Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sistema de Trading "Emocional 2014"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 25/5/2014 21:23

richardj Escreveu:pergunta basica:

como é que se calcula o drawdown de uma carteira? É simplesmente a diferença entre o valor da carteira quando tenho todos os activos e o valor da carteira quando fecho todos esses activos?

- Amigo DJ:

O drawdown é um declínio desde o valor máximo de um portefolio até ao valor mínimo durante um determinado período de tempo e o seu valor é indicado em percentagem. Para isso necessitas de controlar e monitorizar a tua curva da evolução da rentabilidade da carteira, ou a chamada “equity line”.

Devo notar que há várias variantes à volta do tema, por exemplo o “open drawdown” e o “close drawdown”, no meu caso uso esta opção por ser o valor que fica registado no final de cada sessão.

No entanto se tiveres por exemplo um pequeno pânico com um crash significativo na abertura de uma determinada sessão, que depois consegue recuperar durante a parte da tarde, podes registar um “open drawdown” com um valor percentual bem mais acentuado que um “close drawdown”.

Deixo-te ficar como exemplo o gráfico atual da carteira do “Emocional 2014”, onde assinalo com 2 cruzes vermelhas os pontos da “equity line” que permitiram calcular até agora o máximo “close drawdown” registado neste ano de 2014:

Max. Drawdown = 16,99% -9,83% = 7,16%

Espero ter esclarecido a questão colocada.
Anexos
ROI Emocional 20140525.png
Curva de capital da carteira "Emocional 2014": valores atualizados dos parâmetros de eficiência e risco.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por richardj » 25/5/2014 15:23

pergunta basica:

como é que se calcula o drawdown de uma carteira? É simplesmente a diferença entre o valor da carteira quando tenho todos os activos e o valor da carteira quando fecho todos esses activos?

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Cem pt » 24/5/2014 20:24

Amigo Kim:

Ai com cara… (caracas, claro), estás a ver? Eu bem aviso que um detentor de um sistema de trading que funcione bem não pode questionar os sinais nem revelar dúvidas nem ter fezadas, aquilo tem de ser mesmo à robot: apitou, toca a comprar ou vender!

Felizmente que esse tipo de atuação com algumas falhas à mistura só acontece no início, depois habituas-te.

Em geral concedo que o pessoal pensa que isto é como um casamento entre um homem e uma máquina, em que o homem tem de ter sempre a última palavra, pois é claro, senão não és homem não és nada. Que raio, então uns fios cibernéticos sabem mais que nós? Apenas com um detalhe importante: a tua última palavra tem de ser: “está bem, minha querida, tu é que mandas”!

Abraço e encarrila-te lá outra vez, com o Caracas!

----------

Entretanto a carteira mantém apenas nesta altura 2 papéis comprados: o Petróleo e a Soja, nunca tão poucos títulos fizeram parte do portefólio até agora.

Pelos novos valores dos “stops” atualizados e indicados abaixo pelo programa, para o início da nova semana que vai começar, eu diria que, com um grande grau de certeza, face ao grande afastamento de valores com a volatilidade que se regista no mercado, não deverá haver novos sinais a disparar nas próximas sessões, embora ressalve uma exceção que poderá ocorrer com a TDSA devido à proximidade da cotação com o “stop” de fecho, neste caso talvez volte a comprar mas vai ter de provar alguma força...

BCP (neutral) – 0,2195 ( 0,2105 ; 0,2290 )
BPI (neutral) – 1,838 ( 1,821 ; 1,869 )
BES (neutral) – 1,094 ( 1,037 ; 1,234 )
Banif (neutral) – 0,0092 ( 0,0088 ; ----- )
CTT (neutral) – 7,636 ( 7,923 ; 8,022 )
TDSA (neutral) – 1,070 ( 1,044 ; 1,093 )
Petróleo (longo) – 98,86 ( 100,06 ; 99,68 )
Soja (longo) – 1465,75 ( 1447,00 ; 1426,25 )
EuroDollar (neutral) – 1,3965 ( 1,3982 ; 1,4001 )

----------

Já no que respeita aos valores das rentabilidades isoladas conseguidas em cada um dos 9 títulos da carteira, ficam em baixo as performances registadas até agora desde o início do ano:

BCP: [ +24,17% - 0,52% = +23,65% ] 5 trades
BPI: [ + 23,96% - 1,53% = +22,43% ] 7 trades
BES: [ +18,13% - 0,75% = +17,38% ] 4 trades
Banif: [ +1,32% - 0,00% = +1,32% ] 2 trades
CTT: [ +9,11% - 0,22% = +8,89% ] 3 trades
TDSA: [ +10,45% - 0,53% = +9,92% ] 7 trades
Petróleo: [ +3,56% - 1,40% = +2,16% ] 9 trades
Soja: [ +10,98% - 3,20% = +7,78% ] 7 trades
EuroDollar: [ +0,62% - 1,17% = -0,55% ] 3 trades
TOTAL: [ +102,30% - 9,32% ]
MÉDIA GERAL: [ +11,37% - 1,04% = +10,33% } 47 trades

Como conclusão geral pode-se considerar que os resultados gerais obtidos pelo sistema de trading até agora são bastante satisfatórios e em especial nas relações "Lucros" / "Perdas" de todos os títulos da carteira, exceto no EURUSD.

Não deixa de ser curioso que, precisamente no único papel que o programa está a perder dinheiro, o EuroDollar, o sinal de venda da última trade tendencial terá sido para mim o negócio mais “certeiro” efetuado pelo programa, sob o ponto de vista “artístico”.

Digo isto porque até hoje, em mais de 20 anos de trading, nunca tinha registado uma saída de venda tendencial precisamente no dia em que o EuroDollar registou um máximo anual! Um caso de acerto muito anormal que dificilmente se repetirá, pelo menos comigo.

Olhando para o gráfico do par cambial até se pode constatar outra curiosidade: porque raio está o par a perder dinheiro neste sistema de trading quando se pode ver que o único sinal tendencial disparado em 2014 é simplesmente o tal sinal de venda excecional realizado no dia do topo do mercado em 8 de Maio?

A explicação é muito simples: é que eu enganei-me a introduzir os dados do OHLC (Open, High, Low, Close) no dia 20 de Janeiro, pelo que de uma forma equivocada o sistema gerou nessa data um sinal de venda tendencial, o que só vim a detetar e a corrigir em 1 de Fevereiro. Esse erro involuntário obrigou-me assim a assumir uma perda na carteira que, na realidade, o programa jamais registou após ter procedido posteriormente à alteração para os dados corretos do mercado. :(

Houve também em paralelo um negócio do tipo oscilatório, que foi também afetado pelo sinal de venda “fantasma” disparado por equívoco no referido dia 20 de Janeiro.

