Fundos à la carte
Re: Índia
Rick Lusitano (New) Escreveu:DMP Escreveu:BedRocK Escreveu:Eu fazia a seguinte alocação:
20% JPM Em. Middle East, 25% JPM Turquey e 55% GS India.
Abr,
BedRock
Boas amigos,
Tenho o capital disponível para aplicar na distribuição que definimos em conjunto há uns dias.
Alguém tem algo a acrescentar? Falem agora ou calem-se para sempre!![]()
Correndo o risco de já ser tarde, não achas que tens muito peso para a Turquia? Que tal um cheirinho da Mãe Rússia.![]()
Depois da grande queda dos mercados russos no inicio deste ano, devido a questão da Crimeia e Ucrânia, que parece que está a caminho de uma resolução, e já estão com uma boa recuperação.
Um abraço.
Ainda vamos a tempo grande Rick!

Para já, ainda só subscrevi GS India. Que fundos tens debaixo de olho para a Rússia?
Um abraço.
- Registado: 22/3/2014 13:47
Re: Índia
DMP Escreveu:BedRocK Escreveu:Eu fazia a seguinte alocação:
20% JPM Em. Middle East, 25% JPM Turquey e 55% GS India.
Abr,
BedRock
Boas amigos,
Tenho o capital disponível para aplicar na distribuição que definimos em conjunto há uns dias.
Alguém tem algo a acrescentar? Falem agora ou calem-se para sempre!![]()
Um abraço.
Correndo o risco de já ser tarde, não achas que tens muito peso para a Turquia? Que tal um cheirinho da Mãe Rússia.

Depois da grande queda dos mercados russos no inicio deste ano, devido a questão da Crimeia e Ucrânia, que parece que está a caminho de uma resolução, e já estão com uma boa recuperação.
Editado pela última vez por Rick Lusitano em 9/6/2014 0:29, num total de 1 vez.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Re: Fundos à la carte
ruicarlov Escreveu:Sim, existem ETFs com acumulação de dividendos para várias classes de activos. Nem sempre a replicação é física, mas para vários sectores ainda se conseguem algumas coisas. Excepto treasuries americanas de muito longo prazo. Não existe nenhum ETF com acumulação de dividendos equivalente a um TLT
Citando um pouco aquilo que coloquei no tópico do LTCM e acrecentando mais umas coisas:
XGPD - db x-trackers FTSE Global Real Estate ---------------------------------–-------> Imobiliário
SXRG - iShares MSCI USA Small Cap –---------------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização dos EUA
EUNN/SXR1 - iShares MSCI Japan/ iShares MSCI Pacific ex-Japan–------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos
ERO - SPDR MSCI Europe UCITS ETF ----------------------------------------------------> A Velhinha Europa
SPYM - SPDR MSCI Emerging Markets ETF –--------------------------------------------> Mercados Emergentes
Para quem quiser uma maior porção de small-caps, há opções como
SPDR MSCI Emerging Markets Small Cap ETF -----------------------------------------> Emergentes
SPDR MSCI Europe Small Cap ETF -------------------------------------------------------> Europa
Para a parte obrigacionista, temos ETFs como
EGIL iShares Global Inflation Linked Government Bond UCITS ETF -----------------> TIPs
CBU3 iShares USD Government Bond 1-3 UCITS ETF (Acc)-----------------------------> Treasuries americanas de médio prazo
CBU7 iShares USD Government Bond 3-7 UCITS ETF (Acc)-----------------------------> " "
Muito bom trabalho prático, Rui.

Imagino as tormentas por elas quais tivestes que navegar para chegar a este destino.

Em ETFs domiciliados na Europa, tu e o Mouro, são grandes obreiros.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Tulipanegra Escreveu:Boa Tarde!
Durante este mês vou ter mais capital disponível e estou aberto a sugestões, para reforçar algum fundo, ou subscrever novos, desde já agradeço!
Iniciei a Carteira em 24/01/2014 com 8700€, durante o corrente mês vou colocar mais capital e perfazer um total +/- 21000€.
Deixo os fundos que tenho atualmente subscritos e a percentagem em cada um.
Obrigações 42%
E.S. Rendimento Plus FIA Classe de Risco - 2
Tesouraria 17%
E.S. Tesouraria Ativa Classe de Risco - 1
Misto 11%
E.S. Plano Prudente FIF A Classe de Risco - 2
Ações Europa 12%
Franklin European Growth N Acc Classe de Risco - 4 (6%)
F&C European Small Cap A Classe de Risco - 4 (6%)
Ações EUA 11%
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND Classe de Risco - 3
Ações Portugal 6%
ES Portugal Acções FIA Classe de Risco - 3
obrigado
Qual são os teus objectivos?

Muito importante, apenas peca por tardia.
Jornal de Negócios - Formação financeira vai da escola até às PME (08 Junho 2014, 23:30)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/educacao/detalhe/formacao_financeira_vai_da_escola_ate_as_pme.html
Jornal de Negócios - Formação financeira vai da escola até às PME (08 Junho 2014, 23:30)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/educacao/detalhe/formacao_financeira_vai_da_escola_ate_as_pme.html
jokerportuga Escreveu:Unience - Por qué son importantes para ti las históricas medidas del BCE hoy (06-05-2014 16:47:23)
https://www.unience.com/blogs-financieros/Kaloxa/por_que_son_importantes_para_ti_las_historicas_medidas_del_bce_hoy?utm_campaign=website&utm_source=sendgrid.com&utm_medium=email

