BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Boa tarde a todos,
Sou novo neste fórum e no tema de acções.
Agradecia se alguém me pudesse esclarecer a seguinte questão / conta :
No calendário é mencionado o último dia de aquisição de titulos para ter direito aos direitos do AC.
Se eu comprar 1.000 acções do BCP no ultimo dia antes da atribuição dos direitos p.ex a 0,18 é um investimento de 180 €.
Recebo no dia seguinte direitos sobre 1750 acções?
Se vender as acções no dia seguinte fico com os direitos e sem acções. Se conseguir vender as acções pelo menos por 0,15 fico com um prejuizo de 30,00 €.
Mas posso comprar 1750 acções por 0,065. Total de 113,75 mais os 30,00 de prejuizo fico a investir 143,75.
Fico então com um preço por acção de 0,083.
Se então a cotação baixar para 0,10 após da negociação das novas acções e eu vender as minhas fico a ganhar 29,75?
Sou novo neste fórum e no tema de acções.
Agradecia se alguém me pudesse esclarecer a seguinte questão / conta :
No calendário é mencionado o último dia de aquisição de titulos para ter direito aos direitos do AC.
Se eu comprar 1.000 acções do BCP no ultimo dia antes da atribuição dos direitos p.ex a 0,18 é um investimento de 180 €.
Recebo no dia seguinte direitos sobre 1750 acções?
Se vender as acções no dia seguinte fico com os direitos e sem acções. Se conseguir vender as acções pelo menos por 0,15 fico com um prejuizo de 30,00 €.
Mas posso comprar 1750 acções por 0,065. Total de 113,75 mais os 30,00 de prejuizo fico a investir 143,75.
Fico então com um preço por acção de 0,083.
Se então a cotação baixar para 0,10 após da negociação das novas acções e eu vender as minhas fico a ganhar 29,75?
- Registado: 27/6/2014 16:56
pacheco1979 Escreveu:duvidas:
- tenho 10 acções.... logo 4 direitos * 10 = 40 direitos... logo posso comprar 10acções * 1,75 novas = 17/18 acções novas correto?
- essas 18 acções novas são garantidas ou existe uma espécie de rateio? ou seja por ter 10 acções posso garantidamente comprar 18 novas?
- essas novas acções serão sempre compradas a 0,065 garantidamente ou este valor também pode mudar?
- quando posso comprar essas novas acções? dia 4? dou ordem na minha aplicação normalmente (uso o big)?
obrigado antecipadamente
- certo. Podes comprar 17 ações (acho que o arredondamento se faz por defeito)
- As 17 ações são garantidas, se as subscreveres, claro.
Podes-te candidatar a um rateio para o excedente de ações (direitos que não foram exercidos, arredondamentos, etc). Nesse caso podes ganhar algumas a 0,065€, mas serão, necessariamente muito poucas, assumindo que o AC foi um sucesso.
- as novas ações serão garantidamente a 0,065€
- as novas ações serão colocadas na tua conta no dia 24 e poderá negociá-las a partir do dia 28. Atenção que tens que subscrever as novas ações até ao dia 18 e podes negociar os direitos entre 4 a 14 de Julho.
Atenção aos curtos, pois no dia 1 ser-lhes-à cobrado o valor dos direitos (curtos claro!)
Royal acho q tas a dizer disparates, talvez seja 1 acçao 1 direito, mas depois precisas 1.75 direitos para comprar uma accçao.
10/1.75=podes comprar 5.7 acçoes a 0.65 (sempre menos para compensar os direitos) senao era maravilha com 50000 acçoes comprava quase o dobro a 0.65 negocio da china
.Facil cada acçao um direito depois dividam por 1.75 vezes os 0.65 .
Ulisses ou Marco confirmem la isto p malta n inventar.
-
10/1.75=podes comprar 5.7 acçoes a 0.65 (sempre menos para compensar os direitos) senao era maravilha com 50000 acçoes comprava quase o dobro a 0.65 negocio da china

.Facil cada acçao um direito depois dividam por 1.75 vezes os 0.65 .
Ulisses ou Marco confirmem la isto p malta n inventar.
-
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
pacheco1979 Escreveu:duvidas:
- tenho 10 acções.... logo 4 direitos * 10 = 40 direitos... logo posso comprar 10acções * 1,75 novas = 17/18 acções novas correto?
não! 10 acções dá 10 direitos que vão dar 1,75 acções por cada direito logo 17,5 acções novas
penso que são 17 (arredonda por defeito)
- essas 18 acções novas são garantidas ou existe uma espécie de rateio? ou seja por ter 10 acções posso garantidamente comprar 18 novas?
acho que são garantidas. os direitos são teus e de mais ninguém. o rateio é para quem não tem acções e portanto tem de comprar direitos e nessa compra é que haverá lugar a rateios
- essas novas acções serão sempre compradas a 0,065 garantidamente ou este valor também pode mudar?
o valor é fixo para as novas acções: 0,065
- quando posso comprar essas novas acções? dia 4? dou ordem na minha aplicação normalmente (uso o big)?
sim. segundo calendário a partir de dia 4 mas tens de ter acções BCP até 2a feira pelo menos para teres direito a essas novas acções
ou entao comprar direitos no período de negociação dos mesmos para poder ter as acções a esse preço
obrigado antecipadamente
eu nem te devia ajudar pacheco dos leitões

