Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 2/7/2014 8:38

Desde o anúncio do aumento de capital, o BCP acumulou ganhos próximos de 50%. A subida foi
iniciada pela recompra de posições vendedoras mas posteriormente foi constituída por um
interesse genuíno dos investidores em participarem no aumento ode capital. O volume tem sido
elevado, sendo que ontem foram negociadas quase 2000 milhões de acções. Em parte, este
volume é explicado pelas alterações da composição de alguns índices MSCI (Morgan Stanley
Capital International) que resultaram num maior peso do BCP. Assim, os investidores que têm
como benchmark (índice de referência) os índices MSCI tiveram de adquirir acções do BCP.

Fonte: BPI Online

Registado: 5/12/2005 21:28

por MME5 » 2/7/2014 8:28

E depois veio o urso e comeu :shock:

Registado: 26/10/2013 19:07

por WofG » 2/7/2014 8:19

Há coisas lindas de se ver, abertura a 0,1350€, em menos de 5 minutos descida até aos 0,1254€... depois regressa a força às subidas e bate nos 0,1400€...
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por General Patton » 2/7/2014 2:26

quote="artista_"]
Senior2000 Escreveu:Senhor e Caro Artista. Também já ando nisto há muitos anos. Só que não estive para aturar as mudanças desse SENHORES da cofina e mudei de nome.

Li e tenho lido POSTSseus , Excelentes .

Por Ex: O seu Post de há 3/4 Anos , sobre o "SUB-PRIME".

Agora parece-me que está contra todos os que estão dentro do BCP.

Só porque parece que não quis entrar 8-)

INFERNO ???

Será que o senhor já não é a MESMA PESSOA ???

Sou a mesma pessoa sim, e não sei onde estás a ver que estou contra todos os que estão dentro do BCP?! Eu até dei os parabéns a quem tem aproveitado estas subidas... e até disse que se tivesse provavelmente não vendia!

Eu sinceramente ainda não percebi porque é que as pessoas se chateiam tanto quando uma pessoa coloca aqui uma análise diferente?! Até porque certamente não será o BCP que vai evoluir nesta ou naquela direção por causa de alguma coisa que se coloque aqui...

Mantenho o que disse, o BCP está muito caro em relação ao BPI (caso que conheço melhor). No médio prazo, ou o BCP corrige, ou o BPI sobe, ou as duas coisas com menos intensidade, mas acho "insustentável" uma relação que, à cotação de hoje, é superior a 3 para 1! Se estiver enganado, daqui a três ou quatro meses podes colocar aqui um tópico com maiúsculas a dizer que me enganei que eu não me vou incomdar nada com isso, até participo no tópico de bom grado. Aliás eu engano-me muitas vezes... embora nesta me pareça difícil enganar totalmente, quanto muito posso enganar-me na dimensão do desvio!

Mas o importante a reter é que ninguém está contra o BCP por fazer uma análise que não é a mais favorável para o mesmo. Aliás eu já fiz aqui análise não muito favoráveis ao BCP quando estava longo no título. É um erro pensar assim, acho que o que deviam fazer era retirar o mais possível de todas as análises... eu aida percebo esse tipo de comentário a quem não fundamenta nada e diz apenas que o título vai cair ou subir muito...

informador Escreveu:
artista_ Escreveu:
informador Escreveu:
Grandes comentários de maledicência que por aqui se fazem........

Podes indicar um como exemplo?

Não, simplesmente porque não gosto de trocar aqui palavras contigo :shame:

Ok, fico na mesma, na minha opinião o teu comentário não é correto, acusas pessoas sem indicar quem são, nem o porquê de serem isto ou aquilo... e quando alguém te pede para falares sobre isso, responde com isto! :roll:[/quote]

Apoiado, Artista. Tens sido um dos que me tem posto a estudar. Gosto das tuas intervenções.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg

Registado: 11/6/2012 23:18

por artista_ » 2/7/2014 1:08

Senior2000 Escreveu:Senhor e Caro Artista. Também já ando nisto há muitos anos. Só que não estive para aturar as mudanças desse SENHORES da cofina e mudei de nome.

INFERNO ???

Sou a mesma pessoa sim, e não sei onde estás a ver que estou contra todos os que estão dentro do BCP?! Eu até dei os parabéns a quem tem aproveitado estas subidas... e até disse que se tivesse provavelmente não vendia!

Eu sinceramente ainda não percebi porque é que as pessoas se chateiam tanto quando uma pessoa coloca aqui uma análise diferente?! Até porque certamente não será o BCP que vai evoluir nesta ou naquela direção por causa de alguma coisa que se coloque aqui...

Mantenho o que disse, o BCP está muito caro em relação ao BPI (caso que conheço melhor). No médio prazo, ou o BCP corrige, ou o BPI sobe, ou as duas coisas com menos intensidade, mas acho "insustentável" uma relação que, à cotação de hoje, é superior a 3 para 1! Se estiver enganado, daqui a três ou quatro meses podes colocar aqui um tópico com maiúsculas a dizer que me enganei que eu não me vou incomdar nada com isso, até participo no tópico de bom grado. Aliás eu engano-me muitas vezes... embora nesta me pareça difícil enganar totalmente, quanto muito posso enganar-me na dimensão do desvio!

Mas o importante a reter é que ninguém está contra o BCP por fazer uma análise que não é a mais favorável para o mesmo. Aliás eu já fiz aqui análise não muito favoráveis ao BCP quando estava longo no título. É um erro pensar assim, acho que o que deviam fazer era retirar o mais possível de todas as análises... eu aida percebo esse tipo de comentário a quem não fundamenta nada e diz apenas que o título vai cair ou subir muito...

informador Escreveu:
artista_ Escreveu:
informador Escreveu:
Grandes comentários de maledicência que por aqui se fazem........

Podes indicar um como exemplo?

Não, simplesmente porque não gosto de trocar aqui palavras contigo :shame:

Ok, fico na mesma, na minha opinião o teu comentário não é correto, acusas pessoas sem indicar quem são, nem o porquê de serem isto ou aquilo... e quando alguém te pede para falares sobre isso, responde com isto! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por General Patton » 2/7/2014 0:19

Ulisses Pereira Escreveu:
Mas até o tamanho do desconto não abona muito em relação às expectativas que o próprio banco tinha sobre o sucesso do AC (e quiçá sobre a própria capacidade de sedução do banco!). Os descontos neste tipo de operações andam normalmente entre os 20% e os 30%, acima disso são normalmente quando a situação é mais desfavorável do que o que já seria para haver razões para um AC.

General, concordo contigo nisto.

Não percebi a relação que fazes aqui. Porque é que subindo o valor das acções haverá maior probabilidade do AC ser um sucesso? A mim parece-me que a relação seria um pouco a inversa, i. é, o facto de as acções subirem poderá ser sinal (sinal que evidencia, e não causa nem consequência) do sucesso do AC. A forma como descreves esta relação intrigou-me

O risco de um aumento de capital é quando o valor da cotação em Bolsa é inferior ao preço de subscrição de novas acções. Quando isso acontece, é o fim de qualquer AC porque ninguém quer subscrever acções a um preço superior ao que pode adquiri-las no mercado à vista. Mas, tal como disse, à partida este AC tinha um desconto tão grande que nem sequer era preciso alguém "puxar" cotações.

Um abraço,
Ulisses

:) Estávamos, pelos vistos, os dois a escrever... Vi agora a tua resposta. Mas fomos ao encontro um do outro. Avabei por perceber entretanto o que dizias. Faltou-me colocar aquela perspectiva antes.

Obrigado pela resposta.

Continência, Comandante!
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...

por General Patton » 2/7/2014 0:14

Storgoff Escreveu:Isso do desconto a que as novas acções são emitidas não passa de mera ilusão.

Não há desconto nenhum.
O valor que se paga a menos pelas acções paga-se a mais pelos direitos.
Para quem está dentro o saldo é nulo.

Emitir novas acções a valores muito inferiores à actual cotação só pode resultar do seguinte:

-Os accionistas de peso querem provocar uma forte diluição no AC de forma a sacudir outros accionistas de menor peso que eventualmente tenham dificuldade em acompanhar o AC.
-Querem tirar partido da ilusão criada em investidores mal informados ( pelos vistos no BCP há muitos :twisted: ) que se podem compra acções ao desbarato.
-Por último e na minha opinião a mais relevante, o preço baixo é imposto pelo sindicato bancário que faz a tomada firma e é uma forma de se salvaguardarem do risco elevado numa operação desta envergadura.

O desconto de facto não é desconto... É uma compensação pela diluição. E serve, sobretudo quando é grande, para garantir que o preço de subscrição está afastado do TERP o suficiente para evitar que nas oscilações de mercado se torne mais apetecível comprar acções na bolsa do que subscrever os direitos. [Agora, sim, consegui pôr a escrito, Ulisses, a visão que me faltou há instantes para te perceber e concordar contigo. As minhas desculpas.]

Acredito, contudo, e também por razões técnicas, que a acção cairá após o AC, se não acontecer durante a negociação dos direitos...
Général 4 Étoiles

WARREN BUFFETT

por Ulisses Pereira » 1/7/2014 23:50

Mas até o tamanho do desconto não abona muito em relação às expectativas que o próprio banco tinha sobre o sucesso do AC (e quiçá sobre a própria capacidade de sedução do banco!). Os descontos neste tipo de operações andam normalmente entre os 20% e os 30%, acima disso são normalmente quando a situação é mais desfavorável do que o que já seria para haver razões para um AC.

General, concordo contigo nisto.

Não percebi a relação que fazes aqui. Porque é que subindo o valor das acções haverá maior probabilidade do AC ser um sucesso? A mim parece-me que a relação seria um pouco a inversa, i. é, o facto de as acções subirem poderá ser sinal (sinal que evidencia, e não causa nem consequência) do sucesso do AC. A forma como descreves esta relação intrigou-me

O risco de um aumento de capital é quando o valor da cotação em Bolsa é inferior ao preço de subscrição de novas acções. Quando isso acontece, é o fim de qualquer AC porque ninguém quer subscrever acções a um preço superior ao que pode adquiri-las no mercado à vista. Mas, tal como disse, à partida este AC tinha um desconto tão grande que nem sequer era preciso alguém "puxar" cotações.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por nmprc » 1/7/2014 23:47

Patfer64 Escreveu:Boa noite.

Peço desculpa para o caso de estar a colocar questões que pareçam obvias nesta fase, mas estive fora do país e fui "apanhado de surpresa" por este aumento de capital.

A minha questão é a seguinte. Ainda vou a tempo de exercer os meus direitos de forma útil ou já é tarde de mais e "perdi o comboio"?

Eu tenho cerca de 20000 ações e estava disponível para exercer direitos de forma a ficar com umas 35 a 40 mil. Agradeço a vossa opinião porque sinceramente sinto-me um pouco perdido em relação à decisão que deva tomar.

Obrigado.

Cumprimentos

Caro PATFER... é leres o tópico - já está tudo mais que respondido...

Registado: 29/11/2007 10:48

por nmprc » 1/7/2014 23:45

nmprc Escreveu:
General Patton Escreveu:Alguém tem na sua plataforma os gráficos ajustados aos valores deste AC? Lá se vão os indicadores técnicos se isso não acontecer... Até que estejam a funcionar devidamente passar-se-ão anos!!! Era importante que os fornecedores desses dados fizessem a alteração!

Fica aqui esta oraçaozita a ver se os santos torcem deste lado...

No Pro Realtime não ajusta

Aliás... um facto curioso - numa base ajustada a cotação subiu 26%, numa base de cotação não ajustada, a descida foi de 26% :P

por Patfer64 » 1/7/2014 23:42

Boa noite.

Peço desculpa para o caso de estar a colocar questões que pareçam obvias nesta fase, mas estive fora do país e fui "apanhado de surpresa" por este aumento de capital.

A minha questão é a seguinte. Ainda vou a tempo de exercer os meus direitos de forma útil ou já é tarde de mais e "perdi o comboio"?

Eu tenho cerca de 20000 ações e estava disponível para exercer direitos de forma a ficar com umas 35 a 40 mil. Agradeço a vossa opinião porque sinceramente sinto-me um pouco perdido em relação à decisão que deva tomar.

Obrigado.

Cumprimentos

Registado: 29/1/2014 23:07

por nmprc » 1/7/2014 23:39

General Patton Escreveu:Alguém tem na sua plataforma os gráficos ajustados aos valores deste AC? Lá se vão os indicadores técnicos se isso não acontecer... Até que estejam a funcionar devidamente passar-se-ão anos!!! Era importante que os fornecedores desses dados fizessem a alteração!

No Pro Realtime não ajusta

por General Patton » 1/7/2014 23:34

Alguém tem na sua plataforma os gráficos ajustados aos valores deste AC? Lá se vão os indicadores técnicos se isso não acontecer... Até que estejam a funcionar devidamente passar-se-ão anos!!! Era importante que os fornecedores desses dados fizessem a alteração!

Général 4 Étoiles

WARREN BUFFETT

por Storgoff » 1/7/2014 23:33

Isso do desconto a que as novas acções são emitidas não passa de mera ilusão.

Não há desconto nenhum.
O valor que se paga a menos pelas acções paga-se a mais pelos direitos.
Para quem está dentro o saldo é nulo.

Emitir novas acções a valores muito inferiores à actual cotação só pode resultar do seguinte:

-Os accionistas de peso querem provocar uma forte diluição no AC de forma a sacudir outros accionistas de menor peso que eventualmente tenham dificuldade em acompanhar o AC.
-Querem tirar partido da ilusão criada em investidores mal informados ( pelos vistos no BCP há muitos :twisted: ) que se podem compra acções ao desbarato.
-Por último e na minha opinião a mais relevante, o preço baixo é imposto pelo sindicato bancário que faz a tomada firma e é uma forma de se salvaguardarem do risco elevado numa operação desta envergadura.

Registado: 21/5/2009 18:43

por General Patton » 1/7/2014 23:20

richardj Escreveu:
General Patton Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:euro-born, é verdade que quanto mais altas estiverem as cotações, maior a probabilidade de sucesso do aumento de capital. Contudo, o preço do aumento de capital já era tão baixo em relação à cotação que não era necessário "puxar" pela cotação. Aliás, o preço baixo do AC foi mesmo para evitar a hipótese de não ser um sucesso. Como tal, apesar de perceber o teu argumento não acredito que seja isso que esteja na base destas subidas.

Um abraço,
Ulisses

Boa noite, Ulisses.

Não percebi a relação que fazes aqui. Porque é que subindo o valor das acções haverá maior probabilidade do AC ser um sucesso? A mim parece-me que a relação seria um pouco a inversa, i. é, o facto de as acções subirem poderá ser sinal (sinal que evidencia, e não causa nem consequência) do sucesso do AC. A forma como descreves esta relação intrigou-me. É verdade que não há diferença entre dia cum-rights e dia ex-rights... o mercado continua sem alterações "contabilísticas"; as únicas que podem existir são mesmo as das expectativas dos investidores sobre a nova capacidade do banco para responder aos desafios presentes e futuros.

Queres explicar, se puderes, o porquê daquela relação?

Muito obrigado desde já.

A diferença é que o desconto é superior amigo Patton

Richardj,

Superior a quê?

Mas não foi isso que eu questionei! O que eu de alguma forma "pus em causa" é a relação causa-efeito estabelecida. Eu teria dito antes que o facto de a cotação subir é sinal de que o AC está a ser bem sucedido. A subida do valor das acções não é condição para, mas antes sinal de que... Fiz-me entender?

Já agora ainda, o valor de desconto, sendo uma compensação pela diluição, apenas é chamariz para os accionistas com direitos. Os que esperam ir ao AC apenas através da compra de direitos não têm gozam do desconto (óbvio, porque também não têm diluição, né?) Aquela relação poderia ser estabelecida assim se a cotação das acções estivesse em risco de descer abaixo do preço de subscrição, de tal forma que os accionistas perdessem o apetite de subscrever os direitos.

Mas até o tamanho do desconto não abona muito em relação às expectativas que o próprio banco tinha sobre o sucesso do AC (e quiçá sobre a própria capacidade de sedução do banco!). Os descontos neste tipo de operações andam normalmente entre os 20% e os 30%, acima disso são normalmente quando a situação é mais desfavorável do que o que já seria para haver razões para um AC. Nestes casos, pede-se uma muito boa fundamentação ao banco que evidencie de forma muito concreta onde e como fará a aplicação do capital pedido. São essas as razões que podem levar accionistas e outros investidores a querer aumentar a sua exposição ou a entrar no capital.
Général 4 Étoiles

WARREN BUFFETT

por Senior2000 » 1/7/2014 23:09

Senhor e Caro Artista. Também já ando nisto há muitos anos. Só que não estive para aturar as mudanças desse SENHORES da cofina e mudei de nome.

INFERNO ???

Registado: 1/5/2014 22:58

por nmprc » 1/7/2014 23:01

euro-born Escreveu:e que tal vender as ações atuais e exercer os direitos?

As acções "velhas" vendi-as hoje. Os direitos, ao preço de hoje, vão na 6ª feira

por Eurobrexit » 1/7/2014 22:58

e que tal vender as ações atuais e exercer os direitos?

Registado: 29/11/2007 10:27

por nmprc » 1/7/2014 22:31

richardj Escreveu:
General Patton Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:euro-born, é verdade que quanto mais altas estiverem as cotações, maior a probabilidade de sucesso do aumento de capital. Contudo, o preço do aumento de capital já era tão baixo em relação à cotação que não era necessário "puxar" pela cotação. Aliás, o preço baixo do AC foi mesmo para evitar a hipótese de não ser um sucesso. Como tal, apesar de perceber o teu argumento não acredito que seja isso que esteja na base destas subidas.

Um abraço,
Ulisses

Boa noite, Ulisses.

Não percebi a relação que fazes aqui. Porque é que subindo o valor das acções haverá maior probabilidade do AC ser um sucesso? A mim parece-me que a relação seria um pouco a inversa, i. é, o facto de as acções subirem poderá ser sinal (sinal que evidencia, e não causa nem consequência) do sucesso do AC. A forma como descreves esta relação intrigou-me. É verdade que não há diferença entre dia cum-rights e dia ex-rights... o mercado continua sem alterações "contabilísticas"; as únicas que podem existir são mesmo as das expectativas dos investidores sobre a nova capacidade do banco para responder aos desafios presentes e futuros.

Muito obrigado desde já.

O desconto pode ser superior, mas a tentação de vender é enorme... Eu ia ao AC, neste momento, a este preço, pondero muito seriamente vender os meus direitos

por richardj » 1/7/2014 22:27

General Patton Escreveu:

Um abraço,
Ulisses

Boa noite, Ulisses.

Muito obrigado desde já.

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por General Patton » 1/7/2014 22:21

Um abraço,
Ulisses

Boa noite, Ulisses.

Muito obrigado desde já.
Général 4 Étoiles

WARREN BUFFETT

por Bernie Madoff » 1/7/2014 22:20

Ulisses Pereira Escreveu:nmprc, o facto de ter sido o dia da maior subida do BCP, por si só, é bem revelador da anormalidade da coisa... No entanto, o pessimismo em torno deste AC era enorme e o efeito contrário da efectivação da notícia, por vezes, tem consequências brutais, sobretudo ao nível do "short squeeze".

Um abraço,
Ulisses

Boa noite,
a propósito deste short-squeeze e o leilão final, quando se dá uma ordem de compra ao melhor no fim da sessão com volumes superiores aos de venda, 'limpam-se' as ordens no order book de venda até satisfazer a procura, certo?

Obrigado!
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por richardj » 1/7/2014 22:19

euro-born Escreveu:
richardj Escreveu:
euro-born Escreveu:Pressuposto:
O mercado antecipa sempre os acontecimentos, certo?

Se assim é, mal sai a notícia sobre eventual AC do DE a ação não deveria ter subido logo?
Afinal toda a gente sabia para que era o AC, certo?
Toda a gente sabia também que os DTA iam ser aprovados e que os gastos com pessoal iam baixar...

Outro dado curioso e ainda não falado:

Afinal a Banca em Portugal está bem ou mal?
O BCP soma e segue;
O BPI não se move;
O BES tomba.

O juros de Portugal sofrem com a queda do BES, mas o resto da banca não?
Curioso...

Euro, os movimentos de curto prazo não definem os movimentos de médio longo prazo.

Outra coisa, os mercado são muito sensíveis à incerteza e isso pode leva-los a reacções bruscas. Quando me dão uma novidade importante posso ficar chateado na altura, mas depois fico a pensar e chego à conclusão que até pode ser bom. Assim o mercado quando é surpreendido. Também leva tempo a pensar e a reflectir. Ainda mais quando é o resultado da opinião e decisão de milhares de investidores. é como se fosse uma consciência comunitária.

Assim sendo, o BES e o BPI terão de seguir este movimento de subida fora de série no médio prazo (6 meses/12meses?)
Toca a "embarcar", certo?

Assim sendo, lês novamente e percebes que é precisamente o contrario, os movimentos de curto prazo não definem obrigatoriamente os movimentos de médio longo prazo 8-)

DUNE 2

por Eurobrexit » 1/7/2014 22:15

richardj Escreveu:

Se assim é, mal sai a notícia sobre eventual AC do DE a ação não deveria ter subido logo?
Toda a gente sabia também que os DTA iam ser aprovados e que os gastos com pessoal iam baixar...

O BCP soma e segue;
O BPI não se move;
O BES tomba.

Curioso...

Euro, os movimentos de curto prazo não definem os movimentos de médio longo prazo.

Outra coisa, os mercado são muito sensíveis à incerteza e isso pode leva-los a reacções bruscas. Quando me dão uma novidade importante posso ficar chateado na altura, mas depois fico a pensar e chego à conclusão que até pode ser bom. Assim o mercado quando é surpreendido. Também leva tempo a pensar e a reflectir. Ainda mais quando é o resultado da opinião e decisão de milhares de investidores. é como se fosse uma consciência comunitária.

Assim sendo, o BES e o BPI terão de seguir este movimento de subida fora de série no médio prazo (6 meses/12meses?)
Toca a "embarcar", certo?

Registado: 29/11/2007 10:27

por richardj » 1/7/2014 22:04

O BCP soma e segue;
O BPI não se move;
O BES tomba.

Curioso...

DUNE 2

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Dragon56, Google [Bot], jprgodinho, Opcard33, Phil2014 e 173 visitantes