Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Pedrohh » 2/7/2014 15:21

IzNouGud_2014 Escreveu:
zuribatos Escreveu:Boa tarde a todos. Tenho acompanhado o vosso forum e penso que me por aqui alguem me poderia esclarecer algumas duvidas.
1 - Como são tributadas as mais valias.
2 ~Como são tributados os direitos.
3- Existe algum valor minimo até ao qual está isenta a declaração de mais valias (por exemplo se tiver 5 euros de mais valias, tem de se declarar?)

Obrigada

A maioria destas perguntas está respondida não muito longe...
1- as mais valias são tributadas a 28%. Se tiveres mais-valias e menos-valias podes subtrair as menos-valias.
2- as mais valias dos direitos são tributadas como as mais valias das ações, com preço de compra a 0€. É lógico pois vão diminuir a mais valia da ação em igual valor.
3- não há minimo Se tiveres 1€ de mais-valias tens que dar 28 cêntimos ao tio Passos. Mesmo as menos-valias têm que se declarar, claro que neste caso não pagas IRS.

Boa tarde

Então vamos supor que tenho 100.000 direitos e que ao preço p.e de 0.10€ vendo-os todos e fico com 10.000€.
Tenho que pagar 28% sobre os 10.000€ -ou seja - 2800€ é isso?

Registado: 1/7/2014 14:04

por IzNouGud » 2/7/2014 15:08

europeanPT Escreveu:Carissimos,

Agora que tudo esta mais calmo (aparentemente), gostaria de vos colocar uma duvida que me surge, e que acho de difícil resolução!

O meu pai tem acções BCP do tempo dos 5 euros :oh: !!! Tem ido sempre aos aumentos de capital, mas neste aumento não tem dinheiro para acompanhar, e eu disse-lhe que pelo menos vendesse os direitos que tinha!
A pergunta que deixo à consideração é a seguinte:

1- Deve vender direitos, ou desfazer-se de parte das acções que tem no valor suficiente para ir ao aumento de capital?

Paga todos os anos 4 ou 5 mil euros de IRS!!! Se vender a posição que tem obviamente faz menos valias! Essas menos valias entram em IRS? correcto?

OBS: Tem as acções há mais de 15 anos, no tempo do escudo!!!!

Respondam PF como se fosse para o vosso pai? :oops: :oops: :oops:

Muito obrigado pela ajuda!

Uma coisa que o teu pai NÃO PODE FAZER é não fazer nada, pois está a jogar dinheiro fora.
Quanto ao resto há várias hipóteses:
1 - vender todos os direitos
2 - vender uma parte dos direitos de modo a ter liquidez para exercer os direitos que sobram
3 - vender ações de modo a financiar a ida ao AC. Esta parte é a mais fácil de calcular: exemplo: se tiver 10.000 direitos vende ações de modo a conseguir 0,065*10.000*1,75 = 1.140€. Fica temporariamente com a posição reduzida, mas como subscreve com um rácio de 1:1,175, acaba por aumentar o número de ações (apesar destas terem menos valor).

Claro que as opções 2 e 3 são para quem quer ir ao AC.

Quanto ao IRS, as menos valias só se podem deduzir a mais valias. Se o que o teu pai paga de IRS não tiver a ver com bolsa, esquece. Há ainda hipóteses do englobamento, mas não estou por dentro, por isso não me vou pronunciar...

Nota: mais valia = preço de venda - preço de compra - comissões de venda (não entra a comissão de compra)

Registado: 17/10/2011 14:09

por Polahvski » 2/7/2014 15:04

europeanPT Escreveu:Carissimos,

Agora que tudo esta mais calmo (aparentemente), gostaria de vos colocar uma duvida que me surge, e que acho de difícil resolução!

O meu pai tem acções BCP do tempo dos 5 euros :oh: !!! Tem ido sempre aos aumentos de capital, mas neste aumento não tem dinheiro para acompanhar, e eu disse-lhe que pelo menos vendesse os direitos que tinha!

1- Deve vender direitos, ou desfazer-se de parte das acções que tem no valor suficiente para ir ao aumento de capital?

Paga todos os anos 4 ou 5 mil euros de IRS!!! Se vender a posição que tem obviamente faz menos valias! Essas menos valias entram em IRS? correcto?