Enfim, um erro humano da minha total responsabilidade que tive de pagar caro. Na prática custou-me na altura mais de 4 dígitos do euro porque na minha carteira real estava alavancado em futuros do EuroDollar. Um engano ao qual o programa foi totalmente alheio mas que foi assumido em todas as suas consequências nos resultados e rácios da carteira. Não fora isso, a carteira estaria nesta altura positiva em todos os títulos, uma pena que lamento e que é da minha inteira responsabilidade.
Anexos
EURUSD Emocional 20140523.png
EurUsd - Sistema "Emocional 2014": Um sinal de venda preciso e uma história de um erro que custou caro à carteira. Lamentável!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

por Quimporta » 22/5/2014 17:22

Caro Cem,

Aqui à atrasado usei o teu tópico para anunciar. cheio de orgulho, o meu novo sistema trading. Seria teoricamente o fim dos meus dias de trading "a olho".
Baptizei-o de "O CARACAS 2014", atendendo à coincidência da sua inspiração nas tuas soirée tropicais.

Pois bem, acabei de concluir que as coincidências não se ficam por aí. O CARACAS é também um sistema "emocional", dado que, apesar de ter dado sinal de saída do BPI atempadamente, me marimbei no gajo.

Não sei se já te aconteceu... Foi um momento de fraqueza, e custou sair a perder (tinha feito um reforço a meio , nem perguntem porquê). Tive uma fisgada de que a coisa se ia aguentar, associada a uns dias em que liguei pouco à carteira de ações, por indisponibilidades diversas.
Desde aí tem sido tombo atrás de tombo, e a continuar a afundar assim o BPI (e o resto da banca) ainda acaba descobrir petróleo.

Vá que estou só a perder o equivalente a cerca de 3 semanas do salário do "day job", mas com uma fezada de que é desta que o BPI volta à tona.

Espero que haja cura para estas recaídas...

Abraço, Quim
Anexos
BANCO BPI.png
BANCO BPI.png (41.96 KiB) Visualizado 9472 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Cem pt » 21/5/2014 2:57

- Amigo Richard DJ:

Percebo a tua ideia, só que no meu caso a estratégia não funciona dessa maneira.

Na perspetiva que indicas nesse caso que sugeres em vez de ter uma carteira única eu teria de lidar com 9 carteiras individuais, uma para cada título potencial da mesma, para aí aplicar coeficientes totalmente diferentes para cada um em função dos resultados históricos obtidos no passado.

Não quero com isto dizer que os resultados não pudessem eventualmente ser superiores dessa forma, mas seria uma abordagem em que teria de estar sempre a mudar uma data de parâmetros que sabemos não ser reais, devido à semelhança de comportamento da maioria das ações com o índice PSI-20, mas o certo é que a longo prazo os diversos coeficientes de eficiência e as alavancagens ótimas tenderão para valores de risco sensivelmente constantes no seu limite, pelo que a longo prazo os resultados obtidos não se afastariam muito em ambas as estratégias.

----------

- Amigo Rui MBA:

Não incomodas nada, é um gosto poder esclarecer.

Sim, o valor de K é o mesmo nas compras e vendas.

É verdade que nas vendas se assiste a um aumento da volatilidade direcional negativa uma vez que está provado que o pânico possui uma urgência de atuação mais aguda que a euforia à medida que as perdas se acentuam.

De facto em geral os mercados acionistas possuem um comportamento genérico assimétrico em forma de ondas formando uma espécie de “m” sucessivos, ou seja, os topos em geral são mais arredondados e duram mais tempo que as correções, que por sua vez são na maioria das vezes bem violentas e aceleradas à medida que nos aproximamos da base das pernas dos “m”, daí que a volatilidade aumente à medida que nos aproximamos dessas bases de apoio dos “m”.

Acontece que as medições que efetuei nos “backtests” provam que as volatilidades na altura ótima de disparo dos sinais de compra e venda se encontram numa fase emocional ainda prematura e relativamente comparável ao mesmo nível que pode ser classificado como “algo otimista” e “algo pessimista”.

Nessa altura do aparecimento dos sinais não se atingiram ainda em geral os valores emocionais mais acentuados de médio prazo que necessitam de bastantes mais sessões para se materializarem na realidade em “euforia” e “pânico”, uma vez que para aí chegarem ainda têm de passar por fases intermédias marcadas por “otimista” e “muito otimista” no médio prazo, antes de atingir a “euforia”, para focar só o aspeto das compras.

Além do mais o fator decisório não tem que ver com o valor real da volatilidade em si mas sim com um fator comparativo entre a volatilidade média recente geral comparada com a volatilidade do grupo de sessões mais próximo da sessão em que ocorreu o disparo da ordem, afetada pelo tal fator K de majoração otimizado, que em geral materializa a regra geral “universal” que promove as alterações estáveis predominantes do novo estado emocional que daí em diante prevalecem para servir de suporte à nova tendência.

O novo indicador da sessão “virtual” t+1 calculada pelo programa é válido no indicador emocional de curto mas também de médio prazo. Acontece simplesmente que nesta última situação a sua diluição num grupo que abarca um maior número de sessões faz com que a sua importância seja francamente menor do que nas consequências do indicador emocional de curto prazo, que serve de base aos disparos das ordens do tipo oscilatório.

Quanto ao “sofrimento” confesso estar totalmente imune, foi o que me aconteceu ao fim de poucos anos depois de começar a usar sistemas de trading.

Curiosamente isso deve-se ao facto de ter consciência de conseguir controlar os riscos e as alavancagens inerentes às regras otimizadas de trading, pelo facto de conhecer a fundo os parâmetros do comportamento histórico e o modo de funcionamento do sistema de trading e a consequente estratégia de money management, que fazem parte da estratégia de trading.

Entro sempre em qualquer trade com um espírito aberto a prazo, sabendo regra geral que em cada 20 trades vou ter cerca de 9 com perdas pequenas, outras 9 com ganhos pequenos que anulam as anteriores e cerca de 2 trades com ganhos significativos donde vem o lucro do conjunto. O mercado simplesmente ditará o que quiser mas o comportamento genérico será sensivelmente o indicado, é tão simples quanto isto!

Quanto à importância do tema da volatilidade na antecipação dos sinais foi algo que descobri bastante cedo quando utilizava apenas indicadores técnicos simples nas decisões de trading nos primeiros anos em que negociava através da Análise Técnica nos mercados. Recordo-me bem que nessa altura o indicador que isolado gerava melhores resultados era o “Relative Volatility Index”, mais conhecido por RVI, que batia sistematicamente os outros indicadores em termos de rentabilidades obtidas nos testes em geral, quando aplicados de forma isolada.

Abraços aos dois mais uma vez.

----------

Aproveito para deixar outro gráfico atualizado do sistema de trading, desta vez para uma outra ação muito falada nos media e no fórum, o BES.

Pela data do sinal de venda tendencial disparado em 10 de abril e comparando com o preço de venda ocorrido na abertura da sessão seguinte aos 1.30 pode-se constatar a vantagem de dispormos de uma ferramenta de trading deste tipo. Na altura poderá ter parecido um sinal algo prematuro ou precipitado mas a “ la longue” conclui-se que o programa estava do lado da razão ao decidir vender naquelas circunstâncias.
Anexos
BES Emocional 20140520.png
BES - Sistema "Emocional 2014": Quaisquer que fossem as notícias a rodear o BES, a Análise Técnica do programa antecipou as quedas futuras com quase 5 semanas de antecedência

por RMBA » 21/5/2014 0:16

Cem, desculpa te incomodar mas gostaria de te fazer umas questões.

