Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por jonas007 » 12/6/2014 15:41

Trend esquece os suportes.............. AC a caminho...... :shock: :shock:

Registado: 21/5/2014 22:06

por trend=friend » 12/6/2014 15:40

2 mil milhões????
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por jevang2 » 12/6/2014 15:38

estoirou alguma coisa no BCP !

Registado: 18/6/2011 10:54

por mmrmm » 11/6/2014 21:42

jonas007 Escreveu:De nada... 8-)

O que fazias mmrmm? Vendias já ou preferes esperar para ver? :-k É complicado...

Caro jonas007,

Manda a verdade que diga que agradeci por mero reflexo condicionado pela carência de tempo para pensar na resposta. Devo também dizer que, devido à minha inexperiência nestes campos, tenho alguma dificuldade em perceber a resposta. Vamos por partes:
- Em primeiro lugar suponho que as contas realizadas são referentes ao BES que tendo fechado a 1,048 irá para valores no máximo de 0,925 em função da AC realizada;
- Suponho que partas do princípio que vai de facto haver AC no BCP e o seu anúncio está para muito breve;
Temos então, segundo a tua perspectiva, as condições ideais para uma tempestade perfeita, ou seja, para um panic sell nestas cotadas, que imediatamente se estenderia ao sector financeiro e mesmo ao índice no seu conjunto com aliás se verificou com os rumores e confirmação da AC do BES.
Em termos técnicos reparo que o BES já recuperou mais de 25% em 19 dias mas ainda está a outros tantos pontos percentuais do início da queda. A recuperação tem sido fantástica não sendo de estranhar este respirar. Relativamente ao BCP depois de uma lateralização de mais de 2 meses rompeu em baixa tendo cumprido a amplitude da lateralização e posteriormente desenhado um pendão de reversão cumprido também estando neste momento a «ameaça» nova lateralização embora se possa traçar uma nova LTA tendo tido hoje um segundo toque. Do pouco que sei, em teoria não vejo grandes sinais de alerta, na certeza que os teus argumentos são válidos no sentido de poder mudar tudo de um momento para o outro.
Neste momento estou no BCP via cfd’s com uma má entrada nos 0,199 e estou francamente arrependido de não ter vendido no dia 5 quando chegou aos 0,2085, mas acreditei que uma vez rompida a zona de resistência (0,189-0,1973) poderia voltar a «namorar» a resistência dos 0,21. Assim o que vou fazer é manter o stop nos 0,1885, depois logo se vê. Se subir subo o stop, se descer sou stopado e não penso mais no assunto.

Cmps,

Manuel Maria de Magalhães
Anexos
B.COM.PORTUGUES.png
B.COM.PORTUGUES.png (55.9 KiB) Visualizado 7767 vezes

Registado: 27/2/2014 20:36

por Royal_Flush » 11/6/2014 20:57

jonas007 Escreveu:Royal flush, pelas tuas contas caso as novas acções forem para esses valores, agarra-te às paredes porque as massas vão vender brutalmente, até valores próximos desse. Sei lá, tipo 0,10 + 20% = 0,12 cêntimos

jonas007 eu sei disso
ou seja pelo menos é o que espero embora haja quem ache que não e que o AC já está descontado na cotação...
se isso se verificasse agora acreditaria em queda pelo menos até 0,15-0,16
mas o Amado diz que não ou nim (=não para já)

neste momento há falta de notícias sejam elas positivas ou negativas o que justifica este baixo volume julgo eu...
a notícia dos DTA pode ter sido positiva mas parece que já estava incorporada e ainda acabou por ser contrabalançada com o receio de um AC
ou seja para já o que vejo nesta acção é a falta de alguma notícia interna ou macroeconómica favorável para fazer mexer no sentido positivo
até ver suporte forte nos 0,19€
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill

Registado: 14/5/2014 18:43

por jonas007 » 11/6/2014 20:43

De nada... 8-)

O que fazias mmrmm? Vendias já ou preferes esperar para ver? :-k É complicado...

por mmrmm » 11/6/2014 20:37

jonas007 Escreveu:mmrmm, o que me leva a querer isso é a "mente".
Para saber onde se esconde um ladrão ou um coelho, temos de pensar e agir como um.

O que eu quero dizer com isso é.
Caso o mmrmm, fosse um dos que foi ao AC e sabendo a tua media de preço (custo do direito + acção).

Por exemplo pagas-te pelos direitos 0,11 + 0,65 pelas acções.
10000 X 0,11 = 1100 + 0,65 X (10000 X 0,4*) = 2600
1100 + 2600 = 3700
3700/4000 (acções*)= 0,925 seria a tua media s/custas

Ora o que as massas vão fazer?!
Não sei.

