Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O poder do Bull Market

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O poder do Bull Market

por Tennis » 10/7/2014 11:42

Se não estou em erro, infelizmente, saí no dia 19 de Junho, quando o PSI 20 fez um ligeira recuperação.
Péssimo trade..., imagina se me tivesse mantido até hoje!!!!

Simplesmente mais que teria duplicado o valor da minha conta... :wall: :wall: :wall:

Abraço,

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

por nuuuuno » 10/7/2014 11:33

Tennis2 Escreveu:E, contra mim falo, pois, apesar de ter entrado curto por volta dos 7500 pontos, saí por volta dos 7200 pontos, não tendo tido o discernimento, capacidade e objectividade para aguentar a posição até aos dias actuais.

Tennis

ganda trade tennis!! quer dizer...nao foi grande mas podia ter sido!! entraste no inicio de maio e saiste logo, ou ainda bateu naquele minimo de dia 15 e só vendeste no retrace?
grande potencial...é tramado!! ja me aconteceu o mesmo com pelo menos 3 titulos...por isso percebo perfeitamente o que dizes...a mim tb me custa "sentar-me" em cima de posição ganhadoras! (bom exº sai ontem do short do psi nos 6380...)

Registado: 10/11/2011 10:05

por Tennis » 10/7/2014 10:47

Tennis2 Escreveu:Boas,

Neste momento, não estaria tão optimista como o Ulisses parece estar.

Aliás, não obstante entenda o seu posicionamento no mercado numa perspectiva de muito longo prazo, repito, muito longo prazo, sempre houve algo nas suas análises que me suscitaram incompreensão, mas certamente o defeito será meu...

O que é facto é que desde o máximo recente do PSI 20 nos 7635 pontos até aos 6300 pontos (suporte a partir do qual o Ulisses vestirá o fato de urso e colocará no armário o do touro) estamos a falar de uma diferença de 1300 pontos :shock: !

O que o Ulisses refere é que continua a acreditar no bull e que só a partir da quebra, em baixa, dos 6300 pontos é que deixará de acreditar no mesmo.
Vale o exposto por dizer que se alguém seguir a sua análise e, porventura, entre agora longo no mercado português e tenha presente aquele limite indicado pelo Ulisses, só fecharia a sua posição longa abaixo dos 6300 pontos, o que corresponderia a uma perda na ordem dos 12%.

Se não estou em erro relativamente à análise que o Ulisses faz, o que não compreendo é como é que ele não configura nestes parâmetros, entre o máximo dos 7600 pontos e o tal suporte nos 6300 pontos, uma ou várias entradas curtas.
Em abstracto, estamos a falar de um drawdown de cerca de 19% ou, para quem tivesse entrado curto, de lucro em igual percentagem.

O que é facto é que nesta amplitude tão grande (7600 - 6300) pode-se entrar curto, uma ou mais vezes, com lucros consideráveis.

Acresce que, tenho muitas dúvidas que a análise do Ulisses esteja correcta...

É certo que, desde Julho de 2013 o PSI tem vindo a fazer máximos e mínimos sucessivamente mais altos.

Porém, é de ter em consideração que a partir Abril de 2014 tem vindo a fazer máximos e mínimos sucessivamente mais baixos o que parece indicar uma tendência de baixa no nosso índice.

Com isto quero significar que caso o índice, nos tempos próximos, não quebre em alta a resistência por volta dos 7580 pontos, de duas uma:

1) Continua a sua tendência descendente de curto/médio prazo;
2) Lateraliza num range entre os 7500 e os 6500 pontos.

Em qualquer uma destas hipóteses, nunca me posicionaria numa toada tão bull como o Ulisses aponta.

Pelo contrário, tentaria aproveitar os swings que esta descida/lateralização me permitisse.

Tennis

Talvez, agora, fiquem mais clarividentes os riscos para os quais chamei a atenção na "troca de ideias" que tive com o Ulisses, sempre respeitando, obviamente, a sua opinião.

Entre o máximo do PSI20 na ordem dos 7790 pontos e o mínimo de hoje (6144) a descida corresponde a uma desvalorização de cerca de 21%.