No teu sistema emocional de médio prazo, quando tens REMP>VMP*K na compra e REMP<VMP*K na venda, esse valor de K é igual para ambos? será que nas vendas devido a volatilidade ser bem maior, não deveria ter um valor diferente?

No emocional de curto prazo, que tentas fazer a previsão t+1 através de sentimento, esse indicador sozinho faz alguma coisa ou apenas serve de confirmação ao de médio prazo que chega a seguir?

No teu backtesting, as vezes que seguraste uma acção porque teve um bom comportamento na parte final compensou a médio/longo prazo o possivel "sofrimento" que isso te tras (a nível numerico certamente compensou senão não usavas o sistema assim)?

Bem, eu não tenho que validar seja o que for, os resultados falam por si e o conhecimento que demonstras não precisa de aprovação, mas gostaria de dizer que concordo em absoluto contigo no que diz respeito à volatilidade. Para mim dominar a vol é dominar os sistemas, uma coisa que sempre me fez confusão quando começei nos mercados é como por exemplo, as pessoas usam o rsi 14 quer a vol esteja a 8%, 10% ou 50%... para mim se a vol muda, a "base muda".

Abraço.

Registado: 9/11/2010 14:45

por richardj » 19/5/2014 21:01

cem,

idealmente, numa carteira deste tipo, imaginemos que vamos transaccionar sempre os mesmo activos, por exemplo acção A B C e D. Imaginemos também que vamos fazer pelos menos 100 trades em cada uma das acções. Com base nisso definimos o optimal f para cada acção em vez de ser para toda a carteira. No fundo é a aplicar o mesmo sistema de trading a 4 acções diferentes e depois definir a alavancagem para cada activo conforme os resultados do sistema de trading para cada acção. Os resultados obtidos seriam melhor neste caso do que no caso de definir uma alvancagem constante para todas as acções.

DUNE 2

por Cem pt » 19/5/2014 19:37

- Amigo Rui MBA:

Thanks pela mensagem e pela oportunidade que me dás de esclarecer os dois pontos que focas.

De facto o fator DI+(14) representa, segundo Welles Wilder, o somatório dos impulsos positivos ou ascendentes da função DI+ nas últimas 14 sessões, é correto.

Só a partir daqui poderemos partir para os cálculos das suas médias diárias, simples ou ponderadas/geométricas, segundo a forma de pesquisa que pensamos resultar melhor nos testes históricos a desenvolver.

Outra questão interessante que colocaste foi a forma de avaliar o risco da carteira, falaste na fórmula de Kelly e no método do Value at Risk, em contextos que gostaria de esclarecer para que não haja equívocos.

Pois bem, a fórmula de Kelly ou o fator estatístico da “Optimal f” utilizo simplesmente no meu caso para me autolimitar na eventual alavancagem máxima a imprimir à carteira, independentemente dos seus títulos componentes uma vez que uso para o efeito os resultados reais históricos do conjunto.

No caso do VaR não é correta a afirmação que não use este conceito para avaliar o risco do portefólio pela simples razão de que cada vez que publico a evolução da performance da carteira estou sempre a focar a questão da previsão do seu controlo de risco, de forma indireta, ao referir-me aos drawdowns máximos e suas evoluções expectáveis neste campo crítico do risco de falência.

Para isso utilizo o conceito do Value at Risk através de uma fórmula não paramétrica com um grau de confiança na ordem dos 75% (só 3 vezes em cada 4 que esta carteira possa ser replicada o valor referido adiante poderá ser ultrapassado) ao indicar sempre a previsão da ocorrência do drawdown “catastrófico “ máximo da carteira num prazo horizonte de 20 anos.

Este valor tem em conta uma fórmula conservadora de simulação da extrapolação nos valores dos drawdowns históricos ocorridos na carteira real.

- Amigo Richard DJ:

Ao calcular a alavancagem otimizada, seja ela obtida via “Optimal (f)” ou via “drawdown catastrófico”, os negócios da carteira não são reduzidos. Na realidade são exatamente os mesmos, apenas com a diferença de serem afetados pelo coeficiente de alavancagem otimizada calculada.

Abraços.

----------

O sinal que constitui alguma surpresa na sessão de hoje disparado pelo sistema de trading residiu no Banif: compra para fechar as posições curtas existentes, pelo que amanhã na abertura a respetiva ordem será executada ao mercado.

Uma vez que os shorts foram assumidos a 0.0103, se amanhã o Banif abrir neste valor o sistema sairá ligeiramente chamuscado com o custo adicional das comissões em trade negativa, se a abertura for aos 0.0102 ou abaixo o ganho será nesse caso algo ligeiro, enfim, neste cenário pode-se dizer que o Banif se tem aguentado, na minha ótica, para além do que seria expectável.

Novas posições curtas só serão reabertas no papel, com o mercado a desenrolar-se nas atuais condições, se o fecho vier abaixo dos 0.0088.

Fica o gráfico com o respetivo disparo do novo sinal tendencial na escala diária. Obviamente este título mantém a sua pendente semanal descendente, pelo que seria impossível ao programa assumir quaisquer posições longas.

Em resumo, completamente neutro a partir de agora em todas as ações portuguesas da carteira. Esperar para ver o que nos vai oferecer o mercado daqui para a frente!
Anexos
Banif Emocional 20140519.png
Banif - Sistema "Emocional 2014": O programa acha que não valerá a pena continuar a bater no "ceguinho"! Fecho de posições curtas.

por richardj » 18/5/2014 15:45

Cem pt Escreveu:

----------

A sugestão que deixo no cálculo do condicionamento do risco de falência da carteira, porque neste assunto do money management não há grandes consensos, será o de fixar à partida um drawdown máximo aceitável que possa ocorrer na carteira, algures ao longo do prazo que ainda pensamos negociar no futuro nos mercados (sugestão básica no caso presente = 20 anos).

Nos muitos testes efetuados ao longo dos anos nesta excitante atividade do trading e particularmente na pesquisa pelos fatores de segurança mais adequados e otimizados na área do money management, temos de adotar sempre um risco aceitável, auto-limitativo e o maior possível dentro de algum padrão de segurança.

Qual e quanto? Pois aqui fica a conclusão das linhas duais que compõem um grupo que integra por um lado a minimização dos riscos de falência e por outro a maximização das alavancagens atribuídas: dos estudos que foram levados a cabo o drawdown de referência máximo aceitável é o que se obtém pela liberdade de deixar deslizar a “equity” inicial, acrescida das suas rentabilidades acumuladas entretanto obtidas, até um patamar que representa perto de metade da percentagem calculada por esse conjunto formado pelo capital inicial acrescido dos lucros acumulados no seu topo de retornos.

No caso concreto da carteira à data presente, o drawdown aceitável seria então de:

(100% + 12,42%) / 2 = 56,21%

Limitaríamos então este fator de risco crítico, à data presente, aos 56,21% nesta carteira específica e a partir daqui deveríamos passar para a fixação da alavancagem ótima a imprimir à carteira.