Portanto acho normal vir para 1 euro ou até menos. Vai depender da mentalidade e acção dos investidores.
Mas basta os accionistas actuais começarem a vender para despertar o medo nos novos accionistas (acções do AC).
Sei lá.... coisas da humanidade....

Royal flush, pelas tuas contas caso as novas acções forem para esses valores, agarra-te às paredes porque as massas vão vender brutalmente, até valores próximos desse. Sei lá, tipo 0,10 + 20% = 0,12 cêntimos

Muito obrigado

por jonas007 » 11/6/2014 20:20

mmrmm, o que me leva a querer isso é a "mente".
Para saber onde se esconde um ladrão ou um coelho, temos de pensar e agir como um.

O que eu quero dizer com isso é.
Caso o mmrmm, fosse um dos que foi ao AC e sabendo a tua media de preço (custo do direito + acção).

Por exemplo pagas-te pelos direitos 0,11 + 0,65 pelas acções.
10000 X 0,11 = 1100 + 0,65 X (10000 X 0,4*) = 2600
1100 + 2600 = 3700
3700/4000 (acções*)= 0,925 seria a tua media s/custas

Ora o que as massas vão fazer?!
Não sei.

Portanto acho normal vir para 1 euro ou até menos. Vai depender da mentalidade e acção dos investidores.
Mas basta os accionistas actuais começarem a vender para despertar o medo nos novos accionistas (acções do AC).
Sei lá.... coisas da humanidade....

Royal flush, pelas tuas contas caso as novas acções forem para esses valores, agarra-te às paredes porque as massas vão vender brutalmente, até valores próximos desse. Sei lá, tipo 0,10 + 20% = 0,12 cêntimos

por Royal_Flush » 11/6/2014 19:56

Ulisses Pereira Escreveu:Royal, a ideia do AC no BCP é pela exorbitância que o banco está a pagar em Coco`s. É algo economicamente racional, o problema foi o enorme esforço que tem sido pedido aos accionistas, em termos de aumentos de capital, ao longo dos anos.

Um abraço,
Ulisses

olá
eu sei que é racional, Ulisses
suspeito é de interesses pouco inocentes por detrás de tanta explicação acerca dessa racionalidade
quantas casas de investimento já se manifestaram a favor de um AC no BCP? não acho normal...

eu acredito num AC e até já referi que penso que irá efectuar-se lá para o último trimestre do ano
é o que tem mais lógica com base no que tenho lido

já agora partilho aqui algo que pode interessar aos actuais accionistas que estejam interessados em saber quanto terão que enterrar mais para não verem a sua posição diluída com este exemplo considerando cotação a 0,20€

capital actual cotação nº acções
3.780.000.000,00 € 0,20 € 18900000000
aumento capital cotação novas acções factor multiplicação
1.500.000.000,00 € 0,10 € 15000000000 0,793650794 (15000000000 / 18900000000)

ou seja se tiverem 100000 acções terão direito a 0,793650794 x 100000 = 79365 novas acções
considerando valor das novas acções para o AC a 0,10€ o accionista terá de gastar 79365 x 0,10€ = 7936,50€

este valor não se altera com o valor das novas acções pois se o valor sobe o nº novas acções diminui e vice-versa mantendo-se o factor multiplicação

o que pode alterar o valor a reinvestir (dar?) é o valor total para o AC que aqui neste exemplo é de 1,5 mil milhões euros ou o valor da cotação quando o AC é anunciado (neste exemplo 0,20€)

se não for assim corrijam sff

por mmrmm » 11/6/2014 19:37

jonas007 Escreveu:
SERRA LAPA Escreveu:
Storgoff Escreveu:A única coisa que vejo de relevante do ponto de vista técnico é o suporte na zona dos 19cts.
Por enquanto ainda mão veio abaixo.

Mas também vejo a possibilidade de vir aos 18 cts e testar a LTA de médio/longo prazo.

A forma como o BES se comportar, agora que concluiu o AC, vái ter réplicas fortes no BCP.

Relativamente ao BES parece-me que a queda de hoje é so o inicio da história.
A disputa pelo AC acabou e as vendas fortes virão.

Acho que no BES foi só a realização de mais-valias, mas amanhã o mercado dirá

Serra lapa, estou de acordo em relação à alienação de mais valias no BES.
Mas muitos sabem bem que já para a semana, vão ser largadas as bombas das ações do AC.
E podemos assistir a uma venda aguda de ações.
Estou na duvida se é na segunda ou terça feira o tal dia.

Caro jonas007,

O que o leva a crer ou que informações tem sobre o que afirma?
Muito obrigado.

Cmps

por jonas007 » 11/6/2014 19:32

SERRA LAPA Escreveu:
Storgoff Escreveu:A única coisa que vejo de relevante do ponto de vista técnico é o suporte na zona dos 19cts.

Mas também vejo a possibilidade de vir aos 18 cts e testar a LTA de médio/longo prazo.

A forma como o BES se comportar, agora que concluiu o AC, vái ter réplicas fortes no BCP.

Serra lapa, estou de acordo em relação à alienação de mais valias no BES.
Mas muitos sabem bem que já para a semana, vão ser largadas as bombas das ações do AC.
E podemos assistir a uma venda aguda de ações.
Estou na duvida se é na segunda ou terça feira o tal dia.

por SERRA LAPA » 11/6/2014 19:11

Registado: 17/3/2008 4:57

por Storgoff » 11/6/2014 18:55

A única coisa que vejo de relevante do ponto de vista técnico é o suporte na zona dos 19cts.

Registado: 21/5/2009 18:43

por mmrmm » 11/6/2014 18:25

Depois de 4 sessões a cair, com decréscimo de volume, amanhã poderá ser uma boa oportunidade de entrada, assim o estocástico do gráfico de 1 hora dê esse sinal (a acompanhar pois parece poder formar-se um duplo fundo no mesmo).

por mmrmm » 11/6/2014 18:18

yaya Escreveu:Investimento de Berardo no BCP (notícia no Expresso Junho 2014)

Berardo investiu 1.000 milhões em ações do BCP quando andava nos 4€. Chegaram a valer 1.200 milhões, hoje valem um décimo (!). Daqui aprendem-se várias lições:

1 - regra de ouro de Buffet que já todos conhecem: nunca perder dinheiro, blablabla
2 - ao contrário do que muito pensam os tubarões também podem perder dinheiro mas a uma escala maior
3 - a ganância pode fazer uma mais valia transformar-se numa menos valia (que neste caso virou um pesadelo)

Mas o mais incompreensível é como é que bancos emprestaram dinheiro a Berardo numa altura em que a ação tinha uma LTD pronunciada. Um risco desnecessário se tivessem alguém por dentro com conhecimentos de AT. Os bancos foram naifs e pagaram caro pelo erro. Muito provavelmente as perdas já foram dadas como imparidades nos balanços dos bancos e a troika considerou Berardo como um "cliente sistémico".

p.s.: uma frase de Karl Kraus aplica-se bem a este caso: “O fraco tem dúvidas antes de tomar uma decisão; o forte só depois de as tomar”

Cumps

O processo da entrada de Berardo no BCP com uma posição relevante e financiamento do mesmo do mesmo via CGD nada teve haver, no mínimo o financiamento, com questões económico-financeiras e muito menos com questões de análise técnica. O processo moveu-se pura e simplesmente por questões políticas.

por Ulisses Pereira » 11/6/2014 18:17

Royal, a ideia do AC no BCP é pela exorbitância que o banco está a pagar em Coco`s. É algo economicamente racional, o problema foi o enorme esforço que tem sido pedido aos accionistas, em termos de aumentos de capital, ao longo dos anos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Royal_Flush » 11/6/2014 17:32

Ricardo Salgado: “Foi o aumento de capital com mais sucesso desde 1992”
O presidente do BES garante que o aumento de capital que o banco concluiu hoje “foi o que teve maior sucesso desde a privatização em 1992”. No total, foram à operação cerca de 150 investidores, a maior parte do Reino Unido, Estados Unidos e Irlanda.

a mim ninguém me tira da ideia de que há muitos fundos e grandes investidores particulares que querem fatias de um bolo chamado BANCA
será porque acham que esse bolo tem farinha para crescer mais?

daí a pressão que tem vindo a ser feita no sentido de um AC no BCP...

já agora pq não privatizam a CGD e passado uma semana lançam logo um AC?

P.S: cotação hoje desde as 10:30 sempre no suporte dos 0,19...

por Resina » 11/6/2014 12:54

Ulisses Pereira Escreveu:yaya, a questão não é a situação técnica na altura, porque cada um faz as suas análises. O problema foram mesmo a falta de garantias...

Um abraço,
Ulisses

Olá,

O que hoje pode ser atractivo, amanha pode já não o ser...
É o mesmo que pensarmos daqui a uns meses porque razão compramos Bcp a 20 centimos se agora vale só 10 centimos!!!
A grande questão no meio disto tudo, foi emprestar dinheiro para comprar acções, o que já por si envolve um risco enorme, então se pensarmos que foi sem qualquer garantia...
Basicamente como tinha referido este montante é praticamente irecuperável...

Abc

sanchobeti Escreveu:O pior é que 400000 foram da CGD,banco do Povo, e sem garantias no tempo do Vara e S.Ferreira,este e outros desfalcaam a Caixa em + de mil milhões e agora pagam os acionistas que são os contribuintes/Povo.

Provavelmente o grande culpado foi o "Gestor" que obteve uma comissão avultada por esse negócio que agora ninguem sabe quem é!
Encontram-se tanto pessimos gestores públicos como terríveis gestores privados...

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por yaya » 11/6/2014 12:24

Ulisses Pereira Escreveu:yaya, a questão não é a situação técnica na altura, porque cada um faz as suas análises. O problema foram mesmo a falta de garantias...

Um abraço,
Ulisses

Sim é verdade, essa é outra que eu não consigo compreender. O BCP emprestou dinheiro ao Berardo para comprar ações BCP sem garantias e com um gráfico em queda. Dois tiros nos pés. :wall:
Mas faz-me bastante confusão que nos bancos ninguém tenha dito ou chamado a atenção: "olhe nós estivemos a analisar e não recomendamos comprar ações neste momento porque está em queda, volte mais tarde". Aceitaram de braços abertos !!

Ainda no outro dia vi um artigo sobre investimento nem bolsa. Então davam uma quantia para investir a uma série de pessoas adultas e a uma criança. Qual o meu espanto que a única que ganhou foi a criança. :| Muito provavelmente se essa criança estivesse a comandar as aplicações de risco no banco recusaria emprestar o dinheiro ao Berardo.

p.s.: crianças vs stock (http://www.youtube.com/watch?v=h0BULzrXt8s)
macaco vs stock (http://www.whatinvestment.co.uk/financial-news/markets/2290908/monkey-vs-stock-market-monkey-wins.thtml)

Cumps
Editado pela última vez por yaya em 11/6/2014 12:57, num total de 1 vez.

Registado: 28/8/2013 22:19

por Ulisses Pereira » 11/6/2014 12:09

yaya, a questão não é a situação técnica na altura, porque cada um faz as suas análises. O problema foram mesmo a falta de garantias...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por sanchobeti » 11/6/2014 11:25

O pior é que 400000 foram da CGD,banco do Povo, e sem garantias no tempo do Vara e S.Ferreira,este e outros desfalcaam a Caixa em + de mil milhões e agora pagam os acionistas que são os contribuintes/Povo.

Registado: 29/11/2007 13:06

por Resina » 11/6/2014 10:42

yaya Escreveu:Investimento de Berardo no BCP (notícia no Expresso Junho 2014)

Berardo investiu 1.000 milhões em ações do BCP quando andava nos 4€. Chegaram a valer 1.200 milhões, hoje valem um décimo (!). Daqui aprendem-se várias lições:

1 - regra de ouro de Buffet que já todos conhecem: nunca perder dinheiro, blablabla
2 - ao contrário do que muito pensam os tubarões também podem perder dinheiro mas a uma escala maior
3 - a ganância pode fazer uma mais valia transformar-se numa menos valia (que neste caso virou um pesadelo)

Mas o mais incompreensível é como é que bancos emprestaram dinheiro a Berardo numa altura em que a ação tinha uma LTD pronunciada. Um risco desnecessário se tivessem alguém por dentro com conhecimentos de AT. Os bancos foram naifs e pagaram caro pelo erro. Muito provavelmente as perdas já foram dadas como imparidades nos balanços dos bancos e a troika considerou Berardo como um "cliente sistémico".

Cumps

Boas,

Basicamente o Berardo tem cerca de 55 milhões de Euros em acções neste momento...
Para qualquer user deste forum é uma quantidade mais que optima para fazer uma vida descançada...
Claro que o próprio banco nem se vai preocupar em recuperar esse dinheiro, porque qualquer comum dos mortais não conseguirá parar nem 1/10...

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por yaya » 11/6/2014 10:33

Investimento de Berardo no BCP (notícia no Expresso Junho 2014)

p.s.: uma frase de Karl Kraus aplica-se bem a este caso: “O fraco tem dúvidas antes de tomar uma decisão; o forte só depois de as tomar”

Cumps
Anexos
berardo_bcp.png
berardo_bcp.png (392.53 KiB) Visualizado 9589 vezes
Editado pela última vez por yaya em 11/6/2014 10:55, num total de 1 vez.

Registado: 28/8/2013 22:19

por malvoisin » 10/6/2014 10:17

em relaçao ao BCP, alguem tem 1ideia mais concreta sobre o que significa exactamente a medida dos activos diferidos? pelo que percebi ainda vai ser clarificada daqui a algum tempo, é isso?

Registado: 6/3/2014 19:07

por malvoisin » 10/6/2014 10:09

alguem costuma ver as cotaçoes no marketviewer? sabem explicar o que significa as ordens pendentes ou dadas com a designação "XEQT"? obrigado

Registado: 6/3/2014 19:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado: