Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Storgoff » 12/6/2014 21:00

PC05 Escreveu:Os testes de stress são calculados com data de referência a 31/12/2013, este AC não ia mudar nada no seu resultado.

Explica lá isso melhor!!

Uma coisa é o valor da avaliação dos activos outra coisa é a necessidade de capital que se apura a partir daí e essa terá de se cumprir no final dos testes.

Estas a misturar as coisas.

Já agora explica o porquê da urgência do AC no BES por ex.?
Se não o fizesse simplesmente não passaria os testes do BCE

Registado: 21/5/2009 18:43

por ricardmag » 12/6/2014 20:58

ricardmag Escreveu:Não vejo nada de novo, toda a gente sabe que o BCP vai fazer um aumento de capital. Falta é saber quando e qual o montante.
Se não estou em erro a última noticia foi por volta do dia 13 ou 14 de Maio, fazendo uma analise um tanto tosca pode-mos dizer que quando cair mesmo a bomba a cotação deve aguentar-se perto dos 0,17€ (palpite sem fundamento).
BCP-12062014.PNG

Cumprimentos

Royal_Flush Escreveu:no meio da confusão gerirmo-nos pelo gráfico pode ser bom e tem o seu interesse pois pode ajudar a ter alguma ideia acerca do futuro próximo da cotação mas quando dizes que a ultima notícia é de 13-14 maio andas desactualizado pois muitas coisas sucederam no entretanto
aventar um valor de suporte sem saber as condições do tão propalado AC parece-me Tarot... :twisted:

Royal_Flush, eu não queria dizer última mas sim primeira. Sim é tarot, eu fiz questão de frisar que era um palpite sem fundamento.
Cumprimentos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por PC05 » 12/6/2014 20:51

Os testes de stress são calculados com data de referência a 31/12/2013, este AC não ia mudar nada no seu resultado.

Registado: 5/12/2005 21:28

por Storgoff » 12/6/2014 20:47

Solução do Governo para créditos fiscais inclui imparidades e pensões
Maria Ana Barroso
maria.barroso@economico.pt
12/06/14 17:03
Solução do Governo para créditos fiscais inclui imparidades e pensões

Era um dos receios do sector, mas a proposta de lei revela que o regime especial para os impostos diferidos abrange os gerados por imparidades em créditos mas também com "benefícios pós-emprego ou a longo prazo de empregados". Solução destina-se a minimizar implicações negativas de Basileia III, com um alívio de cerca de 2,5 mil milhões.

O montante dos DTA total é cerca de 6000M€.
Se estivéssemos numa solução à espanhola o alívio seriam de 60% o que daria 3,6 mil milhoes , afinal fica-se so pelos 2,5 mil milhões em Portugal ( cerca de 40%).

De referir que só o BCP contabiliza neste momento no seu balanço mais de 2 mil milhoes de DTAs.

por Artista Romeno » 12/6/2014 20:42

Storgoff Escreveu:A pergunta que eu faço é:

Porque é que o BCP se iria meter agora num AC de livre e espontânea vontade?

Eu não vejo nenhuma razão.
E todas as que se possam indicar, como por ex. o pagamento antecipado dos CoCos, serão no mínimo tretas.
Alias seria uma total contradição com o dito no plano estratégico que o banco vem anunciando trimestre após trimestre.
Seria o criar dum novo problema sem necessidade.
Ainda agora começou o programa de pagamentos do CoCos que vai até final de 2017 e começa logo a dar a entender que os CoCos não conseguem ser pagos apenas com os resultados orgânicos como sempre afirmaram?
Mesmo que a possibilidade de um AC para pagar CoCos não tivesse sido completamente excluída, seria no mínimo um cenário para se por la para 2015/2016.
Mas agora ?
Agora seria uma demonstração de fraqueza e de falta de credibilidade da administração.

