Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por katolo » 1/7/2014 0:38

Claro que está! E o Best até é bastante lucrativo! Uma excelente vaca leiteira para o BES e Saxo Bank, acionistas do Banco Best :mrgreen:

(Ups, peço desculpa. Foi mesmo a minha última mensagem até isto voltar à normalidade)

Registado: 20/2/2014 22:01

por Calius » 1/7/2014 0:34

Penso que já terá sido respondido mas não encontro resposta:

Qual a relação entre os BES e o BEST e quais as implicações7consequências para este último?
Utilizo a plataforma BTP e apesar de ser uma percentagem relativamente pequena do capital, é de considerar.
Ainda que fossem 5 tostões, não interessa. Interessa apenas saber: Se o BES está "seguro", o BEST também está?

Registado: 23/5/2014 12:26

por Artista Romeno » 1/7/2014 0:31

katolo Escreveu:BES falha ao tentar acalmar mercado

Os analistas acreditam que os investidores ainda não perceberam que o BES não é o GES. A gestão quis clarificar essa questão numa conferência. Sem efeitos imediatos: as acções afundaram.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... rcado.html

É a mais pura das verdades! Aqui, em algumas mentes, passa-se o mesmo. Nem ninguém comenta a questão da reestruturação da dívida. É só espalhafato...

(este tópico está pior que o do Banif. Estou fora até isto acalmar)

Isto pode ser uma " noticia plantada"... mas se nao for "Banco Espírito Santo tem financiamentos no valor de 200 milhões de euros à Rioforte e de 980 milhões ao ESFG. Já os clientes do BES têm 2,7 mil milhões em dívida do grupo.
O Banco Espírito Santo (BES) tem em carteira dívida de empresas do Grupo Espírito Santo (GES) no valor de 980 milhões de euros. Este número foi ontem revelado por dois administradores do banco, Amílcar Morais Pires e Joaquim Goes, numa ‘conference call' com analistas e investidores. O valor em causa representa 1,18% dos activos do BES." a perda esperada nem aos 1000m com angola chega.....wait and seee não façam ondas.....voces nao influenciam os mercados... já os comportamentos individuais de algumas pessoas almarmistas e menos informadas... por isso nao ganham nada só podem é perder...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por katolo » 1/7/2014 0:18

BES falha ao tentar acalmar mercado

Os analistas acreditam que os investidores ainda não perceberam que o BES não é o GES. A gestão quis clarificar essa questão numa conferência. Sem efeitos imediatos: as acções afundaram.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... rcado.html

É a mais pura das verdades! Aqui, em algumas mentes, passa-se o mesmo. Nem ninguém comenta a questão da reestruturação da dívida. É só espalhafato...

(este tópico está pior que o do Banif. Estou fora até isto acalmar)

por Artista Romeno » 1/7/2014 0:13

Primvs Escreveu:Nao sei nao...eu so falo do que me chega aos ouvidos e fala-se dentro do BES em valores na ordem dos 5 mil milhoes...

O problema é no GES e nao no BES...no entanto...o BES tambem tem muito credito concedido às empresas do GES...aí é que a coisa se complica...

Mais...a perda de mais de 2 mil milhoes de euros em capitalização bolsista, afecta a gestão do banco, quer a nivel de racios, quer a nivel da gestao de risco...e isso é do mais complicado de gerir!!!!

A ideia que se tem passado, e a mesma faz sentido, é que os problemas estao no GES...o que me dizem pessoas ligadas ao BES (nao consigo aferir o quanto sabem ou se é correcto...mas é o que por lá se diz) é que ha muito lixo do GES dentro do BES!

Nao percam as cenas dos proximos episodios pois nos tb nao :mrgreen: :mrgreen:

afeta que racios...... diga me lá conte-nos que rácios são esses....... voce tá a brincar com o fogo e eu não lhe vou dar mais trela.....porque dar lhe trela é dar lhe credibiliade coisa que o senhor manifestmanente nao tem... o core tier one mudou..... ?
:wall:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por Primvs » 1/7/2014 0:05

Nao sei nao...eu so falo do que me chega aos ouvidos e fala-se dentro do BES em valores na ordem dos 5 mil milhoes...

