MOC e SOIAE
em 13/02 Anonymous Escreveu:separação das empresas
spin off (SOI a 5eur e MCO a 2eur)
em 13/02 Anonymous Escreveu:saida da bolsa SOI e MCO
muito provavel opa á portucel pela sonae
em 13/02 Anonymous Escreveu:Paulo Azevedo com divulgações, fez sair rumor que só as poderá ter feito pois já tem comprador .
MCO
1-centrar tudo só em portugal, troca com carrefour o que possui do MCO pela posição da sonae no brasil.
Mega restruturação;
em 13/02 Anonymous Escreveu:a SOI por natureza está linda os 5 eur valor serao certos(ao abrir)
a Mco hoje passou uma resistência e já tocou na seguinte 1,67
em 15/02 Anonymous Escreveu:Eu tou desde quinta na soia pelo que se via era a que iria subir mais das 2 e é o que se verifica. O k acontece são umas a ser vendidas para se poderem comprar das outras
Isto é o exemplo típico de como se pescam incautos na bolsa...
A MOC cai 4,52%.
A SOI cai 10,50%
Hoje devem andar à pesca na Sumolis.
JAS
Para visitante
Anonymous Escreveu:não percebi nada do seu post está a dar sua opiniao ou no gozo com o ibolsa?
é que mco quebrou resistencia 1,49 e agora parece querer fazer falso-break
Claro que o Ming ironizava

Só não percebi é se ele queria escrever:
(que no mínimo deve ser bruxo) ou se seria "Que no minimo, deve ser O BRUXO"

Em www.sonaeindustria.com:
"A SONAE INDÚSTRIA é uma sociedade cotada na Bolsa de Valores de Lisboa, com cerca de 4,129% do seu capital disperso por accionistas particulares e institucionais nacionais e estrangeiros. A maioria do seu capital (95,871%) pertence à SONAE SGPS SA. "
Pensem agora
"A SONAE INDÚSTRIA é uma sociedade cotada na Bolsa de Valores de Lisboa, com cerca de 4,129% do seu capital disperso por accionistas particulares e institucionais nacionais e estrangeiros. A maioria do seu capital (95,871%) pertence à SONAE SGPS SA. "
Pensem agora

-
Visitante
as duas idependentemente de tudo continuarão subidas pois estão a valores baixos, e subirão de certeza
Deve ser tão fácil ganhar dinheiro na bolsa quando se tem a certeza, à partida, do que vai acontecer às cotações...

Como eu invejo o ibolsa...

Earthlings? Bah!
- Registado: 20/11/2003 11:37
ibolsa Escreveu:arriscado e loucura será é não entrar
quer em sonI quer em continente.
as duas idependentemente de tudo continuarão subidas pois estão a valores baixos, e subirão de certeza,porque se não se sustentar ou realizar este rumor elas depois podem cair mas até lá sempre a carburar.
questão será qual subirá mais, a son-ind ou o m-cont.
Eu tou desde quinta na soia pelo que se via era a que iria subir mais das 2 e é o que se verifica. O k acontece são umas a ser vendidas para se poderem comprar das outras

