Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Royal_Flush » 25/6/2014 14:53

informador Escreveu:Ao não vender os direitos nem subscrever novas ações acaba por perder os direitos e com isso tudo sofre uma brutal desvalorização da cotação!

e quando ocorre essa
brutal desvalorização da cotação
:?:
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill

Registado: 14/5/2014 18:43

por informador » 25/6/2014 14:51

Royal_Flush Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:
Mas seu eu não fizer nada, fico com as 1.000 acções a cerca de 0,10€ após diluição? ou "não fazer nada" significa vender os direitos e receber o diferencial?

Não fazer nada é a única decisão economicamente irracional. Ou subscreve as novas acções ou vendes os direitos. Caso contrário, incorrerás em perdas grandes.

Um abraço,
Ulisses

explica lá isso melhor, Ulisses
quando é que essas perdas grandes acontecem? :-k

Ao não vender os direitos nem subscrever novas ações acaba por perder os direitos e com isso tudo sofre uma brutal desvalorização da cotação!

Registado: 23/7/2013 12:01

por Royal_Flush » 25/6/2014 14:47

Ulisses Pereira Escreveu:
Mas seu eu não fizer nada, fico com as 1.000 acções a cerca de 0,10€ após diluição? ou "não fazer nada" significa vender os direitos e receber o diferencial?

Não fazer nada é a única decisão economicamente irracional. Ou subscreve as novas acções ou vendes os direitos. Caso contrário, incorrerás em perdas grandes.

Um abraço,
Ulisses

explica lá isso melhor, Ulisses
quando é que essas perdas grandes acontecem? :-k

por Ulisses Pereira » 25/6/2014 14:41

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pikota » 25/6/2014 14:34

chopsuey29 Escreveu:
nickforum Escreveu:Meus caros

Gostava de fazer pergunta, no caso de vender os direitos pelo portal do BCP e quando os mesmo estiverem em negociação com é que eu sei se estou estou a vender os direitos ou a vender as açoes porque no portal não diz se sao direitos ou açoes.
espero ter explicado bem

Obg

os direitos vão estar identificados como tal, à semelhança do que aconteceu em AC's anteriores.. tem é de esperar que o AC comece para que possam estar diviseis, pois á data de hoje escusa de os procurar porque ainda não existem!

Muito obrigado.
Nunca me tinha ocorrido nada igual enquanto pequeno investidor da bolsa.
A ver se corre bem e se tomo a decisão correcta.

Registado: 4/2/2010 15:57

por chopsuey29 » 25/6/2014 14:33

pikota Escreveu:
chopsuey29 Escreveu:
pikota Escreveu:Se eu após o AC decidir vender os meus direitos vou receber um determinado valor.
As minhas acções que já possuía em carteira vão baixar drasticamente de valor?

após o aumento de capital não pode vender os direitos porque não existem.. os direitos extingem-se com o fim do aumento de capital, só são transacionaveis enquanto o AC durar

OK.

Os meus direitos vão ficar misturadas com as acções que possuo em carteira actualmente?

independentemente da entidade bancária/correctora que utilize para transacionar os direitos serão identificados como tal e não, não vão estar misturados com as acções!!.. são coisas distintas =;

tal como referi no post anterior, escusa de procura-los na sua carteira hoje porque o AC ainda não começou, logo os direitos ainda não existem

Registado: 5/6/2014 14:26

por chopsuey29 » 25/6/2014 14:31

nickforum Escreveu:Meus caros

Gostava de fazer pergunta, no caso de vender os direitos pelo portal do BCP e quando os mesmo estiverem em negociação com é que eu sei se estou estou a vender os direitos ou a vender as açoes porque no portal não diz se sao direitos ou açoes.
espero ter explicado bem

Obg

os direitos vão estar identificados como tal, à semelhança do que aconteceu em AC's anteriores.. tem é de esperar que o AC comece para que possam estar diviseis, pois á data de hoje escusa de os procurar porque ainda não existem!

por pikota » 25/6/2014 14:30

chopsuey29 Escreveu:
pikota Escreveu:Se eu após o AC decidir vender os meus direitos vou receber um determinado valor.

após o aumento de capital não pode vender os direitos porque não existem.. os direitos extingem-se com o fim do aumento de capital, só são transacionaveis enquanto o AC durar

OK.