O problema é no GES e nao no BES...no entanto...o BES tambem tem muito credito concedido às empresas do GES...aí é que a coisa se complica...

Mais...a perda de mais de 2 mil milhoes de euros em capitalização bolsista, afecta a gestão do banco, quer a nivel de racios, quer a nivel da gestao de risco...e isso é do mais complicado de gerir!!!!

A ideia que se tem passado, e a mesma faz sentido, é que os problemas estao no GES...o que me dizem pessoas ligadas ao BES (nao consigo aferir o quanto sabem ou se é correcto...mas é o que por lá se diz) é que ha muito lixo do GES dentro do BES!

Nao percam as cenas dos proximos episodios pois nos tb nao :mrgreen: :mrgreen:
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por richardj » 1/7/2014 0:00

mcarvalho++ Escreveu:Porque está o BES protegido dos espíritos?
30 Junho 2014, 23:00 por Helena Garrido | Helenagarrido@negocios.pt

Enviar por emailReportar erro
9

inShare

A família Espírito Santo controla cerca de 25% do BES. Eis o que é preciso começar por lembrar. Há 75% do capital nas mãos de outros accionistas, como, por exemplo, o Crédit Agricole e a PT. Quem está com problemas é o Grupo Espírito Santo, nos seus negócios não financeiros, e não o BES. Mas pode o accionista Espírito Santo afundar o banco? A resposta é não. O BES tem acesso a várias ferramentas para se proteger da situação financeira de quase calamidade em que estão os seus accionistas de referência. Sem que seja necessário o Governo ou quem quer que seja salvar o GES

falta é dizer quais são essas ferramentas e porque que os tubarões não as acharam suficientemente fortes e deram um pontapé na acção. :twisted: :-k

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por mario s carvaho » 30/6/2014 23:57

Porque está o BES protegido dos espíritos?
30 Junho 2014, 23:00 por Helena Garrido | Helenagarrido@negocios.pt

Enviar por emailReportar erro
9

inShare

A família Espírito Santo controla cerca de 25% do BES. Eis o que é preciso começar por lembrar. Há 75% do capital nas mãos de outros accionistas, como, por exemplo, o Crédit Agricole e a PT. Quem está com problemas é o Grupo Espírito Santo, nos seus negócios não financeiros, e não o BES. Mas pode o accionista Espírito Santo afundar o banco? A resposta é não. O BES tem acesso a várias ferramentas para se proteger da situação financeira de quase calamidade em que estão os seus accionistas de referência. Sem que seja necessário o Governo ou quem quer que seja salvar o GES

Registado: 28/4/2014 15:32

por Primvs » 30/6/2014 23:49

Artista ROmeno

Caro primvs mais uma x nada novo... estimei a exposição maxima que o banco podia ter ao grupo e % dos capitais proprios negativos que lhe poderiam caber.... em momentos como este importa ter um discursoserio, objetivo e sereno.... pois mais do que ganhar x centimos numa posição curta que os vai ganhar à mesma.... importa isso sim.... garantir a estabilidade do sistema que a meu ver mesmo no pior cenário NÃO ESTÁ POSTA EM CAUSA... é apenas essa a mensagem que quero passar...... acho que graves os problemas... de que podem em ultimo caso cair no banco... mas com 2,1mm logo 1/3 da divida fora do banco logo apenas 2/3 dos cp negativos é que podem ir parar ao banco .... o besa angola a garantir 70% dos creditos todos..... penso que a EVENTUALMENTE COM COCOS, A SOLVENCIA DO BES ESTÁ GARANTIDA[/quote]

Caro Artista,

Sim...concordo com o que disseste...a minha ideia é essa!Em ultima instancia, a solvencia esta garantida! Ou de uma forma ou de outra!!!! Se passei outra ideia...nao era essa a intençao!
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por katolo » 30/6/2014 23:41

ParaAprender Escreveu:Onde eu me fui meter :wall:

:lol: :lol: :lol:

por ParaAprender » 30/6/2014 23:39

Onde eu me fui meter :wall:

Registado: 28/6/2014 16:45

por *manchini* » 30/6/2014 23:38

Boas,

Hum, já há sangue nas ruas...

Manchini

Registado: 27/9/2011 17:49

por katolo » 30/6/2014 23:36

Reestruturação da divida! Prolongamento dos prazos e debt-to-equity Rio Forte.