A meu ver o que se passa neste momento é que o BCP está a ser pressionado externamente.
Tal como aconteceu com o BES, o facto da supervisão destes bancos passar brevemente para a alçada directa do BCE obrigou o BdP a vasculhar a pente fino o bancos .
No caso do BES já sabemos no que deu e no caso do BCP provavelmente já haverá uma forte pressão para reforço dos capitais do banco.
A questão de Basileia III só ficou mais clara agora como anuncio da decisão do governo sobre os DTAs e deste forma já é possível aferir melhor as necessidades de capital para cumprir em pleno estas exigências.
No entanto ainda faltam os testes de stress e para que eles corram bem o BCE pode exigir capital adicional para fazer face a cenários desfavoráveis na carteira de crédito, eventualmente obrigar ao reconhecimento de mais imparidades ou ao reforço de provisões
O BCE estará a jogar pelo seguro e só aceitará bancos que demonstrem claramente a sua capacidade de cumprir em pleno estes requisitos. Mesmo com Basileia III a exigir só em 2019 o cumprimento em pleno o BCE poderá estar aqui a antecipar.

Os testes do BCE vão começar este verão e até lá tudo já tem de estar preparado para o resultado ser positivo.

Para mim ,é isto que está a por pressão para um novo AC.
Eventualmente o banco pode aproveitar para fazer um encaixe adicional que lhe permita também amortizar mais alguns CoCos, mas não é essa a razão principal.

concordo com o pressionado externamente(bce), no entanto evitar o pagamento de 9% ao ano é claramente positivo a meu ver....isso é pouco menos que o teorico Coe... a teoria vale o que vale... mas sejamos práticos derreter 200 e largos milhoes ano ... para ter instrumentos que teriam sempre que ser trocados por capital nao gera valor a meu ver
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Royal_Flush » 12/6/2014 20:41

no meio da confusão gerirmo-nos pelo gráfico pode ser bom e tem o seu interesse pois pode ajudar a ter alguma ideia acerca do futuro próximo da cotação mas quando dizes que a ultima notícia é de 13-14 maio andas desactualizado pois muitas coisas sucederam no entretanto
aventar um valor de suporte sem saber as condições do tão propalado AC parece-me Tarot... :twisted:

ricardmag Escreveu:Não vejo nada de novo, toda a gente sabe que o BCP vai fazer um aumento de capital. Falta é saber quando e qual o montante.
Se não estou em erro a última noticia foi por volta do dia 13 ou 14 de Maio, fazendo uma analise um tanto tosca pode-mos dizer que quando cair mesmo a bomba a cotação deve aguentar-se perto dos 0,17€ (palpite sem fundamento).
BCP-12062014.PNG

Cumprimentos
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill

Registado: 14/5/2014 18:43

por Royal_Flush » 12/6/2014 20:36

Storgoff Escreveu:
Royal_Flush Escreveu:
Storgoff Escreveu:Os testes do BCE vão começar este verão e até lá tudo já tem de estar preparado para o resultado ser positivo.

Eventualmente o banco pode aproveitar para fazer um encaixe adicional que lhe permita também amortizar mais alguns CoCos, mas não é essa a razão principal.

e são precisos 1,5mil ou 2 mil milhões de euros para o BCP ter rácios bons para passar nos testes de stress?
oh meu amigo...então o BCP está pelas ruas da amargura e andamos a ser enganados pois achávamos que o BCP se ia apresentar nos testes de stress com rácios sem AC e mesmo assim passar!

Então e também andávamos todos enganados sobre o BES.

A realidade é muito dinâmica e o BCE não brinca em serviço.

Quanto ao resto e às opiniões jornalisticas em que mais acredita ou que mais lhe agradam é uma liberdade sua.
Eu simplesmente expus a minha opinião .

:shock:
eu quando escrevi "oh meu amigo" não era para ti, pá! era no geral! era apenas um desabafo
não venhas descarregar em cima de mim o que ainda não descarregaste no mmrmm :twisted:
entendido, caramelo? :lol:

por ricardmag » 12/6/2014 20:33

Não vejo nada de novo, toda a gente sabe que o BCP vai fazer um aumento de capital. Falta é saber quando e qual o montante.
BCP-12062014.PNG
BCP-12062014.PNG (25.65 KiB) Visualizado 6160 vezes

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Storgoff » 12/6/2014 20:31

Royal_Flush Escreveu:
Storgoff Escreveu:Os testes do BCE vão começar este verão e até lá tudo já tem de estar preparado para o resultado ser positivo.

e são precisos 1,5mil ou 2 mil milhões de euros para o BCP ter rácios bons para passar nos testes de stress?
oh meu amigo...então o BCP está pelas ruas da amargura e andamos a ser enganados pois achávamos que o BCP se ia apresentar nos testes de stress com rácios sem AC e mesmo assim passar!

