Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por STRESSZERO » 5/6/2014 19:36

Pelo que li a conversão dos impostos diferidos terá um impacto que oscila entre 1,2 e 1,4 mil milhões de euros.

Se isto não é bom para o banco o que será então?

Eu continuo longo no BCP e acho que tecnicamente continua com um aspeto excelente para os touros.

Pelos vistos os 0,20 parece que não serão fáceis de roer, mas estou confiante no meu trade e espero pacientemente que consiga "furar" os 0,24 nos próximos tempos.

Ps- isto não é um sonho é um desejo!

Bons negócios!

Registado: 16/9/2011 9:25

por katolo » 5/6/2014 19:34

Concordo! O tema dos DTA's é importante para evitar AC! E eu não percebi nada da notícia...

Acredito que só em último caso se recorrerá ao AC, porque concerteza haverá pressão dos grandes acionistas para evitá-lo. Ao fim ao cabo, estão todos tesos :mrgreen:

Por outro lado, o AC será uma boa oportunidade para os pequenos poderem ganhar umas coroas, se o padrão do AC do BES se repetir :wink:

Registado: 20/2/2014 22:01

por Winddays » 5/6/2014 19:23

Artista Romeno Escreveu:
Winddays Escreveu:Boas tardes
A noticia refere "activos por impostos diferidos que se encontrem registados nas contas anuais do sujeito passivo relativas ao último período da tributação anterior".

É referido a palavra "activos" e deste modo, em minha opinião é o valor total expresso no Balanço de 2013 e não o valor do exercício de 2013.

A noticia refere ainda "medidas de reforço de capital por via da emissão de direitos de conversão transaccionáveis em mercado". Julgo que isto não é mais que as obrigações convertíveis que toda a Banca estrangeira (e não só) anda a emitir...

Em minha opinião são boas notícias. As más noticias é que o mercado, até agora, não parece partilhar a mm opinião...

Pode ser que com notícias mais específicas e detalhadas o comportamento seja favorável.

Cps

Atenção ao fim da frase" relativas ao último período da tributação anterior"

Sim, mas eu entendo como sendo o total de "activos por imposto diferidos" expressos no Balanço no último exercício e não o imposto diferido do último exercício, expresso na Demonstração dos Resultados.

Ainda assim ressalvo que, de acordo com o anexo às contas de 2013, a parte dos DTA pelos prejuízos fiscalmente dedutíveis é ínfima e é possível de serem abatidos até 2017/2018. O grande valor é referente às imparidades de clientes/outros e esses julgo estarem acautelados com esta medida governamental (mesmo que não estejam, grande percentagem dessas imparidades podem ser compensadas com futura entrega/venda de activos dos devedores, ou execução de garantias). O outro grande valor, referente ao fundo de Pensões, tem um prazo de 10/12 anos, para ser deduzido (a partir de 2012, salvo erro).

Pontos fracos:
Em minha opinião é a debilidade do Balanço, os fracos capitais próprios, e um mercado nacional estagnado, com enorme risco.

Pontos fortes:
Operação fora de portas com crescimento expressivo, designadamente Moçambique.

Fui à AG e gostei do profissionalismo da comissão executiva. Reiteraram o compromisso de cumprir com o Plano financeiro, sem necessidade de aumentos de capital (excepto surpresas qto aos DTA) e afirmaram que está para breve a venda da operação Romena, a Gestão de Activos e outra qq que agora não me lembro. Referiram ainda que a parte vida, dos seguros não foi alienada.

Enfim, eu estou longo no BCP, apesar de ter consciência de que o MBCP depende muito do destino do nosso Portugal. O TC deu mais uma facadinha no progresso da cotação, mas estou em crer que o tempo sara estas e outras feridas do passado.

Esta é apenas a minha sincera opinião e não quero com isto influenciar nenhum leitor.

Cps

Registado: 4/1/2014 11:55

por luislobs » 5/6/2014 19:20

AC devia estar na calha contudo passarinhos ao ouvido previram esta noticia, julgo q Bcp vai ser o mais beneficiado das novas formas de creditos.

A meu ver o bcp tinha ganho com AC anunciado esta semana, aproveitavam a embalagem Bes e tinhamos o Banco com cocos pagos e imediatamente a dar dividendos sem os enormes juros pagos.

Creio q o Ac do bes vai por muita gente de olhos em bico tal a procura, julgar pelos comentarios dos balcoes. como tal a procura do Bcp seria identica.

.

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por MarketBS » 5/6/2014 19:17

Com tantas noticias aparentemente boas isto devia subir ... mas como as coisas não são assim tão lineares o melhor é estar sentado na bancada até vermos de que lado está a maior força...

Registado: 11/6/2012 0:00

por katolo » 5/6/2014 19:00

Não percebo nada disto...

Resta esperar para ver o comportamento amanhã...

Registado: 20/2/2014 22:01

por JotaFreitas1 » 5/6/2014 19:00

No Jornal de Negócios:
-BCP é o que mais beneficia da medida

A banca vai toda beneficiar deste regime, mas a instituição que mais beneficia é o BCP. Segundo os cálculos do Caixa BI, a conversão dos impostos diferidos terá um impacto para a instituição que oscila entre 1,2 e 1,4 mil milhões de euros, facilitando o reembolso das obrigações de capital contingente (Cocos) ao Estado. O BESI considera que o impacto será de 270 pontos base nos rácios de capital do banco liderado por Nuno Amado.

E de acordo com as contas divulgadas pelos bancos, o BCP prevê que o rácio common equity tier I, que servirá de referência no âmbito de Basileia III, passará de 5,4% para 9,5% quando as alterações estiverem todas implementadas.

O BES deverá ganhar 90 pontos base. O aumento de capital vai colocar o rácio em 9,5% e, com os DTA, o nível de solidez passa para 10,5%, de acordo com os dados referidos no prospecto do aumento de capital.

No BPI, tendo em conta o rácio common equity tier one, na versão totalmente implementada, os activos por impostos diferidos libertarão 227 milhões de euros de capita
l

Se isto é mesmo assim...È uma noticia que vai mexer... :!:

Registado: 11/4/2011 23:04

por pepe7 » 5/6/2014 18:45

rackdoritos Escreveu:
pepe7 Escreveu:
F.Ferreira1 Escreveu:Seria bom pelo menos um fecho acima dos 0,20€. Aguardar para ver...

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

Considerando a resistência nos 0,20, eu diria aguardar pelo fecho assim desse valor (alguns dias) para confirmação da quebra consistente da mesma. :wink:

Haverá novo suporte? Se houver é altura de entrar com novo suporte?

Olá rackdoritos,
Desculpa mas só agora foi possível responder.
Caso o BCP quebre consistentemente a zona de resistência nos 0,20, ai a resistência dos 0,20 passa a suporte, logo temos que aguardar, mas atenção que por vezes temos falsas quebras de resistências, e no caso de entrarmos no activo temos que ter uma estratégia (segundo plano) caso corra mal, para limitar eventuais perdas.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por yaya » 5/6/2014 18:39

Winddays Escreveu:A noticia refere ainda "medidas de reforço de capital por via da emissão de direitos de conversão transaccionáveis em mercado". Julgo que isto não é mais que as obrigações convertíveis que toda a Banca estrangeira (e não só) anda a emitir...

Obrigações não significa mais dívida ? Não será mais algo parecido com o que fez o BES?

Ou seja a ideia é não pesar mais o défice. :-s
Editado pela última vez por yaya em 5/6/2014 18:50, num total de 1 vez.

Registado: 28/8/2013 22:19

por Storgoff » 5/6/2014 18:37

Artista Romeno Escreveu:Atenção ao fim da frase" relativas ao último período da tributação anterior"

Pois essa frase baralha tudo aquilo.
Em primeiro lugar só um tipo de DTAs é que serão convertidos em créditos fiscais e depois só os registados a partir de inicio de 2015 e os que foram registados relativamente ao exercício fiscal anterior a essa data é que contam.
Concluo que sejam apenas os DTAs registados referentes ao ano de 2014.
Ou estou errado?
Portanto tudo o que sejam DTAs anteriores ou que não pertençam à categoria definida pelo governo simplesmente não serão convertidos em créditos fiscais e como tal terão mesmo de ser deduzidos ao capital core do banco.

Se assim for acho que isto tem tudo para não ser uma boa notícia.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Artista Romeno » 5/6/2014 18:19

Winddays Escreveu:Boas tardes
A noticia refere "activos por impostos diferidos que se encontrem registados nas contas anuais do sujeito passivo relativas ao último período da tributação anterior".

É referido a palavra "activos" e deste modo, em minha opinião é o valor total expresso no Balanço e não o valor do exercício de 2013.

A noticia refere ainda "medidas de reforço de capital por via da emissão de direitos de conversão transaccionáveis em mercado". Julgo que isto não é mais que as obrigações convertíveis que toda a Banca estrangeira (e não só) anda a emitir...

Em minha opinião são boas notícias. As más noticias é que o mercado, até agora, não parece partilhar a mm opinião...

Pode ser que com notícias mais específicas e detalhadas o comportamento seja favorável.

Cps

Atenção ao fim da frase" relativas ao último período da tributação anterior"
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Winddays » 5/6/2014 18:17

Boas tardes

É referido a palavra "activos" e deste modo, em minha opinião é o valor total expresso no Balanço e não o valor do exercício de 2013.

Cps

Registado: 4/1/2014 11:55

por Rafgopt » 5/6/2014 18:14

"De modo a assegurar o reforço da estrutura de capital das sociedades que optem pelo recurso ao regime agora aprovado, prevê-se a adopção obrigatória, por parte destas entidades, de medidas de reforço de capital por via da emissão de direitos de conversão transaccionáveis em mercado", uma medida que era exigida pela troika."

Portanto só há um caminho: Reforço de Capital.

A via escolhida deverá ser por um aumento de capital ou, como está na moda, uma espécie de emissão de obrigações convertíveis em acções... :-k
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!

Registado: 13/3/2006 23:46

por monterrey » 5/6/2014 17:58

Storgoff Escreveu:Formou hoje uma vela de inversão ?
Parece-me que o tema BCE já se esfumou e agora vem aí o tema quente dos DTAs e os ACs

Lá vamos amanhã novamente para SUL :-k...será?!?!?!?!

Registado: 29/11/2007 1:59

por Artista Romeno » 5/6/2014 17:45

Storgoff Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Tenho muitas duvidas que seja tão alto pois...além de 2015 para a frente que hoje é 0...."que se encontrem registados nas contas anuais do sujeito passivo relativas ao último período da tributação anterior àquela data e à parte dos gastos e variações patrimoniais negativas que lhes estejam associados", explica o comunicado do Conselho de Ministros" ora isto indicia ser so os dta gerados em 2013.... mas nao estou certo do que estou a dizer esta linguagem é muito ambigua

As contas que aparecem na noticia foram feitas há uns 2 meses atrás e partiam do principio que em Portugal se iria aplicar uma mediada igual à de Espanha. Aquelas contas não tem qualquer validade neste momento

Entretanto o mercado já tem vindo a incorporar que isso não iria ser bem assim e que em Portugal a mediada não seria tão generosa para a banca.

Hoje apesar da euforia com as medidas do BCE, o BCP fechou a recuar brutalmente dos máximos da sessão o que me leva a crer que o paleio do comunicado indicia uma medida ainda mais restritiva do que o mercado estava à espera nestes últimos dias.

Se for só de 2013 2014 chamem o meu amigo jotas007 e metam o capacete é tudo o que tenho a dizer... essa treta somada nem 500m dá * estimativa com base num comunicado inocuo
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por Storgoff » 5/6/2014 17:33

Artista Romeno Escreveu:Tenho muitas duvidas que seja tão alto pois...além de 2015 para a frente que hoje é 0...."que se encontrem registados nas contas anuais do sujeito passivo relativas ao último período da tributação anterior àquela data e à parte dos gastos e variações patrimoniais negativas que lhes estejam associados", explica o comunicado do Conselho de Ministros" ora isto indicia ser so os dta gerados em 2013.... mas nao estou certo do que estou a dizer esta linguagem é muito ambigua

As contas que aparecem na noticia foram feitas há uns 2 meses atrás e partiam do principio que em Portugal se iria aplicar uma mediada igual à de Espanha. Aquelas contas não tem qualquer validade neste momento

Entretanto o mercado já tem vindo a incorporar que isso não iria ser bem assim e que em Portugal a mediada não seria tão generosa para a banca.

Hoje apesar da euforia com as medidas do BCE, o BCP fechou a recuar brutalmente dos máximos da sessão o que me leva a crer que o paleio do comunicado indicia uma medida ainda mais restritiva do que o mercado estava à espera nestes últimos dias.

por yaya » 5/6/2014 17:32

Ou seja a troika obriga as entidades a fazerem AC se quiserem optar pelo regime DTA? :oh:

"O regime agora aprovado é aplicável aos gastos e variações patrimoniais negativas contabilizadas nos períodos de tributação que se iniciem em ou após 1 de Janeiro de 2015, bem como aos activos por impostos diferidos que se encontrem registados nas contas anuais do sujeito passivo relativas ao último período da tributação anterior àquela data e à parte dos gastos e variações patrimoniais negativas que lhes estejam associados", explica o comunicado do Conselho de Ministros.

"De modo a assegurar o reforço da estrutura de capital das sociedades que optem pelo recurso ao regime agora aprovado, prevê-se a adopção obrigatória, por parte destas entidades, de medidas de reforço de capital por via da emissão de direitos de conversão transaccionáveis em mercado".

AT:
Gráfico diário: fez shooting star pouco simpática e bateu na banda bolinger superior
Gráfico semanal: continua a batalha para inverter a tendência de queda da MA10. Hoje não superou a MA10 como o PSI20.
Editado pela última vez por yaya em 5/6/2014 17:43, num total de 1 vez.

Registado: 28/8/2013 22:19

por Artista Romeno » 5/6/2014 17:18

Storgoff Escreveu:
np40af Escreveu:
Esta notícia do negócios quantifica o que está em causa. Resta saber se está correcta.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... scais.html

Exceptuando a primeira parte da notícia tudo o resto é um copy paste de artigos com mais de 2 meses.
Essa contas do Caixa BI foi baseado no pressuposto de que o estado português ia fazer algo semelhante ao que foi feito em Espanha, mas não é nada disso que está a ser anunciado agora. Novas contas terão de ser feitas quando forem publicados os detalhes.

A noticia está mal elaborada e só gera confusão.

Tenho muitas duvidas que seja tão alto pois...além de 2015 para a frente que hoje é 0...."que se encontrem registados nas contas anuais do sujeito passivo relativas ao último período da tributação anterior àquela data e à parte dos gastos e variações patrimoniais negativas que lhes estejam associados", explica o comunicado do Conselho de Ministros" ora isto indicia ser so os dta gerados em 2013.... mas nao estou certo do que estou a dizer esta linguagem é muito ambigua.....p.s o azar é já nao haver o POC... senao como mostrei na pagina anterior este assunto já estava resolvido... e andavam naquela altura patos a comprar acções de empresas com base em contabilidade feita no poc..... :clap:

por Storgoff » 5/6/2014 17:16

np40af Escreveu:
Esta notícia do negócios quantifica o que está em causa. Resta saber se está correcta.