Esqueçam la o BES por uns segundos e pensem no GES...

(Devia existir um tópico GES)

por richardj » 30/6/2014 23:25

ParaAprender Escreveu:Sou novato nestas coisas e nao estou a perceber porque falam em cocos, mas entao o valor apurado para estabilizar as contas do bes e passar nos testes de stress nao eram os 1000m do aumento de capital? como pode o banco de portugal ter deixado passar uma situação destas depois da analise ao ac? o banco esteve debaixo de grande analise, penso que o banco de portugal nao deixaria os acionistas serem prejudicados depois de saber todas estas informações relativas ao grupo GES se estas tivessem uma influencia profunda no banco, o dono pode estar falido em em vias de mas a empresa pode estar saudavel, estarei assim tao errado com o meu comentario?

Ola e bem vindo ao forum!

Sim penso que estas errado, se o BdP tivesse intervido o AC tinha falhado e a derrocada era ainda mais brutal. Assim, e declarando sigilo bancário, o BdP nunca tem de dizer o que sabia ou deixava de saber.

Bem vindo a Portugal 8-)

DUNE 2

por ParaAprender » 30/6/2014 23:20

Sou novato nestas coisas e nao estou a perceber porque falam em cocos, mas entao o valor apurado para estabilizar as contas do bes e passar nos testes de stress nao eram os 1000m do aumento de capital? como pode o banco de portugal ter deixado passar uma situação destas depois da analise ao ac? o banco esteve debaixo de grande analise, penso que o banco de portugal nao deixaria os acionistas serem prejudicados depois de saber todas estas informações relativas ao grupo GES se estas tivessem uma influencia profunda no banco, o dono pode estar falido em em vias de mas a empresa pode estar saudavel, estarei assim tao errado com o meu comentario?

Registado: 28/6/2014 16:45

por mario s carvaho » 30/6/2014 23:18

Crise no Grupo Espírito Santo
BES falha tentativa de acalmar Bolsas
Morais Pires e Joaquim Goes falaram com analistas para conter a queda das ações. Foi pior ainda.
2
Elisabete Tavares |
18:04 Segunda feira, 30 de junho de 2014
Amílcar Morais Pires e Joaquim Goes (nas pontas) falaram hoje com os analistas, para conter a crise no banco que é palco de uma guerra entre Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi (ao centro)
Amílcar Morais Pires e Joaquim Goes (nas pontas) falaram hoje com os analistas, para conter a crise no banco que é palco de uma guerra entre Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi (ao centro) / Luiz Carvalho
Surreal não é uma palavra que se ouça com frequência de analistas financeiros. E quando se ouve, não é por boas razões. Assim foi hoje. "Surreal" foi a conferência com analistas marcada em cima da hoje pelo Banco Espírito Santo. As ações caíam mais 8% de manhã. Marcou-se a conferência para as 15h30 para conter os estragos. Terminou. As ações caíram ainda mais: fecharam o dia a desvalorizar 16,5%. E assim acabou junho, com as ações a valerem menos 39,6%% que no início do mês.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/bes-falha-tenta ... z36ACH2P00

por mario s carvaho » 30/6/2014 23:13

http://www.noticiasaominuto.com/economi ... s-a-vigiar
Bolsa BES em queda com analistas a 'vigiar'
A conferência com analistas marcada para hoje pelo Banco Espírito Santo não terá surtido os efeitos desejados pela direção do banco, revela o Expresso na sua edição online.
ECONOMIA BES em queda com analistas a 'vigiar' DR
19:56 - 30 de Junho de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
Share on printShare on email
O Banco Espírito Santo (BES) marcou para hoje uma reunião com analistas. O objetivo seria ‘acalmar as hostes’ mas, segundo confessaram alguns analistas ao Expresso, a reunião não terá surtido os efeitos desejados.

Leia também:
Morais Pires diz-se alvo de "campanha de insinuações"
BCE pressiona Governo e Banco de Portugal sobre o BES
Analistas relacionam subida do risco da dívida com crise do BES
PUB

As ações do BES caíam mais de 8% de manhã, antes da reunião com os analistas. Já após a reunião, continuaram a cair. Segundo a SIC, este é mais um ‘dia negro’, em que as ações caíram 14%, depois de um mês em que a queda já ronda os 40%.