Joker, fizeste muito bem em postar o artigo do "Kaloxa" para as pessoas, que não sabem bem o que as decisões do BCE implicam com a vida das pessoas, não é só com os investidores.
BedRocK Escreveu:BedRocK Escreveu:
O fundo da F&C de small caps é um bom fundo, mas tem uma grande desvantagem tributária e de capitalização que é o facto de distribuir dividendos, e atualmente não tinha dúvidas em mandá-lo às urtigas e substitui-lo pelo fundo Alken Small Cap Europe R , que para mim tem um dos melhores gestores, e criador da Alken, que é o Nicolas Walewski, sendo um dos melhores fundos de small caps.
Mas como o Best não tem este fundo da Alken, então sugiro o fundo da Franklin European Sm-Mid Caps Gr. N Acc €, que no gráfico seguinte de retornos acumulados a 3 anos é o 2º fundo a portar-se de forma mais consistente ao longo dos 3 anos, atrás do fundo da F&C, só que isso não é bem assim dado que nos cálculos da Morningstar os dividendos distribuidos pelo fundo F&C são considerados como imediatamente capitalizáveis, quando há sempre um intervalo morto de não capitalização (entre a data que cai na conta à ordem e a data de reforço no fundo), para além de que esses dividendos podem não ser subscritos e aí não são capitalizados, o que nos retornos acumulados a 3 ou mais anos faz bastante diferença, pelo que o gráfico é enganador em excesso para o lado do fundo da F&C.
RA.Q: A minha citação anterior faz parte de um post meu de análise à tua carteira. Em vez do fundo da Franklin que pertence à categoria Europa Capitalização Pequena, assim como os outros fundos que coloquei no gráfico comparador, podes escolher o fundo MFS Meridian Europe Sm Cos A1 EUR, o qual apesar de ter na sua designação "Sm Cos" (Small Companies), na realidade pertence à categoria Europa Capitalização Flexível pois a % de grandes e médias empresas de capitalização bolsista é muito maior que a % de empresas pequenas.
Se minimizarmos a questão do fundo da MFS não pertencer à categoria de pequena capitalização, então este fundo a 3 ou 5 anos tem melhores performances que os outros todos de small caps, pois tem melhores DP e Rentabilidades e, consequentemente, melhor RS.
Abr,
Bedrock
Amigo BR, o nome do MFS (MFS Meridian European Smaller Companies A1 EUR Acc), não reflete pequenas empresas (Small Companies/Small Cap.) exclusivamente. Mas sim, as mais pequenas empresas (Smaller Companies/Small & Mid Caps), em comparação com as Grande empresas (Large Caps) e isso inclui as médias e as pequenas. Os cerca de 17% de Grandes empresas, são normais em fundos de PMEs. Assim como em fundos de Grandes empresas, existir uma % de PMEs. É a pitada de sal que os gestores, por vezes gostam de dar, nos fundos, para ter aquele extra retorno acima da média da categoria e do índice.
Olha para o exemplo do Franklin European Small-Mid Cap Growth N Acc € (LU0188151095), também da mesma categoria do MFS, "Acções Europa Capitalização Pequena/Média", apesar de ter uns pózinhos de Grandes empresas:
Rick Lusitano (New) Escreveu:PS: Nem sempre as Morningstar classificam os fundos correctamente por categorias, após eu ter analisado (esmiuçado) os fundos, em diversas fontes, incluindo as fichas dos fundos (KIID) e políticas de investimento nas gestoras dos próprios fundos. Por isso, as minhas classificações dos fundos não coincidem com a Morningstar por vezes, exemplos disso, são:
Jupiter Dynamic Bond L EUR Acc = Obrigações Globais Flexível
MFS Meridian European Smaller Companies A1 EUR Acc = Acções Europa Capitalização Pequena/Média
RA.Q Escreveu:O BedRock disse que não ia fazer análise exaustiva da carteira do NGRO e ainda assim, a sua análise não-exaustiva, pareceu-me bem profunda e interessante de se ler. Como tal, e porque esse é o nível médio da qualidade de participações neste fórum, não resisto a partilhar aqui a carteira que estou a montar. Não peço uma análise exaustiva, mas porque reconheço que percebem muito mais destas andanças e são infinitamente mais experientes do que eu, gostaria de ler a vossa opinião.
40% - Obrigações - ES Obrigações Europa Euro - PTYESRLM0008
20% - Misto - Invesco Funds - Invesco Pan European High Income Fund Class E Accumulation - LU0243957742
20% - Saúde - ING (L) Invest Health Care X Acc EUR - LU0341736642
20% - Small caps Europa - F&C Portfolios Fund F&C European SmallCap A EUR Inc - LU0207432559
Com esta carteira tenho o objetivo de uma rentabilidade anualizada de pelo menos 7% num período mínimo de 3-5 anos.
O que vos parecem? Alguma recomendação de troca?
Cumprimentos!

20% - Misto - Invesco Funds - Invesco Pan European High Income Fund Class E Accumulation - LU0243957742

20% - Small caps Europa - F&C Portfolios Fund F&C European SmallCap A EUR Inc - LU0207432559