Vale o exposto por dizer que quem tivesse entrado longo próximo dos máximos e mantido a posição numa perspectiva de longo prazo, tendo o índice quebrado a fronteira dos 6300 pontos a que o Ulisses se referia, não obstante ainda não tenha quebrado em baixo a zona dos 6300 - 6100 pontos a que se tem vindo a referir nalguns posts, actualmente, esse investidor estaria numa posição difícil, considerando essa barreira psicológica dos 6300 pontos e a circunstância de já estar com um prejuízo na carteira considerável.

Mesmo para aqueles que acreditaram que os 6300 pontos era, de facto, a fronteira entre o bull e o bear market e tivessem entrado longo na ruptura deste valor, sensivelmente entre Outubro e Dezembro de 2013 e tivessem aguentado a posição com base nessa tal barreira psicológica, actualmente, após 6 a 9 meses de investimento no nosso PSI 20, já estariam com uma posição negativa na carteira, após, em dada altura, aquando dos máximos deste índice, terem estado a ganhar cerca de 20%.

Obviamente que respeito inteiramente quem se posicionou no mercado com base nestes pressupostos numa perspectiva de longo prazo.

O que quis significar e chamar a atenção é que quando um índice atinge um máximo e, posteriormente, faz máximos e mínimos sucessivamente mais baixos, ficar agarrado a uma perspectiva bull e à tal barreira psicológica dos 6300 pontos é manifestamente arriscado, essencialmente para aqueles que, acreditando no modo bull no mercado, entram no mesmo, do lado longo, abaixo daqueles máximos.

Vale o exposto por dizer que, como na altura referi, entre o máximo entre os 7800 pontos e os 6300 pontos é uma diferença muito grande, a qual dá para ser aproveitada, entrando nas grandes oscilações, quer seja longo, quer seja curto.

E, contra mim falo, pois, apesar de ter entrado curto por volta dos 7500 pontos, saí por volta dos 7200 pontos, não tendo tido o discernimento, capacidade e objectividade para aguentar a posição até aos dias actuais.

Tennis

por TheMolle » 26/6/2014 20:31

Só li o artigo agora.

Mais um bom artigo Ulisses. Gostei de ler!

Atomez, essa frase é magistral! mais uma para ter sempre presente ;)

Registado: 19/7/2013 19:23

por atomez » 18/6/2014 4:03

“Bull markets are born on pessimism, grown on skepticism, mature on optimism and die on euphoria.”
--Sir John Templeton.

Nada de novo debaixo do céu, portanto.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Ulisses Pereira » 18/6/2014 0:45

Alquimista, peço-te que pares com essa provocação ao Zecatreca, num tópico em que ele não tinha intervido. Esse é o género de participação que não interessa ao Caldeirão e que queremos banir imediatamente deste espaço.

P.S. Se alguém quiser continuar a discutir estas questões de moderação, será por via de MP ou e-mail porque aqui serão apagadas.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Sr_SNiper » 17/6/2014 23:00

Por acaso foi uma pena o tópico ser bloqueado.
Estava a gostar da tua análise Alquimista sobre o metal.
Um abraço
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por O Alquimista » 17/6/2014 22:51

Ulisses Pereira Escreveu:
(...) Na minha forma de ver as coisas é quase 20% de ganhos desde que me tornei optimista na Bolsa portuguesa.

Caro Ulisses,

Quando se fala em percentagens de ganho é preciso ter algum cuidado. Essa percentagem de ganhos (20%) pode levar a uma visão redutora das coisas e constituir uma ilusão para os mais incautos pelas seguintes razões:

- admitindo que são 2 anos de bull market, teríamos uma valorização média de 10% ao ano; ora, o investimento bolsista regista, em média e numa perspectiva de buy and hold por parte de quem não percebe nada desta área e coloca o dinheiro num veículo típico, uma percentagem muito próxima dessa, segundo os estudos a que tenho tido acesso (não contabilizando dividendos);

- não pondera a "perda do ganho potencial", ou seja, a queda que se registou desde o máximo de valorização até se atingir os tais 20%. Eu, enquanto investidor, não perdoaria que o meu gestor "perdesse" um ganho superior ao ganho potencial que se regista (quem não sabe colher proventos não os merece ter por muito tempo);

- não leva em consideração a possibilidade de se obter uma valorização muito superior, mas mesmo muito superior, a esses 20%. É óbvio que não falo de mim (outros, a seu devido tempo, poderão falar). Estou a falar do tópico da Prata, entretanto bloqueado (bem ou mal, não interessa agora analisar). Nele, o forista Zecatreca gabou-se de ter uma valorização da sua carteira de 60% (como lhe desejei que tivesse o dobro do que tem tido e dado que ele disse que seria "difícil obter resultados superiores a 120% assim como você me deseja" (sic), presumo que seja aquela percentagem; mas posso estar errado e ele registar um ganho de 120%, o que ainda seria mais extraordinário). Portanto, havendo quem consiga muito mais que 20%, "acenar" com 20% sabe a pouco.