Assim de repente eu diria para ir vendendo todos os anos, em dezembro, com as continhas todas bem feitas de forma a que as menos valias que tem anulassem esses 4 ou 5 mil euros que paga de irs. Está lá uma opção para incluir as mais valias ( obviamente as menos também entram) no cálculo global do imposto. Só aí poupava esse. É que recuperar um investimento da altura dos 5 euros vai ser duro!!!

Registado: 20/5/2014 20:39

por TcoutinhoZ » 2/7/2014 15:01

E qual a fórmula das mais valias?

eu pago vamos supor 10 euros comissão de compra mais 10 euros de comissão de venda.. esses valores n entram nos cálculos pois não? é só preço de venda menos preço de compra, 28% do lucro.. certo?

Registado: 2/7/2014 11:45

por ricardmag » 2/7/2014 14:59

Diacono Escreveu:alguém sabe qual é o "código" para poder adicionar os direitos no streamer?
Obrigado

Tinha dito que ainda não havia código para a negociação dos direitos mas é mentira.
No prospeto aparece, pode é a euronext ainda não ter disponibilizado ao público.

O código ISIN dos direitos de subscrição das ações é o seguinte: PTBCP0AMS071 e estes serão
negociados sob o símbolo BCPS3.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por IzNouGud » 2/7/2014 14:56

zuribatos Escreveu:Boa tarde a todos. Tenho acompanhado o vosso forum e penso que me por aqui alguem me poderia esclarecer algumas duvidas.
3- Existe algum valor minimo até ao qual está isenta a declaração de mais valias (por exemplo se tiver 5 euros de mais valias, tem de se declarar?)

Obrigada

A maioria destas perguntas está respondida não muito longe...
1- as mais valias são tributadas a 28%. Se tiveres mais-valias e menos-valias podes subtrair as menos-valias.
2- as mais valias dos direitos são tributadas como as mais valias das ações, com preço de compra a 0€. É lógico pois vão diminuir a mais valia da ação em igual valor.
3- não há minimo Se tiveres 1€ de mais-valias tens que dar 28 cêntimos ao tio Passos. Mesmo as menos-valias têm que se declarar, claro que neste caso não pagas IRS.

por Zoprano » 2/7/2014 14:30

Obrigada

Também queria saber o mesmo.

Já se falou disso aqui mas ninguém deu a certeza

É que se for tributado diretamente como os dividendos é uma coisa se for como é normalmente uma acção e no fim do ano paga se conforme o saldo é outra.

Falta saber isso para decidir se compor no AC ou de vendo os direitos

Registado: 27/5/2014 14:57

por europeanPT » 2/7/2014 14:25

Carissimos,

Registado: 8/11/2013 12:42

por zuribatos » 2/7/2014 14:14

Boa tarde a todos. Tenho acompanhado o vosso forum e penso que me por aqui alguem me poderia esclarecer algumas duvidas.

Obrigada

Registado: 2/7/2014 14:07

por ricardmag » 2/7/2014 14:09

Acho que ainda não existe código, talvez amanha.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Diacono » 2/7/2014 14:06

alguém sabe qual é o "código" para poder adicionar os direitos no streamer?
Obrigado
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por Artista Romeno » 2/7/2014 13:46

artista_ Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Eu prometi que nao ia dizer mais nada... mas estão errados estão o bcp tem que ter x capital em basileia tres e trocou cocos por capital no AC... trocou nao aumentou coisa nenhuma ... meteu capital que era obrigatorio e não o tinha, e ainda fica a 250 pb base do objectivo da administrição nesse item, se tirarmos os cocos para 2017 logo os proximos anos os lucros doesn't count são capital que o banco precisa de ter à luz das novas regras e não possui :!: :!: :!: caro artista almadense, o bcp para lucrar isso tinha que ter a meu ver um nivel de ativos ponderados pelo risco que a sua posição debil de capital nao permite.... lucros de 850 900m no maximo em 2017 2018 sera já fantastico..... é verdade que tem dtas pos proximos tempos para dar e vender... mas mais uma x eles parte vao contar po capital já garantidos pelo estado... e os demais nao vao ser todos exercidos nunca na vida tal é possivel

Não percebi a tua resposta. Parece-me que estás a falar como se estivesses a dizer algo de muito diferente do que eu digo, a mim parece-me muito parecido.

