Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por sanchobeti » 10/6/2014 16:16

Alguém tem informação sobre como estão os pedidos de Ac.Que rácios aproximados?
Bem hajam

Registado: 29/11/2007 13:06

por PC05 » 10/6/2014 14:51

IzNouGud_2014 Escreveu:Alguém sabe quando é que são atribuidas as novas ações? e quando estarão disponíveis?

Obrigado

As datas mais importantes do aumento de capital do Banco Espírito Santo

20 de Maio Aviso para o exercício dos direitos de preferência na subscrição de acções novas

21 de Maio Data limite para aquisição na Euronext Lisbon de acções do BES com direitos de preferência na subscrição de acções nocas incorporadas

22 de Maio Data a partir da qual as acções do BES são negociadas na Euronext Lisbon sem direitos de preferência na subscrição de acções novas incorporadas

27 de Maio Início do período de subscrição das acções novas

27 de Maio Início do período de negociação de direitos de preferência na subscrição de acções novas na Euronext Lisbon

3 de Junho Último dia do período de negociação de direitos de preferência na subscrição de acções novas na Euronext Lisbon

4 de Junho Último dia em que as ordens de subscrição de acções novas podem ser revogadas

9 de Junho às 15h00 Fim do período de subscrição de acções novas

11 de Junho Data prevista para o apuramento dos resultados da OPS

16 de Junho Data da liquidação financeira do exercício de direitos

16 de Junho Data da liquidação financeira das acções novas no âmbito de pedidos adicionais dos accionistas

16 de Junho Data da liquidação física e financeira da eventual oferta institucional /underwritting

16 de Junho ou em data próxima Data prevista para o registo do aumento Do capital social na Conservatória do Registo Comercial

16 de Junho ou em data próxima Data prevista para a emissão das acções novas

17 de Junho ou em data próxima Data prevista para o início da negociação das acções novas na Euronext Lisbon

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _maio.html

Registado: 5/12/2005 21:28

por IzNouGud » 10/6/2014 14:47

Alguém sabe quando é que são atribuidas as novas ações? e quando estarão disponíveis?

Obrigado

Registado: 17/10/2011 14:09

E o mercado não descontou?

por RaposoTavares » 10/6/2014 13:48

E o mercado não descontou? Perguntam os inevitáveis cépticos das notícias e crentes inamovíveis das virtudes dos stock markets.

Mas como é que o mercado há de descontar um bambúrrio noticioso desta magnitude?!
Atenção, pois, passarinhos bisnaus de todas as cores e de todos os credos! O BES não é para todos. É para uns quantos eleitos...

Um abraço,
Raposo Tavares

Apetecia-me clamar por Justiça, por auditorias, por prisões, por indemnizações, por exonerações... mas já não tenho idade para acreditar em Pais Natal. É da vidinha...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

As boas notícias não param...

por RaposoTavares » 10/6/2014 13:41

O inefável Manuel Pinho (membro destacado da dupla internacionalmente consagrada Piño-Lino/Lino-Piño) também mama da vaca sagrada. O BES, de facto, é uma caixinha de surpresas. Ai dos pequenos investidores que se ponham a fazer muitas contas...

http://www.publico.pt/economia/noticia/manuel-pinho-negoceia-reforma-com-o-grupo-espirito-santo-1639342

Um abraço,
Raposo Tavares

por PC05 » 10/6/2014 1:34

Storgoff Escreveu:O que eu vejo é que apesar de todos estes problemas graves a cotação não cede.

Feitas as contas, neste momento incluindo as novas acções, o CAP do BES já está acima dos máximos feitos em Abril quando andou a cotar na casa dos 1,46€.

Tudo isto parece um bocado bizarro tendo em conta a forma como a cotação vinha a reagir nas sessões que antecederam o anuncio do AC e depois do anuncio a derrocada ainda se acentuou.