Então e também andávamos todos enganados sobre o BES.

A realidade é muito dinâmica e o BCE não brinca em serviço.

Quanto ao resto e às opiniões jornalisticas em que mais acredita ou que mais lhe agradam é uma liberdade sua.
Eu simplesmente expus a minha opinião .

por mmrmm » 12/6/2014 20:30

Storgoff Escreveu:Não há qualquer proibição de tomar posições curtas nos bancos em Portugal e o que aconteceu em alguns paises foram coisas de muito curta duração, tipo alguns dias (lembro-me do caso de Espanha).
E mesmo que na sua corretora não consiga shortar porque não tem instrumentos para isso ou que noutras esteja temporariamente indisponível como acontece com o Saxo Bank, não significa que os grandes investidores não consigam shortar.

Muito obrigado pela informação.

Registado: 27/2/2014 20:36

por Royal_Flush » 12/6/2014 20:26

às vezes a realidade está no meio...

pode muito bem suceder que um suposto AC seja não para pagar CoCos nem para passar testes de stress mas para...AS DUAS COISAS!

e o que tem vindo a passar para os accionistas é a ideia de que é SÓ para pagar uma boa parte dos CoCos quando não deverá ser!

meias verdades convenientes que também podem ser chamadas de mentiras...

será?

por PC05 » 12/6/2014 20:23

Storgoff Escreveu:
PC05 Escreveu:Os CoCos estão a "comer" quase 300M€/ano ao banco, quando mais rápido forem pagos melhor!

Os custos dos CoCos são conhecidos desde o Verão de 2012 quando o governo definiu as regras.
Quando o BCP os subscreveu já sabia a factura que iria pagar.

No plano estratégico foi definido um plano de reembolso dos CoCos com base na normal actividade do banco, nunca foi referido que teria de fazer um novo AC para o efeito.

Porque surgiu a urgência agora?

A preocupação é outra com certeza

O banco fez o último AC em Out2012 (já tinha feito o mesmo em 2011), teriam que assumir outro AC a prazo nessa altura......

por Storgoff » 12/6/2014 20:18

mmrmm,

Não há qualquer proibição de tomar posições curtas nos bancos em Portugal e o que aconteceu em alguns paises foram coisas de muito curta duração, tipo alguns dias (lembro-me do caso de Espanha).
E mesmo que na sua corretora não consiga shortar porque não tem instrumentos para isso ou que noutras esteja temporariamente indisponível como acontece com o Saxo Bank, não significa que os grandes investidores não consigam shortar.
Editado pela última vez por Storgoff em 13/6/2014 4:08, num total de 1 vez.

por Royal_Flush » 12/6/2014 20:11

ainda sobre a notícia que é de hoje após as 18h53 diz lá isto:
Desde então, os banqueiros vinham a exigir alterações à lei, semelhantes às feitas em Espanha, para evitar um ‘rombo’ no capital dos bancos, isto no momento em que os bancos se preparam para os testes de ‘stress' do Banco Central Europeu (BCE). Em Portugal, serão testados CGD, BES, BPI e BCP.

Durante vários meses, o Ministério das Finanças mostrou-se reticente devido ao impacto nas contas públicas da contabilização desses créditos fiscais. Os banqueiros argumentavam que, sem isso, alguns bancos poderão mesmo ter de pedir mais dinheiro ao Estado, o que também teria impacto nas contas públicas.

A solução agora conhecida permite aos principais bancos respirarem de alívio. O BCP deverá ser o mais beneficiado.

este é o esclarecimento que faltava julgo eu...ou seja daqui depreendo que os DTA foram mesmo como em Espanha/Itália e que é ouro para o BCP...

quanto a um AC e se o mesmo não for para pagar os CoCos como se andou a debitar meses e meses eu só posso encarar isso como um logro, como um embuste e um engodo/isco para pescar (sacar?) o máximo dinheiro possível no mar dos accionistas actual

se um AC não for para libertar o banco dos juros que paga dos CoCos mas afinal com outros objectivos então temos o caldo entornado...

não deixa de ser estranho que tenha saído o que saiu na Bloomberg no mesmo dia em que foram feitos os esclarecimentos que faltavam no que respeita aos DTA!
será que há manipulação da cotação lançando uma notícia para baixar a cotação sabendo que está para sair uma notícia que vai fazer supostamente subir a mesma e assim conseguir um lucro maior?
alguém aqui perguntou quem no seu perfeito juízo estaria a comprar as acções após o que foi noticiado via Bloomberg...se calhar tem algo a ver com o que escrevi no parágrafo acima...e é verdade...para alguém vender é porque alguém se prontificou a comprar...!

por Storgoff » 12/6/2014 20:09

PC05 Escreveu:Os CoCos estão a "comer" quase 300M€/ano ao banco, quando mais rápido forem pagos melhor!

Os custos dos CoCos são conhecidos desde o Verão de 2012 quando o governo definiu as regras.
Quando o BCP os subscreveu já sabia a factura que iria pagar.

No plano estratégico foi definido um plano de reembolso dos CoCos com base na normal actividade do banco, nunca foi referido que teria de fazer um novo AC para o efeito.

Porque surgiu a urgência agora?

A preocupação é outra com certeza

por PC05 » 12/6/2014 19:59

Os CoCos estão a "comer" quase 300M€/ano ao banco, quanto mais rápido forem pagos, melhor!

por Storgoff » 12/6/2014 19:47

edit
Editado pela última vez por Storgoff em 13/6/2014 4:06, num total de 2 vezes.

por nuuuuno » 12/6/2014 19:46

Storgoff Escreveu:A pergunta que eu faço é:

Ainda agora começou o programa de pagamentos do CoCos que vai até final de 2017 e começa logo a dar a entender que os CoCos não conseguem ser pagos apenas com os resultados orgânicos como sempre afirmaram?
Mesmo que a possibilidade de um AC para pagar CoCos não tivesse sido completamente excluída, seria no mínimo um cenário para se por la para 2015/2016.
Mas agora ?
Agora seria uma demonstração de fraqueza e de falta de credibilidade da administração.

Fez-me lembrar a declaracao do ex-ceo do BCP (ta-me a falhar o nome) quando disse "tenho muita dificuldade em entender a valorizaçao do BCP abaixo do valor contabilistico (na altura 1 euro!!).... :-" :-" :-"

Registado: 10/11/2011 10:05

por Storgoff » 12/6/2014 19:36

A pergunta que eu faço é:

Porque é que o BCP se iria meter agora num AC de livre e espontânea vontade?

Eu não vejo nenhuma razão.
E todas as que se possam indicar, como por ex. o pagamento antecipado dos CoCos, serão no mínimo tretas.
Alias seria uma total contradição com o dito no plano estratégico que o banco vem anunciando trimestre após trimestre.
Seria o criar dum novo problema sem necessidade.
Mas agora ?

A meu ver o que se passa neste momento é que o BCP está a ser pressionado externamente.
Tal como aconteceu com o BES, o facto da supervisão destes bancos passar brevemente para a alçada directa do BCE obrigou o BdP a vasculhar a pente fino o bancos .
No caso do BES já sabemos no que deu e no caso do BCP provavelmente já haverá uma forte pressão para reforço dos capitais do banco.
A questão de Basileia III só ficou mais clara agora como anuncio da decisão do governo sobre os DTAs e deste forma já é possível aferir melhor as necessidades de capital para cumprir em pleno estas exigências.
No entanto ainda faltam os testes de stress e para que eles corram bem o BCE pode exigir capital adicional para fazer face a cenários desfavoráveis na carteira de crédito, eventualmente obrigar ao reconhecimento de mais imparidades ou ao reforço de provisões
O BCE estará a jogar pelo seguro e só aceitará bancos que demonstrem claramente a sua capacidade de cumprir em pleno estes requisitos. Mesmo com Basileia III a exigir só em 2019 o cumprimento em pleno o BCE poderá estar aqui a antecipar.

Os testes do BCE vão começar este verão e até lá tudo já tem de estar preparado para o resultado ser positivo.

por Royal_Flush » 12/6/2014 19:35

http://www.oje.pt/pt/creditos-fiscais-da-banca-aplicam-se-a-imparidades-de-creditos-e-beneficios-para-empregados

Créditos fiscais da banca aplicam-se a imparidades de créditos e benefícios para empregados
OJE/Lusa 2014/06/12 18h53
O regime aprovado pelo Governo que transforma os impostos diferidos em créditos fiscais será aplicável tanto às imparidades decorrentes dos créditos como aos benefícios que os bancos dão aos seus empregados, segundo a proposta de lei que chegou ao Parlamento.

por Royal_Flush » 12/6/2014 19:27

Artista Romeno Escreveu:Eu acho que nuno amado tem feito ao contrário de muitos um trabalho bem aceitável, tal a herança recebida.... no entanto aqui foi pelo menos ultrapassado pelos acontecimentos ou alguém o fez ultrapassar para comprar as ações a desconto... a noticia tomo-a como veridica, com uma bastante boa probabilidade há em preparação um AC no bcp,... o estagio de preparação do mesmo não sei.... pode se ter dado o caso se a coisa ainda ir a meio e o nuno amado nao estar em condições de apresentar a noticia, mas ele nao sai bem desta historia, pois as fugas de informação podem muito bem num banco com uma Posição de capital fraca... visar afundar a cotação para que a compra dos tubarões vá a desconto :idea: ..... então ele deveria fazer algo mais e não se mostrar pelo menos desta forma acomodado a esta telenovela :-k ... por agora não tenho mais nada a acrescentar.... mas atenção SE houver um grande desconto... pode ser uma boa ocasião para entrar :!:

não acredito muito que tenha sido ultrapassado pelos acontecimentos...a não ser que os DTA tenham grande influência e tenha sido surpreendido pela situação relativa aos mesmos...

isto cheira-me a algo como alguma instituição que está ressabiada com algo...tipo iam tratar de todo o processo de AC mas afinal não foi avante...tipo o BCP encomendou um estudo e quem esteve envolvido no mesmo não prima pela seriedade, honestidade e ética...
toda esta incerteza e volatilidade tem feito perder muitos milhões...os tais accionistas que o sr Amado tanto parece se preocupar estão a sofrer com a situação
ou não está interessado ou não tem como provar que são este ou aquele os responsáveis por isto
a CMVM devia tomar as rédeas, suspender a cotação e questionar o Diário Económico e a própria Bloomberg para que se identifique quem são as ditas fontes das notícias e caso não fornecessem as fontes aplicar coimas...mas isto fui eu a sonhar...entretanto já acordei :shock:

por Artista Romeno » 12/6/2014 19:09

Eu acho que nuno amado tem feito ao contrário de muitos um trabalho bem aceitável, tal a herança recebida.... no entanto aqui foi pelo menos ultrapassado pelos acontecimentos ou alguém o fez ultrapassar para comprar as ações a desconto... a noticia tomo-a como veridica, com uma bastante boa probabilidade há em preparação um AC no bcp,... o estagio de preparação do mesmo não sei.... pode se ter dado o caso se a coisa ainda ir a meio e o nuno amado nao estar em condições de apresentar a noticia, mas ele nao sai bem desta historia, pois as fugas de informação podem muito bem num banco com uma Posição de capital fraca... visar afundar a cotação para que a compra dos tubarões vá a desconto :idea: ..... então ele deveria fazer algo mais e não se mostrar pelo menos desta forma acomodado a esta telenovela :-k ... por agora não tenho mais nada a acrescentar.... mas atenção SE houver um grande desconto... pode ser uma boa ocasião para entrar :!:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Royal_Flush » 12/6/2014 18:57

12/06/2014
BCP afunda 6% perante rumores de aumento de capital e penaliza PSI 20
02/06/2014
Nuno Amado reforça que "não há qualquer processo" para aumentar capital no BCP (foi apenas há 10 dias atrás mas antes da notícia dos DTA)
27/05/2014
Nuno Amado: "Este reembolso representa uma prova de vitalidade do BCP"
27/05/2014
BCP reembolsa 400 milhões da ajuda do Estado

No passado dia 2 de Junho - três dias antes da aprovação do regime fiscal que permite às instituições converter impostos diferidos em créditos fiscais -, Nuno Amado dizia que a instituição não tinha tomado qualquer decisão sobre um aumento de capital nem tinha em curso nenhum processo com vista a realizar essa mesma operação.

Os especialistas de bancos de investimento nacionais apontavam que depois de o Governo ter desbloqueado a questão dos impostos deferidos, era mais provável que o BCP avançasse com um aumento de capital para antecipar o reembolso ao Estado.

Ontem, dia 11 de Junho, foi revelado que aumento de capital de 1.045 milhões de euros do Banco Espírito Santo BES foi totalmente subscrito, com a procura de acções a superar a oferta disponível em 79%. O sucesso da operação do banco liderado por Ricardo Salgado, que atraiu forte interesse de investidores institucionais poderá ser um incentivo para o BCP avançar também com um reforço de capital.

suddenly...tanto interesse pela banca!
só resta saber se os que estão interessados são os mesmos que andam a lançar notícias sobre um AC...

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/bcp_reitera_que_nao_tomou_qualquer_decisao_sobre_aumento_de_capital.html
aqui diz que um AC seria para:
Aumentar capital para acelerar reembolso ao Estado

Caso avance para um aumento de capital, o BCP irá utilizar o encaixe para acelerar o reembolso da ajuda estatal, que ascendeu a 3 mil milhões de euros. Os analistas têm vindo a defender esta opção, pois permitia ao banco poupar nos custos da ajuda estatal, que pressupõe um juro elevado.

mas o Dinheiro Vivo diz aqui: http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Banca/interior.aspx?content_id=3968471 que afinal é para
O aumento de capital tem como objetivo preparar o banco para os testes de stress

o mundo do jornalismo financeiro está cada vez mais parecido com o jornalismo desportivo
na falta de notícias há que inventá-las?
o Benfica comprou ou vendeu mais algum hoje?
o BCP? hoje aumenta 1500M amanhã pomos 2000M
pelo meio os desmentidos...as explicações se é para CoCos ou testes de stress...os DTA que hoje são maravilha mas depois afinal é melhor deixar esclarecer melhor...viva o BCP que tanto pano para mangas dá!

quanto ao Sr Amado até prova em contrário acredito que é uma pessoa séria...
e agora que parece ter como preocupação principal o criar valor para o accionista já vou dormir mais descansado... :twisted:

por Storgoff » 12/6/2014 18:55

mmrmm Escreveu:Não percebo como é que falam de curtos no BCP. Na minha correctora foi me dito que não é possível abrir posições curtas relativamente à banca, algo proibido por directiva comunitária. A que curtos é que o pessoal se está a referir constantemente, neste e noutros tópicos da banca?
Obrigado

Informa-te melhor :wink: !!!
Editado pela última vez por Storgoff em 13/6/2014 3:43, num total de 2 vezes.

por PC05 » 12/6/2014 18:54

mmrmm Escreveu:Não percebo como é que falam de curtos no BCP. Na minha correctora foi me dito que não é possível abrir posições curtas relativamente à banca, algo proibido por directiva comunitária. A que curtos é que o pessoal se está a referir constantemente, neste e noutros tópicos da banca?
Obrigado

Penso que apenas as vendas curtas a descoberto (naked short selling) estão proibidas em Portugal.
Editado pela última vez por PC05 em 12/6/2014 18:55, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, macau5m, niceboy, OCTAMA, Pmart 1 e 183 visitantes