No caso deste portefólio “Emocional 2014” a alavancagem máxima calculada por esta condição permitiria usar um fator multiplicativo para cada papel, que seria dada por:

Alavancagem de risco de segurança de falência a longo prazo = 56,21% / 40,44% = 1,39

Este fator da segurança sobre a falência da carteira deveria nestas circunstâncias prevalecer sempre sobre o “Optimal f” de Kelly se este lhe for superior, como é o caso (4,79 > 1,39).

Logo em termos práticos, se usássemos alavancagem nesta carteira, o fator cauteloso a adotar para fazer face a esse futuro virtual obrigaria a usar um coeficiente que nunca deveria ser superior a 1,39!

Que diferença de alavancagem sobre se usássemos em comparação o valor que resultaria da aplicação da fórmula de Kelly, certo?! Só que neste cenário estaríamos a pôr em perigo o cenário da carteira deter uma elevada probabilidade de atingir uma situação de falência. Quem diria?!

amigo cem, então no caso desta carteira, a situação ideal passa neste momento por fazer menos trades, mas mais alavancados para potenciar os ganhos. Ao reduzir o numero de trades pressupõem uma maior capacidade de trades ganhadores e uma relação ganhos/perdas melhorada, levando a probabilidades de falência menores, permitindo maior nível de alavancagem e uma maior aproximação ao optimal f (?).

Tens ideia de se fores mais conservativo no trade, e nesse sentido o sistema disparar ordens de forma mais conservativo, se consegues melhorar significativamente esses rácios e dessa forma conseguir baixar a probabilidade de falência? claro que isso vem com o custo de menores ganhos, mas permite uma maior alavancagem. No final qual dois dois sistema obteria maior retorno? Em ambos os casos teríamos a mesma probabilidade de falência, mas num as ordens do sistema sistema saem mais frequentemente e com alavacangens menores, noutro saiem ordens com menos frequência mas mais alavacando. No fundo, qual será a relação alavancagem vs risco de falência que potencia maior ganhos?

DUNE 2

Re: Sistema de Trading "Emocional" ao longo de 2014

por RMBA » 18/5/2014 14:52

double post

Re: Sistema de Trading "Emocional" ao longo de 2014

por RMBA » 17/5/2014 22:15

Cem pt Escreveu:

Uma sessão em que o máximo tenha ficado igual ou abaixo do correspondente da sessão anterior e em que o mínimo tenha ficado igual ou acima do mínimo do dia anterior terá um DI+ e um DI- nulos.

Posteriormente podem-se calcular médias simples deste movimentos direccionais, por exemplo para 14 sessões a média dos respectivos DI+, ou seja o DI+(14), será o somatório dos últimos DI+ nas últimas 14 sessões a dividir por 14 unidades.

Cem acho que o forum ganha muito com os teus posts.

Uma observação. Na formula de kelly, não achas que para ajustar um pouco ao risco inicial não se deva utilizar o VaR do Portfolio? é que utilizando o critério de kelly mesmo com backtesting partes do principio que a estratégia tem o mesmo resultado com todos os ativos, ou estou enganado?

Abraço
Editado pela última vez por RMBA em 18/5/2014 14:54, num total de 1 vez.

por Cem pt » 17/5/2014 19:29

Amigo Goten:

Pois estava muito longe de imaginar que tinha aqui mesmo ao lado, nestas longínquas terras bolivarianas, um compatriota que acompanhava este fórum!

Tudo de bom para ti também, toma cuidado por estas paragens, é bom saber que non estamos solos.

----------

Conforme as atualizações habituais semanais, aqui ficam os novos valores do programa relativos aos stops de volatilidade do sistema de trading, deixando entre parêntesis os relativos a datas anteriores:

BCP (neutral) – 0,2105 ( 0,2290 ; 0,2314 )
BPI (neutral) – 1,821 (1,869 ; ----- )
BES (neutral) – 1,147 (1,365 ; 1,386 )
Banif (curto) – 0,0103 (0,0110 ; 0,0114 )
CTT (neutral) – 7,923 (8,022 ; 8,043 )
TDSA (neutral) – 1,044 (1,093 ; ----- )
Petróleo (longo) – 100,06 (99,68 ; 98,75 )
Soja (longo) – 1447,00 (1426,25 ; 1447,00 )
EuroDollar (neutral) – 1,3982 (1,4001 ; 1,3994 )

Dos novos valores calculados existem alguns que se podem considerar surpreendentes, uma vez que a proximidade entre os stops mentais agora atualizados, quando comparados com os das atuais cotações de fecho de 6ª feira, permite especular que o programa pode estar muito próximo de retomar longos na TDSA (uma espécie de um estranho arrependimento robotizado!) e de fechar curtos no Banif.

Outro papel que baixou também bastante o seu nível destes stops indicativos foi o BES, parece ser o título bancário mais próximo de voltar a ser comprado pelo programa nesta carteira apesar de ter sido o que mais baixou nesta semana de loucos!

De qualquer forma hoje deixo ficar o gráfico do BCP, provavelmente o título mais popular do PSI-20.

No respetivo gráfico podem-se detetar algumas compras virtuais na zona que o sistema identifica como forte suporte entre os 0.1446 aos 0.1615, embora o programa não execute essas ordens porque só poderia haver compras oscilatórias reais se a tendência na escala diária fosse igualmente ascendente.

Embora não seja um analista, sou um mero trader com alguns anos de experiência, arriscar-me-ia a acrescentar que a potencial recuperação do BCP no curto prazo, caso os mercados retomem brevemente algum do terreno perdido nesta semana marcante, deverá ter como teto resistente a zona Fibo 50%/61,8% dos 0,1950 aos 0,2030 e aí eventualmente deverá ou poderá voltar a corrigir, ao perder a sua força elástica natural.

De todos os modos a volatilidade subiu bastante de 8 de maio para cá, pelos piores motivos, pelo que não aconselho realmente aventuras do lado longo com este papel. Mas cada um lá saberá melhor as linhas com que se cose.
Anexos
BCP Emocional 20140516.png
BCP - Sistema "Emocional 2014": Embora possamos assistir a uma recuperação de muito curto prazo, a tendência primária não aconselha posições longas

por goten » 16/5/2014 14:09

cem, obrigado por partilhares tantos conhecimentos.
quando o psi20 recuperar, muitos olhos vao estar no teu sistema! eheh
disponível para umas aulas em CCS / Altamira? :-"
saudaçoes de um outro expatriado, há 2 anos em terras "maduras".

Registado: 5/8/2013 13:37

por Cem pt » 15/5/2014 20:08

Caro amigo Nmp:

Pareces bruxo, o programa de facto assinalou uma venda para me desfazer de todas as posições longas nas trades tendenciais e oscilatórias ainda abertas da TDSA.

Amanhã na abertura vai tudo de vela ao mercado, para variar que isto já se começa a tornar um mau hábito! Agora só reentrarei no papel, nas condições atuais do mercado, aos 1,093.

Enfim, sós…nas ações portuguesas!

Confesso que também já estava a precisar dumas belas férias, resultado do muito trabalho deste último mês com o cansaço de dar tantas vezes ao dedo no botão das vendas.

Ah, é verdade, ainda tenho Banif, só que essa está virada de pernas para o ar (curta), e por acaso há que reconhecer que até se tem aguentado bem nestas sessões de quedas, deve ter lá uma mãozinha misteriosa a aguentar aquilo nem sei como.

Por acaso o Banif disparou também uma ordem de reforço de shorts em swing para amanhã. Uma das ordens , a da menor quantidade, será dada com a venda ao mesmo preço do fecho de hoje e a de maior quantidade será colocada a 0,0103. A quantidade total a arriscar neste regime oscilatório é calculada pela percentagem indicada na barra vertical laranja do gráfico dos indicadores (53,35%) descontada da quantidade em swing vendida em 6 de maio (9,54%) por se encontrar no mesmo ciclo oscilatório, ou seja, 43,81%. Fica o gráfico para amostra.

Restam-me aqui nestas paragens onde resido o Petróleo, embora paradoxalmente a gasolina seja quase à borla, e a Soja, para compensar as prateleiras vazias de comida nos supermercados locais. Ou seja, posso-me deslocar à vontade de popó e espero não morrer à fome a empanturrar-me de soja, embora seja só em papel, já não é mau de todo!
Anexos
Banif Emocional 20140515.png
Banif - Sistema "Emocional 2014": Reforço de curtos sinalizado

por nmprc » 15/5/2014 15:49

E hoje vai a TD...

Registado: 29/11/2007 10:48

por Cem pt » 14/5/2014 18:44

Amigo Nmp:

Conforme digo mais abaixo essas "primas" já foram despedidas em boa hora!

Abraço.

----------

“Querida BPI:

Foram tempos enternecedores enquanto durou o nosso romance, mas tudo o que é bom também acaba! Foste a amante que me deste mais prazer neste ano de 2014, numas belas sessões no início do ano e daí teres sido a que mais se valorizou no meu harém, por isso eras a minha favorita.

Porém, agora tudo esmoreceu. De todas as amigas do grupo bancário, só pensam em sacar-me dinheiro, foste a que resististe até ao limite, eu sei e temos pena, mesmo assim ficas no meu registo como a que mais tempo durou, um pequeno record para que não fiques triste nas mais bem papadas.

Bem sei que nestes últimos dias já andavas bastante embirrenta mas hoje não sei o que te deu, fizeste aqui no harém uma cena de ciúmes inexplicável de trinta por uma linha. Deixaste a fonte dos banhos turcos escavacada e uma data de mosaicos todos destruídos, sei lá mais o quê!

Em alto alarido argumentas em tua defesa que ultimamente só tenho olhinhos para a miss Petróleo e que já não quero saber de ti, isso não é da tua conta porque nem sabes o ego que ela me levanta.

Mesmo assim insistes que não és tão violenta como as tuas primas, bem sei que as pus a andar há uns tempos e que agora andam na vida mas não tenho nada a ver com o que elas fazem depois de terem sido daqui corridas a pontapé. Mas essas ao menos, coitadas, até têm justificação para partir tudo lá na esquadra, dizem que foram condenadas a aumentos de chicotadas e tu aqui sempre foste bem tratada só com umas chapadas de vez em quando.

Aquelas sessões loucas de prazer desvaneceram-se, agora desaparece da minha vista. Só me restam saudades dos bons momentos, adeus e até à próxima.”

----------

Desta forma algo rude e despiedada, as mulheres que me perdoem porque não sou assim na vida real, o programa desfaz-se do BPI e deixa de ter em carteira o último título de refúgio bancário que ainda por lá sobrevivia.

Amanhã será dada ordem de venda da totalidade do BPI ao mercado logo na abertura. Fica abaixo o gráfico respetivo.

Para terminar este episódio saudoso do “BPI” resta acrescentar que o programa só voltará a recomprar o título quando o sistema gerar de novo um sinal de compra tendencial, nesta altura prevê-se que tal só venha a ocorrer para já a partir dos 1,869.

Desta forma a única ação portuguesa que resta em carteira nesta altura é a TDSA. Vamos lá a ver até quando!

Dos restantes títulos cambiais e de mercadorias deste pequeno hedge fund “Emocional 2014” restam também comprados a Soja e o Petróleo.

----------

Outra questão interessante que tem sido abordada no fórum tem sido o debate se estamos ou continuamos, ou não, em “bull mode”.

Do meu ponto de vista, o facto de ter à disposição este sistema de trading relativamente fiável, creio que consigo ter uma opinião qualitativamente aproximada na abordagem o mais correta possível a esta matéria.

Assim sendo, um bull market neste sistema de trading só é definido quando o índice maioritário da carteira, neste caso o PSI-20, se encontra nas escalas diária e semanal coexistindo com sinais de manutenção de posições longas tendenciais.

Ora, este é um cenário que não acontece no nosso mercado. Um sinal de venda no nosso índice bolsista ocorreu no gráfico diário no passado dia 16 de abril e o gráfico semanal vai-se entretanto mantendo ascendente.

Havendo gráficos com sentidos contraditórios nestas escalas sucessivas o mais que posso dizer é que o bull market foi de férias por tempo indefinido.

Também não estamos obviamente em bear market, para isso era necessário que na escala semanal tivéssemos uma tendência descendente vigente, o que não é o caso.

Estaremos eventualmente num limbo incerto, isso sim, numa zona propícia a mercados do tipo lateralizados sem predominância de tendências aproveitáveis.

Assim, o bull market só será retomado logo que haja um sinal de compra tendencial disparado no gráfico diário do PSI-20, isso só sucederá nas atuais circunstâncias de mercado num fecho acima dos 7307 pontos.

Por outro lado o bear market só chegará em definitivo quando o índice estiver a virar para descendente no gráfico semanal, o programa nesta eventualidade só vê hipóteses de tal acontecer com um fecho abaixo dos 5899 pontos.

Até lá, antes que se verifique qualquer um dos cenários apontados, creio que as melhores oportunidades de realizar alguns cobres de pequenas mais-valias, até porque esta estratégia nem sempre é fácil de cumprir com os riscos de incerteza inerentes associados, estarão do lado dos que conseguirem arriscar com algum sucesso num método de negociação baseado no aproveitamento de swings nesta zona cinzenta entre os 5900 aos 7300 pontos, reservando para isso algum capital para arriscar nestas circunstâncias e guardando o grosso da massa da carteira para melhores dias até que uma tendência bem definida volte de novo aos mercados.