Entretanto quando se começaram a negociar os direitos a subida foi explosiva
Alguém misteriosamente passou a ter muito interesse pelo BES.
Quem sabe se o desfalque no BESA não anda por aqui a fazer serviço

Eu desconfio do mesmo...... vamos ver no que tudo isto vai dar, entretanto, fico de fora a ver o espetáculo.

Registado: 5/12/2005 21:28

por Artista Romeno » 10/6/2014 0:57

perseu Escreveu:Artista romeno, pela sua análise comparativa, apercebo-me que nestes últimos 2 anos subestimei a capacidade de geração de resultados do BES e também desvalorizei o potencial do PTBV - afinal não é o banif pós-moderno. O sabadel perdeu um pouco da aura de solidez que para mim tinha desde à muito tempo.
Como não tenho insides sobre este Banco (que para quem especula em BES, longo ou curto, da Roménia, Londres ou do Qatar, pode ser relevante), e como alterei a minha convicção de que o banco estava caro, vou ficar em stand by (vou adiar sine die o short). Deutsche bank pós-aumento, pós 22 de junho ou Credit Suisse deverão resultar numa mini alternativa bancária do lado longo aos "meus" bancos gregos (que já não acredito que possam subir muito mais antes de uma saudável correcção)
Obrigado, perseu

Hoje em dia sabadell é um banco já capitalizado menos que CABK.... mas suficientemente.. cresceu muito nos ultimos 15 anos umas 6 ou 7x não é de estranhar atlantico espanha, herrero cam llyods urquijo gallego foram uns atrás de outros... fez alguns AC para acompanhar isso é um banco que ainda pode operacionalmente melhorar mais... nao vejo que hoje seja menos sólido que há um ano...
O bes tem equipas intermedias competentes e que muito fizeram para equilibrar o balanço do banco em Portugal desde 2009 2010... já o ceo não se pode dizer o mesmo um trafulha do piorzinho que só lucrou com trafulhices como ppp e outras mandou expandir o credito a maluca e um gajo que ajudou a fazer aquilo às holdings da familia jasus.... mais um artista em espaço aereo romeno.... do banif não diga isso vão lhe bater é o 1Bi como diz o tomé :wink: ... se a impresa ta com a cotação que tá nao excluo nada numa acção dessas

edit:esqueça o edit já é das horas...
Editado pela última vez por Artista Romeno em 10/6/2014 2:11, num total de 3 vezes.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por RaposoTavares » 10/6/2014 0:55

Caros,
Fui acionista do BES durante muito tempo. Não acredito nele até outubro. Vamos ver se acredito depois...
Quero dizer que tenho estado a acompanhar a vossa discussão sobre o BES. Encontro argumentos válidos em todas as vossas mensagens. A questão, como dizia o Artista Romeno, é a 'opacidade' da gestão deste banco. Neste sentido, há que ter muito cuidado com os dados 'disponibilizados' pelo banco. Aquilo que me parece é que é quase impossível conhecer as contas deste banco. Pior: a recondução de Salgado parece-me mais uma pena, uma passagem pelo purgatório do que uma assunção de confiança no gestor por parte dos acionistas.

Gostaria de não ter razão nenhuma para as minhas desconfianças. Infelizmente, creio que tenho algumas razões válidas para isso.

Um abraço,
Raposo Tavares

por Optimiza » 10/6/2014 0:43

Artista romeno, pela sua análise comparativa, apercebo-me que nestes últimos 2 anos subestimei a capacidade de geração de resultados do BES e também desvalorizei o potencial do PTBV - afinal não é o banif pós-moderno. O sabadel perdeu um pouco da aura de solidez que para mim tinha desde à muito tempo.
Como não tenho insides sobre este Banco (que para quem especula em BES, longo ou curto, da Roménia, Londres ou do Qatar, pode ser relevante), e como alterei a minha convicção de que o banco estava caro, vou ficar em stand by (vou adiar sine die o short). Deutsche bank pós-aumento, pós 22 de junho ou Credit Suisse deverão resultar numa mini alternativa bancária do lado longo aos "meus" bancos gregos (que já não acredito que possam subir muito mais antes de uma saudável correcção)
Obrigado, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por Artista Romeno » 10/6/2014 0:23

