BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Pessoal, tenho uma dúvida que gostava de pedir a vossa ajuda para a esclarecer..
Detalhes de posição:
Carteira inicial de 71500 acções compradas a 0.175€ (custo total = 12.512,50€)
71500 direitos adquiridos, resultando na possibilidade de aquisição de 125.125 acções a 0,065
Ir a AC por completo, significa ter que investir (125.125*0,065=) 8.133,13€, ficando com uma carteira de 196.625 acções, com um custo total de 20.645,63 € e com um preço médio de 0,105€ p/ acção.
Agora os cenários possíveis.. e atenção que alguns valores que irei colocar aqui, vêm directamente da "bola de cristal" e são apenas para facilitar os calculos
(vou marcar esses valores com uma
)
As minhas dúvidas estarão a vermelho.
Cenário 1) Venda total de direitos
Se vender a totalidade dos meus 71500 direitos a
0,10€/cada, isto significa um encaixe bruto de 7150€. E sendo estes direitos vistos como a custo zero, significa que 28% (2002€) tenho que entregar ao fisco, ficando com 5148€ liquidos. No final, ficarei com 71500 acções em carteira, que inicialmente custaram 12.512,50€ mas subtraindo a mais valia (real) da venda de direito, passará a significar um custo total de 7.364,50€ e consequente valor por acção de 0,103.
Cenário 2) Venda total da posição no dia ex-Direitos com posterior utilização de direitos adquiridos
Venda das 71500 acções a
0,11€ no dia 1/Julho (dia ex-Direitos), conseguindo um encaixe de 7865€. Visto que a acção foi comprada a 0,175€, o resultado desta venda é uma menos valia e logo, estaria isenta de pagamento de 28% ao fisco. Tendo em conta que aguentei as acções até ao dia 1/Julho, mesmo após a venda nesse mesmo dia, terei em meu poder 71500 direitos, que se traduzem na compra de 125.125 acções a 0,065€/cada, que chegada a altura da subscrição AC, se iria traduzir num investimento de 8.133,13€. Tendo em conta que me desfiz completamente da carteira que teve um custo inicial de 12.512,50€ por 7865€, isto representa uma menos valia de 4.647,50€ no total e não pode ser descartada das contas.
Ou seja, após a atribuição das novas acções, ficaria com uma carteira de 125.125 acções com um custo total de 12.780,63€ (8.133,13€ (AC) + 4.647,50€ (menos valia)) e um valor médio p/ acção de 0,102.
Como muitos, ainda estou a fazer as minhas contas para saber o que fazer neste AC.
Para cada um dos cenários existe 1 variável importante.. numa o valor do direito e na outra o valor da acção pós ex-Direitos. No entanto, o facto da venda do direito ser 100% mais valia, faz-me comichão e não acho, de todo, justo.
Para além disso, julgo que seja mais complicado o direito atingir 0,10€ que a acção 0,11€.
Tentarei subscrever o AC na totalidade enquanto mantenho a minha carteira actual... mas na eventualidade de não conseguir o total do capital necessário para tal, estou a estudar todos os cenários de ante-mão, para puder agir com rapidez de acordo com os preços que aparecerem no dia 1/Julho.
Agradeço desde já a vossa ajuda... é que ainda sou muito novinho nestas andanças!
E desculpem o "testamento"
Abraço
Detalhes de posição:
Carteira inicial de 71500 acções compradas a 0.175€ (custo total = 12.512,50€)
71500 direitos adquiridos, resultando na possibilidade de aquisição de 125.125 acções a 0,065
Ir a AC por completo, significa ter que investir (125.125*0,065=) 8.133,13€, ficando com uma carteira de 196.625 acções, com um custo total de 20.645,63 € e com um preço médio de 0,105€ p/ acção.
Agora os cenários possíveis.. e atenção que alguns valores que irei colocar aqui, vêm directamente da "bola de cristal" e são apenas para facilitar os calculos

As minhas dúvidas estarão a vermelho.
Cenário 1) Venda total de direitos
Se vender a totalidade dos meus 71500 direitos a

Cenário 2) Venda total da posição no dia ex-Direitos com posterior utilização de direitos adquiridos
Venda das 71500 acções a

Ou seja, após a atribuição das novas acções, ficaria com uma carteira de 125.125 acções com um custo total de 12.780,63€ (8.133,13€ (AC) + 4.647,50€ (menos valia)) e um valor médio p/ acção de 0,102.