Para terminar, deixo aqui uma sugestão, que certamente chegará aos "ouvidos do Jornal de Negócios": dada aquela performance, bem que o forista Zecatreca poderia escrever uns artigos para o jornal, não para relevar "o método", mas para, por um lado, encorajar quem, como eu, procura o sucesso, e, por outro lado, para nos fazer recordar que a performance passada não é indicativa...(o resto da cantilena já é conhecida).

Um abraço.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por bogos » 17/6/2014 22:41

Tennis2 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Tennis, o meu discurso ao longo destes 2 anos de Bull Market tem sido: Entrar nas retracções e definir stops. Se eu continuo a dizer que estou optimista mas definido, à partida, qual o valor que me faz deixar de estar optimista, desde logo implicitamente está definido que há riscos e qual a dimensão do mesmo no PSI.

É por isso que eu, ao contrário da maioria, em todas as análises que faço digo o que me fará mudar de opinião. Porque várias vezes erro e é importante reconhecer quando é que o mercado nos diz que estamos errados.

Por isso, confesso não consigo compreender que digas que eu não chamo a atenção para os riscos, quando eu afirmo que se o mercado vier abaixo dos 6300 pontos, eu deixo de estar optimista...

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses,

Respeito a tua opinião e, acima de tudo, não faço questão em ter razão....

Para mim, o risco de que falas deve ser evidenciado de forma expressa e não implícita...
É que, a maior parte dos portugueses frequentadores deste forum não terá assim tantos conhecimentos de análise técnica.

Acresce que, a meu ver, o risco é actual, premente, eminente, está à porta... e não quando for abaixo dos 6300 pontos e isto pelas razões já evidenciadas nos posts anteriores que me abstenho de repetir.

Abraço,

Tennis

Boa noite
Tennis e Ulisses

Como entendo perfeitamente a tua ideia.

Um investidor no momento actual, completamente liquido, faz a avaliação dessas analises, para tentar através delas tomar uma decisão.

Observa o PSI aqui na casa dos 7200 pontos e verifica que o índice está em modo bull.
Mas será ele capaz de ter a clarividência necessária para assumir uma posição longa aqui?
Mais confuso fica quando lhe dizem que 6300 é um patamar onde se despe um bull e se fica (neutro ou de imediato bear).

Mas estamos aqui a falar de 1000 pontos...uma grande diferença. E para cima? Ah para cima está ele e podemos ter 8200....

Não é isto concerteza que o investidor procura, um balizamento desta natureza que não lhe vai acrescentar nada à sua tomada de posição.

Não basta numa análise dizer que se viu o bull e lhe vestimos o fato. E na realidade?
Quantos de nós entramos no inicio deste bull? Quantos foram aqueles que somente entraram a 7000? E quantos serão aqueles que entrarão a 7200?

É isso que distingue o smart money do tudo o resto.

É por isso que a AT dá para ser um campo bastante vago para a decisão deste investidor, aqui a 7200.

Uma pergunta directa ao Ulisses Pereira?

Na prática....foi o verificar do inicio do bull condizente com posições assumidas?
Ou é meramente uma interpretação de facto passado, com certeza agora verificada mas em posição não realizada? E com fé de ver o bull a caminhar no futuro assumindo aqui posições longas?

O Tennis tem razão, quando fala que aquele patamar fica a cerca de 12% de nos poder matar na carteira....

A AT é uma mera ferramenta, mas a decisão é que custa...

MHO.

Cumprimentos aos dois por esta excelente discussão.
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por Turtle Trader » 17/6/2014 22:08

Tennis2 Escreveu:Os que entrariam agora com base nessa análise que fazes, teriam igualmente a valorização de 20% ou, pelo contrário, uma perda na ordem dos 12%?

