Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Soares da Costa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Soares da Costa - Tópico Geral

por pcm79 » 21/5/2014 14:23

Vão vender mais ou ficam por aqui?

Registado: 24/2/2014 22:44

por jcms » 21/5/2014 14:17

Grupo Soares da Costa informa sobre Redução de Participação Qualificada e Transações de Dirigente

Grupo Soares da Costa SGPS, S.A., informa que recebeu uma comunicação da Parinama – Participações e Investimentos, SGPS, SA, dando conhecimento do seguinte:
“Para os efeitos do artigo 248.º-B do Código dos Valores Mobiliários e do artigo 14.º do Regulamento da CMVM n.º 5/2008, a Parinama - Participações e Investimentos SGPS, S.A. (anteriormente Numercomplet, SGPS, Unipessoal Lda.), com sede na Rua Tierno Galvan - Amoreiras, Torre 3, 3º, Fracções "DI", "DJ" e "DK", freguesia de Campo de Ourique, 1070-274 Lisboa, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o número único de matrícula e de pessoa coletiva 509 016 987, com o capital social de 50.000,00 Euros (a “Parinama”), vem informar o seguinte:
(i) No dia 13 de maio de 2014, a Parinama alienou, através de operações em mercado regulamentado (Euronext Lisbon), 290.045 ações representativas do capital social da Soares da Costa, por si detidas, ao preço unitário de €0,27;
(ii) No dia 14 de maio de 2014, a Parinama alienou, através de operações em mercado regulamentado (Euronext Lisbon), 33.000 ações representativas do capital social da Soares da Costa, por si detidas, ao preço unitário de €0,2703.
Na sequência das alienações mencionadas supra, no dia 14 de maio de 2014, a Parinama passou a deter uma participação correspondente a 11.467.000 ações, representativas de 7,17% do capital social e dos direitos de voto da Soares da Costa, sendo os direitos de voto detidos pela Parinama na Soares da Costa igualmente imputáveis à Senhora Dr.ª Ana Maria Martins Caetano, com o número de contribuinte 158 654 137, enquanto detentora da totalidade do capital social da Parinama.”
Grupo Soares da Costa, S.G.P.S., S.A.

Link:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... N50420.pdf

Registado: 29/11/2007 4:08

por carlucci579 » 20/5/2014 22:01

pcm79 Escreveu:Tecnicamente já pode pode falar em suporte nos 23 centimos?

Amanhã saberemos. Fechou redondo nos 0,23€!!

Registado: 21/2/2014 12:09

por pcm79 » 19/5/2014 17:04

Tecnicamente já pode pode falar em suporte nos 23 centimos?

Registado: 24/2/2014 22:44

por investpouco » 19/5/2014 17:01

que todos achamos q a soares está mal, nisso todos concordamos, mas as empresas em alta também podem caír, e as más também podem subir.
se a soares inverter, podem crer que o pulo será muito grande.
continuo longo nesta cotada....
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por Artista Romeno » 18/5/2014 23:11

joao73 Escreveu:Boa Noite,

Gostaria de responder ao comentário do Artista;

"uma coisa que acho piada neste forum é qd a malta justifica a má performance com argumentos do arco da velha nao admitindo os erros, coisa k toda a gente comete! caro joao a uma empresa que detenha 33% de outra consolida integralmente? A maioria dos ganhos k ocorra na construtora nao sao do mosquito?! 2 outra coisa k acho piada é a atracao por investidores k me parecem limitados pelos argumentos que usam por empresas com risco em x de coisas mais mainstream!* k fike claro k ninguem sabe tudo, e ja aki aprendi coisas de a. tecnica interessantes por aki... 3 nao analisei sc em promenor dado nao investir em empresas mcap abaixo 1mm"

Artista, se reparares nos meus comentários e não é preciso ser muito inteligente, basta simplesmente saber ler, que a minha entrada inicial foi um autentico falhanço, assim como os reforços, exceto os últimos que considero que entrei bem, e com stops bem definidos. Como é logico, isto não correu bem, e a perda é significativa. O passado já la vai, e este erro foi mais uma aprendizagem, e por isso não interessa vir para aqui chorar, ou lamentar-me dos meus erros, isso não vai fazer recuperar o meu investimento. A minha intervenção no fórum, prende-se sobre tudo em debater ideias e analisar a SC hoje e como pode ser no futuro. O passado já todos nós sabemos. O importante é argumentarmos bem ou mal, para podermos tirar as nossos conclusões e agir em conformidade. Existe muita gente boa neste fórum, com conhecimentos profundos em AT, como é o caso do Tiago. A opinião do Tiago é muito importante para mim, porque a analise que ele faz de uma cotada deve ser muito idêntica a outros sábios que existem no mercado, a diferença entre ele e os outros, é que o Tiago partilha essa analise, e os outros não, o melhor disto tudo, é que nós ficamos a saber o que os outros sábios pensão de certa cotada, mesmo não à partilhando, porque deve ser muito idêntica à do Tiago.