Os meus direitos vão ficar misturadas com as acções que possuo em carteira actualmente?

por chopsuey29 » 25/6/2014 14:29

por nickforum » 25/6/2014 14:22

Meus caros

espero ter explicado bem

Obg
Bons negocios

Nickforum

Registado: 30/12/2010 10:18

por pikota » 25/6/2014 14:06

Se eu após o AC decidir vender os meus direitos vou receber um determinado valor.

por MC69 » 25/6/2014 14:03

investpouco Escreveu:
MC69 Escreveu:Bom dia a todos!
Desculpem as minhas questões básicas, mas sou novato nestas andanças e ainda não percebi bem como funciona o tema dos direitos. Já percebi que os direitos irão ter uma cotação e posso vender ou exercer nas condições anunciadas.
1 - Se eu vender esses direitos, esse valor é descontado no valor das acções tal como acontece com o pagamento dos dividendos?
2 - Se eu tiver 1.000 acções, logo terei 1.000 direitos. Se exercer os direitos irei pagar 1.000*1.75*0,065€ = 113,75€. E fico com quantas acções? 2.750? a que valor?
3 - Se eu tiver 1.000 acções, que hoje "valem" 0,18€, e não fizer nada, o que acontece ao seu valor após o AC? Haverá algum ajuste?
Obrigado desde já.

sim.
ficarás com mais accoes se comprares as novas a q tens direito no teu exemplo será 1750.....
o valor será o do mercado, ou seja, qd puderes transaccionar as novas e isso terá uma data especificada, aí haverá uma oscilacao muito grande mas cairá muito a acção
e aproximará perto dos 0,10 proque diluirá muito a acção.
uma vez q ficarão 50 bilioes a transaccionar quando eram 19 bilioes a 0,20, e 0,25 quando se falava sem cocos, entao a accao dividida visitará os 0,10, mas caminhando para os 0,19. valor real sem coco's

Obrigado

Registado: 25/6/2014 12:52

por Artista Romeno » 25/6/2014 13:59

dizer apenas que há uma coisa obvia que ninguem pensou ou disse, com um volume tao forte https://europeanequities.nyx.com/produc ... S/quotes... não estará um ou mais investidores singificatiivos a reforçar no bcp... 2-os EUA travaram a fundo com a economia a cair 2,9% no trimestre...... dai valendo o que vale em portugal.... vamos lá com calma que o resto do psi alem dos bancos nao esta nada de especial......... :idea:
off topic claramente dizer que mantenho a esmagadora maioria da posição na edp mas hoje de manha desfiz uma pequena % , tal como de outras lá fora para ir a pfizer.....se fiz bem ou mal veremos... a maioria está lá mas honestamente a edp já andou mais longe do topo a meu ver......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por katolo » 25/6/2014 13:44

Sei, mas isso não me preocupa nada. Quero manter este numero fixo de ações ate final do ano, pelo menos. Não decidi ainda a estratégia para tal. Só poderei ponderar uma estratégia após a entrada dos direitos em bolsa. Se o volume de compras for brutal, podemos assistir ao disparar da cotação dos direitos, tal como aconteceu com o BES.

Registado: 20/2/2014 22:01

por investpouco » 25/6/2014 13:34

katolo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:jonas, um pequeno accionista achar que vender os direitos vai prejudicar a sua posição não faz sentido nenhum. Aconselhar a não vender os direitos porque vai provocar estragos na sua posição não é um mau conselho. É um péssimo conselho.

Um abraço,
Ulisses

Concordo plenamente! Quero la saber da minha posição. Não quero ser acionista de referencia do banco. Mas desta vez estou na duvida entre vender os direitos ou as ações velhas. Vou aguardar serenamente pela abertura de negociação dos direitos para tomar essa decisão. O meu objetivo e manter o mesmo numero de ações depois do AC.

mas sabes q a tua posicao com o mesmo nº de accoes, será mais diluida, nao sabes.?
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por investpouco » 25/6/2014 13:31

Royal_Flush Escreveu:
depois!
foi ontem que vi isso escrito.
vou ver se encontro

foi rápido
aqui tens:
http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/interior.aspx?content_id=3989949

ok Royal, sabes....nao vi noticias nenhumas por falta de tempo, apenas vi aqui no caldeirao o q se falou.
obrigado pela info.
cumptos, Investpouco.

por katolo » 25/6/2014 13:29

Ulisses Pereira Escreveu:jonas, um pequeno accionista achar que vender os direitos vai prejudicar a sua posição não faz sentido nenhum. Aconselhar a não vender os direitos porque vai provocar estragos na sua posição não é um mau conselho. É um péssimo conselho.

Um abraço,
Ulisses

Concordo plenamente! Quero la saber da minha posição. Não quero ser acionista de referencia do banco. Mas desta vez estou na duvida entre vender os direitos ou as ações velhas. Vou aguardar serenamente pela abertura de negociação dos direitos para tomar essa decisão. O meu objetivo e manter o mesmo numero de ações depois do AC.