As notícias vindas a público sobre perdas no seio do grupo Espírito Santo bem como as dúvidas em torno da saída de Ricardo Salgado, e respetiva sucessão, têm contribuído para uma vida complicada do banco nos mercados.

Uma conferência de analistas junta representantes de uma empresa cotada em bolsa e analistas, tanto nacionais como estrangeiros, de casas de investimento. O objetivo, normalmente, passa por esclarecer as dúvidas que possam surgir mas desta vez a conferência terá sido sem perguntas, apenas com declarações de Amílcar Morais Pires e Joaquim Goes, e não terá sido esclarecedora.

Ao Expresso, um analista presente na conferência que se manteve sob anonimato, terá dito que “se era para isto bastava terem emitido um comunicado”. Numa altura em que o BES já desvalorizou o suficiente para ter sido ultrapassado pelo BCP, “ a maior consequência para o BES está a ser reputacional”, terá dito ao semanário outro analista, estrangeiro, que optou também por manter o anonimato.

por katolo » 30/6/2014 23:09

Quase todos aqui falam em falência, coco's, nacionalização... quando, para mim, o que esta a ser negociado com os credores e a reestruturação da divida ESI/Rio Forte. Não esquecer que a Rio Forte poderá entrar em Bolsa capitalizada por divida subordinada convertida em ações e esses ex-credores passarão a ter posição relevante nessa organização, que não esta insolvente...

Fiquem com mais esta ideia para as vossas hipóteses :mrgreen:

por mario s carvaho » 30/6/2014 23:00

Salgado um dos que mais investiu no aumento de capital do BES; Ricciardi um dos que menos investiu

30/06/2014

O presidente-executivo do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, foi o administrador que mais acções adquiriu no âmbito do aumento de capital do banco, que decorreu entre 27 de Maio e 9 de Junho.

O ainda CEO do banco subscreveu 1.522.766 acções, o que representa, no mínimo, um investimento de 532 mil euros. Cada nova acção do BES, emitida no aumento de capital de 1.045 milhões de euros, foi subscrita por 0,65 cêntimos. Para subscrever estas novas acções, era preciso ter direitos de subscrição.

Não é certo que elas tenham sido adquiridas por direitos já nas mãos de Ricardo Salgado antes do aumento de capital (foi atribuído um direito a cada acção antiga) ou se o presidente executivo o adquiriu no mercado (o que lhe custaria o preço do direito). Assim, só é possível calcular o investimento mínimo, que é o da subscrição das novas acções: 0,65 cêntimos multiplicadas pelas 1.522.766 novas acções compradas.

No final da operação, o presidente executivo do BES, que sairá do cargo quando for nomeada a nova administração na assembleia-geral marcada para 31 de Julho, ficou com 5.329.681 títulos do banco.

Se Ricardo Salgado foi o administrador que mais investiu neste aumento de capital, José Maria Ricciardi foi um dos que menos investiu. Ricciardi subscreveu 12 mil acções, tendo ficado, no final da operação, com 42 mil acções do banco. (Rui Silveira foi o administrador que menos acções subscreveu: 2.546)

Amílcar Morais Pires, administrador indicado por Ricardo Salgado para o substituir à frente do Banco Espírito Santo, subscreveu 135.227 acções. Cerca de 88 mil euros investidos, no mínimo.

No total, nove administradores do banco subscreveram 2.210.356 acções durante esta operação.

O Banco Espírito Santo anunciou a 15 de Maio passado que ia avançar com um aumento de capital no valor de 1,045 mil milhões de euros com o objectivo de reforçar os seus rácios de capital.

Menos de um mês mais tarde, a 11 de Junho, o banco revelou que o aumento de capital tinha sido totalmente subscrito, com a procura de acções a superar a oferta disponível em 79%. Ricardo Salgado considerou, na altura, que este tinha sido "o aumento de capital com mais sucesso desde 1992".

O interesse dos investidores, sobretudo institucionais, permitiu levantar no mercado o valor total da operação, 1.045 milhões de euros, evitando accionar a tomada firme que tinha sido contratada junto de diversos bancos de investimento internacionais para garantir o sucesso da oferta. Pela primeira vez desde a privatização do BES, os accionistas de referência do banco não garantiram a sua participação na operação.