O Tiago já escreveu sobre a SC, e compreendo a argumentação dele em certos pontos, mas noutros eu discordo e expliquei o meu motivo.

O que eu pretendia era trazer ao fórum mais discussão e argumentação da SC, e tentar prever o futuro da mesma, com analises AT e AF.

Nunca tive a intenção de vir para aqui lamentar-me ou chorar dos meus erros, muito menos afirmar que fiz uma excelente entrada, porque contra factos não há argumentos, se entrei a 40 e podia ter entrado a 20, sem ter colocado stops, fiz um péssimo negocio e logicamente um erro gravíssimo conforme já explanou e bem o Cem, mas no entanto desculpa por não se humilde ao ponte que tu desejas.

Mas vamos ao que interessa.

Copiei isto dos comentários do Blog do Tiago, sei que é plagio, mas gostava de partilhar com vocês.

"Buysantander disse...
Buysantander pensa que o facto de a Soares da Costa construções não consolidar nas contas da SGPS é positivo pois diminui o risco.

Dado o elevado volume de negócios e custos um novo prejuizo da Soares da Costa construções de montante superior a 50 milhões de euros, poderia por em causa os capitais proprios da SGPS.

Parece-me bem por isso que a unidade de construção não consolide nas contas do grupo até se verificarem lucros.

Adquirindo acções próprias a SGPS esta a fazer uma estrategia inteligente.

18 de Maio de 2014 às 17:24"

Um abraço,

João

na minha analise que se baseia em conceitos como balanco a valores de mercado cash flow ebitda capex crescimento potencial e coisas que tais! Pouco valor dou numa empresa queimada a se tem os cp negativos! Quero saber mas é se ha sinais de turnarround!? E das 2 1 ou acredita nas construcoes ou nao? Se acredita que é por ai entao dito assim sem mais info( div desconsolidada na operacao) perder 67% é pessimo ponto final... Se acha que a construcao nao dara entao fez bem! Agora ceder 67% e o controlo do ativo chave se é por ai nao tem nada de wow diria... Resumindo a divida liberta em 67% mais o valor pago por mosquito representam mais que o potencial de geracao de caixa futuro da construtora atualizado e deduzido da divida liquida mais o premio controlo? Se sim a sc fez bem... Se nao fez mal? Boa sorte é o que lhe desejo sinceramente, agora ha mt gente a baralhar analise contabilistica com fundamental
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por joao73 » 18/5/2014 22:50

Boa Noite,

Gostaria de responder ao comentário do Artista;

"uma coisa que acho piada neste forum é qd a malta justifica a má performance com argumentos do arco da velha nao admitindo os erros, coisa k toda a gente comete! caro joao a uma empresa que detenha 33% de outra consolida integralmente? A maioria dos ganhos k ocorra na construtora nao sao do mosquito?! 2 outra coisa k acho piada é a atracao por investidores k me parecem limitados pelos argumentos que usam por empresas com risco em x de coisas mais mainstream!* k fike claro k ninguem sabe tudo, e ja aki aprendi coisas de a. tecnica interessantes por aki... 3 nao analisei sc em promenor dado nao investir em empresas mcap abaixo 1mm"

Artista, se reparares nos meus comentários e não é preciso ser muito inteligente, basta simplesmente saber ler, que a minha entrada inicial foi um autentico falhanço, assim como os reforços, exceto os últimos que considero que entrei bem, e com stops bem definidos. Como é logico, isto não correu bem, e a perda é significativa. O passado já la vai, e este erro foi mais uma aprendizagem, e por isso não interessa vir para aqui chorar, ou lamentar-me dos meus erros, isso não vai fazer recuperar o meu investimento. A minha intervenção no fórum, prende-se sobre tudo em debater ideias e analisar a SC hoje e como pode ser no futuro. O passado já todos nós sabemos. O importante é argumentarmos bem ou mal, para podermos tirar as nossos conclusões e agir em conformidade. Existe muita gente boa neste fórum, com conhecimentos profundos em AT, como é o caso do Tiago. A opinião do Tiago é muito importante para mim, porque a analise que ele faz de uma cotada deve ser muito idêntica a outros sábios que existem no mercado, a diferença entre ele e os outros, é que o Tiago partilha essa analise, e os outros não, o melhor disto tudo, é que nós ficamos a saber o que os outros sábios pensão de certa cotada, mesmo não à partilhando, porque deve ser muito idêntica à do Tiago.

O Tiago já escreveu sobre a SC, e compreendo a argumentação dele em certos pontos, mas noutros eu discordo e expliquei o meu motivo.

O que eu pretendia era trazer ao fórum mais discussão e argumentação da SC, e tentar prever o futuro da mesma, com analises AT e AF.

