Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Inapa - Tópico Geral

por Mecenas10 » 15/7/2014 19:35

Caros,

O meu investimento na INAPA é a longo prazo, mas não deixo de ficar apreensivo com estas tareias sucessivas. Não quebrou os 0,19 hoje, mas amanhã não sei se aguenta. O fenómeno BES está a lançar o pânico nos investidores que estão a sair do mercado em massa, vendendo a qualquer preço. A noticia já avançada de que a Rio Forte não irá honrar hoje os 847milhões à PT é o mote para novas grandes quedas amanhã. O PSI está na fronteira entre o bull e o bearish. Não corto já o mal pela raiz, no entanto, pois acredito mesmo nesta cotada e na inversão para resultados positivos que se já iniciou e que promete vir a acentuar este ano. Por sua vez, há sempre a perspectiva de alienação pelo Estado da sua participação a privados ou de uma OPA da Semapa ou da Portucel como há tanto tempo se comenta por aí. Posso, todavia, vir a arrepender-me desta minha decisão de não vender, mas com franqueza: acho mesmo que está num óptimo ponto de entrada para guardar e esperar que a tempestade desapareça.

Abraços.

Registado: 29/11/2007 13:46

por Marco Martins » 14/7/2014 12:48

O BES tinha 6% da Inapa:
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _voto.html

Será que com toda esta queda, o estado vai ter de avançar mesmo com a compra do restante da INAPA?

Registado: 7/4/2007 17:13

por Mecenas10 » 14/7/2014 12:26

Caro Marco,

Desconheço as respostas às duas questões suscitadas, mas pode ser algum ilustre forense nos ajude.

Um abraço,

por Marco Martins » 14/7/2014 10:22

O estado não era para assumir a totalidade da gestão da INAPA?
Alguém tem uma referência do valor a que as acções deveriam ser consideradas?

por Mecenas10 » 13/7/2014 17:55

Caro Delaprata,

Muito obrigado pela sua opinião e pela sua fundamentação, ainda que contrária àquilo que gostaria de ler. Na verdade, fiquei até um pouco assustado. :-)
Acrescento que não se trata de um trade de curto prazo.
É minha intenção manter este meu investimento até ao final do ano ou primeiros meses do ano próximo.

Se outros amigos forenses estiverem na disposição de comentar a evolução previsível desta cotação, muito agradeceria.

Um abraço e bons negócios.

por Delaprata » 12/7/2014 20:32

Sem ser um entendido não observo, tecnicamente, boas razões para entrar neste momento.
Senão vejamos:
* Quebrou em baixo um possível suporte nos 0,220
* Pode ter ativado um H&S com projeção nos 0,118
* MAE 14 e MAV 50 em sentido descendente (tendo a primeira cruzado a segunda em baixa a meios de abril)
* Até aos 0,130 não encontro nenhum suporte (talvez possamos considerar um nos 0,189)
* Influência do turbilhão que se vive no PSI20 neste momento
Independentemente dos primeiros motivos poderíamos aguardar sinais mais encorajadores para tentar uma entrada devido ao risco subjacente.
Provavelmente não seria a opinião desejada mas é a minha convicção. Contudo, poderei estar totalmente errado.
O PSI20 pode fazer um ressalto e arrastar positivamente este tipo de cotadas.
A ver se temos outras opiniões que possam contrabalançar.
Bons negócios.

Registado: 25/3/2014 18:08

por Mecenas10 » 11/7/2014 19:38

Boa tarde,

Decidi entrar hoje na INAPA a 0,214.
Os motivos foram a descida vertiginosa do titulo nos últimos meses (especialmente nos últimos dias, tal como todo o PSI), os resultados positivos do 1.º trimestre, a perspectiva de continuidade desses bons resultados e a circunstância de ter lido vários textos que dão nota de que se trata de uma cotada com enorme margem de projeção e que até pode suscitar cobiça de uma Portucel e até de uma Semapa.
Não sou, no entanto, suficientemente entendido em AT para formular juízo sobre esta cotada.
Podem os entendidos dar-me uma ajuda e, ao mesmo tempo, opinarem sobre a previsível evolução da cotação?

Muito obrigado.

Abraços.

por WofG » 27/5/2014 18:27

Muito bom, o JN assume que tem influência na subida dos titulos!

"A subida dos títulos estará relacionada com uma notícia do Negócios, que revela que a Caixa Geral de Depósitos e a Parpública correm o risco de ser obrigadas a fazer uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre os 57% que não controlam na Inapa."

Engraçado é que há mais de 1 mês aqui neste tópico levanto essa questão! E a CMVM durante todo esse tempo não fez nada... é a super visão :clap:
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por Marco Martins » 27/5/2014 15:49

Marco Martins Escreveu:Qual o impacto da privatização da Inapa, noutras cotadas?

Há alguma em especial que tenha interesse na Inapa? (Altri, Portucel, Cofina, Semana)?

Lapso: A Inapa poderá ser Nacionalizada e não Privatizada :)

Nesse sentido poderá ser bom para a Altri, Portucel ou Cofina, se a empresa ganhar estabilidade ou será indiferente?

por Marco Martins » 27/5/2014 12:17

Qual o impacto da privatização da Inapa, noutras cotadas?

Há alguma em especial que tenha interesse na Inapa? (Altri, Portucel, Cofina, Semana)?

por Mecenas10 » 21/5/2014 19:01

Caro Wofg,

Concordo com a sua leitura.
Veremos amanhã se há impacto na cotada.
Como gostaria de não estar nas preferenciais e antes nas ordinárias...

Um abraço.

por WofG » 21/5/2014 18:49

Parecem "agradáveis" quando comparados com o ano e período homologo anterior... Tudo subiu, vendas, lucros, EBIT, etc, os custos reduziram-se e a divida (sem aquisições e investimento) também...

Agora isto é pela leitura da notícia, resta saber se os números confirmam isso...

Continua a meu ver com o mesmo problema, com vendas de quase 250 milhões, lucra 1,5 milhões... há muito trabalho pela frente.

Mas para quem tem uma cap. em bolsa de 36 milhões, se chegar ao fim do ano com 6milhões de lucro parece bom.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por Mecenas10 » 21/5/2014 18:20

Meus Caros,

Como interpretam os resultados anunciados há cerca de uma hora?

Abraços.

por Mecenas10 » 21/5/2014 13:08

Caro Dr. Tretas,

Obrigado pelos seus conselhos.
Veremos se os resultados que hoje serão anunciados influenciam positivamente as preferenciais e as levam a 0,24, preço por que estão à venda.

Um abraço.

por Dr Tretas » 20/5/2014 21:09

Agora vai ser preciso tempo e paciência para desfazer a posição. Eu passava a ordem de venda para 0,24, não vale a pena mostrar desespero... Pode ser que apareça um comprador.

Por outro lado, a ordem de compra a 0,21 pode ser mais de 300 acções, nunca se sabe porque há um tipo de ordens em que se vê um número, mas depois há mais acções "por trás" (ordens aparentes).

Registado: 29/10/2013 12:15

por Mecenas10 » 20/5/2014 12:32

Caro Dr. Tretas,

Muito obrigado pela sua ajuda, pelo tempo de pesquisa que disponibilizou ao tema e pelos seus tão claros esclarecimentos.

Explico: dei uma ordem de compra na 5.ª feira de 30000 acções da INAPA PSD, quando na realidade queria ter dado ordem de compra de acções ordinárias da INAPA. O equivoco deveu-se à plataforma do banco com que trabalho que atribui a essas duas realidades com a mesma designação. Moral da história: adquiri, sem querer, 30000 de Inapas Preferenciais, a 0,22. Nesse mesmo dia e com vista a desfazer o lapso, dei ordem de venda ao mesmo preço por que as adquiri (0,22), mas nem sequer uma acção a mais foi negociada nesse dia. Fiquei, pois, muito preocupado, pois verifico que nesse dia 16, nenhuma transação de preferenciais houve além da minha. Preocupação redobrada tenho agora, visto que ontem, dia 19, o volume negociado foi nulo e hoje ainda nenhuma acção foi negociada também. A única ordem de compra que existe no cofre é de 300 acções a 0,21...

Amanhã saem os resultados do primeiro trimestre. Será que irão haver movimentações nas preferenciais - que, como diz e eu concordo, até deveriam estar a valer mais do que as ordinárias, pois cumulam direito a voto + dividendo - que me permitam desfazer a posição?

Um abraço e muito obrigado, uma vez mais.

por Dr Tretas » 20/5/2014 10:44

Ok, vou-te dar uma ajuda. Citando do prospecto:

As Acções Preferenciais conferirão direito a um dividendo prioritário de 5% do respectivo valor
de emissão, ou seja de 0,18 Euros por cada Acção Preferencial
, retirado dos lucros que, nos
termos dos artigos 32º e 33º do Código das Sociedades Comerciais, podem ser distribuídos aos
accionistas e conferirão direito ao reembolso prioritário do seu valor de emissão em caso de
liquidação da sociedade.

Ou seja, 0,18€ x 5%=0,009 cêntimos por acção por ano.

As acções preferenciais conferem todos os direitos inerentes às acções ordinárias excepto o
direito de voto. No entanto, caso o dividendo prioritário a que aquelas têm direito não for
integralmente pago durante dois exercícios sociais, as mesmas passarão a conferir o direito de
voto
nos mesmos termos das acções ordinárias, e só o perdem no exercício seguinte àquele em
que tiverem sido pagos os dividendos prioritários em atraso
.

Ou seja, as preferenciais têm direito de voto até serem pagos todos os dividendos em atraso.

Do site da Euronext:
INAPA: Shares outstanding 150,000,000
INAPA-PREF S/ VOTO: 300,980,441

Faltam 2 anos de dividendos em atraso (referente a 2012 e 2013), ou seja 300,980,441 x2 x0,009 = 5.417.647,938€ (mais uns cobres referentes ao fim de 2011, que a Inapa pagou agora em Maio). A Inapa tem que pagar este dinheiro aos detentores das PSV, enquanto isso não acontecer, eles controlam a empresa, pois têm mais acções.

Por isso, na minha opinião, as acções PSV até deviam valer mais que as ordinárias neste momento, porque têm direito a voto, e a dividendo. As ordinárias só têm direito a voto.

Agora, serem fundidas numa só classe de acção, não creio que vá acontecer, embora os accionistas detentores de PSV o pudessem decidir se quisessem, já que têm o controle. Acho que não o farão porque são investidores institucionais (BES, BCP e CGD). Aliás noto que somando a participação da CGD e da Parpública, a Inapa está 43% nas mãos do Estado, quase nacionalizada...

por Mecenas10 » 20/5/2014 8:46

Meus Caros,

Do que andei a ler, creio não estar prevista a conversão das acções preferenciais em ordinárias, pois o prospecto do aumento de capital que gerou as primeiras, diz que estas só têm direito a voto este ano e já não para o ano.
Algum contributo adicional?
Obrigado.

Abraços.

por Mecenas10 » 18/5/2014 16:44

Caro Dr. Tretas,

Sou inexperiente nestas andanças e, sem querer, adquiri acções da inapa prefenciais, quando na verdade queria comprar acções da inapa investimentos. Como verifico que o volume de sexta feira das preferenciais se deveu somente à minha compra, estou preocupado e aí está a razão da minha insistência. Peço, em todo o caso, desculpa, agradeço a ajuda que já me deu e irei ler as regras do aumento de capital havido.

Abraço.

por Dr Tretas » 18/5/2014 15:46

Mecenas10 Escreveu:Meus Caros,

Talvez nenhum dos meus amigos saiba a resposta à questão que formulei...

Abraços.

É bem possível que ninguém tenha essa resposta na ponta da língua. Eu até podia ir procurar à CMVM o prospecto do aumento de capital em que as acções preferenciais foram emitidas, deve estar lá a informação que procuras.
Só que perante tanta insistência, perdi a vontade. Vai lá tu ler a papelada, que só te faz é bem.

por Mecenas10 » 17/5/2014 19:30

Meus Caros,

Talvez nenhum dos meus amigos saiba a resposta à questão que formulei...

Abraços.

por Mecenas10 » 17/5/2014 4:48

Meus Caros,

Renovo o meu pedido do post anterior relacionado com o futuro próximo das acções preferenciais da Inapa.

Muito obrigado.

Abraços.

por Mecenas10 » 16/5/2014 18:26

Meus Caros,

Peço o favor de me esclarecerem sobre o futuro das acções preferenciais da INAPA.

Agora que todos os accionistas que as subscreveram no aumento de capital realizado em 2011 exerceram os direitos inerentes e essas acções e dispõem já de direito de voto, pergunto: não irá a cotação das acções preferenciais ajustar à das acções ordinárias? Não irão, consequentemente, ser as acções preferenciais aglutinadas em bolsa às ordinárias, deixando de as primeiras (preferenciais) de existir, visto que a sua razão de existir desapareceu?

Antecipadamente o meu muito obrigado.

Abraços.

por Delaprata » 30/4/2014 10:33

Bom dia,

O RSI está a indicar que a acção está "overbought" mas, por si só, não deve ser utilizado como indicador único para tomada de decisão.
Até este momento os 0,26 têm aguentado e servem como suporte. É também o valor onde, aproximadamente, se situa neste momento a EMA200.
Pode ser um ponto de entrada mas com risco mais elevado embora os volumes na queda tenham vindo a diminuir.
Porventura a quebra em alta dos 0,29 poderia ser um sinal de força.

Cpts.

Registado: 25/3/2014 18:08

por JDoe » 30/4/2014 9:27

neste caso da INAPA o valor do RSI é um indicador positivo, é isso?

ela também não tem saído dos 0,26.. mas neste caso o mais correcto é esperar para ver se toma um rumo, certo?

cpts

Registado: 17/9/2012 9:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Google [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, trilhos2006, VALHALLA e 164 visitantes