Tu achas que em 2017/18 o BCP pode ter lucros de 850/900 milhões de euros. Isso é mais ou menos o que eu sugiro no meu texto. Isso daria um topo de bull market em 2016 na zona dos 30 cêntimos, na minha opinião atual, pode haver muita coisa que altere esta opinião, nomeadamente outro AC que o BCP venha a fazer... em média é um por cada 1/2 anos ! :shock: :x

no maximo, sim mas já muito esticado...com estrito controlo custos em portugal e a economia nacional a recuperar......eu com um rote de 17,5% e capital em basel 3 fl 10% com rwa a 47500 deu me 831 milhoes, é verdade que nos proximos anos o bcp paga menos impostos mas isso no capital nao conta, pois ja estão garantidos... mas sim com uma reduzida carga fiscal e estrito controlo de custos talvez consiga isto está em angola moçambique e polonia... se bem que angola ganhava muito a meu ver em fundir para crescer.... mais assim de repente só os bancos brasileiros chegam aos 20%... acho que um banco europeu nao está exposto ao mesmo tipo de margens financeiras que isto.....http://www.itau.com.br/investor-relations/financial-information/results-presentation/1q2014 basta alias comparar com as filias de...http://www.santander.com/csgs/StaticBS?ssbinary=true&blobkey=id&SSURIsscontext=Satellite+Server&blobcol=urldata&SSURIsession=false&blobheadervalue1=application%2Fpdf&blobwhere=1278700566247&blobheadervalue2=inline%3Bfilename%3D788%5C957%5C1T14_analistas_CASTELLANO.pdf&blobheadervalue3=santander.wc.CFWCSancomQP01&SSURIapptype=BlobServer&blobtable=MungoBlobs&SSURIcontainer=Default&blobheadername1=content-type&blobheadername2=Content-Disposition&blobheadername3=appID#satellitefragment já disse e acho que o bcp oferceria um bom fit ao santander...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por TcoutinhoZ » 2/7/2014 13:44

Muito obrigado a todos pelas elucidações..

IzNouGud_2014 , percebi pela tua explicação onde estava o meu erro :)

Só mais uma questão.. porque eu nunca fiz isto.. dia 4 de julho vai aparecer na minha plataforma os meus direitos (relativos aos titulos antigos)? E depois é como vender acções? tem um gráfico de variação do valor e dou ordem ao valor do mercado?

Registado: 2/7/2014 11:45

por artista_ » 2/7/2014 13:38

IzNouGud_2014 Escreveu:
artista_ Escreveu:Se alguém soubesse era fácil ganhar dinheiro! :D

Os direitos vão subir ou descer sensivelmente na mesma proporção da variação das ações.

Isto não é verdade. O que será verdade é a seguinte equação: cotação = (0,065€ + valor do direito / 1,75).
Ontem a cotação subiu menos de 30% (pouca coisa!!!!) e os direitos subiram muito mais de 50%

IzNouGud, se repares eu usei a palavra "proporção" e não percentagem, exatamente para não ter de explicar o que tu explicaste! Até porque eu não conheço os termos exatos e teria dificuldade em explicar a relação de proporcionalidade como tu a explicaste! :D :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 2/7/2014 13:35

Artista Romeno Escreveu:Eu prometi que nao ia dizer mais nada... mas estão errados estão o bcp tem que ter x capital em basileia tres e trocou cocos por capital no AC... trocou nao aumentou coisa nenhuma ... meteu capital que era obrigatorio e não o tinha, e ainda fica a 250 pb base do objectivo da administrição nesse item, se tirarmos os cocos para 2017 logo os proximos anos os lucros doesn't count são capital que o banco precisa de ter à luz das novas regras e não possui :!: :!: :!: caro artista almadense, o bcp para lucrar isso tinha que ter a meu ver um nivel de ativos ponderados pelo risco que a sua posição debil de capital nao permite.... lucros de 850 900m no maximo em 2017 2018 sera já fantastico..... é verdade que tem dtas pos proximos tempos para dar e vender... mas mais uma x eles parte vao contar po capital já garantidos pelo estado... e os demais nao vao ser todos exercidos nunca na vida tal é possivel

Não percebi a tua resposta. Parece-me que estás a falar como se estivesses a dizer algo de muito diferente do que eu digo, a mim parece-me muito parecido.

Tu achas que em 2017/18 o BCP pode ter lucros de 850/900 milhões de euros. Isso é mais ou menos o que eu sugiro no meu texto. Isso daria um topo de bull market em 2016 na zona dos 30 cêntimos, na minha opinião atual, pode haver muita coisa que altere esta opinião, nomeadamente outro AC que o BCP venha a fazer... em média é um por cada 1/2 anos ! :shock: :x
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 2/7/2014 13:30

investpouco Escreveu:
artista_ Escreveu:
TcoutinhoZ Escreveu:Só mais uma pergunta estúpida, mas que acho pertinente para quem não percebe nada disto (muitos leigos compram a pensar nos gráficos de antigamente).. a longo prazo, mesmo com os aumentos todos de capital que vai havendo.. a acção chegar a 0,2 ou 0,3 é sempre possível, certo?
Os valores de 1, 2, 4 do passado é que já não farão sentido esperar.. tou correcto ou maluco?

Estás correto, embora os mercados nos surpreendam constantemente (para cima e para baixo), acho que não chegariam a tanto! :)

Só para teres uma ideia, há bem pouco tempo escrevi aqui que o BCP dificilmente voltaria a cotar a 1 euro. Embora achasse isso possível, parecia-me muito difícil, sendo que achava mais sensato pensar num target de bull market nos 60/80 cêntimos. Este AC é tão grande que os valores ajustados trazem os mesmos targets muito cá para baixo, 1 euro corresponde agora a 38/39 cêntimos, ou seja, aquilo que eu acho muito difícil atingir, embora veja como possível (e estou a falar do topo de um bull market, não daqui a uns meses). Os 60/80 cêntimos correspondem agora a 23/30 cêntimos, ou seja, aquilo que eu vejo como sensato esperar para o topo deste bull market!

Também disse que os target de que falava eram sem um novo aumento de capital, o que, dado o histórico do banco, era poupo provável que não viesse a acontecer... demorou apenas algumas semanas! :roll:

Acreditar em valores diferentes dos que coloquei lá atrás só por duas razões, uma "bebedeira descumunal" no final do Bull market que leve o BCP a valer muito mais do que vale, ou acreditar que o BCP pode conseguir no futuro próximo lucros anuais muito superiores a mil milhões de euros. Eu acho que se voltar a ter mil milhões de lucros já é muito bom, mas isso só justifica uma cotação de 23/30 cêntimos...na capitalização atual!

sim mas tens de pensar como um banco que tenha ganho 2.000 milhoes.... só este ano e tenha pago 80% da sua divida. porque o capital entrou e tens de pensar em AF,....o bcp 2.000 milhoes mais capitalizado.....ou estou errado??

Estás errado porque eu estou a avaliar a capitalização bolsista do banco, aquilo que ele vale em bolsa. Está 2 mil milhões mais capializado porque estava descapitalizado, mas a realidade é que o banco está agora representado por 54 mil milhões de acções, a 30 cêntimos por título valerá mais de 16 mil milhões de euros, sensivelmente o máximo que alguma vez valeu em bolsa. Admito que possa superar esse valor mas duvido que seja por muito. Se for aos 38/39 cêntimos já valeria 20 mil milhões, algo que me parece muito pouco provável, pelo menos nos próximos anos!

por IzNouGud » 2/7/2014 13:26

TcoutinhoZ Escreveu:Pois, isso que escreveste é exactamente o que tenho pensado..
.... Logo, mal elas entrem no mercado, e eu queira vender.. por exemplo a 0,07.. já estou a fazer dinheiro. Ora, não basta 1 única pessoa fazer isso para a acção descer para esses valores?

Eu queria saber onde está a falha no meu raciocínio..

Se bem percebi a tua pergunta estás a dizer/questionar que se colocares uma ordem de venda o 0,07€ a cotação desce para esses valores!!!??? Isso só acontece se não houver ninguém a comprar a preços mais altos, o que parece quase impossível (embora o impossivel em bolsa não exista).
Se colocares uma ordem a 0,07, a 0,01, dá no mesmo, se houver compradores acima do teu preço. Venderás sempre ao preço mais alto em que houver compradores.

Quanto ao ganhares se venderes a 0,08€ já foi respondido. Mas, a não ser que tenhas comprado direitos a 0,01€ vais perder dinheiro, ou através da desvalorização das ações e respetivos direitos que detinhas, ou se não tinhas direitos, pelo preço que compraste os direitos. Claro que podes sempre candidatares a ações no ratreio, mas as ações que te calharem estarão muito longe de cobrir as comissões.

por Artista Romeno » 2/7/2014 13:19

investpouco Escreveu:
artista_ Escreveu:
TcoutinhoZ Escreveu:Só mais uma pergunta estúpida, mas que acho pertinente para quem não percebe nada disto (muitos leigos compram a pensar nos gráficos de antigamente).. a longo prazo, mesmo com os aumentos todos de capital que vai havendo.. a acção chegar a 0,2 ou 0,3 é sempre possível, certo?
Os valores de 1, 2, 4 do passado é que já não farão sentido esperar.. tou correcto ou maluco?

Estás correto, embora os mercados nos surpreendam constantemente (para cima e para baixo), acho que não chegariam a tanto! :)

Só para teres uma ideia, há bem pouco tempo escrevi aqui que o BCP dificilmente voltaria a cotar a 1 euro. Embora achasse isso possível, parecia-me muito difícil, sendo que achava mais sensato pensar num target de bull market nos 60/80 cêntimos. Este AC é tão grande que os valores ajustados trazem os mesmos targets muito cá para baixo, 1 euro corresponde agora a 38/39 cêntimos, ou seja, aquilo que eu acho muito difícil atingir, embora veja como possível (e estou a falar do topo de um bull market, não daqui a uns meses). Os 60/80 cêntimos correspondem agora a 23/30 cêntimos, ou seja, aquilo que eu vejo como sensato esperar para o topo deste bull market!

Também disse que os target de que falava eram sem um novo aumento de capital, o que, dado o histórico do banco, era poupo provável que não viesse a acontecer... demorou apenas algumas semanas! :roll:

Acreditar em valores diferentes dos que coloquei lá atrás só por duas razões, uma "bebedeira descumunal" no final do Bull market que leve o BCP a valer muito mais do que vale, ou acreditar que o BCP pode conseguir no futuro próximo lucros anuais muito superiores a mil milhões de euros. Eu acho que se voltar a ter mil milhões de lucros já é muito bom, mas isso só justifica uma cotação de 23/30 cêntimos...na capitalização atual!

sim mas tens de pensar como um banco que tenha ganho 2.000 milhoes.... só este ano e tenha pago 80% da sua divida. porque o capital entrou e tens de pensar em AF,....o bcp 2.000 milhoes mais capitalizado.....ou estou errado??

Eu prometi que nao ia dizer mais nada... mas estão errados estão o bcp tem que ter x capital em basileia tres e trocou cocos por capital no AC... trocou nao aumentou coisa nenhuma ... meteu capital que era obrigatorio e não o tinha, e ainda fica a 250 pb base do objectivo da administrição nesse item, se tirarmos os cocos para 2017 logo os proximos anos os lucros doesn't count são capital que o banco precisa de ter à luz das novas regras e não possui :!: :!: :!: caro artista almadense, o bcp para lucrar isso tinha que ter a meu ver um nivel de ativos ponderados pelo risco que a sua posição debil de capital nao permite.... lucros de 850 900m no maximo em 2017 2018 sera já fantastico..... é verdade que tem dtas pos proximos tempos para dar e vender... mas mais uma x eles parte vao contar po capital já garantidos pelo estado... e os demais nao vao ser todos exercidos nunca na vida tal é possivel
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por investpouco » 2/7/2014 13:16

TcoutinhoZ Escreveu:Pois, isso que escreveste é exactamente o que tenho pensado..

O que eu não entendo é.. se eu subscrevo acções a 0,065.. eu paguei esse valor, não paguei nem mais nem menos. vou pagar isso. Logo, mal elas entrem no mercado, e eu queira vender.. por exemplo a 0,07.. já estou a fazer dinheiro. Ora, não basta 1 única pessoa fazer isso para a acção descer para esses valores?

sim mas tu tinhas accoes antigas a um preço superior (0,19) antes do ex.direito e elas sofrerão com isso, portanto o valor das novas juntas com as antigas.....é que te permitirá ganhar dinheiro caso vendas acima dele (valor medio).
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por IzNouGud » 2/7/2014 13:12

artista_ Escreveu:Se alguém soubesse era fácil ganhar dinheiro! :D

Os direitos vão subir ou descer sensivelmente na mesma proporção da variação das ações.