Nunca tive a intenção de vir para aqui lamentar-me ou chorar dos meus erros, muito menos afirmar que fiz uma excelente entrada, porque contra factos não há argumentos, se entrei a 40 e podia ter entrado a 20, sem ter colocado stops, fiz um péssimo negocio e logicamente um erro gravíssimo conforme já explanou e bem o Cem, mas no entanto desculpa por não se humilde ao ponte que tu desejas.

Mas vamos ao que interessa.

Copiei isto dos comentários do Blog do Tiago, sei que é plagio, mas gostava de partilhar com vocês.

"Buysantander disse...
Buysantander pensa que o facto de a Soares da Costa construções não consolidar nas contas da SGPS é positivo pois diminui o risco.

Dado o elevado volume de negócios e custos um novo prejuizo da Soares da Costa construções de montante superior a 50 milhões de euros, poderia por em causa os capitais proprios da SGPS.

Parece-me bem por isso que a unidade de construção não consolide nas contas do grupo até se verificarem lucros.

Adquirindo acções próprias a SGPS esta a fazer uma estrategia inteligente.

18 de Maio de 2014 às 17:24"

Um abraço,

João

Registado: 11/5/2014 21:37

por RenatormbCarvalho » 18/5/2014 15:15

Artista Romeno Escreveu:É um facto que por vezes, dou uma atencao menor do que deveria à ortografia dos posts mea culpa feito, no caso estava no mobile... 2 relativamente ao conteudo justifico normalmente com factos os alertas que fiz sobre accoes, que sao publicos no forum! Na esmagadora maioria tirando o bcp apos o ac do bes nao fui contradito pela realidade mt pelo contrario, quando achar que isso ocorre retiro me de cena, pelo proprio pé! 3 quanto ao renato acho curioso reaparecer para me apontar os k, quando falei para o utilizador joao! Vejam o perfil de participacao de ambos! E a data de registo deste ultimo, e o facto do utilizador renato ter-se sumido do mapa apos o joao ter surgido!p.s peço desculpa se estiver a ver mal as coisas

Caro Artista, não existe qualquer tipo de relação entre mim e o João. Somos apenas meros participantes do fórum. Da mesma maneira que te alertei a ti teria feito o mesmo caso fosse o João a utilizar os "K's".

Pedido de desculpas aceite :D
If I Knew What I Know

Registado: 1/1/2014 0:21

por Artista Romeno » 18/5/2014 13:40

É um facto que por vezes, dou uma atencao menor do que deveria à ortografia dos posts mea culpa feito, no caso estava no mobile... 2 relativamente ao conteudo justifico normalmente com factos os alertas que fiz sobre accoes, que sao publicos no forum! Na esmagadora maioria tirando o bcp apos o ac do bes nao fui contradito pela realidade mt pelo contrario, quando achar que isso ocorre retiro me de cena, pelo proprio pé! 3 quanto ao renato acho curioso reaparecer para me apontar os k, quando falei para o utilizador joao! Vejam o perfil de participacao de ambos! E a data de registo deste ultimo, e o facto do utilizador renato ter-se sumido do mapa apos o joao ter surgido!p.s peço desculpa se estiver a ver mal as coisas
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por richardj » 18/5/2014 8:30

exacto não custa assim tanto, o forum até tem corrector automático.

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por RenatormbCarvalho » 18/5/2014 3:22

Artista Romeno Escreveu:
joao73 Escreveu:Boa noite.

Obrigado Tiago, por me teres presenteado com a tua humilde sabedoria.
Como deves compreender, estou dentro da SC e com um camião de milhares delas, porque tenho vindo acumular conforme as quedas.
Por diversas, vezes pude vender com algum retorno, mas não o fiz. Hoje tenho uma perda bastante considerável porque o investimento na cotada cada vez é menor, mas isto não interessa nada, nem bem desenvolver o que realmente interessa.

Se me permites, gostava de te contraria nos seguintes pontos.