mas aqui vão acima as respostas
e agradece novamente!
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
duvidas:
obrigado antecipadamente
obrigado antecipadamente
- Registado: 17/8/2013 23:25
Marco Martins Escreveu:Royal_Flush Escreveu:Marco Martins Escreveu:
Nem ao BCP interessa que a cotação desça, nem aos fundos de investimento.
Se a cotação do BCP se mantiver alta, o banco consegue fazer o AC a um preço mais alto, senão terá de descer o valor e será quase o mesmo que não fazer nada.
errado...
o AC faz-se na mesma e conseguem o mesmo montante (já foi garantido pelos grandes accionistas que ia ser subscrito na totalidade) seja a preço mais alto ou mais baixo
Sim, tem razão. Conseguem o mesmo montante, mas terão é de ter maior distribuição de acções para conseguir esse mesmo montante.
Não me parece, o número de ações será sempre o mesmo, emitidas a 6,5 centimos, isso não varia. O que pode variar é a cotação das ações em bolsa.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold

- Anexos
-
- AC2014.png (69.62 KiB) Visualizado 6798 vezes
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Marco Martins Escreveu:Royal_Flush Escreveu:Polahvski Escreveu:A verdade é que não entendo, mas parece que há aqui alguma coisa que não a deixa descer...
Como tenho saudades do Haro...
Hallo?
Se a cotação do BCP se mantiver alta, o banco consegue fazer o AC a um preço mais alto, senão terá de descer o valor e será quase o mesmo que não fazer nada.
Sim hallo (isto no tablet assume palavras que não são)
Também me cheira a fundos... Mês isso não é bom!!!
- Registado: 20/5/2014 20:39
O período de subscrição decorrerá entre as 8h30 do dia 4 de julho de 2014 e as 19h00 do dia 18
de julho de 2014, embora os balcões dos intermediários financeiros que encerrem antes daquela
hora possam estar impedidos de aceitar ordens para além do seu período de funcionamento.
As ações transacionadas no Mercado Regulamentado Euronext Lisbon a partir do dia 1 de julho de
2014, inclusive, já não conferem o direito de participar na oferta.
- Anexos
-
fsd30352.pdf
- (112.47 KiB) Transferido 217 Vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Royal_Flush Escreveu:Marco Martins Escreveu:
errado...
o AC faz-se na mesma e conseguem o mesmo montante (já foi garantido pelos grandes accionistas que ia ser subscrito na totalidade) seja a preço mais alto ou mais baixo
Sim, tem razão. Conseguem o mesmo montante, mas terão é de ter maior distribuição de acções para conseguir esse mesmo montante.
- Registado: 7/4/2007 17:13
- Registado: 13/7/2011 20:38
Marco Martins Escreveu:Royal_Flush Escreveu:Polahvski Escreveu:A verdade é que não entendo, mas parece que há aqui alguma coisa que não a deixa descer...
Hallo?
errado...
Boa tarde ,julgo eu que estes movimentos ,são arranjos para efeitos fiscais de mais e menos valias,podem muito bem ser movimentos a criar eventualmente mais valias ,que poderão ser desfeitas com vendas após emissão de direitos ,criando assim saldos nulos.
Isto sou eu pequeno investidor a pensar até porque fiz o mesmo .
Na pratica assumi mais valias compro mais ações logo mais direitos ,e irei exercer todos os direitos ,na mesma ocasião irei vender as açoes trocadas hoje criando a menos valia que anula a mais valia anterior e ainda vai dar para acumular prejuizo,que irá dar jeito quando vender as que irei comprar a 0,065 a um preço superior espero eu
Bem espero ter sido explicito nesta hipotese
Isto sou eu pequeno investidor a pensar até porque fiz o mesmo .
Na pratica assumi mais valias compro mais ações logo mais direitos ,e irei exercer todos os direitos ,na mesma ocasião irei vender as açoes trocadas hoje criando a menos valia que anula a mais valia anterior e ainda vai dar para acumular prejuizo,que irá dar jeito quando vender as que irei comprar a 0,065 a um preço superior espero eu
Bem espero ter sido explicito nesta hipotese
- Registado: 13/7/2011 20:38
Royal_Flush Escreveu:Polahvski Escreveu:A verdade é que não entendo, mas parece que há aqui alguma coisa que não a deixa descer...
Hallo?
Polahvski Escreveu:A verdade é que não entendo, mas parece que há aqui alguma coisa que não a deixa descer...
Hallo?

A verdade é que não entendo, mas parece que há aqui alguma coisa que não a deixa descer...
- Registado: 20/5/2014 20:39
investpouco Escreveu:que espétaculo de negociação...volumes aos milhoes....nos ultimos minutos no BCP tomada de posicoes ou largadas....
Parece uma roleta.

Já está em cima novamente.

- Registado: 4/2/2010 15:57
que espétaculo de negociação...volumes aos milhoes....nos ultimos minutos no BCP tomada de posicoes ou largadas....
cumptos, Investpouco.
Marco Martins Escreveu:O BCP parece estar a aguentar-se, mas não me admirava que antes do fecho também viesse para uma descida...
Tinhas razão! Um gajo chegou ali com uma ordem de milhões ao melhor e esbardalhou-se todo

- Registado: 20/2/2014 22:01
investpouco Escreveu:Marco Martins Escreveu:O BCP parece estar a aguentar-se, mas não me admirava que antes do fecho também viesse para uma descida...
O BES deve ter tanto peso nacional quanto o BCP... e se o BES tiver problemas, isso com certeza terá peso nacional e ao mesmo tempo terá impactos na restante banca, onde o BCP poderá ser o mais afectado, principalmente porque tem um AC à porta.
Em relação ao AC do BCP, o último AC foi na ordem dos 0.06€, logo não fará sentido este ser muito acima desse valor, e acho que os 0.12€ já são bem puxados pois são o dobro do anterior num período razuavelmente curto.
não foi nos 0,04???
foi a 0,04 as acções + direitos acho que ficaram pelos 0,032 = 0,072
WofG Escreveu:Por outro lado entre o anúncio do AC e o destaque dos direitos tanto o BANIF como o BES cairam enquanto o BCP está a subir.... é tramado a lógica não ter lógica nenhuma. É possível que no BCP os investidores estejam a antecipar o que se passou no BES/Banif e comprem antes do destaque dos direitos.
Royal_Flush Escreveu:comparação AC BES com AC BCP
AC BES
preço subscrição 0,65 (desconto 38%)
pico após início AC 1,1 (subida de 70% face a valor base 0,65)
valor de partida 0,83 (depois sobe 33% até 1,1)
AC BCP
preço subscrição 0,065 (desconto 34% face a cotação ex-rights baseada na cotação de fecho de 24-jun: 0,1585 » preço teórico: 0,1046)
actual cotação de 0,18 corresponde a uma cotação após AC = 0,1068 » já são cerca de 64% de subida face a valor base (comparar com variação até pico AC do BES) neste momento a cotação incorpora já praticamente toda a subida ocorrida no AC do BES![]()
neste momento considerando a cotação anterior ao crime de inside information e manipulação da cotação » 13 de maio : 0,203
(sim porque no fundo é no dia 14 de maio que a cotação começa a sofrer impacto de rumores relacionados com AC)
a cotação incorpora uma queda igual a 11,33% considerando fecho a 0,18 (aprox) do dia de hoje
comparando com BES após anúncio (sem direito a crime de inside information e manipulação da cotação) » 13 de maio : 1,103
a cotação incorporou uma queda igual a 25% (aprox) considerando valor mais baixo do dia 16 de maio: 0,828
![]()
![]()
quem quiser que comente este meu trabalhinho
se tiver erros corrige-se
Marco Martins Escreveu:O BCP parece estar a aguentar-se, mas não me admirava que antes do fecho também viesse para uma descida...
O BES deve ter tanto peso nacional quanto o BCP... e se o BES tiver problemas, isso com certeza terá peso nacional e ao mesmo tempo terá impactos na restante banca, onde o BCP poderá ser o mais afectado, principalmente porque tem um AC à porta.
Em relação ao AC do BCP, o último AC foi na ordem dos 0.06€, logo não fará sentido este ser muito acima desse valor, e acho que os 0.12€ já são bem puxados pois são o dobro do anterior num período razuavelmente curto.
não foi nos 0,04???
cumptos, Investpouco.
o BES tem um problema grave de capital e não sei bem porque nao estou informado, mase nao sei se consegue pagar a divida à pt com este AC.
cumptos, Investpouco.
O BCP parece estar a aguentar-se, mas não me admirava que antes do fecho também viesse para uma descida...
katolo Escreveu:Cocanegra Escreveu:Bom dia.
Normalmente quando há aumentos de capital as ações descem mas, no caso do BCP, já subiram 14% anteontem e hoje estão a subir mais 4%.
Alguém me explica estas subidas sem ser com aquela de que há mais compradores que vendedores?
Potencial a longo-prazo? Sei lá...
Ainda não saiu sequer o prospeto... Alguém arrisca até onde podem subir?
Tenho ordem de venda de 60% da carteira para ir ao AC a 0,20€, mas não sei se chegarão lá...
é porque a acção caiu demasiado com a incerteza do AC e agora corrigiu ao verdadeiro valor, alias houve uns analistas q afirmaram que o preço a 0,19 seria já com o AC para pagamento de cocos e o preço-alvo seria os 0,22.
cumptos, Investpouco.