Como muitos, ainda estou a fazer as minhas contas para saber o que fazer neste AC.
Para cada um dos cenários existe 1 variável importante.. numa o valor do direito e na outra o valor da acção pós ex-Direitos. No entanto, o facto da venda do direito ser 100% mais valia, faz-me comichão e não acho, de todo, justo.

Agradeço desde já a vossa ajuda... é que ainda sou muito novinho nestas andanças!

E desculpem o "testamento"

Abraço
- Registado: 28/6/2014 15:58
IzNouGud_2014 Escreveu:pacheco1979 Escreveu:sim.... mas nessa sexta já a cotação está descontada do valor, tipo ex-direitos, certo? e esse valor é cotação de segunda no final do dia menos 0,065 (valor das novas acções)?
obg
O que desconta da cotação não é 0,065€, mas sim o valor do direito!
Até sexta tens que ver como é que cotação vai evoluir, pode subir ou descer, como é normal em bolsa.
Edit: corrigi dividendo (errado) por direitos
Obrigado a todos, penso que já terei as duvidas todas esclarecidas.
- Registado: 17/8/2013 23:25
TheWolf Escreveu:Bom dia,
Alguém me pode ajudar na seguinte questão?
Estou interessado em vender o direitos das minhas acções. Para tal basta-me dirigir-me ao banco e dar essa ordem. Até aqui é tranquilo.
Mas qual será o melhor momento para dar essa ordem e de que forma é que poderei dar essa ordem? Ou seja, tanto quanto percebi o valor dos direitos oscila em função do mercado. Então, qual é a melhor opção para fazer uma boa venda dos direitos?
Será possível dar uma ordem de venda dos direitos (ao balcão), tipo, ao melhor preço ou a um preço limite?
Obrigado pela ajuda que possam dar.
TheWolf,
Podes dar a ordem ao balcão, por internet, por telefone. Enfim, por todos os canais bancários que têm operações de bolsa disponíveis.
Os direitos vão aparecer na tua carteira como títulos destacados e dessa forma podes vender ao melhor ou com preço por ti determinado.
Quanto ao melhor momento, qualquer conselho que possas receber, não interessa. Se alguém soubesse qual o melhor momento para vender direitos, também sabia qual o melhor momento para comprar e tenho quase a certeza que não te ía contar porque não tinha tempo para isso dada a pressa que teria em ficar rico. Comprar e vender direitos é como comprar e vender acções. Os melhores timings para entrar e sair não estão pré-determinados.
- Registado: 10/9/2009 11:27
Bom dia,
Estou interessado em vender o direitos das minhas acções. Para tal basta-me dirigir-me ao banco e dar essa ordem. Até aqui é tranquilo.
Mas qual será o melhor momento para dar essa ordem e de que forma é que poderei dar essa ordem? Ou seja, tanto quanto percebi o valor dos direitos oscila em função do mercado. Então, qual é a melhor opção para fazer uma boa venda dos direitos?
Será possível dar uma ordem de venda dos direitos (ao balcão), tipo, ao melhor preço ou a um preço limite?

"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan
Spike Milligan
gostava de saber porque raio andam a chamar dividendos ao que se chama DIREITOS 

"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Não é a isso que me refiro. O que tu estás a fazer chama-se arbitragem, é possível mas não é comum nem fácil de fazer, pois a cotação dos dividendos e da ação vão variar de modo a que a compra de ações ou de dividendos seja praticamente igual (nos teus exemplos tens diferenças relativamente grandes devido aos arredondamentos e consideras que tens vendedores para a quantidade que queres).
Embora me pareça que, devido ao número de casas decimais, no caso do BCP, a arbitragem seja mais previsível do que habitual.
O que eu queria referir é que se comprares 10.000.000 de ações, dificilmente terás vendedor no nivel superior à cotação e terás que limpar vários níveis de cotações até satisfazer a tua compra na totalidade. Se quiseres 100.000.000 ainda pior. Se tiveres direitos, as tuas ações terão sempre o preço de 0,065€ mais direitos. Claro que se não tiveres direitos, tens que os comprar e vais fazer subir o preço.[/quote]
Obrigado uma vez mais.
Com a tua ajuda consegui perceber mais sobre aumentos de capital. As questoes sao agora menos, e a base ja e maior.
