Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Artista Romeno » 4/6/2014 20:57

tiagopt2 Escreveu:Artista Romeno,
Imagina um cenário: Eu estava-te a dever 1000 euros mas, por questões múltiplas, não te pagava essa dívida. Mais tarde tu precisavas de 3000 euros porque estavas muito aflito (porque, por má gestão pessoal, tinhas ficado em apuros) e eu, para não te ver falir, emprestava-te esse montante a uma taxa de 9% ao ano. Achas que seria justo que tu me pagasses juros pelos 3000 euros ou por 2000, já que eu continuava sem te devolver 1000 euros?
É essa a questão aqui... Fazer de advogado do diabo é deixar de lado a demagogia e tentar ser objectivo e justo. Como o Manuel disse, em última análise só pretendo materializar o efeito de tudo isto na cotação. E para se apurar esse efeito esta questão é importante
e eu posso fazer a seguinte pergunta, agora chegou a minha vez de ser do diabo! quando o tesouro britanico interveio o LLoyds não ficou com acções e salvo erro nem foi maioritario... o bcp levou com 3mm porque todos os informados sabiamos que alem da grecia aquilo tinha uma carteira de credito que era uma beleza franciscana.... agora pergunto se estado tivesse ficado com acções do BCP... cheira-me que tinha ficado com mais do que o tesouro britanico ficou do lloyds...2- meteu capital convertivel é bem diferente de emprestou 3- uma operação bancaria rentavel pode gerar um retorno de mais de 9%... se tal fosse impossível podiamos falar de agiotas e coisas do genero... Agora tenham isto bem em mente meus caros no UK o tesouro tinha ficando com quantos % do bcp 3000mm se estivessemos no uk... vão pensando nisso... isto é uma questão de capital em falta nada mais???
quanto aos 9% o santander meteu cocos no outro dia a preço de mercado a 6 e tal, vendo o momento em que foi feito a % no total do capital parece-me completamente adequado...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por tiagopt2 » 4/6/2014 20:51

Artista Romeno,
Imagina um cenário: Eu estava-te a dever 1000 euros mas, por questões múltiplas, não te pagava essa dívida. Mais tarde tu precisavas de 3000 euros porque estavas muito aflito (porque, por má gestão pessoal, tinhas ficado em apuros) e eu, para não te ver falir, emprestava-te esse montante a uma taxa de 9% ao ano. Achas que seria justo que tu me pagasses juros pelos 3000 euros ou por 2000, já que eu continuava sem te devolver 1000 euros?
É essa a questão aqui... Fazer de advogado do diabo é deixar de lado a demagogia e tentar ser objectivo e justo. Como o Manuel disse, em última análise só pretendo materializar o efeito de tudo isto na cotação. E para se apurar esse efeito esta questão é importante
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por mmrmm » 4/6/2014 20:26

Não creio de todo que o Tiago tenha tomado uma posição quanto ao assunto. Apenas o abordou do ponto de vista teórico sobre as hipóteses que o problema levanta. Mais ainda a questão é fundamental para se perceber que rumo o banco vai tomar face à liquidação da dívida perante o Estado e consequentemente da possibilidade de realizar um aumento de capital para esse efeito. Em última análise o que o Tiago pretendeu foi materializar um valor de perda da cotação em caso de AC e nada mais.

Registado: 27/2/2014 20:36

por Artista Romeno » 4/6/2014 20:09

tiagopt2 Escreveu:
Zoprano Escreveu:É só mais uma opinião .... vale o que vale ...

Para quem quiser ver:

"BCP - Hora de investir ou hora de fugir"

Parte 1- https://www.youtube.com/watch?v=hgL3JzkKsL8

Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=Ok_-DGl9OXs

Obrigado pela referência, Zoprano. Não consegui passar por cá mais cedo. Aproveito para deixar os tópicos das análises:

Parte 1, análise fundamental:
- Análise aos pontos fortes e pontos fracos do BCP
- Análise ao montante potencial para o Aumento de Capital
- Análise ao potencial de diluição resultante do Aumento de Capital

Parte 2, análise técnica:
- Padrão de higher-lows mantém-se inalterado;
- Parece estar a formar-se padrão de lower-highs
- Quebra do suporte nos 15 cêntimos colocaria em causa o bull mode;
- Rompimento da resistência poderia levar o título para novos máximos

Pára tudo, 1º video aos 3 minutos e tal:o bcp tem DTA's porque teve... prejuízos... que resultaram de má gestão? certo.... seria justo o estado não receber os 9%? claro que não, entao meteu dinheiro num banco altamente descapitalizado e numa situação de turbulencia.....e não recebia 9% :!: :roll: :wall: isso é que fomentava a competição desleal e era um enormíssimo incentivo à má gestão.... espero que não me leve a mal mas fez mesmo de advogado do diabo.... o banco tem dtas dado que se portou mal....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por tiagopt2 » 4/6/2014 19:51

Zoprano Escreveu:É só mais uma opinião .... vale o que vale ...

Para quem quiser ver:

Obrigado pela referência, Zoprano. Não consegui passar por cá mais cedo. Aproveito para deixar os tópicos das análises:

Parte 1, análise fundamental:
- Análise aos pontos fortes e pontos fracos do BCP
- Análise ao montante potencial para o Aumento de Capital
- Análise ao potencial de diluição resultante do Aumento de Capital

Parte 2, análise técnica:
- Padrão de higher-lows mantém-se inalterado;
- Parece estar a formar-se padrão de lower-highs
- Quebra do suporte nos 15 cêntimos colocaria em causa o bull mode;
- Rompimento da resistência poderia levar o título para novos máximos
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por HJOR » 4/6/2014 17:27

investpouco Escreveu:
Zoprano Escreveu:
negociosbolsa81 Escreveu:Thank´s :wink:

Pois também estou fora á espera do momento ideal...

pois ... Esse é o problema, saber quando é o momento ideal lol

não sabem??? ou não souberam???
o momento ideal é entrada no suporte com stop abaixo, e se este quebrasse reentrada no stop abaixo, mas pelos vistos muitos não aproveitaram mas não foi por falta de aviso.
suporte nos 0,161x caso não vá lá, entao aproveitar uma ida aos 0,186 se se aperceberam que a correção não vai ser forte.
nunca entrar agora. a não ser que quebre os 0,20 que acho que vai ser preciso muito pois a eminencia dum necessário aumento de capital estará na sombra enquanto não houver mais pagamentos dos cocos, mesmo que o Nuno Amado diga que não vá haver.
num dos meus posts eu tinha previsto os 0,30 para o 2º semestre, mas tal como tinha dito, se não houvesse aumento de capital, mas o que não pensei é que pudesse existir uma sombra do aumento de capital, sem este mesmo existir ficando em causa os 0,30, uma vez que ninguém arrisca uma queda vertiginosa se a cotação estivesse muito alta e houvesse AC anunciado.
Para ajudar quase toda a banca nacional...fez aumento de capital.

Cuidado!
Porque se não quebrar, o "suporte nos 0,161x" pode... como não quero agourar... :-#
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por investpouco » 4/6/2014 17:03

Zoprano Escreveu:

não sabem??? ou não souberam???
o momento ideal é entrada no suporte com stop abaixo, e se este quebrasse reentrada no stop abaixo, mas pelos vistos muitos não aproveitaram mas não foi por falta de aviso.
suporte nos 0,161x caso não vá lá, entao aproveitar uma ida aos 0,186 se se aperceberam que a correção não vai ser forte.
nunca entrar agora. a não ser que quebre os 0,20 que acho que vai ser preciso muito pois a eminencia dum necessário aumento de capital estará na sombra enquanto não houver mais pagamentos dos cocos, mesmo que o Nuno Amado diga que não vá haver.
num dos meus posts eu tinha previsto os 0,30 para o 2º semestre, mas tal como tinha dito, se não houvesse aumento de capital, mas o que não pensei é que pudesse existir uma sombra do aumento de capital, sem este mesmo existir ficando em causa os 0,30, uma vez que ninguém arrisca uma queda vertiginosa se a cotação estivesse muito alta e houvesse AC anunciado.
Para ajudar quase toda a banca nacional...fez aumento de capital.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por Zoprano » 4/6/2014 15:29

Registado: 27/5/2014 14:57

por negociosbolsa81 » 4/6/2014 15:25

Thank´s :wink:

Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)

Registado: 29/3/2012 18:17

por fjcbolsa » 4/6/2014 15:22

Está mesmo bom para estar fora, junto à resistência (0,195) :-k
Anexos
bcp.png

Registado: 24/11/2010 10:03

por negociosbolsa81 » 4/6/2014 15:16

Quando o BCP sobe ninguém escreve... :-" a subir 3% e nada....clássico...

Quando cai, cai o carmo e a trindade e lá vêm mil perguntas e especulações...e sobe, nem um gráficozinho...

por Ulisses Pereira » 4/6/2014 12:03

Rafgopt, pode haver muitas explicações. Uma delas é a falta de acções do BCP em carteira para poderem vender e fazer arbitragem com as posições que adquirem em CFD`s aos clientes.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Zoprano » 4/6/2014 10:45

É só mais uma opinião .... vale o que vale ...

Para quem quiser ver:

Registado: 27/5/2014 14:57

por Blue Epsilon » 3/6/2014 12:47

Rafgopt,

Tens toda a razão. Sendo assim, o que disse não faz sentido. Mesmo questionando a Carregosa eles atribuem a proibição/não proibição de abrir posições curtas ao SaxoBank. Estaremos sempre dependentes do que eles quiserem fazer.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Rafgopt » 3/6/2014 12:17

Blue Epsilon Escreveu:
Rafgopt Escreveu:O mais engraçado é que para o BES que está a meio de um processo de aumento de capital está disponível :-k

Até pode ter sentido, repara, está disponível desde hoje e não esteve durante o inicio do aumento de capital, ou se preferires, desde o primeiro dia em que se negociaram direitos..
Hoje é o primeiro dia em que não se transaccionam direitos, pelo que pode muito bem ser esse o motivo. O custo de empréstimo subiu para 6%...

Hoje ainda estão a ser negociados direitos do BES.
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!

Registado: 13/3/2006 23:46

por Blue Epsilon » 3/6/2014 10:50

Rafgopt Escreveu:O mais engraçado é que para o BES que está a meio de um processo de aumento de capital está disponível :-k

Até pode ter sentido, repara, está disponível desde hoje e não esteve durante o inicio do aumento de capital, ou se preferires, desde o primeiro dia em que se negociaram direitos..
Hoje é o primeiro dia em que não se transaccionam direitos, pelo que pode muito bem ser esse o motivo. O custo de empréstimo subiu para 6%...
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

por Rafgopt » 3/6/2014 10:42

O mais engraçado é que para o BES que está a meio de um processo de aumento de capital está disponível :-k

por Blue Epsilon » 3/6/2014 10:35

Rafgopt Escreveu:Alguém me sabe explicar o porquê de não estar disponível a aquisição de posições curtas para este instrumento através da plataforma saxo??

Já há umas 2 semanas pelo menos que é assim. A Saxo decide o que quiser e está decidido... É essa a explicação.

por Rafgopt » 3/6/2014 10:33

Alguém me sabe explicar o porquê de não estar disponível a aquisição de posições curtas para este instrumento através da plataforma saxo??

por soso » 2/6/2014 23:04

Fica a minha opinião.
Não detenho qualquer posição.
Cumprimentos bolsistas :wink: .
Anexos
BCP 06.png
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por artista_ » 2/6/2014 19:18

Joca601 Escreveu:É opinião unânime de algumas casas de investimento de que o BCP precisa de um aumento de capital... parece-me evidente essa necessidade e há quem avance mesmo com números precisos de 1500 milhões de euros.

Precisar não precisa mas certamente que seria uma boa forma de reforçar os capitais e poupar uns milhões nos juros dos Coco's...

Joca601 Escreveu:A não decisão do bcp em avançar para um AC, revela incapacidade do banco em reunir investidores dispostos a meter mais dinherio no banco.

Sim não deve ser fácil ser acionista do BCP, o banco faz AC's a um ritmo estonteante! :mrgreen: :mrgreen:

Nem sei como ainda conseguem pedir mais dinheiro aos accionistas. Deve ser do género "prometemos que esta é a última vez"! :mrgreen: :mrgreen:

Que grande sorvedouro! O BCP vale atualmente em bolsa menos do que o capital que os accionistas lá meteram nos últimos dez anos. Ou seja, alguém que seja accionista do banco desde há 10 anos, já lá meteu mais denheiro do que aquilo vale a sua posição atual. E não estou a considerar o investimento inicial para a aquisição da posição. Ou seja, mesmo que lhe tivessem oferecido as ações, seria um presente envenenado! :mrgreen:

Joca601 Escreveu:na minha opinião revela fraqueza do banco. Continuar a pagar 9% pelo empréstimo do estado, então, não era preferível remunerar capital de accionistas a 9%.

Claro, mas convencer os accionistas a voltar (pela enésima vez) a meter mais dinheiro lá não deve ser fácil! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Joca601 » 2/6/2014 19:02

É opinião unânime de algumas casas de investimento de que o BCP precisa de um aumento de capital... parece-me evidente essa necessidade e há quem avance mesmo com números precisos de 1500 milhões de euros.

A não decisão do bcp em avançar para um AC, revela incapacidade do banco em reunir investidores dispostos a meter mais dinherio no banco. na minha opinião revela fraqueza do banco. Continuar a pagar 9% pelo empréstimo do estado, então, não era preferível remunerar capital de accionistas a 9%.

Registado: 7/1/2012 13:03

por JotaFreitas1 » 2/6/2014 17:49

Marinar e não descer já foi importante no rescaldo do chumbo do tribunal constitucional.
Agora com a consolidação da ação e com o reforço da noticia de que não haverá amortização tão cedo, logo não é necessário AC, a ação vai tomar confiança. Atenção esta é uma ANÁLISE LÓGICA BASEADA NAS NOTICIAS e na estabilização da cotação. Os mercados muitas vezes movem-se por outros fatores invisíveis... :?

Registado: 11/4/2011 23:04

por negociosbolsa81 » 2/6/2014 14:03

O que é certo é que a cotação anda ali a marinar....mesmo com essa noticia o pessoal anda de pé atrás com o BCP...

por pacheco1979 » 2/6/2014 13:21

Nuno Amado reitera que "não há qualquer processo" para aumentar capital do BCP

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bcp.html

Registado: 17/8/2013 23:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 174 visitantes