Bem, com isto tudo que está a acontecer por terras tugas qualquer dia deixo de ter um harém que se veja com várias amantes, por este andar ainda vou ter que voltar aos tempos dos casamentos cristãos!
Anexos
BPI Emocional 20140514.png
BPI - Sistema "Emocional 2014": A andar daqui para fora

por nmprc » 14/5/2014 17:20

Caro CEM,

O teu sistema até parece que é bruxo! BES e BCP, mandou o sistema vender... :)

Registado: 29/11/2007 10:48

por Cem pt » 10/5/2014 12:31

Abaixo ficam os valores atualizados pelo programa no cenário eventual de saída ou reentrada dos títulos em novas posições, tendo sido colocados entre parêntesis os últimos valores de “stops mentais” conhecidos nas atuais posições de cada papel:

BCP (neutral) – 0,2290 (0,2314 ; 0,2302 )
BPI (longo) – 1,691 (1,685 ; 1,612 )
BES (neutral) – 1,365 (1,386 ; 1,352 )
Banif (curto) – 0,0110 (0,0114 ; 0,0115 )
CTT (neutro) – 8,022 (8,043 ; ----- )
TDSA (longo) – 1,034 (1,028 ; 1,012 )
Petróleo (longo) – 99,68 (98,75 ; 98,89 )
Soja (longo) – 1426,25 (1447,00 ; 1423,25 )
EuroDollar (neutro) – 1,4001 (1,3994 ; ----- )

Em relação ao atual rating emocional dos títulos da carteira, o programa aponta as seguintes posições, incluindo o índice predominante PSI-20:

PSI - Curto prazo: neutral; Médio prazo: neutral.
BCP – Curto prazo: muito pessimista; Médio prazo: pessimista.
BPI - Curto prazo: pessimista; Médio prazo: neutral.
BES - Curto prazo: muito pessimista; Médio prazo: pessimista.
Banif - Curto prazo: otimista; Médio prazo: neutral.
CTT - Curto prazo: pessimista; Médio prazo: neutral.
TDSA - Curto prazo: neutral; Médio prazo: neutral.
Petróleo - Curto prazo: neutral; Médio prazo: neutral.
Soja - Curto prazo: neutral; Médio prazo: neutral.
EuroDollar - Curto prazo: neutral; Médio prazo: neutral.

Face aos desequilíbrios emocionais apontados, dos mais agudos na carteira, fica abaixo para visualização o gráfico diário do sistema de trading no BES.
Anexos
BES Emocional 20140509.png
BES - Sistema "Emocional 2014": não se antevê para já uma retoma da tendência ascendente neste papel

por Cem pt » 8/5/2014 22:48

Já no final da sessão nos States o programa dispara um sinal algo estranho: precisamente na sessão em que o EuroDollar atinge um novo máximo anual, a parte final do dia é caraterizada por uma volatilidade fora do habitual que obriga o sistema de trading a fechar as… posições longas, através de um sinal de venda inesperado!

Uma vez que o gráfico semanal se encontra ainda com uma tendência ascendente válida, a posição a assumir a partir do presente será simplesmente ficar de fora no EURUSD, a aguardar por melhores dias e por uma definição mais precisa do que o mercado vai fazer daqui em diante.

De acordo com o programa o novo preço de referência de retoma das posições longas será previsivelmente ao nível dos 1,3994 de acordo com as regras habituais dos “stops mentais” estabelecidos para a sessão seguinte.
Anexos
EURUSD Emocional 20140508.png
EuroDollar - Sistema "Emocional 2014": Sinal de venda tendencial no dia em que o Euro atinge um máximo anual contra o Dollar!

por Cem pt » 8/5/2014 17:58

Estimado Amaral:

Obrigado pela mensagem.

Na realidade indiquei no post publicado ontem, no dia 7, a oportunidade de reforços de compra em swing no BPI, creio que o equívoco provém do amigo ter feito uma citação da mensagem que publiquei no dia 3 e daí o facto de nessa altura não haver qualquer referência ao BPI.

----------

No final da sessão de hoje o programa indica mais um abandono de posições compradas na carteira.

No caso concreto a referida venda da totalidade das posições tendenciais e oscilatórias incidiu sobre os CTT.

O sinal de venda foi disparado no fim da sessão de hoje e portanto só há um caminho único a seguir em conformidade: obedecer e não questionar o sistema são pressupostos essenciais num trading com regras estabelecidas à partida, a disciplina faz parte da estratégia a seguir pela carteira.

Assim sendo a carteira "Emocional 2014" executará uma venda ao mercado amanhã logo na abertura do mercado neste título.

A venda implicará obviamente apenas uma passagem de longo a neutro, uma vez que da parte do gráfico semanal não existem ainda sinais de qualquer tendência descendente nos CTT.

O novo preço de referência de reentrada em compras nos CTT é agora assinalado pelo programa ao nível dos 8,043.

Resumindo e concluindo as posições que a carteira irá assumir a partir de amanhã:

Longo: BPI, TDSA, Petróleo, Soja, EuroDollar.
Neutro: BCP, BES, CTT.
Curto: Banif.

Pelos vistos, aos poucos e poucos, as posições compradas vão sendo encerradas pelo programa de uma forma algo discreta, espaçada e com pouca dor.

Vamos a ver o que o mercado ditará entretanto, mas o certo é que por enquanto nenhuma das ações vendidas ou neutras em carteira está em vias de ser recomprada a curto prazo, atendendo ao afastamento sucessivo entre as cotações e a linha limite dos "stops mentais" que vai sendo atualizada todas as semanas.
Anexos
CTT Emocional 20140508.png
CTT - Sistema "Emocional 2014": Mais uma ação portuguesa a ser encerrada na carteira a partir de amanhã

por Amaralis » 7/5/2014 22:54

Cem pt Escreveu:- Caro Amigo^2:

Obrigado pelo post, nesta altura divergimos apenas na questão sobre como prever o drawdown máximo da tua carteira.

O meu ponto de vista sobre discordar de que o drawdown máximo não deve ser a médio dos drawdowns máximos é muito simples: para isso suceder terias de assumir que o drawdown máximo na carteira se daria em simultâneo em todos os papéis.

Mesmo numa situação de crash bolsista há cerca de metade dos títulos que escapam ao “desastre” e por outro lado temos de pôr também a hipótese de um “crash” na bolsa portuguesa devido sei lá, a uma nova crise bancária muito grave, nem sequer afetar os títulos americanos na mesma altura.

E se não houver sequer nenhum crash, então nesse cenário até podíamos dizer que os drawdowwns em cada papel provavelmente vão-se verificar em datas muito diferenciadas.

Resumindo e concluindo, supores que o drawdown máximo da carteira é igual à média dos drawdowns máximos de cada título seria assumires um valor muito mais gravoso do que aquele que iria ocorrer na realidade.

Por isso sugeri uma abordagem mais realista que seria simulares apenas uma carteira com o DJIA-30 e o PSI-20, por exemplo em 5 anos em simultâneo, e daí retirares o drawdown máximo ocorrido, aplicando em seguida um coeficiente de K = Sqrt (20 / 5) x D = 2xD , ou seja, assumires para 20 anos o dobro do drawdown que encontraste no cenário dos testes para 5 anos.

Espero ter-me explicado de forma mais clara quando sugeri uma solução por via dos íondices que integram as ações da carteira.

- Amigo Kim Door:

Eh pá, Kim, não tens mesmo juízo, mas está bem, já te percebi! Depois apresento-te aqui as minhas vizinhas…

Excelente saber que começaste a usar um sistema do “Caraxas” e ainda para mais foste logo buscar um dos melhores títulos do pódio de 2013 e 2014, o BPI para bombar, grande pontaria.