Registado: 20/2/2014 22:01

por Royal_Flush » 25/6/2014 13:25

investpouco Escreveu:
Royal_Flush Escreveu:
investpouco Escreveu:o emprestimo deve ser todo liquidado e nao apenas uma parte

andas engando investpouco...

o BCP dos 3000M já pagou 400M e logo deve 2600M
foi dito que vai pagar 1850M devendo pagar mais 400M após testes stress
faz as contas e diz-me se não fica ainda a dever algum!

ok mas isso foi antes ou depois da correcao de 2000 para 2250 de AC?

depois!
foi ontem que vi isso escrito.
vou ver se encontro

foi rápido
aqui tens:
http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/interior.aspx?content_id=3989949

por investpouco » 25/6/2014 13:23

Royal_Flush Escreveu:
investpouco Escreveu:o emprestimo deve ser todo liquidado e nao apenas uma parte

andas engando investpouco...

ok mas isso foi antes ou depois da correcao de 2000 para 2250 de AC?
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 25/6/2014 13:22

MC69 Escreveu:Bom dia a todos!
Desculpem as minhas questões básicas, mas sou novato nestas andanças e ainda não percebi bem como funciona o tema dos direitos. Já percebi que os direitos irão ter uma cotação e posso vender ou exercer nas condições anunciadas.
1 - Se eu vender esses direitos, esse valor é descontado no valor das acções tal como acontece com o pagamento dos dividendos?
2 - Se eu tiver 1.000 acções, logo terei 1.000 direitos. Se exercer os direitos irei pagar 1.000*1.75*0,065€ = 113,75€. E fico com quantas acções? 2.750? a que valor?
3 - Se eu tiver 1.000 acções, que hoje "valem" 0,18€, e não fizer nada, o que acontece ao seu valor após o AC? Haverá algum ajuste?
Obrigado desde já.

sim.
ficarás com mais accoes se comprares as novas a q tens direito no teu exemplo será 1750.....
o valor será o do mercado, ou seja, qd puderes transaccionar as novas e isso terá uma data especificada, aí haverá uma oscilacao muito grande mas cairá muito a acção
e aproximará perto dos 0,10 proque diluirá muito a acção.
uma vez q ficarão 50 bilioes a transaccionar quando eram 19 bilioes a 0,20, e 0,25 quando se falava sem cocos, entao a accao dividida visitará os 0,10, mas caminhando para os 0,19. valor real sem coco's
cumptos, Investpouco.

por Royal_Flush » 25/6/2014 13:18

andas enganado investpouco...

Editado pela última vez por Royal_Flush em 25/6/2014 13:24, num total de 1 vez.

por investpouco » 25/6/2014 13:14

Royal_Flush Escreveu:
jevang2 Escreveu:Mais um excelente acto de gestão! mais um milagre! vão conseguir pagar o emprestimo ao estado, com o valor acrescentado na atividade bancária, não!

A liquidação de parte do emprestimo será pago com o equivalente ao aumento de impostos! ou seja, o aumento de capital! Fantástico! Excelente!

No âmbito da minha ignorância, julgo que esta reação é algo não racional, mas de facto o que é racional em bolsa ?!

abraço e bons negócios!

por acaso já me pus a pensar e acho que há alguma racionalidade sim...
a meu ver está relacionada com ter acesso aos direitos...

o emprestimo deve ser todo liquidado e nao apenas uma parte
cumptos, Investpouco.

por MC69 » 25/6/2014 13:10

Bom dia a todos!
Obrigado desde já.

Registado: 25/6/2014 12:52

por Artista Romeno » 25/6/2014 13:00

nmprc Escreveu:os 35% de desconto é em relação ao valor ajustado:

cotação hoje: 0,1585
novas acções: 0,065

Valor após AC = (4 x 0,1585 + 7 x 0,065)/(4 + 7) = 0,099 €

Desconto 0,099 x (1-0,35) = +/- 0,065

Direitos: Cada direito permite comprar 1,75 acções, logo o valor "TEÓRICO" dos direitos = 1,75 x (0,099 - 0,065) = 0,0595

Estas são as minhas contas, julgo que correctas, mas não passam disso... AS MINHAS CONTAS, e é com base nestas contas, e nas recentes correcções, e no valor das novas acções, e no potencial valor futuro do BCP, e na previsivel razia que se verificará amanhã na abertura, que me parece que poderá ser uma boa oportunidade

Por curiosiade qual é que acha que é o valor potencial futuro do bcp... eu ja disse o meu correndo tudo bem 15-16 centimos... a meu ver nunca entraria amanha... apenas quando as acções velhas fossem para 11 centimos!.. porque? porque uma entrada neste momento não é isenta de riscos... e se os avisados já sabiam dakilo que eu sabia... vai haver mt artista surpreendido com este valor de AC.... e a diluição é massiva... acho que não compensa de todo o risco neste momento mas é apenas uma opiniao pessoal...não acerto sempre ... por isso pode ser que esteja errado......desta x....[/quote]

Caro Artista,

Pelas minhas contas, o valor potencial do BCP pós AC são tambem cerca de 15 Centimos. A este valor, a cotação "agora" a 0,18 está muito barata, ainda pode valorizar.

Hoje aonteceu exactamente aquilo que eu esperava - pânico na abertura, seguido de forte valorização. Não bateu exactamente onde eu esperava (0,14). Portanto em relação ao movimento de hoje, não me admira absolutamente nada - tal como eu fiz contas ontem, tambem houve outros a fazer contas. Panic sell... eu avisei

Acho que nos próximos dias a cotação pode ir ainda mais acima[/quote]

Boa tarde,

caro nmprc, acho que este aparente sucesso, ( é importante ter cautela ver como fecha, esta e as proximas sessoes), a confirmar-se é um forte sinal que essa historia do psi romper os 6300 pontos... estará afastada...mas demos tempo ao tempo... no entanto o mercado estar a avaliar o bcp apenas com um desconto de 40% face ao seu valor maximo teorico... e a um multiplo sobre o seu capital proprio tangivel atual de 1,52, o bbva está a1,67 é um grandeSINAL DE FORÇA, e admito sem duvida que esperava uma ida ao algarve...... mas porque motivo mesmo tendo um upside de 40 a 50% não entro :?:
já sabemos bem como é a proposta dos dtas do estado, e se o bcp tiver prejuzos este ano e parte do capital, mesmo que pequena for para o estado :?:
quero ver o Q2, porque :?: porque, no Q1 houve um pequeno aumento de credito torrado... e quero ter a certeza que o bcp até pode limpar balanço , mas a tendencia futura pareça estabilizada... why? o AC devia ter sido ainda maior 2,5mm ( mas não dava mais...), pois com 9% fully loaded ainda não é muito folgado..... e um ressalto leia-se mais uns prejuizos pode significar remotamente mais um mini AC... ( hipotese remota, mas quero ver este risco mitigado)
e o bcp tivesse mais confortavel leia-se AC 2,5mm para cima tinha entrado se calhar assim só tendo a certeza que a folha de resultados nao me vai queimar a mim e mais capital.....
podem dizer tarolha.... deixas te passar a oportunidade..." mais vale perder um ganho que ganhar uma perda...." :clap: o meu metodo de investimento é assim.... não gosto de entrar a quente..... e acho que neste momento o bcp ainda tem 2 ou 3 questões à espera de ser resolvidas.... pelo que 40% a 50% do topo teorico... nao me parece assim tao atrativo.... depois dos dta e do q2 se calhar..... mas dizer que isto é um sinal mt bom PARA PORTUGAL :clap: a confirmar-se
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por yaya » 25/6/2014 12:55

Royal_Flush Escreveu:
yaya Escreveu:Com este AC o BCP ficará com 54,18 mil milh. de ações. Ora se o capital de mercado se fixar nos 4 mil milhões cada ação deverá valer 0,075€.

para esse capital de mercado estás a considerar as actuais 19707170000 acções a cotar perto dos 0,10€, certo?

antes AC 1.970.717.000,00 € 0,10 € 19707170000
AC 2.250.000.000,00 € 0,065 € 34615384615
total pós AC 4.220.717.000,00 € 54322554615

O capital de 4 mil milhões que considerei corresponde a 0,205€ das actuais 19,7 mil milh. Ou seja numa visão bastante optimista.
Se juntares 34,48 mil milhões de novas ações às 19,7 mil milhões actuais ficas com 54,18 mil milhões de ações no total.
Eu fiz uma conta de dividir simples (4 mil milhões de capital mercado a dividir por 54 mil milhões ações). Se não me engano é o maior AC da história do BCP. Num sentido figurado se considerares que o bolo é o mesmo e que o número de fatias vai aumentar substancialmente, logo o valor de cada fatia é bem menor.

Cumps
Editado pela última vez por yaya em 25/6/2014 13:02, num total de 1 vez.

Registado: 28/8/2013 22:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, iniciado1, jprgodinho, latbal, malakas, MPAM, niceboy, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, Tiago2006 e 313 visitantes