Apesar do sucesso da operação, a instabilidade financeira sentida nas sociedades do Grupo Espírito Santo, o principal accionista do BES através do Espírito Santo Financial Group, tem vindo a penalizar a negociação das acções do banco. Esta segunda-feira, 30 de Junho, caíram 16,5% para 60,2 cêntimos.

por rollingsnowball » 30/6/2014 23:00

Respondendo-me a mim próprio:
"No primeiro trimestre de 2014 e no exercício de 2013, o montante global dos ativos e passivos do
Grupo BES que se referem a operações realizadas com entidades subsidiárias, associadas e
relacionadas do Grupo ESFG (holding do Banco), para além das acima referidas, resume-se como
segue: "
****** (tem lá uma tabela)

Para quem conhece melhor o organigrama, estão lá todas as partes relevantes?
ES FINANCIAL GROUP
ESF PORTUGAL
BESPAR
GRUPO CRÉDIT AGRICOLE
(...Subsidiárias e associadas de acionistas...)

ES IRMÃOS
OPWAY
CONSTRUCCIONES SARRION
ESPÍRITO SANTO RESOURCES
OUTRAS

obrigado
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por Artista Romeno » 30/6/2014 22:56

richardj Escreveu:isso é que é uma má noticia, os tubarões deram um não nas acções :/

só agora é que toparam isso...os tubaroes querem sabem onde para o resto da divida do ges..... :?: :idea: para saber se a perda esperada que previ pode mesmo ocorrer ou não... :?: se sim o banco é solvente e viavel com 2mm de cocos mas os investidores lixam-se um bocado... se não era tudo fumo.....

por richardj » 30/6/2014 22:52

isso é que é uma má noticia, os tubarões deram um não nas acções :/

DUNE 2

por mario s carvaho » 30/6/2014 22:43

tonando Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:
tonando Escreveu:Bem...daqui a pouco já devemos saber o que se passou na conferência das 15:30.

Mas não deve ter saído coisa boa certamente.

Qual será a "bomba" desta vez...

Qual conferência?

mcarvalho++ Escreveu:O sector bancário continuará a concentrar as atenções dos investidores. A transição de
poderes no grupo BES continua a gerar uma volatilidade e fraqueza nas respectivas acções, com os
investidores a reformularem as suas expectativas à medida que o mercado vai recebendo mais
informação sobre este tema. Para hoje às 15h30 está agendada uma conferência de imprensa com
os investidores.

Conferencia de imprensa do BES às 15H30 :roll:

in bpionline

Mas a verdade é que não encontro nada a referente a esta conferência!!

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... cados.html

BES reuniu-se com analistas para acalmar mercados
30 Junho 2014, 19:35 por Raquel Godinho | rgodinho@negocios.pt, Diogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt

6Enviar por emailReportar erro
15

inShare

As acções do BES estão sob forte pressão. A administração quis acalmar os mercados com uma conferência telefónica com os analistas. Não houve grandes novidades. Mas a reestruturação do Grupo Espírito Santo será anunciada nos próximos dias.
Depois da queda de 11% de sexta-feira passada, 27 de Junho, os administradores do Banco Espírito Santo quiseram prestar declarações aos analistas no arranque da semana. Foi marcada uma "conference call", ou seja, uma conversa telefónica em que se tentou responder a dúvidas dos especialistas. Mas sem que estes pudessem fazer questões.

O convite foi enviado pelas 8h00 desta manhã. A intenção seria clarificar o conjunto de questões que têm sido levantadas nos últimos dias tanto pelos investidores como pelos analistas que cobrem o banco, segundo contou um analista, que pediu para não ser identificado, ao Negócios.

O telefonema ocorreu ao início da tarde. Os analistas tinham um número para o qual ligar. Mas, normalmente, há oportunidade para serem feitas perguntas. Desta vez, não aconteceu. Sem perguntas. Os administradores Joaquim Goes e Amílcar Morais Pires, o último indicado pela família Espírito Santo para ser o próximo presidente executivo, fizeram a sua declaração.