-
Visitante
arriscado e loucura será é não entrar
as duas idependentemente de tudo continuarão subidas pois estão a valores baixos, e subirão de certeza,porque se não se sustentar ou realizar este rumor elas depois podem cair mas até lá sempre a carburar.
- Registado: 4/2/2004 23:35
MOC e SOI
Ming Escreveu:Assim, dá a impressão que no ano entre a OPA e Outubro de 2003 terão comprado no mercado 4.5%, e neste momento a dispersão bolsista é capaz de estar reduzida a uns 1 ou 2%...
Não dá a impressão, dá mas é a certeza!
No caso da MOC o Carrefour não pode deter 25% pois a SON já têm 75,68%.
Não andei à procura mas, não sei porquê, vem-me à cabeça que o Carrefour tinha cerca de 23%.
No caso de haver um acordo com o Carrefour, para troca da sua participação na MOC pelos activos da SON no Brasil, isso representa uma compra de acções da MOC por parte da SON.
Se isso acontecer será esse o preço que irá contar para uma OPA potestativa sobre as poucas acções que restem em free-float.
É admissível que o preço seja superior a 1,85 (valor da OPA anterior) mas há que ter em atenção que, com a desvalorização do dolar esses activos podem ter-se desvalorizado bastante.
Recorde-se que a JMT vendeu o ano passado os Supermercados Sé no Brasil com prejuízo.
E tenham em conta que sendo uma operação de troca eles podem-se entender desvalorizando ambos propositadamente...
Quanto à SOIAE vemos que a SON tinha, em 30 JUN 2003, 95,87% do capital pelo que está apta a fazer uma OPA potestativa.
Se bem me lembro a SON já o tentou anteriormente mas houve um grupo de minoritários que ameaçou recorrer a tribunal... Devia haver por lá qualquer coisa que não estava bem pois a SON desistiu.
Pode ter sido esse grupo, que na altura se mostrou muito coeso, quem puxou agora pela cotação.
Será que conseguiram impingir as acções a outros muito acima do valor que o Belmiro queria pagar?
Considero arriscado qualquer entrada, quer na MOC quer na SOI, às cotações actuais.
JAS
P.S. - Não detenho qualquer posição na MOC ou na SOI nem penso vir a ter.
Explicação
O JAs explicou na perfeição. É esse tipo de OPA que refere que impede que empresas como a Sumolis valorizem. Há receio por parte dos investidores de uma OPA potestativa. E é um receio com fundamento quando o free-float é muito baixo.
-
Visitante
Suponho que afinal é isso mesmo:
A Sonae SPGS tinha em Outubro de 2003 75.68% da MOC, incluindo nesta percentagem 18.60% aos quais tinham direito através de uma opção de compra (suponho que estão parqueados no BPI, mas não tenho a certeza).
(Ver: http://www.sonae.pt/files/apresentacoes/a15_apresentacao_institucional_outubro_2003.pdf, pág. 2.)
Por outro lado, a OPA de 2002 foi lançada sobre 29% do capital:
Assim, dá a impressão que no ano entre a OPA e Outubro de 2003 terão comprado no mercado 4.5%, e neste momento a dispersão bolsista é capaz de estar reduzida a uns 1 ou 2%...
A Sonae SPGS tinha em Outubro de 2003 75.68% da MOC, incluindo nesta percentagem 18.60% aos quais tinham direito através de uma opção de compra (suponho que estão parqueados no BPI, mas não tenho a certeza).
(Ver: http://www.sonae.pt/files/apresentacoes/a15_apresentacao_institucional_outubro_2003.pdf, pág. 2.)
Por outro lado, a OPA de 2002 foi lançada sobre 29% do capital:
SONAE, SGPS, S.A. Sede social: Lugar do Espido, Via Norte, Maia Matriculada na Conservatória do Registo Comercial da Maia sob o nº 14168 Capital Social: Eur 2 000 000 000 Pessoa Colectiva nº 500 273 170 Sociedade Aberta COMUNICADO DE FACTO RELEVANTEA Sonae, SGPS, SA torna público ter hoje deliberado proceder ao lançamento de uma Oferta Pública Geral de Aquisição (OPA) sobre 295.180.264 acções da Modelo Continente, SGPS, SA, admitidas à cotação na Bolsa de Valores de Lisboa e Porto, representativas de 29,52% do capital social e dos direitos de voto, ao preço de Eur 1,85 por acção. Esta operação visa criar condições para a redefinição da estrutura accionista da Modelo Continente, SGPS, SA, assegurando uma compensação equitativa a todos os accionistas minoritários. O preço anunciado para esta OPA, representa um prémio de 25.14% face à cotação média dos últimos 6 meses e de 3.35% face à cotação de fecho daquele título nesta data. Com vista a assegurar os fundos necessários à concretização da OPA, foi nesta data celebrado um acordo com uma Instituição Financeira, segundo o qual, na data de liquidação financeira da OPA, ser-lhe-ão alienadas acções representativas de no mínimo 15% e no máximo 30% do capital social da Modelo Continente, SGPS, SA,. Foram ainda celebrados acordos que poderão conduzir à reaquisição destas acções pela Sonae SGPS, SA no prazo de até 4 anos. Estas operações não implicarão qualquer alteração no controlo accionista da Modelo Continente, SGPS, SA, pela Sonae SGPS, SA Maia, 08 de Fevereiro de 2002 O Conselho de Administração,
Assim, dá a impressão que no ano entre a OPA e Outubro de 2003 terão comprado no mercado 4.5%, e neste momento a dispersão bolsista é capaz de estar reduzida a uns 1 ou 2%...
Earthlings? Bah!
Para JAS
caro Jas
Ming
Sobre % do carrefour em relação á MOC(eu não tenho conhecimento de valor correcto) ,
valores que consegui apurar são 25%.
abraço forense
vvv
Ming
No caso da MOC há tambem a grande participação do Carrefour (aproximadamente 40%) já referida nesta tread.
Sobre % do carrefour em relação á MOC(eu não tenho conhecimento de valor correcto) ,
valores que consegui apurar são 25%.
Uma das soluções apresentadas pelo analista, seria uma eventual troca dos negócios no Brasil pelos 25% que a Carrefour controla na Modelo, «ficando a empresa com o negócio puro concentrado em Portugal».
abraço forense
vvv