Não te parece uma alocação muito concentrada? Com fundos com 1 peso mínimo na carteira de 20%? E muito virada para a Europa? É que as taxas de juro na Europa, vão ter de aumentar e com isso, as obrigações tendem a perder valor. E no espaço de tempo que referes, 3-5 anos, o risco de isso acontecer é muito grande. Se o teu prazo fosse maior, o risco diluiria-se...
Acho que podias diluir o risco, através de maior dispersão geográfica e de pesos de cada fundo.
Esse misto da Invesco é muito estranho, tem muita volatilidade para a quantidade de obrigações em carteira, (58%) e apenas 18% em acções. O M&G é mais "certinho".
PS: Nem sempre as Morningstar classificam os fundos correctamente por categorias, após eu ter analisado (esmiuçado) os fundos, em diversas fontes, incluindo as fichas dos fundos (KIID) e políticas de investimento nas gestoras dos próprios fundos. Por isso, as minhas classificações dos fundos não coincidem com a Morningstar por vezes, exemplos disso, são:
Jupiter Dynamic Bond L EUR Acc = Obrigações Globais Flexível
MFS Meridian European Smaller Companies A1 EUR Acc = Acções Europa Capitalização Pequena/Média
BedRocK Escreveu:NGRO Escreveu:NGRO Escreveu:Felicito-vos pelo excelente tópico que sigo com regularidade.
Estou a construir uma carteira de longo prazo (10 anos), com 50% acções e 50% obrigações, com um objectivo de rentabilidade de 7% líquidos.
Neste momento está assim:
Instrumento ISIN Descrição %
Fundo Acções BIO LU0190162189 Fundo Pictet Biotech________________________12.5%
Fundo Obrigações LU0106235707 Fundo Schroders ISF EURO BOND______________12.5%
Fundo Acções EURO LU0106238040 Schroder ISF Eur Smaller Coms B Acc_________-_12.5%
Fundo Obrigações HY LU0086177085 UBS(Lux)Bond Fund Euro High Yield P (1).p_____12.5%
Restante liquidez
Estou a pensar juntar mais 4 fundos e os seguintes estão na minha watchlist:
BGF Global High Yield Bond Hdg E2 EUR
FF - America Fund E Acc EUR
BGF World Mining Fund A2 EUR
JPM Gl.High Yield Bd.D Acc EUR-H
BGF Global Allocation Fund E EUR H (1)
Templeton Glob.Total Ret.N Acc EUR -H1 (2)
Agradeço os vossos comentários e sugestões.
O meu supermercado é algo limitado já que estou a construir a carteira no DBank.
Alguma sugestão dos mais experientes? E o que acham das bonds emerging markets? Faz sentido fazerem parte de uma carteira de longo prazo?
(...)
Recomendo o fundo Alken Small Cap Europe R. O gestor e fundador da Alken, Nicolas Walewski, é um dos melhores gestores do mundo nas categorias Europa flexível e de small-mid caps.
(...)
BedRocK Escreveu:RA.Q Escreveu:O BedRock disse que não ia fazer análise exaustiva da carteira do NGRO e ainda assim, a sua análise não-exaustiva, pareceu-me bem profunda e interessante de se ler. Como tal, e porque esse é o nível médio da qualidade de participações neste fórum, não resisto a partilhar aqui a carteira que estou a montar. Não peço uma análise exaustiva, mas porque reconheço que percebem muito mais destas andanças e são infinitamente mais experientes do que eu, gostaria de ler a vossa opinião.
Com esta carteira tenho o objetivo de uma rentabilidade anualizada de pelo menos 7% num período mínimo de 3-5 anos.
O que vos parecem? Alguma recomendação de troca?
Cumprimentos!
(...)
O fundo da F&C de small caps é um bom fundo, mas tem uma grande desvantagem tributária e de capitalização que é o facto de distribuir dividendos, e atualmente não tinha dúvidas em mandá-lo às urtigas e substitui-lo pelo fundo Alken Small Cap Europe R , que para mim tem um dos melhores gestores, e criador da Alken, que é o Nicolas Walewski, sendo um dos melhores fundos de small caps.
Mas como o Best não tem este fundo da Alken,
(...)
Pequena ressalva, este fundo foi fechado a novas subscrições. Tanto que o Banco Best, já o retirou da oferta online, desde que este fundo foi fechado, já há algum tempo.
BedRocK Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:
O Nº 1 da semana é....
A Índia. Sem surpresas.![]()
O Brasil conseguiu ficar em 5º lugar, nada mau.![]()
A Turquia, perdeu-se em algum lado, alguém sabe aonde ela ficou?![]()
......
Em termos de YTD, os fundos com maiores retornos são alguns da Índia e dentro destes com moeda em euros, o 1º que aparece com maiores retornos é o fundo GS India Equity E com 31.42%, e a seguir aos fundos mais ganhadores da Índia, aparecem os fundos da Turquia do HSBC com 27.93% e o JPMorgan com 27.72% (meu).
Assim, Rick a Turquia em termos de retornos YTD está mesmo à frente dos teus olhos e bem visível, pois só tem à sua frente alguns fundos da Índia, logo não há desculpas para não a veres.
Abr,
BedRock
Caro Bedrock,
Gostava de perceber o porquê de fazer market timing com fundos? Não seria preferível com ETF's?
Quando resgatas um fundo apanhas com o valor da data de liquidação d+3 ou pior e este tipos de fundos (turquia, brasil,India,...) quando invertem é a doer em 2, 3 dias podem descer 10% ou 15%.
Já agora e a Grécia ninguém tem posições? Eu tenho o ETF Lyxor ATHX e espero que me dê alegrias esta semana!!!
- Registado: 4/6/2014 23:59
Para os fãs dos fundos da ESAF, um novo fundo, que ainda não está na oferta online do BB, gerido pelo mesmo gestor do ES Rendimento Plus, o João Zorro:
Espírito Santo Short Bond EUR Fundo de Investimento Mobiliário Aberto (LU1017159903)
Fonte: ESAF - Espírito Santo Short Bond EUR
https://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=94165000527&from=listafundos
Espírito Santo Short Bond EUR Fundo de Investimento Mobiliário Aberto (LU1017159903)
ESAF Escreveu:Filosofia
O Fundo investirá até 100 % i) em títulos de dívida emitidos essencialmente por entidades governamentais ou privadas europeias com uma maturidade (ou maturidade residual) de até 3 anos, ii) em ativos objeto de titularização, por exemplo, Títulos Garantidos por Ativos (ABS), com uma maturidade (ou maturidade residual) de até 3 anos e/ou iii) em instrumentos do mercado monetário (tais como papel comercial e bilhetes de tesouro). O Fundo pode investir até 20% em Títulos Garantidos por Ativos (ABS).
Gestor do Fundo
João Zorro
Responsável pela Equipa de Obrigações
Iniciou a sua atividade profissional na ESAF como Responsável pela Equipa de Obrigações em 2000.
Experiência profissional: Trader de obrigações para a carteira própria do Banco Mello de Investimentos (1995-2000);
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade Técnica de Lisboa em 1995. Pós-graduação em Mercados e Ativos Financeiros pelo CEMAF/ISCTE (1998), em Gestão de Empresas pelo INDEG/ISCTE (1994) e em Gestão e Estratégia Industrial pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade Técnica de Lisboa (1993);
Entidades Comercializadoras
ESAF - Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário (nas instalações), Banco Espírito Santo, S.A. (através dos seus balcões), Allfunds Bank , Banque Privée Espírito Santo , S.A. – Sucursal em Portugal, BES SF Exterior , BES Luxemburgo, BESSE, Banco BEST- Banco Electrónico de Serviço Total, Banco Inversis, S.A.
Valor da UP 05.06.2014: €4,9468
Subscrição Inicial (Mín.) 1 UP
Subscrições Seguintes 1 UP
Comissão de Subscrição
Comissão de Resgate
Comissão de Depositário 0,050 %
Comissão de Gestão 0,500 %
Comissão de Transferência
Pré-aviso de Reembolso T+2 dia útil
Fonte: ESAF - Espírito Santo Short Bond EUR
https://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=94165000527&from=listafundos
Daemoon Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:
Na humilde opinião, começava por:
1º mandava o serviço de gestão de carteiras do Best (ou de qualquer banco) para as urtigas. Investia os 30k, numa carteira que possa gerir a minha maneira, consoante o meu perfil de risco, horizonte temporal, expectativas, etc. Poupava dinheiro em comissões pagas ao serviço de gestão de carteiras e possivelmente conseguiria melhor resultados.
Rick pelo que disseste parece-me que és desconhecedor desse serviço, tenho-o há cerca de 5 anos e estou com uma TAE a rondar os 6,45% no Perfil Moderado, tens 5 carteiras para escolher de diferentes perfis de risco, horizonte temporal é o que escolheres, sabendo sempre que após os 5 anos tens beneficio de a taxa de IRS baixar nos resgates, quanto á comissão é fixa e nem a vês como acontece nos fundos de investimento, eu quando entro na minha conta aparece o valor das UPs como se de um fundo se tratasse.
Pergunto-te se geres alguma carteira de algum fundo de investimentonós não gerimos nada, nem fundos nem serviços de carteiras, portanto o gerir á nossa maneira é algo falacioso, eu vejo este tipo de serviço com um fundo misto, onde eu coloquei lá 25 000€ e onde tenho tido uma média de rentabilidade anual de 6,45%, se consigo ter maior rentabilidade? é capaz e até tenho nas minhas carteiras de fundos
mas não invalida que ao mesmo tempo não tenha um serviço de gestão discricionária, seja neste caso no Best seja no banco que for desde que apresentem históricos de bons resultados.
Mas quando tiveres a tua própria gestora de fundos podemos falar numa transferência de títulos![]()
![]()
Por acaso, não fiquei nada admirado com a menção do banco que usas neste tipo de serviço de gestão de carteiras.

Não sou desconhecedor desse tipo de serviços, seja qualquer o banco, apesar de nunca ter usado qualquer um desses serviços. Mesmo que venha a ser, o único vencedor do Jackpot do Euromilhões, jamais entregaria a gestão dos meus milhões a serviços de gestão do tipo Asset ou Wealth Management. Pois sei bem que os custos de gestão de carteiras são a única certa. A casa nunca perde.

Num serviço de Asset Management, eles fazem aquilo que qualquer um de nós faz, a gestão da carteira, entradas e saídas nos activos, neste caso, em fundos de investimento, a alocação, a gestão da liquidez, estratégias de investimento, etc. Para isso, não preciso de pagar a ninguém. Tens razão, naquilo que dizes, o serviço de gestão de carteiras é tipo um fundo misto, mais precisamente um fundo de fundos, pagas comissões num "fundo" que tem fundos em carteira.
Agora uma pergunta, não existe conflito de interesses, entre o serviço de gestão de carteiras, os objectivos do banco com as gestoras dos fundos e o interesse do investidor?

Compreendo qualquer impossibilidade de uma resposta mais precisa.

E ainda estamos a falar de fundos de investimento, aonde não há comissões de negociação, como existe nos ETFs, acções, CFDs, Forex, etc.

Porquê não invisto em fundos ou seguros PPR ou em seguros de capitalização sem taxa garantida, que são basicamente fundos mistos? Precisamente pelo mesmos motivos acima indicados. Fracas performances, comissões regulares.
Eu giro 1 fundo, o fundo misto "RL Global Extended Alpha Unconstrained Opportunities", o fundo do meu património financeiro.

(PS: Conheço várias pessoas, que tiveram esse tipo de serviço de gestão de carteiras, PPRs e seguros de capitalização sem taxa garantida, que depois de terem ficado desiludidas com essas "facilidades", se viraram para o estudo e a gestão própria do seu património financeiro.)
Daemoon, espero não ter ferido alguma suscetibilidade...

(Se calhar até fazes parte da minha rede de contactos pessoais.

[/quote]
1º mandava o serviço de gestão de carteiras do Best (ou de qualquer banco) para as urtigas. Investia os 30k, numa carteira que possa gerir a minha maneira, consoante o meu perfil de risco, horizonte temporal, expectativas, etc. Poupava dinheiro em comissões pagas ao serviço de gestão de carteiras e possivelmente conseguiria melhor resultados.
[/quote]
Rick pelo que disseste parece-me que és desconhecedor desse serviço, tenho-o há cerca de 5 anos e estou com uma TAE a rondar os 6,45% no Perfil Moderado, tens 5 carteiras para escolher de diferentes perfis de risco, horizonte temporal é o que escolheres, sabendo sempre que após os 5 anos tens beneficio de a taxa de IRS baixar nos resgates, quanto á comissão é fixa e nem a vês como acontece nos fundos de investimento, eu quando entro na minha conta aparece o valor das UPs como se de um fundo se tratasse.
Pergunto-te se geres alguma carteira de algum fundo de investimento
nós não gerimos nada, nem fundos nem serviços de carteiras, portanto o gerir á nossa maneira é algo falacioso, eu vejo este tipo de serviço com um fundo misto, onde eu coloquei lá 25 000€ e onde tenho tido uma média de rentabilidade anual de 6,45%, se consigo ter maior rentabilidade? é capaz e até tenho nas minhas carteiras de fundos
mas não invalida que ao mesmo tempo não tenha um serviço de gestão discricionária, seja neste caso no Best seja no banco que for desde que apresentem históricos de bons resultados.
Mas quando tiveres a tua própria gestora de fundos podemos falar numa transferência de títulos

[/quote]
Pergunto-te se geres alguma carteira de algum fundo de investimento

Mas quando tiveres a tua própria gestora de fundos podemos falar numa transferência de títulos

