PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
Acrescento mais um comentário á minha analise anterior.
as correções são normais em Bull markets, a ideia que tenho é que terminam com quedas violentas e pânico, para os pequenos investidores soltarem as ações. Muitas vezes quebram os suporte que definem a fronteira entre o BULL e o BEAR Market para logo a seguir os recuperar.
Mas na minha opinião o melhor é estar no lado certo do mercado, e stops depois da abertura das posições para evitar sofrimento e grandes perdas de capital.
Para já enquanto não quebrar os suportes que o Ulisses aponta nos gráficos continuo otimista, mas que virão quedas fortes quase de certeza que virão porque é natural nas correções.
Cumprimentos
António Manuel
as correções são normais em Bull markets, a ideia que tenho é que terminam com quedas violentas e pânico, para os pequenos investidores soltarem as ações. Muitas vezes quebram os suporte que definem a fronteira entre o BULL e o BEAR Market para logo a seguir os recuperar.
Mas na minha opinião o melhor é estar no lado certo do mercado, e stops depois da abertura das posições para evitar sofrimento e grandes perdas de capital.
Para já enquanto não quebrar os suportes que o Ulisses aponta nos gráficos continuo otimista, mas que virão quedas fortes quase de certeza que virão porque é natural nas correções.
Cumprimentos
António Manuel
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Eu entrei e voltei a sair. Pensando que era desta que estagnava ou subia. Mas não....
Repara bem nas quedas sem travões e não consegue abrandar um pouco a queda. Algo de "fundamental" aconteceu.
No miolo da coisa.

Repara bem nas quedas sem travões e não consegue abrandar um pouco a queda. Algo de "fundamental" aconteceu.

- Registado: 21/5/2014 22:06
jonas007 Escreveu:Estou mais uma vez completamente liquido.
Acredito piamente que o verdadeiro suporte do ~6400 vai ser testado. E ai veremos a confirmação para qual dos lados vamos.
jonas, já todos sabemos que estás liquido completamente! Já escreveste isso umas 5 vezes em vários tópicos... fixe, mas já farta e leva a outros investidores algum desânimo sem reparares!
Escreve algo consistente e com argumentos! Porque acreditas PIAMENTE que o psi vai 6400 pts e não 6800 ? Porque não acreditas numa inversão ?
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... 

Aqui ficam os gráficos actualizados do PSI.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Estou mais uma vez completamente liquido.
Acredito piamente que o verdadeiro suporte do ~6400 vai ser testado. E ai veremos a confirmação para qual dos lados vamos.

- Registado: 21/5/2014 22:06
E o que dizer da divergência entre a EPS e o índice stoxx600?
Alguns analistas já falam em bolha. Será?
Alguns analistas já falam em bolha. Será?
- Anexos
-
- EPS vs Stoxx600.png (55.41 KiB) Visualizado 5401 vezes
mmrmm Escreveu:AntónioManuel Escreveu:mmrmm, eu acredito que é apenas uma correcção.
No Gráfico Semanal tem um suporte onde está neste momento; acho fraco para suportar o índice mas nunca se sabe, mas acredito que vai ganhar força algures na zona entre as duas linhas azuis.
O Ulisses está Bull e já enumerou varias vezes as razões e eu estou de acordo com ele.
Caro António Manuel,
Esperemos que tenha razão. O que me assustou de facto foi o post de ontem do Tiago Esteves sobre o PSI (ver http://surfaratendencia.blogspot.pt/201 ... pecto.html), cujas conclusões foram muito preocupantes para com o índice, sobretudo centrado na quantidade de empresas que estão em momentos cruciais, cuja inversão coloca em causa o índice. uma vez que se trata de um analista experimentado que vale a pena ler, assustou-me a sua posição, que ele próprio também assumiu ser um pouco pessimista. Vejamos o que ele dirá hoje na sua análise semanal aos principais índices mundiais.
bom fds,
Cheguei tarde para a publicação

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Se... ainda muitos ses.... mas... um "mero" rabisco ou devaneio...
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Proponho dois cenários de curto-médio prazo para o PSI20, um mais optimista (A) e outro mais pessimista (B). Nenhum dos cenários põe em causa a tendência que longo prazo que, tal como afirma Ulisses, só pode ser posta em causa com quebra efectiva dos 6300.
Cenário A - optimista para o curto-médio prazo: Validade da LTA que vem desde inicio de Agosto de 2013; descida da cotação e toque na LTA nos próximos dias, em torno da região dos 7000-7030, e subsequente reacção em alta para testar próxima resistência. Ainda não tinha visto este cenário proposto em lado nenhum, mas penso que vale a pena considerar. A favor deste cenário: juros baixos no mercado secundário; recentes incentivos do BCE.

Cenário B - pessimista para o curto-médio prazo: LTA que vem desde inicio de Agosto de 2013 quebrada em baixo; sell-off generalizado até à fronteira Bull-Bear, entre os 6300-6400, com pequenas reacções em alta ao passar por cada nível de suporte. A favor deste cenário: situação de muita instabilidade e incerteza na banca; AC do BCP ainda por anunciar oficialmente; várias cotadas ainda em Bear (JMT e PT) e outra zonas de inversão de tendência (Sonae, Altri, Zon, banca...).

Cenário A - optimista para o curto-médio prazo: Validade da LTA que vem desde inicio de Agosto de 2013; descida da cotação e toque na LTA nos próximos dias, em torno da região dos 7000-7030, e subsequente reacção em alta para testar próxima resistência. Ainda não tinha visto este cenário proposto em lado nenhum, mas penso que vale a pena considerar. A favor deste cenário: juros baixos no mercado secundário; recentes incentivos do BCE.

Cenário B - pessimista para o curto-médio prazo: LTA que vem desde inicio de Agosto de 2013 quebrada em baixo; sell-off generalizado até à fronteira Bull-Bear, entre os 6300-6400, com pequenas reacções em alta ao passar por cada nível de suporte. A favor deste cenário: situação de muita instabilidade e incerteza na banca; AC do BCP ainda por anunciar oficialmente; várias cotadas ainda em Bear (JMT e PT) e outra zonas de inversão de tendência (Sonae, Altri, Zon, banca...).

"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt
- Registado: 29/11/2007 3:21
AntónioManuel Escreveu:mmrmm, eu acredito que é apenas uma correcção.
No Gráfico Semanal tem um suporte onde está neste momento; acho fraco para suportar o índice mas nunca se sabe, mas acredito que vai ganhar força algures na zona entre as duas linhas azuis.
O Ulisses está Bull e já enumerou varias vezes as razões e eu estou de acordo com ele.
Caro António Manuel,
Esperemos que tenha razão. O que me assustou de facto foi o post de ontem do Tiago Esteves sobre o PSI (ver http://surfaratendencia.blogspot.pt/201 ... pecto.html), cujas conclusões foram muito preocupantes para com o índice, sobretudo centrado na quantidade de empresas que estão em momentos cruciais, cuja inversão coloca em causa o índice. uma vez que se trata de um analista experimentado que vale a pena ler, assustou-me a sua posição, que ele próprio também assumiu ser um pouco pessimista. Vejamos o que ele dirá hoje na sua análise semanal aos principais índices mundiais.
bom fds,
mmrmm, eu acredito que é apenas uma correcção.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
richardj Escreveu:
Resumindo, faltam empresas industriais, neste pais é só serviços aborrecidos... a produção de papel não interessa a ninguém
Não era bem isso que queria dizer mas o PSI é muito dependente da banca.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
lfhm83 Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:lfhm83 Escreveu:... o nosso PSI pouco mais é do que banca...
A energia está estagnada, as telco já tiveram outro impacto e o retalho também já teve melhores dias.
Resumindo, faltam empresas industriais, neste pais é só serviços aborrecidos... a produção de papel não interessa a ninguém

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Dom_Quixote Escreveu:lfhm83 Escreveu:... o nosso PSI pouco mais é do que banca...
A energia está estagnada, as telco já tiveram outro impacto e o retalho também já teve melhores dias.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Apesar do pessimismo reinante que chega ao ponto de pôr em causa o movimento ascendente de longo prazo, pergunto se o que se passa não é uma correcção devido à instabilidade no sector financeiro. Resolvido este problema não irá o comboio entrar no seu trilho? Parece que a correcção ainda irá prolongar-se no curto prazo, mas irá colocar o movimento de médio ou mesmo longo? Penso, e peço o favor de corrigirem se não concordarem, que teremos uma descida até perto dos 6507. Não sendo quebrado esta resistência, não existem razões para alarmes no médio-prazo. O que vos parece?
lfhm83 Escreveu:... o nosso PSI pouco mais é do que banca...

"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
O PSI está a caminhar a passos largos para uma death cross.
Na minha opinião e tendo em conta que o resto da Europa está em contra ciclos a renovar máximos penso que a entrada do Costa em cena poderá ter alguma influência.
O Seguro era um alvo possível de se abater agora vem o Costa que acabou de repor os salários da câmara de Lisboa para os níveis de 2010, um autentico vendedor de sonhos e fico sempre a pensar que o governo que vier aí vai deitar tudo a perder.
Claro que neste momento a crise na banca poderá estar a afastar investidores e o nosso PSI pouco mais é do que banca...
Na minha opinião e tendo em conta que o resto da Europa está em contra ciclos a renovar máximos penso que a entrada do Costa em cena poderá ter alguma influência.
O Seguro era um alvo possível de se abater agora vem o Costa que acabou de repor os salários da câmara de Lisboa para os níveis de 2010, um autentico vendedor de sonhos e fico sempre a pensar que o governo que vier aí vai deitar tudo a perder.
Claro que neste momento a crise na banca poderá estar a afastar investidores e o nosso PSI pouco mais é do que banca...
- Anexos
-
- psi20.png (49 KiB) Visualizado 6556 vezes
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
trend=friend Escreveu:Manuel, tenho uma perspectiva muito semelhante à tua. Aponto para um final da correcção algures nos 6600/6500, mas um pouco mais demorada no tempo (talvez mais um mês...) e os fundamentos para tal são os seguintes:
- target do HS fica por ali
- target de uma eventual onda 4 do bull poderão ser os 38% (ou 50%) da 3, também por ali (e sem poder entrar no espaço da 1)
- uma eventual handle da cup formada entre 2012 e 2014 seria 1/3 de todo o bull até agora, logo 1/3 de cerca de 3300 pontos, logo 1100 pontos, logo ali pelos 6600. Este é o elemento menos consistente porque a proporção temporal parece curta para uma handle decente
- algumas percepções trazidas pelo market/volume profile fazem-me crer que os 6700 serão revisitados e quebrados
Podem obviamente perturbar esta visão o tão falado QE do BCE ou a dimensão de eventuais novos AC na Banca, que é quem move o PSI... É irmos gerindo as probabilidades em função das novidades...
Excelente e intuitivo gráfico.
Um abraço
Um mês depois, mantenho a mesma visão, infelizmente. Reforçada com o facto de que a "janela" do CEO do bcp para fazer um AC parece cada vez mais aberta... Mais uns ajustes no resto da Banca e nas outras maiorzitas, uma correcção no SP e no DAX e iremos umas centenas de pontos abaixo.
Para ganhar balanço, espera-se, para ganhar balanço...
PS a recuperação quase aos 7500 fez pensar duas vezes...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Mais uma semana vermelha. Quebrado novamente o suporte 7.150 irá revisitar os 6.800?
Até agora no semanal não há nenhum sinal de inversão. Aquelas 2 semanas verdes foi mais um alívio da forte descida retomando o percurso descendente. A minha teoria é de que no mensal o rsi terá de baixar até aos 50 para os touros ganharem nova força o que pode implicar uma ida até 6.800 / 6.700 mas mantendo-se acima do tal limite 6.400.
Até agora no semanal não há nenhum sinal de inversão. Aquelas 2 semanas verdes foi mais um alívio da forte descida retomando o percurso descendente. A minha teoria é de que no mensal o rsi terá de baixar até aos 50 para os touros ganharem nova força o que pode implicar uma ida até 6.800 / 6.700 mas mantendo-se acima do tal limite 6.400.
- Anexos
-
- 3 - s.png (43.7 KiB) Visualizado 6762 vezes
O PSI 20 para quem quiser entrar (longo ou curto), está numa zona de indefinição...
Aliás, anda por ali a lateralizar há 2 ou 3 dias, à volta do suporte nos 7180.
Indicadores técnicos oscilatórios estão todos na zona de sobrevenda, todavia, por ora, ainda não há qualquer sinal de inversão.
Pessoalmente, neste momento, só entraria curto ou longo após quebra desta pequena lateralização.
Tennis
Aliás, anda por ali a lateralizar há 2 ou 3 dias, à volta do suporte nos 7180.
Indicadores técnicos oscilatórios estão todos na zona de sobrevenda, todavia, por ora, ainda não há qualquer sinal de inversão.
Pessoalmente, neste momento, só entraria curto ou longo após quebra desta pequena lateralização.
Tennis
- Registado: 4/11/2002 23:01
O suporte até tem estado a aguentar, podendo este ser um novo mínimo superior ao anterior, se assim for teremos aqui uma referência para entradas longas. Vamos ver como reage, estou mais otimista no psi do que nos outros índices...por incrível que pareça acho que as outras praças é que estão todas erradas
Abraço,
Limonov

Abraço,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
Ulisses Pereira Escreveu:katolo, se vires as valorizações de 2014, se calhar tens uma ideia diferente.
Um abraço,
Ulisses
Por este andar a diferença esfuma-se num instantinho... É ver os outros sempre a bater máximos e este a não sair da cepa torta!
Nota-se, pelas ordens e volumes, que são pequenos investidores a fraquejar, mas enquanto os problemas da banca não estiverem ultrapassados vai ser complicado cavalgar este Bull Market. Espero que depois da banca estabilizar não seja tarde demais...
- Registado: 20/2/2014 22:01
Com o BES fora de combate, o índice ameaça quebrar em baixa a MM 20.... restará a zona dos ~7150 como último bastião.
Menos mal os volumes serem tão fracos.....
Cumprimentos bolsistas
.
Menos mal os volumes serem tão fracos.....
Cumprimentos bolsistas

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
jonas007 Escreveu:IBEX a partir o céu e DAX a voar
Que velas horríveis, estão mesmo a jeito de uma evening doji star.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
mantana Escreveu:uma vinda aos 6700 não é improvavel ate ja na proxima semana eu ja pus o cinto psicologicamente com a banca a tremer toda a PT com novo target e JM encalhada, quem vai salvar o PSI20?
Galp e Grupo EDP estão fortes!
- Registado: 4/3/2012 18:57