Isto não é verdade. O que será verdade é a seguinte equação: cotação = (0,065€ + valor do direito / 1,75).
Ontem a cotação subiu menos de 30% (pouca coisa!!!!) e os direitos subiram muito mais de 50%

artista_ Escreveu:
TcoutinhoZ Escreveu:E em segundo lugar, supostamente é no dia 28 que as novas acções a 0,065 entram no mercado.. então é espectável que o preço da acção fique próximo desse valor a partir daí.. 0,07 ou assim.. ou seja, qualquer um poderá comprar acções 'baratas' nessa altura, certo? Mesmo quem não vá ao dito aumento de capital.

Não. Quando as ações forem admitidas à negociação (segundo o que dizes é no dia 28, eu não confirmei) são iguais às que estão no mercado, valem o mesmo que as outras, nem sequer há qualquer distinção...

Os 0,065€ não serão um valor muito importante, pois as ações (excepto uma minuscula percentagem) não vão custar esse valor, pois necessitam dos direitos. Provavelmente custarão o dobro, ou mais...

por investpouco » 2/7/2014 13:11

artista_ Escreveu:

cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por artista_ » 2/7/2014 13:00

por nmprc » 2/7/2014 12:56

O que eu não entendo é.. se eu subscrevo acções a 0,065.. eu paguei esse valor, não paguei nem mais nem menos. vou pagar isso. Logo, mal elas entrem no mercado, e eu queira vender.. por exemplo a 0,07.. já estou a fazer dinheiro. Ora, não basta 1 única pessoa fazer isso para a acção descer para esses valores?

Para comprares acções a 0,065 € tens 2 hipóteses:

- Já eras accionista antes, e as acções que tinhas já ajustaram para o novo preço - o que implica que as tuas acções antigas "perderam valor"
- Tens que adquirir direitos para ter acessso às acções a 0,065 € - ontem cada direito, que permite comprar 1,75 acções, estava cotado a 0,1323 €

Aconselho-te a perder um pouco de tempo a leres os posts - no meio de muita baboseira encontras respostas às tuas dúvidas

Registado: 29/11/2007 10:48

por JR62 » 2/7/2014 12:49

TcoutinhoZ Escreveu:Bom dia!

Em primeiro lugar gostaria de dizer que sou novo no caldeirão e sou um NABO!
Posto isto, espero alguma compreensão por parte de todos.

As minhas dúvidas são as seguintes:

Devo vender os direitos logo imediatamente no dia 4 de Julho, ou é possível/recorrente que o seu valor não diminua, mas sim aumente com o passar dos dias?

Se a bolsa tivesse alguma lógica os direitos subirão porque as acções depois dos direitos destacados dispararam sem razão aparente, ATENÇÃO que se não fores ao AC tens de vender os direitos até esta data(14 Julho) senão perdes o valor dos mesmos.

E em segundo lugar, supostamente é no dia 28 que as novas acções a 0,065 entram no mercado.. então é espectável que o preço da acção fique próximo desse valor a partir daí.. 0,07 ou assim.. ou seja, qualquer um poderá comprar acções 'baratas' nessa altura, certo? Mesmo quem não vá ao dito aumento de capital.

Não não é espectável que as acções cotem perto dos 0.065€ porque quem as comprar a esse preço também vai ter o custo dos direitos vai dar um preço teórico de +- 0.11€ com os direitos a custar +- 0.08€.

Obrigado pela atenção

Respondi no meio das tuas perguntas mas dá para perceber ...

Registado: 21/1/2014 1:40

por WofG » 2/7/2014 12:49

A falha no teu raciocinio está que as ações que tinhas antes da separação dos direitos perderam esse valor. Como podes ler em N posts aqui neste tópico as novas ações não custam 6,5cent, mas sim 6,5 cent + o valor do direito.

Se não tens direitos, não tens ações a 6,5cent (salvo o que for dado por rateio, se houver).
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Carrancho_, Phil2014, VALHALLA e 122 visitantes