- Registado: 14/2/2009 14:06
Os mercados em ETFs
Só por curiosidade, os mercados referidos recentemente em retornos YTD, sem ETFs leveraged (alavancados) ou inverse (short positions, ou seja a apostar nas quedas) e sem ETNs. Inclui também ETFs de médias e de pequenas empresas. Agora cada um, tira as suas próprias conclusões:
Quem quiser ver a listagem do top 100 em retornos YTD de todos ETFs:
ETF Database - 100 Highest YTD ETF Returns
http://etfdb.com/compare/highest-ytd-returns
Quem quiser ver a listagem do top 100 em retornos YTD de todos ETFs:
ETF Database - 100 Highest YTD ETF Returns
http://etfdb.com/compare/highest-ytd-returns
ETFs na Europa
ETF.com Escreveu:Euronext Launches New ETF Trading Facility
Written by Rachael Revesz - June 06, 2014
Euronext stock exchange has launched a new exchange traded fund (ETF) facility which is intended to boost product liquidity and enable investors to trade more transparently and get a better price.
The exchange connecting Amsterdam, Brussels, Lisbon and Paris will introduce a “request for size” (RFS) facility, which means investors can quote a price they are willing to pay to buy a fund and the market makers then reply with how many ETF shares they will provide for that price. The buyer then chooses which market maker they want to trade with.
This process is almost the reverse to the traditional “request for quote” process, where the buy side order a certain number of ETF shares and the market makers quote a price. The new facility is set to be introduced by the end of the year.
Euronext is the first exchange to launch such a RFS facility, and comes just a few months after several other moves to promote ETF trading. This includes a net asset value trading facility, which allows investors to trade ETFs just once a day like mutual funds, and a multicurrency trading service, expanding the range to 20 currencies. Euronext also launched the first ETF with an international security settlement structure in continental Europe with Euroclear Bank.
Pedro Fernandes, head of European exchange traded products at Euronext, said: “This initiative makes ETFs transparent and available for everyone, for both institutional and retail investors.”
Euronext has also successfully applied to operate in London. This week, the Financial Conduct Authority granted Euronext UK Markets a Regulated Investment Exchange (RIE) status, which will compete with the likes of the London Stock Exchange and BATS Chi-X Europe.
Euronext is a wholly owned subsidiary of Intercontinental Exchange and is planning to float by the end of the year. It has around €300 million of turnover per day from around 600 ETFs listed on the exchange.
Fonte: ETF.com - Euronext Launches New ETF Trading Facility (June 06, 2014)
http://europe.etf.com/europe/features-a-news/9861-euronext-launches-new-etf-trading-facility.html?Itemid=126
BedRocK Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:
O Nº 1 da semana é....
Rick: Olha que, na presente semana, a média dos fundos da Turquia deu uma banhada na média dos fundos do Brasil, pelo que não procures a Turquia que ela está à tua frente desde que a queiras ver, como é lógico.
Sabes que quando não se acredita numa pessoa, temos a tendência a só ver defeitos nela e a não enxergar nenhuma das suas virtudes, mas cuidado que um bom investidor não pode ter esse preconceito tendencioso e deve tentar reduzir o seu bias a zero, porque ao contrário do que diz o Prof. Cavaco (que nunca se engana) não há má moeda nos ganhos e toda a moeda é má nas perdas, e a Turquia não é o Santana Lopes, pois este tem downsides plurianuais, tal como o Brasil, e a Turquia não têm dois downsides seguidos, sendo que a um acentuado downside segue-se um ano de forte upside, pelo que temos que saber aproveitar a boa volatilidade, não entrando tarde e evitar cavalgar a última fase do upside, e tentar evitar a má volatilidade, sendo que o controlo desta última passa por estabelecer uma stop losses da ordem dos 15%, pois em metade do ano seguinte esta perda limite deve ser recuperada.
Não é fazer como eu fiz o ano passado (serviu-me de exemplo e este ano já foi aplicado no resgate da biotecnologia) na Turquia em que após 4 meses da subscrição eu estava a ganhar 25%, depois após a comunicação da Fed em finais de maio, em cerca de 2 semanas já tinha perdido todos os ganhos e não quis vender a zero e passadas mais 2 semanas já estava a perder da ordem dos 20%, sendo que o prejuízo máximo foi de 33%. Portanto, não quis estabelecer uma stop losses máxima de 15%, porque acreditava na recuperação, e depois tomei uma perda de 33%, mas como não sou burro e aprendo facilmente, em particular, com os erros, este ano na biotecnologia já não segui ideias ou fezadas e segui a matemática, uma vez que esta eu posso dominá-la e a fezada é que me pode dominar a mim.
Hoje estou um investidor mais robusto e racional com aquele murro no estômago que me deu uma lição para o resto da vida. Hoje estou a perder só 7% e espero estar a zero quando voltar de férias no final do mês de junho, e se tal acontecer foi um ano perdido neste investimento, pior era se tivesse continuado no Brasil porque aí levava com 3 anos seguidos de prejuízos.
Os fundos com elevada volatilidade devem ser encarados como o manusear de explosivos: quem não percebe nada da química dos explosivos, então não mexe, mas quem é especialista pode e deve utilizá-los pois os explosivos também podem ser boa volatilidade e trazer lucros aos utilizadores, como, por ex., no partir/desmontar uma camada rochosa na abertura de uma estrada. É claro que o pessoal que manuseia os explosivos também segue regras restritas de segurança, tal como um bom investidor deve ter uma politica de controle dos riscos e de preservação do capital da carteira, e para tal tem de estabelecer níveis de stop losses e de stop profit (para evitar a 1ª fase acentuada do posterior downside).
Em termos de YTD, os fundos com maiores retornos são alguns da Índia e dentro destes com moeda em euros, o 1º que aparece com maiores retornos é o fundo GS India Equity E com 31.42%, e a seguir aos fundos mais ganhadores da Índia, aparecem os fundos da Turquia do HSBC com 27.93% e o JPMorgan com 27.72% (meu).
Assim, Rick a Turquia em termos de retornos YTD está mesmo à frente dos teus olhos e bem visível, pois só tem à sua frente alguns fundos da Índia, logo não há desculpas para não a veres.
Abr,
BedRock
BR, estava a ver que não te acordava.

Não és só tú que podes meter comigo.

(O meu post sobre os vencedores da semana, serve apenas, para alertar sobre as apostas de curto prazo.)
Tirando as brincadeiras, o teu post, antes de mais, tem uma mensagem muito útil, para quem pensa que apostar em mercados de alta volatilidade/alto retornos, pus a alta volatilidade em 1º lugar, porque alta volatilidade é mais importante do que os possíveis altos retornos, a alta volatilidade é certa e bem real, os altos retornos, já não são tão certos e reais.

Podias era dispensar as analogias políticas.

Eu sou apartidário. Bem, não é totalmente correcto, sou a 100% do Partido dos Altos Rendimentos (PAR).
BR, que tal recolhemos a 5.000 assinaturas, para fundar este partido? Pela quantidade de subscritores da OPS do FCP, deve ser relativamente fácil.

BR, como tens jeito para a coisa, começa a fazer o nosso manifesto. Dou-te já uma ajuda:
Manifesto do Investidor
Artigo 1
Todos os investidores têm igualdade de direitos. Incluindo os investidores de retalho. Seja na fiscalidade, no acesso a oportunidades de investimento ou em qualquer outra circunstância.
Artigo 2
Os investidores têm direito a uma menor fiscalidade. Sendo os dez primeiros anos isentos de qualquer tributação fiscal.
dosina Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:dosina Escreveu:aplicação 35K
duvida 25 em gestão carteiras BEST e resto em fundos ou tudo em fundos.
o que acham?
depois de uma 2ª seleção ainda tenho muitos, por onde cortar?
A. Africa 5%
S Middle East EUR LU0316459568 5 %
A. EUA 12,50%
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND LU0347184318 5
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc GB00B0WGY707 7,5
A. Europa 22,50%
Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail Net EUR GB00B1324292 4,5
JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D (acc) - EUR LU0289214628 4,5
MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund LU0125944966 4,5
Alken Europ Opport LU0524465977 4,5
F&C European Small Cap A LU0207432559 4,5
A. Global 5%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc LU0607512935 2,5
Invesco Global Equity Income E € Acc LU0607513586 2,5
A. Saude 5%
Bgf World Healthscience E2 LU0171309270 5
Mistos 15%
Invesco Pan European High Income E Acc LU0243957742 5
M&G Optimal Income Euro A-H Gross Acc (Hdg) GB00B1VMCY93 5
es Plano Dinamico PTYEVFLM0007 5
Obrigações 15%
AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR LU0189847253 3
ES Euro Bd LU0062574610 3
Templeton Global Total Return N (acc) EUR-H1 LU0294221253 3
FT Gb Tot Ret LU0260870745 3
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc LU0853555380 3
"Monetário" 10%
Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA PTVORDHM0002 10
Ações ASEAN 2%
JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR LU044185326 2
Ações Emergentes Global - Moeda Hedged 2%
Amundi Fds Eq MENA SHE-C LU0568614241 2
Ações Nórdicas 2%
Nordea 1 - Nordic Equity Small Cap Fund E EUR LU0278528822 2
Ações Sector Bens de Consumo 2%
Invesco Global Leiruse E LU0115139569 2
Ações Turquia 2%
HSBC GIF Turkey Equity E Acc LU0213962813 2
Alguem pode dar uma opinião, sff?
Nota: carteira a começar do Zero (ainda não iniciada)
Se bem entendi, tens 35K:
Cenário 1:
25k em serviço de gestão carteiras BEST
10K a dividir por 25 fundos
Cenário 2:
35K em 25 fundos
2º Simplificava o número de fundos. Talvez, se usares uma unidade base de valor ou de %. Por exemplo, múltiplos de 250 EUR ou 500 EUR ou 1.000 EUR ou em múltiplos de %, como 2,5% ou 5% ou 10%.
Para além das carteiras das 2 carteiras que me comprometi para analisar, existem mais 2 (contando com a tua). Pelo que, como o tempo, está contra mim, só vou conseguir analisar-las todas no fim-de-semana.
Para além da alocação da carteira, vocês deveriam indicar:
Horizonte temporal
Risco aceitável em %. Qual a % que estão a dispostos a ter de menos valias num fundo e no total da carteira?
Quais as vossas expectativas de retorno mínimo da carteira?
desde já obrigado.
Horizonte temporal - 4 / 5 anos...é para ir ficando até....
risco aceitável - 10%
retorno - 7% bruto ano
eu tentei fazer por % e tentar ver valores mínimos, por exemplo já vi que o ES Euro Bond, a subscrever tem de passar para 6%, pois o mínimo é uma unidade.
Parece-me que são muitos fundos e deveria reduzir, talvez tb alocar menos em ações por obrigações e substituir o fundo ASEAN por um da India.
se puderes dar uma olhada, agradecia, duas ou 3 opiniões ajudam sempre a confrontar com a nossa e a melhorar.
com a subida das acções nestes dias, talvez fosse bom esperar uma semana para entrar o que achas?
pretendia tratar disso até 3ª feira.
alguma opinião dos especialistas?
- Registado: 5/6/2014 23:18
BedRocK Escreveu:NGRO Escreveu:Boas,
Deixo-vos em anexo um exercício de "futurologia" vulgo outlook 2013-2022 da Vanguard.
Parece-me muito interessante para quem está a planear portfolios de longo prazo.
Se quiserem podemos bater umas bolas quanto às conclusões nomeadamente do quadro da página 13 sobre a evolução em 3 alocações (acções/obrigações) diferentes na próxima década.
Postava o gráfico se soubesse como...Alguma dica?
https://personal.vanguard.com/pdf/s358.pdf
1- Para colocares o gráfico: Clicas em Anexar Ficheiro (por baixo do quadro "Responder"onde escreves) > Clicas em Procurar e é feita a ligação automática para os documentos do teu computador, depois na janela aberta escreves o nome do ficheiro/imagem que pretendes anexar e a seguir clicas em abrir > Essa imagem/ficheiro foi agora transferida para baixo do quadro "Responder" ao lado do "Procurar..." e clicas em Adicionar o Ficheiro > Depois posicionas o cursor do rato na linha do texto onde queres inserir a imagem e então clicas em "Insira na linha".
2- O que tu querias dizer era Figura 13 em vez da página 13. Começa lá tu então a bater umas bolas que eu estou a endireitar as cordas da minha raquete e estou um pouco cansado para ir a jogo, e, para já, vou ficar na bancada a assistir.
Os foristas, designadamente, fãs das políticas de investimento da Vanguard e que são fãs do Bogle e do blogleheads, que se cheguem à frente e comecem a bater umas bolas com este nosso amigo e connosco em geral.
Abr,
BedRock
Como já disse no meu post anterior, o paper é de 2013 pelo que já não se encontra actualizado.
Já agora, gostava de referir que a Vanguard vai muito para além do espírito "Boglehead".
Dos mutual fundos que eles comercializam (infelizmente não podemos aceder aqui na Europa), mais de metade são de gestão activa

Apenas em ETFs é que (ainda?

- Registado: 13/9/2013 0:16
Artista Romeno Escreveu:Boa observação, mas estes dados têm obrigatóriamente( a bold propositadamente)... que ser contextualizados com o ano 2000 que foi um ano de fim de bolha nas acções americanas... para quem diz ah e tal o SP500 está no topo vejam o que se passou naquele ano logo partir logo do ano 2000 é um pouco enviesado... tão diferentes que seriam os retornos se começasse de 2001 ou 2002![]()
e nas bonds igual pegou num dos periodos historicamente mais favoráveis ao mercado obrigacionista
dito isto de qualquer modo os ultimos anos foram ano de ouro para as obrigações mas isto está mais perto do final do que do inicio a meu ver.. nao digo que as yields vão subir desalmadamente nada disso... apenas que jamais podem cair tanto como cairam até aqui... dai que obrigações tlvz valha a pena olhar para alguns emergentes numa perspetiva de ter algum retorno a medio longo prazo... numa de cp os paises desenvolvidos ainda podem ter algo para dar mas espanha a financiar-se mais barato que o uk.... o topo está perto diria
Importa referir que o paper é de Janeiro de 2013, pelo que as conclusões aí apresentadas deverão ter de ser actualizadas.
Ora o que é que aconteceu em 2013?
As obrigações tiveram na sua maioria um ano negativo (especialmente as obrigações dos mercados emergentes).
O SP500 subiu mais de 30%, tendo sido acompanhado igualmente de um rally de acções nos mercados desenvolvidos (ao contrário dos emergentes, que tiveram um ano bear).
- Registado: 13/9/2013 0:16
Rick Lusitano (New) Escreveu:
O Nº 1 da semana é....
Rick: Olha que, na presente semana, a média dos fundos da Turquia deu uma banhada na média dos fundos do Brasil, pelo que não procures a Turquia que ela está à tua frente desde que a queiras ver, como é lógico.
Sabes que quando não se acredita numa pessoa, temos a tendência a só ver defeitos nela e a não enxergar nenhuma das suas virtudes, mas cuidado que um bom investidor não pode ter esse preconceito tendencioso e deve tentar reduzir o seu bias a zero, porque ao contrário do que diz o Prof. Cavaco (que nunca se engana) não há má moeda nos ganhos e toda a moeda é má nas perdas, e a Turquia não é o Santana Lopes, pois este tem downsides plurianuais, tal como o Brasil, e a Turquia não têm dois downsides seguidos, sendo que a um acentuado downside segue-se um ano de forte upside, pelo que temos que saber aproveitar a boa volatilidade, não entrando tarde e evitar cavalgar a última fase do upside, e tentar evitar a má volatilidade, sendo que o controlo desta última passa por estabelecer uma stop losses da ordem dos 15%, pois em metade do ano seguinte esta perda limite deve ser recuperada.
Não é fazer como eu fiz o ano passado (serviu-me de exemplo e este ano já foi aplicado no resgate da biotecnologia) na Turquia em que após 4 meses da subscrição eu estava a ganhar 25%, depois após a comunicação da Fed em finais de maio, em cerca de 2 semanas já tinha perdido todos os ganhos e não quis vender a zero e passadas mais 2 semanas já estava a perder da ordem dos 20%, sendo que o prejuízo máximo foi de 33%. Portanto, não quis estabelecer uma stop losses máxima de 15%, porque acreditava na recuperação, e depois tomei uma perda de 33%, mas como não sou burro e aprendo facilmente, em particular, com os erros, este ano na biotecnologia já não segui ideias ou fezadas e segui a matemática, uma vez que esta eu posso dominá-la e a fezada é que me pode dominar a mim.
Hoje estou um investidor mais robusto e racional com aquele murro no estômago que me deu uma lição para o resto da vida. Hoje estou a perder só 7% e espero estar a zero quando voltar de férias no final do mês de junho, e se tal acontecer foi um ano perdido neste investimento, pior era se tivesse continuado no Brasil porque aí levava com 3 anos seguidos de prejuízos.
Os fundos com elevada volatilidade devem ser encarados como o manusear de explosivos: quem não percebe nada da química dos explosivos, então não mexe, mas quem é especialista pode e deve utilizá-los pois os explosivos também podem ser boa volatilidade e trazer lucros aos utilizadores, como, por ex., no partir/desmontar uma camada rochosa na abertura de uma estrada. É claro que o pessoal que manuseia os explosivos também segue regras restritas de segurança, tal como um bom investidor deve ter uma politica de controle dos riscos e de preservação do capital da carteira, e para tal tem de estabelecer níveis de stop losses e de stop profit (para evitar a 1ª fase acentuada do posterior downside).
Abr,
BedRock
- Registado: 1/3/2014 0:50
E para finalizar, a vida difícil e brutal do gestor de fundo de investimento. Até um gestor e vice-presidente executivo da PIMCO, prefere se despedir para vender sandes numa carrinha.
Será que ele vende bifanas e pregos e para empurrar umas minis ou imperiais/finos?
Aquilo na PIMCO, deve está mal, o El-Erian que era o presidente da PIMCO (CEO) saiu, agora este Francês, prefere ir vender sandochas e bejecas numa carrinha.
Bloomberg - The Nasty, Brutish Life of the Modern Mutual Fund Manager (Jun 3, 2014 7:29 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-06-03/the-nasty-brutish-life-of-the-modern-mutual-fund-manager.html
Fonte: Bloomberg - Pimco’s Banet to Quit for Food Truck Selling Sandwiches (Jun 5, 2014 5:00 AM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-06-05/pimco-s-banet-to-quit-for-food-truck-selling-sandwiches.html
Será que ele vende bifanas e pregos e para empurrar umas minis ou imperiais/finos?

Aquilo na PIMCO, deve está mal, o El-Erian que era o presidente da PIMCO (CEO) saiu, agora este Francês, prefere ir vender sandochas e bejecas numa carrinha.

Bloomberg - The Nasty, Brutish Life of the Modern Mutual Fund Manager (Jun 3, 2014 7:29 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-06-03/the-nasty-brutish-life-of-the-modern-mutual-fund-manager.html
Bloomberg Escreveu:The 36-year-old fund manager who specializes in inflation-protected bonds is leaving June 10 to start a food-truck business in Los Angeles and Orange County.
(...)
Banet, who is French, joined Pimco in mid-2011 after a career trading inflation-linked investments at Nomura Securities Co. and BNP Paribas SA. He is on Pimco’s real return team, which specializes in investments that shield investors from inflation, such as Treasury Inflation-Protected Securities, commodity indexes and real estate.
“I would like to thank Jeremie for his contributions to Pimco’s clients and wish him the very best in this next phase of his career,” Mihir Worah, head of the real return and multiasset teams, said in an e-mail.
The $15.4 billion Pimco Real Return Fund (PRRIX), led by Worah, one of Pimco’s six deputy chief investment officers, has returned 5 percent this year, better than 84 percent of peers, according to data compiled by Bloomberg. In the past five years, its returns averaging 6.4 percent annually beat 96 percent of similarly managed funds.
Fonte: Bloomberg - Pimco’s Banet to Quit for Food Truck Selling Sandwiches (Jun 5, 2014 5:00 AM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-06-05/pimco-s-banet-to-quit-for-food-truck-selling-sandwiches.html
Eu não queria dizer: "Eu já tinha avisado"
Para quem estava preocupado com as Obrigações Europa. Até a Grécia está com Yields na casa dos 5% a 10 anos, a Espanha está apenas a 4 pontos base das Yields das US Treasuries com a Italia logo atras. Se calhar, ainda vamos ter as Yields da divida Portuguesa abaixo das US Treasuries.
Jornal de Negócios - Juros a dois anos em mínimos históricos após decisão do BCE (06 Junho 2014, 09:14)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro___credito/detalhe/juros_a_dois_anos_em_minimos_historicos_apos_decisao_do_bce.html
Uma das minhas apostas para 2014, como podem ver nas várias carteiras que simulei no Unience:
Fonte: Seeking Alpha - Bundesbank raises Germany's 2014 growth forecast (Jun 6 2014, 05:59 ET)
http://seekingalpha.com/news/1788463-bundesbank-raises-germanys-2014-growth-forecast
O Nº 1 da semana é....
A Índia. Sem surpresas.
O Brasil conseguiu ficar em 5º lugar, nada mau.
A Turquia, perdeu-se em algum lado, alguém sabe aonde ela ficou?
EWZ = iShares MSCI Brazil Capped ETF
Fonte: Seeking Alpha - Weekly ETF Gainers / Losers (Jun 6 2014, 16:17 ET)
http://seekingalpha.com/news/1789933-weekly-etf-gainers-losers

Para quem estava preocupado com as Obrigações Europa. Até a Grécia está com Yields na casa dos 5% a 10 anos, a Espanha está apenas a 4 pontos base das Yields das US Treasuries com a Italia logo atras. Se calhar, ainda vamos ter as Yields da divida Portuguesa abaixo das US Treasuries.

