agora o banco nunca irá falir porque os activos superam largamente o passivo potencial. As contas bancárias estão 100% seguras e o banco terá novas bases de credibilidade para recuperar muito das perdas em 2015. Apenas quando os balanços estiverem limpos, será vendido - ou fundido - a outra entidade bancária provavelmente internacional.

cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por Eurobrexit » 3/7/2014 1:16

Eurosexy,

É relevante a solidez financeira
É relevante o ROI (digo eu), ou seja, quanto dinheiro gera a empresa com 1 euro investido (a valores de mercado= cotação)?

Isto tendo sempre presente se o ciclo é de subida/descida de resultados (ou seja o que se avizinha).

Dito isto:
Solidez: BPI
ROI: BES

Solidez + ROI= BPI.

Registado: 29/11/2007 10:27

por fjcbolsa » 3/7/2014 0:15

Acredito num teste aos 0,95€, mas primeiro terá de passar os 0,83€ que parece ser a fronteira entre o Bull e o Bear desta acção. :?:
Se voltar a subir, com volume a cair como aconteceu de 24 de Maio até 10 de Junho será mau sinal, e é o mais provável na minha opinião por causa da ainda instabilidade do BES. :?:
Com uma entrada ligeiramente abaixo do anterior suporte 0,83€, agora resistência, e 3 dias de enfartes :cry: :cry: :cry: , acredito que possa sair com uma posição ganhadora. :?:
Como dizem os livros se te tira o sono desfaz-te de parte ou toda a posição, e como dormi sempre sereno, aguentei. (Não digo que não me preocupei, o dinheiro custa a ganhar)
Também temos que nos lembrar que neste tópico à uns meses se falava que o BES chegava a 2€ ( de um dos melhores, passa para falência) . Vou vigiar os 0,83€
Anexos
Figura1.png
Figura1.png (156.54 KiB) Visualizado 5020 vezes

Registado: 24/11/2010 10:03

por luisptavares » 3/7/2014 0:09

EuroSexy Escreveu:Mas afinal diz-se tanta coisa e loisa, mas ninguém faz uma análise fundamental séria para nos demonstrar quanto é que vale o banco... 8-)

Caro Eurosexy,
Confiando nas contas certificadas pelo BdP, cerca de 7000m de activos atribuiveis a acionistas, em 31.3.2013.... Se somar o ultimo AC, +1000m, e ainda subtrair perdas previsiveis do ano (bpiresearch calcula em 135m mas calculo em 200 por segurança) então o BES valerá 7.800m até final do ano..... 7800m a dividir por 5600m de acções e dá-me em 1,39 por acção.......
Mas não fiando na esperteza do mercado, acho que venderia quando atingir 1,3....
Claro que não percebo nada disto e a minha opinião vale pelo eventual resultado..... Mas se tomando comparação com o BCP acho que é viável com nova adm no BES.... Os números estão lá, mas só falta confiança nos mesmos.....
"Naturalmente que não me responsabilizo por nada que tenha dito. O normal é que você tenha entendido mal o que eu disse" (provavelmente dito numa noite de copos, mas aplica-se a tudo na vida...)
Lema de mercado a instituir daqui a 150 anos: " Se ganhas dinheiro na bolsa permanece calado, se perderes barafusta com todos"

Registado: 13/4/2010 15:10

por Artista Romeno » 3/7/2014 0:07

Adam hedge Escreveu:...

absolutamente natural... mas é uma venda num momento péssimo os compradores vao oferecer menos senao diria k ao menos 400m tinha k valer....como tinha dito o grupo tinha ativos que tinha que alienar... e o imputavel aos credores seria obviamente a diferença entre ativos e passivos...Hoteis next.....http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/proposta_destacada_posiciona_se_para_comprar_tivoli.html
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Adam hedge » 3/7/2014 0:01

...
Anexos
bes250.PNG
bes250.PNG (79.41 KiB) Visualizado 5070 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por EuroSexy » 2/7/2014 23:26

Mas afinal diz-se tanta coisa e loisa, mas ninguém faz uma análise fundamental séria para nos demonstrar quanto é que vale o banco... 8-)

Registado: 16/6/2014 0:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 237 visitantes