Exceptuando a primeira parte da notícia tudo o resto é um copy paste de artigos com mais de 2 meses.
Essa contas do Caixa BI foi baseado no pressuposto de que o estado português ia fazer algo semelhante ao que foi feito em Espanha, mas não é nada disso que está a ser anunciado agora. Novas contas terão de ser feitas quando forem publicados os detalhes.

A noticia está mal elaborada e só gera confusão.

por Artista Romeno » 5/6/2014 17:14

Storgoff Escreveu:
np40af Escreveu:Estava à espera de uma valorização significativa após ser conhecida esta notícia e não se passou nada disso.
Ela significa «apenas» que o BCP já não precisa de fazer aumento de capital. Ou então, fazê-lo mas a uma muito menor escala.
Às vezes parece que a nossa bolsa reage ao ralenti. Porque não me parece nada que esta notícia já estivesse descontada pelos mercados.

O problema da noticia é que não quantifica nada e pode muito bem acontecer que aquilo que venha a ser considerado como crédito fiscal fique aquém do que o mercado esperava e aí naturalmente a cotação sofrerá.
Não esquecer que as medidas anunciadas hoje pelo BCE foram uma força para a subida das cotações. No entanto no final da sessão parece que todo esse efeito se esfumou.
O tema DTA pode ter criado alguma desilusão.

Comunicado misterioso""O regime agora aprovado é aplicável aos gastos e variações patrimoniais negativas contabilizadas nos períodos de tributação que se iniciem em ou após 1 de Janeiro de 2015, bem como aos activos por impostos diferidos que se encontrem registados nas contas anuais do sujeito passivo relativas ao último período da tributação anterior àquela data e à parte dos gastos e variações patrimoniais negativas que lhes estejam associados", explica o comunicado do Conselho de Ministros." mas parece me que isto é muito menor que o esperado... prejuizos que hão de vir tal como os amanhas? e só os do ano anterior, portanto 2013 parece-me curto face ao esperado....mas este comunicado é uma treta...

por AAA_ » 5/6/2014 17:11

Storgoff Escreveu:
np40af Escreveu:Estava à espera de uma valorização significativa após ser conhecida esta notícia e não se passou nada disso.
Ela significa «apenas» que o BCP já não precisa de fazer aumento de capital. Ou então, fazê-lo mas a uma muito menor escala.
Às vezes parece que a nossa bolsa reage ao ralenti. Porque não me parece nada que esta notícia já estivesse descontada pelos mercados.

O problema da noticia é que não quantifica nada e pode muito bem acontecer que aquilo que venha a ser considerado como crédito fiscal fique aquém do que o mercado esperava e aí naturalmente a cotação sofrerá.
Não esquecer que as medidas anunciadas hoje pelo BCE foram uma força para a subida das cotações. No entanto no final da sessão parece que todo esse efeito se esfumou.

Registado: 21/10/2010 13:08

por Storgoff » 5/6/2014 17:00

por AAA_ » 5/6/2014 16:53

Estava à espera de uma valorização significativa após ser conhecida esta notícia e não se passou nada disso.

Registado: 21/10/2010 13:08

por Storgoff » 5/6/2014 16:51

Formou hoje uma vela de inversão ?
Parece-me que o tema BCE já se esfumou e agora vem aí o tema quente dos DTAs e os ACs

por Rafgopt » 5/6/2014 16:26

pacheco1979 Escreveu:Governo aprova solução para impostos diferidos da banca

http://economico.sapo.pt/noticias/gover ... 95021.html

É engraçado verificar a reação da cotação após a confirmação da noticia dos DTAs.
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!

Registado: 13/3/2006 23:46

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, CORTIÇA, darkreflection, fosgass2020, Gold Stock, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 240 visitantes