Com o meu post quis somente dar uma perspectiva diferente do mercado e, essencialmente, chamar a atenção para o facto de numa situação em que ocorrem máximos e mínimos sucessivamente mais baixos que é o que está a acontecer actualmente no mercado português, não obstante se possa estar bull, uma entrada longa nestes patamares, numa perspectiva de longo prazo, pode comportar riscos consideráveis.

Riscos para os quais, salvo o devido respeito por outra opinião, nunca chamas a atenção ou, pelo menos, não chamas devidamente a atenção.

Sabendo-se, como se sabe, que uma grande parte dos portugueses que seguem este forum, também seguem as tuas opiniões ou, pelo menos, as levam em devida consideração para os seus investimentos, a meu ver, seria curial chamar a atenção para esses riscos.

Tennis2, na minha opinião, existem três formas distintas de estar no mercado ; a longa, a curta e a neutra, isto é, estar de fora simplesmente a ver como param as modas. Questiono, no momento atual, uma posição neutra, não será a postura mais consciente :wink:

B negócios
Editado pela última vez por Turtle Trader em 17/6/2014 23:26, num total de 1 vez.

Registado: 10/7/2013 20:26

por HJOR » 17/6/2014 20:21

Gostei, em especial, do timing da mensagem, do seu conteúdo e do público alvo.
:lol:
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por Tennis » 17/6/2014 18:10

Ulisses Pereira Escreveu:Tennis, o meu discurso ao longo destes 2 anos de Bull Market tem sido: Entrar nas retracções e definir stops. Se eu continuo a dizer que estou optimista mas definido, à partida, qual o valor que me faz deixar de estar optimista, desde logo implicitamente está definido que há riscos e qual a dimensão do mesmo no PSI.

É por isso que eu, ao contrário da maioria, em todas as análises que faço digo o que me fará mudar de opinião. Porque várias vezes erro e é importante reconhecer quando é que o mercado nos diz que estamos errados.

Por isso, confesso não consigo compreender que digas que eu não chamo a atenção para os riscos, quando eu afirmo que se o mercado vier abaixo dos 6300 pontos, eu deixo de estar optimista...

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses,

Respeito a tua opinião e, acima de tudo, não faço questão em ter razão....

Para mim, o risco de que falas deve ser evidenciado de forma expressa e não implícita...
É que, a maior parte dos portugueses frequentadores deste forum não terá assim tantos conhecimentos de análise técnica.

Acresce que, a meu ver, o risco é actual, premente, eminente, está à porta... e não quando for abaixo dos 6300 pontos e isto pelas razões já evidenciadas nos posts anteriores que me abstenho de repetir.

Abraço,

Tennis

por Ulisses Pereira » 17/6/2014 17:54

Tennis, o meu discurso ao longo destes 2 anos de Bull Market tem sido: Entrar nas retracções e definir stops. Se eu continuo a dizer que estou optimista mas definido, à partida, qual o valor que me faz deixar de estar optimista, desde logo implicitamente está definido que há riscos e qual a dimensão do mesmo no PSI.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Tennis » 17/6/2014 17:06

Ulisses Pereira Escreveu:Tennis, estou a falar de longo prazo. Que, acredites ou não, é o que mais interessa a milhares de portugueses.

É curioso referires que corresponderia a uma perda de 12% a partir daqui. Na minha forma de ver as coisas é quase 20% de ganhos desde que me tornei optimista na Bolsa portuguesa.

Entendo que muitos traders queiram negociar movimentos de curto prazo. Faz todo o sentido. Mas é por isso que eu refiro claramente que falo no longo prazo. E no longo prazo,na minha opinião, são claramente os touros que dominam e eu acredito neste "Bull Market".

Apenas uma nota final... Eu acredito neste "Bull Market". Os 6300 pontos são a zona que, a ser atingida, me fazem dizer:"Alto lá, estás errado". Não quer dizer que acheu que o mercado vai lá. Como antes já tinha colocado esse valor nos 4700, posteriormente nos 5200 e depois nos 5700 pontos. Nunca foram atingidos. E se tudo correr bem, haverá um dia em que irei subir esses 6300 pontos para outro patamar. Porque haverá um dia em que o "Bull Market" terminará e não quero ser apanhado no meio da curva.

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses,

Não ponho em causa que será essa a perspectiva que interessará à grande maioria dos portugueses.

Compreendo, igualmente, a referência aos quase 20% de ganhos na bolsa portuguesa desde que te tornas-te optimista.
Porém, mantendo-se válida essa fronteira que indicas dos 6300 pontos, como mera hipótese de raciocínio, caso a cotação fosse a esse nível e entretanto não actualizasses o patamar de referência para um nível superior, qual seria, então essa valorização potencial?
Não tenho quaisquer dúvidas que seria incomensuravelmente inferior...

Ora, neste perspectiva, o trade valeria efectivamente a pena para uma valorização tão residual? Essencialmente, numa perspectiva de espera de mais de 1 ano para uma valorização residual?

Os os que entrariam agora com base nessa análise que fazes, teriam igualmente a valorização de 20% ou, pelo contrário, uma perda na ordem dos 12%?

Com o meu post quis somente dar uma perspectiva diferente do mercado e, essencialmente, chamar a atenção para o facto de numa situação em que ocorrem máximos e mínimos sucessivamente mais baixos que é o que está a acontecer actualmente no mercado português, não obstante se possa estar bull, uma entrada longa nestes patamares, numa perspectiva de longo prazo, pode comportar riscos consideráveis.

Riscos para os quais, salvo o devido respeito por outra opinião, nunca chamas a atenção ou, pelo menos, não chamas devidamente a atenção.

Sabendo-se, como se sabe, que uma grande parte dos portugueses que seguem este forum, também seguem as tuas opiniões ou, pelo menos, as levam em devida consideração para os seus investimentos, a meu ver, seria curial chamar a atenção para esses riscos.

Abraço,

Tennis

por Ulisses Pereira » 17/6/2014 15:32

Tennis, estou a falar de longo prazo. Que, acredites ou não, é o que mais interessa a milhares de portugueses.

É curioso referires que corresponderia a uma perda de 12% a partir daqui. Na minha forma de ver as coisas é quase 20% de ganhos desde que me tornei optimista na Bolsa portuguesa.

Entendo que muitos traders queiram negociar movimentos de curto prazo. Faz todo o sentido. Mas é por isso que eu refiro claramente que falo no longo prazo. E no longo prazo,na minha opinião, são claramente os touros que dominam e eu acredito neste "Bull Market".

Apenas uma nota final... Eu acredito neste "Bull Market". Os 6300 pontos são a zona que, a ser atingida, me fazem dizer:"Alto lá, estás errado". Não quer dizer que acheu que o mercado vai lá. Como antes já tinha colocado esse valor nos 4700, posteriormente nos 5200 e depois nos 5700 pontos. Nunca foram atingidos. E se tudo correr bem, haverá um dia em que irei subir esses 6300 pontos para outro patamar. Porque haverá um dia em que o "Bull Market" terminará e não quero ser apanhado no meio da curva.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Tennis » 17/6/2014 13:48

Boas,

Neste momento, não estaria tão optimista como o Ulisses parece estar.

Aliás, não obstante entenda o seu posicionamento no mercado numa perspectiva de muito longo prazo, repito, muito longo prazo, sempre houve algo nas suas análises que me suscitaram incompreensão, mas certamente o defeito será meu...

O que é facto é que desde o máximo recente do PSI 20 nos 7635 pontos até aos 6300 pontos (suporte a partir do qual o Ulisses vestirá o fato de urso e colocará no armário o do touro) estamos a falar de uma diferença de 1300 pontos :shock: !

O que o Ulisses refere é que continua a acreditar no bull e que só a partir da quebra, em baixa, dos 6300 pontos é que deixará de acreditar no mesmo.
Vale o exposto por dizer que se alguém seguir a sua análise e, porventura, entre agora longo no mercado português e tenha presente aquele limite indicado pelo Ulisses, só fecharia a sua posição longa abaixo dos 6300 pontos, o que corresponderia a uma perda na ordem dos 12%.

Se não estou em erro relativamente à análise que o Ulisses faz, o que não compreendo é como é que ele não configura nestes parâmetros, entre o máximo dos 7600 pontos e o tal suporte nos 6300 pontos, uma ou várias entradas curtas.
Em abstracto, estamos a falar de um drawdown de cerca de 19% ou, para quem tivesse entrado curto, de lucro em igual percentagem.