Obrigado e bom-fim de semana.
jmsbar
Embora me pareça que, devido ao número de casas decimais, no caso do BCP, a arbitragem seja mais previsível do que habitual.
O que eu queria referir é que se comprares 10.000.000 de ações, dificilmente terás vendedor no nivel superior à cotação e terás que limpar vários níveis de cotações até satisfazer a tua compra na totalidade. Se quiseres 100.000.000 ainda pior. Se tiveres direitos, as tuas ações terão sempre o preço de 0,065€ mais direitos. Claro que se não tiveres direitos, tens que os comprar e vais fazer subir o preço.[/quote]
Obrigado uma vez mais.
Com a tua ajuda consegui perceber mais sobre aumentos de capital. As questoes sao agora menos, e a base ja e maior.
jmsbar
- Registado: 22/5/2008 16:56
Não é a isso que me refiro. O que tu estás a fazer chama-se arbitragem, é possível mas não é comum nem fácil de fazer, pois a cotação dos dividendos e da ação vão variar de modo a que a compra de ações ou de dividendos seja praticamente igual (nos teus exemplos tens diferenças relativamente grandes devido aos arredondamentos e consideras que tens vendedores para a quantidade que queres).
IzNouGud_2014,
Obrigado uma vez mais.
jmsbar
IzNouGud_2014,
Obrigado uma vez mais.
jmsbar
pacheco1979 Escreveu:sim.... mas nessa sexta já a cotação está descontada do valor, tipo ex-direitos, certo? e esse valor é cotação de segunda no final do dia menos 0,065 (valor das novas acções)?
obg
O que desconta da cotação não é 0,065€, mas sim o valor do direito!
Até sexta tens que ver como é que cotação vai evoluir, pode subir ou descer, como é normal em bolsa.
Edit: corrigi dividendo (errado) por direitos
Editado pela última vez por IzNouGud em 28/6/2014 10:49, num total de 1 vez.
jmsbar Escreveu:IzNouGud_2014 Escreveu:investpouco Escreveu:jmsbar...a minha unica duvida é quando se pode vender acçoes e continuar com o direito a compra das novas...o que penso chamar-se o dia de ex-direito....ou seja ter 1000 accoes velhas comprar 1750 novas e o 1º dia em q posso vender as velhas,....penso que esse dia será o dia 19............ mas confirmem-me quem souber... (a nao ser q chamem o dia de ex-direito o dia q destacam o direito da accao, dia 1 de julho).
No dia 1 de Julho podes vender as ações, pois o direito já foi creditado na tua conta e a cotação corrigiu.
De igual modo as ações que compares no dia 1 já não terão direito ao "direito".
Segundo as contas que fiz, se no dia 30 de Junho o BCP fechar a 0,18€, no dia 1 de Julho abrirá a 0,107€ e terás os Direitos na tua conta (apesar de ainda não os poderes vender). Repito que nesse dia já podes vender as ações, ao novo preço, claro.
A subscrição da novas ações começa no dia 4, tal como a negociação dos direitos. A partir de 14 de Julho ou subscreves ações (até ao dia 18) ou perdes os direitos.
IzNouGud_2014,
Apenas mais uma questao relativa a nocao de "pequenas quantidade".
Supunhamos que:
* Valor dos DS no mercado: 0.07300
* Valor das acções no mercado durante o aumento de capital: 0.1070
* Qtd. de accoes a comprar: 1000000
Iria gastar, comprando direitos para poder subscrever essa quantidade 106,724.29 €
Iria gastar, comprando as accoes no AC 107,010.00 €
Uma diferenca de 285.71 € entre possibilidade e outra.
COMPRA DE DIREITOS PARA SUBSCRIÇÃO DE ACÇÕES
Qtd. de compra: 1000000
DS necessários: 571429
Valor dos DS no mercado: 0.07300
Montante a pagar pelos direitos: 41,714.29 €
Preço de subscrição das novas acções: 0.065
Montante a pagar pelas novas acções: 65,000.00 €
Custos operacionais: 10.00 €
Custo TOTAL com a operação: 106,724.29 €
COMPRA DE ACÇÕES EM BOLSA
Valor das acções no mercado: 0.1070
Montante a pagar pelas acções: 107,000.00 €
Custo TOTAL com a operação: 107,010.00 €
E isso?
O que eu queria referir é que se comprares 10.000.000 de ações, dificilmente terás vendedor no nivel superior à cotação e terás que limpar vários níveis de cotações até satisfazer a tua compra na totalidade. Se quiseres 100.000.000 ainda pior. Se tiveres direitos, as tuas ações terão sempre o preço de 0,065€ mais direitos. Claro que se não tiveres direitos, tens que os comprar e vais fazer subir o preço.
negociosbolsa81 Escreveu:Se puderem dar uma opinião agradecia...
Neste momento tenho 92000 ações a 0,2022, não tendo capital para ir ao AC o que aconselham:
A - Vender tudo na 2ªf e recomprar quando a ação ajustar para valores de AC
B - Vender 50% da posição detida na 2ªf, vender os respetivos direitos que ficam e comprar quando a ação ajustar os tais 50%
C - Não vender as ações e vender os direitos todos e assim baixa o preço médio. Valor depende do fecho de 2ªf...
Obrigado
Se acreditas que a ação vai subir, porque não vendes o número de direitos que te permita investir no resto?
Por exemplo: se os direitos estiverem a 0,07€, podes vender 58000 * 0,07 = 4.060€
Com os restantes direitos podes comprar (92.000-58.000) * 7/4 = 34.000 *7/4 = 59500 ações, que te custarão 3.867€. Ainda ficas com 133€ para custos.
Nota que ficas com mais ações, preço médio inferior, mas as ações vão ter uma cotação muito inferior à actual.
Claro que se não acreditares na subida da cotação depois de corrigir, o melhor é venderes!!!
IzNouGud_2014 Escreveu:investpouco Escreveu:jmsbar...a minha unica duvida é quando se pode vender acçoes e continuar com o direito a compra das novas...o que penso chamar-se o dia de ex-direito....ou seja ter 1000 accoes velhas comprar 1750 novas e o 1º dia em q posso vender as velhas,....penso que esse dia será o dia 19............ mas confirmem-me quem souber... (a nao ser q chamem o dia de ex-direito o dia q destacam o direito da accao, dia 1 de julho).
No dia 1 de Julho podes vender as ações, pois o direito já foi creditado na tua conta e a cotação corrigiu.
Segundo as contas que fiz, se no dia 30 de Junho o BCP fechar a 0,18€, no dia 1 de Julho abrirá a 0,107€ e terás os Direitos na tua conta (apesar de ainda não os poderes vender). Repito que nesse dia já podes vender as ações, ao novo preço, claro.
A subscrição da novas ações começa no dia 4, tal como a negociação dos direitos. A partir de 14 de Julho ou subscreves ações (até ao dia 18) ou perdes os direitos.
IzNouGud_2014,
Apenas mais uma questao relativa a nocao de "pequenas quantidade".
Supunhamos que:
* Valor dos DS no mercado: 0.07300
* Valor das acções no mercado durante o aumento de capital: 0.1070
* Qtd. de accoes a comprar: 1000000
Iria gastar, comprando direitos para poder subscrever essa quantidade 106,724.29 €
Iria gastar, comprando as accoes no AC 107,010.00 €
Uma diferenca de 285.71 € entre possibilidade e outra.
COMPRA DE DIREITOS PARA SUBSCRIÇÃO DE ACÇÕES
DS necessários: 571429
Valor dos DS no mercado: 0.07300
Montante a pagar pelos direitos: 41,714.29 €
Preço de subscrição das novas acções: 0.065
Montante a pagar pelas novas acções: 65,000.00 €
Custo TOTAL com a operação: 106,724.29 €
COMPRA DE ACÇÕES EM BOLSA
Valor das acções no mercado: 0.1070
Montante a pagar pelas acções: 107,000.00 €
Custo TOTAL com a operação: 107,010.00 €
E isso?
Se puderem dar uma opinião agradecia...
Neste momento tenho 92000 ações a 0,2022, não tendo capital para ir ao AC o que aconselham:
B - Vender 50% da posição detida na 2ªf, vender os respetivos direitos que ficam e comprar quando a ação ajustar os tais 50%
C - Não vender as ações e vender os direitos todos e assim baixa o preço médio. Valor depende do fecho de 2ªf...
Obrigado
Obrigado
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... 

IzNouGud_2014 Escreveu:katolo Escreveu:Só rezo para que, com estas ultimas notícias, cheguem aos 0,20€ na Segunda para cumprir o meu trade. Vender 60% das ações velhas e exercer os restantes direitos![]()
PS: Não se admirem se os direitos chegarem aos 0,10€ durante o periodo de negociação
Isso é que é otimismo. Já repararam que os investidores praticamente precisam de triplicar os valores que têm investidos? Não se dará o caso de muitos venderem para depois irem ao AC? e nesse caso as ações vão cair e bem (levando atrás os direitos)!
isso para 2ª feira, certo?
alguns venderão parte das acções para poderem acompanhar o AC na outra parte que fica
outros não venderão e vendem é os direitos na fase de negociação
e vai haver ainda alguns que se meteram nisto das acções e nem lhes passa pela cabeça que se não vão ao AC devem vender os direitos (se não for o banco ou alguém a avisar suspeito que vai haver por aí uns quantos a fazer essa grande asneira...)
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
IzNouGud_2014,
Obrigado uma vez mais pela disponibilidade e esclarecimentos.
Obrigado uma vez mais pela disponibilidade e esclarecimentos.
IzNouGud_2014, muito obrigado pelo esclarecimento....e assim tem tudo muito mais sentido....o que muitos pensavam incluindo eu, era que ganhávamos muito com a queda dos 0,18 para perto dos 0,10, ou seja se a media com as novas seria 0,107 entao dos 0,18 aos 0,107.....demoraria o tempo suficiente para vender alguma posicao.
cumptos, Investpouco.
sim.... mas nessa sexta já a cotação está descontada do valor, tipo ex-direitos, certo? e esse valor é cotação de segunda no final do dia menos 0,065 (valor das novas acções)?
obg
obg
pacheco1979 Escreveu:Royal_Flush Escreveu:pacheco1979 Escreveu:duvidas:
- tenho 10 acções.... logo 4 direitos * 10 = 40 direitos... logo posso comprar 10acções * 1,75 novas = 17/18 acções novas correto?
não! 10 acções dá 10 direitos que vão dar 1,75 acções por cada direito logo 17,5 acções novas
penso que são 17 (arredonda por defeito)
- essas 18 acções novas são garantidas ou existe uma espécie de rateio? ou seja por ter 10 acções posso garantidamente comprar 18 novas?
acho que são garantidas. os direitos são teus e de mais ninguém. o rateio é para quem não tem acções e portanto tem de comprar direitos e nessa compra é que haverá lugar a rateios
- essas novas acções serão sempre compradas a 0,065 garantidamente ou este valor também pode mudar?
o valor é fixo para as novas acções: 0,065
- quando posso comprar essas novas acções? dia 4? dou ordem na minha aplicação normalmente (uso o big)?
sim. segundo calendário a partir de dia 4 mas tens de ter acções BCP até 2a feira pelo menos para teres direito a essas novas acções
ou entao comprar direitos no período de negociação dos mesmos para poder ter as acções a esse preço
obrigado antecipadamente
eu nem te devia ajudar pacheco dos leitões![]()
mas aqui vão acima as respostas
e agradece novamente!
Obrigado Royal,
sim, postei mal ali as contas 10 acções 10 direitos e 1,75 por cada acção detida....
outro exemplo, duvida, que mantenho:
- vamos imaginar que na próxima sexta tenho 10 acções logo 10 direitos, decido vender 5 direitos para ganhar esse dinheiro e a seguir vendo 5 acções... isso quer dizer que mantenho 5 acções e 5 direitos e que ganhei dinheiro a vender 5 direitos e 5 acções?? ou seja ganhava o valor actual da acção nesse momento mais o valor dos direitos nesse momento??
Certo (ou quase)
Ainda tens que pagar o IRS das mais valias das ações e dos direitos,
Royal_Flush Escreveu:pacheco1979 Escreveu:duvidas:
- tenho 10 acções.... logo 4 direitos * 10 = 40 direitos... logo posso comprar 10acções * 1,75 novas = 17/18 acções novas correto?
não! 10 acções dá 10 direitos que vão dar 1,75 acções por cada direito logo 17,5 acções novas
penso que são 17 (arredonda por defeito)
- essas 18 acções novas são garantidas ou existe uma espécie de rateio? ou seja por ter 10 acções posso garantidamente comprar 18 novas?
acho que são garantidas. os direitos são teus e de mais ninguém. o rateio é para quem não tem acções e portanto tem de comprar direitos e nessa compra é que haverá lugar a rateios
- essas novas acções serão sempre compradas a 0,065 garantidamente ou este valor também pode mudar?
o valor é fixo para as novas acções: 0,065
- quando posso comprar essas novas acções? dia 4? dou ordem na minha aplicação normalmente (uso o big)?
sim. segundo calendário a partir de dia 4 mas tens de ter acções BCP até 2a feira pelo menos para teres direito a essas novas acções
ou entao comprar direitos no período de negociação dos mesmos para poder ter as acções a esse preço
obrigado antecipadamente
eu nem te devia ajudar pacheco dos leitões![]()
mas aqui vão acima as respostas
e agradece novamente!
Obrigado Royal,
sim, postei mal ali as contas 10 acções 10 direitos e 1,75 por cada acção detida....
outro exemplo, duvida, que mantenho:
- vamos imaginar que na próxima sexta tenho 10 acções logo 10 direitos, decido vender 5 direitos para ganhar esse dinheiro e a seguir vendo 5 acções... isso quer dizer que mantenho 5 acções e 5 direitos e que ganhei dinheiro a vender 5 direitos e 5 acções?? ou seja ganhava o valor actual da acção nesse momento mais o valor dos direitos nesse momento??
jmsbar Escreveu:IzNouGud_2014 Escreveu:investpouco Escreveu:jmsbar...a minha unica duvida é quando se pode vender acçoes e continuar com o direito a compra das novas...o que penso chamar-se o dia de ex-direito....ou seja ter 1000 accoes velhas comprar 1750 novas e o 1º dia em q posso vender as velhas,....penso que esse dia será o dia 19............ mas confirmem-me quem souber... (a nao ser q chamem o dia de ex-direito o dia q destacam o direito da accao, dia 1 de julho).
IzNouGud_2014,
Ai esta algo que me confunde!
Quando dizes que no dia 1 de julho ja se pode comprar accoes a 0.107, isso significa que qualquer investidor pode comprar em bolsa o montante que desejar?
Se assim for, o que e que acontece a cotacao dessas accoes no fim do AC? Esse investidor ficara com o preco medio de 0.107 para esta quantidade de accoes?
Qual e a vantagem de comprar nesta altura?
Obrigado?
Sim, no dia 1 as ações valem 0,107. E podes comprar as que "quiseres" em bolsa (como sempre depende dos vendedores). Por isso a cotação vai variar como habitualmente. Podes ver isso como com os dividendos, no dia do ex-dividendo a cotação corrige em valor igual ao que recebes. Neste caso não recebes dinheiro, recebes direitos.
As cotações das ações serão sempre essas, os valores anteriores ao ex-right passa à história, daí a necessidade de corrigir nos gráficos (há quem não faça, mas isso é outra história).
Dentro de pequenos limites, se não tiveres direitos, comprares direitos e ires ao AC ou comprares ações ao preço de mercado, seria a mesma coisa em termos de investimento, pois as ações vão acompanhar as variações dos direitos e vice-versa de modo a que 0,065+4/7 de direito = valor actual da ação.
Edit: claro que isto apenas é válido para pequenas quantidades. Para grandes quantidades é preferivel o AC pois a compra no mercado fará subir muito a cotação, como é normal...
IzNouGud_2014 Escreveu:investpouco Escreveu:jmsbar...a minha unica duvida é quando se pode vender acçoes e continuar com o direito a compra das novas...o que penso chamar-se o dia de ex-direito....ou seja ter 1000 accoes velhas comprar 1750 novas e o 1º dia em q posso vender as velhas,....penso que esse dia será o dia 19............ mas confirmem-me quem souber... (a nao ser q chamem o dia de ex-direito o dia q destacam o direito da accao, dia 1 de julho).
IzNouGud_2014,
Ai esta algo que me confunde!
Quando dizes que no dia 1 de julho ja se pode comprar accoes (as accoes ajustadas) a 0.107, isso significa que qualquer investidor pode comprar em bolsa o montante que desejar?
Se assim for, o que e que acontece a cotacao dessas accoes no fim do AC? Esse investidor ficara com o preco medio de 0.107 para esta quantidade de accoes?
Qual e a vantagem de comprar nesta altura?
Obrigado.
investpouco Escreveu:jmsbar...a minha unica duvida é quando se pode vender acçoes e continuar com o direito a compra das novas...o que penso chamar-se o dia de ex-direito....ou seja ter 1000 accoes velhas comprar 1750 novas e o 1º dia em q posso vender as velhas,....penso que esse dia será o dia 19............ mas confirmem-me quem souber... (a nao ser q chamem o dia de ex-direito o dia q destacam o direito da accao, dia 1 de julho).
investpouco Escreveu:jmsbar...a minha unica duvida é quando se pode vender acçoes e continuar com o direito a compra das novas...o que penso chamar-se o dia de ex-direito....ou seja ter 1000 accoes velhas comprar 1750 novas e o 1º dia em q posso vender as velhas,....penso que esse dia será o dia 19............ mas confirmem-me quem souber... (a nao ser q chamem o dia de ex-direito o dia q destacam o direito da accao, dia 1 de julho).
investpouco,
o IzNouGud_2014 esclareceu que o dia de Ex-direito e o 1 de Julho, pois e o primeiro dia em que as accoes negoceiam sem direitos.
jmsbar...a minha unica duvida é quando se pode vender acçoes e continuar com o direito a compra das novas...o que penso chamar-se o dia de ex-direito....ou seja ter 1000 accoes velhas comprar 1750 novas e o 1º dia em q posso vender as velhas,....penso que esse dia será o dia 19............ mas confirmem-me quem souber... (a nao ser q chamem o dia de ex-direito o dia q destacam o direito da accao, dia 1 de julho).
cumptos, Investpouco.
investpouco Escreveu:jmsbar Escreveu:
Ola investpouco
Podes confirmar se sao estas as bases de calculo para a definicao dos direitos de subscricao?
Último dia de cotação com direitos de subscrição:30-Jun-14correcto, dia 1, já será sem os direitos
Cotação último dia de cotação com direitos de subscrição: 0.1800 só o saberás no dia 30 no fecho
Número de acções antes do AC: 19,707,167,060.00correcto
Valorização bolsista antes do AC: 3,547,290,070.80 €correcto caso feche a 0,18....3,4Bilioes/19Bilioes=0,18
Número de acções próprias antes do AC:
Data do AC - (Ex Right): 4-Jul-14 aqui nao percebi se queres dizer o periodo de 4 a 14 de julho para o ac, mas penso que será até ao 18 (ultimo dia do periodo de subscricao) e penso ser o dia 19 o ex-direito (após o periodo de subscricao)
Montante do AC: 2,250,000,000.00 €correcto
Preço de subscrição das novas acções: 0.065correcto
Acções a emitir no AC: 34,615,384,615.38correcto
Novo número de acções depois do AC: 54,322,551,675.38correcto
Paridade acções/direitos: 1correcto
Coeficiente de subscrição: 1.7500correcto, ou cada 4 permite 7
Rácio de subscrição (número de direitos necessários para subscrever cada uma das novas ações):0.571428571correcto 7*0,571428571=4 ou 4/7=0,57xxxxx
Qtd. acções em carteira antes do AC: 10000correcto
Número DS atribuídos: 10000correcto
Qtd. novas acções a subscrever: 17500correcto
Preço subscrição novas acções: 0.065 €correcto
Montante a pagar no AC: 1,137.50 €correcto, 17500*0,065
Acções obtidas em rastreio :
Montante gasto no rastreio: 0.00 €
Custos operacionais: 10.00 €nao sei
Custo TOTAL com a operação: 1,147.50 €correcto, se os custos=10,00
Número TOTAL de ações em carteira após AC: 27500correcto
Obrigado
espero nao ter falhado, mas aqui o Ulisses tem de confirmar, pelo menos a duvida que eu tenho, será a data do ex.direito que eu afirmei ser dia 19 ou seja no dia seguinte ao de subscricao, e nao o dia a seguir ao de negociação de direitos (14 de julho).
Obrigado pela ajuda,
>> A cotacao de fecho no dia 30 foi um mero pressuposto; podera, claro, ser outro;
>> Os custos operacionais sao meramente indicativos, pois dependem das comissoes de cada banco;
katolo Escreveu:Só rezo para que, com estas ultimas notícias, cheguem aos 0,20€ na Segunda para cumprir o meu trade. Vender 60% das ações velhas e exercer os restantes direitos![]()
PS: Não se admirem se os direitos chegarem aos 0,10€ durante o periodo de negociação
Isso é que é otimismo. Já repararam que os investidores praticamente precisam de triplicar os valores que têm investidos? Não se dará o caso de muitos venderem para depois irem ao AC? e nesse caso as ações vão cair e bem (levando atrás os direitos)!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], LACSIM, m-m, Massao1, OCTAMA, PAULOJOAO, PIKAS, trilhos2006 e 235 visitantes