Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por VHVR » 21/5/2014 1:01

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 21:44, num total de 1 vez.

Registado: 11/4/2014 16:59

por VHVR » 21/5/2014 0:32

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 21:44, num total de 1 vez.

Registado: 11/4/2014 16:59

por WofG » 20/5/2014 15:12

Em relação à recente correção no PSI, e dado tudo se manter tranquilo lá fora, não terá a ver com a provável decisão do TC?
observador.pt/governo-tropeca-de-novo-juiz-super-chumbo/

Não está o mercado a antecipar os chumbos?
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por yaya » 20/5/2014 11:24

6ª feira há nova avaliação da DBRS esperemos que continue acima de lixo. Há vários factores que fizeram colocar o bull em questão. Primeiro a Ucrânia que eu vejo como uma retaliação dos russos à ZE depois de terem "chupado" as fortunas dos oligarcas russos no Chipre o ano passado (lembram-se?). Depois parece que os números do PIB 1ºT não corresponderam com a expectativa gerada tanto nos EUA, Portugal e ZE (talvez o inverno rigoroso explique).
Depois vêm aí eleições europeias que podem mudar o cenário.
E falta ainda os testes stress da banca que vai ter peso. Esta corrida aos AC faz antever que muitos bancos não tinham rácios para passar nos testes (alemães incluídos).
A saída limpa e o adeus à troika devia ter impulsionado a bolsa mas foi ao contrário :oh:
Talvez lá para Junho o Draghi faça algo para motivar os mercados. Penso que até lá é capaz de continuar a lateralizar ou a corrigir.

Registado: 28/8/2013 22:19

por Artista Romeno » 20/5/2014 1:46

ehehehh Escreveu:
GooPrime Escreveu:Estamos na Bear trap. :mrgreen:

O noticiário ainda não começa com a bolsa, o dono do café ainda não me contou que ontem comprou acções de manhã e à tarde já estavam a dar 200 euros de lucro, ainda não vi a minha colega a ir à cgd perguntar como é que tem de fazer para comprar umas acçõezitas das baratas, por isso sem dúvida, estamos na bear trap. :wink:

isto fez me lembrar a historia das declarações de cavaco sobre a bolsa em 1987.... http://www.publico.pt/economia/noticia/crash-de-1987-os-investidores-nem-sabiam-o-que-as-empresas-produziam_1308046
"Se a memória não me falha, uma das primeiras empresas a querer fazer dispersão das acções queria fazê-lo através de um aumento de capital a três contos e quinhentos. Havendo dúvidas sobre o preço, a empresa foi aconselhada pela comissão da bolsa a fazer uma OPV, prática usual na altura noutros mercados. Era preciso arranjar um sindicato bancário que tomasse firme a operação, que foi de cinco contos. Na OPV, o preço final foi significativamente superior, salvo erro de doze contos e quinhentos. E a primeira cotação na bolsa foi acima dos 20 contos, um valor impensável.

Às tantas todos os accionistas maioritários das empresas queriam fazer a sua OPV e faziam-no, desde que arranjassem um sindicato bancário que lhe garantisse a operação –as exigências não eram muito grandes. Empresas pouco conhecidas apareciam a fazer as suas OPV. Para as instituições financeiras era um bom negócio porque era uma oportunidade de reaverem dinheiros que a empresa, ou os accionistas da empresa, lhe deviam. Houve pouco escrúpulo nessas situações.

É evidente que, a partir de uma determinada altura, as cotações que as acções atingiram começaram a preocupar muita gente. Lembro-me bem de a RTP ir ao meu escritório para a eu comentar a célebre frase do ‘gato por lebre’. A tal frase do então primeiro-ministro [Cavaco Silva] queria significar que as pessoas deviam ter cuidado, porque não era só comprar gato por lebre, era também [querer dizer] que se estava a comprar acções que não tinham nada a ver com o valor real. Comprar acções da Rádio Marconi ou de outra empresa sólida não significava que se estivesse a comprar gato, estava-se no sentido em que as cotações não correspondiam ao seu valor. Já se estava a viver fora da realidade. E não era só cá, lá fora também acho que era assim, e aconteceu o que aconteceu."
Se não houver DTA o bcp pode ser uma bolha.... mas até lá isso não é dado adquirido..... agora o indice nao me parece que seja ele todo uma bolha
No entanto a meu ver a impresa é uma bolha posso estar errado... mas como é possivel esta empresa valer tanto 300 milhoes de goodwill num balanço de 450m.... o per isto versus com price to book para aqueles que fazem analise contabilistica a dizer ser fundamental :shame: deita esturro até dizer chega.. :!: . o lucro no Q1 foi 1,2m o que é fraco para um mcap de 300m, mas eu questiono as receitas do 760XXXXXX caça totos subiram 41% para 13,5m em 3 meses e ja valem mais que a circulação 6m e a subscrição de canais com 11 so a publicidade vale 24m.... BOTTOM LINE PORTUGAL é um país ROMENO...mas um dia vai haver que as pessoas se vão fartar de ligar pro 760 XXXXXX nesse dia a impresa vale qt? isto vale quase 25% das receitas do grupo e são receitas limpas quase de custos sem isto o ebitda era logo altamente negativo!!! :clap: :clap: :clap: o banif é outro que tal... há por ai outras valuations simpaticas e há mts empresas que nao acompanho no psi fui buscar a impresa porque acho que é pateta estar no psi 20 que o psi geral tem toda a porcaria já todos sabemos.... é uma bolha o seu modelo de negocio e está cara, logo é uma dessas compras de homem do café... :mrgreen: :!: :!: :!: :roll:
Anexos
impresa.png
impresa
impresa.png (62.59 KiB) Visualizado 5926 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por jccgold » 20/5/2014 1:22