Jornal de Negócios Escreveu:Juros a dois anos em mínimos históricos após decisão do BCE
06 Junho 2014, 09:14
Esta evolução dos juros da dívida dos países periféricos da área do euro tem lugar depois de, ontem, 5 de Junho, o presidente do Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado um conjunto de medidas sem precedentes de estímulo monetário.
Jornal de Negócios - Juros a dois anos em mínimos históricos após decisão do BCE (06 Junho 2014, 09:14)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro___credito/detalhe/juros_a_dois_anos_em_minimos_historicos_apos_decisao_do_bce.html
Uma das minhas apostas para 2014, como podem ver nas várias carteiras que simulei no Unience:
Fonte: Seeking Alpha - Bundesbank raises Germany's 2014 growth forecast (Jun 6 2014, 05:59 ET)
http://seekingalpha.com/news/1788463-bundesbank-raises-germanys-2014-growth-forecast
O Nº 1 da semana é....
A Índia. Sem surpresas.

O Brasil conseguiu ficar em 5º lugar, nada mau.

A Turquia, perdeu-se em algum lado, alguém sabe aonde ela ficou?

EWZ = iShares MSCI Brazil Capped ETF
Fonte: Seeking Alpha - Weekly ETF Gainers / Losers (Jun 6 2014, 16:17 ET)
http://seekingalpha.com/news/1789933-weekly-etf-gainers-losers
Com o meu post anterior, nenhuma instituição financeira vai querer me convidar mais para esta função. Assim eu espero.
(Eu não quero nenhuma posição de comercial, vulgo, gestor (de conta), (Personal) Financial Advisor ((P)FA) ou Portfolio Advisor (PA) e outras nomenclaturas pomposas para a função de vendedor.)

(Eu não quero nenhuma posição de comercial, vulgo, gestor (de conta), (Personal) Financial Advisor ((P)FA) ou Portfolio Advisor (PA) e outras nomenclaturas pomposas para a função de vendedor.)
Repensar o papel do Financial Advisor (FA)
Bloomberg Escreveu:Too many Americans are still steered into financial products that are far more profitable for salespeople than for clients, and pay high fees and commissions. With basically anyone able assume the "financial adviser" title, whether at a brokerage or an independent firm, many investors remain baffled about whom they can trust.
(...)
Sifma says it would be in favor of a weaker version of the fiduciary rule, one that leaves alone longstanding business practices. That means unsophisticated investors with, say, $40,000 to invest could still get wildly different advice and pricing depending on what type of adviser's office they walk into. At an independent adviser, investors might end up in a cheap mutual fund after paying $300 an hour or less for advice. At a brokerage firm that's a Sifma member, they might be put in a broker-sponsored fund with as much as a 5 percent load fee, costing them $2,000 right off the top.
(...)
In a series of events in 60 cities around the world last month, the CFA Institute urged members to start “putting investors first.” Rather than act like salespeople, financial professionals should emulate doctors and lawyers with a fiduciary duty to put clients’ interests first, says Rebecca Fender, director of CFA’s Future of Finance initiative. That requires having the “personal courage” to speak up when members' firms aren’t doing the right thing, she says.
It’s tough to imagine this effort alone transforming the wolves of Wall Street into warm and fuzzy investor advocates. But if they want to win tomorrow’s customers, they need to do more than talk. According to the consultancy Scratch, more than 70 percent of 20- and 30-somethings would rather go to the dentist than listen to a bank.
Fonte: Bloomberg - Wall Street Fights for Our Right to Pay 5% Fund Fees (Jun 5, 2014 12:57 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-06-05/wall-street-fights-for-our-right-to-pay-5-fund-fees.html
NGRO Escreveu:BedRocK Escreveu:NGRO Escreveu:Boas,
Deixo-vos em anexo um exercício de "futurologia" vulgo outlook 2013-2022 da Vanguard.
Parece-me muito interessante para quem está a planear portfolios de longo prazo.
Se quiserem podemos bater umas bolas quanto às conclusões nomeadamente do quadro da página 13 sobre a evolução em 3 alocações (acções/obrigações) diferentes na próxima década.
Postava o gráfico se soubesse como...Alguma dica?
https://personal.vanguard.com/pdf/s358.pdf
1- Para colocares o gráfico: Clicas em Anexar Ficheiro (por baixo do quadro "Responder"onde escreves) > Clicas em Procurar e é feita a ligação automática para os documentos do teu computador, depois na janela aberta escreves o nome do ficheiro/imagem que pretendes anexar e a seguir clicas em abrir > Essa imagem/ficheiro foi agora transferida para baixo do quadro "Responder" ao lado do "Procurar..." e clicas em Adicionar o Ficheiro > Depois posicionas o cursor do rato na linha do texto onde queres inserir a imagem e então clicas em "Insira na linha".
2- O que tu querias dizer era Figura 13 em vez da página 13. Começa lá tu então a bater umas bolas que eu estou a endireitar as cordas da minha raquete e estou um pouco cansado para ir a jogo, e, para já, vou ficar na bancada a assistir.
Os foristas, designadamente, fãs das políticas de investimento da Vanguard e que são fãs do Bogle e do blogleheads, que se cheguem à frente e comecem a bater umas bolas com este nosso amigo e connosco em geral.
Abr,
BedRock
Caro Bedrock,
Obrigado pela dica da colocação de imagens. Parece que agora já estou pro!![]()
Parece-me justo começar eu! Então cá vai o 1º serviço... espero que não seja um ÁS!
1. Estou surpreso com a melhor performance do portfolio (80 A /20 O) face ao (60/40), nomeadamente quanto ao downside (percentil inferior) apenas uma diferença de 0,6% a favor do (60/40), enquanto que, no upside (percentil superior) tem uma diferença de 3,2% a favor do 80/20.
Isto faz-me pensar sobre a alocação atual do meu portfolio que é 50/50...talvez deva rever! Podem comentar à vontadex.
2. Também me parece bizarro o percentil inferior do 60/40 e do 20/80 ser igual, ou seja, no pior cenário ambos os portfolios teriam um desempenho igual...
Boa observação, mas estes dados têm obrigatóriamente( a bold propositadamente)... que ser contextualizados com o ano 2000 que foi um ano de fim de bolha nas acções americanas... para quem diz ah e tal o SP500 está no topo vejam o que se passou naquele ano logo partir logo do ano 2000 é um pouco enviesado... tão diferentes que seriam os retornos se começasse de 2001 ou 2002

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, PAULOJOAO, serdom, Shimazaki_2, trend=friend e 62 visitantes