encontrei isto:
Sonae Indústria diz desconhecer reestruturação
13-2-2004 17:23
A Sonae Indústria diz que “desconhece qualquer operação” de reestruturação da área industrial do grupo, num comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Paulo Azevedo, administrador da Sonae, admitiu, esta semana, uma autonomização da Sonae Indústria do restante grupo através de um ‘spin off’’. Uma reestuturação que pode acontecer após a definição do grupo sobre a sua estratégia em relação à Portucel.
As expectativas de uma reestruturação levaram a uma subida acima dos 43 por cento da Sonae Indústria na bolsa nacional.
BolsaPt.com
Sonae Indústria diz desconhecer reestruturação
13-2-2004 17:23
A Sonae Indústria diz que “desconhece qualquer operação” de reestruturação da área industrial do grupo, num comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Paulo Azevedo, administrador da Sonae, admitiu, esta semana, uma autonomização da Sonae Indústria do restante grupo através de um ‘spin off’’. Uma reestuturação que pode acontecer após a definição do grupo sobre a sua estratégia em relação à Portucel.
As expectativas de uma reestruturação levaram a uma subida acima dos 43 por cento da Sonae Indústria na bolsa nacional.
BolsaPt.com

jas
penso que carrefour detem 40%, não 35% (dif considerável)
a intenção é : trocar os ditos 40% por negócios que têm no brasil (há post com isso mencionado- e há referencia a tal ou no negócios pt ou bolsa.com não sei precisar)
A mega restruturação ; será sem duvida positiva.
Á priori a MOC parece interessante.
sobre Soiae, não quero comentar , por ter havido desmentido.
penso que carrefour detem 40%, não 35% (dif considerável)
a intenção é : trocar os ditos 40% por negócios que têm no brasil (há post com isso mencionado- e há referencia a tal ou no negócios pt ou bolsa.com não sei precisar)
A mega restruturação ; será sem duvida positiva.
Á priori a MOC parece interessante.
sobre Soiae, não quero comentar , por ter havido desmentido.

OPA Potestativas
artista Escreveu:Só uma dúvida, penso que o valor nominal das acções da SOI é de 5 euros, a SON não é obrigada a pagar pelo menos isso se a quiser tirar do mercado?
O valor nominal não interessa.
Para fazer a chamada OPA potestativa bastará oferecer o "valor ponderado médio" dos últimos 6 meses se,no mesmo período, não tiver adquirido acções da sociedade visada acima desse preço.
No caso da MOC deve-se ter em atenção que o Carrefour detém uma posição importante (35%?) e que a anterior OPA falhou porque eles não venderam.
Portanto, numa nova tentativa, a SON terá que oferecer mais (mas já não me lembro a quanto foi a última...)
Relativamente à SOI, dada a desproporção de volumes dos últimos 6 meses comparativamente ao das últimas 3 sessões, podem-se fazer umas contas simplistas para estimar a cotação média:
117 sessões anteriores: cotação média = 2,35 volume médio = 7.032
sessão dia 11: cotação = 2,81 e volume = 81.775
sessão dia 12: cotação = 3,27 e volume = 58.527
sessão dia 13: cotação = 4,00 e volume = 240.254
Em primeira estimativa obtemos como média ponderada:
(2,35x7,032x117 + 2,81x81,775 + 3,27x58,527 + 4,00x240,254) / (7,032x117 + 81,775 + 58,527 + 240,254) = 2,76
Sendo assim uma OPA potestativa poderá ser feita ao mínimo de:
- média ponderada dos últimos 6 meses = 2,76 (estimativa aproximada)
- cotação máxima pela qual a SON tenha comprado acções nos últimos 6 meses.
JAS
- Anexos
-
- SOI.png (4.01 KiB) Visualizado 947 vezes
O free float das duas anda perto dos 5% (segundo as últimas informações conhecidas). No caso da MOC há tambem a grande participação do Carrefour (aproximadamente 40%) já referida nesta tread.
No caso da SOI um spin off corresponderia a separar uma parte da empresa (possívelmente incluindo quase toda a dívida
) e coloca-la de forma autónoma no mercado. Talvez com esta euforia alguns lhe pegassem...
Compra da SOI:
Não é obrigatório oferecer 5 euros... Mas a verdade é que há tão poucas acções dispersas que talvez a SON lá chegasse...
No caso da SOI um spin off corresponderia a separar uma parte da empresa (possívelmente incluindo quase toda a dívida

Compra da SOI:
Não é obrigatório oferecer 5 euros... Mas a verdade é que há tão poucas acções dispersas que talvez a SON lá chegasse...
Earthlings? Bah!
Quem está ligado: