Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
Ragas Escreveu:Esta acção tem vindo a cair de dia para dia, ainda há bem pouco tempo estava nos 13 euros.
Sai esta noticia positiva (também não é nada do outro mundo, mas que é positiva é ) e a acção continua a cair.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ombia.html
Isso são as tais notícias que são os tais valores intangíveis que o mercado só vai reconhecer daqui a 5 anos. Não hoje. Não amanhã. Faz parte da estratégia da JM de ter à venda os melhores produtos a melhor qualidade. Investi na JM como se fosse um depósito a prazo, porque é uma empresa cujo bom trabalho leva anos a ser reconhecido e a dar lucros
Vendas aumentam 9.1% do 2ºT 2013 para o 2ºT 2014
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... estre.html
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
http://expresso.sapo.pt/passos-rejeita- ... es=f880730
Exemplo de mau jornalismo onde se deambula entre o GES e o BES. O PPC falou na ajuda do Estado ao BES situação que teve aceitação de varios comentadores credíveis ( pedro guerreiro e helena garrido).Nesta situação que é muito sensível pedimos alguma responsabilidade jornalística. E o expresso, pela credibilidade, exige isso.
Sorry. Wrong tópico
Exemplo de mau jornalismo onde se deambula entre o GES e o BES. O PPC falou na ajuda do Estado ao BES situação que teve aceitação de varios comentadores credíveis ( pedro guerreiro e helena garrido).Nesta situação que é muito sensível pedimos alguma responsabilidade jornalística. E o expresso, pela credibilidade, exige isso.
Sorry. Wrong tópico
- Registado: 27/12/2011 20:40
Ragas Escreveu:Esta acção tem vindo a cair de dia para dia, ainda há bem pouco tempo estava nos 13 euros.
Sai esta noticia positiva (também não é nada do outro mundo, mas que é positiva é ) e a acção continua a cair.
Ai ragas....

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Esta acção tem vindo a cair de dia para dia, ainda há bem pouco tempo estava nos 13 euros.
- Registado: 27/12/2007 22:40
neste momento não sei se a Colômbia é um negocio rentável, de certo ainda não compensou o investimento colocado. Lembro-me de o ASS dizer que quando foi para a Polónia só conseguiu recuperar o dinheiro investido ao fim de 7 anos. A Colômbia tem potencial, mas precisa de investimento, os retornos só vem daqui uns anos. Mas é bom à lá longe porque eventualmente o mercado Polaco vai ficar tão duro como o de portugal.
Por outro lado, o que tem afectado a cotada tem sido sobretudo dois factores:
-> redução do crescimento das vendas na Polónia.
-> redução das margens.
Por outro lado, o que tem afectado a cotada tem sido sobretudo dois factores:
-> redução do crescimento das vendas na Polónia.
-> redução das margens.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
jccgold Escreveu:Artista Romeno Escreveu: como queres fazer like for like na colombia se as lojas ainda nem tem um ano para se comparar!...
Exactamente. O valor é intangível e só o verás em relatórios de contas daqui a 2 anos mas ele está lá. Quem queira perceber qual o valor actual da JM tem é de perceber o crescimento do país Colombia e se foi o melhor local para investir. Na minha opinião foi
Nesta bela discussão, com argumentos válidos de ambas as partes, estou mais de acordo com o jccgold. Os próximos trimestres, especialmente na questão da Colômbia, vão ser decisivos para o futuro da JM.
- Registado: 22/12/2013 23:04
Artista Romeno Escreveu: como queres fazer like for like na colombia se as lojas ainda nem tem um ano para se comparar!...
Exactamente. O valor é intangível e só o verás em relatórios de contas daqui a 2 anos mas ele está lá. Quem queira perceber qual o valor actual da JM tem é de perceber o crescimento do país Colombia e se foi o melhor local para investir. Na minha opinião foi
World debt clock:
jccgold Escreveu:Já foste ver os valores Like for Like na Colombia? Na Polónia a estratégia é impedir a concorrência de crescer, o crescimento dos lucros da JM vai dar-se pela Colombia
Calma...

- Anexos
-
- Sem Título.png (64.31 KiB) Visualizado 7399 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Já foste ver os valores Like for Like na Colombia? Na Polónia a estratégia é impedir a concorrência de crescer, o crescimento dos lucros da JM vai dar-se pela Colombia. Colombia = repetição receita de sucesso
World debt clock:
jccgold Escreveu:Artista Romeno Escreveu:eu nao digo que ele nao venha mas e de veras preocupante esta empresa ter que com a rede de lojas que tem adoptar este tipo de politicas num conceito ja de si low cost
Deveras preocupante só se for para a concorrência. Não estamos a falar num filosofia por testar, foi com essa filosofia que a Biedronka conseguiu a liderança na Polónia.
Analiza a cotação da JM de 2002 a 2012 e o que a JM fez. Verás que a cotação não foi subindo consoante as apostas da JM, mas sim teve um crescimento quase repentino. Durante muito tempo o mercado não percebeu e não deu valor às apostas e filosofia da JM na Polónia
sim, mas analisa é o crescimento das vendas Like for Like nessa altura e vais encontrar valores muito fortes.... por agora é tudo eu já na altura tinha dito qual era o motivo que saia... dizer que ainda assim se a economia nacional cair mesmo esta empresa com pouca divida e faturação fora poderá ser das mais resilientes mas isso nao vale muito, for now that's alll
Artista Romeno Escreveu:eu nao digo que ele nao venha mas e de veras preocupante esta empresa ter que com a rede de lojas que tem adoptar este tipo de politicas num conceito ja de si low cost
Deveras preocupante só se for para a concorrência. Não estamos a falar num filosofia por testar, foi com essa filosofia que a Biedronka conseguiu a liderança na Polónia.
Analiza a cotação da JM de 2002 a 2012 e o que a JM fez. Verás que a cotação não foi subindo consoante as apostas da JM, mas sim teve um crescimento quase repentino. Durante muito tempo o mercado não percebeu e não deu valor às apostas e filosofia da JM na Polónia
World debt clock:
jccgold Escreveu:A Mercedes Benz reergueu-se em 2005 não vendendo mais barato, mas voltando à filosofia de fazer carros com muita qualidade. Impedir a concorrência de crescer tem valor mesmo que os lucros imediatos sejam menores.
Dizer que no retalho alimentar as pessoas compram pelo que é mais barato é treta, as pessoas escolhem 1 único sitio máximo 2 onde fazer as suas compras, e essa decisão é influenciada muito pela proximidade e aí se bem me lembro a JM aumentou em 10% os pontos de venda no ultimo ano, e por encontrarem no supermercado os seus produtos favoritos. Desde que os preços de venda sejam similares nos produtos é apenas o 3º critério para a compra de bens alimentares.
A JM tem apostado no 1º, no 2º e no 3º critério com as promoções. Isso para mim é tudo positivo, mais positivo do que se se preocupassem com os lucros imediatos. O valor há-de vir a seguir
MB meus ricos euros que vieram dali,daimler é desse tipo de investimentos que a incorporated tem que ir buscar outra x

A Mercedes Benz reergueu-se em 2005 não vendendo mais barato, mas voltando à filosofia de fazer carros com muita qualidade. Nem sempre diminuir preço é a melhor maneira de concorrer, que aí a Mercedes nao teria hipótese. E impedir a concorrência de crescer tem muitas vezes mais valor do que lucros no imediato.
Dizer que no retalho alimentar as pessoas compram pelo que é mais barato é treta, as pessoas escolhem 1 único sitio máximo 2 onde fazer as suas compras, e essa decisão é influenciada muito pela proximidade e aí se bem me lembro a JM aumentou em 10% os pontos de venda no ultimo ano, e por encontrarem no supermercado os seus produtos favoritos. Desde que os preços de venda sejam similares nos produtos é apenas o 3º critério para a compra de bens alimentares.
A JM tem apostado no 1º, no 2º e no 3º critério com as promoções. Isso para mim é tudo positivo, mais positivo do que se se preocupassem com os lucros imediatos. O valor há-de vir a seguir
World debt clock:
jccgold Escreveu:Artista Romeno Escreveu:ganhos de quota de mercado mesmo que ocorram a pala do preço nao são sustentaveis....ou entao tem manter o preço barato para sempre....
Artista Romeno não sei há quanto tempo vives em Portugal mas antigamente há 20 anos atrás o Pingo Doce practicava preços altos. Esses preços foram sempre diminuindo até que começaram a estar ao nível de outros supermercados há coisa de 7 a 8 anos. No entanto a cadeia Pingo Doce quando practicava preços mais altos valia muito menos do que quando conseguiu practicar preços mais baixos. Porquê?
Em retalho o volume de transações dá imensas vantagens concorrenciais. E a filosofia JM de vender produtos de qualidade é algo intangível em relatórios de contas mas que tem muito valor. Não tenho qualquer confiança na carne vendida em Lidls ou Minipreços mas já tenho na do Pingo Doce. É isso que justifica o crescimento de valor da JM em 1000% nos últimos 10 anos. Boa gestão, diferenciação do serviço a retalho com produtos de qualidade, e ao mesmo tempo não dar hipótese à concorrência vender melhores produtos ao mesmo preço dos da concorrencia. É essa filosofia que está a ser aplicada na Polónia à Tesco, e que arrasa a concorrência, no ultimo relatório de contas da JM vem lá bem explicito que o volume vendas cresceu quem perceba a filosofia JM percebe que esse é o foco da empresa
Vamos supor que tem uma loja o que preferia ter os mesmos clientes a comprar mais um 1% em volume e pagar mais um % ou ter os mesmos a comprar mais 2% em volume e a pagar menos 5%... eu preferia a 1ª claramente....quando os clientes só se mexem pelo preço e não há mais nada que os fidelize é um sinal muito grave... ver o setor das telecom e como ele anda entao no sul da europa

edit: um negocio avalia-se sempre pelo EBITDA como ponto partida nunca as vendas.... convem mesmo ver é quantos euros de rentabilidade valem essas vendas
Artista Romeno Escreveu:ganhos de quota de mercado mesmo que ocorram a pala do preço nao são sustentaveis....ou entao tem manter o preço barato para sempre....
Artista Romeno não sei há quanto tempo vives em Portugal mas antigamente há 20 anos atrás o Pingo Doce practicava preços altos. Esses preços foram sempre diminuindo até que começaram a estar ao nível de outros supermercados há coisa de 7 a 8 anos. No entanto a cadeia Pingo Doce quando practicava preços mais altos valia muito menos do que quando conseguiu practicar preços mais baixos. Porquê?
Em retalho o volume de transações dá imensas vantagens concorrenciais. E a filosofia JM de vender produtos de qualidade é algo intangível em relatórios de contas mas que tem muito valor. Não tenho qualquer confiança na carne vendida em Lidls ou Minipreços mas já tenho na do Pingo Doce. E com um pormenor. Em retalho alimentar, se eu vou ao Pingo Doce fazer compras é indiferente o concorrente ter certos produtos 5% mais baratos, pq n vou perder o meu tempo a ir a mais q 1 local fazer compras. O foco da JM é ter o seu cliente sempre cativo seja por promoções, mas principalmente smp pela qualidade dos produtos.
Boa gestão, diferenciação do serviço a retalho com produtos de qualidade e que a concorrência não oferece, e preço. É isso que justifica o crescimento de valor da JM em 1000% nos últimos 10 anos. É essa filosofia que está a ser aplicada na Polónia e na guerra à Tesco, e que arrasa a concorrência, no ultimo relatório de contas da JM vem lá bem explicito que o volume vendas cresceu quem perceba a filosofia JM percebe que esse é o foco da empresa
World debt clock:
jccgold Escreveu:A JM está com uma politica agressiva de preços, recorrendo a descontos, de maneira a bater a concorrencia na Polónia a Tesco, o que a curto prazo afecta os lucros, fazendo no entanto que o volume vendas continue a aumentar. Quem vá às compras ao Pingo Doce vê que a estratégia por cá é a mesma.
Essas pressão sobre os lucros a curto prazo, está a pressionar a cotação da JM para baixo. No mercado avalia-se demasiado o curto prazo, a médio prazo parece-me a estratégia correcta e a JM há-de voltar a aumentar os lucros.
Pois a mim não me pareceu e disse lhe que era um problema que nao queria ter acções aquele preço, ganhos de quota de mercado mesmo que ocorram a pala do preço nao são sustentaveis....ou entao tem manter o preço barato para sempre.... e ou se corta custos otherwise queima valor face ao ponto de partida
A JM está com uma politica agressiva de preços, recorrendo a descontos, de maneira a bater a concorrencia na Polónia a Tesco, o que a curto prazo afecta os lucros, fazendo no entanto que o volume vendas continue a aumentar. Quem vá às compras ao Pingo Doce vê que a estratégia por cá é a mesma.