Resumindo quanto é o desconto da incerteza? 30% se sim o preço atual é justo... caso contrário deixo à imaginação de cada um :idea:
edit para o storgonoff e pc05....o que mudou é que ao fazer 1,10 euros * 5,6mmilhoes de acções e dizer que dá similar a 1,46*.. é que no novo cenário o bes tem lá dentro mais 1045 milhões de capital fora os DTA.... por isso o banco nao subiu de valor coisa nenhuma face ao maximo tem lá mais capital basel 3 fl dentro :idea:... tem lá mais capital dentro...que era obrigatorio!
Editado pela última vez por Artista Romeno em 10/6/2014 1:43, num total de 2 vezes.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por Artista Romeno » 10/6/2014 0:13

convem nao desligar o movimento do titulo do movimento da banca em geral..... digamos que a subida rentabilidade em 2015 e 2016... fica por algum motivo não evidente posta em causa.... dito isto vou comparar o BES com Caixa bank Popular e Sabadel. adicionalmente convém não descolar o momento economico dos 2 países o crescimento de Portugal passava uma parte por uma refinaria na maravilhosa cidade de galati no o oeste alentejano... Espanha começa a mostrar que está um pouco melhor tal como os bancos espanhois em termos de resultados recorrentes mostram estar melhor
1- Sabadell teve um ganho extraordinário de trading que usou para promover uma limpeza de balanço, que estava um bocado mal provisionado mas agora com quase 47% dos npl provisionados mostrou uma boa melhoria... face a bancos como o popular que só tem 42%... a margem financeira subiu 17 % em termos inter anuais mas convém não ficar eurforico... o sabadell está a recuperar a cam e meter aquilo a render por exemplo o popular com um balanço similar, até ligeiramente menor teve mais margem financeira, mesmo com a mesma a cair -6%, caixa bank ficou flat neste item E O BES? :?: :idea: mesmo com os problemas em Angola mostrou uma recuperação da margem financeira para 270m no trimestre +20% y-oy metade do popular sendo os bancos descontados angola metade por isso neste item básico e fundamental o bes recuperou bem e está a portar-se bem :wink:

2-restante produto bancario, excepto mercados cai 11%, para 150 milhoes... há um jargão que diz que o bes é o banco das comissões ora pois o sabadell e o popular só geram mais 50 milhoes que o bes 150m vs 200m :clap: é verdade que muitos destes bancos venderam aneis como bancaseguros mas mesmo assim o bes está de parabens... ao contrario da sua liderança o bes tem boas equipes no nivel intermedio para o padrão romenio... logo operacionalmente é pior o bes a gerar receita que os seus pares espanhois :?: :clap: NAO É MELHOR :clap: ah surpreendidos ah pois :clap:
E os custos vem acima em base recorrente face aos espanhois 5% ao Sabadell e 17% face ao caixabank... o popular vem 23%, as economias de escala são assim....não perdoam e o cost to income de 65% sem mercados compara com valores com 56% ou 59%.... o bes a meu ver ainda tem margem para cortar custos na atividade caseira tendo já feito reformas antecipadas neste q que devem reduzir este racio..... por outro lado algum dia o moza banco também há de ser menos rentavel * o custo usado no bes foi o recorrente

Bottom Line operacional :!: o resultado operacional de metade do sabadell sem mercados são 100 milhões o do bes é de 140, o do caixabank 1/4 seria 150m, metade do popular sem mercados seria 150m... logo o bes está perfeitamente em linha com os pares espanhois :clap:

PORQUE MAIS BARATO :roll: :?: face ao PTBV do la caixa está 30% mais barato :oh: mas então porque raio cota a baixo, atenção o múltiplo relaciona a quantidade de capital tangivel por acção com o preço da mesma logo justifica-se :?: mesmo com o AC é lógico que o bes cote a desconto Se o banco até tem um nível de provisionamento para os npl de 64% bem acima dos pares em estudo com valores entre os 39% do caixabk e os 47% do sabadell... mas o caixabank ainda nao registou nenhum grande ganho de trading e pode por ai limpar mais proximamente.... O problema dos é os activos imobiliarios de 2,1 mm no balanço do bes que ninguem sabe bem se valem mesmo isso, a trapalhada de angola, os credito em risco que lá aumentou em 3 meses 50 pontos base, versus os pares espanhóis onde os npl estão já estabilizados e em ligeira queda... ora começa a justificação para o bes estar mais barato.... se o provisionamento é maior e o ciclo do mesmo está mais atrasado, mesmo que a cobertura do total de riscos de balanço do bes esteja apenas 50pb abaixo de um caixabank, o problema é 50pb é dinheiro e o ciclo ainda não estabilizou.... ora é aqui nos npl que o bes começa a justificar o desconto... e o resto vem pela opacidade pelas trapalhadas...... imaginemos que a participação do banco em Angola fica diluida isso nao levará a uma imparidade, duvido que não...mesmo que nao seja contabilistica é economica aquilo nao vai dar retorno de jeito.....

A seguir vem o que eu não gosto no bes a gestão é OPACA... MALABARISTA.... e adjectivos que tais e há as ligações que dizem que não existem entre banco e holdings da familia.... o bes tem um valor tangível de 5280 milhoes+1045 do AC pensem que se o bes valesse relativamente tanto como o caixabank com as 5607 milhoes de acções que vão cotar a um market cap de 8,2 mm isso dava um valor por acção de 1,46 euros ....ora o bes operacionalmente é melhor e mesmo tendo o caixabank o potencial ganho de trading questiono tanto desconto? algum motivo há: são as trapalhadas o nao se saber onde estagnam as imparidades a familia e angola e o raio que o parta :wall: :twisted: por isso nao me caçam neste filme... mas está o BES caro nao está não senhor :idea: é esta uma acção com incerteza e risco para dar e vender :?: é :idea: os investidores a este preço já descontaram isso :?: eventualmente sim eventualmente não? BES cai bes sobe pois não sei :oh:

nota: mesmo com as trapalhadas de angola impressiona a capacidade operacional do banco de gerar receita, incluido esse facto impressiona por este motivo..... voces acham que a blackrock é idiota.... não é... eles nao fizeram foi o trabalho de casa bem feito... A blackrock não é a deco proteste...... o problema é que a meu ver eles inacreditavelmente não tinham contactos no submundo e na Romenia só se investe em certas coisas conhecendo gente no submundo....e depois de se falar com essas pessoas... :-#

Esta acção não é para copinhos de leite é para 2 tipos de pessoas artistas milaneses parisienses ou londrinos.. pessoas que saibam muito disto e muito bem conectadas.... OU PARA verdadeiros FITIPALDIS DA ANALISE TECNICA... eu estou fora não tenho pinta para isto
Errata: o essencial mantem-se, mas houve uma coisa que me passou o montante total de rwa's do bes é apenas cerca de 75% do sabadell e do popular, logo visto desse prisma o desconto seria muito menor ou quase 10%-nulo pois tendo um potencial de retorno operacional superior se comparado pela metade ao fazer por 0,75 já não era tanto assim, havendo talvez alguma margem na seguradora alem dos efeitos apontados anteriormente de melhoria 2- mas existe outro efeito os dta que podem valer 0,1 euros por acção..... dito isto o desconto a meu ver anda mais ai pelos 20%, e não tanto pelos 30
p.s a diferença resulta entre outras coisas do facto dos bancos espanhois ja não deterem na totalidade as seguradoras ao contrario da bes vida que em basileia 3 penaliza fortemente nos racios de capital ao inves de II, no entanto o bes também fica com esse ativo.....
Editado pela última vez por Artista Romeno em 10/6/2014 3:18, num total de 3 vezes.

por Artista Romeno » 9/6/2014 20:52

perseu Escreveu:Artista Romeno disse:

"Ao preço atual o bes ainda está a desconto face aos pares ibericos como caixabank, popular ou sabadell .... pode sempre existir a jogada.... mas nao vejo o bes caro coisa nenhuma face aos pares.... o escandalo se até o singelo artista romeno já sabia dele em traços gerais quem não saberia? :?:
e atenção que a banca espanhola no ultimos dias deu um salto grande tal como o bes e o bcp desde os minimos e está a cometer um ERRO BASICO nessa analise... o banco pode valer o mesmo ou mais... Mas está-se a esqueçer dos 1045milhoes que está a incorporar nessas contas que entram no banco por isso nao vale mais coisa nenhuma
"

Artista Romeno, a sua opinião sobre este banco tem sido muito interessante e agora até surpreendente. Considerava eu que o BES já estaria a justificar tecnicamente outro short, e agora fiquei realmente na dúvida (ainda por cima perdi dinheiro no último).

Poderia explicar os melhores rácios do BES face ao Sabadel (banco em crescendo de resultados e que sigo há muito)? O BES está mais barato que o Sabadel? O BES com activos não performantes adicionais (créditos ao BESA que não são provisionados devido à garantia do Est Angolano, mas que não rendem juros - são capital morto), com o produto bancário ainda a recuar, margens estáticas e resultado liquido ainda negativo, parecia-me um Banif pós-moderno e sem Estado no capital.

M cumps, perseu[/quote]

Uma análise de um banco tem sempre que ter em conta as suas expetativas de geração de imparidades, qualidade de balanço, custo do risco... potencial dos mercados onde está presente que se traduzirá em Return on tangible book value.... ( dizer que bancos é um dos setores mais dificeis de avaliar... mas eu não temo meter me nele porque o compreendo pelo menos razoavelmente bem e não me tenho dado mal recentemente, como provam as minhas apostas perfeitamente publicas.. se há setor em que nao me meto é no dos petroleos nao entendo nada disso.....), sendo que o meu timing de investimento é normalmente pelo menos mais de 6 meses... podendo por vezes haver alguns investimentos mais especulativos ver o caso t mobile ou a chipotle no passado que já ai falei...) dito isto eu comparo sempre o preço para o capital proprio tangivel com o retorno esperado no prazo de um 2 anos face aos pares em mercados similares... porque não comparar o bes com o BBVA OU o san pela simples razão que estem tem mercados de grande potencial no seu portfolio... logo comparo bancos de matriz mediterranica focados na banca de retalho com similares em paises similares não vou comparar SEB ou nordea com bes mas sim bancos espanhois, alguns bancos italianos etc
outra questão importante sempre de ver é o capital.... e fiquei estupefacto apesar de eu nao falar a linguagem do forum na sua generaliddade ninguem ter respondido a um topico que eu coloquei com bancos fora da iberia uns subiram e acertei no cavalo escolhido outros menos... mas fiquei curioso como o tema nem sequer despertou interesse à discussão....
O bes está numa fase mais atrasada que os pares em termos de custo do risco e de geração RECORRENTE de resultados, pode não gerar grande retorno em angola tá visto que não.....mas pergunto depois deste AC e com DTA a ajudar provavelmente o bes mesmo com um 2014 negro nao precisa de mais AC para cumpri com basileia 3 e em 2016/2017 dará algum dividendozito se tudo der razoavelmente bem..... qual é o desconto que o mercado dará a este banco face aos pares daki a 6 meses após o AC 10% 15%?, isto numa tendencia de subida da banca iberica em geral? disse acreditar ser uma jogada com riscos mas que o bes no medio prazo podia tranquilamente valer 1,2 a 1,3 no dia em que a formação de npl abrande após o jantar explico porque...
só mais la para a noite é que vai dar para escrever o resto.... =;

por Optimiza » 9/6/2014 19:44

Artista Romeno disse:

"Ao preço atual o bes ainda está a desconto face aos pares ibericos como caixabank, popular ou sabadell .... pode sempre existir a jogada.... mas nao vejo o bes caro coisa nenhuma face aos pares.... o escandalo se até o singelo artista romeno já sabia dele em traços gerais quem não saberia? :?:
e atenção que a banca espanhola no ultimos dias deu um salto grande tal como o bes e o bcp desde os minimos e está a cometer um ERRO BASICO nessa analise... o banco pode valer o mesmo ou mais... Mas está-se a esqueçer dos 1045milhoes que está a incorporar nessas contas que entram no banco por isso nao vale mais coisa nenhuma[/quote]"

Artista Romeno, a sua opinião sobre este banco tem sido muito interessante e agora até surpreendente. Considerava eu que o BES já estaria a justificar tecnicamente outro short, e agora fiquei realmente na dúvida (ainda por cima perdi dinheiro no último).

Poderia explicar os melhores rácios do BES face ao Sabadel (banco em crescendo de resultados e que sigo há muito)? O BES está mais barato que o Sabadel? O BES com activos não performantes adicionais (créditos ao BESA que não são provisionados devido à garantia do Est Angolano, mas que não rendem juros - são capital morto), com o produto bancário ainda a recuar, margens estáticas e resultado liquido ainda negativo, parecia-me um Banif pós-moderno e sem Estado no capital.

M cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por Storgoff » 9/6/2014 19:15

Artista Romeno Escreveu:
Ao preço atual o bes ainda está a desconto face aos pares ibericos como caixabank, popular ou sabadell .... pode sempre existir a jogada.... mas nao vejo o bes caro coisa nenhuma face aos pares.... o escandalo se até o singelo artista romeno já sabia dele em traços gerais quem não saberia? :?:

Em primeiro lugar explica em que te baseias para afirmar que está barato.

Depois a ser verdade, e sendo que já todo o investidor de peso que se prese sabia da escandaleira do BESA e outros problemas do género que ultimamente afectam o BES, porque carga de agua a cotação reagiu numa verdadeira descida aos infernos desde Abril passado até ao inicio da negociação dos direitos ?

Em termos de capitalização neste momento o BES já ultrapassou os máximo de Abril quando há poucos dias atrás tinha sido a derrocada.

Simplesmente não são os fundamentais que explicam nada disto, porque esses são basicamente os mesmo que eram em Fevereiro passado e aqui incluo todos estes problemas que pelos vistos já se conheciam no seio dos investidores de peso.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Artista Romeno » 9/6/2014 19:06

Storgoff Escreveu:O que eu vejo é que apesar de todos estes problemas graves a cotação não cede.

Feitas as contas, neste momento incluindo as novas acções, o CAP do BES já está acima dos máximos feitos em Abril quando andou a cotar na casa dos 1,46€.

Tudo isto parece um bocado bizarro tendo em conta a forma como a cotação vinha a reagir nas sessões que antecederam o anuncio do AC e depois do anuncio a derrocada ainda se acentuou.

Ao preço atual o bes ainda está a desconto face aos pares ibericos como caixabank, popular ou sabadell .... pode sempre existir a jogada.... mas nao vejo o bes caro coisa nenhuma face aos pares.... o escandalo se até o singelo artista romeno já sabia dele em traços gerais quem não saberia? :?:
e atenção que a banca espanhola no ultimos dias deu um salto grande tal como o bes e o bcp desde os minimos e está a cometer um ERRO BASICO nessa analise... o banco pode valer o mesmo ou mais... Mas está-se a esqueçer dos 1045milhoes que está a incorporar nessas contas que entram no banco por isso nao vale mais coisa nenhuma

por Storgoff » 9/6/2014 18:55

O que eu vejo é que apesar de todos estes problemas graves a cotação não cede.

por Artista Romeno » 9/6/2014 18:11

fazer um banco custa anos e muito dinheiro... e a verdade é esta o bes tem capital metido num banco em Angola... que se for diluido perde valor mais que nao seja economico.... reputacionalmente é muito mau... por isso ganhar nao ganha nada..... só perde... o raciocinio de que ah era um bpn...
1- o bes ainda no fim do ano passado enterrou lá 250 milhoes logo esse $$$ adeus.... nao perde já está a perder..... fora o resto que ja la tinha se ficar diluido
2- o banco tinha tudo para nao ser um bpn e foi.....por isso é uma perda...

acho que sobre este ponto nao tenho nada mais a acrescentar já justifiquei já meti o rc os factos estão aí.... há sempre um topico que eu digo que nao volto mais e volto.... o do banif mas isso é outra conversa tal o circo....

por katolo » 9/6/2014 18:01

Artista Romeno Escreveu:
katolo Escreveu:Pois eu também vou dar a minha opinião (polémica para variar :D )

Acho uma excelente notícia para o BES. O BESA aciona as garantias bancárias e o Estado Angolano nacionaliza o BESA encobrindo assim as altas figuras do MPLA e Generais que roubaram à grande (sim, porque existem nomes, não convém é que se saibam :wink: ) e ainda ficando com uma excelente estrutura bancária no país. O BES, como acionista maioritário, livra-se assim de uma grande dor de cabeça e de um ativo que só dá barracada e prejuízos.

E toda a gente fica a ganhar. BES, Governo de Angola e Ladroagem :lol:

Esta a esquecer um ponto muito importante alem de angola o bes, não tem mais mercados além de Portugal... e a pequena operação em espanha... alem de que a banca angolana é altamente rentavel e com grandes perspetivas de crescimento.... por isso Katolo caso dilua mesmo tem tudo para ser uma perda.... bancos em mercados emergentes é negócio da china perder um não é ganho coisa nenhuma..... o bcp tem angola moçambique a polonia o bes fora angola népia....

Artista Romeno,

O BESA é o BPN de Angola. O que adianta ter uma posição maioritária num Banco que é um problema, tem um buraco financeiro do tamanho do mundo e teima em dar prejuízos? Também te digo uma coisa, acredito piamente que já está tudo negociado com o José Eduardo dos Santos. O BES não fala :-# e o Governo Angolano assume a roubalheira dos membros da MPLA.

É preferível vir a ter uma posição minoritária num Banco com os problemas resolvidos (e que poderá voltar a ter resultados positivos quando o Governo de Angola pegar no Banco) do que "encaixar" perdas superiores ao próprio valor do BES. Se o BES precisa de uma posição internacional estratégica de relevo? Sim, precisa, mas não o BESA. Essa morreu para o BES...

O problema das empresas portuguesas (não só o BES) é que foram demasiado gananciosas e tiveram mais olhos que barriga. Cresceram de uma forma descontrolada e perderam o controlo. Agora estão a sofrer as consequências...

É parar para pensar e recomeçar do zero :wink:

Registado: 20/2/2014 22:01

por informador » 9/6/2014 10:25

Na edição do correio da manha do dia 7 ou 8 estão duas paginas bem interessantes sobre o tema mais recente do BESI, se alguém conseguir era importante postar aqui as 2 paginas :wink:

Registado: 23/7/2013 12:01

por Artista Romeno » 9/6/2014 10:08

katolo Escreveu:Pois eu também vou dar a minha opinião (polémica para variar :D )

Acho uma excelente notícia para o BES. O BESA aciona as garantias bancárias e o Estado Angolano nacionaliza o BESA encobrindo assim as altas figuras do MPLA e Generais que roubaram à grande (sim, porque existem nomes, não convém é que se saibam :wink: ) e ainda ficando com uma excelente estrutura bancária no país. O BES, como acionista maioritário, livra-se assim de uma grande dor de cabeça e de um ativo que só dá barracada e prejuízos.

Esta a esquecer um ponto muito importante alem de angola o bes, não tem mais mercados além de Portugal... e a pequena operação em espanha... alem de que a banca angolana é altamente rentavel e com grandes perspetivas de crescimento.... por isso Katolo caso dilua mesmo tem tudo para ser uma perda.... bancos em mercados emergentes é negócio da china perder um não é ganho coisa nenhuma..... o bcp tem angola moçambique a polonia o bes fora angola népia....

por AntónioManuel » 9/6/2014 9:06

Curto no BES
baseado na analise apresentada
Anexos
bes1.png
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por katolo » 9/6/2014 2:28

Pois eu também vou dar a minha opinião (polémica para variar :D )

Registado: 20/2/2014 22:01

por Storgoff » 9/6/2014 2:23

Uma coisa é a garantia do governo angolano lá estar e permitir ao BES não reconhecer imparidades nas suas contas, outra coisa bem diferente é a garantia ter que ser actuada de forma massiva para cobrir a brutalidade de dinheiro a que se perdeu o rasto.
Nesse caso e como ja veio a público, o estado angolano inevitavelmente vai pedir como moeda de troca a tomada do capital do banco o que no final das contas, pelo efeito brutal de diluição das actuais posições accionistas, era como se o BES perdesse o BESA.
Duma forma ou de outra vira ai rombo forte para o BES.
É claro que esta versão será sem dúvida mais soft do que se não houvesse a garantia.

por SERRA LAPA » 9/6/2014 2:03

Artista :

Só vou acrescentar este post porque não gosto de alimentar polémicas estéreis. Nem tão pouco vou responder às suas provocações, de pensar antes de escrever...

Só lhe queria dizer que é bom respeitarmos outros pontos de vista .
Há uma diferença fundamental: embora discordemos eu respeito a sua opinião , não me parece o contrário

Registado: 17/3/2008 4:57

por Artista Romeno » 9/6/2014 1:40

SERRA LAPA Escreveu:Artista:
Vi o tom acintoso com que escreveste o teu comentário. Achas que tenho a veleidade de pensar que os meus comentários mexem com o preço das acções?

Limitei-me a dizer o que penso e nisto há sempre duas perspectivas, dada a garantia que existe não tem qualquer impacto negativo para as contas do BES. Tu achas que poderá ter .
Se fossemos todos a pensar da mesma forma as acções só subiam ou só desciam.

Uma coisa é certa tudo já era conhecidos dos grandes investidores e não é por isso que o banco não tem parado de subir.
E também não tenho dúvidas nenhumas de que há uma guerra pelo controlo do banco e que o Expresso está discretamente a apoiar uma das facções.
Não apenas pela notícia deste fim-de-semana e a forma como o fez, mas desde há cerca de meio-ano que coisas semelhantes se tem repetido no jornal

Caro, Serra Lapa...

Usei um tom semi jocoso usei de facto.... porque mandou toda a gente ler o jornal.... e no fim viu-se ..... se o expresso está a favor ou não nao sei nem muito me interessa...
factos:
1- Reservas sucessivas do auditor que nao assina com o nome do roc
2- um rácio de alavacagem de mais de 2x credito vs depositos que já ninguem usa
3-a margem financeira a levar porrada que ferve
4-problemas de liquidez
5- grande parte disso financiado no interbancario a curto prazo
6- um aumento de capital gigantesco no besa
7- prejuizos.....
8- o banco que diz no rc nao ter sistemas informaticos para controlar os creditos....
9- o banco teve que ser salvo, da insolvencia nao tem outro nome
Acha mesmo que não se expos ao ridiculo ao dizer que o bes ainda lucrava com isto....
além dos custos implicitos que tal garantia possa acarretar..... mesmo que não fossem nenhuns veja o banco a dar prejuizo no q1 2014 em angola o que é ridiculo.... a margem financeira a cair e a reputação que fica nas ruas da amargura....
dizer que o bes ganha com isto é tratar todos aqui no forum como miúdos de 5 anos... o bpi a ter lucros fabulosos em angola de modo consistente e o bes a ter resultados mediocres e o burro sou eu.....
pa proxima pense bem no que escreve... além do tom tudo o que escreveu ficou em xeque entao depois de abrir esse rc de 2012 e ver a parte do relatorio do auditor jasus o de 2013 deve ser tão bom que nem apareceu ainda

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, Carrancho_, Google [Bot], MADxMAX, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 356 visitantes