IzNouGud_1 Escreveu:Olhando para o esquema que apresento a seguir, em que ponto acham que estamos?
Denial, ou fear? ou nem uma coisa nem outra?

Eu acho que a bulltrap ainda apanhou pouca gente. Pelo menos mais uns dias verdes e depois, é colocar os para-quedas.

Acho que esse grafico nao serve para a situacao do PSI-20, porque as quedas acentuadas que aconteceram nao foram em todas as cotadas mas nos bancos. Nos bancos chegou-se ao nivel de delusion nomeadamente no BCP onde com prejuizo atras de prejuizo a cotada duplicava e triplicava de valor. Pessoalmente comprei JM o mes passado porque nao acreditava na cotacao dos bancos

Registado: 11/11/2011 3:58

por Doreen » 20/5/2014 1:12

GooPrime Escreveu:Estamos na Bear trap. :mrgreen:

O noticiário ainda não começa com a bolsa, o dono do café ainda não me contou que ontem comprou acções de manhã e à tarde já estavam a dar 200 euros de lucro, ainda não vi a minha colega a ir à cgd perguntar como é que tem de fazer para comprar umas acçõezitas das baratas, por isso sem dúvida, estamos na bear trap. :wink:

Registado: 29/11/2007 3:04

por IzNouGud » 20/5/2014 0:42

katolo Escreveu:Está tudo mortinho para que isto rebente tudo!

Não acredites que alguém queira isto "rebente tudo". De qualquer modo os mercados estão-se borrifando para o que todos querem.

Agora que os Bull Markets (tal como os bears) não duram sempre, isso é uma verdade indesmentível.
Que os PSI está perto dos valores anteriores ao ultimo bear, também me parece claro (não em valores absolutos do indice, mas utilizando a capitalisação bolsista dos bancos).

A situação, quer financeira, quer social (com reflexos politicos - não esquecer que vêem aí eleições e muita gente das classes que mais sofreram querem penalizar quem foi o responsável) dos portugueses não melhorou, antes pelo contrário. A troika pode ter saido, mas o bolso dos portugueses ainda vai ficar mais vazio.

Tecnicamente, sou de opinião que o Bull MArket do PSI20 acabou, basta ver que falhou os higher high e os lowers high.

Isto não quer dizer que vamos todos entrar curtos. Quer dizer que é necessário atenção redobrada e os stops (reais) no lugar. Os stops mentais começam a ser armadilhas, pois basta uma "distração" e o máximo de perdas admitidas é largamente ultrapassado e depois não é fácil assumir as perdas.

------------------------------

Não é o que eu desejo, é apenas a minha visão, que espero que esteja errada.

katolo Escreveu:Foi o primeiro sell off que vi realmente!

Isto não foi nada. Vê os gráficos diários de 2008 e verás o que é cair (e de vez em quando subir à bruta)

Registado: 17/10/2011 14:09

por katolo » 20/5/2014 0:40

Foi o primeiro sell off que vi realmente! De qualquer forma não acredito em gráficos lineares. Por mais que tentemos ser bruxos, o futuro é incerto...

O que é certo é que o pessimismo reina por aqui. Já se fala de mínimos. Devemos ter um Lehman Brothers em breve... Ou pior, o Sócrates como Primeiro-Ministro :D

Registado: 20/2/2014 22:01

por Gonee111 » 20/5/2014 0:19

Estamos na Bear trap. :mrgreen:

Registado: 4/2/2014 15:24

por katolo » 20/5/2014 0:14

Está tudo mortinho para que isto rebente tudo!

por IzNouGud » 20/5/2014 0:00

Olhando para o esquema que apresento a seguir, em que ponto acham que estamos?
Denial, ou fear? ou nem uma coisa nem outra?

Eu acho que a bulltrap ainda apanhou pouca gente. Pelo menos mais uns dias verdes e depois, é colocar os para-quedas.
Anexos
Fases_bull_bear.png
Fases_bull_bear.png (69.34 KiB) Visualizado 6102 vezes

Registado: 17/10/2011 14:09

por HJOR » 19/5/2014 23:53

katolo Escreveu:
HJOR Escreveu:Está-se a colocar a jeito para atingir novos mínimos... e com isso, stops colocados abaixo do mínimo de sexta serão "comidos"...
Resta aguardar.

O que queres dizer com mínimos!?

Fará novos mínimos.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por katolo » 19/5/2014 23:50

HJOR Escreveu:Está-se a colocar a jeito para atingir novos mínimos... e com isso, stops colocados abaixo do mínimo de sexta serão "comidos"...
Resta aguardar.

O que queres dizer com mínimos!?

por HJOR » 19/5/2014 23:37

O que refiro anteriormente é justificado pelo cenário de estar na W4/5, do movimento iniciado no dia 6 de maio.

por HJOR » 19/5/2014 23:31

Está-se a colocar a jeito para atingir novos mínimos... e com isso, stops colocados abaixo do mínimo de sexta serão "comidos"...
Resta aguardar.

por yaya » 19/5/2014 17:18

Pelas sessões de 6ª e hoje mais pareceu um aliviar das fortes correções mas sem conseguir inverter a tendência da MA10.

por Storgoff » 19/5/2014 15:59

Agora que se avizinha a época dos touros e das touradas parece que a bolsa nacional não quer alinhar muito por aí e em contrapartida prefere brindar a malta com uma invasão de Ursos polares completamente fora de estação.

Cuidado que eles vêm aí com as garras bem afiadas prontos a dilacerar tudo o que lhes faça frente.
:D

Registado: 21/5/2009 18:43

por yaya » 19/5/2014 12:14

Mas na última semana Galp e JM foram as únicas que tiveram ganho semanal, o resto caiu tudo. Para além disto são das poucas que apresentam as MA rápidas com tendência ascendente. O resto está tudo a inverter para baixo.
Normalmente quando estas duas sobem e o resto desce é sinal de urso.

por Gonee111 » 19/5/2014 11:41

Limonov Escreveu:Olá GooPrime,

Penso que o HJOR se referia às comissões, se fizeres menos negócios pagas menos comissões.

Abraço,

Limonov

O mesmo aconteceria cá. Se fizer menos negócios pago sempre menos comissões.
Mudar o nrº de negócios para negociar lá fora, seria mudar a estratégia para contornar as comissões.

Provavelmente a melhor solução seria abrir uma conta num broker estrangeiro.
Mas por isso é que ando a tentar transitar para negociar índices a curto prazo e negociar stocks a médio/longo prazo.

Isto já é um bocado off-topic.

PS: Em resposta ao HJOR que acabou de postar quando estava a escrever, sim o movimento é aceitável, fui só apanhado de surpresa (de acordo com a minha análise) pela amplitude do mesmo que não esperava ser tão grande. (que foi provavelmente maior pelo que referi anteriormente, ou não, who knows.)

por HJOR » 19/5/2014 11:41

GooPrime Escreveu:
HJOR Escreveu:
GooPrime Escreveu:Penso que hoje foi o típico dia que o PSI20 até estava a mostrar certa força a querer prosseguir o ressalto, mas depois foi carregado pela manhã negativa que se vive no mercado global, o nosso índice é mesmo pequenito.

Se não fosse a clara diferença de comissões, já tinha deixado de negociar em grande parte cá dentro.

Espero bem que volte a ganhar algum ímpeto para ultrapassar os 7100 pontos, se não hoje, nos próximos dias, porque senão o pullback seria minúsculo e muito mau sinal no curto/médio prazo.

Basta negociares num timeframe superior.

O que isso tem haver com o facto de achar que o índice é extremamente influenciável pelo sentimento externo?
Possivelmente por causa do peso do investimento estrangeiro, não sei.

Bastou um aliviar lá fora, para respirar melhor cá dentro.

Pequeno ou grande todos são influênciados pelos pesos pesados Americanos.
O movimento do PSI20 é tecnicamente esperado e justificado.

por Limonov » 19/5/2014 11:35

Olá GooPrime,

Penso que o HJOR se referia às comissões, se fizeres menos negócios pagas menos comissões.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por Gonee111 » 19/5/2014 11:33

HJOR Escreveu:
GooPrime Escreveu:Penso que hoje foi o típico dia que o PSI20 até estava a mostrar certa força a querer prosseguir o ressalto, mas depois foi carregado pela manhã negativa que se vive no mercado global, o nosso índice é mesmo pequenito.

Se não fosse a clara diferença de comissões, já tinha deixado de negociar em grande parte cá dentro.

Espero bem que volte a ganhar algum ímpeto para ultrapassar os 7100 pontos, se não hoje, nos próximos dias, porque senão o pullback seria minúsculo e muito mau sinal no curto/médio prazo.

O que isso tem haver com o facto de achar que o índice é extremamente influenciável pelo sentimento externo?
Possivelmente por causa do peso do investimento estrangeiro, não sei.

Bastou um aliviar lá fora, para respirar melhor cá dentro.

por Ulisses Pereira » 19/5/2014 11:27

yaya, não creio. Mas também não vejo nos últimos tempos essa divergência entre "pesos pesados" e "small caps". O que vi foi quase tudo a descer na última semana.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por HJOR » 19/5/2014 11:23

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Pmart 1, VALHALLA e 144 visitantes