1 A SC é definitivamente uma construtora, porque tem uma posição de 33 %. Podemos chamar o que quisermos mas de facto é.

2 O problema da SC, não passava só por entrada de dinheiro, se assim fosse concordo plenamente contigo. A questão é mais grave, além de dinheiro precisa de começar a ter lucro, e para isso tinha que estancar o que lhe dava prejuízo. A entrada do Mosquito, bem tentar resolver esse dois problemas. No que diz respeito ao dinheiro, pelos vistos não foi suficiente, porque teve de alienar património, e mesmo assim fico com duvidas, o que me parece é que o Mosquito sabe para onde deve direccionar o investimento e a venda nos USA não parece ser tão ma de todo.
Em relação ao lucro, só se consegue com uma boa gestão e com obras extremamente rentáveis, aqui é que interessa o Mosquito, agora é que vamos ver se ele tem unhas para tocar guitarra. Sinceramente pelo curriculum que o homem tem, pode perfeitamente e sem grande sacrifício, levar a SC para grandes voos, num mercado numa zona em plena expansão e onde não falta capital.
Continuo a dizer que prefiro 33 % de ouro que 100 % de lixo.
Um bom negocio tem que ser bom para ambas as partes, e acredito que foi, já reparam que com a entrada do capital do Mosquito era mais que suficiente para ele sozinho criar uma empresa de construção??? Porque não fez?
Provavelmente com muito menos dinheiro o conseguia fazer.
A questão para mim é o timing, As obras existem e é para se fazer, se não forem entregues ao Mosquito é a outra qualquer como a Mota. O Mosquito, já tem de certezas obras a serem confirmadas, e precisava de uma empresa no activo, e não uma empresa qualquer. A escolhida foi a SC, como podia ter sido a Mota se fosse em 2012. O Mosquito precisava de uma estrutura já criada, com uma basta experiência na área, e com equipas e equipamentos capazes de avançar para uma obra hoje se fosse possível. O problema em África é mesmo esse, não tem mão de obra qualificada, e o Mosquito não tem tempo a perder.
Por isso considero que foi bom para ambos os lados, se efectivamente as obras começarem aparecer.

3 A venda das posições do Fina e da Ana, são extremamente reduzidas, pouco impacto tem na estrutura da SC, para mim foi mais uma tomada de posição para mostrarem que estão vivos, e tiveram o cuidado de não as vender ao melhor e nem a qualquer preço. Mas dou-te razão, não devia ter acontecido, descredibiliza a empresa que deviam defender.

A SC galgou, voou, disparou simplesmente com a noticia da entrada do Mosquito, hoje o Mosquito já não é uma noticia é uma realidade, tudo foi cumprido o que se propôs fazer com a entrada do Mosquito.
Por isso, se a SC teve um rally simplesmente com noticias, quando se começar a confirmar obras onde ele pode parar??????
Hoje, pode não valer 0,60 €, porque essas grandes obras ainda não foram confirmadas, mas será que valem 0,22 €.

Acredito, que a união do Mosquito com a SC, pode ser, e num período muito curto explosivo, e que vai fazer muita gente feliz como fez a Mota em 2013.

um abraço,

João

uma coisa que acho piada neste forum é qd a malta justifica a má performance com argumentos do arco da velha nao admitindo os erros, coisa k toda a gente comete! caro joao a uma empresa que detenha 33% de outra consolida integralmente? A maioria dos ganhos k ocorra na construtora nao sao do mosquito?! 2 outra coisa k acho piada é a atracao por investidores k me parecem limitados pelos argumentos que usam por empresas com risco em x de coisas mais mainstream!* k fike claro k ninguem sabe tudo, e ja aki aprendi coisas de a. tecnica interessantes por aki... 3 nao analisei sc em promenor dado nao investir em empresas mcap abaixo 1mm

Apenas para dizer que a escrita com "k's" vem diminuir o nível deste fórum. Acho que não é de todo o que se quer.
If I Knew What I Know

Registado: 1/1/2014 0:21

por Artista Romeno » 18/5/2014 2:31

joao73 Escreveu:Boa noite.

Como deves compreender, estou dentro da SC e com um camião de milhares delas, porque tenho vindo acumular conforme as quedas.
Por diversas, vezes pude vender com algum retorno, mas não o fiz. Hoje tenho uma perda bastante considerável porque o investimento na cotada cada vez é menor, mas isto não interessa nada, nem bem desenvolver o que realmente interessa.

1 A SC é definitivamente uma construtora, porque tem uma posição de 33 %. Podemos chamar o que quisermos mas de facto é.

2 O problema da SC, não passava só por entrada de dinheiro, se assim fosse concordo plenamente contigo. A questão é mais grave, além de dinheiro precisa de começar a ter lucro, e para isso tinha que estancar o que lhe dava prejuízo. A entrada do Mosquito, bem tentar resolver esse dois problemas. No que diz respeito ao dinheiro, pelos vistos não foi suficiente, porque teve de alienar património, e mesmo assim fico com duvidas, o que me parece é que o Mosquito sabe para onde deve direccionar o investimento e a venda nos USA não parece ser tão ma de todo.
Em relação ao lucro, só se consegue com uma boa gestão e com obras extremamente rentáveis, aqui é que interessa o Mosquito, agora é que vamos ver se ele tem unhas para tocar guitarra. Sinceramente pelo curriculum que o homem tem, pode perfeitamente e sem grande sacrifício, levar a SC para grandes voos, num mercado numa zona em plena expansão e onde não falta capital.
Um bom negocio tem que ser bom para ambas as partes, e acredito que foi, já reparam que com a entrada do capital do Mosquito era mais que suficiente para ele sozinho criar uma empresa de construção??? Porque não fez?
A questão para mim é o timing, As obras existem e é para se fazer, se não forem entregues ao Mosquito é a outra qualquer como a Mota. O Mosquito, já tem de certezas obras a serem confirmadas, e precisava de uma empresa no activo, e não uma empresa qualquer. A escolhida foi a SC, como podia ter sido a Mota se fosse em 2012. O Mosquito precisava de uma estrutura já criada, com uma basta experiência na área, e com equipas e equipamentos capazes de avançar para uma obra hoje se fosse possível. O problema em África é mesmo esse, não tem mão de obra qualificada, e o Mosquito não tem tempo a perder.
Por isso considero que foi bom para ambos os lados, se efectivamente as obras começarem aparecer.

3 A venda das posições do Fina e da Ana, são extremamente reduzidas, pouco impacto tem na estrutura da SC, para mim foi mais uma tomada de posição para mostrarem que estão vivos, e tiveram o cuidado de não as vender ao melhor e nem a qualquer preço. Mas dou-te razão, não devia ter acontecido, descredibiliza a empresa que deviam defender.

A SC galgou, voou, disparou simplesmente com a noticia da entrada do Mosquito, hoje o Mosquito já não é uma noticia é uma realidade, tudo foi cumprido o que se propôs fazer com a entrada do Mosquito.
Por isso, se a SC teve um rally simplesmente com noticias, quando se começar a confirmar obras onde ele pode parar??????
Hoje, pode não valer 0,60 €, porque essas grandes obras ainda não foram confirmadas, mas será que valem 0,22 €.

Acredito, que a união do Mosquito com a SC, pode ser, e num período muito curto explosivo, e que vai fazer muita gente feliz como fez a Mota em 2013.

um abraço,

João

uma coisa que acho piada neste forum é qd a malta justifica a má performance com argumentos do arco da velha nao admitindo os erros, coisa k toda a gente comete! caro joao a uma empresa que detenha 33% de outra consolida integralmente? A maioria dos ganhos k ocorra na construtora nao sao do mosquito?! 2 outra coisa k acho piada é a atracao por investidores k me parecem limitados pelos argumentos que usam por empresas com risco em x de coisas mais mainstream!* k fike claro k ninguem sabe tudo, e ja aki aprendi coisas de a. tecnica interessantes por aki... 3 nao analisei sc em promenor dado nao investir em empresas mcap abaixo 1mm

por joao73 » 18/5/2014 0:38

Boa noite.

um abraço,

João

por tiagopt2 » 17/5/2014 22:57

Olá João,
Agradeço-te as palavras e não tens de me pedir desculpa por trazeres o debate para aqui. Sendo este um espaço de partilha e de troca de opiniões, é sempre bom para aprendermos um pouco mais e para recolhermos pontos de vista diferentes do nosso.

Em relação ao primeiro ponto, quando disse que "Afinal a Soares da Costa já não é bem uma construtora", foi em resposta à notícia do económico, já aqui referida e que faz menção a essa questão:
http://economico.sapo.pt/noticias/grupo ... 92539.html

Mas não sou só eu que o digo, nem o económico. No relatório e contas do grupo, página 51, é dito o seguinte:
Na realidade, quer na decorrência da operação de capitalização na área da Construção quer perante estas alterações normativas, o Grupo Soares da Costa apresentar-se-á cada vez mais como um gestor de um portfólio de participações e investimentos.
Uma empresa com exposição a actividades de construção é completamente diferente de uma empresa construtora. Por isso continuo a considerar que não fui incorrecto nesse ponto.

Segundo ponto: Deixa-me começar por dizer que não sou um sábio na matéria, não sou sequer um especialista nestas áreas. Sou apenas um investidor individual com um pouco mais de curiosidade :) Sobretudo no que diz respeito a análise fundamental! O meu forte é a análise técnica... A minha conclusão relativamente a este ponto veio deste comunicado da empresa, que cito na íntegra:
Grupo Soares da Costa, SGPS, S.A. informa que a sua participada “Soares da Costa Concessões, SGPS, S.A” estabeleceu acordo com uma sociedade do Grupo “Mota-Engil” para lhe alienar a participação de 40% detida na sociedade concessionária das Estradas do Zambeze e na respetiva operadora, em Moçambique, por um valor global de 4,8 milhões de Euros. Esta transação, que ainda está sujeita a aprovação de entidades externas às partes, não envolve qualquer alteração no agrupamento construtor das obras da concessão.
Admito o erro neste ponto, fui induzido pelo comunicado. Confundi a operadora em Moçambique com a participação em Moçambique.

Terceiro ponto: Reafirmo que existem incoerências gestionárias e que a gestão não está a defender os interesses dos accionistas minoritários. A venda ao Sr. Mosquito e o negócio daí resultante traz capital mas não traz, na minha opinião, uma mais-valia indiscutível para a empresa. Não na medida que traz para a GAM. Havia outras soluções, nomeadamente o recurso a um aumento de capital aberto ao público ou a colocação de dívida obrigacionista. A venda de acções por parte do Board antes da tempestade é um claro sinal de falta de confiança no trabalho próprio, e por isso considero-o lamentável. Como considerei o mesmo quando algo do género aconteceu com o Banif. O capitão deve ser o último a abandonar o navio!
Mas o maior sinal de incongruência é a compra de acções próprias em bolsa. Essa medida equivale à distribuição de dividendos e não faz o mínimo sentido distribuir capital quando se alienam bens por existir falta de dinheiro. Sabes o que eu acho que vai acontecer? Daqui a uns tempos vamos ter um comunicado por parte do board a indicar que recompraram a 20 cêntimos as acções vendidas a 60 cêntimos... espero estar enganado em relação a este ponto, sinceramente...

Para finalizar, deixa-me dizer-te que a minha opinião não é assim tão importante, não é o que eu digo que mexe com o mercado. Também já tive soares da costa este ano, já fui stopado... às vezes é importante reconhecermos que afinal o negócio que fizemos não era tão bom como parecia.
Um abraço e bons negócios
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por joao73 » 17/5/2014 20:22

Boa tarde,

Gosto imenso de visitar a pagina do Tiago Esteves, e não posso deixar de comentar o ultimo post da Soares da Costa.

Sou novo aqui, por isso, não sei se cometo alguma irregularidade, se assim for, peço aos moderadores para apagarem este meu comentário,

Faço o comentário no caldeirão, porque não o consigo fazer na pagina do Tiago, devido à dimensão do mesmo, e porque gostaria de alargar o debate acerca deste assunto.

Peço desculpa, desde já ao Tiago se a minha atitude for a menos correcta.

Post do Tiago:

sexta-feira, 16 de Maio de 2014

Ainda a Soares da Costa
Depois do último post sobre a Soares da Costa surgiram diversas dúvidas, entre as quais as referentes à influência em termos percentuais que o sector da construção continuava a ter na empresa cotada em bolsa. Depois de alguma análise, parece poder concluir-se pelo relatório publicado pela empresa no passado dia 29 de Abril que o grupo Soares da Costa ainda detém 33,3% da Soares da Costa Construção. Ainda assim, e apesar de o relatório ser recente, algumas partes da imagem já não estão actualizadas.. Antes da publicação deste relatório tinha já sido anunciada a venda da Americana Prince (aguarda luz verde da AdC), e recentemente foi também anunciada a alienação de 40% da Soares da Costa Moçambique (exagerei no tamanho da cruz vermelha, a alienação foi parcial).

Permitam-me recordar a cronologia recente da empresa, sem entrar demasiado no assunto nem procurar tirar conclusões...
-Em Janeiro os membros do board desatam a vender acções quando a cotação se aproximou dos 60 cêntimos.
- Em Fevereiro é alienada uma parte significativa da empresa, nomeadamente a parte da construção, ao Sr. Mosquito. Simultaneamente procede-se a um aumento de capital para recapitalizar a empresa e passar o seu domínio para a GAM Holdings.
- Em Abril é anunciada a venda da subsidiária Americana Prince.
- Em Maio é anunciada a venda de 40% da participação da Soares da Costa Moçambique à concorrente Mota Engil.
- Actualmente pondera-se proceder à compra de acções próprias em bolsa....

Que fique claro que não tenho nem pondero ter tão cedo em carteira acções desta empresa, mas serei o único a detectar aqui alguma incoerência gestionária? Talvez esteja a falhar-me alguma coisa, talvez o negócio das concessões é que venha em breve a transformar-se no sector do futuro, mas se eu fosse accionista ficaria um pouco preocupado com a defesa dos meus interesses!

O meu comentário:

Boa tarde Tiago,

Considero-to um dos melhores na tua área, por isso, a visita diária ao teu blogger,é religiosamente cumprida pela minha pessoa, e acredito que não serei o único.
Gosto de seguir os teus comentários e análises, porque já ganhei muito com eles.

Por isso, o que tu dizes é sagrado para muita gente, e esse mesma gente vai tomar decisões de acordo com a tua informação.

Já é a 2º vez que informas incorretamente e distorcida a realidade da SC.

1º Afirmavas que já não era uma construtora.

2.º Confundes a Soares da Costa Moçambique com as estradas do Zambeze.

Se tu confundes, que és um sábio na matéria, fará aqueles que pouco sabem.

Já tentei perceber o motivo de tanta queda, e só hoje é que chego à conclusão que pode haver muita gente a interpretar e a analisar como tu, e se não acreditam no título vendem e provavelmente a perder muito dinheiro, e quem esta fora não compra.

Analisando o relatório de contas:

Soares da Costa Moçambique, SARL, detida pela Soares da Costa Construção, SGPS, SA em 80%, estando a participação remanescente na titularidade do Estado de Moçambique.
Da atividade da Sociedade de Construções Soares da Costa SA, em Moçambique, regista-se que prosseguiram a bom ritmo os trabalhos nas obras anteriormente adjudicadas e transitadas do ano anterior. Assim:
 Nova ponte de Tete: foi concluído em outubro o tabuleiro em betão, estando igualmente terminadas as obras em betão dos viadutos de aproximação. Decorrem, com algumas limitações, alheias ao construtor, os trabalhos nas estradas de acesso. É expectável a conclusão deste projeto durante 2014;
 Projeto da aerogare de Pemba: encontra-se em fase final de conclusão, prevendo-se que à data da disponibilização deste relatório já tenha entrado em funcionamento;
 Lotes 2 e 3 da EN 221: foram concluídas as terraplanagens, a execução do solo-cimento está praticamente concluída e foram iniciados os trabalhos de revestimento superficial duplo. A conclusão deste projeto está prevista para o 2º trimestre de 2014.

Por outro lado, foram iniciados no presente exercício os seguintes empreendimentos:
 Execução de trinta pontes ferroviárias no Corredor de Nacala, para a CDN (participada da Companhia mineira Brasileira,
Vale); este contrato foi no final de 2013 ampliado com mais doze pontes, constituindo este projeto, nesta altura, o maior desafio que a empresa tem em Moçambique.
 Execução de nove pontes rodoviárias para a ANE – Administração Nacional de Estradas, nas províncias de Manica e
Sofala. Este projeto de conceção/construção, e que foi angariado em 2012, tem a execução das tarefas relacionadas com a conceção terminadas, tendo sido montado o estaleiro da obra; a grande maioria do volume de trabalhos será realizado em 2014.

Com referência à atividade da participada Soares da Costa Moçambique, SARL, assinale-se o incremento assinalável no volume de negócios (+24%), e também na carteira de encomendas o que sugere a sustentabilidade de um patamar elevado dos negócios no horizonte perscrutável futuro. Assinala-se a conclusão das seguintes obras:
 Construção do Edifício do “Solar das Acácias”, Maputo;
 Reabilitação do Museu da Revolução, Maputo;
 Construção de diversas obras sociais em Caia e Chimuara;
 Construção de silo-auto anexo ao Edifício do Millennium Developers, Maputo;
 Reabilitação de laje e cave do edifício Torres Altas, Maputo;
 Reabilitação do edifício “ Pombal”, para a HCB - Songo, Tete;
 Expansão do sistema de abastecimento de água à aldeia de Bobole;
 Construção de 15 habitações do Tipo 3 para a HCB na Vila do Songo, Tete;
 Reabilitação do edifício da ex-Salvador Caetano, Matola;
 Construção do terminal de contentores de ferro-cromo do MCT, Machava;
 Construção da 4ª fase do ISDB - Instituto Superior Dom Bosco, Maputo.

Por sua vez, outro lote significativo de obras foram iniciadas no exercício, nomeadamente:
 Construção de maciços para postes de linhas de alta tensão para a Electrotec, Maputo;
 Ampliação do edifício para os estúdios da agência “ Golo”, Maputo;
 Remodelação dos últimos andares e fachada do edifício-sede da Petromoc, Maputo;

29
 Construção da agência do BCI, em Xai-Xai;
 Remodelação de instalações para a agência do BCI da Av. do Trabalho, Maputo;
 Remodelação de instalações para a agência do BCI do Alto Maé, Maputo;
 Construção do bloco administrativo e salas de aula do ISAP no Tchumene, Maputo;
 Restauro do ex-Almoxarifado da Casa do Artista, na Beira;
 Construção de Complexo Pedagógico na UEM - Universidade Eduardo Mondlane (URBE) – Maputo.

A simples listagem das obras supra permite verificar a abrangência e amplitude da distribuição geográfica de atuação da empresa já atingida neste país.
Aproveitando ainda a capacidade instalada em Moçambique, a empresa tem em execução uma obra de construção de 11 quilómetros de estrada e duas pontes na Suazilândia, projeto angariado em finais de 2012. Em abril de 2013 foram iniciados os trabalhos, tendo sido já realizados trabalhos assinaláveis na estrada e os pilares e encontros da ponte principal de Siphofaneni.
Em finais de 2013 iniciou-se em Moçambique a atividade da Somafel no setor ferroviário com uma prestação de serviços, de ataque, nivelamento e alinhamento de via com equipamento pesado, para empresa congénere no norte do país. Foi também constituída uma filial da Clear que iniciou a atividade durante o ano tendo em carteira, no âmbito das suas especialidades, a empreitada de “reabilitação da nova filial do Banco de Moçambique, na Beira”.

CONCESSÕES DE TRANSPORTES

Por último, e não menos importante, referimo-nos ao projeto das Estradas do Zambeze, em Moçambique, que inclui a construção e exploração da Nova Ponte de Tete e a manutenção de aproximadamente 700 km de estradas.