O que é facto é que nesta amplitude tão grande (7600 - 6300) pode-se entrar curto, uma ou mais vezes, com lucros consideráveis.

Acresce que, tenho muitas dúvidas que a análise do Ulisses esteja correcta...

É certo que, desde Julho de 2013 o PSI tem vindo a fazer máximos e mínimos sucessivamente mais altos.

Porém, é de ter em consideração que a partir Abril de 2014 tem vindo a fazer máximos e mínimos sucessivamente mais baixos o que parece indicar uma tendência de baixa no nosso índice.

Com isto quero significar que caso o índice, nos tempos próximos, não quebre em alta a resistência por volta dos 7580 pontos, de duas uma:

1) Continua a sua tendência descendente de curto/médio prazo;
2) Lateraliza num range entre os 7500 e os 6500 pontos.

Em qualquer uma destas hipóteses, nunca me posicionaria numa toada tão bull como o Ulisses aponta.

Pelo contrário, tentaria aproveitar os swings que esta descida/lateralização me permitisse.

Tennis
Anexos
PSI 20 3.GIF

por jotas007 » 16/6/2014 18:20

Por momentos, quando li o titulo do tópico criado pelo Ulisses, pensei que a praça portuguesa estive-se a fazer máximos! :shock: Mas enganei-me! :oops:
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

Registado: 28/7/2013 12:03

por Royal_Flush » 16/6/2014 16:37

eu quero é o Misha e o Bill e...os croquetes! :lol:
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill

Registado: 14/5/2014 18:43

por nuuuuno » 16/6/2014 16:36

Ulisses, acreditas num bull no PSI com os EUA a lateralizar / retrair?! Eu estou bull tb no longo prazo, mas além de todas as duvidas da saude economica em volta de Europa e de Portugal (crise, desemprego, etc etc), preocupa-me ainda mais o fato de os EUA estarem a viver,se nao estou enganado, o seu 3º maior bull market da historia. Preocupa-te ou acreditas num bull no PSI sem os EUA a acompanhar?

Registado: 10/11/2011 10:05

por pacheco1979 » 16/6/2014 16:29

Não entendo.... o artigo está disponível para todos...

Registado: 17/8/2013 23:25

por Negocios Mendes » 16/6/2014 16:25

Oh Ulisses,

e o gráfico que acompanha o artigo? onde está? :lol: :lol: :lol: :lol:
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por EuroSexy » 16/6/2014 16:24

O que muita gente não entende, até mesmo no próprio S&P500 é que o mercado auto-reforça a tendência primária. Ou seja, cada vez que há uma correcção põe-se em causa o possível fim dos touros, e isso só serve para o mercado ganhar ainda mais força na subida (porque quem saiu já o fez na dita correcção). As correcções vão sendo cada vez mais pequenas e daqui a pouco podemos ver o indice S&P500 nos 2014 pontos (que coincide com o ano 2014).

Um primeiro sinal de que o indice pode travar a subida é a apreciação do dólar. Normalmente o dolar sobe e só posteriormente é que se pode começar a notar alguma renitência do indice. Mas o dolar tem que apreciar-se o suficiente para travar tamanha força do indice, porque se assim não for, só há uma possibilidade que é a de auto-reforço.

Registado: 16/6/2014 0:01

por jonas007 » 16/6/2014 16:22

Ulisses, tu és e sempre ficarás na historia da bolsa portuguesa, mas penso o mesmo.
Porque a maioria não é assinante, e assim ter e não ter o artigo é igual.
Eu sei que podia estimular as assinaturas, mas não vás por ai... :wink:

Quando podemos ler o artigo? :?:

Registado: 21/5/2014 22:06

por breda » 16/6/2014 16:18

COM o devido respeito. os utilizador do forum caldeirao .NAo deviao estar privados de ler os comentarios do sr so por nao ser assinantes digitais do jornal de negocios , com o devido respeito.obrigado.BREDA
Editado pela última vez por breda em 16/6/2014 16:56, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 2:44

O poder do Bull Market

por Ulisses Pereira » 16/6/2014 16:07

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "O poder do Bull Market":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/o_poder_do_bull_market.html

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], fatura.pt, Google [Bot], PAULOJOAO e 192 visitantes