Essas pressão sobre os lucros a curto prazo, está a pressionar a cotação da JM para baixo. No mercado avalia-se demasiado o curto prazo, a médio prazo parece-me a estratégia correcta e a JM há-de voltar a aumentar os lucros.
World debt clock:
Porque e que não havendo grandes noticias esta cotada tem vindo a descer bastante? E sempre contra o psi e desta vez esta a descer conforme as demais.
Sera boa noticia ou ma estar a descer sem noticias algumas?
Estarão a espera dos resultados da venezuela ou do 3 trimestre???
Agradecia que alguem me esclarece se.
Desde já obrigado.[/quote]
Realmente a sua pergunta é pertinente e também me deixa curioso.
Mas com o cenário actual que vivemos no PSI 20 acho que qualquer previsão é pura sorte. Continuo confiante em relação a esta cotada, mas tudo vai depender do futuro comportamento do PSI 20.
Desde já obrigado.[/quote]
Realmente a sua pergunta é pertinente e também me deixa curioso.
Mas com o cenário actual que vivemos no PSI 20 acho que qualquer previsão é pura sorte. Continuo confiante em relação a esta cotada, mas tudo vai depender do futuro comportamento do PSI 20.
- Registado: 21/1/2014 13:12
Normalmente o preço antecipa as noticias. E se descer é provavel que a seguir possam vir algumas noticias menos boas. É num clima de pessimismo que normalmente se conseguem bons negócios.
- Registado: 16/6/2014 0:01
Bom dia. Sou novo neste forum e mas tenho acompanhado este forum a mais de um ano pois tenho algum investimento em determinadas cotadas no psi 20, desde ja a JM.
Neste momento tenho algumas perguntas e duvidas em relacao a esta cotada.
Porque e que não havendo grandes noticias esta cotada tem vindo a descer bastante? E sempre contra o psi e desta vez esta a descer conforme as demais.
Desde já obrigado.
Neste momento tenho algumas perguntas e duvidas em relacao a esta cotada.
Desde já obrigado.
- Registado: 8/7/2014 20:01
Pode ser, fez mais um hammer hoje.
Mas o target que eu tinha era mais abaixo, próximo dos 11.
Tirando o Hammer não vejo mais nenhum sinal de inversão.Veremos o que esta zona entre os 10,66 e os 11,24 nos reserva.
Mas o target que eu tinha era mais abaixo, próximo dos 11.
Tirando o Hammer não vejo mais nenhum sinal de inversão.Veremos o que esta zona entre os 10,66 e os 11,24 nos reserva.
- Anexos
-
- JMT 8-07-2014(D).gif (55.79 KiB) Visualizado 6466 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
Chance de entrada longa na JMT?
1.Hoje fez uma vela jeitosa como reação ao minimo de 14 de Março
2.está sobre vendida
3.a AcumulaçãoDist fez um declive positivo hoje e com mínimo ligeiramente superior ao anterior mínimo (divergência)
4. Hoje no RSI deu um double bottom.
5. o volume de hoje foi relativamente mais alto em comparação com os das descidas dos últimos dias (bom sinal de reação ao mínimo de 14/03).
1.Hoje fez uma vela jeitosa como reação ao minimo de 14 de Março
2.está sobre vendida
3.a AcumulaçãoDist fez um declive positivo hoje e com mínimo ligeiramente superior ao anterior mínimo (divergência)
4. Hoje no RSI deu um double bottom.
5. o volume de hoje foi relativamente mais alto em comparação com os das descidas dos últimos dias (bom sinal de reação ao mínimo de 14/03).
- Registado: 7/5/2014 13:33
RenatormbCarvalho Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/soares_dos_santos_admite_transferencia_da_jeronimo_martins_para_genebra.html
Tive a oportunidade de estar presente na conferencia e apenas ouvi o Sr. Alexandre Soares dos Santos a firmar que dentro de 1 a 2 anos a tesouraria da Jeronimo Martins estará em Genebra, afirmando "lá é que estão os mercados".
Acabou por afirmar, em resposta a um dos elementos da plateia, que a noticia que falava da passagem da sede para a Holanda tendo como principal razão a carga fiscal é completamente falsa, afirmando que a Jerônimo Martins paga os impostos em Portugal, e a holanda apenas garante o capital nomeadamente em caso de nacionalização, coisa que o estado português não faz, nas suas palavras.
Boa noite caro renatormbcarvalho,
Linda conferencia deste douto senhor Soares dos Santos.... na maravilhosa cidade de Cluj... a pergunta desde já que"falava da passagem da sede para a Holanda " enfim é revelaora de um certo misto de inocencia e não sei se chega a estupidez... a resposta está neste artigo online "http://www.dinheirovivo.pt/empresas/interior.aspx?content_id=3867408, "Dona do Pingo Doce vende ações a subsidiária para manter isenção fiscal sobre mais-valias e fugir à dupla tributação ao entrar na Colômbia" ora à data de 1 de janeiro de 2012 PortugalAindanão tinha um acordo retificado para evitar a dupla tributação com a colombia, tendo só saido em DR em Abril de 2012http://dre.pt/pdf1sdip/2012/04/07400/0187101900.pdf.... se a pergunta era o que era, ainda para mais tendo no vosso plano curricular de licenciatura fiscalidade, coisa que eu nao tive... pelo que sei?... ( fiscalidade é saber destas trafulhices... Delaware, BVI, holanda, incorporation, luxemburgo ETC..... se for só o codigo do IVA e do IRS e do irc então é que é mesmo um chachada e seca)...
Mas engane-se quem pensa que Soares dos Santos e a imprensa ficam melhor que o elemento da plateia e quem perdeu tempo a discutir esta treta... sorry nao fica.... A resposta" para garantir o capital em caso de nacionalização" é de bradar aos ceus.... se o estado Portugues quisse-se nacionalizar à força as lojas pingo doce.... podia ou não faze-lo à mesma tendo a empresa existencia fisica em Portugal... quanto à sede igual... quanto às lojas da Polonia... não sou jurista é uma boa questão para se colocar a um..mas o hugo chavez nao nacionalizou empresas estrangeiras.... esta explicação não colhe e faz me lembrar a proibição de pagamentos com multibanco em algumas lojas... desde que com montante inferior a 20 euros... só em algumas ... numas a meio quilometro de outras DÁ.... ele ainda pensa que vivemos no tempo da outra senhora....http://internacional.estadao.com.br/noticias/america-latina,hugo-chavez-nacionaliza-banco-do-grupo-santander,341966 enfim roménia tudo come tudo passa..... podemos dizer se portugal pagaria o capital tendo a jm sede em Pt? ... podendo pagar com sede na Holanda eventualmente mais ?mas é obvio que ficava muito nas maos do governo de Portugal anyway... como a repsol que teve que aceitar uma compensação inferior na YPF.....a principal motivação tinha claramente a ver com fiscalidade e não com nacionalização até porque esse espetro neste momento é ridiculo?... e é por isso mesmo que a motivação é fiscal e não a nacioalização....

quanto á cotação da JM a entrar numa zona de preços determinante... com o Q2 a aproximar-se ... isso sim ele devia ter falado como iam as coisas na Polonia... se as vendas LFL e margem ebitda já estavam a melhorar... e senão o que anda a empresa anda a ou planeia fazer para tal... Ah pois coisas de interesse nada.....

Bom dia,
Tudo certo
, tal como já mencionei anteriormente a minha experiência nesta área ainda não é muito vasta. Neste momento começo a verificar que quantos mais indicadores usamos, mais nos confundem e que os mais simples parecem ser os mais eficazes.
Concordo que a JM está num canal descendente mas também referi o porquê de acreditar que esse canal está prestes a ser rompido.
Aqui tenho algumas dúvidas, se verificar a cotação tocou e retraiu. Apesar das médias de curto prazo que utilizo ainda darem sinal de compra, julgo que irão inverter já na próxima semana, até porque com esta descida do preço alvo publicada pelo Barclays não ajudará muito.
Pode ver nos seus gráficos 2 e 3 que as Bollinger nunca estiveram tão horizontais como agora, ao longo de todo o canal descendente e nem a bollinger inferior esteve tão próxima da LTd superior.
Note que estes indicadores estão em constante movimentação e nada é certo relativamente ao fato de que, quando toca a linha inferior das bollinger, a cotação vá subir sem antes não continuar com mais quedas junto a essa mesma linha....
Na minha pouca experiência, tenho constatado que depois do toque nas Bollinger inferiores, as cotadas têm tendência a seguir um rumo de aproximadamente 90º em relação à linha.
sim, a tendência é a de que quando a cotação toca a linha inferior das bollinger a cotação tende depois a aproximar-se da sua linha média e posteriormente da superior.
Por outro lado, nunca houve tantos toques consecutivos nessa mesma LTd como agora.
Por fim, nunca a MM50 esteve acima dessa mesma LTd, como está agora.
Mas também pode constatar que já há muito tempo que não negociava a baixo da mm200
, situação para mim mais relevante....
Por esses motivos, acredito numa lateralização que irá romper a LTd, na inversão após toque na bollinger inferior.
Gostava que sim, até porque há muito que ando à espreita de uma oportunidade de entrada, mas julgo que só o irei fazer após rompimento em alta da mm200.
Esta é a minha interpretação que... vale o que vale
[/quote]
Tal como a sua, também a minha vale o que vale....
.... infelizmente não tenho bola de cristal
Bom fim de semana a todos os participantes neste forum.
Jgut
Tudo certo

Concordo que a JM está num canal descendente mas também referi o porquê de acreditar que esse canal está prestes a ser rompido.
Aqui tenho algumas dúvidas, se verificar a cotação tocou e retraiu. Apesar das médias de curto prazo que utilizo ainda darem sinal de compra, julgo que irão inverter já na próxima semana, até porque com esta descida do preço alvo publicada pelo Barclays não ajudará muito.
Pode ver nos seus gráficos 2 e 3 que as Bollinger nunca estiveram tão horizontais como agora, ao longo de todo o canal descendente e nem a bollinger inferior esteve tão próxima da LTd superior.
Note que estes indicadores estão em constante movimentação e nada é certo relativamente ao fato de que, quando toca a linha inferior das bollinger, a cotação vá subir sem antes não continuar com mais quedas junto a essa mesma linha....
Na minha pouca experiência, tenho constatado que depois do toque nas Bollinger inferiores, as cotadas têm tendência a seguir um rumo de aproximadamente 90º em relação à linha.
sim, a tendência é a de que quando a cotação toca a linha inferior das bollinger a cotação tende depois a aproximar-se da sua linha média e posteriormente da superior.
Por outro lado, nunca houve tantos toques consecutivos nessa mesma LTd como agora.
Por fim, nunca a MM50 esteve acima dessa mesma LTd, como está agora.
Mas também pode constatar que já há muito tempo que não negociava a baixo da mm200

Por esses motivos, acredito numa lateralização que irá romper a LTd, na inversão após toque na bollinger inferior.
Gostava que sim, até porque há muito que ando à espreita de uma oportunidade de entrada, mas julgo que só o irei fazer após rompimento em alta da mm200.
Esta é a minha interpretação que... vale o que vale

Tal como a sua, também a minha vale o que vale....

Bom fim de semana a todos os participantes neste forum.
Jgut
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
O Estado devia nacionalizar monopólios não uma empresa como a JM q vive em livre concorrência. Até os Estados Unidos têm leis de anti-trust de protecção da concorrencia coisa que por cá nao existe ou nao se aplica.
Na Noruega nao acredito q tenham 50% de empresas nacionalizadas, o q têm é os recursos naturais no Estado como o petroleo enquanto que cá por Portugal se se encontrar petroleo no Algarve, o país vai receber 20 centimos por barril. Quando o preço vai pelos 110 dolares ou mais. Corrupção é dizer pouco deste país.
A JM é um exemplo de empreendedorismo num ambiente de concorrencia, coisa que nao posso dizer de muitas outras acções do PSI20
Na Noruega nao acredito q tenham 50% de empresas nacionalizadas, o q têm é os recursos naturais no Estado como o petroleo enquanto que cá por Portugal se se encontrar petroleo no Algarve, o país vai receber 20 centimos por barril. Quando o preço vai pelos 110 dolares ou mais. Corrupção é dizer pouco deste país.
A JM é um exemplo de empreendedorismo num ambiente de concorrencia, coisa que nao posso dizer de muitas outras acções do PSI20
World debt clock:
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fosgass2020, Google [Bot], latbal, LMMV, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 69 visitantes