Como podes verificar estas a confundir a flor com o jardim. Uma coisa é Soares da Costa Moçambique, que é uma grande aposta do Grupo e outra é uma concessionária, aliás isso vê-se logo pelo preço 4,8 milhões de euros.

Gostaria, de um dia abrir o teu blogue como faço diariamente, e encontrar uma nova análise da Soares da Costa, mais correta, porque deve haver muitos a pensar assim:
"serei o único a detectar aqui alguma incoerência gestionária?"

Um abraço,

João

por investpouco » 16/5/2014 16:21

investpouco Escreveu:
Mecenas10 Escreveu:Caro Investpouco,

Vendi hoje a minha posição a 0,250.
Perdi 6800euros. Trade ruinoso.
Não pondero entrar na SC tão cedo.
Desejo-lhe a sorte que eu não tive.
Hoje é um dia difícil para mim.

Um abraço.

e porque não uma ordem de compra nos 0,228??? e recomprar???
estamos a ficar num patamar de suporte, em que lateraliza temporariamente, pode ser bom as oscilações.

pelos visto tinha sido uma boa estratégia ir aos 0,228 ,...depois venderias outra vez nos 0,25
cumptos, Investpouco.

por ricardmag » 16/5/2014 11:38

Limonov Escreveu:A SCOAE está em queda livre desde os 0.40, acho que neste caso, se deviam chamar amortecedores em vez de suportes...
:lol:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Limonov » 16/5/2014 11:36

A SCOAE está em queda livre desde os 0.40, acho que neste caso, se deviam chamar amortecedores em vez de suportes...

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por ricardmag » 16/5/2014 11:29

Limonov, não confirmei se dava...é possivel que não dê em nenhuma plataforma.
Vendo bem as coisas talvez não esteja muito bom para curtos visto que está numa zona de suporte, certo?

Cumprimentos

por Limonov » 16/5/2014 11:12

Ricaardmag,

A SCOAE não permite entradas curtas, pelo menos na minha plataforma.

Abraço,

Limonov

por Limonov » 16/5/2014 11:10

Investpouco,

Acho mais saudável o Mecenas parar por algum tempo, ver o que correu mal, e fazer novo negócio só quando não estiver condicionado por este último. Qualquer entrada que ele faça agora será sempre com uma grande dose de esperança na recuperação do capital perdido.

Acho que já todos passamos por este estado psicológico, quando perdemos muito vemos oportunidades que nos farão recuperar o capital em todo lado.

Quando temos um negócio que correu muito bem, fazemos a mesma asneira, achamos que isto é muito fácil e vamos a correr aplicar o dinheirinho, como não nos habituamos ainda ao acréscimo de riqueza, arriscamos mais porque achamos que somos umas máquinas e porque estamos disposto a perder aquilo que ainda não sentimos como nosso.

Abraço,

Limonov

por ricardmag » 16/5/2014 11:06

Está bom para curtos e para quem tem tomates de aço :lol:
Anexos
sc.png
sc.png (20.81 KiB) Visualizado 8647 vezes

por investpouco » 16/5/2014 10:51

Mecenas10 Escreveu:Caro Investpouco,

Vendi hoje a minha posição a 0,250.
Perdi 6800euros. Trade ruinoso.
Não pondero entrar na SC tão cedo.
Desejo-lhe a sorte que eu não tive.
Hoje é um dia difícil para mim.

Um abraço.

e porque não uma ordem de compra nos 0,228??? e recomprar???
estamos a ficar num patamar de suporte, em que lateraliza temporariamente, pode ser bom as oscilações.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 16/5/2014 10:47

ParaCima Escreveu:investpouco já reforças-te??? vai lá ver o que me disseste quando vendi a ,29

se tivesse mais dinheiro, colocava uma ordem de compra nos 0,20, mas como uso dinheiro alavancado e tenho accoes do bcp a corrigir não posso investir mais, ´so mesmo quando colocar mais dinheiro na minha carteira.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 16/5/2014 9:17

não pretendo influenciar ninguém, mas vejam.
é muit difícil os investidores contrariarem os possíveis ganhos. porque muitas vezes quem vê a cotada subir tem tendência a comprar....e compra já mais caro.
e outras vezes quem tem accoes e vê a cotada cair tem tendência a vender e vende-las baratas.
ou seja, tudo se resume a comprar + caro e vender + barato.
o bom investidor é aquele que compra nos suportes mas com uma cotada a corrigir desta maneira esse investidor já voltou a entrar e sair diversas vezes, ou então segue em curtos, tendo atenção q a cotada se inverte esse investidor também pode perder tudo num só dia, e os longos recuperam tudo.
cumptos, Investpouco.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, cisne3, Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, junas, latbal, m-m, Masterchief, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, Zecadiabo e 209 visitantes