"Não há nada que seja irrelevante, só não é nada novo", comentou o referido analista ao Negócios no final da "conference call". Uma ideia da falta de novidades que foi igualmente avançada pelo Expresso Diário, que também contactou analistas que ouviram a conferência.

Foram cinco os temas da conferência telefónica. O esqueleto do banco foi um deles: várias têm sido as referências à cascata de participações da família Espírito Santo que desagua na posição de 25,1% no Banco Espírito Santo. Essa participação é detida directamente pela Espírito Santo Financial Group. Uma empresa que também tem estado fortemente pressionada em bolsa.

A exposição dos investidores privados ao BES e do BES às diversas empresas do grupo também foi tema de conversa. As polémicas em torno do BES Angola foram, igualmente, comentadas.

Plano de reestruturação do GES nos próximos dias

Entretanto, o Grupo Espírito Santo vai apresentar um plano de reestruturação nos próximos dias, disse a administração aos analistas.

Uma das questões que foi já admitida por Ricardo Salgado é a oferta sobre os accionistas minoritários do Espírito Santo Financial Group. Tem-se especulado entre uma oferta pública de aquisição por parte de sociedades do grupo, como a Rioforte, ou um pedido para a retirada de bolsa.

Neste momento, como avançou o Expresso na sexta-feira, a avaliação que é feita no balanço dos títulos do ESFG é bastante superior àquela que o mercado faz. As acções, que valiam em torno de 5 euros no início do ano, tocaram ontem nos 1,40 euros. O que deixa a empresa avaliada em 289,9 milhões de euros. A retirada de bolsa será uma forma de permitir uma reavaliação no balanço sem o impacto sofrido pela queda em bolsa.

Apesar da conferência com analistas, as acções do ESFG e do BES caíram novamente. E em força. O ESFG deslizou 19,08%. O BES, depois da queda de 11% de sexta-feira, terminou com uma desvalorização de 16,5%. Cada acção vale 60,2 cêntimos, uma cotação inédita desde Julho do ano passado.

por rollingsnowball » 30/6/2014 22:40

richardj Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:boa noite, tenho tentado acompanhar aqui a discussão num ponto de vista de pura curiosidade e vontade de aprender e ver história... nunca li um relatório de contas do BES, que aliás, está fora do meu círculo de competência...mas há aqui um ponto que me está a deixar confuso:
-não era suposto, algures nas transações entre partes relacionadas, aparecerem todos estes empréstimos BES/grupo espírito santo de que se fala? supostamente, se, como dizem, o banco de portugal bloqueou estes negócios e se não aparecer descrito no último relatório de contas(que eu nunca li) estes dados então supostamente ou esses empréstimos não existem ou pura e simplesmente estaríamos perante um caso gravíssimo de falha de comunicação de informação... duvido que seja possível que uma omissão dessas desse tão pouco alarido como temos visto pelo que pergunto aqui a quem leu os relatórios de contas se aparece lá algum montante que dê para perceber (também pode não dar para perceber, estava a esquecer-me dessa opção)

obrigado

Rolling, uma vez que as holding não estão cotadas em portugal esse tipo de informação a ser dado é onde estão sediadas. Nunca pelo bes cá. O bes também não te diz quanto é que empresta a cada particular em cada trimestre...

Mas na minha opinião o que acontece é que o banco não obrigado a dar essa informação, e esse tipo de movimentos deve ser feito apenas nas altas esferas pelo que é difícil uma fuga de informação, como aconteceu no caso da PT na compra do papel comercial da rio forte.

não é obrigado? não se está a falar de empréstimos a particulares no geral. Fala-se de empréstimos a acionistas de relevo. Salvo erro (e duvido estar errado), os negócios com entidades relacionadas têm que ser quantificados no relatório de contas:
-algo deste género: "Os principais saldos com entidades relacionadas em 31 de Dezembro de 2012 e 2011 e as transacções mais
relevantes ocorridas nos exercícios então findos podem ser apresentadas como segue:"

edit: e uma lista de partes relacionadas também:

exemplo
"Para além das empresas incluídas na consolidação (Nota 4) as entidades consideradas relacionadas em 31 de
Dezembro de 2012 podem ser apresentadas como segue:
Cofihold, SGPS, S.A.
Alteria, SGPS, S.A.
Caderno Azul, SGPS, S.A.
Caminho Aberto, SGPS, S.A.
Elege Valor, SGPS, S.A.
Livre Fluxo, SGPS, S.A.
Malva – Gestão Imobiliária, S.A.
Prestimo – Prestígio Imobiliário, S.A.
Sociedade Imobiliária Porto Seguro – Investimentos Imobiliários, S.A.
Torres da Luz – Investimentos imobiliários, S.A.
Valor Autêntico, SGPS, S.A.
Promendo, SGPS, S.A.
Jardins de França S.A.
Destak Brasil Editora S.A.
Altri - Energias Renováveis, SGPS, S.A.
Altri Florestal, S.A.
Altri Sales, S.A.
Altri, Participaciones Y Trading, S.L.
Altri, SGPS, S.A.
Caima Energia – Empresa de Gestão e Exploração de Energia, S.A.
Caima Indústria de Celulose, S.A.
Captaraiz Unipessoal, Lda.
Celbi – Celulose da Beira Industrial, S.A.
Celbinave – Tráfego e Estiva SGPS, Unipessoal, Lda.
Celtejo – Empresa de Celulose do Tejo, S.A.
Celulose do Caima, SGPS, S.A.
Inflora – Sociedade de Investimentos Florestais, S.A.
Invescaima – Investimentos e Participações, SGPS, S.A.
Pedro Frutícola, Sociedade Frutícola, S.A.
Ródão Power, S.A. - Energia e Biomassa do Ródão, S.A.
Viveiros do Furadouro Unipessoal, Lda.
AdCom Media Anúncios e Publicidade, S.A.
Cofina – Eventos e Comunicação, S.A.
Cofina B.V.
Cofina Media, SGPS, S.A.
Cofina, SGPS, S.A.
Destak Brasil – Empreendimentos e Participações, S.A.
Edirevistas – Sociedade Editorial, S.A.
Edisport – Sociedade de Publicações, S.A.
Efe Erre – Participações, SGPS, S.A.
Grafedisport – Impressão e Artes Gráficas, S.A.
Mediafin, SGPS, S.A.
Mercados Globais – Publicação de Conteúdos, Lda.
Metronews – Publicações, S.A.
Presselivre – Imprensa Livre, S.A.
Transjornal – Edição de Publicações, S.A.
VASP – Sociedade de Transportes e Distribuições, Lda.
Web Works – Desenvolvimento de Aplicações para Internet, S.A.
Base Holding SGPS, S.A.
Consumo em Verde – Biotecnologia das Plantas, S.A.
Converde Unipessoal, Lda."
Editado pela última vez por rollingsnowball em 30/6/2014 22:52, num total de 1 vez.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por richardj » 30/6/2014 22:32

rollingsnowball Escreveu:boa noite, tenho tentado acompanhar aqui a discussão num ponto de vista de pura curiosidade e vontade de aprender e ver história... nunca li um relatório de contas do BES, que aliás, está fora do meu círculo de competência...mas há aqui um ponto que me está a deixar confuso:
-não era suposto, algures nas transações entre partes relacionadas, aparecerem todos estes empréstimos BES/grupo espírito santo de que se fala? supostamente, se, como dizem, o banco de portugal bloqueou estes negócios e se não aparecer descrito no último relatório de contas(que eu nunca li) estes dados então supostamente ou esses empréstimos não existem ou pura e simplesmente estaríamos perante um caso gravíssimo de falha de comunicação de informação... duvido que seja possível que uma omissão dessas desse tão pouco alarido como temos visto pelo que pergunto aqui a quem leu os relatórios de contas se aparece lá algum montante que dê para perceber (também pode não dar para perceber, estava a esquecer-me dessa opção)

obrigado

Rolling, uma vez que as holding não estão cotadas em portugal esse tipo de informação a ser dado é onde estão sediadas. Nunca pelo bes cá. O bes também não te diz quanto é que empresta a cada particular em cada trimestre...

Mas na minha opinião o que acontece é que o banco não obrigado a dar essa informação, e esse tipo de movimentos deve ser feito apenas nas altas esferas pelo que é difícil uma fuga de informação, como aconteceu no caso da PT na compra do papel comercial da rio forte.

DUNE 2

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], farami, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 211 visitantes