Olhando assim de repente para o teu gráfico reconheço que acertaste em magníficas datas de entrada nas 3 tentativas (as saídas é que tens de as refinar ligeiramente mas a última já foi em cheio!), só te posso desejar mesmo muita boa sorte e continua porque esse parece ser um bom caminho de futuro.

----------

Na sessão de hoje registou-se um sinal de compra em swing no Petróleo com uma percentagem de risco de 27,15% sobre o capital dedicado ao trading oscilatório. No entanto neste mesmo ciclo de baixa de curto prazo do Crude Oil o programa já tinha comprado um percentual de 18,29%. Uma vez que a diferença da nova quantidade em relação à executada é inferior a 10%, o sinal da trade será ignorado.

Também na outra mercadoria da carteira, a Soja, o programa disparou igualmente um sinal de compra oscilatório com uma percentagem de 23,48% sobre o capital máximo dedicado a esta componente, pelo que na próxima 2ª feira serão dadas as duas ordens de compra habituais de acordo com as regras pré-estabelecidas, a maior delas ao preço de 1452,00 e a outra a 1470,75.

Fica o gráfico respetivo.

----------

Como habitualmente deixo-vos ficar os valores referenciais de fecho ou retoma de posições longas ou curtas, conforme o caso, para todos os papéis da carteira e entre parêntesis os mesmos valores calculados anteriormente.

Chamo a atenção para a forma como estes referenciais são calculados, porque por vezes na sessão seguinte os valores em causa podem ser atingidos mas as posições, contrariamente ao que seria esperado, não se alteram! A razão é que nem sempre se cumprem os pressupostos ideais simplistas abaixo indicados.

Basicamente o cenário de cálculo tem as seguintes condições:

- Atribui-se na abertura da sessão seguinte o valor de fecho da sessão anterior, que coincide também com um dos extremos de máximo ou mínimo da nova sessão simulada. Vão-se atribuindo novos valores do outro extremo (máximo ou mínimo) e fecho coincidentes até que a posição tendencial seja alterada. Simples!

Então aqui ficam os novos valores de atualização do programa:

BCP (neutral) – 0,2314 ( 0,2302 ; 0,2298 )
BPI (longo) – 1,685 (1,612 ; 1,670 )
BES (neutral) – 1,386 (1,352 ; 1,379 )
Banif (curto) – 0,0114 (0,0115 ; 0,0119 )
CTT (longo) – 7,700 (7,683 ; 7,581 )
TDSA (longo) – 1,028 (1,012 ; 0,966 )
Petróleo (longo) – 98,75 (98,89 ; 98,81 )
Soja (longo) – 1447,00 (1423,25 ; 1409,50 )
EuroDollar (longo) – 1,3739 (1,3773 ; 1,3722 )

Caro Cem:

É impressão minha ou ouve sinal de compra no BPI, pergunto isso por ver aquela barra verde no gráfico ???

Os meus parabéns por este belo tópico...

Cumprim.

Registado: 22/4/2014 15:24

por Cem pt » 7/5/2014 18:26

Caros amigos,

Ontem bem quis deixar a atualização habitual do tópico, mas qual quê...esta história (um nome simpático porque me apetecia dizer outro diferente) do registo tem sido desesperante, até já me apeteceu deixar de vir ao Caldeirão, enfim!

Para todos os efeitos fica o texto que quis deixar ficar no dia de ontem, com um dia de atraso!

----------

Num dia marcado por alguns avanços e recuos o programa disparou no final do dia apenas um sinal de reforço de compras no BPI, papel que vinha a ser alvo de alguma correção significativa nas últimas sessões.

Para amanhã o percentual aconselhado na respetiva componente oscilatória foi de 30,33% do capital dedicado ao swing com ordens a executar aos 1,820 para a ordem de compra correspondente à maior quantidade e 1,848 para as restantes compras menos significativas [Nota: Ordens realmente executadas na sessão do dia 7].

Em relação ao rating emocional das ações portuguesas desta carteira o sistema de trading atribui-lhes as seguintes classificações qualitativas nos dois horizontes temporais analisados:

BCP (Posição neutral): Curto prazo – Otimista ; Médio prazo - Neutral
BPI (Posição longa): Curto prazo – Pessimista ; Médio prazo - Neutral
BES (Posição neutral): Curto prazo – Neutral ; Médio prazo - Neutral
Banif (Posição curta): Curto prazo – Neutral ; Médio prazo - Neutral
CTT (Posição longa): Curto prazo – Otimista ; Médio prazo – Neutral
TDSA (Posição longa): Curto prazo – Otimista ; Médio prazo – Neutral

Daqui se pode concluir, através dos ratings de médio prazo relativamente indefinidos nos gráficos diários, que o mercado português à presente data não é propriamente um sítio aliciante para arriscar muito capital. Pelo contrário, apenas as oportunidades de curto prazo dos pequenos swings parecem ser uma das suas poucas atratividades para tentar sacar alguns trocos.

Desta forma a carteira lá vai seguindo o seu destino com pequenos altos e baixos de valorização, que nesta altura do campeonato mais se assemelham a um interregno de férias à espera que o mercado defina a médio prazo o seu sentido predominante, aliás também um pouco à semelhança do que vai ocorrendo nas “commodities” onde se sente igualmente um mercado indefinido em regime de pausa momentânea.
Anexos
BPI Emocional 20140507.png
BPI - Sistema "Emocional 2014": Aproveitando a excursão a zonas de compras oscilatórias para reforçar posições longas

por Cem pt » 3/5/2014 4:04

- Caro Amigo^2:

Obrigado pelo post, nesta altura divergimos apenas na questão sobre como prever o drawdown máximo da tua carteira.

O meu ponto de vista sobre discordar de que o drawdown máximo não deve ser a médio dos drawdowns máximos é muito simples: para isso suceder terias de assumir que o drawdown máximo na carteira se daria em simultâneo em todos os papéis.

Mesmo numa situação de crash bolsista há cerca de metade dos títulos que escapam ao “desastre” e por outro lado temos de pôr também a hipótese de um “crash” na bolsa portuguesa devido sei lá, a uma nova crise bancária muito grave, nem sequer afetar os títulos americanos na mesma altura.

E se não houver sequer nenhum crash, então nesse cenário até podíamos dizer que os drawdowwns em cada papel provavelmente vão-se verificar em datas muito diferenciadas.

Resumindo e concluindo, supores que o drawdown máximo da carteira é igual à média dos drawdowns máximos de cada título seria assumires um valor muito mais gravoso do que aquele que iria ocorrer na realidade.

Por isso sugeri uma abordagem mais realista que seria simulares apenas uma carteira com o DJIA-30 e o PSI-20, por exemplo em 5 anos em simultâneo, e daí retirares o drawdown máximo ocorrido, aplicando em seguida um coeficiente de K = Sqrt (20 / 5) x D = 2xD , ou seja, assumires para 20 anos o dobro do drawdown que encontraste no cenário dos testes para 5 anos.

Espero ter-me explicado de forma mais clara quando sugeri uma solução por via dos íondices que integram as ações da carteira.

- Amigo Kim Door:

Eh pá, Kim, não tens mesmo juízo, mas está bem, já te percebi! Depois apresento-te aqui as minhas vizinhas…

Excelente saber que começaste a usar um sistema do “Caraxas” e ainda para mais foste logo buscar um dos melhores títulos do pódio de 2013 e 2014, o BPI para bombar, grande pontaria.

Olhando assim de repente para o teu gráfico reconheço que acertaste em magníficas datas de entrada nas 3 tentativas (as saídas é que tens de as refinar ligeiramente mas a última já foi em cheio!), só te posso desejar mesmo muita boa sorte e continua porque esse parece ser um bom caminho de futuro.

----------

Na sessão de hoje registou-se um sinal de compra em swing no Petróleo com uma percentagem de risco de 27,15% sobre o capital dedicado ao trading oscilatório. No entanto neste mesmo ciclo de baixa de curto prazo do Crude Oil o programa já tinha comprado um percentual de 18,29%. Uma vez que a diferença da nova quantidade em relação à executada é inferior a 10%, o sinal da trade será ignorado.

Também na outra mercadoria da carteira, a Soja, o programa disparou igualmente um sinal de compra oscilatório com uma percentagem de 23,48% sobre o capital máximo dedicado a esta componente, pelo que na próxima 2ª feira serão dadas as duas ordens de compra habituais de acordo com as regras pré-estabelecidas, a maior delas ao preço de 1452,00 e a outra a 1470,75.

Fica o gráfico respetivo.

----------

Como habitualmente deixo-vos ficar os valores referenciais de fecho ou retoma de posições longas ou curtas, conforme o caso, para todos os papéis da carteira e entre parêntesis os mesmos valores calculados anteriormente.

Chamo a atenção para a forma como estes referenciais são calculados, porque por vezes na sessão seguinte os valores em causa podem ser atingidos mas as posições, contrariamente ao que seria esperado, não se alteram! A razão é que nem sempre se cumprem os pressupostos ideais simplistas abaixo indicados.

Basicamente o cenário de cálculo tem as seguintes condições:

- Atribui-se na abertura da sessão seguinte o valor de fecho da sessão anterior, que coincide também com um dos extremos de máximo ou mínimo da nova sessão simulada. Vão-se atribuindo novos valores do outro extremo (máximo ou mínimo) e fecho coincidentes até que a posição tendencial seja alterada. Simples!

Então aqui ficam os novos valores de atualização do programa:

BCP (neutral) – 0,2314 ( 0,2302 ; 0,2298 )
BPI (longo) – 1,685 (1,612 ; 1,670 )
BES (neutral) – 1,386 (1,352 ; 1,379 )
Banif (curto) – 0,0114 (0,0115 ; 0,0119 )
CTT (longo) – 7,700 (7,683 ; 7,581 )
TDSA (longo) – 1,028 (1,012 ; 0,966 )
Petróleo (longo) – 98,75 (98,89 ; 98,81 )
Soja (longo) – 1447,00 (1423,25 ; 1409,50 )
EuroDollar (longo) – 1,3739 (1,3773 ; 1,3722 )
Anexos
Soja Emocional 20140502.png
Soja - Sistema "Emocional 2014": novo sinal de compra de reforço em swing

por Quimporta » 30/4/2014 11:01

Caro Cem,

devo confessar que desde que descreveste aquela cena do “trader assediado na borda da piscina ao por do sol” que se me abriram os olhos para inúmeras oportunidades dos sistemas automáticos de trading. :wink:
Não me sai da cabeça a quantidade de gente como tu, que deve andar por aí a “faturar” como se não houvesse amanhã :pray: ... e ganhando dinheiro também.

Vai daí que estou a criar o meu próprio sistema de trading, que vou batizar de “CARACAS 2014”, em homenagem à cidade onde decorreu esse momento de verdadeira epifania que proporcionaste.
O nome serve também de “disclaimer” para quem pensar em tomar decisões baseadas neste novo e inovador método: basta pôr a cedilha para ficar a saber onde vão parar as poupanças investidas com base no “CARACAS 2014”.

O CARACAS ainda está em fase experimental, mas os primeiros resultados são animadores.
O método aplicado a todas as empresas que tenho la lista “debaixo d’olho” produz resultados fantásticos: 100% (ou “CEM”) é o mínimo, desde 2009, ano em que fiz o primeiro descalabro na bolsa ao entrar longo em plena crise financeira, baseado numa dica de investimento secreta dada na TSF por um comentador.

Bem, mas isso já passou, que agora tornei-me um investidor disciplinado, e só invisto se tiver 100 % de certeza de que é para ganhar dinheiro, e algumas vezes até tenho acertado.

Deixo aqui o “CARACAS 2014” em ação, aplicado ao BPI: resultado … 36% ao ano!! 180% no total do período.

Poderia explicar o que fiz, mas avanço desde já que não vale a pena. Trata-se apenas de um ensaio pessoal, destinado a tornar mais disciplinadas as minhas entradas longas.
Ao mesmo tempo aproveito para enaltecer o teu trabalho em tópicos como este, que para mim tem sido uma excelente fonte de inspiração e aprendizagem.

Mékié, Cem? Posso abrir o novo tópico “ó pra mim a querer andar a CEM?”

Abraço

Quim
Anexos
caracas no BANCO BPI.png
caracas no BANCO BPI.png (53.48 KiB) Visualizado 9717 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por AmigosdaBolsa » 30/4/2014 0:57

Obrigado pela resposta Cem.

O meu objectivo passa mesmo por analisar os 50 títulos, os 30 do DJI e os 20 do PSI20 (não serão 20 pois há títulos que não têm liquidez suficiente) com o objectivo de retirar o Kelly.
Relativamente ao cálculo do Drawdown compreendo perfeitamente a tua resposta, mas não será melhor a média de todos os títulos que o do próprio índice? Questiono isso pois ao contrário do índice o peso na minha carteira será o mesmo para todas. Mas não custa simular e ver o que dá. O mesmo para o cálculo do Kelly. Calcular com a média dos títulos e depois calcular através da soma dos trades totais de todas as cotadas individualmente (neste caso aquelas que tiverem mais trades influenciarão mais).

Se a tua carteira está a bater e muito as expectativas, o esperado é que no futuro os resultados sejam piores por forma a que o valor se aproxime mais do valor esperado, até porque este período em que estamos a testar é até ao momento um período Bull muito interessante, o que leva a valorizações fora do normal. Mas tu tens claramente muito mais experiência e conhecimento do que eu, e pelo que já li em post anteriores é algo que esperas com normalidade que aconteça.

Relativamente ao teu exemplo com futuros e a formula de previsão do drawdown a 20 anos (muito obrigado), terei de analisar mais em detalhe assim que tiver mais disponibilidade. Estou de momento em viagem a gozar umas férias. 8-)

PS. Estive analisar em mais detalhe e a fórmula de Kelly é absolutamente brilhante e de uma simplicidade fantástica. Tem é a limitação de possibilitar a falência da carteira nos casos em que o desvio padrão dos ganhos (e perdas) é muito elevado, e aí entra o outro método que sugeres.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 168 visitantes